You are on page 1of 5

MEMORIZAO Dicas para acelerar a aprendizagem

De forma bem simples, podemos dizer que "aprender memorizar (sejam dados ou procedimentos) de tal forma que essas informaes sejam facilmente lembradas quando precisarmos delas". Por isso mesmo, a maneira de aprender decisiva. Se voc tenta memorizar amontoando informaes, desordenadamente, ter dificuldades de lembrar. No entanto, se voc "associa" as informaes, ter mais facilidade para recuper-las na memria. Um exemplo: se voc tem dvida se sargento se escreve com G ou com J, pode memorizar simplesmente associando "SARGENTO" com "GARCIA" (aquele conhecido personagem dos filmes do Zorro). Veja como voc poderia fazer o desenho dessa informao:

Feito isso, basta colar este "desenho" na mesa onde voc estuda ou trabalha, e deixar l por alguns dias. Voc nunca mais esquecer. Voc vai gastar pouco tempo para fazer esse desenho, bem menos do que gastaria se usasse os mtodos convencionais de memorizao. H tambm outros aspectos importantes que devem ser considerados. Por exemplo: As pessoas costumam ler livros didticos ou apostilas de forma desordenada, muitas vezes at alucinadamente, afinal elas "precisam aprender" e acham que lendo depressa retero mais informaes. No entanto, isso um erro grave. Em vez de agir assim, faa desta forma: 1 - S comece a estudar quando estiver relaxado. No adianta estudar estando ansioso. Tome um refresco de maracuj ou um chazinho suave de erva-cidreira. S ento pegue no livro; 2 - Divida o tempo que voc vai gastar na leitura, em blocos de no mximo 6 minutos. Enquanto l, v circulando as informaes importantes e ligando-as por setas coloridas. Como se estivesse "brincando de estudar";

3 - A cada 6 minutos, pare uns 2 minutos. Levante-se, ande um pouco, converse com algum. S depois continue a leitura; 4 - No se preocupe em memorizar nada. Isso s far aumentar sua tenso. Simplesmente v lendo e circulando as informaes importantes. 5 - A cada meia-hora, pare por uns cinco minutos. D uma relaxada. 6 - Recomece voltando ao incio, passando os olhos pelas informaes assinaladas e v fazendo (numa folha de papel branco) um mapa mental, tal como mostramos na ilustrao a seguir. Faa o mais colorido e expressivo que puder. A qualidade do seu desenho vale pouco; o que vai valer o ato de "desenhar as informaes". Isso facilitar muito o trabalho da memria.

7 - Cole esse mapa na sua mesa ou na parede. Deixe-o l por alguns dias e d uma passadinha de olhos nele sempre que puder, porm, bem naturalmente. 8 - Se pretende continuar lendo por mais de meia-hora, divida o tempo em blocos assim como descrito acima. 9 - No ultrapasse duas horas contnuas de leitura. Lembre-se que nosso crebro esgota com facilidade quando submetido muito tempo a uma mesma operao. Se, contudo, for muito necessrio, a cada duas horas d uma paradinha de 15 minutos; oua msica, tome um suco, divirta-se um pouquinho. 10 - Lembre-se de que "correr para aprender" no "acelerar a aprendizagem".

Memria & Estudo Eficaz


Publicado em Leitura Dinmica & Memorizao Veja os Comentrios

A memorizao da matria tem por base o estudo eficaz o qual segue mtodos. Os mtodos que apresentaremos a seguir ajudaro na aprendizagem. Use os mtodos que mais se adaptarem a voc, isolados ou vrios ao mesmo tempo. Boa parte dos mtodos, por serem semelhantes ou estarem interligados, permitem serem trabalhados um ajudando o outro (= sinergia). Entenda mtodo as tcnicas, princpios, regras e leis que facilitam a aprendizagem . 1. Mtodo da sntese. Faa resumos pessoais. Ao escrever sua maneira, voc cria uma situao conhecida e fixa melhor as idias. Adquira o hbito de sintetizar o que estudou. Encontre a essncia. Resuma o que l e desenvolver tambm seu portugus e a forma de se comunicar. Ser mais objetivo. Ganhar tempo. Leia seu texto, sintetize, selecione as palavraschave e crie um esquema. 2. Mtodo das palavras chave. Use palavras-chave para construir uma cadeia de idias, de maneira que o tema fique coerente, claro, direto. As palavras-chave evocam idias importantes e ao mesmo tempo devem ligar um bloco ao outro. Cada palavra-chave deve lembrar imediatamente a seguinte. Elas formam uma espcie de mini texto dentro do texto completo. Forme um conjunto lgico, facilmente memorizvel. Prepare engenhosamente seu texto. Uma idia deve puxar a seguinte sem grande esforo. Palavras-chave servem como carro-chefe para atrair outras mensagens. Voc deve escolher as melhores palavras: curtas, familiares, fceis de serem entendidas e pronunciadas. 3. Mtodo da clareza. Escreva com clareza e simplicidade. Defina bem suas idias. Quando as palavras no esto bem colocadas ou no entendemos devidamente o seu significado, a assimilao deficiente. Pergunte-se sempre: isto interfere na clareza? Em caso afirmativo, no vacile, elimine o que for complicado, confuso, duvidoso. Entre duas palavras com o mesmo sentido escolha a mais simples, porque mais fcil de ser memorizada. Ex.: entre procrastinar e adiar, implementar e realizar, fomentar e estimular, otimizar e melhorar, prefira as palavra grifadas.

4. Mtodo da objetividade ou da economia. Entre duas palavras com o mesmo sentido escolha a mais curta. Ex.: entre empreender e fazer, escolha a ltima. Facilite sua memria. No complique com palavras longas. Elimine historietas desnecessrias para no sobrecarregar a memria. Prefira palavras econmicas em termos de tempo para pronunci-las e energia para memoriz-las. 5. Mtodo da familiaridade. Compreenda o significado do que est memorizando. mais fcil voc fixar uma lista de palavras que conhea o significado, do que uma que no conhea. Substitua as palavras que no conhece por aquelas que conhece. Use sinnimos. 6. Mtodo da ordenao. A ordem facilita a memria. Apresente suas idias numa ordem lgica: tpico A torna compreensvel ou lembra B, B torna compreensvel ou lembra C, e assim por diante. Anote as mensagens essenciais. Memorize-as numa ordem. Por ordenao entenda seqncia lgica, gradual, compreensvel. Coloque os dados simples precedendo os complicados, o concreto ao abstrato, o real ao ideal, o conhecido ao desconhecido. Cada passo deve ser resultado do anterior e preparar o seguinte. Existe sempre uma primeira coisa a fazer, uma segunda e assim por diante; cumprindo-se a ordem, a idias secundrias aparecero automaticamente na memria. 7. Mtodo das fichas. Use pequenas fichas compradas em papelaria. Escreva tpicos ttulos, um em cada ficha. Exemplo: se estiver falando sobre locomotivas, coloque todas as referncias a locomotivas lenha numa ficha, numa outra as sobre locomotivas diesel. Coloque as fichas numa ordem de importncia, a fim de tornar o assunto mais compreensvel. O mtodo das fichas flexvel pois permite acrescentar, eliminar ou alterar facilmente tpicos e a ordem. Escreva de forma super resumida. Resumos, esquemas, frmulas e tudo o que for importante podem ser anotados nas fichas. Fichas de reviso: habitue-se antes de dormir, nas vsperas de exames, a dar uma olhada nas fichas. 8. Princpio das imagens / visualizao: a informao quando apresentada sob a forma de imagens (figuras, desenhos, cones, fotografias) fixa-se melhor na memria. Conceitos podem ser transformados em imagens. A imagem a melhor ferramenta para a memorizao. Elas so superiores s palavras. A memria prefere imagens a palavras. mais fcil lembrar de um filme do que a leitura de um livro com o mesmo tema. Crie uma histria com cenas movimentadas sobre o que estuda e fixar melhor a matria. 9. Lei da nitidez. Duas coisas tm mais probabilidade de serem associadas, quanto maior for a nitidez com que tenham ocorrido juntas. A memria s recupera informaes que recebe de modo claro.

10. Princpio da recentidade. Lembramos melhor uma coisa mais recente. Duas coisas tm mais probabilidade de serem associadas, quanto mais recentemente tenham ocorrido juntas. 11. Lei da freqncia. Duas coisas tm probabilidade de serem associadas, quanto mais freqentemente tenham ocorrido juntas. Quanto mais estudamos mais aprendemos. No entanto mera repetio no garante reteno duradoura. indispensvel haver aprendizagem ativa. Um nmero grande de repeties, feitas mecnica e passivamente, d menos resultado do que um nmero menor e ativo delas

You might also like