You are on page 1of 8

PSICOLOGIA CINCIA E PROFISSO, 2003, 23 (2), 84-91

Escuta Analtica no Hospital Geral:


Implicaes com o Desejo do Analista
Analytical listening in the General Hospital: some implications with the analysts desire
Resumo:Partindo da experincia na enfermaria de um hospital-escola , do confronto com o status-quo do trabalho dos psiclogos em hospitais e da avaliao da literatura sobre a clnica psicanaltica em hospital, esta pesquisa se props a buscar avanos frente a uma questo especfica: a escuta psicanaltica no trabalho em enfermarias de hospital geral e as implicaes dessa prtica com o desejo do psicanalista. Foram entrevistados quinze psiclogos declaradamente de orientao psicanaltica, vinculados a unidades de internao e com experincia mnima de dois anos de trabalho em hospital geral. As entrevistas foram abertas e semi-estruturadas, com o intuito de contemplar de maneira uniforme a coleta de informaes de cunho mais objetivo, assim como de facilitar a pertinncia ao tema de estudo. A interpretao dos dados foi realizada luz do referencial clnico psicanaltico (freud-lacaniano), sendo que tal interpretao nos permitiu identificar uma importante interao entre os impasses, presentes na instituio hospitalar, da prtica clnica psicanaltica com questes pessoais e de formao do profissional, interao que se vincula postura de trabalho adotada no hospital. Reafirmamos, atravs desta pesquisa, a possibilidade de fazer uso de uma escuta analtica no trabalho com pacientes internados, a qual est sempre voltada para as manifestaes do inconsciente ao longo da fala, e na qual a direo do tratamento a emergncia do sujeito do inconsciente. Palavras-Chave: Psicologia no hospital geral, escuta psicanaltica no hospital geral, Psicanlise e hospital geral, Psicologia hospitalar. Abstract: Starting from the experience with infirmary patients in a school-hospital, from the status-quo of psychologists work in general hospitals infirmaries and from literature about psychoanalysis in hospitals, this work is focused in a specific question: the psychoanalytic hearing in infirmaries and the implication of its practice with the analysts desire. We intervied fifteen hospital psychologists who declared psychoanalytic affiliation and had at least a two year experience in hospitals and work in infirmaries. We use psychoanalytic hearing to do open, semi-structured interviews. The data were analyzed under a psichoanalytical (FreudianLacanian) framework, and we could identify a strong interaction between the supposed hospital environment difficulties to the psychoanalytical work and some personal and training aspects, and we find that these interactions are linked to the working attitude adopted in the hospital. Our research reinforces the possibility of making use of psychoanalytic hearing in the work with infirmary patients, which is linked to unconscious manifestations along patients speech, and in which the therapy direction is the emergence of unconscious subject. Key Words: Hospital Psychology, psychoanalytic hearing, psychoanalysis, general hospital, analysts desire.
1

Zeila C. Facci Torezan


Psicloga clnica. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Filadlfia/ Londrina. Mestre em Psicologia pelo Programa de psgraduao em Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista/Assis.

Ablio da Costa Rosa


Prof. Dr. do Departamento de Psicologia Clnica e do Programa de psgraduao em Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista/Assis.

84

ArtToday

Escuta Analtica no Hospital Geral: Implicaes Com o Desejo do Analista

Psicologia Hospitalar
Sabemos que os primeiros traos do trabalho do psiclogo em hospital se vinculam diretamente rea mdica, o que se deu no final do sculo dezenove nos Estados Unidos atravs de estudos combinando aspectos de Neurologia, Psicologia Fisiolgica, Patologia Anatmica e Qumica (Chiattone & Sebastiani, 1998). Assinalamos que, de forma geral, a bibliografia estrangeira encontrada segue os moldes dos trabalhos iniciados no ps-guerra (dcada de quarenta), contemplando o psicodiagnstico, treino de habilidades e comportamento, interveno de crise, terapia suportiva e de aconselhamento, trabalho grupal e atendimento famlia (Ludwiggen & Albright 1994, Johnson 1994, Enright & Resnick 1990). Matilde Neder, uma das pioneiras da Psicologia Hospitalar no pas, j esboava, no incio de sua prtica junto ao ento Instituto Nacional de Reabilitao da USP (no final dos anos cinquenta), o perfil do trabalho do psiclogo de maneira muito semelhante ao que encontramos na literatura estrangeira. Evidenciamos esse apontamento apresentando de forma resumida as atribuies do psiclogo, estabelecidas por Neder, no trabalho em reabilitao: diagnstico de personalidade, intelecto e habilidades, colaborao com toda a equipe atravs das informaes do diagnstico, 2 assistncia psicolgica ao cliente em reabilitao , orientao famlia do cliente a respeito das condies do mesmo, contatos com profissionais de outras entidades na realizao de encaminhamentos, pesquisas psicolgicas, treinamento de outros psiclogos (AngeramiCamon, 1994a). Cerca de duas dcadas depois, encontramos essas mesmas proposies fundamentais no trabalho de Bellkiss W. R. Lamosa, que se vinculou ao Instituto do Corao da USP em 1974. Tendo como principal objetivo a minimizao do sofrimento provocado pela hospitalizao (Angerami-Camon, 1994b: 23), a Psicologia Hospitalar sustenta que a atuao junto ao paciente deve ser absolutamente focal s questes da hospitalizao/adoecimento, vinculando essa delimitao s caractersticas da instituio hospitalar. Nesse aspecto, a nfase recai sobre a anlise das circunstncias associadas internao: distanciamento da famlia e crculo social, separao dos pertences pessoais e igualdade entre

os pacientes atravs das vestimentas, regras de comportamento ou ainda dos padres de atendimento, identificao do indivduo atravs do nmero de seu leito ou de seu diagnstico, pouca participao do paciente no que se refere ao plano de investigao e tratamento mdico, exames muitas vezes invasivos, defrontamento com diagnsticos graves, intenso sofrimento fsico, tempo prolongado de hospitalizao etc. Soma-se a essa anlise a indicao de um ambiente supostamente imprprio prtica clnica psicanaltica em virtude da inexistncia de privacidade e conseqente comprometimento do sigilo, das constantes interrupes provenientes das aes da equipe de sade, da vinculao do tempo de tratamento psicolgico ao perodo de internao, do fato de o acompanhamento psicolgico geralmente se associar iniciativa de um terceiro (indicao de algum membro da equipe de atendimento ou rotina de avaliao do psiclogo) e no busca do paciente. Essas consideraes, sempre fortemente demarcadas na literatura brasileira sobre Psicologia Hospitalar (e.g. Angerami-Camon 1994b, Lamosa 1994, Chiattone & Sebastiani 1998), provocam um desdobramento do trabalho do psiclogo no sentido de este abranger os aspectos institucionais e ainda os familiares e sociais, prticas associadas a um ideal de humanizao ao qual o psiclogo hospitalar se encontra ligado. Esse desdobramento, em nossa interpretao da referida literatura, se sobrepe ao junto ao paciente no que tange ao trabalho psquico, havendo nfase naquilo que circunda o paciente: questes ambientais, relacionamento com a equipe, aspectos institucionais e familiares.

A Clnica Psicanaltica no Hospital Geral


Essa vertente sustenta a possibilidade da referida prtica clnica dentro do hospital geral, sempre alerta para as especificidades do trabalho psicanaltico nesse campo. Parafraseando Soares (1996: 58), podemos dizer no de um processo analtico dentro do CTI, mas de uma escuta analtica, de um Sujeito Suposto Saber e de um desejo do analista que pode levar o paciente a elaborar e lidar melhor com a situao traumtica vivida....O trabalho analtico aquele que propicia a articulao significante, possibilitando ao sujeito o alvio da carga pulsional ao transferi-la para uma cadeia significante. No que se refere ao mbito institucional em sua articulao com o paciente, consideramos que a

1A autora atuou, durante nove anos, como psicloga no Hospital Universitrio Regional Norte do Paran/Londrina-PR. 2Cabe ressaltar que Neder define a assistncia psicolgica como uma teraputica que objetiva auxiliar o indivduo em melhor adaptar-se realidade, enfocando o apoio valorizao e aceitao pessoal atravs de esclarecimento ao cliente sobre suas condies emocionais.

85

Zeila C. Facci Torezan & Ablio da Costa Rosa

circulao de novos discursos no campo hospitalar produz novas construes e abordagens dos fenmenos em questo. Assim, o discurso psicanaltico nos mostra que a tentativa do discurso mdico de excluir o sujeito de sua doena dificulta e compromete o processo de cura (Souza,1999). Essa modalidade tambm no nega que, em geral, as situaes no hospital constituem uma praxis atpica, na qual o sujeito se depara com o inesperado e o analista com demandas pouco definidas ou mesmo inexistentes. Impe-se, assim, a necessidade de uma oferta de escuta que trabalhe com a clarificao de demandas (Moura, 1996: 6). Frente a essas e tantas outras especificidades encontradas, comum o pronunciamento da impossibilidade da prtica psicanaltica no campo hospitalar. Com o intuito de responder de outro lugar que no o da inviabilidade, as duas publicaes organizadas por Marisa Decat de Moura (1996, 1999) constituem o referencial brasileiro de maior sistematizao que encontramos na busca de avanos tericos que contribuam para a superao dos entraves ao trabalho clnico psicanaltico em hospital geral. a chave de qualquer psicoterapia a existncia de um Outro a quem o sujeito que sofre obedece, obedincia que busca aprovao.
Miller

diferenciao em relao clnica do inconsciente ou da demanda. Esse momento de trabalho marcado pelo esforo em recuperar o ancoramento simblico atravs da articulao significante, e s ento viabilizar a formulao de uma demanda e a possibilidade da clnica do inconsciente (Soares, 1996). De qualquer maneira, como foi acima indicado, h por parte do analista a aposta no sujeito, sujeito da castrao, sujeito do desejo. Sabemos que a possibilidade de sustentar essa aposta e, conseqentemente, fazer uso da escuta analtica enquanto instrumental de trabalho, se associa diretamente ao manejo transferencial e, portanto, ao desejo do analista.

O Desejo do Analista
O conceito terico desejo do analista pressupe que a concepo da transferncia se contraponha ao nvel das relaes intersubjetivas, no se tratando de um fenmeno dual e, sim, subjetivo, concernente, portanto, ao sujeito, estrutural, ou seja, o que da linguagem, do simblico, faz discurso para um sujeito a partir da castrao, funda e organiza para este sujeito sua modalidade de lao social (Stryckman 1994: 270). de domnio no campo psicanaltico que a operao analtica s possvel na medida em que haja transferncia, e isso implica haver uma demanda endereada a algum a quem se destina um suposto saber. O analista, necessariamente atento sua funo, se encontra ciente desse suposto lugar e jamais responde s sedues para que se efetive na mestria, ao contrrio; podemos parafrasear Lebrun (1994: 290) ao dizer que o analista jamais pretende oferecer o que falta ao outro na medida em que se posiciona desde um lugar vazio. Assim, o psicanalista devolve ao analisando a tarefa de produzir o saber inconsciente, enquanto o terapeuta toma como verdadeira a existncia de um saber a ser transmitido ao paciente. Miller (1997: 12) faz um apontamento bastante esclarecedor dessa questo ao considerar que a chave de qualquer psicoterapia a existncia de um Outro a quem o sujeito que sofre obedece, obedincia que busca aprovao. A recusa desse lugar , sem dvida, um dever tico para o psicanalista. Nesse sentido, o lugar do analista de semblante de objeto; o sujeito vai projetar nele seus objetos, mas o analista se posiciona sempre desde o lugar da falta,

Dessa maneira, as questes envolvidas no setting, apontadas pela vertente da Psicologia Hospitalar como obstculos intransponveis, so ressignificadas enquanto produtos de uma cena ensurdecedora (Soares, 1996: 53). Ensurdecedora, que impede de ouvir, indicando a necessidade de uma escuta diferenciada, que no se deixe atordoar e consiga se efetivar ultrapassando o rudo. A possibilidade de ofertar e aplicar tal escuta est necessariamente vinculada credibilidade na existncia de um sujeito de desejo que, parafraseando Soares (1996:53), pode ser definido como aquele que sofre dos efeitos da linguagem, podendo, portanto, se implicar em sua vida e em seu dizer. Nesse ponto, faz-se necessria a considerao de que o adoecimento e a hospitalizao podem remeter o indivduo angstia, muito freqentemente angstia da castrao, associada interveno no corpo e s perdas e limites a envolvidos. A angstia nesses casos, to intensa que capaz de promover uma desarticulao da capacidade simblica, gerando quebras e descontinuidades nos encadeamentos significantes nos quais o sujeito est inscrito (Moura, 1996).

86

Esse tipo de situao gerou a construo terica da chamada clnica da urgncia, que marca uma

Escuta Analtica no Hospital Geral: Implicaes Com o Desejo do Analista

pois nenhum objeto tem para ele valor diferenciado, nenhum tomado por ele como capaz de faz-lo gozar. Lacan encerra o Seminrio 11 (1998b: 260) com a seguinte proposio: O desejo do analista no um desejo puro. um desejo de obter a diferena absoluta, aquela que intervm quando, confrontado com o significante primordial, o sujeito vem, pela primeira vez, posio de se assujeitar a ele. O desejo do analista, portanto, prima por fazer emergir o sujeito, alcan-lo em sua singularidade, aquela relativa cadeia significante na qual sua histria se escreve: Aponta antes de mais nada para recortar a singularidade do sujeito, para escutar em 3 sua palavra sua silenciosa particularidade (Puj 1997: 36). Esse aspecto de extrema relevncia quando se trata do hospital geral, espao que rouba do sujeito sua individualidade e no qual circulam discursos inscritos na ordem da normalidade (restituir ao doente sua condio de sade) e da homogeneidade (bem representada pelos compndios de Medicina). Destacamos e parafraseamos ainda outro apontamento de Puj (1997) quanto sustentao do desejo do analista pelo fato de que o analista deve estar j um pouco resgatado da influncia do fantasma, enquanto regula a realidade de cada um, e que ele , em particular, menos dependente desse Outro do qual, no fantasma, cada um se torna objeto. Parece-nos notrio que a possibilidade de sustentarse no lugar de analista indcio do quanto este foi adiante em sua prpria anlise, ou seja, do quanto suporta a prpria castrao. A relevncia dessa questo para o tratamento analtico indiscutvel e muito bem formulada por vrios autores, pois se o analista, por seu desejo, no se furtar s sedues do amor transferencial, no haver nenhuma chance de que o neurtico escape da neurose (Juranville,1987: 224). Nesse sentido, relembramos o clebre apontamento de Lacan (1998a: 868): ... o desejo do analista que, em ltima instncia, opera na psicanlise. Nesse ponto, ao avaliarmos as consideraes tericas encontradas at ento na literatura e contempladas neste captulo introdutrio a respeito do trabalho clnico psicanaltico em hospital geral, identificamos o desejo do analista enquanto temtica central e objeto de elaborao para uma praxis psicanaltica na instituio hospitalar. As caractersticas do hospital geral, as demandas dos demais profissionais que a atuam, o sofrimento

provocado pelo adoecimento e pela hospitalizao seriam obstculos a um trabalho clnico de enfoque psicanaltico, no sentido de sua inadequao frente a esses aspectos, ou por gerarem complicadores sustentao do desejo do analista? Afinal, esses elementos que circunscrevem a prtica em enfermarias constituem demandas recorrentes para a promoo de sade e de bem-estar, comuns e pertinentes ao discurso mdico, apropriadas, talvez, aos propsitos da Psicologia e suas aplicaes, mas inadequadas ao campo psicanaltico. Portanto, de acordo com as consideraes delineadas at o momento, interessou-nos nesta pesquisa investigar se os referidos impasses atitude psicanaltica, existentes na instituio hospitalar, produziriam efeitos (e de que tipo) sobre a sustentao do desejo do analista, enquanto operante em sua escuta e, portanto, num trabalho psicanaltico em hospital geral. Essa investigao nos permitiu uma anlise a respeito da sustentao do enfoque psicanaltico em hospital geral e da constatada predominncia e estabilidade, nesse campo, do tradicional referencial da Psicologia Hospitalar.

Metodologia
Plano amostral Foram entrevistados quinze participantes, por julgarmos este um nmero razovel para obtermos dados que permitissem a discusso do problema da pesquisa em questo. Elegemos as trs maiores cidades do Paran (Curitiba, Londrina e Maring) e uma pertencente regio sul de So Paulo (Marlia). Essas quatro cidades, alm da relativa proximidade geogrfica, apresentam semelhanas quanto ao contingente populacional, se caracterizam por uma economia predominantemente agropecuria e possuem universidades pblicas s quais se vinculam hospitais-escola. Dessa maneira, distribumos o nmero de entrevistados em sete instituies diferentes, buscando, na medida do possvel, heterogenizar nossa amostra com o intuito de enriquecer os dados obtidos. Participantes e coleta de dados Os participantes desta pesquisa foram psiclogos com prtica em hospital geral h, no mnimo, dois anos, que trabalham em unidades de internao e nos declararam orientao terica psicanaltica.

3 Traduo nossa, citao original: Apunta antes que nada a recortar la singularidad del sujeto, a hacer escuchar en su palabra su silenciosa particularidad

87

Zeila C. Facci Torezan & Ablio da Costa Rosa

Realizamos uma entrevista com cada participante, orientados pela tcnica de entrevista individual aberta e semi-estruturada (Bleger, 1987), para a qual elaboramos um roteiro voltado para os aspectos do trabalho do psiclogo em enfermaria. A escolha dessa tcnica se justificou pelo fato de a mesma contemplar em alguma medida a expresso livre do participante e o uso de uma escuta clnica 3 provocativa , mas garantindo a obteno uniforme de alguns dados de carter mais informativo, assim como a centralizao no tema a ser estudado. Redigimos os relatos das entrevistas, sem qualquer identificao do participante, atravs da tomada de notas ao longo das mesmas. Os relatos foram submetidos, com o mximo de proximidade possvel da data da entrevista, ao exame e aprovao do respectivo entrevistado. A opo pelo registro escrito e no pela gravao e transcrio dos dados se deveu ao fato de considerarmos esta ltima como mais inibidora da fala por associar-se a uma maior possibilidade de identificao e comprometimento do participante. Alm do mais, consideramos que, distantes do gravador, nos favoreceramos quanto eficcia da escuta clnica por necessitarmos estar muito mais atentos, inclusive no sentido da ateno flutuante.

A contraposio se fundamenta na concepo de que h uma ntida diferena entre um trabalho de escuta analtica e aquele com propsitos psicoterpicos diferena centrada na presena, ou ausncia, do operador do desejo do analista, na medida em que este permite que o profissional se posicione, sempre, desde o lugar da falta ou, mais precisamente, do lugar de semblante de objeto, permitindo ao paciente maior abertura de seu discurso. Observamos que esses entrevistados no identificam uma inadequao ao referencial terico que declaram, ao contrrio, verbalizam que existe mesmo uma distino entre a prtica clnica do consultrio e o trabalho em hospital, e que esta se caracteriza por uma necessria postura psicoterpica nas instituies hospitalares. Esse argumento obviamente extrado dos ditames da Psicologia Hospitalar, que vogam em favor de modificaes terico-tcnicas advindas das especificidades do hospital geral, proporcionando, assim, naturalidade ao fato de o profissional assumir posicionamentos controversos com os pressupostos psicanalticos. Identificamos, majoritariamente, razes subjetivas/ inconscientes associadas escolha/ingresso no hospital e s oscilaes na capacidade/interesse no trabalho. Nesse sentido, da importncia dos aspectos de ordem subjetiva para a atuao em hospital, destaca-se a categoria de dificuldades na escuta advindas de questes pessoais. Comentamos tambm sobre a vinculao, praticamente unnime, a setores de trabalho de forma desarticulada de uma escolha pessoal. No podemos deixar de agregar a esta discusso a total relevncia dada anlise pessoal para a atuao no hospital, seu confronto com o percentual de interrupo de tratamento (40%) e com os 20% que nunca fizeram anlise no referencial que afirmaram adotar no trabalho. Esses elementos, ao serem considerados em conjunto com a no aplicao, no hospital, do referencial terico declarado, apontam, em nossa interpretao, problemas na formao profissional (nos mbitos: teoria, superviso e anlise prpria) como um dos fatores associados postura eleita no trabalho em hospital geral. Paralelamente a essa argumentao, relativa subjetividade do profissional e formao deste, gostaramos de abordar as dificuldades encontradas no trabalho que tambm contemplam a formao profissional, mas esto circunscritas principalmente aos aspectos institucionais: pouca privacidade nos atendimentos, elevado nmero de leitos, queixas

Resultados e discusso
Os participantes desta pesquisa apresentaram um tempo significativamente superior ao critrio estabelecido (dois anos) para experincia clnica e prtica em hospital; os hospitais-escola foram definidos como campo de coleta primordial e foram identificados 80% de sujeitos vinculados a instituies pblicas de ensino (hospitais-escola). Assinalamos ainda que maioria dos participantes responsvel por elevado nmero de atendimentos, atendendo, em geral, no leito e em enfermarias grandes. Consideramos relevante a diviso, praticamente equitativa, dos participantes entre os que definem seu trabalho como teraputico (focal e suportivo) e aqueles que o caracterizam como de escuta analtica, havendo equivalncia na representao de entrevistados das duas principais vertentes de trabalho em hospital. Lembramos ao leitor que todos os entrevistados declararam5 adotar um referencial terico psicanaltico , dado que, para ns, se contrape ao fato de que a metade dos participantes no orienta sua prtica em hospital atravs de uma escuta analtica e, sim, a partir de uma postura teraputica, sob a gide da psicoterapia breve, focal e suportiva.

4 Elementos absolutamente indispensveis aos objetivos deste trabalho e ao referencial metodolgico proposto. 5 Marcado pela diviso em: lacanianos (54%), kleinianos (33%) e freudianos (13%).

88

Escuta Analtica no Hospital Geral: Implicaes Com o Desejo do Analista

de sobrecarga de atividades, problemas com a equipe de sade e queixas salariais. Esses mesmos aspectos so tambm indicados como responsveis pelas oscilaes no trabalho. Esses itens se somam ao destaque para o distanciamento entre os objetivos da instituio e os da Psicologia/Psicanlise e tambm atribuio de dificuldades na escuta advindas de elementos do campo hospitalar. Considerando que os dados acima apontados trazem tona a temtica referente aos entraves institucionais, torna-se claro para ns que esses elementos caracterizam o campo hospitalar como fonte de dificuldades para o trabalho do psiclogo. Essas dificuldades se associam significativa importncia dada ao reconhecimento e/ou valorizao do trabalho do psiclogo pela instituio. Interpretamos tal nfase na busca de reconhecimento ou no valor deste para o desenvolvimento do trabalho, como uma forma de assegurar que, a despeito de tantas dificuldades, o trabalho seja bem aceito pela instituio e por seus representantes, aceitao que atestaria sua eficcia e/ou importncia, contrabalanando com as agruras experimentadas pelo profissional.

estabilidade (ao longo de meio sculo) do enfoque da Psicologia Hospitalar: essa vertente se sustenta enquanto apaziguadora das dificuldades que se apresentam no campo hospitalar, dificuldades indicadas como impossibilitadoras de uma prtica clnica psicanaltica em hospitais, quando podemos consider-las como impasses a serem trabalhados. Os participantes que se propem a sustentar uma escuta analtica com pacientes internados nos permitiram ampliar a leitura aqui realizada, na medida em que avaliam os elementos prprios do campo hospitalar como capazes de promover, em acordo com outros de ordem pessoal, oscilaes no interesse e na capacidade de trabalho.

Concluso
Pudemos perceber, nas entrevistas com os participantes que trabalham em hospital com o enfoque teraputico, elementos recorrentes que nos possibilitaram a anlise de que essa escolha se encontra marcada por conflitos provenientes do embate entre algumas questes pessoais e particularidades do campo hospitalar, embate advindo das condies de adoecimento dos pacientes, assim como das dificuldades provenientes das caractersticas institucionais e da impotncia frente s demandas dos pacientes e da instituio para a resoluo de problemas, alvio da dor, promoo de sade e bem-estar. Dessa maneira, formulamos a interpretao de que os entraves institucionais e o peso da subjetividade do profissional nesse campo favorecem a sustentao do lugar de terapeuta, o qual se prope a amenizar o sofrimento, fortalecer, adaptar. Parece-nos que o profissional considera, atravs desse tipo de atuao, estar promovendo algum tipo de bem-estar para o paciente, sentindo-se menos impotente perante os quadros desoladores presentes no hospital e, ainda dessa maneira, estaria de acordo com o objetivo primordial dessa instituio (de promoo de sade) e, portanto, com as demandas que a circulam. Acreditamos encontrar, dessa forma, ao menos parcialmente, a resposta para a predominncia e Nesse sentido, eles falam das convocaes, feita pelos pacientes e pela instituio, a uma postura teraputica e da necessidade de saberem acolhlas, sem respond-las, em virtude da tica de uma atuao, assim como reconhecem que o interesse no trabalho aumenta quando existe uma implicao subjetiva do paciente, ou seja, quando este formula uma demanda de ordem psquica. Essa relao diretamente proporcional entre a implicao subjetiva do paciente e o interesse do profissional pelo trabalho identifica a existncia de dificuldades para no recuar do desejo do analista, assumindo a postura teraputica ou desinteressando-se pelo trabalho perante outros tipos de demandas (que no de cunho analtico) ou mesmo diante da ausncia de demanda por parte do paciente. Os entrevistados trazem tambm em seus discursos, com certa freqncia, o entendimento dos elementos institucionais como uma espcie de desafio prtica clnica, no sentido de considerarem uma srie de questes, presentes no campo hospitalar, que efetivamente atravessam a transferncia. A necessidade de superar esses desafios pode ser identificada como uma maneira de no se deixar ensurdecer, de manter-se no lugar de quem escuta

89

Zeila C. Facci Torezan & Ablio da Costa Rosa

sem ser capturado pelas demandas a ele direcionadas ou por ele formuladas em seu imaginrio. Afinal, sustentar uma escuta analtica no hospital geral depende da capacidade de iseno perante as demandas institucionais de promoo de sade, assim como da suportabilidade da prpria condio de castrado e impotente diante da dor e do sofrimento. Essa capacidade exige uma formao aprimorada exatamente pela exposio constante do hospital aos pedidos, diretos e indiretos, para a transmisso de bens (bem-estar fsico e mental: comer, dormir, no chorar, no entristecer etc). Talvez as crticas a um trabalho analtico no hospital, ou mesmo as indicaes desse trabalho como impossvel, tambm se dem pelo desconhecimento da referida diferenciao e do apego a uma idia mtica da Psicanlise enquanto destinada ao trabalho com o profundo. Articulamos, neste ponto, a constatao, em nossos dados, de problemas na formao profissional: inconsistncia terica, interrupo da anlise e/ ou anlise feita em outro referencial (que no o declarado na atuao). Este nos parece mais um elemento que fundamenta o percurso at aqui traado, pois, afinal, a formao profissional o alicerce indispensvel sustentao de uma escuta analtica e, portanto, do desejo do analista. Devese acrescentar que o pouco investimento nesta nos leva a pensar na presena de elementos pessoais (e em certa resistncia ou recusa em lidar com estes) que possam criar obstculos a um posicionamento eminentemente clnico analtico. Gostaramos de assinalar a nfase dos entrevistados, que desenvolvem nos hospitais um trabalho clnico psicanaltico, no fato de que tal prtica possui limites e especificidades, ressaltando que no se trata de analisar nas enfermarias e sim de aplicar a uma escuta analtica, de fazer uso dessa escuta em entrevistas clnicas. Esse argumento se encontra tambm presente na literatura, onde nos deparamos com o conceito terico da clnica da urgncia e sua diferenciao em relao clnica da demanda ou do inconsciente. Talvez as crticas a um trabalho analtico no hospital, ou mesmo as indicaes desse trabalho como impossvel, tambm se dem pelo desconhecimento da referida diferenciao e do apego a uma idia mtica da Psicanlise enquanto destinada ao trabalho com o profundo. Na medida em que temos clara a noo de que o inconsciente atemporal e est sempre presente na cadeia discursiva, no h porque pensarmos em impropriedade de um trabalho de escuta analtica, ou seja, daquele que se volte para a emergncia do sujeito do inconsciente e, portanto, para a implicao subjetiva e possvel mudana no posicionamento subjetivo, assim como no h

impropriedade quando sabemos a respeito da responsabilidade tica de nossa escuta, pois, respaldados teoricamente, certamente estaremos alertas para os momentos de desancoramento do simblico, como enuncia a clnica da urgncia. Portanto, possvel reafirmar, atravs desta pesquisa, a possibilidade de fazermos uso de uma escuta analtica no trabalho com pacientes internados, a qual est sempre voltada para as manifestaes do inconsciente ao longo da fala, e na qual a direo do tratamento a da emergncia do sujeito do inconsciente. Sabemos que essa direo, desde o referencial psicanaltico, aquela verdadeiramente tica, por possibilitar que o sujeito se depare com seu desejo, num movimento contnuo de desalienao em relao ao Outro. No trabalho com pacientes internados, essa direo s pode fazer com que estes se interroguem e, portanto, se envolvam cada vez mais com suas prprias vidas. Esse movimento se acha na contramo do discurso reinante na instituio hospitalar, aquele que aproxima o paciente de um objeto para o qual se tem o melhor destino. Conclumos ainda que as limitaes a esse tipo de trabalho se associam s especificidades do campo hospitalar, tanto em relao aos momentos particulares vivenciados pelos pacientes (por exemplo: doenas muito graves, acidentes traumticos), nos quais se deve aplicar uma escuta que, ao menos a princpio, trate de favorecer o lide com o simblico, de maneira mais estruturante e menos enigmatizadora quanto aos aspectos ambientais e de funcionamento institucional (interrupes, tumulto, tempo de internao, relacionamento com equipe de sade, objetivos da instituio) que podem dificultar a conduo de uma escuta analtica. Temos tambm enquanto sntese deste trabalho, a certeza de que as tais especificidades do campo hospitalar se entrelaam com particularidades do profissional, aquelas que, em geral, denunciam pontos cegos a serem elucidados, constituindo possvel fonte de limites ou dificuldades para o desenvolvimento de um trabalho clnico de escuta analtica no hospital. Como pudemos observar em nossos dados, a instituio hospitalar se acha repleta de elementos que convocam atuao teraputica enquanto sinnimo de transmisso de algum tipo de bem, elementos esses associados ao sofrimento e ao adoecimento do paciente ou s demandas de eficcia e produtividade, situaes que pem em questo o narcisismo do profissional, dificultando o seu posicionamento desde o lugar do vazio, ou seja, enquanto semblante do objeto a.

90

Escuta Analtica no Hospital Geral: Implicaes Com o Desejo do Analista

Zeila C. Facci Torezan Clnica Trade Rua Raposo Tavares, 829. Vila Ipiranga CEP: 86010-580 Londrina/PR Tel: (43) 3324-6328 E-mail: jtorezan@aol.com Ablio da Costa Rosa Universidade Estadual Paulista Av. Dom Antnio, 2100 CEP: 19806-173 Assis/SP Tel: (18) 322-2933 ramal:216.

Recebido 07/03/02 Aprovado 10/10/03

ANGERAMI-CAMON, V. (Org). O doente, a psicologia e o hospital. 2. ed. revisada. So Paulo: Pioneira, 1994a. p. 108 ANGERAMI-CAMON, V. A. O psiclogo no hospital. In: _____. (Org.). Psicologia hospitalar. Teoria e prtica. So Paulo: Pioneira, 1994b. p.1528. BLEGER, J. Temas de psicologia entrevista e grupos. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1987. p. 113. CHIATTONE, H. B. C.; SEBASTIANI, R. W. Introduo psicologia hospitalar. 6. ed. So Paulo: Nmeton, 1998. p. 64. ENRIGHT, M. F; RESNICK, R. The hospital psychology s challenge in the 1990. American Psychologist, v. 45, n. 9, p. 1059-1065, 1990. JOHNSON, B. Ethical issues for psychologists in hospital-based research and practice. Applied and Preventive Psychology, v. 3, n. 3, p. 199-207, 1994. JURANVILLE, A. Lacan e a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. 427 p. LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998a. 937 p. LACAN, J. O seminrio livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998b. 270 p. LAMOSA, B. W. R. (Org). A prtica da psicologia em hospitais. So Paulo: Pioneira, 1994. LEBRUN, T.; STRYCKMAN, N.; BRUGGEN, B.; VANDEVYVER, C. O conceito de transferncia. In: DORGEUILLE, C.; CHEMAMA, R. Dicionrio de psicanlise Freud & Lacan. Salvador: galma, 1994. p. 286-305.

LUDWIGGEN, K. R; ALBRIGHT, D. Training psychologists for hospital practice: a proposal. Professional Psychology Research and Practice, v. 25, n. 3, p. 241-246, 1994. MILLER, J-A. Psicoterapia e psicanlise. In: FORBES, J. (Org.). Psicanlise ou psicoterapia. Campinas: Papirus, 1997. cap. 1, p. 9-20. MOURA, M. D. (Org.). Psicanlise e hospital. Rio de Janeiro: Revinter, 1996. 118 p. MOURA, M. D. Psicanlise e urgncia subjetiva. In: _____. (Org.). Psicanlise e hospital. Rio de Janeiro: Revinter, 1996. p. 3-20. MOURA, M. D. A criana do mito estrutura. In: MOURA, M. D. (Org.). Psicanlise e hospital a criana e sua dor. Rio de Janeiro: Revinter, 1999. p. 147-160. MOURA, M. D. (Org.). Psicanlise e hospital a criana e sua dor. Rio de Janeiro: Revinter, 1999. 161 p. PUJ, M. Los analistas e el deseo. Psicoanalisis y el hospital, Buenos Aires, v. 12, p. 30-37, 1997. SOARES, C. P . Uma tentativa malograda de atendimento em um centro de tratamento Intensivo. In: MOURA, M. D. (Org.). Psicanlise e hospital. Rio de Janeiro: Revinter, 1996. p. 51-60. SOUZA, M. L. R. Os diferentes discursos na instituio hospitalar. Percurso, n. 23, p. 35-42, 1999. STRYCKMAN, N. Historicidade do conceito de transferncia. In: DORGEUILLE, C.; CHEMAMA, R. Dicionrio de psicanlise Freud & Lacan. Salvador: galma, 1994. p. 259-285.

Referncias bibliogrficas

91

You might also like