You are on page 1of 17

DIREITO DE FAMLIA

UNIC 5 semestre noturno DIREITO Docente: Michelle Silva Novembro/2013

DOS ALIMENTOS
SUBTTULO III Dos Alimentos

Art. 1.694. Podem os parentes, os cnjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatvel com a sua condio social, inclusive para atender s necessidades de sua educao. 1o Os alimentos devem ser fixados na proporo das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. 2o Os alimentos sero apenas os indispensveis subsistncia, quando a situao de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia.
Art. 1.695. So devidos os alimentos quando quem os pretende no tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, prpria mantena, e aquele, de quem se reclamam, pode fornec-los, sem desfalque do necessrio ao seu sustento.

DOS ALIMENTOS
Art. 1.696. O direito prestao de alimentos recproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigao nos mais prximos em grau, uns em falta de outros. Art. 1.697. Na falta dos ascendentes cabe a obrigao aos descendentes, guardada a ordem de sucesso e, faltando estes, aos irmos, assim germanos como unilaterais. Art. 1.698. Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, no estiver em condies de suportar totalmente o encargo, sero chamados a concorrer os de grau imediato; sendo vrias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporo dos respectivos recursos, e, intentada ao contra uma delas, podero as demais ser chamadas a integrar a lide.

DOS ALIMENTOS
Art. 1.699. Se, fixados os alimentos, sobrevier mudana na situao financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poder o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstncias, exonerao, reduo ou majorao do encargo.
Art. 1.700. A obrigao de prestar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor, na forma do art. 1.694. Art. 1.701. A pessoa obrigada a suprir alimentos poder pensionar o alimentando, ou dar-lhe hospedagem e sustento, sem prejuzo do dever de prestar o necessrio sua educao, quando menor. Pargrafo nico. Compete ao juiz, se as circunstncias o exigirem, fixar a forma do cumprimento da prestao.

DOS ALIMENTOS
Art. 1.702. Na separao judicial litigiosa, sendo um dos cnjuges inocente e desprovido de recursos, prestar-lhe- o outro a penso alimentcia que o juiz fixar, obedecidos os critrios estabelecidos no art. 1.694. Art. 1.703. Para a manuteno dos filhos, os cnjuges separados judicialmente contribuiro na proporo de seus recursos. Art. 1.704. Se um dos cnjuges separados judicialmente vier a necessitar de alimentos, ser o outro obrigado a prest-los mediante penso a ser fixada pelo juiz, caso no tenha sido declarado culpado na ao de separao judicial. Pargrafo nico. Se o cnjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e no tiver parentes em condies de prest-los, nem aptido para o trabalho, o outro cnjuge ser obrigado a assegur-los, fixando o juiz o valor indispensvel sobrevivncia.

DOS ALIMENTOS
Art. 1.705. Para obter alimentos, o filho havido fora do casamento pode acionar o genitor, sendo facultado ao juiz determinar, a pedido de qualquer das partes, que a ao se processe em segredo de justia. Art. 1.706. Os alimentos provisionais sero fixados pelo juiz, nos termos da lei processual. Art. 1.707. Pode o credor no exercer, porm lhe vedado renunciar o direito a alimentos, sendo o respectivo crdito insuscetvel de cesso, compensao ou penhora.

DOS ALIMENTOS
Art. 1.708. Com o casamento, a unio estvel ou o concubinato do credor, cessa o dever de prestar alimentos. Pargrafo nico. Com relao ao credor cessa, tambm, o direito a alimentos, se tiver procedimento indigno em relao ao devedor.

Art. 1.709. O novo casamento do cnjuge devedor no extingue a obrigao constante da sentena de divrcio. Art. 1.710. As prestaes alimentcias, de qualquer natureza, sero atualizadas segundo ndice oficial regularmente estabelecido.

DOS ALIMENTOS
CONCEITO Prestaes para satisfao das necessidades vitais de quem no pode prov-las por si. Tem o condo de dar a um parente, cnjuge ou companheiro o necessrio sua subsistncia. Alimentos AMPLITUDE JURDICA vs AMPLITUDE LEIGA CONTEDO O indispensvel ao sustento, vesturio, habitao, assistncia mdica, instruo e educao. A tendncia moderna a de impor ao Estado o dever de socorro dos necessitados, tarefa que ele se desincumbe, ou deve desincumbir-se, por meio de sua atividade assistencial. Mas, no intuito de aliviar-se desse encargo, ou na inviabilidade de cumpri-lo, o Estado transfere, por determinao legal, aos parentes, cnjuges ou companheiro do necessitado, cada vez que aqueles possam atender a tal incumbncia .

DOS ALIMENTOS
NATUREZA JURDICA Mista: direito de contedo patrimonial e finalidade pessoal. Espcies: Quanto natureza: naturais (necessidades primrias da vida) e civis (condio social, status de famlia); art. 1.694 Quanto causa jurdica: legais (obrigao legal) parentesco, casamento ou companheirismo, voluntrios (declarao de vontade ou causa mortis) e indenizatrios (prtica de ato ilcito); Quanto finalidade: definitivos (permanentes), provisrios (prova prconstituda do parentesco, casamento ou companheirismo) e provisionais (determinados em medida cautelar). SOMENTE OS ALIMENTOS LEGAIS PERTENCEM AO DIREITO DE FAMLIA

DOS ALIMENTOS
Qualquer variao econmica, qualquer instabilidade econmica, modificao da situao do prprio pas, pode levar a uma modificao da capacidade ou necessidade de uma das partes, passando a permitir uma reviso, um reexame daquele contexto onde foi fixada a penso alimentcia. evidente que h um desconforto sempre das pessoas que esto numa relao alimentar, quer por parte de quem paga a penso, quer por aquele que recebe e, principalmente, se foi decorrente de uma dissoluo do casamento em favor dos filhos. Quando ocorre esse rompimento do vnculo, naturalmente h a natural mudana da situao econmica das partes; verifica-se de plano a reduo do padro de vida do casal. Da, aquele comum descontentamento, desconforto, com a pessoa que usufrua de um certo padro de vida e passa a ter outro em funo da fixao da penso alimentcia, por parte de quem recebe e por parte de quem paga.

DOS ALIMENTOS
A penso deve ser fixada de acordo com a necessidade e a possibilidade. Sempre esses so os parmetros para fixao da penso alimentcia. Possibilidade de quem paga, necessidade de quem reclama. Previamente verificao desses critrios necessidade e possibilidade h a verificao da obrigao legal na obrigao alimentar: quem obrigado, pela lei, quem a lei indica como sendo responsvel pelo pagamento da penso alimentcia. A outra obrigao, decorrente do parentesco, resulta de um dever de solidariedade famlia, dever este referido em dispositivos da prpria Constituio Federal. Em relao a filho menor, ela inerente ao ptrio poder, que no um poder, mas um conjunto de obrigaes do pai em relao ao filho, dentre eles a obrigao de sustento ao filho menor. Os Pais so obrigados a sustentar o filho menor. Da a origem da obrigao alimentar.

DOS ALIMENTOS
O valor o destinado manuteno, sobrevivncia e tambm destinado manuteno do padro de vida do alimentado. Estes (para manuteno do padro de vida) so os alimentos civis, os alimentos cngruos: mantm-se, tanto quanto possvel, a mesma qualidade de vida que existia antes de se caracterizar a obrigao alimentar. A lei no distingue os alimentos s naturais, daqueles alimentos civis, embora para o cnjuge busca-se a manuteno do padro de vida, e nos alimentos decorrentes do parentesco o objetivo limita-se subsistncia. Enquanto o pai tem a obrigao de sustento do filho menor, em relao ao filho maior, vir a ser fixada essa penso de acordo mesmo com a eventual incapacidade do filho em promover a sua prpria subsistncia.

DOS ALIMENTOS
Em relao ao novo Cdigo, surge um questionamento. Diz a lei que, se a obrigao resultar de um comportamento inadequado de quem o credor, os alimentos sero fixados apenas os necessrios subsistncia. Quando a situao decorrer de culpa de quem os pleiteia. O que significa esta ressalva na obrigao decorrente do parentesco? Ser que pode o pai, por exemplo, restringir o pagamento aos elementos necessrios subsistncia do filho, atribuindo-lhe culpa por se recusa a morar com ele? No. No esse o critrio a ser analisado. Esta ressalva da lei quando a situao decorrente de culpa de quem os pleiteia, deve ser direcionada dissoluo do vnculo conjugal e, apenas excepcionalmente aplicada nas relaes de parentesco, em situaes em que um irmo reclama penso do outro, ou mesmo um ascendente reclama penso do descendente, mas o pretendente deu causa a situao de necessidade.

DOS ALIMENTOS
Infelizmente, nem sempre esta ao utilizada buscando uma satisfao da necessidade. s vezes, se promove a ao, por exemplo, contra os avs, se utiliza deste expediente para forar o pai a aumentar a penso alimentcia, ao querer tirar esse transtorno do seu respectivo genitor. Mas, de qualquer modo, o sistema projetado para, quando o pai no tiver condies de suprir todas as necessidades, cobra-se do av. tima iniciativa e fala a lei da proporo dos seus recursos.
Na dissoluo da sociedade conjugal, existe a obrigao alimentar estabelecida pela Lei do Divrcio. Com isso, a obrigao tem conotao diferenciada, possui um carter indenizatrio punitivo, embora a doutrina e a jurisprudncia ainda debatam sobre esse assunto, mas a origem, a causa da obrigao alimentar outra, no aquele critrio de manuteno, dever de caridade da famlia. Ainda divergem, repito, a doutrina e a jurisprudncia sobre o assunto. Mas a origem outra. Trazendo a obrigao alimentar decorrente do parentesco para o tratamento conjunto da obrigao decorrente da dissoluo do vnculo, ns teremos os mesmos princpios, as mesmas regras.

DOS ALIMENTOS
Nos casos de penso alimentcia por dissoluo do vnculo conjugal, ter que ser verificado, cada vez mais, a capacidade do ex-cnjuge. Se ele tem condies de se manter pelos seus prprios esforos. Se tem aptido para o trabalho, dever procurar a sua subsistncia. Esta regra fixao da penso independente de culpa, uma novidade no nosso Cdigo e, alm do artigo 1694, vem renovada, mostrando a inteno do legislador no artigo 1704 ao permitir ao cnjuge separado judicialmente o exerccio da pretenso alimentar. Depois da separao, se verificar uma situao de necessidade, ele pode pleitear, mesmo que tenha sido responsvel pela separao.

DOS ALIMENTOS
O novo casamento do cnjuge devedor, sua nova unio no extingue a obrigao constante da sentena de divrcio, da sentena de separao judicial, da sentena de dissoluo da sociedade conjugal ou da sentena de alimentos fixando penso entre companheiros. Deve-se ler essas regras agora, no s como cnjuges, mas como companheiros. Alis, quando fala da obrigao constante da sentena do divrcio, leia-se sentena relativa a alimentos, pois pode ter sido no divrcio ou na dissoluo da unio estvel. Aqui tratamos do casamento do cnjuge devedor, no do cnjuge credor, como causa autnoma em si bastante para a reviso da sentena. Mas, evidentemente que se esse novo casamento modificar a situao econmica do devedor, pode ser requerida a reviso, no pelo novo casamento em si, mas pela alterao da condio financeira (mudana da fortuna).

DOS ALIMENTOS
E o nascimento de filho leva reduo da penso alimentcia? Esse fato objetivo no. Mas se pelo nascimento do filho de um novo casamento ou uma nova unio, ficar caracterizada a reduo da possibilidade, a sim permite-se a reviso dos valores anteriormente fixados. No o fato objetivo nascimento do filho, isoladamente considerado. circunstncia a ser provada de reduo em um contexto geral a capacidade econmica. S o casamento, s o nascimento de filho no levaria a essa situao.

You might also like