You are on page 1of 1

O Estado do Maranho - So Lus, 11 de dezembro de 2013 - quarta-feira

Alternativo

apa livros Fotos//Reproduo/C

Pitomba! lana quatro livros em noitada de literatura marginal


Os escritores Reuben da Cunha, Bruno Azevdo, Celso Borges e Jorgeana Braga fazem lanamento coletivo hoje, s 19h, no Chico Discos; livros sero lanandos pela Pitomba!

oesia, prosa, pixos, fotografia e quadrinhos so as linguagens presentes em quatro livros que sero lanados pela Pitomba! Livros e Discos hoje, s 19h, no Chico Discos (Rua So Joo, Centro). So eles: AS AVENTURAS DO CAVALOdADA + REALIDADES Q CANAIS DE TV, de Reuben da Cunha Rocha; A Casa do Sentido Vermelho, de Jorgeana Braga; Barato 66, de Bruno Azevdo e Luciano Irrthum, e O Futuro Tem o Corao Antigo, de Celso Borges. Em as AS AVENTURAS do CAVALOdADA, o escritor e tradutor Reuben da Cunha cria uma obra que traz poesia, colagens, manifestos, prosas e provocaes com intervenes grficas. Ele utiliza pixos, que sugerem ideogramas, recortes de revistas antigas. Trata-se do livro de estreia do poeta, que se auto-intitula cavaloDada. Nascido em So Lus, Reuben da CunhaRocha coeditor da revista Pitomba! e do zines Randomia e Terroria , com Ana Calzavara e Fabrcio Lopez. J publicou o lbum de poemas + xilogravuras Miragem no olho aceso (SP Estamba, 2013) e j espalhou pixos, poemas, ensaios e tradues nas revistas Almanaque Lobisomem, Coyote , Leitemotiv, Modo de Usar & Co , Poesia Sempre e Revista de Autofagia. Em A Casa do Sentido Vermelho, a escritora e poeta Jorgeana Braga escreve um romance marcado pela prosa potica. Jorgeana Braga j publicou Janelas que escondem espritos e Cemitrio de Espumas. Tem inditos Sangrim e Abolol: poema para caixa de fungos. A Casa do Sentido Vermelho uma histria de amor. Ou pelo menos, a memria de sensaes que se entrecruzaram para tocar a vida na vertigem e volpia que aprofunda o v-la.

Fotos/Divulgao

(...) tambm uma alegoria da prpria So Lus (por que no?!); cidade aqui presente, mas paradoxalmente evocada para demar-

car a condio de nopertencimento das vozes que por ela transitam, escreveu o poeta Dyl Pires no prefcio da obra. Escrita por Bruno Azevdo, editor da Pitomba! Livros e Discos e autor de O Monstro Souza, a HQ Barato 66 conta a histria de uma proeminente e respeitvel casa de depilao que noite, com um truque de non, vira o Barato 69, proeminente e respeitvel casa de tolerncia pela qual passam, entre outros, os maridos das clientes do turno do dia, e na qual trabalham as mesmas mulheres que abrem as portas ao nascer do sol. Desenhada pelo mineiro Luciano Irrthum, o livro em quadrinhos editado pela Pitomba em parceria com a carioca Belelu. No livro O Futuro tem o Corao Antigo, o poeta e jornalista Celso Borges rene sua produo mais recente em parceria com fotografias que focam a cidade de So Lus, captadas por estudantes do curso tcnico em Artes Visuais, do Instituto Federal do Maranho (IFMA). O livro tem projeto grfico de Luiza De Carli, patrocnio da Cemar. um retrato potico de So Lus vislumbrado pelo poeta depois de morar por 20 anos em So Paulo. Em uma das estrofes, Celso Borges diz: o futuro tem o corao antigo/ no um livro saudosista/ mas um exerccio de ternura/ a pele da flor na carne da cidade futura.

Lanamentos marcam o sucesso da editora


Os quatro lanamentos fazem da Pitomba! Livros e Discos uma das editoras marginais mais ativas de So Lus, nos ltimos anos. Com um catlogo que j chega a mais de 20 obras lanadas, o grupo formado por Bruno Azvedo e cia j preparou livros de poemas, artigos, anlises sociais, romances, quadrinhos e discos. De acordo com Bruno Azevdo, no apenas um selo editorial, mas uma declarao de existncia que surgiu em 2009. Passei anos assediando o mercado editorial, com pouqussima resposta. Depois que o Monstro Souza passou anos numa editora que acabou furando, decidi criar o selo, como uma forma de tornar possvel minha prpria carreira, e dar vazo produo de quem eu conseguisse. De l para c, j temos mais de 20 lanamentos, alguns livros esgotados, e a editora ultrapassou muito o que eu pretendia. S me alegra!, disse o escritor. Recentemente, a Pitomba! colocou na internet uma loja virtual (pitomba.iluria.com), que j est repassando livros do catlogo da editora. Em Barato 66, h uma parceria da Pitomba! com a Belelu. A Belelu um selo do Rio que conheci em 2009, quando lancei o Breganejo Blues (primeiro livro da Pitomba), de l pra c temos trocado mil figuras. O ilustrador de A intrusa, Eduardo Arruda, um dos caras da editora e a ideia de fazer uma coedio veio da tambm. Eles tm uma qualidade sensacional, e conseguem levar os livros para esferas que a Pitomba sozinha no alcana, explica Bruno Azevdo. Bruno diz ainda que escreveu o quadrinhos Barato 66 especialmente para o trao do desenho de Luciano Irrthum. O Irrthum um louco brilhante! Conheci o trabalho dele ainda nos anos 1990, em fanzines. Era sempre uma coisa chapada e absurda, um trao nico. Ele no s desenha, mas artista plstico, escultor e animador em stop motion. O Barato 66 foi escrito pro trao dele, comenta.

Servio
O qu Lanamento/ Livros AS AVENTURAS DO CAVALOdADA + REALIDADES Q CANAIS DE TV, de Reuben da Cunha Rocha; A Casa do Sentido Vermelho, de Jorgeana Braga; Barato 66, de Bruno Azevdo e Luciano Irrthum, e O Futuro Tem o Corao Antigo, de Celso Borges Quando Hoje, s 19h Onde Chico Discos (canto da Rua dos Afogados com Rua So Joo, Centro)

You might also like