You are on page 1of 60

Anatomia Humana

Prof.: Gustavo Martins Pires

Estudo Anatmico
a cincia que estuda, macro e microscopicamente, a constituio e o desenvolvimento dos seres organizados.
Caro data vermibus

Conceitos Anatmicos
Normal
Em anatomia e um conceito estatstico, representado pelo o que ocorre na maioria dos casos, o mais frequente.

Conceitos Anatmicos
Variao Anatmica uma alterao da forma ou posio do rgo, porm, no causa prejuzo na funo.

Conceitos Anatmicos
Anomalia
uma alterao da forma ou posio do rgo, que causa prejuzo na funo, sendo compatvel com a vida.

Conceitos Anatmicos
Monstruosidade
uma alterao da forma ou posio do rgo, que causa prejuzo na funo, incompatvel com a vida.

Fatores de Variao Anatmica


Idade

Fatores de Variao Anatmica


Gneros

Fatores de Variao Anatmica


Etnia

Fatores de Variao Anatmica


Bitipo

Nveis de Organizao
Clulas
a unidade bsica, estrutural e funcional do corpo humano. As clulas com mesma caractersticas se renem para formar os tecidos orgnicos.

Nveis de Organizao
rgos
So formados pela reunio de diferentes tecidos.

Nveis de Organizao
Sistemas Orgnicos.
constitudo pela reunio de diversos rgos, que desempenham atividades funcionais em comum.

Nveis de Organizao
Aparelho
formado pelos sistemas que possuem interdependncia funcional, constituindo o organismo.

Diviso do Corpo Humano


Cabea; Pescoo; Tronco; Membros.

Cavidades do Corpo Humano


So espaos em potencial que armazenam diversos rgos.

Posio Anatmica
Indivduo em posio ereta (em p, posio ortosttica ou bpede), com a face voltada para frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos ps dirigidas para frente.

Planos de Delimitao do Corpo Humano

Planos de Delimitao do Corpo Humano


Plano Anterior, tangente parte anterior do corpo; Plano Posterior, tangente parte posterior do corpo; Plano Superior, tangente parte superior do corpo; Plano Inferior, tangente parte inferior do corpo; Plano Lateral Direito, tangente parte lateral direita do corpo; Plano lateral esquerdo, tangentes parte lateral esquerda do corpo.

Planos de Seco do Corpo Humano

Planos de Seco do Corpo Humano


Plano Sagital Mediano: paralelo aos planos laterais de delimitao, divide o corpo humano ao meio, em duas metades semelhantes (direita e esquerda); Plano Sagital Paramediano: paralelo ao plano sagital mediano, dividindo o corpo um metades distintas. Os cortes sagitais paramedianos se estendem do plano sagital mediano at o plano lateral (direito e esquerdo).

Planos de Seco do Corpo Humano


Plano Horizontal: paralelo aos planos superior e inferior de delimitao, divide o corpo humano em partes superior e inferior; Plano Frontal: paralelo aos planos anterior e posterior de delimitao, dividindo o corpo humano em partes anterior e posterior.

Eixos do Corpo Humano


b

Eixos do Corpo Humano


Os eixos do corpo humano so linhas imaginrias que ligam os planos de delimitao. Eixo Transversal (ltero-lateral) se estende entre os planos laterais direito e esquerdo; Eixo Longitudinal (spero-inferior) o maior eixo do corpo, estende-se do plano superior ao plano inferior; Eixo Sagital (ntero-posterior) se estende entre os planos anterior e posterior.

Planos de Construo
Antimeria Metameria Paquimeria Estratimeria

Planos de Construo
Antimeria: o principio pelo qual o corpo humano construdo por duas metades aparentemente simtricas; Metameria: o principio pelo qual o corpo humano construdo atravs de peas sobrepostas no sentido longitudinal, separadas por planos transversais. Ex.: Coluna vertebral;

Planos de Construo
Paquimeria: o principio pelo qual o corpo humano construdo atravs de dois tubos, um dorsal (neural) e outro ventral (viceral); Estratimeria: o principio pelo qual o corpo humano construdo atravs de camadas sobrepostas que, da superfcie corprea para a profundidade so: pele, tela subcutnea, tecido adiposo, fascia muscular, msculos e ossos.

Termos de Posio e Direo


Eixo Transversal (ltero-lateral) Plano Sagital Mediano

Plano Lateral D A

C B

Plano Lateral E

A. Medial B. Intermdia C. Lateral

Termos de Posio e Direo


Eixo Sagital (ntero-Posterior)

Plano Anterior A

Plano Posterior

A. Anterior B. Mdia C. Posterior

Termos de Posio e Direo


Plano Superior Eixo Longitudinal (Supero - Inferior)

A B C

Plano Inferior

A. Superior B. Mdia C. Inferior

Termos de Posio e Direo


Raiz do Membro

A C

A. Proximal B. Mdia C. Distal

Termos de Posio e Direo


Superficial

Profundo

Termos de Posio e Direo


Externo Interno

Termos de Posio e Direo


Anterior: voltado ou mais prximo do plano anterior; Posterior: voltado ou mais prximo do plano posterior; Superior: voltado ou mais prximo do plano superior; Inferior: voltado ou mais prximo do plano inferior;

Termo de Posio e Direo


Medial: mais prximo do plano mediano; Lateral: mais prximo do plano lateral; Intermdio: entre uma estrutura lateral e outra medial; Proximal: mais distante da raiz do membro; Distal: mais distante da raiz do membro; Mdio: entre uma estrutura proximal, distal; superior, inferior, anterior e posterior;

Termo de Posio e Direo


Superficial: mais prximo da superfcie (acima da fscia muscular); Profundo: mais distante da superfcie (abaixo da fscia muscular); Interno: no interior de um rgo ou de uma cavidade; Externo: externamente a um rgo ou a uma cavidade;

Termo de Posio e Direo


Homolateral (ou ipsilateral): do mesmo lado; Contralateral: do lado oposto; Oral: mais distante da cavidade oral (utilizado para o trato gastrintestinal); Aboral: mais distante da cavidade oral (utilizado para o trato gastrintestinal); Montante: poro inicial do vaso sanguneo; Jusante: poro final do vaso sanguneo.

Descreva a Posio Anatmica


R.: Indivduo em posio ereta (em p, posio ortosttica ou bpede), com a face voltada para frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, aplicados ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos ps dirigidas para frente.

Complete
A reunio de clulas com mesmas caractersticas e funes formam os Tecidos ____________. Esses se renem para formar rgos os _____________. A reunio dos rgos com afinidades Sistemas morfofuncionais constituem os _________ do corpo humano, que podem ser relacionados, Aparelhos formando os ___________ .

Responda qual o plano de seco?

R.: Plano Horizontal

Responda qual o plano de seco?

R.: Plano Frontal

Responda qual o plano de seco?

R.: Plano Sagital Mediano

O que anomalia?
a) Anomalia uma alterao na da forma ou posio do rgo, que no causa prejuzo na funo. b) Anomalia uma alterao na forma ou posio do rgo, que causa prejuzo na funo, sendo compatvel com a vida. c) Anomalia uma alterao na forma ou posio do rgo, que causa prejuzo na funo, no sendo compatvel com a vida.

Quais so os fatores de variao anatmica?


a) Idade, Gneros, Etnia e Fatores Genticos. b) Idade, Gneros, Fatores Genticos e Etnia. c) Idade, Gneros, Etnia e Bitipo.

Qual a diviso do corpo humano?

R.: Cabea, pescoo, tronco e membros.

Quais so as cavidades do corpo humano?

R.: Cavidade craniana, torcica, abdominal e plvica.

Qual o plano de delimitao do corpo?

R.: Plano Anterior.

Qual o plano de delimitao do corpo?

R.: Plano Superior e Inferior.

Qual o plano de delimitao do corpo?

R.: Plano Posterior.

Qual o plano de delimitao do corpo?

R.: Plano s Laterais Direito e Esquerdo.

Quais so os eixos do corpo humano?


b

R.: b = Eixo Longitudinal, c = Eixo Transversal, a = Eixo Sagital.

Mediante a imagem responda

a) (A) medial, (B) lateral e (C) intermdio. C

B
A

b) (A) intermdio, (B) medial e (C) lateral.

c) (C) lateral, (B) intermdio e (A) medial.

Mediante a imagem responda

a) (A) lateral, (B) medial e (C) inferior.


A B C b) (A) superior, (B) mdia e (C) inferior. c) (A) superior, (B) medial e (C) inferior.

Mediante a imagem responda

a) (A) anterior, (B) mdia e (C) posterior. B A C b) (A) lateral, (B) medial e (C) lateral. c) (A) anterior, (B) medial e (C) posterior.

Mediante a imagem responda


A C

a) (A) proximal, (B) medial e (C) lateral. b) (A) medial, (B) intermdio, e (C) lateral. c) (A) proximal, (B) mdia e (C) distal.

O que metameria?
a) o princpio pelo qual o corpo humano construdo atravs de dois tubos um neural e o outro viceral. b) o princpio pelo qual o corpo humano construdo atravs de peas sobrepostas no sentido longitudinal, separadas por planos transversais. c) o princpio pelo qual o corpo humano construdo atravs de camadas sobrepostas.

O que paquimeria?
a) o princpio pelo qual o corpo humano construdo por duas metades aparentemente simtricas. b) o princpio pelo qual o corpo humano construdo atravs de camadas sobrepostas. c) o princpio pelo qual o corpo humano construdo atravs de dois tubos um dorsal e outro ventral.

O que antimeria?
a) o principio pelo qual o corpo humano construdo por duas metades aparentemente simtricas. b) o princpio pelo qual o corpo humano construdo atravs de camadas sobrepostas. c) o principio pelo qual o corpo humano construdo atravs de peas sobrepostas no sentido longitudinal, separadas por planos transversais.

Estratimeria o principio pelo qual o corpo humano construdo atravs de camadas sobrepostas que da superfcie corprea para a profundidade so:

a) Pele, tecido adiposo, fscia muscular e osso. b) Pele, tela subcutnea, fscia muscular e osso. c) Pele, tela subcutnea, tecido adiposo, fscia muscular, msculo e osso.

You might also like