You are on page 1of 3

8 srie

CINCIAS - Movimentos e foras


1 Responda utilizando os dados da tabela. Os carros A, B, C, D e E percorrem diferentes distncias em diferentes intervalos de tempo, conforme a tabela abaixo.
Carro Distncia percorrida (km) 90 250 480 180 240 Intervalo de tempo (h) 3 5 6 2 4
a variao da velocidade indica-se pela no
Constante Espao percorrido Velocidade

5 Complete o mapa de conceitos.


O movimento

caracteriza-se por

A B C D E

pode ser

no

a) Qual o carro mais rpido? b) Qual o carro mais lento? c) Quem mais rpido, B ou C? d) Qual a ordem crescente de velocidades mdias desses carros? 2 Calcule a velocidade de um juiz de futebol. Durante uma partida de futebol, um juiz corre, em mdia, 15 km durante os 90 minutos de durao do jogo. Determine, em km/h, sua velocidade mdia. 3 D exemplos. I. Exemplifique uma situao em que alguma fora age sobre um corpo e, apesar disso, ele no se move. II. Exemplifique uma mquina simples que diminua o valor da fora exercida. 4 Explique. I. freqente vermos, nas escadas de metrs, estaes rodovirias ou escolas, fitas speras na borda dos degraus. Qual a utilidade dessas fitas? II. Abra um caderno em uma folha em branco e pea a um colega para mant-lo levantado, em posio horizontal. Com o caderno nessa posio, utilizando uma caneta esferogrfica, procure escrever alguma coisa na folha em branco. Voc consegue? Explique por qu. III. Assim que um avio decola, um dispositivo retrai as rodas de aterrissagem. Qual seria a desvantagem de mant-las fora do avio?

Movimento acelerado

6 Compare. O funcionamento de um saca-rolhas baseiase no de uma mquina simples. Qual? 7 Analise os movimentos (I a VI) e complete a tabela. I. Movimento de uma pedra que cai do alto de um prdio. II. Movimento de um vago de montanharussa. III. Movimento do som no ar. IV. Movimento de um ioi. V. Movimento de uma roda-gigante. VI. Movimento de um automvel que viaja sempre a 50 km/h, em uma estrada de terra.
Tipo de movimento Retilneo Varivel Circular Circular Curvilneo No circular No circular Constante Varivel Constante Varivel Velocidade Constante Exemplo III

8 Calcule. I. Um carro demora 30 min para percorrer 40 km e, depois, demora 10 min para percorrer 10 km. a) Qual a velocidade mdia, em km/h, do carro em cada trecho? b) Qual a velocidade mdia, em km/h, do carro no percurso total de 50 km? II. Dois ciclistas partem de uma cidade s 8h00. Um deles pedala a 20 km/h e, o outro, a 25 km/h. a) Que tempo demora cada ciclista para percorrer 50 km? b) Que distncia haver entre os dois ciclistas quando o primeiro tiver percorrido 50 km? 9 Analise a foto e responda.
CID

11 (UEL-PR-adaptao) Um homem caminha com velocidade vH = 3,6 km/h, uma ave com velocidade vA = 30 m/min e um inseto com velocidade vI = 60 cm/s. Essas velocidades satisfazem a relao: d) vA > vI > vH a) vI > vH > vA b) vH > vA > vI e) vA > vH > vA c) vH > vI > vA 12 Classifique as afirmaes como verdadeiras (V) e falsas (F). a) O peso de um corpo nunca muda. b) Duas foras que tm a mesma direo e o mesmo sentido so sempre iguais. c) A fora de atrito dificulta o movimento de dois objetos que esto em contato. d) Sobre um objeto que est em repouso, podem estar atuando vrias foras. 13 Desenhe a fora resultante. Em cada uma das situaes abaixo, determine a resultante das foras F1 e F2. a)

F1 F2

a) Alguma fora est atuando sobre os corpos que aparecem na foto? Quem a exerce? b) Existe algum contato entre o corpo que produz a fora e o corpo sobre o qual aplicada? c) O que aconteceria se a fora deixasse de agir? 10 Identifique em que situao atua o Princpio da Inrcia. Entre as situaes apresentadas, quais podem ser explicadas pelo Princpio da Inrcia? a) Estando dentro de um carro em movimento, se ele frear somos arremessados para a frente. b) Quando um carro parado arranca bruscamente somos forados contra o banco. c) Para esticar uma mola devemos exercer uma fora sobre ela. d) Estando em p, dentro de um nibus em movimento, se este fizer uma curva devemos nos segurar para no cair. e) A Terra exerce, sobre os corpos, uma fora vertical dirigida para baixo, chamada peso.

b)

F1

F2

c)
F1 F2

Respostas
1. a) O carro mais rpido o D. b) O carro mais lento o A. c) O mais rpido o C. d) A B E C D. 2. 10 km/h. 3. I. Uma pessoa encostada em uma parede exerce fora sobre a parede e esta no se move. Ou, uma pessoa exerce fora com as mos sobre uma caixa pesada e esta no se move. II. Utilizando uma barra como uma alavanca consegue-se levantar uma grande pedra que uma pessoa no conseguiria levantar exercendo apenas sua fora muscular. 4. I. As fitas speras aumentam o atrito com as solas de sapatos; isso pode evitar que as pessoas escorreguem nas escadas. II. No se consegue escrever porque a fora da gravidade no age sobre a tinta da caneta e, com isso, no a faz escorrer. III. As rodas mantidas fora do avio aumentariam a resistncia do ar ao movimento do avio. 5. O movimento 13. 8. I. a) 80 km/h (aproximadamente) e 60 km/h, respectivamente. b) 75 km/h. II. a) 2h30 e 2h, respectivamente. c) 12,5 km. 9. a) Sim. A Terra. b) No. c) A pessoa e o pra-quedas ficariam flutuando no ar. 10. a; b; d. 11. c. 12. a) F. b) F. c) V. d) V.

caracteriza-se por

Espao percorrido

Velocidade

pode ser

Varivel

Constante

no a variao da velocidade indica-se pela


Acelerao

no
Movimento uniforme Movimento acelerado

6. Um plano inclinado (parafuso). 7. Tipo de movimento Retilneo Circular Circular Curvilneo No-circular No-circular Velocidade Constante Varivel Constante Varivel Constante Varivel Exemplo III I V IV VI II

You might also like