You are on page 1of 42

ADAGIRIO BRASILEIRO (DITO POPULAR) Coletnea de adgios e expresses proverbiais do Brasil LETRA A - A gua corre para o mar.

- A gua o d, a gua o leva. - A gua silenciosa a mais perigosa. - A alegria do pobre um dia s. - A alegria vem das tripas. - A alma do negcio o segredo. - A aranha vive do que tece. - A rvore se conhece pelos frutos. - A atividade a me da prosperidade. - A Bahia boa terra: ela l eu aqui. - Abaixam-se as cadeiras, levantam-se as tripeas. - A boa vida mora no prato limpo. - A boa vida mora no prato raso. - A boa vida no quer pressa. - A boa vontade faz do longe perto. - A boa vontade supre a obra. - A boca do ambicioso s se enche com a terra da sepultura. - A boca fala do que est cheio o corao. - A boi velho, chocalho novo. - A bom entendedor, meia palavra basta. - A bom entendedor, piscada de olho mandado. - Abril, guas mil, ou coadas por um funil. - Abrir um buraco para tapar outro. - A caridade comea por casa. - A casa da tua tia no vs todo dia. - A cavalo dado no se olha os dentes. - A certeza da vida a morte. - A certeza do ganho diminui a canseira. - A Csar o que de Csar. - A cobia rompe o saco. - A cobra maior engole a menor. - A colher que sabe a quentura da panela. - A conscincia o melhor conselheiro. - A conta dos mortos quem faz so os vivos. - A conversao mostra o que todos so. - A corda quebra sempre do lado mais fraco. - A cruz nos peitos, e o diabo nos feitos. - A culpa condena. - Ado foi deito de barro: colega, me d um cigarro. - A desgraa de quem pede ser sujeito a quem deve. - A desgraa de uns o bem de outros. - A desgraa do homem falar fino e esmorecer. - A desgraa do pobre querer imitar o rico. - A desgraa, pra ser boa, precisa ser bem desgraada. - A Deus nada impossvel. - A Deus ningum engana.

- A Deus poders mentir, mas no enganar. - A diligncia a me do bom xito. - A ddiva o primeiro herdeiro e no espera testamenteiro. - A dor ensina a gemer. - Adular no meio de vida. - A economia a base da prosperidade. - A engatinhar se aprende a andar. - A escola do mundo dura. - A espada e o anel, na mo em que estiver. - A excesso confirma a regra. - A experincia vale mais que a cincia. - A falta dum grito, morre um burro no atoleiro. - A falta dum grito, vai-se embora uma boiada. - A fama tem asas. - A f abala montanhas. - A fmea que faz o ninho. - A ferrugem gasta mais do que o uso ou o trabalho. - Afogar-se em pingo de gua. - A fortuna como o vidro: tanto brilha, como quebra. - A galinha da vizinha mais gorda do que a minha. - A gente conta o milagre mas no diz o nome do santo. - A gente guarda o que comer e no o que fazer. - A gente no sabe pra que Santo se volte. - A gente nasce nu e no se enterra de chapu. - A gente nunca se esquece de quem se esquece da gente. - A gente pensa que faz um giro e faz um jirau. - A gente pensa que se benze e arrebenta as ventas. - A gente queira ou no queira, tem de ir o burro feira. - A gente sabe onde nasce, mas no sabe onde morre. - A gente trabalha pra si, pra Deus e pro diabo. - Agosto, ms de desgosto. - Agrado que demora viagem. - gua de serra e sombra de pedra. - gua e conselho s se d a quem pede. - gua e lenha, todo dia venha. - gua e po, comida de co. - gua fria no escalda piro. - gua mole em pedra dura, tanto bate at que fura. - gua passada no toca monjolo. - gua por morro abaixo e fogo por morro acima. - guas passadas no movem moinhos. - Agulha sem fundo no arrasta linha. - A guerra e a ceia, comeando, se ateia. - A honestidade a melhor poltica. - A honra como vidro: quebrando, no solda mais. - A honra se lava com sangue. - A hora de comer a fome. - A hora incerta, mas a morte certa. - Ai, Cristo, olhai pra isto! - Ainda no selamos e j cavalgamos.

- Ainda no ter botado a boca em capim verde. - Ainda nem morto e j esfolado. - A inimigo que foge, ponte de prata. - A inteno que faz a ao. - A justia cega. - A justia no dorme. - A justia, para ser boa, comea por casa. - A l no pesa ovelha e a barba no pesa ao bode. - A letra prescreve, desde que o velhaco assina. - Alfaiate mal vestido, sapateiro mal calado. - Alho e pimenta o fastio ausenta. - A limpeza Deus amou. - A lngua bate onde di o dente. - A lngua da gente correia da pele. - Alma ruim que faz visagem. - A maior dor aquela que se est sentindo. - A maior pressa e o maior vagar. - A maior vingana o desprezo. - Amanh nem sempre o dia que se espera. - Amanh tambm dia. - A mo na dor, o olho no amor. - Amarelo de goiana come sapo com banana. - Amarra-se o burro onde o dono manda. - Ama-se a traio e aborrece-se o traidor. - A melhor espiga pro pior porco. - A mentira corre, mas a verdade a apanha. - A mentira tem pernas curtas. - Amigado com f, casado . - Amigo certo conhece-se na hora incerta. - Amigo do meu compadre, porm mais da verdade. - Amigo de todos e de nenhum, tudo um. - Amigo do bom tempo muda-se com o vento. - Amigo do peito, tormento sem jeito. - Amigo que no serve e faca que no corta, que se perca pouco importa. - Amigo que no valha e faca que no talha, no me d migalha. - Amigos, amigos! negcios parte. - Amigos de longe, contas de perto. - Amigos reconciliados, inimigos disfarados. - Amigo velho parente. - Amigo velho vale mais do que dinheiro. - Amigo, vinho e caf, o mais antigo melhor . - Amizade de genro, sol de inverno. - Amizade de sogra e nora, s dos dentes pra fora. - Amizade remendada, caf requentado. - A moa em se enfeitar, e a velha em beber, gastam todo o seu haver. - Amor com amor se paga. - Amor de asno entra a coices e dentadas. - Amor de mulher e festa de co s atentam para a mo. - Amor de parente mais quente. - Amor e reino no quer parceiro.

- Amor vento vai um, vem cento. - Amor faz muito, mas dinheiro faz tudo. - Amor novo trata-se a ovos batidos. - Amor primeiro no tem companheiro. - A morte leva os bons e deixa os ruins. - A morte sempre tem uma desculpa. - A morte tudo nivela. - A mulher e a galinha no se deixam passear. - Andando de dois, se encurta o caminho. - A necessidade mestra. - A necessidade faz o velho andar de chouto. - A necessidade no tem lei. - Anel de ouro no para focinho de porco. - Ano de muito chocalho e pouco pescoo. - Antes a criana chore que a me suspire. - Antes a feia de barriga cheia, do que a bonita que de fome grita. - Antes almoar e jantar que dormir sem cear. - Antes a ruim estrada que o ruim companheiro. - Antes burro que me leve que cavalo que me derribe. - Antes calar que com doidos altercar. - Antes cautela que arrependimento. - Antes dar aos maus que pedir aos bons. - Antes dar tudo que tenho, que dizer tudo que sei. - Antes da sopa, molha-se a boca. - Antes de dar o remdio, toma-se o pulso. - Antes de entrar, pensar na sada. - Antes de matar a ona, no se faz negcio com o couro. - Antes desejado que aborrecido. - Antes dinheiro de cobre que luxo de pobre. - Antes dormir sem ceia que acordar com dvidas. - Antes errado que mal emendado. - Antes escorregar do p que da lngua. - Antes fanhoso que sem nariz. - Antes filho de pobre que escravo de rico. - Antes invejado que lastimado. - Antes levar por engano que deixar por esquecimento. - Antes merecer e no ter, que ter e no merecer. - Antes pobre esfarrapado que rico desonrado. - Antes pobre sossegado que rico atrapalhado. - Antes pouco do que nada. - Antes quebrar que dobrar. - Antes que cases, olha o que fazes. - Antes que conheas, no louves nem ofendas. - Antes que o mal cresa, corta-se a cabea. - Antes que proves, no louves nem reproves. - Antes ser e no parecer que parecer e no ser. - Antes ser ferro que boi. - Antes s do que mal acompanhado. - Antes sofrer o mal que faz-lo. - Antes tarde do que nunca.

- Antes torto que cego de todo. - Antigamente o dono do cavalo andava na sela, hoje puxa pelo cabresto. - Antiguidade posto, e posto galo. - Anzol sem isca, peixe no belisca. - Ao avarento falta o que no tem e falta o que tem. - Ao bom calar chamam santo. - Ao bom pagador no di o penhor. - Ao casamento segue-se o arrependimento. - A ocasio faz o ladro. - A ociosidade a me de todos os vcios. - Ao homem ousado, a fortuna estende a mo. - Ao mdico, ao advogado e ao abade, falar a verdade. - Ao menino e ao borracho pe Jesus a mo por baixo. - Aonde irs, Brs, que no te molhars? - Aonde no chega o homem, chega o grito. - Ao perigo com tento, e ao remdio com tempo. - Ao que est feito, remdio; ao fazer, conselho. - A ordem rica e os frades so poucos. - Aos mortos sepultura, e aos vivos soltura. - A ovelha pior do bando a primeira que espirra. - Ao vivo tudo falta, e ao morto tudo sobra. - A pacincia a me da boa vontade. - A palavra de prata, o silncio de ouro. - A palavras loucas, orelhas moucas. - A panela pelo chiar, o homem pelo falar. - Apanhar a cinza e derramar a fainha. - A paternidade um problema. - A pergunta apressada, resposta demorada. - A pergunta insolente, resposta valente. - A perna faz o que o joelho quer. - A pinta que o galo tem, o pinto nasce com ela. - A pintura e a peleja, de longe se veja. - A preguia anda to devagar que a pobreza logo a alcana. - Aprende chorando e rirs ganhando. - A pressa inimiga da perfeio. - A primeira machadada no derriba o pau. - A primeira pancada que mata a cobra. - A primeiro de janeiro todo ano bom. - Aproveita, enquanto o cavalo alheio e o estribo nosso. - A quaresma muito pequena para quem tem de pagar pela pscoa. - A quem Deus no d filhos, o diabo d sobrinhos. - A quem Deus promete no falta. - A quem Deus quer ajudar, o vento lhe apanha a lenha. - A quem dizes teu segredo fazes senhor de ti. - A quem di o dente, di a dentua. - A quem reconhecido d-se mais que o pedido. - A quem rico sobejam parentes. - A quem faz casa ou se casa, a bolsa lhe fica rasa. - A quem hs de rogar, no hs de morder. - A quem quer bem nada detm.

- A quem quer, nada difcil. - A quem quer, no faltam meios. - A quem trabalha, Deus ajuda. - Aqui que a porca torce o rabo. - Aqui que a roda pega. - Aqui que o pobre aumenta. - Aqui no morreu galeo, no! - Aqui pra ns e pro padre que nos confessa. - Aqui pra ns, que ningum nos ouve. - A razo espanta o medo. - Arca aberta, o justo peca. - A regra se pe na boca do saco. - A rico no devas e a pobre no prometas. - A roda anda, anda, mas tambm desanda. - A roda pior do carro a que faz mais barulho. - Arrastar a mala. - Arrenego da tijelinha de ouro em que hei de cuspir sangue. - Arrenego de grilhes, ainda que sejam de oiro. - Arrenego do amigo que come o meu comigo e o seu consigo. - Arrenego do amigo que encobre o meu perigo. - Arrenego do cavalo que se enfreia pelo rabo. - Arrufos de namorados so amores renovados. - A ruim ao fica com quem a faz. - A ruim vizinha empresta a agulha sem linha. - rvore ruim no d bom fruto. - rvore velha no se muda. - A Santo que no conheo no rezo nem ofereo. - As aparncias enganam. - A s poltica filha da moral e da razo. - As boas contas fazem os bons amigos. - As boas maneiras tudo vencem. - As boas palavras custam pouco e valem muito. - As coisas nunca saem do jeito que a gente pensa. - As coisas so como so e no como a gente quereria que fossem. - As grandes dores so mudas. - Asno morto, cevada ao rabo. - Asno que tem fome, cardos come. - As obras mostram o que cada um . - A sorte ns bem sabemos, tal qual uma mulher que quer, quando no queremos, quando queremos, no quer... - A sorte quem d Deus, a vida o homem procura. - A sorte sai todo dia, mas ningum tira. - s vezes, so precisas muitas mentiras pra sustentar uma. - At a morreu Neves afogado em cuspe. - At as pedras se encontram, quanto mais as criaturas. - At com a desgraa a gente se acostuma. - At maribondo tem casa. - A tentao nasce da ocasio. - At o diabo, quando era moo, era bonito. - At prometer, sede escasso.

- A terra come muita coisa boa. - A terra lhe seja leve com o Po de Acar por cima. - Atirou no que viu e matou o que no viu. - Atrs da cruz se esconde o diabo. - Atrs de cururu peado, todo bicho corredor. - Atrs de mim vir quem bom me far. - Atrs de morro, tem morro. - Atrs de tempo, tempo vem. - Atrs de um dia, vem outro. - Atrs do pobre anda um bicho, e esse bicho o diabo. - Atrs dos apedrejados correm as pedras. - A unio faz a fora. - A uns parem os bois, a outros morrem as vacas. - Ausncias so atrevidas. - A vantagem de quem sabe est na ignorncia de quem no sabe. - A verdade, ainda que amarga, se traga. - A verdade dispensa enfeites. - A verdade como azeite: vem tona. - A verdade filha de Deus. - A verdade manda Deus que se diga. - A verdade sai da boca das crianas. - A vida cheia de altos e baixos. - A vida ruim, mas ningum quer morrer. - A vida melhor do mundo a dos outros. - A volta que faz o anzol.

LETRA B - Baiano besta nasce morto. - Baiano, cigano e espingarda de dois cano, tira-se um por engano. - Baiano, um por engano. - Bala no traz letreiro. - Banana madura no sustenta no cacho. - Banana pela manh ouro, ao meio dia prata, de noite mata. - Baralho bicho que no tem quem amanse. - Barba de mais de uma cor, barba de homem traidor. - Barba no d juzo. - Barco de muitos mestres d na costa. - Barco parado no ganha frete. - Barco pequeno no sai da costa. - Barriga cheia, goiabada tem mofo. - Barriga cheia, p dormente. - Barriga cheia, p na estrada. - Barriga vazia no tem alegria. - Bater papo no paga imposto. - Beber gua de bruos. O mesmo que amolar o canivete ou afogar o judas. - Bebeu gua de chocalho. - Bem ama quem nunca se esquece. - Bem canta Marta, depois de farta. - Bem conhece o gato as barbas que lambe.

- Bem jejua quem mal come. - Bem parece a guerra a quem no vai nela. - Bem se lambe o gato, depois de farto. - Berimbau no gaita. - Besta quem serve de escada pros outros subirem. - Besteira salgar-se carne depois dela apodrecer, ou se pegar com So Bento depois da cobra morder. - Bezerro de pobre no chega a boi. - Bezerro manso mama na sua me e na dos outros. - Bicho que mija pra trs que bota o homem pra diante. - Boa aparncia carta de apresentao. - Boa fama vale dinheiro. - Boca calada remdio. - Boca cheia no conversa. - Boca de mel, corao de fel. - Bocado engolido, sabor perdido. - Boca fala, boca paga. - Boca no admite fiador. - Boca que fala no mastiga. - Bocejo longo, ou fome, ou sono, ou ruindade do dono. - Bode no morre de fome. - Bode, quando no salta, berra. - Bofetada, mo cortada. - Boi bravo, na terra alheia, se faz de manso. - Boi com boi que faz junta. - Boi de guia que bebe gua limpa. - Boi morto vaca . - Boi ronceiro bebe gua suja. - Boi sabe a cerca que fura. - Boi solto se lambe todo. - Boi sonso, chifrada certa. - Boi sonso no erra marrada. - Boi velhaco conhece o outro pelo berro. - Boi velho, passo seguro. - Bole com o rabo o co, no por ti, mas pelo po. - Bolso sem dinheiro como torcida sem candeeiro. - Bom corao quebranta m ventura. - Bom de convidar, ruim de contentar. - Bom saber o calar, at ser tempo de falar. - Bondade no custa favor. - Borracha vazia no tira secura. - Botar verde, pra pegar maduro. - Botina e mulher, s preta. - Branco ou preto, um porco um porco. - Brasileiro s fecha a porta depois de roubado. - Brevidade e novidade muito agradam. - Brigam as comadres, descobrem-se as verdades. - Brigam os compadres, descobrem-se as comadres. - Brigam os ladres, descobre-se os furtos. - Brinca com quem no conheces: vers o que te acontece.

- Brincadeira de homem cheira a defunto. - Bunda no cho, dinheiro na mo. - Buraco velho tem cobra dentro. - Burro bravo d coice at no vento. - Burro e carroceiro nunca esto de acordo. - Burro mau, indo pra casa, corre sem pau. - Burro, onde encosta, mija. - Burro que geme, carga no teme. - Burro velho no acerta com a encruzilhada. - Burro velho no toma ensino. - Burro velho s morre em pasto de gente besta.

LETRA C - Cabea que leva leite nunca mais deixa a catinga. - Cabelo branco capim de cemitrio. - Cabelo branco sinal de besteira. - Cabrito de um ms, queijo de trs. - Cachaa pode mais que Deus, porque Deus d juzo e cachaa tira. - Cachaa tira o juzo, mas d coragem. - Cachaceiro no tem segredo. - Cachorro cot no salta pinguela. - Cachorro de cozinha no quer colega. - Cachorro ensinado no suja a casa do dono. - Cachorro que anda muito cria rabugem pra si ou pro dono. - Cachorro que come ovelha s deixa depois que morre. - Cachorro que engole o osso toma a medida do pescoo. - Cachorro velho no late toa. - Cachorro velho no se acostuma com coleira. - Cada cuba cheira ao vinho que tem. - Cada macaco em seu galho. - Cada ovelha com sua parelha. - Cada qual aprende sua custa. - Cada qual como Deus fez. - Cada qual com seu lugar. - Cada qual conforme seu natural. - Cada qual dono de suas ventas. - Cada qual enterra seu pai como pode. - Cada qual estira o p at onde lhe chega o lenol. - Cada qual faa por si, que Deus far por todos. - Cada qual fala da feira, conforme lhe vai nela. - Cada qual no seu lugar. - Cada qual pea a Deus fortuna. - Cada qual pendura o chapu onde o brao alcana. - Cada qual - Cada qual - Cada qual - Cada qual puxa a brasa pra sua sardinha. sabe as linhas com que se cose. sabe em que mato se faz lenha. sabe onde o sapato aperta.

- Cada qual tem a idade que parece ter.

- Cada uma que parece duas. - Cada um canta como tem graa e casa como tem ventura. - Cada um colhe conforme semeia. - Cada um com a sua certeza. - Cada um d o que tem. - Cada um em sua casa, o diabo no tem o que fazer. - Cada um pro que nasce. - Cada um faz o que pode. - Cada um sabe de si, e Deus de todos. - Cada um sabe o que tem e o remdio que lhe faz bem. - Cada um se diverte onde gosta. - Cada um sente o frio conforme a coberta. - Cada um tem o seu modo de matar pulgas. - Cadeia se fez foi pra homem. - Caf sem bucha, emu boi no puxa. - Caindo o cu, ns ficamos debaixo. - Caiu a sopa no mel. - Caixeiro burro traz o patro no curro. - Cajueiro doce que leva pedrada. - Clculo de pobre azar. - Caldo derramado, no se faz piro. - Cale quem deu e fale quem recebeu. - Calvo de trs pra diante engana toda gente. - Caminho no inverno e cueiro de menino, ningum se fie que esteja enxuto. - Caminho trilhado no cria erva. - Campista, nem fiado nem vista. - Canrio na muda no canta. - Cantiga velha no custa entoar. - Canudo que teve pimenta, guarda o ardume. - Co de caa puxa raa. - Co de raa, caa. - Co que ladra no morde. - Co que muito lambe, tira sangue. - Capaz de ajuntar o cisco que outro deixou. - Capaz de dar n em pau seco. - Capixaba comea, mas no acaba. - Capricho s pra boi de carro. - Cara de velha no tem o que olhar, cabea de bagre no tem o que chupar. - Cara feia fome. - Caranguejo no criou pescoo, pra no ser enforcado. - Caranguejo perdeu a cabea por causa de camaradas. - Caro no mata, mas incha a lata. - Careca no gasta pente. - Caridade de rico mania de dinheiro. - Carioca no se coloca. - Carneiro preto e sergipano, tira-se um por engano. - Carne magra de porco gordo. - Carne nova de vaca velha. - Caro compra quem roga. - Caro que s ovo em tempo de quaresma.

- Carreira de velho chouto. - Carro apertado que canta. - Carro que chia pede untura. - Carro que no canta no avisa chegada. - Casa de esquina, morte ou ruina. - Casa de mulher feia no precisa de tramela. - Casa do pai, escola do filho. - Casa feita, mulher por fazer. - Casamento de imposio tem pouca durao. - Casamento de vivo tem alcoviteiro. - Casamento loteria. - Casamento e mortalha no cu se talha. - Casamento feito, noivo arrependido. - Casamento se desmancha at na porta da igreja. - Casa onde no entra o sol, entra o remdio. - Casa que no tem gato, tem rato. - Casars e amansars. - Casar bom, no casar melhor. - Casar e comprar, cada um com seu igual. - Casar no casaca que se pendura na estaca. - Casar no nada , viver que . - Casa roubada, trancas porta. - Casa teu filho quando quiseres, casa tua filha puderes. - Casa varrida e mesa posta hspede espera. - Cautela e caldo de galinha nunca fez mal a ningum. - Cavalo alazo deixa o dono com o estribo na mo. - Cavalo alugado no cansa. - Cavalo bom de picado no faz dois rastros. - Cavalo bom rincha pouco. - Cavalo branco, negro e baiano, nasce bom por engano. - Cavalo castanho-escuro pisa no mole, pisa no duro, carrega o dono seguro. - Cavalo de cachaceiro conhece caminho de bodega. - Cavalo de prado, dono encrencado. - Cavalo de raa, cachorro de caa, homem de praa. - Cavalo de viva s anda emprestado. - Cavalo e coice, dono e foice. - Cavalo espeto no pra ladro. - Cavalo melado mela o dono e o encerado. - Cavalo molo, feitor de ladro. - Cavalo peido s pro serto. - Cavalo que rincha sinal de capim ou gua. - Cear a nica terra do mundo onde mais gente morre de fome que de indigesto. - Cear o ferreiro da maldio: quando tem ferro, no tem carvo. - Cear terra onde se nasce por castigo e se vive por milagre. - Cerca rum que ensina boi a ser ladro. - Cessada a causa, cessam os efeitos. - Cesteiro que faz um cesto, faz cento e , tendo cip e tempo, faz duzentos. - Chamo-me joo: fao o que me mandam e como o me do. - Chapu de pobre vive mais nas mos que na cabea. - Chave que se usa est sempre limpa.

- Chega-te aos bons e ser um deles. - Chifre de argola no pega mandinga. - Chorar na cama que lugar quente. - Chover no molhado. - Chumbo trocado no di. - Chuva com sol, casamento de raposa. - Chuva no quebra osso. - Chuva que troveja, no cai. - Cobra que no anda no engole sapo. - Coceira na mo, sinal de notcia boa. - Coices de garanho pra gua carinhos so. - Coisa oferecida perde o valor. - Coitado filho de rato, que quando nasce, nasce pelado. - Colcha feita, noivo espreita. - Com amor e com agua, devagar, seno machuca. - Com arte e com engano, vive-se a metade do ano; com engano e com arte, vive-se a outra parte. - Com bananas e bolos se enganam os tolos. - Com dinheiro, fogo e mulher, ningum se brinca. - Comeado e acabado, como camisa de enforcado. - Comer e coar, tudo est em comear. - Comer pra viver e no viver pra comer. - Com estradeiro, olho vivo e p ligeiro. - Com flor de laranja, tudo se arranja. - Comida feita companhia desfeita. - Comigo na madeira. - Comigo no, violo! - Com jeito se leva o mundo, de tudo o jeito capaz, o caso ajeitar-se o jeito, como muita gente faz. - Com menino e com mulher, orelha em p. - Com mulher e com dinheiro, no zombes companheiro. - Como o holands, pagou o mal que no fez. - Com o que este se cura, aquele vai pra sepultura. - Como quem no quer, querendo. - Com o tempo, vem o tento. - Com pacincia e perseverana, tudo se alcana. - Com palha e milho, leva-se o burro ao trilho. - Comprar a enforcados, vender a namorados. - Com quem pode no se brinca. - Conhece-te a ti mesmo. - Conselho e rap toma quem quer. - Contas na mo e o demnio no corao. - Conte comigo e durma no mato. - Contra a fora no h resistncia. - Contra fatos no h argumentos. - Conversa fiada no bota panela no fogo. - Conversando que a gente se entende. - Corao terra onde ningum vai. - Coragem de ladro maldade. - Corda bamba tambm d n. - Corno de vspera casa com mulher bolida.

- Correr, atrs de boi grande! pedir, a quem tem pra dar! - Coruja no acha os filhos feios. - Couro curtido e molhado nem Deus o espicha. - Cozinha gorda, testamento magro. - Cria um corvo, que ele te arrancar um olho. - Cristo curou cegos e aleijados, mas no malucos. - Cristo morreu e culpa no foi minha. - Cuidam os namorados que todos tm os olhos furados. - Cuidar da vida, que a morte certa. - Cumpre o teu dever, suceda o que suceder. - Cutia ficou sem rabo, de tanto fazer favor.

LETRA D - Da cintura pra baixo, no h mulher feia. - Da discusso nasce a luz. - Dai-me dinheiro, no me deis conselhos. - Da justia o pobre s conhece os castigos. - Da pele alheia, grande correia. - Da prpria pele no h quem fuja. - Daquilo que uns gostam, outros enchem a barriga. - Dar a Deus o que o diabo no quis. - Dar murro em faca de ponta. - Dar o dito por no dito. - Dar tempo ao tempo. - D-se o p e ele quer a mo. - Das telhas pra cima, s Deus e os gatos. - De amigo reconciliado e de caldo requentado nunca bom bocado. - Debaixo desse ang tem torresmo. - Debaixo duma ruim capa est um bom jogador. - De boa rvore, bom fruto. - De boas intenes o inferno est calado, e o cu de boas obras. - De burro s se espera coice. - De Carmo s Nossa Senhora! - De casa de gato no sai rato farto. - De casa que tem defunto no se fecha a porta. - De cobra no nasce passarinho. - De Deus vem o bem e das abelhas o mel. - De dia na lama, de noite na cama. - De dinheiro e santidade, a metade da metade. - De esgueira, nem bom vento, nem bom casamento. - Da festa o melhor a vspera. - Defunto no enjeita cova. - Defunto rico, defunto chorado. - De gota em gota o mar se esgota. - De grandes ceias esto as covas cheias. - De gro em gro, a galinha enche o papo. - De hora em hora, Deus melhora. - Deixa estar, jacar, que a lagoa h de secar. - Deixamos como est, pra ver como fica.

- De ladro de casa ningum se livra. - De longe tambm se ama. - De mal-agradecidos est o inferno cheio. - De madrasta o nome basta. - De manh que se comea o dia. - De mdico e de louco, todos ns temos um pouco. - De minas o ouro, e de mineiro o couro. - De muitos poucos se faz um muito. - De nada fez Deus o mundo. - De noite, candeia, no h mulher feia. - De noite, todos os gatos so pardos. - Dentada de co cura-se com o pelo do prprio co. - Dentro de casa no chove, nem faz sol. - De pendo a gro, trinta dias so. - De pequenino se torce o pepino. - Depois da tempestade, vem a bonana. - Depois de beber, todos do seu parecer. - Depois do casamento, vem o arrependimento. - Depois que a cobra morde, que a gente se pega com So Bento. - Depois que filhos pari, nunca mais barriga enchi. - De promessas quem vive Santo. - De raminho em raminho, faz o ninho o passarinho. - De Ramos s se aproveita mesmo o domingo. - De rico a soberbo no h palmo inteiro. - Descobrir um Santo pra cobrir outro. - Desculpa de amarelo friagem. - Deseja o melhor e espera o pior. - Desgraa de pote caminho de riacho. - Desgraado o bicho que no engole outro. - Desgraa de velho trs "Q": queda, "qatarro" e "qaganeira". - Desgraa pouca bobagem. - Deste mato no sai coelho. - De uma fasca se queima uma vila. - Deus d a canga, conforme o pescoo. - Deus d nozes a quem no tem dente. - Deus d o frio conforme a roupa. - Deus brasileiro. - Deus grande e o mundo largo. - Deus escreve direito por linhas tortas. - Deus no l nas caras, e sim, nos coraes. - Deus no quis saber de irmos. - Deus, que d a doena, d o remdio. - Deus, que o marcou, alguma coisa nele achou. - Deus tarda, mas no falta. - Deus te proteja e a mim no desampare. - Devagar se vai ao longe. - Dever honra, pagar brio. - Dinheiro e fruta s serve pra se comer. - Dinheiro emprestado, inimigo ganhaste. - Dinheiro e mulher bonita quem governa este mundo.

- Dinheiro e sade s tem valor depois que se perde. - Dinheiro pouco que nem barata em terreiro de galinha. - Dever s ruim pra quem deve. - De vizinho ruim, nem o diabo quis saber. - Devo, no nego; pagarei quando tiver. - Dia comprido o que se passa sem comer. - Dia de muito, vspera de pouco. - Dinheiro de ladro no engorda cristo. - Dinheiro, se fosse piolho, todo mundo podia ter. - Disposio pra brigar, a ocasio quem d. - Dize-me com quem andas e eu te direi as manhas que tens. - Dizendo-se as verdades, perdem-se as amizades. - Dobrada a fasidade feita com cor de verdade. - Do dizer ao fazer vai muita diferena. - Doena vem a cavalo e volta a p. - Doente mudou de cabeceira, morte certa. - Doente que espirra no morre no dia. - Dois bicudos no se beijam. - Dois galos no cantam num s terreiro. - Do jeito que tocar eu dano. - Do nariz boca a distncia pouca. - Donde esperana no se tem, s vezes nos chega o bem. - Do perdido perca-se o sentido. - Do que novo gosta o povo. - Dor de barriga no di um vez s. - Dor de mulher morta dura at a porta. - Dos males o menor. - Dos maus costumes nascem as boas leis. - Dos meninos se fazem os homens. - Duro com duro no levanta muro. - Duro de cozer, duro de comer. - Duvido at com os ps.

LETRA E - cobra comendo cobra. - como a carne da p, que no boa, nem m. - doido e a famlia no sabe. - doido, mas tem juzo. - dos tais que prometem como sem falta, mas faltam como sem dvida. - duma raa que dum lado queima, do outro assa. - E eu sou pai disso? - filho de Santarm: compra fiado, no paga a ningum. - mais fcil ganhar que guardar. - mais fcil levar um boi ao mouro que um ignorante razo. - mais fcil meter a faca no boi que a unha na pulga. - mais fcil rasgar que costurar. - Embarcar em canoa furada. - Em boca fechada no entra mosca. - Em casa cheia, depressa se faz a ceia.

- Em casa de enforcado no se fala em corda. - Em casa de ferreiro, espeto de pau. - Em casa de Gonalo, canta a galinha, no canta o galo. - Em casa de mulher rica, fala o marido e ela grita. - Em casa de pobre, ao meio-dia, mosca faz samba debaixo da panela. - Em casa de Sinh Simoa, a coisa no anda boa. - Em casa deste honrado homem os que no trabalham no comem. - Em casa onde se falta o po, todos brigam, ningum tem razo. - Em duras camas, dormem-se alegres sonos. - melhor errar com muitos que acertar com poucos. - melhor prevenir que remediar. - melhor ser bom que de boa raa. - melhor uma boa morte do que uma ruim sorte. - melhor uma ruim acomodao que uma boa questo. - Em feira de gado, palavra dinheiro. - Em festa de jacu no entra nambu. - Em homem deitado no se d. - Em homem no se d: se mata. - Em longa gerao, h conde e ladro. - Em pau cado todo mundo faz graveto. - Em p de pobre que sapato aperta. - Em p de pobre todo sapato serve. - Em Pernambuco, quem no Cavalcanti cavalgado. - Em roado queimado que se planta. - Em sua casa cada um rei. - Em tempo de guerra no se limpam armas. - Em tempo de seca, de bicho de cabelo s quem escapa escova. - Em tempo de seca, s quem escapa padre e jumento. - Em terra de caf no h f. - Em terra de cegos, quem tem um olho rei. - Em terra de gavio, galinha no vinga pinto. - Em terra onde no h carne, espinha de peixe lombo. - Em terra onde no tem galinha, urubu frango. - Em terreiro de galinha, barata no tem razo. - Em toda parte h um pedao de mau caminho. - Em traseira de mula e dianteira de frade, ningum se fie. - Enchida a pana, vamos dana. - Encomenda sem dinheiro fica no Rio de Janeiro. - Engolir um boi e engasgar-se com um mosquito. - Enquanto dormem os gatos, correm os ratos. - Enquanto h figos, h amigos. - Enquanto se tem sade, quietos esto os santos. - Enquanto se vive, se tem esperana. - Ensaboar cabea de burro perder tempo. - Entra por um ouvido e sai por outro. - Entre a cruz e a caldeirinha. - Entre marido e mulher no metas a colher. - Entre mortos e feridos, algum h de escapar. - Entre o princpio e o fim h sempre um meio. - oito ou oitenta.

- Errando que se aprende. - Errar dos homens. - Erva ruim geada no mata. - Escorregar no cair, mas meio caminho andado. - Escreva quem quiser, leia quem souber. - Esmola s merc para quem pede. - Espirro de bode sinal de chuva. - Estrada aberta caminho. - Eta, mundo mundo: mui bonita e cavalo bo. - tiro e queda. - Eu conto o caso como o caso foi. - Eu sou assim: como carne e arroto toicim.

LETRA F - Faca de ponta h de ser teu fim. - Faca que corta d talho sem dor. - Faa-se justia, embora desabem os cus. - Falar no mau, olhar pra porta. - Falar sem pensar atirar sem apontar. - Fama sem proveito faz dor de peito. - Farinha que levanta parede. - Farinha pouca, meu piro primeiro. - Fartura faz bravura. - Favor recebido, favor esquecido. - Fazei o bem que digo e no o mal que fao. - Fazenda herdada no estimada. - Fazer castelos no ar. - Fazer economia de palitos. - Fazer o bem, no olhar a quem. - Fazer o bem, no temer a ningum. - Faze-te til que, um dia, sers necessrio. - Feio no corpo, bonito na alma. - Feliz da porta, por onde sai mulher morta. - Ferida pequena que di. - Ferreiro a ferreiro no leva dinheiro. - Fiado, nem a meu cunhado. - Filha casada, filha apartada. - Filho alheio, brasa no seio. - Filho de viva, ou malcriado ou mal acostumado. - Filho feio no tem pai. - Filhos casados, dobrados cuidados. - Filho s puxa ao pai, quando o pai cego. - Filhos quem tem, no fale de ningum. - Flor cada no volta ao galho. - Flor no peito, asno perfeito. - Fogo de palha no dura. - Foi-se embora a caridade, s ficou a carestia.

- Folha seca fazendo zoada sinal de vento. - Folhinha e noivado s prestam um ano. - Fome de pescador e sede de caador. - Formiga corta longe de casa. - Formiga, quando quer se perder, cria asas. - Formiga sabe a folha que ri. - Forte trovo, um ms de vero. - Frade pido e gato ladro, esto cumprindo sua obrigao. - Frio no quebra osso, e chuva no quebra costela.

LETRA G - Gaiola bonita no d de-comer a canrio. - Galinha cega, de vez em quando, acha um gro. - Galinha do p queimado procura agasalho cedo. - Galinha preta pe ovo branco. - Galinha que canta dona dos ovos. - Galinha e costela, unha com ela. - Galinha que como galo canta, anuncia a morte do dono. - Galinha velha que d bom caldo. - Galo, antes de cantar, bate as asas trs vezes. - Galo cantando, boca da noite, sinal de que esto furtando moa. - Galo cantando fora de hora, temos novidade amanh. - Galo fecha os olhos, quando canta, porque sabe a msica decorada. - Garapa dada no azeda. - Gato de luva sinal de chuva. - Gato escaldado, de gua fria tem mdo. - Gato miador, ruim caador. - Gato pede miando e come rosnando. - Gato, quando no morde, azunha. - Gato sonso d unhada e esconde a unha. - Gacho, s com a faca no bucho. - Gavio pega pinto, mas respeita galo. - Gengiva desenganada corta mais que dente. - Gente da casa forte, nem pra vida, nem pra morte. - Goteira que enche bacia. - Governa-se a boca, conforme a bolsa. - Governo, pra ser bom, precisa haver passado. - Grandes viagens, grandes mentiras. - Graveto que bota panela abaixo. - Guardado est o bocado para quem o h de comer. - Guarda-te de homem que no fala e de co que no ladra. - Guariba na serra, chuva na terra. - Guerra, caa e amores, por um prazer sem dores.

LETRA H

- H chuva que seca, e sol que rega. - Haja bem quem nos mantm! - H males que vm por bem. - H sempre um chinelo velho pra um p doente. - Hoje com sade, amah no atade. - Hoje em dia at Santo precisa ser da moda. - Hoje em dia, quem menos corre quem mais caminha. - Hoje na figura, amanh na sepultura. - Hoje por mim, amanh por ti. - Hoje rico e festejado, amanh pobre e desprezado. - Homem - Homem - Homem - Homem - Homem astroso, barba at o olho. avisado, meio salvado. casado que no anda com embrulhos, acaba embrulhado. desfeiteado no entra em casa. honrado, antes morto que injuriado.

- Homem magro, sem ser de fome, vale por dois homens. - Homem pequeno s serve pra escorar carga e tapar chocalho. - Homem que chora e mulher que no chora, perto deles nem uma hora. - Homem que faz gosto a macho barbeiro. - Homem ruvo e mulher barbuda, de longe os sada. - Homem se casa quando se quer; mulher se casa, quando Deus servido. - Homem velho cip seco. - Honra de mais orgulho. - Honra e proveito no cabem num saco. - Hspede de trs dias fede a cavalo morto. - Hspede jejuador, bem-vindo seja! - Hspede tardio no vem vazio.

LETRA I - Impossvel Deus pecar. - Impossvel o rato fazer ninho na orelha do gato. - Ins morta. - Infeliz do rato que s conhece um buraco. - Infeliz no jogo, feliz no amor. - Intriga de famlia, fogo de monturo. - Inveja matou Caim. - Ir buscar l e sair tosquiado. - Irmo de barqueiro no paga passagem. - Irmo maior, pai menor. - Ir num p e voltar noutro. - Isso birra: quem toma tabaco, espirra. - Isso l com seu Hilrio. - Isso o carro adiante dos bois. - Isso no nada comparado com a eternidade. - Ituano come na gaveta.

LETRA J

- Jabuti no pega ema. - Jacar o pai dos pobres. - Jacar pra quem , e no pra quem quer. - J no est aqui quem falou. - Janeiro no choveu, o temporo se perdeu. - Jenipapo de muleta, quem no pode no se meta! - Jibia no corre, mas pega veado. - Joo Gambo, perna de grilo, costela de co. - Joo Gouveia, sapato sem meia. - Jogador no tem palavra. - Jogo e bebida, casa perdida. - Junta o til ao agradvel. - Junto de mim gente ruim no faz rancho: se fizer de manh, de tarde eu desmancho. - Juntos, sim, porm parte. - Juntou-se a fome com a vontade de comer. - Juntou-se a vontade com o desejo. - Justia do Cear te persiga! - Justia no lei, mas inveno. - Justia na sua porta no h quem queira. - Justo como as calas do Augusto.

LETRA L - Ladro endinheirado no morre enforcado. - Ladro que furta a ladro tem cem anos de perdo. - Lagartixa sabe em que pau bate a cabea. - Lgrimas com po passageiras so. - Lgrimas de herdeiro so sorrisos disfarados. - Laranja madura em beira de estrada, ou azeda ou tem maribondo. - Largos dias tm cem anos. - Largue essa vida e peque na minha. - L um dia a casa cai. - L com l, cr com cr. - Leito de um ms, pato de trs. - Lenha verde que faz fumaa. - Lngua comprida, sinal de mo curta. - Lngua no tem osso. - Lngua que fala, corpo que paga. - Livra-te dos ares, que te livrarei dos males. - Livra-me Deus dos meus amigos, que dos meus inimigos livrarei eu. - Lobo no come lobo. - Longe da vista, longe do corao. - Lua crescente, pontas para o oriente; lua minguante, pontas adiante. - Lua empinada, mar repontada. - Lua nova com crico tras gua no bico. - Lua nova de agosto carregou, lua nova de outubro trovejou. - Lua nova, lua posta, quarto de mar na costa. - Lua nova trovejada tem trs dias de molhada; se no quarto continua, molhada toda a lua. - Lugar de pesado o cho.

LETRA M - Macaco mexeu, quer chumbo. - Macaco no briga com o pau onde sobe. - Macaco no olha pro rabo. - Macaco, quando no pode comer banana, diz que est verde. - Macaco que sobe muito, mostra o rabo. - Macaco s no fala porque tem preguia de remar. - Macaco s v o rabo da cutia. - Macaco velho no mete a mo em cumbica. - Macaco velho no trepa em galho seco. - Madrasta o diabo arrasta. - Madruga e vers, trabalha e ters. - Me, a gente s tem uma. - Me acautelada, filha guardada. - Me no temeste, pai no tiveste, diabo te fizeste. - Mais barato o comprado que o pedido. - Mais custa mal fazer que bem fazer. - Mais depressa se pega um mentiroso do que um coxo. - Mais devoo e menos corao. - Mais faz quem quer do que quem pode. - Mais h quem suje a casa que quem a varra. - Mais sabe o tolo no seu do que o sisudo no alheio. - Mais se arrepende quem fala do que quem cala. - Mais se sabe por experincia que por aprender. - Mais tem Deus pra dar do que o diabo pra vender. - Mais tem o rico quando empobrece, que o pobre quando enriquece. - Mais vale a f do que o pau da barca. - Mais vale amigo na praa do que dinheiro na caixa. - Mais vale amigo prximo que parente afastado. - Mais astcia que fora. - Mais vale bem de longe que mal de perto. - Mais vale "Bem fiz eu" que "Se eu soubesse". - Mais vale boa regra que boa renda. - Mais vale bom guardador que bom ganhador. - Mais vale cair em graa que ser engraado. - Mais vale estrada velha que vereda nova. - Mais vale m avena que boa sentena. - Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato. - Mais vale no prometer que prometer e faltar. - Mais vale o exemplo que a doutrina. - Mais vale o feitio que o pano. - Mais vale penhor na arca que fiador na praa. - Mais vale pisado em pilo que comprado a tosto. - Mais vale quem Deus ajuda do que quem cedo madruga. - Mais vale sentir fome que sofrer de fastio. - Mais vale uma esperana tarde que um desengano cedo. - Mais vale uma perna que duas muletas.

- Mais vale um burro vivo que um doutor morto. - Mais vale um hoje que dois amanh. - Mais vale um "no" a tempo que um "sim" retardado. - Mais vale um ovo hoje que uma galinha amanh. - Mais vale um "toma" que dois "te darei". - Mais vale vergonha no rosto que mgoa no corao. - Mais vale vinagre dado que mel emprestado. - Mal com ele, pior sem ele. - Mal de muitos consolo . - Mal por mal, antes cadeia do que hospital. - Mal que no tem cura chama-se loucura. - Mantenha-me Deus onde esto os meus. - Mo fria, corao quente, amor pra sempre. - Mo quente, corao frio, amor vadio. - Maria vai com as outras. - Marido, ou nunca o ter, ou nunca perder. - Marido velho e mulher nova, ou corno ou cova. - Mata-pasto florado, inverno acabado. - Mata-se a cobra, mas no o veneno. - Matuto, abrindo a boca, ou entra mosca ou sai besteira. - Matuto o bicho mais parecido com gente que Deus deixou no mundo. - Mau o rico avarento, porm pior o pobre soberbo. - Maus caminhos, maus encontros. - Medida cheia derrama. - Meio-dia: quem no almoa, assovia. - Melhor prevenir que ser prevenido. - Menino engorda pra crescer e velho pra morrer. - Mesa redonda no tem cabeceira. - Mineiro mateiro, mineiro toqueiro. - Mineiro, nem a prazo nem a dinheiro. - Missa e mar se espera ao p. - Moa, chita e fita, no feia nem bonita. - Moa com velho casada como velha se trata. - Moa que casa com bacharel no tem quartel. - Moa no no namora com carrapato, por no saber qual o macho. - Mocidade preguiosa, velhice trabalhosa. - Mocidade viciosa, velhice penosa. - Moeda falsa, de noite se passa. - Morrendo e aprendendo. - Morre o homem, mas fica a fama. - Morte desejada, vida durada. - Mudado o tempo, muda-se o tento. - Muitas graas a Deus, porm poucas graas com Deus. - Muito custa a um pobre viver, mas mais custa a um rico morrer. - Muito mente quem muito d com a lngua no dente. - Muito prometer uma maneira de enganar. - Muitos amigos em geral, e um em especial. - Muitos so os chamados, porm poucos os escolhidos. - Mula que faz "him!" e mulher que sabe latim, raramente tem bom fim. - Mulher, arma e cavalo de andar, nada de emprestar.

- Mulher bem casada no tem sogra, nem cunhada. - Mulher boa prata que soa. - Mulher bonita e homem valento, tm muita extrao. - Mulher, cachaa e bolacha, em toda parte se acha. - Mulher calada pior que boi sonso. - Mulher chorosa, mulher fogosa. - Mulher de bigode nem o diabo pode. - Mulher de boa vida no tem medo de homem de m lngua. - Mulher de cabelo na venta, nem o diabo aguenta. - Mulher de cego, se direita, no se enfeita. - Mulher de igreja, Deus nos proteja. - Mulher de janela fala de todos, e todos dela. - Mulher de janela, nem costura nem panela. - Mulher doente, mulher pra sempre. - Mulher e chita, cada um acha a sua bonita. - Mulher e galinha so bichos interesseiros: galinha por milho, mulher por dinheiro. - Mulheres, quando se juntam a falar da vida alheia, comeam na lua nova e acabam na lua cheia. - Mulher e vidro sempre esto em perigo. - Mulher honesta, ter o que fazer a sua festa. - Mulher, quanto mais fala, mais mente; quanto mais mente, mais jura. - Mulher ri quando pode, e chora quando quer. - Mulher rixenta, nem o diabo aguenta. - Muro que cria barriga est pra cair.

LETRA N - Na barba do tolo aprende o barbeiro novo. - Na boca de quem no presta, quem bom no tem valia. - Na do discreto o pblico se faz secreto. - Na boca do mentiroso o certo se faz duvidoso. - Na boca do saco que est o atilho. - Na casa da galinha, o galo entra por trs. - Na casa de quem joga, pouca alegria mora. - Na cauda que est o veneno. - Nada como um dia depois do outro. - Nada duvida quem nada sabe. - Nadar, nadar, vir morrer na beira. - Nada se faz neste mundo que no se descubra. - Nada tem quem no se contenta com o que tem. - Na era de 31, poucos moos, velho nenhum. - Na fazenda fina que a mancha pega. - Na hora aflita que a gente apita. - Na hora da comida, o diabo traz um aos tombos. - Na hora da ona beber gua. - Na margem do atoleiro, se conhece o cavaleiro. - Na minha volta vai quem tem negcio. - Namorados arrufados, casamentos contratados. - No ata, nem desata.

- No botar gua a pinto. - No chores que os olhos doem e as baratas roem. - No choveu at o dia de So Jos, ano de seca . - No comas cru, nem andes com o p nu. - No confundir Z Germano com gnero humano. - No d pra um buraco de dente. - No dar cabo a machado. - No assim que se desova o grilo. - No com lambana que se pega ona. - No com vinagre que se apanham as moscas. - No da minha entrega. - No mais besta porque um s. - No mentira: quem mais joga quem mais tira. - No sangria desatada. - No unha de santo. - No faz passo largo quem tem perna curta. - No fez Deus a quem desamparasse. - No fui eu quem comeu o boi do Divino. - No gosta de doce quem no prova do amargo. - No h amor como o primeiro. - No h atalho sem trabalho. - No carne sem osso, nem farinha sem caroo. - No h carta sem resposta. - No h casamento pobre, nem mortalha rica. - No h cego que se veja, nem torto que se conhea. - No defunto rico, nem noivo pobre. - No h defunto sem choro, nem cachorro sem dono. - No h despesa maior que a de tempo. - No h dois altos sem uma baixa no meio. - No h domingo sem missa, nem segunda-feira sem preguia. - No h efeito sem causa. - No h festa que no tenha o seu espinho de garganta. - No h funo, nem brincadeira, que no acabe por bebedeira. - No h gosto sem desgosto. - No h ladro sem o santo de sua devoo. - No h mal que o tempo no cure. - No h melhor espelho que amigo velho. - No h mestre como o mundo. - No h moo doente, nem velho sadio. - No h mulher sem graa, nem festa sem cachaa. - No h ningum que no carregue sua cruz. - No h pecado que no possa ser perdoado. - No h penico sem tampa. - No h pior surdo que aquele que no quer ouvir. - No h prazo que no se vena. - No h rainha sem a sua vizinha. - No h rosa sem espinhos. - No h sogra que se lembre que j foi nora. - No h subida sem descida. - No h tempero to bom como a fome.

- No mando encher, porque no linguia. - No me fio em soldado que as armas caem da mo. - No me olhe de banda, que eu no sou quitanda; nem me olhe de lado, que eu no sou melado. - No mexe um p, sem pedir licena ao outro. - No peas a quem pediu, nem sirvas a quem serviu. - No poupa a morte nem o fraco nem o forte. - No prepara a cama sem ver a noiva. - No sabe governar quem no sabe obedecer. - No sabe da missa a metade. - No se aproveita nem a alma pra fazer sabo. - No se bebe sem ver, nem se assina sem ler. - No se deixa caminho por atalho. - No se deixa pra amanh o que se pode fazer hoje. - No sei, no quero saber e tenho raiva de quem sabe. - No se pode deixar de atirar carne s feras. - No se pode tocar sino e acompanhar a procisso. - No te faas pobre a quem no te h de fazer rico. - No tenho filho barbado, no! - No tenho nada com o sabo e sim com a roupa lavada. - No ter alisado banco de escola. - Nasceu com os ps pra trs. - Nas ocasies que se conhece os amigos. - Na sombra da galinha o cachorro bebe gua. - Nem bonita que abisme, nem feia que faa medo. - Nem garrancho lenha, nem moleque gente. - Nem mel, nem cabaa. - Nem por tanto se madrugar, amanhece mais cedo. - Nem que chova canivete. - Nem - Nem - Nem - Nem - Nem que o diabo toque rabeca. reza de padre de boa vida d jeito. sempre aquele que dana que paga a msica. s de po vive o homem. tanto ao mar, nem tanto terra.

- Nem todo dia dia de santo. - Nem tudo que reluz ouro. - Nem tudo que balana, cai. - Nem todo pau d esteio. - Ningum deixa o certo pelo duvidoso. - Ningum obrigado a fazer o impossvel. - Ningum profeta em sua terra. - Ningum fica pra semente. - Ningum foge sua prpria sorte. - Ningum "love", antes que prove. - Ningum - Ningum - Ningum - Ningum - Ningum pode assobiar e chupar cana. pode ser juiz em causa prpria. pode servir a dois senhores. pode tapar a boca do mundo. sabe onde o cemitrio dos ruins.

- Ningum se faa agressor, sem razo e sem valor.

- No aougue, quem mal fala, pior ouve. - No aproveitar que vai o ganho. - No Brasil no h pressa. - No caipira quem mais joga quem mais perde. - No Cear no h fortuna que chegue a neto. - No cu, Cristo; na terra, isto! - No duro ningum se atola, nem faz poeira no mole. - No frigir dos ovos que a manteiga chia. - Noivado prolongado acaba desmanchado. - No jogo que se conhece quem tem educao. - No jogo o que menos se perde dinheiro. - No jogo se perde o amigo e se ganha o inimigo. - No meio que est a virtude. - No mundo voga quem bebe e joga. - Nora rogada, panela repousada. - No rufo do pandeiro se conhece o companheiro. - No sofrer e no abster est todo o vencer. - Nos pequenos vasos que esto as grandes essncias. - No tempo em que se amarrava cachorro com linguia. - Notcias dianteiras so sempre verdadeiras. - Novos tempos, novos costumes. - Numa mulher no se bate nem com uma flor. - Nunca o invejoso medrou, nem quem junto dele morou. - Nunca o vi mais gordo. - Nunca vi unheiro verde em buraco de parede.

LETRA O - O abuso no tira o uso. - O alheio chora a seu dono. - O amor e a f nas obras se v. - O amor cego. - O amor como o sono, que no dispensa ningum... Eu s comparo com a morte: ningum sabe quando vem. - O amor no tem lei. - O ano, quanto mais alto sobe, menos parece. - O avarento rico no tem parente nem amigo. - O bem que no fizeres, dos teus no esperes. - O bem s conhecido depois de perdido. - O boi que sofre, o carro que geme. - O boi, estando em terra alheia, at as vacas lhe do. - O boi pela ponta, o homem pela palavra. - O bom da verdade quando se chega em casa. - O bom filho casa retorna. - O bom ganhar faz o bom gastar. - O bom juiz ouve o que cada um diz. - O bom pai ame-se, e o mau sofra-se. - Obra desmente sinal. - O burro se amarra no rabo do dono.

- O cantar quer hora e o comer descanso. - O carro no anda adiante dos bois. - O corao sente e a boca mente. - O costume rei, porque se faz lei. - O de baixo meu, o de cima do judeu. - O delegado que o pai das queixas. - O dente morde a lngua, e, mesmo assim, vivem juntos. - O diabo ajuda os seus. - O homem fala, a mulher escuta: vem o diabo e executa. - O homem faz e Deus desfaz. - O homem na praa, e a mulher em casa. - O homem pe e Deus dispe. - Olho por olho, dente por dente. - O lombo da gente fiador da lngua. - O mal e o bem face vm. - O manso boi touro foi. - O melo e a mulher ruins so de conhecer. - O melhor da festa esperar por ela. - O melhor da missa chegar no fim. - O mentir vem do pouco ver e do muito ouvir. - O mundo d muitas voltas e numa delas eu entro. - O mundo pra ser bom, precisa se fazer outro. - Onde a razo no fala, doido quem no se cala. - Onde bem me vai, tenho me e pai. - Onde come um, comem dois. - Onde Deus no vai, o diabo rei. - Onde est o galo, no canta a galinha. - Onde est o homem, est o perigo. - Onde fogo no h, fumaa no se levanta. - Onde fora no h, direito se perde. - Onde h fumaa, h fogo. - Onde h mel, h abelhas. - Onde mora raposa, no se cria galinha. - Onde muitos mandam, ningum obedece. - Onde no chega o pano, chega a tesoura. - Onde o ouro fala, tudo cala. - Onde passa o boi, passa o cavalo com o vaqueiro. - Onde tem ona, macaco no pia. - Onde vai a corda, vai a caamba. - Onde vai o peo, vai o ferro. - O perdo faz o ladro. - O pouco com Deus muito, e o muito sem Deus nada. - O povo aumenta, mas no inventa. - O preguioso trabalha mais que o trabalhador. - O prometido devido. - O que a chuva faz num dia, o sol no desmancha em dois. - O que bem comea, bem acaba. - O que cair na rede peixe. - O que cedo amadurece, cedo apodrece. - O que d mais no serto menino e jerimum.

- O que Deus no quer, o diabo no enjeita. - O que dinheiro no fizer neste mundo, nada mais faz. - O que bom custa caro. - O que bom por si se gaba, o que mau por si se acaba. - O que do homem o bicho no come, o que da mulher o bicho quer. - O que ruim de passar bom de lembrar. - O que est feito no est por fazer. - O que h mais neste mundo mulher feia e homem sem palavra. - O que mais se perde neste mundo vontade e cuspe. - O que mulher quer, nem o diabo d jeito. - O que no mata, engorda. - O que no se pode dizer, no se deve fazer. - O que no tem remdio, remediado est. - O que o bero d, s o tmulo tira. - O que os olhos no vem, corao no sente. - O querer e no poder faz andar falando s. - O que se d de graa "Bom Dia"! - O que se faz de noite, de dia aparece. - O que um faz, outro aproveita. - Orao curta depressa chega ao cu. - O remdio dum porre outro porre. - O rio corre, porque seu fim se acabar. - O risco que corre a broca, corre o martelo. - O rogado mais caro que o comprado. - O saber no ocupa lugar. - Os arrependidos so os que se salvam. - Os credores tem melhor memria que os devedores. - Os dias so do mesmo tamanho, mas no se parecem. - Os erros de uns so lies de outros. - Os filhos, depois de mamarem na me, mamam no pai. - Os homens no se medem aos palmos. - O silncio a alma do sossego. - Os incomodados so os que se retiram. - Os maus por si se destroem. - Os olhos so a janela da alma. - O sol no quem faz a sombra. - O sol nasce para quem compra e se pe para quem vende. - O sol nasce para todos. - O sono parente da morte. - Os ps iro onde quiser o corao. - Os que se humilham sero exaltados. - Os ltimos sero os primeiros. - O temor a Deus o princpio da sabedoria. - O tempo o senhor de tudo. - O tempo s ruim pra quem no sabe esperar. - O tempo vai e no volta. - O tolo aprende sua custa, e o sabido custa do tolo. - O tolo calado passa por sabido. - O trabalho que faz o homem. - O trabalho regula a paga.

- O travesseiro o melhor conselheiro. - O trem apita na curva. - Outubro nublado, janeiro molhado. - Ovelha que do lobo, Santo Antnio no guarda. - O velho por no poder e o moo por no saber, deixam as coisas a perder. - O vilo morde a mo que o afaga, e beija o p que o esmaga. - Ovo de cobra no gora. - Ovo, jura e jejum nasceram pra se quebrar.

LETRA P - Pacincia o nome duma vaca velha. - Padre mouco no confessa. - Paga o justo pelo pecador. - Paga o que deves, v quanto te fica. - Pai e me muito bom, barriga cheia melhor. - Pai fazendeiro, filho cavalheiro, neto sapateiro. - Pai guardador, filho gastador. - Pai rico, filho nobre, neto pobre. - Paixo cega a razo. - Palavra dada, vida empenhada. - Palavra de homem um tiro. - Palavra demais s custa dinheiro em telegrama. - Palavra de rei no volta atrs. - Palavra e pedra que se soltam no tem volta. - Palavra fora da boca pedra fora da mo. - Palavras ditas, pancadas dadas. - Palmatria quebra dedo, mas no quebra opinio. - Pancada de amor no di. - Panela no fogo sinal de barriga vazia. - Panela que cozinha pra trs, d de comer pra cinco ou seis. - Panela que muito ferve, o sabor perde. - Po de hoje, carne de ontem e vinho de outro vero fazem o homem so. - Po grande no acha fregus. - Papagaio come milho, periquito leva a fama. - Para frente que se caminha. - Para baixo todos os santos ajudam. - Para diante que as malas batem. - Para enganar um mineiro, s outro mineiro. - Para grandes males, grandes remdios. - Para no acabar, melhor no comear. - Para o filho, bom conselho servir-lhe o pai de espelho. - Para quem ama, catinga de bode cheiro. - Para quem est perdido, todo mato caminho. - Para quem tarde se levanta, cedo anoitece. - Para quem trabalha, os dias parecem curtos. - Para se encontrar o diabo, no carece pressa. - Para se morrer, basta estar vivo. - Para tudo h remdio, menos para a morte.

- Parente que faz mal a gente. - Partir de casa a maior jornada. - Passado o perigo, se esquece o santo. - Passarinho que na gua se cria, sempre por ela pia. - Patro fora, dia santo na loja. - Paulista, nem fiado, nem vista. - Pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. - Pecado confessado est meio perdoado. - Pedra que rola no cria limo. - Pegar a ocasio pelos cabelos. - Pegar o sol com as mos. - Peixe podre sal no cura. - Pela amostra se conhece a chita. - Pela boca morre o peixe. - Pelas as luas se tiram as mars. - Pelo rodar da carruagem, se conhece quem vai dentro. - Pelos amores novos se esquecem os velhos. - Pelos domingos, se tiram os dias santos. - P que no anda, no d topada. - Pequenas causas, produzem grandes efeitos. - Pequeno machado derriba grande rvore. - Perca-se tudo, menos a honra. - Perdendo tempo, no se ganha dinheiro. - Perdoa-se o dio, mas no o despreza. - Pergunte a Deus por meus pecados. - Pernas, pra que te quero. - Perto da igreja, longe de Deus. - Perto da razo, longe da culpa. - Perto de quem come, longe de quem trabalha. - Pescar, em guas turvas. - Piro feito no se deixa. - Pobre com ba perde o trem. - Pobre com rica casado, mais que marido criado. - Pobre, mas no da graa de Deus. - Pobre muda de patro, mas no de condio. - Pobre no nem o que rico foi. - Pobre, quando acha um ovo, o ovo goro. - Pobre que arremeda rico morre aleijado. - Pobres ns todos somos; miserveis quem se faz so os donos. - Poltica de matuto como carta de baralho: s serve misturada. - Plvora pouca, chumbo at a boca. - Por bem fazer, mal fazer. - Por causa de peso e medida, tem muita alma perdida. - Por causa de um vintm, se gasta cem. - Por fora muita farofa, por dentro molambo s. - Por onde vs, assim como vires, assim fars. - Por pobre tambm se chora defunto. - Porta aberta, o justo peca. - Porta da rua, serventia da casa. - Porta fechada, pele guardada.

- Por um dia de prazer, um ano de sofrer. - Por velho casado se reza como finado. - Poucas e boas, devagar que doa. - Pouco e em paz, muito se me faz. - Pouco fel faz azedo muito mel. - Poupa teu vintm, que um dia sers algum. - Pra gua de cidade no h cabresto nem palanque. - Praga de urubu no mata cavalo. - Pra po de quinze dias, fome de trs semanas. - Pra quem diz "J" e no "depois", um dia vale dois. - Preguia no lava a cabea, e se lava, no penteia. - Preso e cativo no tem amigo. - Presuno e gua benta, cada um toma o que quer. - Primeiro a obrigao, depois a devoo. - Primeiro o bucho, depois o luxo. - Princpios ruins, desgraados fins. - Procurar agulha em palheiro. - Procurar sarna pra se coar. - Proibio faz tentao. - Promessas s as de Cristo. - Promete sempre em dvida, pois a dar ningum te ajuda. - Puxe uma cadeira e sente-se no cho.

LETRA Q - Quando a barriga est cheia, toda goiaba tem bicho. - Quando a cabea no tem juzo, o corpo quem padece. - Quando a desgraa vem, no olha a quem. - Quando a misria entra pela porta, a virtude sai pela janela. - Quando a noite de escuro, no vai nada a madrugada. - Quando as galinhas criarem dentes. - Quando Deus d a farinha, o diabo esconde o saco. - Quando Deus manda chuva, pra ns todos nos molharmos. - Quando Deus no quer, o diabo no pode. - Quando Deus quer, gua fria remdio. - Quando Deus se atrasa, vem um anjo no caminho. - Quando Deus tira os dentes, alarga a goela. - Quando o diabo reza, enganar-te quer. - Quando o doente escapa, foi Deus quem o salvou; e, quando morre, foi o mdico quem o matou. - Quando o mal de morte, no precisa de Doutor. - Quando o rico geme, o pobre quem sente a dor. - Quando os gatos no esto em casa, os ratos passeiam em cima da mesa. - Quando os meus males forem velhos, os de algum sero novos. - Quando pequenos, os filhos nos pisam os ps; quando grandes, nos pisam o corao. - Quando se casa uma filha, d-se a carga pro burro; e, quando se casa um filho, d-se o burro pra carga. - Quando se est infeliz, se cai de costa e se quebra o nariz. - Quando se ouve o tiro, a bala j anda longe. - Quando uma porta se fecha, outra se abre.

- Quando um burro fala, o outro se cala. - Quando um no quer, dois no brigam. - Quando um paga, dois descansam. - Quando voc ia pro moinho, j eu voltava com o fub. - Quanto maior a ventura, tanto menos segura. - Quanto mais alto o pau, mais bonita a queda. - Quanto mais se vive, mais se v. - Quanto pior, melhor. - Queda de velho no levanta poeira. - Queimar o ltimo cartucho. - Queira-me bem de graa, que por dinheiro chalaa. - Quem a boa rvore se chega, boa sombra o cobre. - Quem a boca do meu filho beija, a minha adoa. - Quem abrolhos semeia, espinhos colhe. - Quem a cera h de abrandar, as unhas h de queimar. - Quem acha um bom genro, ganha um filho; quem acha um ruim, perde uma filha. - Quem acomoda, no incomoda. - Quem aconselha, no obriga. - Quem ama mulher casada, anda com vida emprestada. - Quem anda aos porcos, tudo lhe ronca. - Quem anda depressa quem mais tropea. - Quem anda em demanda, com o demo anda. - Quem anda muito depressa passa por cima do que precisa. - Quem anda na terra alheia, pisa no cho devagar. - Quem anda no mar, aprende a rezar. - Quem anda pela cabea dos outros piolho. - Quem anda sem dinheiro, no arranja companheiro. - Quem apanha de mulher no se queixa a delegado. - Quem arma a esparrela, s vezes cai nela. - Quem as coisas muito apura, no vive vida segura. - Quem avisa, amigo . - Quem bem ama, bem castiga. - Quem bem ata, bem desata. - Quem bem nada no se afoga. - Quem boa cama faz, nela se deita. - Quem bota a carapua, acha que lhe assenta. - Quem cala, colhe; quem fala semeia. - Quem cala, consente. - Quem caminha por atalhos nunca sai de sobressaltos. - Quem canta de graa galo. - Quem canta, seu mal espanta. - Quem carrega que sabe o peso que pega. - Quem casa com mineiro vive sempre no chiqueiro. - Quem casa com mulher feia no tem medo de outro homem. - Quem casa com paulista, nunca mais levanta a crista. - Quem casa com sapateiro, lambe sola o ano inteiro. - Quem casa filha, depenado fica. - Quem casa quer casa. - Quem casa, quer casa longe da casa que casa. - Quem cedo se deita e cedo se levanta, doena, pobreza e velhice espanta.

- Quem chora, seu mal piora. - Quem com ces se deita, com pulgas se levanta. - Quem com coxo anda, aprende a mancar. - Quem come cantando, morre berrando. - Quem come sem conta, morre sem honra. - Quem come tudo num dia, no outro assovia. - Quem com ferro fere, com ferro ser ferido. - Quem comigo sempre andou, por mim nunca esperou. - Quem compra e mente, na bolsa o sente. - Quem compra fiado, paga dobrado. - Quem compra o que no pode, vende o que no quer. - Quem compra sem poder, vende sem querer. - Quem conta um conto, acrescenta um ponto. - Quem corre cansa; quem anda alcana. - Quem cospe pra cima, na cara lhe cai. - Quem cuida da vida dos outros, se esquece da sua. - Quem d aos pobres, empresta a Deus. - Quem d, esquece; quem apanha, lembra. - Quem d e torna a tomar, ao inferno vai parar. - Quem d o que tem, a pedir vem. - Quem deixa de ser amigo, nunca o foi. - Quem de moo no morre, de velho no escapa. - Quem depressa se determina, cedo se arrepende. - Quem despreza o pouco, no ama o muito. - Quem diabos compra, diabos vende. - Quem dinheiro tiver, far o que quiser. - Quem diz o que quer, ouve o que no quer. - Quem dorme na pipa, amanhece na bica. - Quem bom j nasce feito. - Quem do mar no enjoa. - Quem fcil de contentar, menos tem que chorar. - Quem feio, volta pelo caminho que veio. - Quem encomendou o sermo, que o pague. - Quem erra e se emenda, a Deus se encomenda. - Quem s, senhor de si. - Quem espera, cansa; mas quem cansa, alcana. - Quem espera da mo alheia, mal janta e pior ceia. - Quem espera por sapato de defunto, toda a vida anda descalo. - Quem est com fome, no escuta conselhos. - Quem est na chuva, pra se molhar. - Quem torto e mal se ajeita, tarde ou nunca se endireita. - Quem vivo, sempre aparece. - Quem eu quero no me quer, quem me quer no me convm. - Quem fala muito d "Bom Dia" a cavalo. - Quem faz o mal pagador o ruim cobrador. - Quem faz o que pode, faz o que deve. - Quem foge, no diz pra onde vai. - Quem foi rei, sempre ser majestade. - Quem ganha deitado mulher. - Quem gosta de velho reumatismo.

- Quem gosta de velho museu. - Quem graas faz, graas merece. - Quem herda, no furta. - Quem junta pra si, poupa pros outros. - Quem mais duvida, mais aprende. - Quem mais faz, menos merece. - Quem mais se afoga quem sabe nadar. - Quem mais tem, mais deseja. - Quem mais trabalha, menos ganha. - Quem mais vive, mais aprende. - Quem mal aos outros deseja, a si lhe chega. - Quem mal comea, mal acaba. - Quem mal fala, pior ouve. - Quem menos pode, quem paga o bode. - Quem me repreende, do mal me defende. - Quem morre na vspera peru. - Quem muito escolhe, com o pior fica. - Quem muito fala, muito mente. - Quem muito pede, muito fede. - Quem muito v, um olho basta. - Quem nada tem, nada teme. - Quem na minha casa no vai, da sua me corre. - Quem namora moa de sobrado, fica com o pescoo torto. - Quem no aceita conselhos, no merece ajuda. - Quem no ajuda, no atrapalha. - Quem no arrisca, no petisca. - Quem no aventura, no come gordura. - Quem no busca a Deus na vida, de Deus deixado na morte. - Quem no chora, no mama. - Quem no dana, pega criana. - Quem no d pra sela, d pra cangalha. - Quem no deve, no teme. - Quem no por mim, contra mim. - Quem no fala, Deus no ouve. - Quem no muda de caminho trem. - Quem no o conhecer, que o compre. - Quem no pode com o pote, no pega na rodilha. - Quem no pode com o tempo, no inventa moda. - Quem no quer barulho de cabaa, no carrega mais que uma. - Quem no quer quando pode, no pode quando quer. - Quem no quer ser lobo, no lhe veste a pele. - Quem no quer trabalho, no quer ganho. - Quem no sabe calar, no sabe falar. - Quem no sabe fingir, no sabe governar. - Quem no sabe sofrer, no sabe vencer. - Quem no se d o respeito, no respeitado. - Quem no tem cabea, no carrega chapu. - Quem no tem cachorro, caa com gato. - Quem no tem competncia, no se estabelece. - Quem no tem culpa, no pede desculpa.

- Quem no tem, Deus o mantm. - Quem no tem dois olhos, chora por um s. - Quem no tem farinha, pra que quer peneira? - Quem no tem pacincia, no alcana o cu. - Quem no tem tu, vai tu mesmo. - Quem nasce torto, morre envergado. - Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza. - Quem nunca se aventurou, no perdeu, mas no ganhou. - Quem o feio ama, bonito lhe parece. - Quem oferece, no quer dar. - Quem o pouco no agradece, o muito no merece. - Quem paga dvidas, aumenta fortuna. - Quem pariu Matheus, que o embale. - Quem parte e reparte e no fica com a melhor parte, ou tolo ou no tem arte. - Quem pega peso de graa balana. - Quem pensa, no casa. - Quem perde honra por negcio, perde o negcio e a honra. - Quem perde o dia, no perde o ano. - Quem pergunta, quer saber. - Quem planta, colhe. - Quem planta e cria, tem alegria. - Quem pode, luta; quem no pode, cai. - Quem pode, pode; e quem no pode, se sacode. - Quem poupa o que tem, no mendiga o de ningum. - Quem procura, acha. - Quem procura casamento, procura arrependimento. - Quem protesta, perde. - Quem quer bolir com a moa, bole com o p e com a bolsa. - Quem quer festa, sua-lhe a testa. - Quem quer passar bem, no sai de casa. - Quem quer ser mais do que , fica pior do que est. - Quem quer ter mais do que lhe convm, perde o que quer e o que tem. - Quem quer, vai; que no quer, manda. - Quem quiser cedo engordar, coma com fome e beba degavar. - Quem quiser morrer de fome e devagar, fazer roa e no ir l. - Quem ri hoje, chora amanh. - Quem rouba tosto ladro; quem rouba milho baro. - Quem sai aos seus, no degenera. - Quem se faz de mel, moscas o comem. - Quem semeia dios, colhe vinganas. - Quem semeia vento, colhe tempestade. - Quem sempre mente, vergonha no sente. - Quem se senta em seu lugar, ningum o faz levantar. - Quem se v perdido, lana-se ao mar. - Quem se vexa, come cru. - Quem tarde chega, mal se acomoda. - Quem tem amor, tem cime. - Quem tem boca, vai a Roma. - Quem tem costa quente, valente. - Quem tem filho barbado camaro.

- Quem tem governo, no perde eleio. - Quem tem mazela, todos falam nela. - Quem tem ofcio, tem benefcio. - Quem olhos fundos, chora cedo. - Quem tem o que perder, tem o que temer. - Quem tem preguia, no faz casa de telhado. - Quem tem pressa, v por terra, que por mar pode se afogar. - Quem tem telhado de vidro no atira pedra nos outros. - Quem tira a camisa do boi, sem a sua fica. - Quem tira retrato de graa espelho. - Quem trabalha de graa relgio. - Quem tropea e no cai, caminho adianta. - Quem tudo quer, tudo perde. - Quem vai o vento perde o assento. - Quem vai pra casa, no chega fora de hora. - Quem vai sem ser chamado, volta sem ser mandado. - Quem v a barba do vizinho arder, bota a sua de molho. - Quem v cara, no v corao. - Quem v muito, um olho basta. - Quem vestiu seda, guarda os retalhos. - Quem vive toa, no tem tempo pra nada. - Quem vive com f casado . - Quem vive em paz, dorme em sossego. - Quem viver ver as voltas que o mundo d. - Querer casar com o filho do sol e o neto da lua. - Querer e no poder faz andar falando s. - Querer ensinar Pai-Nosso a vigrio. - Querer o milagre e dispensar o nome do Santo. - Questo de terra mata como guerra.

LETRA R - Raa de boi capim. - Raposa, cai o cabelo, mas no deixa de comer galinha. - Raposa de luvas no chega s uvas. - Razo, quanto mais, melhor. - Rei morto, rei posto. - Remar contra a mar perder tempo. - Remdio de doido doido e meio. - Remdio de pobre doente sepultura. - Remendo novo no pega em pano novo. - Rente como po quente. - Resposta branda a ira quebranta. - Rico em casa de pobre perdio de galinha. - Rico quem nada deve. - Rico quem se contenta com o que tem. - Ri melhor quem ri por ltimo. - Riqueza a valer sade e saber. - Riqueza do serto chuva.

- Riscar largo e cortar estreito. - Ri-se o diabo, quando o faminto d ao farto. - Roceiro na cidade sinal de novidade. - Rogar a Deus que santo velho. - Roma no se fez num dia. - Roupa preta que roupa de gala. - Roupa suja se lava em casa. - Rua de valento o cemitrio. - Ruivas de manh, chuvas de tarde.

LETRA S - Sbado de aleluia, carne no prato, farinha na cuia. - Saco cheio no se dobra. - Saco vazio no se pe em p. - Saltar das brasas e cair nas labaredas. - Salve-se quem puder. - Salvou-se uma alma. - Santo de carne, pau nele. - Santo de casa no faz milagre. - So brancos, l se entendam. - So cachimbos apagados. - So favas contadas. - So intrigas da oposio. - Sapo de fora no chia. - Sapo no pula por boniteza e, sim, por preciso. - Sapo que salta, gua que falta. - Sade cuidada, vida conservada. - Sade e gerao, no se apuram muito no. - Se ao criminoso queres zangar, fala-lhe em crime e deixa-te estar. - Se as armas falam, as leis se calam. - Se bem o disse, melhor o fez. - Se cair, do cho no passa. - Se Deus quiser e a justia da terra consentir. - Se esta semana curta, sete dias traz a outra. - Se estiveres em tua tenda, no te acharo em contenda. - Segredo em boca de mulher como manteiga em venta de cachorro. - Segundo prato nunca to bom como o primeiro. - Seguro morreu de velho. - Sei no, Conceio! - Seja feliz: d uma topada e quebre o nariz. - Sem eira, nem beira, nem ramo de figueira. - Sem sal no h batizado. - Sem ser ladro, no se rico, no! - Se no houvesse mau gosto, amarelo no tinha graa. - Se no houvesse quem escutasse, no havia quem falasse. - Senhor s h um, e este est no cu e de todos ns. - Se o velho pudesse e o moo soubesse, no havia nada que no se fizesse. - Se peo, sou pido; se no peo, no me do.

- Se queres a paz, prepara-te para a guerra. - Se queres que teu filho cresa, lava-lhe os ps e raspa-lhe a cabea. - Se queres ter boa demanda, anda com o escrivo banda. - Se queres ver o vilo, mete-lhe a vara na mo. - Servio de menino pouco, mas quem o despreza louco. - Se te d o pobre, para que mais te tome. - Se vontade fosse jeito, pobreza tinha fim. - Silncio tambm resposta. - S acontece o que Deus quer. - S alcana quem no cansa. - Sobre gosto no se discute. - S d quem tem e quem quer bem. - Sogra, nem de barro porta. - Sol de agosto, calor a gosto. - Sol e sal livram a gente de muito mal. - Sol posto, boi solto. - Soluo vai, soluo vem! soluo vai pra quem me quer bem. - S no fala porque tem preguia de dar recado. - S no joga pedra em Santo. - S no me engoliu porque eu abri os braos. - Sonhe comigo, mas no caia da cama. - S o que bota pobre pra diante topada. - S se morre uma vez. - S se sabe o que sade quando se est doente. - S se sente falta de gua quando o pote est vazio. - S se veja quem se deseja. - Sossego de homem mulher feia e cavalo capado. - Sua alma, sua palma. - Suspeitas destroem a verdade. - Sustentas um bezerro e ters um boi.

LETRA T - Tal amo, tal criado. - Tal pai, tal filho. - Tal vida, tal morte. - Tamanco faz zoada, mas no fala. - Tamanho no documento. - Tanta lida para to pouca vida. - Tantas cabeas, tantas opinies. - Tanto daqui pra l como de l pra c. - Tanto faz correr como saltar. - Tanto faz dar na cabea como na cabea dar. - Tanto faz seis como meia dzia. - Tanto faz que a gua corra pra cima como pra baixo. - Tanto se me d como se me deu. - Tanto vai o pote bica que, um dia, l se fica. - Tanto tens, tanto vales.

- To bom o balaio como a tampa. - To certo como dois e dois so quatro. - To depressa morrem de cordeiros como de carneiros. - To grande o erro como o que erra. - Tapona dada nem Deus tira. - Tarde dar mesmo que negar. - Tatu na toca rei. - Telhado de igreja sempre goteja. - Tem boi na linha. - Temer a morte morrer duas vezes. - Temos mouros nas costas. - Tempestade em copo de gua. - Tempo bastante sempre pouco. - Tempo de guerra, mentira como terra. - Tempo e mar no esperam por ningum. - Tempo remdio. - Tempo perdido no se recupera. - Tenha santa pacincia! - Terra e cal escondem muito mal. - Testamento de pobre se escreve numa unha e ainda sobra papel. - Tio de fogo e carta de apresentao no se nega a ningum. - Tiram-me os dentes e do-me milho torrado. - Tocar viola sem corda. - Toda comparao odiosa. - Toda mar enche e vaza. - Toda medalha tem seu reverso. - Toda recada perigosa. - Toda roupa serve no nu, menos colete. - Todo bom cobrador mau pagador. - Todo caminho d na venda. - Todo doido tem sua mania. - Todo homem, quando embarca, deve rezar uma vez, quando vai guerra, duas, e quando se casa, trs. - Todo mundo come palha: a questo saber dar. - Todo mundo inveja o vinho que eu bebo, mas ningum sabe as quedas que eu tomo. - Todo p aleijado procura uma bota torta. - Todos do Par, menos os do lugar. - Todos ns somos filhos de Deus. - Todos so iguais perante a lei. - Todos so justos, quando se abotoam. - Todo trabalho merece paga. - Tolo o co que enjeita o osso que lhe do. - Tomando bno a cachorro, chamando gato de "meu tio". - Topada no quebra dedo. - Torre, s de igreja! - Tosse, amor e febre ningum esconde. - Tosse seca, trombeta da morte. - Tostado, antes morto que cansado. - Touro briga, mas se borrando. - Trabalha o feio pro bonito comer. - Trabalho meio comeado, meio acabado.

- Trabalho meio de vida e no de morte. - Trabalho se fez pra burro e portugus. - Trguas no so pazes. - Trs coisas fazem o homem se perder: muito falar e pouco saber, muito gastar e pouco ter, muito presumir e pouco valer. - Triste da casa onde a galinha canta e o galo cala. - Triste dos sabidos, se no fossem os tolos. - Tristezas no pagam dvidas. - Trovo longe, chuva perto. - Tudo como dantes, no quartel de Abrantes. - Tudo demais sobra. - Tudo lhe fede, nada lhe cheira. - Tudo na vida quer tempo e medida. - Tudo na vida tem seus conformes. - Tudo passa sobre a terra. - Tudo pode ser, sem ser milagre. - Tudo que demais aborrece. - Tudo tem seu dia. - Turco srio morre pequeno.

LETRA U - Um abismo chama outro. - Uma andorinha s no faz vero. - Uma desgraa nunca vem s. - Uma ver, outra contar. - Uma faca amola a outra. - Uma hora de jogo descobre mais que um ano de conversao. - Uma mo lava a outra e ambas o rosto. - Uma mentira acarreta outra. - Uma no cravo, outra na ferradura. - Uma ovelha ruim bota um rebanho a perder. - Uma passada de dia vale duas de noite. - Umas em cheio, outras em vo. - Uma vez no so vezes. - Um burro carregado de livros um doutor. - Um conto e um canudo, fora o dinheiro mido. - Um crime no justifica outro. - Um dia da caa, o outro do caador. - Um dia dos judeus, quatro e cinco so de Deus. - Um dia frio e outro quente faz mal a gente. - Um fsforo acaba um palcio. - Um - Um - Um - Um - Um gamb cheira outro. gro no enche o celeiro, mas ajuda o companheiro. homem prevenido vale por dois. olho no Padre e outro na Missa. prego empurra outro.

- Unhas de gato e hbitos de beato. - Uns com tanto, outros com to pouco.

- Uns devem, porm no pagam, outros pagam sem dever. - Urubu pelado no voa em bando. - Usa e sers mestre. - Usar, no abusar.

LETRA V - V atentar o diabo com reza. - Vaca que no come com os bois, ou come antes, ou comer depois. - Vaca velha parece que nunca foi bezerra. - Vaidade das vaidades, tudo vaidade. - Vaidade de pobre defeito, e de rico enfeite. - Vaidade de rico recurso de pobre. - Vai e vem, quem de seu tem. - Valentia no privilgio. - Vo as leis onde querem os reis. - Vo os bons, ficam os ruins. - Vo-se os amores, ficam as dores. - Vo-se os anis, ficam os dedos. - Vaqueiro bom no gaba cavalo. - Vaqueiro novo faz o gado desconfiado. - V se queixar ao bispo. - Vasilha quebrada dura muito. - Vasilha ruim no se quebra. - Vassoura nova varre direito. - V ver se eu estou ali na esquina. - Velhice, segunda meninice. - Velho apaixonado, com pouco est cansado. - Velho com amor, inverno em flor. - Velho bananeira que j deu cacho. - Velho que se cura, cem anos dura. - Velhos amigos e contas novas. - Vencer sem perigo triunfar sem glria. - Venda seu peixe, que eu, depois, vendo o meu. - Vender em casa, comprar na feira. - Ver de perto, pra contar de certo. - Vergonha poder furtar e no poder carregar. - Vermelho no serto, velhas no fogo. - Vermelho para o mar, velhas a lavar. - Ver no tira pedao. - Ver, ouvir e calar. - Ver pra crer. - Ver quanto di uma saudade. - Viagem de boca no faz despesa. - Vi com esses olhos que a terra h de comer. - Vida e confiana s se perde uma vez. - Vida prazer de quem no tem saber. - Vida gemida, vida comprida. - Vinho, azeite e amigo, quanto mais velho, melhor.

- Vintm poupado, vintm ganho. - Violncia crise de fraqueza. - Viva de beira de estrada, nem viva, nem casada. - Viva sobejo de defunto. - Viva rica, casada fica. - Viva rica com um olho chora e com o outro repica. - Viva quem tem bigode, quem tem cavanhaque bode. - Viver no nada, saber viver que . - Viver no posso, morrer no quero. - Voc baixo, seu cabelo no d cacho. - Vocs nunca foram amigos, hoje querem se estranhar. - Voltar vaca fria. - Vontade tambm consola. - Voz do povo, voz de Deus.

You might also like