You are on page 1of 5

LIBRAS Fonologia: A Fonologia na LIBRAS estuda as configuraes das mos e dos movimentos para a formao dos sinais.

Ferreira Brito(1998) ressalta a importncia do conhecimento lxico semntico nas lnguas de sinais que corresponde a combinao das mos; elas podem se movimentar pelo corpo ou em frente dele. Assim, mitos que consideram a LIBRAS uma lngua pobre desnunado pela sua complexidade gramatical em um contexto cultural. Ela contm nveis lingusticos, semntica, morfologia, fonologia e sintaxe. A LIBRAS pode expressar vrios conceitos, desde o concreto at abstrato, ou seja, no se resume em gestos isolados, afinal, est inserida na cultura surda, um envolvimento social e histrico. Neste texto o foco est direcionado Fonologia da LIBRAS, um estudo contextualizado, adquirido de forma espontnea e no de forma emprica. Esta ltima limita a imaginao e a criatividade, uma vez que o aluno vai memorizar informaes. Na perspectiva scio-histrica, o conhecimento tem que ser construdo pelo aluno; ele ir explorar a sua capacidade potencial percorrendo para a sua capacidade real, mediado pelo educador (VYGOTSKY, 1994). O social constri o conhecimento prvio e, engendra um contexto que vai imbricar a formao dos sinais, um processo de reflexo da prpria lngua; os sinais so assimilados a partir dos parmetros: Configurao de mos (CM), Movimento(M), Ponto de Articulao (PA) e Orientao (O). Temos que acrescentar as expresses faciais e corporais. A CM pode variar o uso das mos, independe se a mo a direita ou a esquerda, o indivduo vai escolher a sua mo dominante. Existem sinais que utilizam uma mo, exemplo OUVIR, outros duas mos, exemplo ESPERAR, neste caso uma mo serve de apoio para a outra. No sinal NASCER as duas mos so utilizadas de forma espelhada e simtricas. FERREIRA BRITO(1993) delimitou 46 configuraes de mos, diferenciam entre elas nas posies, nos nmeros de dedos estendidos ou no, e nas mos fechadas ou abertas. A autora alerta que alguns sinais podem ter a mesma CM, o contraste est no PA e no contexto. O PA o local do corpo onde o sinal vai ser realizado. LARANJA e APRENDER tem a mesma configurao de mo, a diferena que a LARANJA feita na boca e APRENDER na testa. Outra situao, LARANJA e SBADO tm a mesma CM e PA, por isso preciso considerar o contexto, a expresso facial e corporal, para entender a situao, os sinais no podem ser aprendidos isoladamente. Continuando com a mesma autora, ela destaca que limitar o espao para a realizao da comunicao na LIBRAS, muito importante, a Lngua exige uma organizao espacial; os sinais devem ser realizados desde o topo da cabea at a cintura e executados em frente do trax. O movimento(M), implica no deslocamento da mo no espao ou no corpo. Quanto direo dos M, eles podem ser: Unidirecional, Bidirecional e Multidirecional. A intensidade, o tempo e a frequncia so caractersticas importantes para o significado dos sinais para a adjetivao, para o aspecto e para o plural.

A Orientao (O) o parmetro que analisa a direo da palma das mos na produo dos sinais. Neste ponto, torna-se importante considerar os sinais no-manuais, as expresses faciais e corporais; sem eles os sinais no tem significados. Enfim, a LIBRAS indissocivel dos fatores histricos e culturais. Eles contribuem pra a formao de novos lxicos como qualquer oura lngua. Porm, segundo FERREIRA BRITO(1993), estes novos sinais precisam obedecer as regras e estruturaes da LIBRAS.

2 MORFOLOGIA: A morfologia na LIBRAS estuda o processo de formao das palavras. O lxico tem que ser analisado com significao, abrange a ideia de gnero (Masculino/feminino), de nmero (Singular/plural), de grau (aumentativo/diminutivo) e de tempo (passado/ presente/futuro). Segundo FERREIRA BRITO(1993) a LIBRAS no pode considerar o Portugus sinalizado, cada lngua tem a sua especificidade lingustica. O canal de comunicao da lngua de sinais espao-visual e lngua Portuguesa audiovisual, ou seja, a pessoa precisa ouvir. A marcao do tempo e do tempo verbal transmitida atravs dos movimentos pra trs, referindo ao passado; movimentos para frente, referindo o futuro; e movimentos no corpo, referindo o presente Alguns sinais podem estar incorporados com esta marcao do tempo, sofrendo modificaes nos seus movimentos e nas configuraes de mos. Exemplo desta situao o sinal ANO, quando estiver se referindo ao passado, o M modifica de pra frente para trs. O grau dos lxicos so representados pelos sinais de MUITO/POUCO, em relao quantificao e pela a expresso corporal e facial. A intensidade pode ser notada pela mudana de CM ou pelo M (rpido/lento). Os gneros so evidenciados pelo o sinal de MULHER/HOMEM, regra que aplicada para todos os sinais , simples, compostos, arbitrrios( no tem semelhana com o real), icnicos(tem semelhanas com o real) e o uso da datilogia (quando no tiver um sinal prprio/para uso de nomes pessoais e cientficos principalmente). Os classificadores na LIBRAS especificam qualidade da pessoal, do animal e do objeto, mas eles no podem ser confundidos como adjetivos descritivos. Os classificadores podem evidenciar o plural que marcado ao representar nmeros nos sinais. Tambm so considerados afixos incorporados no radical verbal ou nominal. (FERREIRA BRITO, 1993). Fernandes (1999) os artigos, as preposies e as conjunes, so inexistentes na LIBRAS. A Autora analisou 61 textos de surdos adolescentes e percebeu a fragmentao da aprendizagem dos alunos, pois a educao foi concebida artificialmente, foram treinados a escrever e no se sentem autores da sua prpria escrita. Os surdos parecem utilizar palavras aleatoriamente, exemplo o conectivo que, ele utilizado sem respeitar a sua funo sinttica.

3 LIBRAS-SINTAXE A sintaxe na LIBRAS evidencia uma organizao do espao e da escrita. Estabelece relaes gramaticais para que a palavra tenha significao. Em uma situao de dilogo, quando o assunto abstrato, os pontos so demarcados no espao. Quando o interlocutor, o receptor e o objeto estiverem presentes, os pontos so demarcados na posio real. Os dilogos de exclamao, afirmao, interrogativas e negativas, dependem das expresses faciais e corporais para serem compreendidas. No caso de situaes de negao alm da expresso utiliza o sinal NO. Mostra que os sinais no podem ser considerados apenas uma combinao lexical, todo assunto depende do contexto. Como na Lngua Portuguesa existem palavras polissmicas e dependem de uma interao com o assunto. A produo textual do surdo precisa ser feita a partir de uma situao prvia, onde o aluno vai conhecer o assunto a ser estudado, vocabulrio e tipos de textos. Em uma proposta bilngue, antes do aluno aprender a L2, ele precisa ter um certo grau de maturidade na sua L1, para isso o aluno precisa assimilar informaes e internalizar os contedos. Assim a metodologia utilizada tem que ser explorada no campo visual. Tais observaes refletem sobre a escrita, no incio da aquisio das lnguas, o professor tem que considerar a mistura da LIBRAS e da Lingua Portuguesa dos alunos, devido a um processo que est em desenvolvimento L1-L2. Mas antes da escrita a explorao da leitura de extrema importncia. Vygotsky, enfatiza que a escrita aparece depois de uma organizao interior, assim, a ludicidade tem que estar presente em todas as prticas pedaggica e proporcionar uma educao significante. Fernandes(1999), analisando os textos de surdos percebeu a organizao sinttica acontece na maioria das vezes em svo, osv, ovs e svo, independentemente da ordem o mais importante considerar o conhecimento do aluno. Mas a maioria dos surdos escreve na lngua portuguesa e na LIBRAS SVO, o que evidencia um domnio artificial da lngua. Enfim, um estudo de um sinal isolado no faz o surdo refletir sobre a sua prpri lngua.

4 Relaes entre identidade e cultura surda ensino da LIBRAS Construir uma identidade em uma sociedade que predominada pela relao de poder conflitante. Segundo Foucault o poder est em toda parte e quer controlar a todo momento. Quando o indivduo no est de acordo com as normas punido, antes ela acontecia em forma de dor, a tortura, atualmente ela acontece atravs da vigilncia constante. Est ltima mais dolorida, uma guerra fria, homogenia e traa destinos.

Garante a obedincia. Os dominantes no querem aglomeraes, grupos diferentes e formadores de opinies, determinam a segregao social. Nesta situao os grupos minoritrios esto se unindo,em busca da tica temos os surdos uma minoria lingustica que revindica condio humana para a sobrevivncia. A construo de uma identidade surda est indissocivel da diferena, engendram situaes de identificao como uma minoria lingustica. A identidade no fixa, a todo instante transformada. A concepo scio-antropolgica desconsidera a concepo clnico-teraputica. Esta ltima tem como objetivo normalizar um corpo deficiente, tornar o surdo ouvinte. Na concepo scio-antroplogica o surdo tem que se considerar surdo e internalizar a sua cultura. So diferentes no apenas porque no tem experincia auditiva, mas porque tem a sua subjetividade, sua especificidade lingustica e entendem o mundo com a viso. Neste contexto a LIBRAS torna-se coadjuvante na construo da cultura surda. A Lngua de sinais estrutura pensamentos com significao. Os signos sero organizados de maneira que envolvam as experincias culturais dos indivduosuma perspectiva multicultural.

05 O Ensino da LIBRAS e as concepes de linguagem

O ensino da Libras direcionado por duas diferentes tendncias, concepo da lngua como um instrumento de comunicao e concepo da lngua como forma sciohistrica. A primeira na viso para o ensino da Lngua Portuguesa ou a da LIBRAS, limita o indivduo a utilizar a lngua numa perspectiva das unidades, das regras, um maranhado de cdigo isolados. Predomina o vocabulrio, o lexical. Neste contexto o surdo no vai compreender nem a LIBRAS, sua lngua natural e nem a Lngua Portuguesa. Decora um determinado nmero de palavras e utiliza aletoriamente. Na concepo da lngua como uma forma scio-histrica, ir possibilitar ao aluno construir o seu conhecimento. Os signos sero organizados de maneira que envolvam as experincias culturais dos indivduos. Raciocina as representaes mentais e compreende no apenas os cdigos mas o contexto histrico. Na proposta bilngue para os surdos, a lngua natural a LIBRAS e a secundria o Portugus, pois a lngua majoritria do Brasil. A criana tem eu aprender de foram natural a LIBRAS, por ser uma lngua espao-visual e com base nesta lngua de sinais que o surdo vai adquirir a Lingua Portuguesa, ambas devem ser experimentada desde a educao infantil

7 Educao Bilingue para surdos A Educao Bilingue para o surdo no Brasil acontece, quando o surdo adquiri a sua lngua natural a LIBRAS e a secundria a Lngua Portuguesa . Esta proposta de ensino tem que ser oferecida desde a educao infantil (decreto 5626/2005), ou seja desde 0 ano de idade(Lei9394/96).Vygotsky, Mukina, entre outros estudioso da Ed Infantil, defendem que nesta faixa etria a criana est em pleno desenvolvimento da psique e atravs de situaes ldica a educao bilngue consolidar na perspectiva multicultural. O surdo internalizar duas culturas, a dos surdos e dos ouvintes. Engendra ramificaes de aprendizagem. Como a maioria dos surdos nascem em famlia de ouvintes, necessrio criar oportunidades de surdo-surdo.

10 Concepo Scio antropolgica da surdez Em uma concepo scio antropolgica da surdez, a identidade e a diferena so indissociveis. Os surdos desenvolve a sua identidade utilizando estratgias cognitivas e de manifestaes comportamentais e visuais diferente das ouvintes. A libras a coadjuvante da construo da identidade a partir dela os pensamentos sero estruturados. Nesta proposta multicultural, ao internalizar duas linguagens, faz com que os surdos a lngua de sinais em um dialogo surdo-surdo e a lngua majoritria em uma dialogo surdo-ouvinte. Alm da capacidade cultural o surdo ao entrar em contato a lngua de sinais desenvolve no apenas a capacidade lingustica espacial, mas a capacidade visuais e espacial no linguistica. Sacks( )relatou em seus estudos que uma c que aprende a lngua de sinais, desenvolve facilmente organizao e construo espacial do que uma criana ouvinte estudos comprovam devido o deslocamento da capacidade auditiva pra a visual. Um pedagogia visual tem que ser exploradas na educao dos surdos...

You might also like