You are on page 1of 3

Leonardo Boff discute a Lei e a imposio da Ideologia do mais forte

Os avies no pilotados: a violao mais covarde dos direitos humanos


Leonardo Boff

Vivemos num mundo no qual os direitos humanos so violados, praticamente em todos os nveis, familiar, local, nacional e planetrio. O Relatrio Anual da Anistia Internacional de 2013 com referncia a 2012 cobrindo 159 pases faz exatamente esta dolorosa constatao. Ao invs de avanarmos no respeito dignidade humana e aos direitos das pessoas, dos povos e dos ecossistemas estamos regredindo a nveis de barbrie. As violaes no conhececem fronteiras e as formas desta agresso se sofisticam cada vez mais.

A forma mais convarde a ao dos drones, avies no pilotados que a partir de alguma base do Texas, dirigidos por um jovem militar diante de uma telinha de televiso, como se estivesse jogando, consegue identificar um grupo de afegos celebrando um casamento e dentro do qual, presumivelmente dever haver algum guerrilheiro da Al Qaeda. Basta esta suposio para com um pequeno clique lanar uma bomba que aniquila todo o grupo, com muitas mes e crianas inocentes.

a forma perversa da guerra preventiva, inaugurada por Bush e criminosamente levada avante pelo Presidente Obama que no cumpriu as promessas de campanha com referncia aos direitos humanos, seja ao fechamento de Guantnamo, seja supresso do Ato Patritico(antipatritico) pelo qual qualquer pessoa dentro dos USA pode ser detida por suspeita de terrorismo, sem necessidade de avisar a famlia. Isso significa sequestro ilegal que ns na Amrica Latina conhecemos de sobejo. Verifica-se em termos econmicos e tambm de direitos humanos uma verdadeira latinoamericanizao dos USA no estilo dos nossos piores momentos da poca de chumbo das ditaduras militares. Hoje, consoante o Relatrio da Anistia Internacional, o pas que mais viola direitos de pessoas e de povos so os Estados Unidos.

Com a maior indiferena, qual imperador romano absoluto, Obama nega-se a dar qualquer justificativa suficiente sobre a espionagem mundial que seu Governo faz a pretexto da segurana nacional, cobrindo reas que vo de trocas de e-mails amorosos entre dois apaixonados at dos negcios sigilosos e bilionrios da Petrobrs, violando o direito privacidade das pessoas e soberania de todo um pas. A segurana anula a validade dos direitos irrenunciveis.

O Continente que mais violaes sofre, a frica. o Continente esquecido e vandalizado. Terras so compradas (land grabbing) por grandes coroporaes e pela China para nelas produzirem alimentos para suas populaes. uma neocolonizao mais perversa que a anterior.

Os milhares e milhares de refugiados e imigrantes por razes de fome e de eroso de suas terras so os mais vulnerveis. Constituem uma sub-classe de pessoas, rejeitadas por quase todos os pases, numa globalizao da insensibilidade como a chamou o Papa Francisco. Dramtica, diz o Relatrio da Anistia Internacional, a situao das mulheres. Constituem mais da metade da humanidade, muitsssimas delas sujeitas a violncias de todo tipo e em vrias partes da Africa e da sia ainda obrigadas mutilao genital.

A situao de nosso pais preocupante dado o nvel de violncia que campeia em todas as partes. Diria, no h violncia: estamos montados sobre estruturas de violncia sistmica que pesa sobre mais da metade da populao afrodescendente, sobre os indgenas que lutam por preservar suas terras contra a voracidade impune do agronegcio, sobre os pobres em geral e sobre os LGBT, discriminados e at mortos. Porque nunca fizemos uma reforma agrria, nem poltica, nem tributria assistimos nossas cidades se cercarem de centenas e centenas de comunidades pobres(favelas) onde os direitos sade, educao, infra -estrutura e segurana so deficitariamente garantidos. A desigualdade, outro nome para a injustia social, provoca as principais violaes.

O fundamento ltimo do cultivo dos direitos humanos reside na dignidade de cada pessoa humana e no respeito que lhe devido. Dignidade significa que ela portadora de esprito e de liberdade que lhe permite moldar sua prpria vida. O respeito o reconhecimento de que cada ser humano possui um valor intrnseco, um fim em si mesmo e jamais meio para qualquer outra coisa. Diante de cada ser humano, por annimo que seja, todo poder encontra o seu limite, tambm o Estado.

O fato que vivemos num tipo de sociedade mundial que colocou a economia como seu eixo estruturador. A razo s utilitarista e tudo, at a pessoa humana, como o denuncia o Papa Francisco feita um bem de consumo que uma vez usado pode ser jogado fora. Numa sociedade assim no h lugar para direitos, apenas para interesses. At o direito sagrado comida e bebida s garantido para quem puder pagar. Caso contrrio, estar ao p da mesa, junto aos ces esperando alguma migalha que caia da mesa farta dos epules.

Neste sistema econmico, poltico e comercial se assentam as causas principais, no exclusivas, que levam permanentemente violao da dignidade humana. O sistema vigente no ama as pessoas, apenas sua capacidade de produzir e de consumir. De resto, so apenas resto, leo gasto na produo.

A tarefa alm de humanitria e tica principalmente poltica: como transformar este tipo de sociedade malvada numa sociedade onde os humanos possam se tratar humanamente e gozar de direitos bsicos. Caso contrrio a violncia a norma e a civilizao se degrada em barbrie.

Fonte: http://leonardoboff.wordpress.com/2013/12/15/os-avioes-naopilotados-a-violacao-mais-covarde-dos-direitos-humanos/

You might also like