You are on page 1of 18

SADE PR-CONCEPCIONAL

Cuidados pr-concecionais
Introduo
As actividades de promoo da sade e os cuidados antecipatrios dirigidos para o perodo antes da concepo (pelo menos 4 meses antes). Tendo em conta os riscos biolgicos associados gravidez, os cuidados pr-concepcionais, considerados parte integrante dos cuidados primrios em sade reprodutiva, tm como principal alvo as mulheres em idade frtil
02-10-2012 Joo Franco 2

Cuidados pr-concecionais
Fundamentos
Muitos dos resultados reprodutivos desfavorveis so prdeterminados antes da mulher grvida ter tido a 1 consulta pr-natal. O xito de uma gravidez depende de vrios factores que incluem: Concepo (vitalidade vulo-espermatozide) Implantao desenvolvimento do endomtrio secretor e de factores hormonias e imunolgicos; Anatomia uterina normal; Crescimento e desenvolvimento da placenta normais; Colo uterino em boas condies; Ambiente e condies fisiolgicas favorveis ao feto (Ward, 1990)

02-10-2012

Joo Franco

Cuidados pr-concecionais
Fundamentos
O perodo de maior sensibilidade ambiental para o novo ser humano em desenvolvimento verifica-se entre os 17 e os 56 dias aps a concepo (Perodo de organizao e diferenciao celulares e a organognese). 8 semana aps a concepo as anomalias estruturais que afectaro o feto esto j determinados. Na maioria das mulheres a gravidez s diagnosticada aps este perodo crtico de desenvolvimento estar em curso ou ter j terminado Qualquer agresso (nutricional, medicamentosa, viral, outras), ameaar o desenvolvimento embrionrio normal nesta fase mais vulnervel.(Moos, 1987)
Joo Franco 4

02-10-2012

Cuidados pr-concecionais
Vantagens da avaliao
Identificao de indivduos e famlias em risco gentico e a oportunidade de referenciar, antes da gravidez, para aconselhamento especializado casais com histria familiar de anomalias congnitas. benefcios da consulta pr concepcional so evidentes nas mulheres com doena crnica; O reconhecimento do estatuto de portador de doena gentica; A identificao de hbitos e consumos nocivos.

02-10-2012

Joo Franco

Cuidados pr-concecionais
Componentes bsicos DETERMINAR EFECTUAR DISCUTIR RECOMENDAR PROGRAMAR

02-10-2012

Joo Franco

Cuidados pr-concecionais
Componentes bsicos
DETERMINAR
De forma sistemtica o risco concepcional, em particular o risco gentico, atravs da histria reprodutiva, mdica e familiar Os possveis efeitos da gravidez sobre as condies mdicas existentes, quer do ponto de vista da sade materna, quer fetal, e introduzir as modificaes convenientes, orientando de acordo com os riscos identificados, para os cuidados diferenciados, sempre que necessrio.

02-10-2012

Joo Franco

Cuidados pr-concecionais
Componentes bsicos
EFECTUAR
Determinao do grupo sanguneo e factor Rh. O rastreio das hemoglobinopatias, de acordo com a circular normativa n 18/DSMIA/2004. A determinao da imunidade rubola e a vacinao, sempre que necessrio. A determinao do estado de portador de hepatite B e a vacinao, de acordo com o PNV 2006 circular normativa n 8/DT/2005. A vacinao anti-tetnica de acordo com o PNV 2006 O rastreio da toxoplasmose, da sfilis, da infeco por VIH e por Citomegalovrus (CMV) O rastreio do cancro do colo do tero, se o anterior foi efectuado h mais de um ano Outros testes laboratoriais, sempre que indicado
Joo Franco 8

02-10-2012

Cuidados pr-concecionais
Componentes bsicos
DISCUTIR
O espaamento recomendado entre os nascimentos, incluindo as questes relativas ao uso dos contraceptivos e sua interrupo. As possveis consequncias para o feto da ocorrncia na gravidez de uma infeco de transmisso sexual e a importncia da adopo, pelo homem e pela mulher, de comportamentos seguros. O estado nutricional, hbitos alimentares e estilos de vida. Os aspectos psicolgicos, familiares, sociais e financeiros relacionados com a preparao da gravidez. As vantagens da vigilncia pr-natal precoce e continuada.

02-10-2012

Joo Franco

Cuidados pr-concecionais
Componentes bsicos
RECOMENDAR
O registo do calendrio das menstruaes. A suplementao com cido flico, a iniciar pelo menos dois meses antes da data de interrupo do mtodo contraceptivo. A realizao, pelo futuro pai, do rastreio da sfilis, da infeco por VIH e do estado de portador de hepatite B.

02-10-2012

Joo Franco

10

Cuidados pr-concecionais
Componentes dos cuidados
Promoo da Sade
Alimentao - (dieta saudvel e equilibrada (cido flico tubo neural, zinco - multiplicao celular) relao estato-ponderal). Exerccio fisico e repouso. Abstinncia de abuso de tabaco, lcool, drogas. Prtica de sexo seguro. Atender s necessidades familiares e sociais.

02-10-2012

Joo Franco

11 Lowdermilk, 2006: 78

Cuidados pr-concecionais
Componentes dos cuidados
Avaliao dos factores de risco
Histria de sade - Imunizaes, doena gentica, infeces, medicao utilizada (prescrita ou venda livre). Histria reprodutiva Contracepo e Obsttrica. Histria psicossocial Situao do marido, violncia, sistemas de apoio, preparao (idade, objectivos de vida, stress) Recursos econmicos Condies ambientais - Casa, local de trabalho (perigos, txicos, radiaes).

02-10-2012

Joo Franco

12 Lowdermilk, 2006: 78

Cuidados pr-concecionais
Componentes dos cuidados
Intervenes
Orientao antecipatria ou informao Tratamento de situaes patolgivas pr-existentes e resultado obtido (medicao, cessao de tabaco, isoimunizao) Alimentao, dieta e controlo do peso. Exerccio Encaminhamento para aconselhamento gentico Encaminhamento para consultas de PF e/ou gesto das necessidades sociais e familiares.
Lowdermilk, 2006: 78

02-10-2012

Joo Franco

13

Cuidados pr-concecionais
Exames mais importantes
Bioqumica
Hemograma completo - condies gerais de sade da futura me (diagnosticar anemia, infeces, linfomas e quadros txicos - ??? ferro). Grupo sanguneo e fator Rh se mulher Rh- e pai Rh+, filho pode ser Rh+ (possibilidade de me desenvolver anti-corpos no parto). Glicemia de jejum despiste do risco de Diabetes Melittus (pode causar m formao do beb (principalmente no corao e fgado),aborto espontneo e problemas de sade na gvida). Ureia e creatinina doena renal

Urina 24 horas - Presena de infeces no so tratadas. Fezes - Presena de agentes patognicos de leveduras, parasitas e bactrias,
que podem contribuir para doenas que provocam a perda de ferro, mineral importante para a formao do beb e para a sade da me.
02-10-2012 Joo Franco 14

Cuidados pr-concecionais
Exames mais importantes
Serologia
Citomegalovrus- A transmisso ao beb pode causar atraso mental, baixo peso ao nascer, ictercia e pneumonia, problemas de audio e viso, e at bito intra-uterino. Rubola Se ocorre durante a gravidez pode ser transmitida ao beb, levando cegueira, surdez, m formaes e at morte intra-uterina (vacina pelo menos 3 meses antes) Toxoplasmose - se a ocorre durante a gravidez, pode ocorrer, deficincia visual de entre outros problemas graves de sade ( se a mulher no estiver imune deve lavar muito bem as mos, evitar contactar com fezes de animais , mexer com terra, cozinhar bem as carnes, lavar muito bem as verduras, etc). Sfilis (VDRL) - risco de abortamento espontneo, bito intra-uterino e mal formaes. Hepatite B - pode ocorrer a transmisso para o beb no parto. HIV - pode ser transmitido ao beb durante a gravidez, parto e amamentao (tratamento preventivo, reduz a possibilidade de transmisso ao beb inf. a 3%, mas se for transmitido ao beb, as possibilidade de sobrevida so quase de 100% - se a criana receber medicamentos antiretrovirais logo que nasce e sem contacto no parto).
Joo Franco 15

02-10-2012

Cuidados pr-concecionais
Educao para a sade: aspectos essenciais
Dieta e nutrio Relao estato-ponderal Dieta equilibrada versus suplementos vitamnicos cido flico tubo neural Zinco multiplicao celular, anomalias cardacas Tabaco - Fertilidade do casal (reduo dos nveis de testosterona, espermatozides morfologicamente anormais); Risco de aborto espontneo; Reduo da oxigenao dos tecidos do feto Baixo peso ao nascer Parto pr-termo Dificuldade respiratria no perodo neonatal Mortalidade perinatal e neonatal
Joo Franco 16

02-10-2012

Cuidados pr-concecionais
Educao para a sade: aspectos essenciais
lcool (no se conhece relao dose-resposta). Perodo de maior gravidade dos efeitos fetais ocorre durante a organognese. Baixa a fertilidade (baixa contagem e mobilidade dos espermatozides). Aumenta a probabilidade de aborto espontneo Retardamento de crescimento intra-uterino.

02-10-2012

Joo Franco

17

Bibliografia
DGS Boletim de Sade Reprodutiva/Planeamento Familiar. Circular Informativa n 01/DSMIA de 16/01/2006. DGS Prestao de cuidados pr-concepcionais. Circular Informativa n 02/DSMIA de 18/01/2006. LOWDERMILK, D. L.; PERRY, S. E. - Enfermagem na Maternidade, 7 ed., Lusodidacta, 2008, p 222-224, ISBN: 978989-8075-16-1.

02-10-2012

Joo Franco

18

You might also like