You are on page 1of 12

Bioqumica

- Biomolculas: So compostos qumicos sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matria viva. So na sua maioria. Compostos orgnicos, cujas massas so formadas em 97% de C, H, O,N. As biomolculas podem ser orgnicas como os glicideos, os lipdeos e os cidos nucleicos e formam molculas de grandes dimenses, chamadas de macromolculas. Podem ser tambm ser inorgnicas, que o caso da agua e dos sais minerais. Por fim, podemos dizer que as protenas, hidratos de carbono e cidos nucleicos so polmeros formados a partir da ligao em cadeia de molculas mais simples os monmeros.

-Funes Quimicas: As substancias qumicas so classificadas em orgnicas e inorgnicas. As inorgnicas so aquelas que no possuem cadeias carbnicas e as orgnicas so as que possuem. As substancias inorgnicas so divididas em 4 grupos: cidos, bases, sais e xidos, chamados de funes inorgnicas. As substancias inorgnicas so dividas em hidrocarbonetos, funes halogenadas, funes oxigenadas e funes nitrogenadas e, do mesmo modo, os grupos so denominados funes orgnicas.

As substancias pertencentes a cada um dos grupos possuem propriedades qumicas comuns. O que confere as propriedades s substancias participantes de uma mesma funo sua capacidade de reagir de forma semelhante quando colocadas em uma mesma situao. -Ligaes Qumicas: Na natureza, as substancias buscam um estado energtico mais estvel, ou seja, de menor energia.

Regra do octeto: os tomos tendem a ganhar ou perder eltrons, de tal forma que tenham 8 eltrons na camada de valncia. Ligaes fortes: - Inicas (metal + ametal) - covalentes (ametal + ametal) -metalica (metal + metal) Ligaes covalentes: - Van der Waals -Interaes de hidrognio

-Inicas Eltrons so transferidos de um tomo para outro dando a ons de cargas contrateis que se atraem.

-Covalentes 3 Compartilhamento de um ou mais pares de eltrons onde cada tomo envolvido na ligao contribui com 1 eltron para formao do par. -Ligao de Van der Waals So ligaes secundarias fracas que esto relacionadas a atrao de dipolos eltricos.

-Ligaes de hidrognio: Um tipo especial de interao dipolo-dipolo entre o tomo de hidrognio numa ligao polar como as N-H, O-H ou F-H, e um tomo eletronegativo O, N, F. A agua uma molcula polar, pois o oxignio mais eletronegativo do que o hidrognio e ento os eltrons so atrados para o prximo do oxignio.

Carboidratos
Estrutura, classificao e funo
So molculas orgnicas formadas por C, H e O, glicdios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e acares. So as principais fontes de energia dos seres vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidao. Participam tambm da formao de estruturas de clulas e de cidos nucleicos. So compostos orgnicos com pelo menos 3 carbonos, onde todos os carbonos possuem uma hidroxila, com exceo de um, que possui a carbonila primaria( grupamento aldedo) ou a carbonila secundaria (grupamento cetnico). Formula geral CHO)n.

Classificao quanto ao numero de C

Monossacardeos -> Constituio mais simples; possuem como formula geral (CH2O)n, sendo ``n`` o nmero de tomos de carbono. So geralmente de sabor adocicado e e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constitudas de trs, quatro, cinco, seis ou sete tomos de carbono. A glicose, monossacardeo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, uma hexose de frmula C6H12O6. A frutose e a galactose so, tambm, hexoses. Dissacardeos-> So molculas em agua, resultantes da unio de dois monossacardeos, por uma ligao denominada glicosdica. Quando ocorre esse evento, h a liberao de uma molcula de agua (desidratao). Sacarose( glicose + frutose), lactose( glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose), so trs exemplos bem conhecidos. Oligossacarideos: O principal dissacardeo o acar comum a sacarose. Quando sofrem hidrolise. A reao inversa da sacarose a formao da glicose e frutose.

Polissacardeos: So formados pelo unio de diversos monossacardeos, sendo a celulose, amido e glicognio os mais conhecidos e os de maior importncia biolgica. So formados por cadeias longas e podem apresentar molculas de nitrognio ou enxofre. No so solveis em agua. Armazenamento de polissacardeos: Animais: glicognio Vegetais: amido Polmeros de carboidratos:

A ramificao observada na amilopectina determina sua maior digestibilidade, por aumentar a rea da molcula exposta a ao de enzimas glicogenolicas.

Funes -Bioenergtica: So degradadas de vias metablicas, onde suas ligaes ricas em energia so quebradas para ressintetizar ATP, que servir como fonte de energia para sustentar as necessidades biolgicas das clulas. -Estrutural: Todos os componentes celulares so formados por um carboidratos, e eles formam bases necessrias para a estruturao das clulas. A parede celular constituda por um carboidratos polimerizado, a celulose Reserva de Energia: O amido, nos vegetais, e o glicognio, nos animai, so polmeros de glicose; que servem como estoque de energia. Celulose como fonte de energia para fungos.

Tanto o glicognio e amido, amido e a celulose so HOMOPOLISSACARIDEOS constitudos por monses de glicose. A diferena entre eles esta na estrutura, tamanho e tipo de ligao entre as unidades de glicose. Glicognio: Ramificado (compacto) Amido: Alopectina -> ramificado/alongado ; amilos-> pouco ramificado Celulose: no ramificada

Fibras Alimentares (alimentos funcionais) As fibras alimentares so classificadas de acordo com o seu papel (funo) Exemplos: de alimentos que contem fibras -> gros, cerais, legumes, verduras, frutas.

Celulose Hemocelulose Pectina Lignina Compem as cascas das sementes, frutas e gros.

A pectina ramificada, contudo suas ramificaes so organizadas mantendo associaes atravs de ligaes de H entre as ramificaes. Apesar disso, as ramificaes garantem maior presso osmtica quando comparada as outras fibras em um ambiente biolgico.

Fibras Solveis Vs. Insolveis A polimerizao da molcula de - glicose formando a celulose impede que o organismo humano seja capaz de degradar que o essa molcula. As fibras portanto no so digeridas. -amilase-> Enzima digestiva presente na saliva, capaz de clivar as ligaes 1 -4 em polmeros de glicose Bacterias digestivas expressam amilase Controle da flora intestinal.

Aumento do bolo -> aumenta o tempo de digesto e absoro de vrios nutrientes incluindo a prpria glicose e os lipdeos. Dessa forma o ndice de glicognio. ndice Glicemido -> Taxa de aparecimento de sangunea em funo do tempo. Hormonio Orexigenio -> Induz a fome

O aumento do bolo fecal induz as contraes do musculo liso do intestino (movimentos peristlticos). Reduz o tempo de transito intestinal e logo a exposio a substancias eventualmente toxicas presentes nos alimentos. Esfoliao e logo renovao do endotlio intestinal .

Hipoglicemia -> Fome / glucagon, adrenalina Sudorose intensa, tremor Desanimo, convulso Dano neuronal irreversvel, coma, MORTE

Papel da Insulina -> Induz a captao da glicose, agindo sobretudo no fgado, musculo esqueltico e tecido adiposo. Glicemia-> concentrao de glicose no sangue

Lipdeos
Funes Componentes da membrana Isolantes trmicos e protetores de atrito Reserva de energia Vitaminas Hormonios

Tem estrutura variada, porem todos apresentem baixa solubilidade em agua Ac. Graxos: reserva de energia

So cidos orgnicos de cadeia alquil longa. -Ac. Graxos saturados-> No possuem dupla ligao; So geralmente slidos a temperatura ambiente; Gorduras de origem animal so ricas em ac. Graxos saturados. Ac. Graxo Insaturado-> Conformao CIS; Possuem uma ou mais duplas ligaes e so mono ou poli insaturados; So geralmente lquidos a temperatura ambiente. Digesto, absoro e transporte de lipdeos. 1Ao dos sais biliares: compostos de colesterol 2 TAG AC + Glicerol Transportador atravs da mucosa intestinal e no sangue so reestrificados em TAG e associados a pnt plasmtica.

Lipoprotena: Transportadores plasmticos de lipdeos destinado esses lipdeos para diversos tecidos: adipcitos, miocios e hepatcito. So associaes entra ptns e lipdeos. Enzima lipoprotena lipase capturam contedo de lipdeos dessas lipoprotenas. Funo: transporta lipdeos pela corrente do sangue -Difere em funo -> tamanho / densidade e composio. Quilomicron -> Transportam TAG exgeno do intestino ao fgado. LDL (ruim) participam do metabolismo endgeno HDL(bom) VLDL -> Produzido e estocada pelo fgado

Equilbrio cido base


Equilbrio cido-bsico um delicado equilbrio qumico entre os cidos e as bases existentes no organismo para a manuteno da quantidade ideal de ons H nos liquido intra e extracelular. Quando a concentrao dos ons H se eleva ou reduz, alteram-se a permeabilidade das membranas e as fues enzimticas celulares; em consequncia, deterioram-se as funes de diversos rgos e sistemas.

cidos no Metabolismo Os cidos liberados na corrente sangunea precisam ser neutralizados. Principal cido no organismo:

-cido Carbnico: instvel e se transforma facilmente em dixido de carbono a gua. Demais cidos so fixos e permanecem em estado lquido:

- cidos alimentares, cido ltico e os ceto-cidos.

Bases no Metabolismo Principal base do organismo - Bicarbonato a partir do metabolismo celular pela combinao de dixido de carbono e gua. Demais Bases - Fosfatos; numerosas ptns; hemoglobina

-Metabolismo
Funo normal das clulas do organismo. Depende de uma serie de processos bioqumicos e enzimticos do metabolismo celular. Vrios fatores devem ser mantidos dentro de estreitos limites, para preservar a funo celular. Osmolaridade Temperatura Oxignio e dixido de carbono nos H Eletrcitos Nutrientes

-ons H

Quantidade de H livre existente dentro e fora da clula um dos fatores mais importantes para o 9 metabolismo celular. A unidade de medida da concentrao dos ons H nos lquidos do organismo denominada Ph. -Efeitos da Variao do Ph: Produzem alteraes significativas no funcionamento do organismo. -Aumento da resistncia vascular pulmonar -Reduo da resistncia vascular sistmica

Origem do ons H

Sistemas Tampes Mantem o equilbrio cido-base Manuteno do pH

Ph =

Abaixo do pH normal -> acidose Acima do pH normal -> Acalose Acidose e alcalose metablica envolvem: Bicarbonato Acidose e alcalose respiratria: envolvem CO

Tampes Plasmticos Efeito de cidos de bases ou bases adicionados nos lquidos corporais. Atuao imediata

10

Sistema Pulmonar Elimina ou retm CO Atuao em minutos a horas

Sistema Renal Excreo de urina cida ou bsica Atuao em horas a dias

Reao de Tamponamento

Causas da acidose metablica Influencia renal Acidose ltica Citoacidose diabtica

Causas de alcalose metablica HCO no sangue Ocorre quando o corpo perde cido em excesso Exemplos: Perda excessiva de sdio ou de potssio afeta a capacidade dos rins de controlar o equilibro cidobsico do sangue.

DNARNAPROTENA
O DNA transcrito em RNAm, que traduzido no ribossomo em ptn. Sempre no sentido 5 3. Dupla hlice Pontes de H A composio bsica do DNA geralmente varia entra as espcies. O DNA extrado de diferentes tecidos da mesma espcie tem a mesma composio bsica. A composio no varia com a idade, estado nutricional ou mudana de ambiente. Em qualquer DNA, de qualquer espcie, a quantidade de nucleotdeos equivalente de acordo com a regra de Chargaff (A TeC G) O DNA contem a sequencia precisa de qualquer ptn A DNApol. Insere os nucleotides, tem atividade exonuclease( confere p/ver se esto certos).

11

Cromossomo Unidades grandes do DNA, associadas as ptns e visualizadas com marcao cromatogrfica. Gene Unidade ou segmento do DNA contendo informao para sntese de um produto biolgico funcional, um RNA e ento uma ptn. RNAs Existem trs tipos de RNA. O RNAm que serve como intermedirio, carreando informao de um ou mais genes para o ribossomo, onde o RNAt traduz a informao do RNAm em sequencia de aa, para ento RNAr sintetizar a ptn.

12

You might also like