You are on page 1of 2

Estudo Dirigido de Metodologia da Pesquisa AV1 aulas 1 a 5 Objetivo da aula 1: 1. Avaliar a importncia e aplicao da pesquisa cientfica; 2.

2. Diferenciar os tipos de pesquisa com base em objetivos e procedimentos. Conceitos importantes: O que pesquisa? Elementos que caracterizam a pesquisa. As razes que direcionam para pesquisa. Classificao da pesquisa: natureza, abordagem, procedimentos e objetivos. Recomendao: ler as telas, fazer apontamentos dos conceitos, ver os exemplos, refazer os exerccios e reler o material didtico na parte correspondente ( indicado no item MATERIAL DIDTICO). Objetivo da aula 2: 1. Reconhecer que a escolha de um tema para pesquisa no deve ser ao acaso; 2. Identificar os critrios que auxiliam a delimitao do tema; 3. Escolher o tema para o trabalho de concluso de curso e elaborar seu mapa conceitual. Conceitos importantes: Comear a pesquisa: a escolha do tema como objeto da pesquisa. Diferena entre tema e assunto. Os critrios para escolha do tema: especfico, acessvel, exequvel, exigncias institucionais, atual, controvertido, aptido para o tema, interesse pessoal e maturidade intelectual. O que Mapa conceitual? Para que serve?

Recomendao: ler as telas, fazer apontamentos dos conceitos, ver os exemplos, refazer os exerccios e reler o material didtico na parte correspondente (indicado no item MATERIAL DIDTICO).

Objetivo da aula 3: 1. Realizar a pesquisa bibliogrfica pertinente ao seu objeto de pesquisa; 2. Organizar as fontes bibliogrficas para leitura. Conceitos importantes: Pesquisa bibliogrfica: fontes primrias e secundrias. Diferena entre pesquisa bibliogrfica e documental. A internet como fonte de informao. Etapas para pesquisa bibliogrfica. Fichamento, resumo e resenha. Recomendao: ler as telas, fazer apontamentos dos conceitos, ver os exemplos, refazer os exerccios e reler o material didtico na parte correspondente (indicado no item MATERIAL DIDTICO).

Objetivo da aula 4: 1. Formular de maneira lgica e coerente um problema cientfico para sua pesquisa; 2. Reconhecer os critrios para avaliar um problema na pesquisa cientfica; 3. Identificar os conceitos de varivel e hiptese. Conceitos importantes: O que significa problematizar um tema para pesquisa? Conceito de problema cientfico. Caractersticas de um problema cientfico. O que um problema de engenharia? O que um problema de valor? O problema deve conter variveis: o que so variveis? Quais os tipos estudados? Como formulamos uma hiptese de trabalho para pesquisa? Quais os critrios para formulao de hipteses? Recomendao: ler as telas, fazer apontamentos dos conceitos, ver os exemplos, refazer os exerccios e reler o material didtico na parte correspondente (indicado no item MATERIAL DIDTICO).

Objetivo da aula 5: 1. Construir os objetivos claros e precisos para a sua pesquisa; 2. Elaborar de maneira discursiva as razes que justificam investigar o seu problema cientfico. Conceitos importantes: O que entendemos por objetivos de uma pesquisa? Qual a diferena entre objetivo geral e especficos? Quais so os trs passos para a elaborao de objetivos? Qual a importncia dos objetivos num trabalho de pesquisa? Qual a importncia da justificativa para um trabalho de pesquisa? Quais os critrios para a elaborao da justificativa?

Recomendao: ler as telas, fazer apontamentos dos conceitos, ver os exemplos, refazer os exerccios e reler o material didtico na parte correspondente (indicado no item MATERIAL DIDTICO).

You might also like