You are on page 1of 127

Alvaro Xavier Duque Filho

POLTICA INTERNACIONAL NA REVISTA DIRETRIZES (1938 1942)

FACULDADE DE CINCIAS E LETRAS UNESP/ASSIS 2007

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Biblioteca da F.C.L. Assis UNESP Duque Filho, lvaro Xavier Poltica internacional na revista Diretrizes (1938-1942) / lvaro Xavier Duque Filho. Assis, 2007 130 f. : il. Dissertao de Mestrado Faculdade de Cincias e Letras de Assis Universidade Estadual Paulista. 1. Poltica internacional. 2. Imprensa. 3. Brasil Histria Estado Novo, 1937-1945. 4. Peridicos brasileiros. I. Ttulo. CDD 327 981.06

D946p

ii

Alvaro Xavier Duque Filho

Poltica Internacional na Revista Diretrizes (1938-1942)

Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Faculdade de Cincias e Letras da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, campus de Assis, para a obteno do ttulo de Mestre em Histria. rea de Concentrao: Histria e sociedade. Linha de Pesquisa: Identidades culturais, etnicidades, migraes.

Orientadora: Dr Tania Regina de Luca

ASSIS 2007

iii

Sumrio

Resumo Abstract

vii vii

Introduo

Captulo 1. Samuel Wainer e suas memrias

17

1.1. Minha razo de viver: diretrizes de uma vida 1.2. Captulo de uma vida: a revista Diretrizes

21 49

Captulo 2. Diretrizes para poltica, economia e cultura: a fase Azevedo Amaral 64

2.1. Uma nova revista para um novo Brasil 2.2. As outras diretrizes

72 90

Captulo 3. A fase Samuel Wainer

99

iv

3.1. Unio Nacional

108

Referncias Bibliogrficas

114

RESUMO Em boa parte do perodo correspondente ao Estado Novo (1937-1945) a poltica externa brasileira caracterizou-se pela extrema ambigidade diante dos inmeros conflitos que envolveram as principais potncias mundiais. A equilibrada correlao de foras dos blocos em disputa, similaridades ideolgicas com nazi-fascismo, a tradicional relao de amizade com Estados Unidos, bem como uma suposta estratgia de ampliao do poder de negociao do pas, foram alguns dos fatores comumente levados em considerao como justificativa para tal postura. Da mesma maneira, diversos trabalhos historiogrficos afirmam a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial junto aos Aliados como marco definidor, pois significou a vitria da ala democrtica do governo e, principalmente, o incio de um lento e progressivo desgaste da ditadura. Pretende-se nesta dissertao discutir como este processo foi interpretado por um especfico grupo aglutinado em torno da revista Diretrizes Poltica, Economia, Cultura, editada no Rio de Janeiro entre os anos de 1938 e 1944. Sob intensa censura e vigilncia exercidas sobre os meios de comunicao da poca, os intelectuais e jornalistas responsveis pelo peridico utilizaram-se de referncias ao plano internacional de modo a definir seus posicionamentos polticos e externar discordncias em relao aos ditames do regime estadonovista.

Palavras-chave: Poltica internacional, imprensa, Estado Novo, peridicos brasileiros.

vi

ABSTRACT

In great part of the period corresponding to the Estado Novo (1937 1945) the Brazilian Foreign Policy was characterized for the extreme ambiguity front innumerable conflicts that involved the main world nations. The balanced correlation of power of the countries in dispute, ideological similarities with Nazi-fascism, the traditional relation of friendship with the United States of America as well as a supposed strategy of magnifying the negotiation power of the country were some of the factors commonly taken into consideration as a justification for such position. Likewise, several historiographical writings affirm the participation of Brazil in the World War II along with the Allies as a defining historic moment since it meant the victory of the democratic part of the government and, mainly, the beginning of a slow and gradual collapse of the dictatorship. This essay intends to examine how this process was interpreted by a specific group united on account of Diretrizes Poltica, Economia, Cultura Magazine edited in Rio de Janeiro between the years of 1938 and 1944. Under intense censorship and control carried out by the press from that time, the intellectual people and journalists responsible for the periodical made use of references of the Foreign Plan in order to define their political opinions and express their disagreement regarding the rules of the Estado Novo political system. Keywords: Foreign Policy, press, Estado Novo, brazilian periodicals.

vii

Introduo O presente trabalho tem como objetivo central analisar artigos, sees e demais escritos voltados ao debate da conjuntura internacional veiculados pela revista Diretrizes - Poltica, Economia, Cultura entre 1938 e 1942. Diante de rgida censura, jornalistas e intelectuais testa da publicao definiram a ampla cobertura de assuntos relacionados ao plano externo como alternativa para a expresso de seus posicionamentos polticos de modo a influir diretamente na dinmica da ditadura estadonovista. Ao longo de boa parte do perodo a poltica externa do regime foi caracterizada pela extrema ambigidade em relao ao acirramento do clima de hostilidades entre as principais potncias do planeta que culminaria na ecloso da Segunda Guerra Mundial. Indefinio em meio a contexto de forte investida norte-americana no continente. Diferentemente de outros momentos, a estratgia adotada no se pautava na ameaa de interveno militar, mas no estabelecimento de amplos acordos comerciais, polticos e culturais que objetivavam atrair os pases da regio esfera de influncia do EUA. A chamada Poltica de Boa Vizinhana tambm esteve relacionada ao crescimento da participao europia em um mercado tradicionalmente ocupado pelos norteamericanos e ao esforo de recuperao interna empreendido pelo presidente Franklin Roosevelt, eleito em 1932 com a promessa de retirar o pas da maior crise econmica e social de sua histria.1 No caso especfico do Brasil, a participao europia nas trocas comerciais seguiu uma linha ascendente durante vrios anos, atingindo em meados de 1938 a metade de todos os negcios fechados com o exterior. A Alemanha foi o pas cujo

LINK, Arthur S. Histria Moderna dos Estados Unidos. v. 2. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.

comrcio teve maior incremento, chegando a ocupar na segunda metade dos anos 30 a segunda posio no rol de nossos parceiros comerciais, ultrapassando os ingleses e ameaando seriamente a posio dos EUA2 A intensificao das relaes entre ambos os pases tambm incluiu o fechamento de um acordo de fornecimento de material blico com a empresa alem Krupp.3O declarado combate ao comunismo tambm foi um importante fator de aproximao entre Estado Novo e o Terceiro Reich, o que incluiu o intercmbio de pessoal, tcnicas e de informaes tendo em vista eliminar poltica e fisicamente militantes comunistas e anarquistas.4 Todavia, medida que as tenses na Europa e sia se intensificavam, o esforo liderado pelos EUA para a criao de uma cooperao mais ntima entre os pases americanos dificultou sensivelmente a relao da Amrica Latina com os chamados totalitrios. A margem de manobra de governos como o brasileiro, que buscavam extrair benefcios dos dois lados em disputa, diminuiu significativamente. A realizao de Conferncias Interamericanas foi fundamental para este processo, assim como a criao de uma agncia ligada diretamente ao governo Roosevelt. O Office of the Coordinator of Inter-American Affairs (OCCIA) fundado em agosto de 1940 sob o comando de Nelson Rockefeller realizou uma srie de esforos para o incremento da cooperao interamericana. Segundo Antnio Pedro Tota, o citado empresrio no dissociava o bom andamento dos negcios de seu pas da promoo do

GAMBINI, R. O duplo jogo de Vargas: influncia americana e alem no Estado Novo. So Paulo: Smbolo, 1977. 3 CORSI, Francisco Lus. Estado Novo: poltica externa e projeto nacional. So Paulo: Ed. UNESP, 2000. P. 59. 4 CANCELLI, Elizabeth. O Mundo da Violncia: A Polcia da Era Vargas. Braslia: EDUNB, 1993. P. 87-92.

modo de vida americano, considerado a via mais segura de evitar a expanso do nazismo, do nacionalismo antiamericano e do socialismo em terras do Novo Mundo.5 Dentre as atividades da OCCIA, destacaram-se as desenvolvidas pelo Departamento de Comunicaes, subdividido nas sees de Rdio, Cinema, Informao e Propaganda e, Imprensa e Publicaes. Esta ltima era responsvel por uma ampla gama de funes: envio de material fotogrfico e de textos para jornais brasileiros; reproduo e distribuio de panfletos, documentos, discurso polticos e projetos editoriais, incluindo a revista Em Guarda.6 O estmulo criao de ambiente favorvel aos EUA perante a opinio pblica brasileira tambm atingiu o campo intelectual. O convite de universidades e demais instituies culturais norte-americanas a escritores, professores, artistas cresceu sensivelmente ao longo do perodo. A anlise de um peridico como Diretrizes possibilita acompanhar de que maneira uma parcela especifica de jornalistas e intelectuais brasileiros interpretou e procurou interferir criticamente neste intrincado processo de alinhamento do Brasil aos propsitos norte-americanos, que culminaria na suspenso das relaes diplomticas com o Eixo e, posteriormente, na declarao de guerra ao nazi-fascismo. A utilizao da imprensa como fonte histrica vem ganhando espao progressivo nas ltimas dcadas. Segundo Ana Luiza Martins, o trabalho com esta modalidade de registro documental exige um rigoroso cuidado terico-metodolgico e uma paralela ateno as suas mltiplas dimenses:

TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo Sedutor: A americanizao do Brasil na poca da Segunda Guerra. So Paulo: Cia da Letras, 2000. P. 49. 6 Ibid., p. 54-56. Tota afirma que por volta de 1940 o Office possua mais de duzentos funcionrios nos EUA, incluindo os brasileiros Orgenes Lessa, Marcelino de Carvalho, Raimundo Magalhes e Carlos Cavalcante.

10

A pertinncia desse gnero de impresso como testemunho do perodo vlida, se levarmos em considerao as condies de sua produo, de sua negociao, de seu mecenato propiciador, das revolues tcnicas a que assistia e, sobretudo da natureza de capitais nele investidos.7

Diretrizes foi fundada na cidade do Rio de Janeiro em abril de 1938 por iniciativa de Antnio Jos de Azevedo Amaral e Samuel Wainer e, sob a responsabilidade do ltimo, circulou ininterruptamente at junho de 1944. A revista surgiu com periodicidade mensal, sendo transformada em publicao semanal em dezembro de 1940. No total foram editados 207 nmeros. Ao longo de todo o perodo se constituiu num empreendimento desvinculado dos grandes conglomerados de comunicao em formao no Brasil, afastando-se da tendncia iniciada nas duas primeiras dcadas do sculo XX.8 Apesar de recorrentemente citada como um veculo importante de sua poca, Diretrizes no foi objeto de estudo especfico. Referncias esparsas sobre a revista so normalmente encontradas em obras gerais sobre histria da imprensa e em depoimentos de jornalistas e intelectuais que participaram de sua produo. Segundo Nelson Werneck Sodr, o peridico manteve certa distncia da mquina governamental e, principalmente entre 1938 e 1942, sua gabaritada equipe conseguiu burlar aos aparelhos repressivos reforados a partir do Golpe de 10 de novembro de 1937:
(...)com esforos curiosos, muita malcia e alguma ousadia, passando assuntos entre as estreitas malhas do vastssimo rol dos assuntos proibidos, essa revista teve, realmente, papel de relevo na poca(...)9
MARTINS, Ana Luisa. Revistas em Revista: Imprensa e prticas culturais em tempos de Repblica. So Paulo (1890-1922). So Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial do Estado, 2001. P. 21. 8 BAHIA, Juarez. Jornal, Histria e Tcnica. 4. ed. So Paulo: tica, 1990. 9 SODR, Nelson W. Histria da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1966. P. 444.
7

11

O jornalista Joel Silveira que durante anos atuou junto a Diretrizes afirmou que esta possua ...um contedo subliminarmente contrrio ditadura, tendo atrado ao longo de sua existncia boa parte da intelectualidade antiestado-novista.10 O regime capitaneado por Getlio Vargas se notabilizou pela extrema truculncia na represso aos veculos de comunicao de oposio. Dentre os que tiveram graves problemas com as autoridades e que sofreram toda ordem de arbitrariedades, destaque aos jornais A Noite, A Manh e O Estado de S. Paulo. No caso especfico do dirio da famlia Mesquita, a situao de confronto com o governo chegou ao clmax com sua desapropriao, ocorrida em maro de 1940, voltando s mos de seus antigos proprietrios somente no contexto de redemocratizao do pas, em dezembro de 1945.11 A especial preocupao em restringir a liberdade de imprensa e opinio esteve presente desde a chegada do lder gacho ao poder. Em 1931, o Governo Provisrio criou o Departamento Oficial de Propaganda (DOP), incumbido da tarefa de evitar a divulgao de um amplo leque de informaes consideradas atentatrias ao bom andamento da ordem e paz social, alm de organizar e dirigir o Programa Nacional de Rdio, antecessor da Hora do Brasil.12 Este rgo foi substitudo em 1934 pelo Departamento de Propaganda e Difuso Cultural, diretamente ligado ao Ministrio da Justia e destinado:
(...) a estudar e orientar todos os meios de comunicao vinculados ao processo de difuso cultural, como cinema, imprensa, rdio (...) com o objetivo de utiliz-los na propaganda governamental.13

10 11

SILVEIRA, Joel. Tempo de contar. 3 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1993. P. 105. BAHIA, Juarez. Jornal, Histria e Tcnica. 4. ed. So Paulo: tica, 1990. P. 304 - 309. 12 MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tnia Regina de. Imprensa e Cidade. So Paulo: UNESP, 2006. P. 58. 13 LOPES, Sonia de Castro. Lourival Fontes: as duas faces do poder. Rio de Janeiro: Litteris, 1999. P. 69.

12

Em 1938, j em pleno governo discricionrio, o DPDC passou a ser denominado Departamento Nacional de Propaganda (DNP); por fim, em dezembro do ano seguinte surgiu o famigerado Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Chefiado por Lourival Fontes entre 1939 e 1942, o rgo adquiriu status e verbas de ministrio, subordinando-se diretamente Presidncia da Repblica. Alm de absorver antigas atribuies do extinto DNP, passou a centralizar a censura ao teatro, cinema e diverses pblicas, funes anteriormente exercidas pela Policia Civil do Distrito Federal e a Comisso de Censura Cinematogrfica.14 Tambm coube ao DIP destinar grandes somas em dinheiro para inseres publicitrias, distribuir recursos aos proprietrios e editores de jornais, revistas e emissoras de rdio. No caso especfico da imprensa, determinava cotas de papel, matria-prima importada com subveno do governo e cuja liberao na alfndega acontecia somente com autorizao explcita das autoridades ditatoriais.15 Ao analisar a documentao produzida pelo DIP e por sua seo paulista, o DEIP, Jos Incio de Melo destacou a importncia da censura prvia realizada pelo regime ditatorial em relao s notcias referentes ao contexto internacional. Segundo o autor, os vetos a informaes de tal ordem se concentraram no perodo de 1940-1941, deixando evidente a preocupao central do regime em transmitir a todos que a neutralidade do Brasil era incontestvel. Entretanto, o autor atesta que esta neutralidade emergia de forma relativa, visto que em diversas oportunidades a simpatia dos censores pelos totalitrios ficava evidente.16

LOPES, op. cit., p. 69. Ibid., p. 84-85. 16 SOUZA, Jos Incio de Melo. A ao e imaginrio de uma ditadura: Controle, Coero e Propaganda Poltica nos meios de comunicao durante o Estado Novo. So Paulo: Dissertao de Mestrado ECA/USP, 1990. P. 284 e seguintes.
15

14

13

Alm da represso e controle, a instaurao do Estado Novo trouxe como uma de suas principais inovaes a produo de uma refinada propaganda poltica em articulao a um projeto poltico-ideolgico. Como destaca Maria Helena Capelato, a propaganda sempre foi utilizada como estratgia de manuteno de poder nos mais diversos regimes. Entretanto, nos casos especficos de governos fortemente influenciados pela experincia nazi-fascista, a importncia e a natureza de tal atividade ganharam contornos distintos.17 Ainda que no se caracterize a ditadura varguista como totalitria, so inegveis certas similaridades em relao a experincias como a alem e a italiana nesta rea:
O poder poltico, nesses casos, conjuga o monoplio da fora fsica e da fora simblica. Tenta suprimir dos imaginrios sociais, toda representao do passado, presente e futuro coletivos que seja distinta daquela que atesta a sua legitimidade e cauciona seu controle sobre o conjunto da vida coletiva.18

A crescente interferncia governamental tambm se fez sentir no campo cultural mais amplo. Como destaca Sergio Miceli, ao longo dos anos 30 o aparato estatal aumentou sensivelmente suas atribuies nas mais diversas reas, absorvendo boa parte da demanda criada pelo crescimento generalizado de instituies de ensino superior. Desta maneira, ao promover o acesso de grandes contingentes da elite intelectual a postos de trabalho no servio pblico, o Estado acabou ocupando uma posio importante como instncia de prestgio e promotor de dividendos materiais e simblicos no meio intelectual. Os dirigentes estadonovistas teriam contribudo de forma decisiva na redefinio do significado da cultura poltica nacional, caracterizando-a como ... a viso poltica

CAPELATO, Maria Helena. Propaganda poltica e os controles dos meios de comunicao. In: PANDOLFI, Dulce Chaves (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. P. 169. 18 Ibid.

17

14

que procura na cultura o cerne da nacionalidade, que faz da realizao e do incentivo a bens culturais uma atividade precpua do Estado.19 Alm do j referido DIP, o Ministrio de Educao e Sade, dirigido por Gustavo Capanema entre 1934 e 1945, exerceu papel decisivo na teia de relaes existentes entre regime e intelectuais, construindo a imagem de um ... espao distinto do restante do aparelho de Estado, este sim muito mais identificado com a opresso fsica e simblica de um regime autoritrio.20 Normalmente a simples referncia aos nomes de escritores e jornalistas como Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, Astrogildo Pereira, Carlos Lacerda, e muitos outros ativamente envolvidos na produo da revista Diretrizes, utilizada como comprovao de seu carter incontestavelmente de esquerda e antiestadonovista. Em sua maioria absoluta tal assertiva insistentemente repetida em trabalhos acadmicos teve por base as declaraes de Samuel Wainer presentes na obra Minha Razo de Viver. Sendo assim, o primeiro captulo pretende dimensionar a importncia da autobiografia do jornalista, principal fonte de informaes sobre Diretrizes e suporte utilizado para a construo de uma determinada imagem e significado da revista para a histria do jornalismo nacional. De acordo com Jean-Franois Sirinelli, ambientes como a redao de uma revista so importantes espaos de sociabilidade, lugar em que indivduos compartilham

19

OLIVEIRA, Lcia Lippi de. Vargas, os Intelectuais e as Razes da Ordem. In: DARAUJO. Maria Celina (Org.). As Instituies Brasileiras da Era Vargas. Rio de Janeiro: UERJ/FGV, 1999. P. 95. 20 GOMES, Angela de Castro. O ministro e sua correspondncia: projeto poltico e sociabilidade intelectual. In: GOMES, Angela de Castro. Capanema: o ministro e seu ministrio. Rio de Janeiro: FGV, 2000. P. 14. Por meio das correspondncias enviadas e recebidas pelo ministro, a autora procurou identificar as linhas da relao desta figura importante do regime com os intelectuais, evidenciando a contnua troca de favores, a forte presena de Alceu Amoroso Lima e da religiosidade, sendo muito rara a presena de assuntos estritamente polticos.

15

aspiraes e interesses e, portanto, espao de aglutinao e separao no interior do campo intelectual21 Reunidos em torno de uma publicao, os intelectuais discutem os problemas de sua poca, assumindo determinados posicionamentos que, se por um lado, pode abrir perspectivas polticas, por outro, principalmente em contextos ditatoriais como o do Estado Novo, constitui-se em fonte de inmeros problemas com o poder poltico institudo. Quanto ao segundo captulo tratar especificamente da fase em que o Azevedo Amaral esteve a frente da publicao, condicionando decisivamente os posicionamentos assumidos em Diretrizes. Sendo o terceiro captulo focado no perodo em que Samuel Wainer liderou uma ampla reformulao no peridico. Em ambos os momentos se privilegiar a anlise do contedo dedicado ao contexto internacional, revelando sua vinculao aos desafios e propostas polticas dos responsveis pela publicao.

SIRINELLI, Jean-Franois. Os intelectuais. In: REMOND, Ren (Org.). Por uma Histria Poltica. Rio de Janeiro: UFRJ/FGV, 1996, p. 248-249.

21

16

1.- Samuel Wainer e suas memrias Dentre as inmeras referncias a Diretrizes destacam-se as presentes na autobiografia de Samuel Wainer, jornalista envolvido no projeto de lanamento da publicao e, posteriormente, grande responsvel pela definio de sua linha editorial. Minha Razo de Viver: memrias de um reprter constitui-se na mais extensa e pormenorizada fonte de informaes acerca da dinmica de produo, circulao, assim como dos supostos objetivos e desafios materializados nas pginas do peridico. 22 Neste captulo procuraremos demonstrar como tal contedo se ajusta a uma lgica mais ampla, inerente ao discurso auto-referencial de Wainer. Ao fazer um balano dos momentos marcantes de sua existncia, definindo uma particular auto-imagem, o jornalista considerou a publicao como experincia definidora de seu perfil profissional e formao poltica, tratando-a como um prottipo daquilo que dcadas depois se mostraria como sua verdadeira razo de viver: a cadeia de jornais ltima Hora (UH). Afim de no se incorrer numa leitura por demais redutora do documento, refm de uma iluso inerente ao relato autobiogrfico, considera-se necessrio voltar, primeiramente, o olhar ao momento, ou melhor, aos vrios momentos de produo de Minha Razo de Viver.23 Conforme declarou a artista plstica Pinky Wainer, a obra nada mais seria do que a reproduo da srie de entrevistas concedidas por seu pai a Srgio de Souza e Marta Ges, ocorridas entre os meses de janeiro e agosto de 1980. Beirando a casa dos setenta anos, Samuel Wainer visaria a facilitar a posterior publicao de sua incrvel histria:

22

WAINER, Samuel. Minha razo de viver: Memrias de um reprter. 13 ed. Rio de Janeiro: Record, 1989. 23 GOMES, Angela de Castro. Escrita de si, escrita da Histria: a ttulo de prlogo. In: GOMES, Angela de Castro (Org.). Escrita de si, escritas da histria. Rio de Janeiro: FGV, 2004. P. 18-19. Segundo a autora, as escritas de si comportam uma direta relao com o tempo, ...e nessa perspectiva... a anlise do suporte material do texto essencial e se articula com o contedo do que vai ser registrado.

17

Samuel pretendia ele prprio escrever suas memrias, e certamente deixou para mais tarde a deciso de public-las na integra ou suprimir trechos que, por alguma razo, julgasse inconvenientes. A morte poupou-o dessa deciso (...)24

Inteno do jornalista que foi confirmada pelo escritor Jorge Amado, antigo integrante de Diretrizes e autor do prefcio da obra:
Samuel me falou deste livro na ltima vez em que estivemos juntos, nos comeos de 1980, na Livraria Siciliano... em So Paulo (...) ficamos os dois, a ss, matando saudades numa conversa comprida e derramada de lembranas, entremeadas de risos e lgrimas. Sobretudo de lgrimas (...) talvez tivssemos o pressentimento de ser aquela a ltima vez em que nos vamos. Um dia... havamos querido mudar a face do mundo, transformar o Brasil, juntos com alguns amigos, partimos para a guerra (...) demo-nos conta de que, em realidade, nesta guerra santa e louca passramos nossa vida, obstinado, irredutveis. Foi ento que Samuel me contou e me programou: - Sabes? Estou escrevendo minhas memrias, escrevendo uma maneira de falar, estou ditando... depois s botar no papel. E tu vais escrever o prefcio (...)25

Passados alguns anos do falecimento de Wainer, ocorrido em setembro de 1980, coube a sua famlia levar o projeto adiante. Para tanto, o contedo gravado em 53 fitas foi confiado a Augusto Nunes, a quem foi reservada a tarefa de organizao e edio do material. No obstante esta interveno, afirmou-se que o relato publicado permanecia inclume e, acima de tudo, com sua original e maior caracterstica: a completa ausncia de censura.26 Lanada em 1987, ou seja, no final do processo de redemocratizao do pas, Minha Razo de Viver tornou-se inegvel sucesso de pblico, dezenas de vezes

WAINER, op. cit., p. 11. Id., p. 7-8. Ao que tudo indica a idia de registrar suas memrias comeara a tomar forma por volta do ano de 1978. Momento em que Wainer concedeu declaraes a Hlio Silva, que foram publicadas em 1954: um tiro no corao, volume que integrou a srie de estudos denominada O Ciclo de Vargas. Silva reservou especial destaque as informaes oferecidas pelo jornalista, centradas principalmente no esclarecimento dos bastidores de sua relao de amizade e comprometimento poltico com o lder gacho. Ver: SILVA, Hlio. 1954: um tiro no corao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. P. 183-215. 26 WAINER, op. cit., p. 11-12. Augusto Nunes ocupava a poca o prestigiado cargo de redator-chefe de Veja, revista semanal de grande circulao nacional.
25

24

18

reimpressa pela editora Record. Alm de trazer a chancela de uma conceituada casa e o relato de vida de um reconhecido homem de imprensa, a tima recepo do pblico pode ser explicada pela projeo de seu autor e principal personagem, um dos mais destacados membros do cenrio jornalstico nacional ao longo de boa parte do sculo XX.27 O outrora poderoso proprietrio da empresa UH deixara um balano de sua vida, marcada por inmeras lutas e desafios, que lhe teria oferecido a oportunidade de travar contato com acontecimentos e personalidades histricas da poltica, do mundo intelectual e artstico. Em seu derradeiro relato, no se furtou a esmiuar o contato ntimo com importantes estadistas (Getlio Vargas, Joo Goulart e Juscelino Kubitschek) e as, no mnimo, nebulosas ligaes entre o mundo da imprensa, poder poltico e grupos empresariais. Em 2005, ou seja, vinte cinco anos aps a morte de Samuel Wainer, Minha Razo de Viver ganhou nova roupagem. Alm da mudana de editora, passou a ser publicada pela Planeta do Brasil, foram incorporados dados at ento sonegados.28 De modo diverso do assegurado em todas as verses anteriores, admitiu-se que no trabalho de organizao e edio do conjunto das declaraes de Wainer houve deliberada seleo de informaes. Segundo Augusto Nunes:
Embora no alterassem a essncia da histria, nem afetassem a relevncia do contedo, tais lacunas sempre incomodaram os guardies do segredo: faltava alguma coisa, afligiam-se a cada edio. Como o tempo acaba de revogar o embargo compreensivelmente imposto por Samuel, agora no falta nada.29

Enquanto os direitos de publicao pertenceram ao Grupo Editorial Record, 1987 a 2004, Minha Razo de Viver foi objeto de dezenove edies sucessivas. 28 WAINER, Samuel. Minha Razo de Viver: memrias de um reprter. So Paulo: Planeta do Brasil, 2005. 29 NUNES, Augusto. Introduo. In: WAINER, Samuel. Minha Razo de Viver: memrias de um reprter. So Paulo: Planeta do Brasil, 2005. P. 5. interessante salientar que esta Introduo foi inclusa somente nesta nova edio de 2005.

27

19

Em entrevista concedida por ocasio do relanamento de Minha Razo de Viver, o organizador afirmou que a triagem fora uma exigncia explcita do jornalista, ento cioso em preservar todos aqueles que mentiram anos a fio com o intuito de preservar seu nome, a integridade de seus jornais e, em diversas oportunidades, sua prpria liberdade.30 Ainda de acordo com o editor da autobiografia, duas omisses mereceriam destaque. A primeira referiu-se aos nomes dos principais envolvidos no esquema ilegal de obteno de recursos ao longo do governo Joo Goulart, cujo grande objetivo era financiar um projeto de reao ao movimento cvico-militar que culminou no golpe de estado de 1964. Quanto segunda, colocava fim a uma suspeita cultivada por decnios: Samuel Wainer realmente no era brasileiro, mas bessarabiano: uma fotografia seria a prova incontestvel de sua verdadeira nacionalidade. Dada sua origem nunca poderia ter se tornado proprietrio da UH, visto a determinao constitucional que vedava a propriedade de quaisquer meios de comunicao a estrangeiros.31 Assim como Augusto Nunes, diversos rgos de comunicaes que reservaram espao para comentrios sobre a nova edio tambm afirmaram que as revelaes apenas reforaram o significado impar do testemunho. As memrias de Wainer seriam verdadeiras aulas de reportagem e, principalmente, estariam marcadas por uma sinceridade incomum no gnero autobiogrfico:
(...) Minha Razo de Viver uma leitura compulsria para qualquer jornalista.(...) Mas classificar a biografia como livro para jornalistas reducionismo equivocado. (...) obrigatrio para interessados em Histria do Brasil (...) uma bula para entender as razes das chagas do
CARDOSO, Tom. O homem que sabia demais. Valor Econmico, So Paulo, jul.2005. Disponvel em: <http://www.opiniaoenoticia.com.br/interna.php?mat=234>. Acesso em: 06 jun. 2006. 31 MAUTONE, Silvana. Histria que se repete. Forbesonline, So Paulo, n. 116, ago. 2005. Disponvel em: <www.forbesonline.com.br/Edies/116/artigo9844-1.asp?o=s>. Acesso em: 03 jun. 2006.
30

20

presente e as molstias que atormentaram a poltica nacional h dcadas.32

O nmero de edies atingido ao longo dos anos, bem como a constante presena em bibliografias dos cursos de jornalismo, indica que o trecho acima, muito mais do que mero convite leitura, ratifica o fato de Minha Razo de Viver ter se transformado em referncia obrigatria. Repercusso que tambm se fez sentir entre os historiadores e demais estudiosos da rea. Ao analisar posicionamentos assumidos no dirio UH carioca ao longo do

governo JK, Jefferson J. Queler afirma que os estudos dedicados ao jornal basearam-se fortemente nas declaraes de Samuel Wainer, sobretudo as presentes em suas memrias.33 Para o pesquisador, a aceitao unilateral da verso elaborada pelo exproprietrio do jornal traria consigo o evidente problema do anacronismo, pois se desconsidera possveis motivaes e intencionalidades implcitas produo do relato do jornalista e sua relao com o ambiente social em que foi produzido. Apesar da ausncia de trabalhos especficos sobre a revista Diretrizes, nota-se que a autobiografia tambm foi determinante para a definio de seus supostos significados para a histria da imprensa brasileira. De maneira geral, as obras que fazem referncia ao peridico tm em comum a caracterstica de trazer a reproduo literal de informaes e reafirmar concluses de Samuel, sem qualquer preocupao de ordem

UMA razo para ler. poca, Rio de Janeiro, n. 396, dez. 2005. Disponvel em: <http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/>. Acesso em: 30 mar. 2006. 33 QUELER, Jefferson J. Democracia e Desenvolvimento: Os posicionamentos polticos do jornal A ltima Hora no governo Juscelino Kubitschek (1957-1960). Dissertao de Mestrado - UNICAMP, Campinas, 2004. P. 30.

32

21

terico-metodolgica, necessria quando se utiliza esta modalidade de registro como fonte documental.34

1.1- Minha razo de viver: diretrizes de uma vida Conforme explicitado acima, o discurso memorialstico sofreu uma srie de intervenes desde o momento inicial de sua produo. Ao longo dos anos, diversas pessoas ligadas por laos de parentesco e/ou simples admirao profissional influram de maneira decisiva no processo de confeco da obra. Mesmo sendo impossvel precisar os limites impostos organizao e edio das entrevistas concedidas, isto , seleo do contedo presente nas declaraes originais do jornalista, pode-se definir Minha Razo de Viver como um discurso autobiogrfico. Desta maneira, integra-se a uma modalidade especfica de narrativa que se convencionou chamar de escrita de si ou produo de si:
Essas prticas de produo de si podem ser entendidas como englobando um diversificado conjunto de aes, desde aquelas mais diretamente ligadas escrita de si propriamente dita como o caso das autobiografias e dos dirios -, at a da constituio de uma memria de si, realizada pelo recolhimento de objetos materiais, com ou sem a inteno de resultar em colees (...)35

Angela de Castro Gomes ressalta que, a partir do sculo XVIII, impe-se no Ocidente uma lgica que valoriza progressivamente o poder da escrita, de maneira a imputar a todos o imperativo de inscrever-se, seja por meio de registros civis, mdicos,

Alguns dos exemplos paradigmticos da incorporao/reproduo desatenta de informaes sobre a revista Diretrizes contidas em Minha Razo de Viver, consultar: LAURENZA, Ana Maria de Abreu. Lacerda X Wainer: O Corvo e o Bessarabiano. So Paulo: SENAC, 1998. 2 ed.; MORAIS, Fernando. Chat: o rei do Brasil. So Paulo: Cia das Letras, 1994.; DULLES, John W. F. Carlos Lacerda: a vida de um lutador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v. 1, 1992. 35 GOMES, op. cit., p.11.

34

22

escolares, bancrios, etc. Philippe Artires afirma que a prpria existncia social do indivduo moderno est pautada pela produo de uma variada pliade de papis. 36 Esta obrigatoriedade de arquivamento no resultaria apenas da imposio de instituies estatais ou de mercado. O registro das mais diversas aes realizadas ao longo da vida surgiria como ndice que possibilita rememorar, tirar lies, indicar caminhos, ou seja, pautar o presente e construir o futuro. Ainda segundo Gomes, a emergncia de prticas de arquivamento vinculou-se s modificaes mais amplas ocorridas no mundo social, no qual o imperativo da tradio gradualmente perdeu terreno para a esfera individual. Assistiu-se ao aparecimento de um indivduo que se encara como detentor de uma identidade singular em relao ao todo que o circunda, depositrio de uma marca prpria e singular. Ao se considerar possuidor de uma individualidade que o separa do restante do corpo social, o homem moderno dedica-se a uma srie de prticas de registro de vida de modo a materializar sua especial significao de mundo, diretamente ligada a sua experincia pessoal ou de grupo. Sua histria/memria torna-se digna de ser imortalizada tanto para si como para os outros.37 Construo identitria que comporta uma tenso intrnseca:
(...) os tempos modernos so de consagrao do lugar do indivduo na sociedade, quer como uma unidade coerente que postula identidade para si, quer como uma multiplicidade que se fragmenta socialmente, exprimindo identidades parciais e nem sempre harmnicas.38

36 37

ARTIRES, Philippe. Arquivar a prpria vida. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 21, p. 5, 1998. GOMES. op. cit., p.11. 38 Ibid., p. 12.

23

Esta mesma escrita de si atua como espao em que este eu elabora uma identidade que ser quer una e estvel atravs do tempo, necessidade que se vincula, contraditoriamente, prpria sensao de fragmentao tpica do homem moderno.39 Para Pierre Bourdieu, tal noo seria partilhada tanto pelo senso comum como por certos meios cientficos, graas presena de normas de totalizao e unificao do eu nos mais variados campos das prticas sociais. Verdadeiras instituies sociais que condicionariam decisivamente a maneira particular do ser encarar sua experincia individual e a dos outros.40 O homem moderno seria levado a transferir para os relatos autobiogrficos uma concepo que entende a vida como um todo unitrio e coerente, possuidora de um caminho e projeto bem definidos, sucesso de acontecimentos cronolgica e causalmente acertados. Ou seja, certas normas de totalizao social como que se transfeririam para as diversas modalidades de escrita de si, resultando na criao de uma histria de vida:
Sem dvida, cabe supor que o relato autobiogrfico se baseia sempre, ou pelo menos em parte, na preocupao de dar sentido, de tornar razovel, de extrair uma lgica ao mesmo tempo retrospectiva e prospectiva (grifo nosso), uma consistncia e uma constncia estabelecendo relaes inteligveis, como a do efeito causa, eficiente ou final, entre os estados sucessivos, assim constitudos em etapas de um desenvolvimento necessrio. 41

O autor categoriza este efeito artificial como iluso: a iluso biogrfica. Contrape a esta a noo que compreende a existncia de forma fragmentada, que leva em considerao a imprevisibilidade e descontinuidade na percepo da realidade. E, nessa perspectiva, desafia o pesquisador a adotar estratgias que se atenham aos estados sucessivos do campo em que se movimentam os agentes, via que possibilitaria a
Ibid., p. 13. BORDIEU, Pierre. A iluso biogrfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janana (Orgs.). Usos e abusos da Histria Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998. P. 186 e seguintes. 41 BORDIEU, op. cit., p. 184.
40 39

24

percepo de outros atores envolvidos na produo do discurso e a pluralidade que envolve a existncia de cada um. 42 Tais ponderaes so importantes para que se compreenda a lgica interna do discurso atribudo a Samuel Wainer pois, ao se comparar as diferentes edies publicadas, nota-se que em nenhum momento esta ordenao foi modificada. Exceo feita a disposio da srie de fotografias e demais imagens presentes no livro, a trajetria imposta ao material pelo organizador nunca foi posta em causa. De maneira geral, o relato construdo em Minha Razo de Viver no segue uma linha cronolgica. Tem incio em 6 de outubro de 1950, trs dias aps a realizao do pleito eleitoral que reconduziria Getlio Vargas ao Palcio do Catete, e se encerra em 21 de abril de 1972, no exato o momento em que Wainer selou a venda de sua maior realizao pessoal e profissional: a rede de comunicao UH. Vargas e UH: esses os dois ndices que conduzem toda a narrativa da obra e condicionam, de maneira fundamental, o encadeamento do discurso e fazem emergir uma particular auto-imagem de Samuel Wainer. A experincia de Diretrizes, por sua vez, foi subordinada a esses acontecimentos fundadores.

Construo de uma auto-imagem: Samuel Wainer, Getlio Vargas e o povo brasileiro. Wainer iniciou o relato de sua incrvel histria no clima das eleies presidenciais de 1950. Encontrava-se no Rio Grande do Sul, em uma fazenda onde se

42

Ibid., p. 185.

25

reuniam os aliados mais prximos do novo presidente. O ento funcionrio dos Dirios Associados escrevia uma matria a pedido de Alzira Vargas e Joo Neves da Fontoura.43 Os principais conselheiros do novo presidente estavam alarmados com boatos sobre a existncia de manobras golpistas na capital federal, o que exigia ao de Getlio Vargas para amainar os nimos por meio de informaes que esclarecessem as linhas mestras de seu governo. Para difundir to importante declarao nada mais natural do que escolher Samuel Wainer. A confiana depositada no jornalista combinada pela reproduo de uma hipottica fala do ex-ditador: -Bem, tu (Wainer) conheces o meu pensamento... Redija a entrevista, com perguntas e respostas.44 O entrosamento entre o poltico e o jornalista atestado via descrio do clima amistoso e ntimo que se estabeleceu entre ambos, patente na reviso da citada entrevista:
Enquanto eu lia, Getlio andava de um lado para o outro, soltando baforadas de charuto e sorvendo goles de usque. Terminada a leitura, serviu-me pessoalmente uma xcara de caf que o mordomo colocara sobre a mesa. Ento o presidente eleito falou: -Profeta, gostei muito da entrevista. E gostei por duas razes. A primeira, porque tu incluste nela tudo o que eu disse. A segunda, porque incluste nela tudo o que eu no disse. 45

De acordo com Wainer, a alcunha Profeta no era uma referncia direta origem de seu nome, mas se relacionava sua atuao nas eleies, visto ter sido o primeiro reprter a anunciar a vitria de Getlio nos jornais.
No final dos anos 1940 a empresa Dirios Associados despontava como o maior conglomerado de comunicaes da Amrica Latina. Seu proprietrio era Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo. Nos anos de 1950, os Dirios Associados eram a maior cadeia de comunicao da Amrica Latina. Em 1952, compreendiam vinte e oito jornais, uma agncia de notcia, trs revistas, dezenove emissoras de rdio, e duas estaes de televiso. O matutino, O Jornal, e o vespertino, Dirio da Noite, ambos do Rio de Janeiro, foram os rgos lideres do grupo, que tambm possua a revista de maior tiragem do pas, O Cruzeiro. 44 WAINER, 2005. P.20 45 Ibid., p. 21.
43

26

Mesmo passados trinta anos entre o encontro e o seu depoimento, Wainer declarou que, ao ouvir as palavras do mandatrio da nao, sua mente fora invadida imediatamente por lembranas:
(...) irromperia do fundo da memria a viso da vrzea do Bom Retiro. Lembrei de que cumprira uma longa e fascinante trajetria at que me visse... perto da cama de Vargas, numa descansada conversa noturna. ramos amigos, unidos por laos do destino (...).46

Categoria explicativa inmeras vezes retomada no texto, o destino considerado pelo autor como poderosa fora condutora dos eventos ocorridos na sua vida. Uma fora maior que o colocara frente a frente com o lder poltico gacho em 1949. Funcionrio dos Dirios Associados de Assis Chateaubriand, Wainer fora incumbido pelo patro de produzir uma srie de reportagens sobre o plantio de soja no Rio Grande do Sul. Ao sobrevoar a regio de So Borja a bordo de um Cessna, soube que Vargas retomava articulaes para retornar vida pblica, pondo fim ao perodo de ostracismo voluntrio. O antigo chefe do Estado Novo isolou-se completamente da imprensa por aproximadamente dois anos, evitando qualquer contato com reprteres. Num ato voluntrio e intempestivo, Wainer decidiu obter algumas declaraes do poltico. Para sua surpresa, Vargas o recebeu alegremente:
Pressenti,(grifo nosso) naquele instante que, chegara na hora certa ao local certo e ao homem certo: Getlio Vargas estava precisando falar. Quase noventa minutos depois, eu tinha nas mos uma entrevista que mudaria a histria do pas.47

46 47

Ibid., p. 22. WAINER, 2005, p. 25.

27

Como se v, o autor considera o passo decisivo que mudou os rumos de sua vida produto de uma combinao que mesclava acaso/destino e, principalmente, seu faro/pressentimento jornalstico.48 Wainer afinal conseguiu a declarao que, segundo suas palavras, ...cairia como uma bomba sobre o mundo poltico brasileiro e que nos dias seguintes seria estampada em manchetes de jornais em todos os recantos do Brasil: Eu voltarei. Mas no como lder de partidos, mas como lder de massas. 49 Ainda de acordo com Wainer, apesar de imperar um clima de animosidade entre Assis Chateaubriand e Getlio Vargas, ao proprietrio dos Associados interessava difundir com grande estardalhao as declarao do poltico. Erroneamente avaliou que o pnico gerado em determinados setores sociais e militares levaria ao cancelamento das eleies presidenciais de 1950 e o conseqente fortalecimento do general Canrobert Pereira da Costa, seu candidato preferido. Por outro lado, o teor da entrevista tinha grande apelo comercial, o que aumentaria de forma considervel as tiragens de jornais e revistas sob seu controle. Wainer assim descreveu o dia da publicao da matria:
O Jornal vendia em mdia 9.000 exemplares. Vendeu, naquela quintafeira, 180.000. Chateaubriand imediatamente mandou que a entrevista fosse publicada pelo Dirio da Noite, que tambm viu esgotar-se uma edio de 180.000 exemplares. Durante um ms inteiro, o pais no falaria de outro assunto.50

Ibid., p.. 6. Na introduo do livro, Augusto Nunes faz referncia a esta caracterstica do jornalista: Graas a uma espcie de mediunidade que contempla reprteres uterinos, estava sempre no lugar certo na hora exata. 49 Ibid., p. 26. Hlio Silva cita a existncia de algumas verses sobre esta histrica entrevista que destoam da defendida por Wainer. De acordo com o autor: A verso mais corrente a de que Assis Chateaubriand... despachara Wainer para o sul com ordens terminantes de obter uma entrevista de Getlio (...) outra verso, essa atribuda ao general Ges Monteiro... era de que Wainer fora enviado por Chateaubriand para infiltrar-se na intimidade de Getlio e transformar-se em espio dos Associados. Silva fica com a verso de Samuel Wainer. Cf. SILVA, Hlio. 1954: um tiro no corao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. P.185. 50 WAINER, 2005, p. 31.

48

28

A repercusso de seu trabalho nos crculos polticos e da imprensa revelou a Wainer um imenso filo jornalstico a ser explorado. A possibilidade de uma segunda entrevista foi-lhe aberta quando recebeu convite para as comemoraes do aniversrio de Vargas, evento particular transformado em lanamento extra-oficial da candidatura. A partir deste momento a rememorao assume contornos picos. Descrevem-se os festejos em homenagem ao ex-ditador, centenas e mais centenas de pessoas humildes rodearam Getlio Vargas, ...era o povo marchando ao encontro de seu lder.51 Ao detalhar a narrao do grandioso espetculo propiciado pelas massas, Wainer pretendeu oferecer uma explicao plausvel e pretensamente racional para o incio da transformao de sua percepo em relao ao poltico. No era mais o ditador do Estado Novo que antes combatera:
No meu primeiro encontro com Getlio, em So Borja eu agira com relativa frieza. Ali estava, claro, um grande entrevistado mas nada mais que isso. No segundo encontro, minhas relaes com Getlio comearam a mudar. Passei interessar-me tambm pelo homem Getlio Vargas, e ele igualmente passou a encarar-me como ser humano. Entendi que havia profunda afinidade entre nossas idias (grifo meu). Enfim, eu comeara a deixar de ser apenas um entrevistador de Getlio para transformar-me, tambm, um amigo do homem (grifo meu) que poucos meses depois estaria de volta Presidncia da Repblica (...) Essa situao... me transformava num espectador privilegiadssimo da Histria (...)52

A campanha presidencial iniciada no segundo semestre de 1949 foi vista pelo autor como fundamental para a consolidao desta aproximao poltica e afetiva entre ambos. Segundo o jornalista, a maioria absoluta dos meios de comunicao colocou-se claramente contra Vargas. O proprietrio dos Associados no fugiu a regra. Todavia, atento aos interesses comerciais de sua empresa, no poderia subtrair informaes de um

51 52

Ibid., p. 33. Ibid., p. 35.

29

pblico vido por noticiais. Para tanto, incumbiu Wainer de acompanhar todo o percurso do candidato trabalhista. Segundo o autor de Minha Razo de Viver, esta tarefa foi mais um passo rumo sua unio com Vargas. Aliana esta que em nenhum momento excluiria interesses de ordem estratgica de ambos os lados. O jornalista afirma que a aliana trouxe-lhe como dividendo imediato a elevao de seu status profissional: atingiu o auge da carreira jornalstica. Em contrapartida, o candidato tinha sua disposio uma importante vitrine: os Dirios Associados. Junto comitiva, presente em cada comcio realizado, Wainer teve a chance de acompanhar o impressionante clamor popular criado em torno de Getlio Vargas. A narrativa procurou fixar a impresso da extrema simbiose entre as massas, sinnimo de povo pobre e humilde, e seu genuno lder. As manifestaes espontneas das multides seriam encaradas como prova irrefutvel de que o resultado das eleies estava sacramentado desde o incio. Vaticnio que Wainer faria questo de afirmar em todas as reportagens enviadas redao central dos Associados:
As multides no portavam cartazes, no bradavam palavras de ordem, no exibiam conscincia poltica. Eram apenas getulistas (...) no pediam terra, no pediam po. Pediam Getlio, e nisso resumiam todas as suas aspiraes. Era um uivo, e pelo resto de minha vida eu me lembraria daquele som que vinha do fundo da alma do povo.53

Alm de priorizar uma leitura que conferia carter eminentemente popular campanha potencialmente vitoriosa do ex-ditador, o autor/personagem atribuiu sua singular e privilegiada posio de expectador a possibilidade de compreender, de forma completa, o significado dos eventos vividos; o destino teria lhe oferecido a

53

WAINER, 2005. P. 44.

30

oportunidade impar de apreender o real significado do poltico gacho e da conjuntura mais ampla da sociedade brasileira:
A campanha me revelara Vargas por inteiro. Compreendi entre outras coisas, que conhecera o primeiro lder burgus da Histria do Brasil a conseguir a efetiva comunicao com o povo. As classes conservadoras no souberam capitar tal fenmeno, e por isso o mataram. Quando pas perdeu Getlio, o capitalismo brasileiro perdeu seu grande defensor. Se ele hoje estivesse vivo, ainda estaria fazendo composies, aparando arestas, conciliando. 54 Ou ainda: O Getlio Vargas... de 1951 (...) era um homem diferente do chefe do Estado Novo. Ele se tornara um nacionalista muito mais convicto, mais consistente. (...) suas idias sobre justia social se haviam tornado mais ntidas. Enfim, ele se convencera da necessidade de consolidar a burguesia nacional.55

Wainer retoma, em diversas passagens de seu relato memorialstico, este tipo de efeito discursivo. Ao que tudo indica, pretendia explicar de forma objetiva no apenas a conjuntura poltica, social e econmica do pas, mas justificar, de forma racional e imparcial, seu alinhamento poltico com os ideais propugnados pelo movimento trabalhista. Este iderio seria a expresso dos reais anseios das classes humildes, a nica via de promoo da justia social e do progresso autnomo da nao. Alm de oferecer ao leitor a descrio dos bastidores do retorno do pai dos pobres ao poder e da complexa dinmica da imprensa no jogo eleitoral brasileiro, Samuel Wainer inscreve em suas memrias um dos pilares centrais de sua auto-imagem, isto , sua converso poltica e afetiva aos ideais personificados na figura de Getlio Vargas.

54 55

Ibid., p. 48. Ibid., p.153.

31

As trajetrias do poltico e do jornalista ligaram-se de forma irreversvel, ambas entendidas como partes de uma mesma tragdia. Caminhos pessoais que se embaralhariam com os dramas vividos pela sociedade brasileira na dcada de 1950.

Construo de uma auto-imagem: o lder, as massas e ltima Hora. Ao lado da vinculao de sua auto-imagem ao iderio nacional-popular personificado na figura de Getlio Vargas, Wainer pretendeu fixar sua identidade a UH, defendida como uma empresa de comunicao que inseriu inmeras inovaes grficas e de distribuio, alm de ter valorizado trabalho jornalstico no Brasil. Todavia, seu espao na histria da imprensa do pas estaria garantido por ter sido o nico grande rgo comprometido com as causas populares e com o nacionalismo ao longo dos anos 1950 e 1960. Ideais hipoteticamente representados em nvel polticoinstitucional pela figura de Getlio Vargas. Na narrativa de Wainer opera-se a construo, de modo sutil, que relaciona uma hipottica essncia do criador a da criao. As principais caractersticas que norteariam a produo da UH seriam tributrias da trajetria pessoal de seu proprietrio: homem de famlia pobre e judia que, duras penas e enfrentando preconceitos de toda ordem, soube experimentar o poder e, como poucos, perd-lo. No captulo em que tratou do surgimento de sua verdadeira razo de viver, Wainer confessaria, pela primeira vez, a direta participao do ento presidente recmeleito na elaborao de um peridico que rapidamente se transformaria em marco na histria da imprensa brasileira. Segundo suas palavras, a idia de se construir um jornal,

32

concebido como porta-voz dos ideais do getulismo, surgiria no dia 2 de fevereiro de 1951, dois dias aps a passagem da faixa presidencial. Convidado a acompanhar a comitiva de Vargas cidade de Petrpolis, Wainer fora inquirido por Vargas a respeito de um dilogo travado entre ambos no primeiro dia da campanha. O ainda funcionrio de Chateaubriand alertara ao candidato sobre a importncia dos meios de comunicao para o sucesso ou derrota de um poltico. Aps acenar positivamente, o jornalista teceria outro aviso: os bares da imprensa se esforariam ao limite para sabotar todas e quaisquer aes do novo governo. Nesta conversa comearia a tomar forma um sonho nutrido a longo tempo pelo jornalista:
(...) Ele (Vargas) andava de um lado para outro. De repente, parou e me disse sete palavras que seriam a senha para abrir-me as portas da grande aventura: -Por que tu no fazes um jornal?(...) Respondi que aquele era o sonho de um reprter com o meu passado. Ponderei que no seria difcil articular a montagem de um publicao que defendesse o pensamento de um presidente que, como era o seu caso, tinha o perfil de um autentico lder popular. 56

Dado o aval, coube a Alzira Vargas indicar o diplomata Jos Jobim como homem encarregado de realizar os acertos iniciais. Wainer foi informado da difcil situao atravessada pelo tradicional jornal Dirio Carioca de Jos Eduardo Macedo Soares. Decidido a realizar a compra, Wainer preocupou-se com os recursos necessrios aquisio. No encontrou dificuldades em obt-los com o banqueiro Walter Moreira Sales, o empresrio Euvaldo Lodi e o ento presidente do Banco do Brasil, Ricardo Jafet:
Obtidos os 30.000 cruzeiros, fechei (Wainer) o negcio com o Dirio Carioca. Eu j tinha uma oficina, mas ainda me faltavam recursos para fazer um jornal. S agora, nestas memrias, fao uma revelao que mantive em segredo durante toda a minha vida. Obtive a maior parte
56

WAINER, 2005. P. 155.

33

desses recursos junto a um homem que comeava a crescer na cena poltica brasileira: Juscelino Kubitschek. 57

Finda a primeira etapa, faltava acertar seu desligamento dos Dirios Associados, o que despertou no somente o dio de Assis Chateaubriand, atento ao surgimento de um poderoso concorrente, mas, acima de tudo, um forte sinal da averso geral dos magnatas das comunicaes:
Eu sabia que fundar um jornal fora dos grupos oligrquicos que controlavam a imprensa significava desafiar um poder desumano, atico (sic), monopolizador, absolutista. (...)58

Ou ainda:
Outros jornais acompanhavam nossa movimentao com olhos hostis, prontos para o cerco. Eu era um estranho naquele mundo aristocrtico, e eles fariam rigorosamente tudo para expelir-me.59

Paralelamente ao esforo de se construir uma narrativa que demonstrasse as qualidades do exmio jornalista Samuel Wainer, v-se como o homem de origem humilde e judaica entrou no seleto grupo dos aristocratas da mdia brasileira, sempre ciosos em preservar suas posies de mando e avessos a chegada de novos membros. Segundo o autor, todos os grandes peridicos dos anos 1940 e 1950 eram controlados por um reduzidssimo nmero de famlias influentes:
No Rio Grande do Sul, reinava o Correio do Povo, comandado pelo jovem Breno Caldas (...) Em So Paulo, o Estado, da famlia Mesquita (...) embora tambm tivesse influncia A Gazeta, do velho Csper Lbero, e o tradicional Correio Paulistano... controlado pelo grupo de Francisco Morato. No nordeste e no Norte... A Tarde, da Bahia, pertencente famlia Bulhes, o Jornal do Comrcio, de Pernambuco, controlado pelos Pessoa de Queiroz, e O Liberal, do Par.60

57 58

Ibid., p. 159. Ibid., p. 163-164. 59 Ibid., p. 167. 60 Ibid., p. 168.

34

Neste seleto mundo a hegemonia era exercida por Paulo Bittencourt e seu Correio da Manh e Assis Chateaubriand, dono de um conglomerado em expanso, ambos sediados na cidade do Rio de Janeiro, ento capital federal. A resistncia oferecida entrada de Wainer no clube foi explicada basicamente como produto de preconceito de classe e do claro comprometimento poltico de seu jornal:
Minha chegada ao clube, afinal, representava a queda de tabus a comear pela minha origem de menino pobre do Bom retiro. Outro... era que ao contrrio do que ocorre em paises civilizados, o jornal era a voz do seu dono. (...) A ltima Hora representaria uma exceo a essa regra, na medida em que pretendia transformar-se na expresso do getulismo (...)61

Asseguradas as condies materiais, Wainer descreve, passo a passo, a montagem de um grande rgo de imprensa. O surgimento da UH significou o coroamento de uma trajetria de mais de vinte anos. Reprter que desde cedo se preocupou em dominar todas as fases de produo de um peridico, rapidamente se tornaria um empresrio capaz de construir um jornal por inteiro. De acordo com suas palavras, participaria diretamente na formao do quadro de acionistas, ... espcie de cinturo social integrado por nomes da aristocracia brasileira.... Da mesma maneira, envolver-se-ia na montagem da equipe de redao. Dentre os diversos profissionais, dois parceiros de Diretrizes o acompanhariam nesta nova empreitada: o jornalista Octvio Malta e o chargista Augusto Rodrigues, enquanto o cargo de diagramador foi exercido pelo paraguaio Andr Guevara. A este ncleo caberia a escolha do ttulo da nova publicao, comprado junto ao embaixador Abelardo Rojas.

61

WAINER, 2005. P. 168-169.

35

Ao narrar estratgia de lanamento de UH, Wainer procurou imprimir um tom que a seu ver marcaria toda a trajetria do jornal. A intensa criatividade do grupo responsvel pela nova publicao a tornaria um caso nico na imprensa brasileira. A distribuio ocorreria de forma direta s bancas de jornal, ...uma novidade revolucionria para a poca.... A edio inaugural chegou ao publico em 12 de junho de 1951, no com o tradicional editorial de apresentao, mas com uma carta de Vargas:
Eu (Wainer) pedira a Getlio que escrevesse a carta, decidido a vincular o jornal desde o bero ao presidente eleito pelo povo. Meu caro amigo Samuel Wainer, comeava a carta, que depois se estendia em consideraes sobre o conceito e a importncia de uma imprensa popular. Jamais, em qualquer pas do mundo, um jornal fora apresentado aos leitores por um presidente da Repblica.62

Numa narrao emocionante, descrevem-se as dificuldades iniciais de vendagem, muito embora o autor tenha defendido que pressentira, desde o comeo, que a qualidade do produto oferecido ao pblico leitor resultaria, inevitavelmente, num estrondoso sucesso. O objetivo inicial traado pela equipe reunida em torno do projeto se resumiria na quebra do suposto silncio da imprensa em relao figura de Vargas. Meta alcanada com a criao da seo O dia do Presidente, a cargo de Luis Costa .63 Progressivamente o sonho do jornal de massa ganhava forma. Alm de temas tradicionalmente enfocados pelas publicaes, Wainer e sua equipe dariam um tratamento cuidadoso a assuntos at ento considerados de menor importncia. Destaque aos espaos reservados reivindicaes populares que, a exemplo da seo Fala o povo, estreitariam a comunicao direta entre o povo humilde e o jornal.

62 63

WAINER, 2005. P. 176. Encontramos a reproduo da carta em Minha Razo de Viver. Ibid., p. 179.

36

Outra soluo inusitada seria dada ao problema da obteno do papel. Por meio do poltico Joo Alberto, Wainer fecharia uma parceria lucrativa com judeus norteamericanos, selada aps conseguir certas garantias do Banco do Brasil. O contrato assegurava preos muito menores em relao aos de mercado, fundamental para a lenta e gradual consolidao da UH. Conhecedor das regras e vcios do meio, alado a proprietrio, o jornalista no tardou a mostrar mais uma qualidade: a de capitalista justo e muito prximo dos seus comandados:
Sempre acreditei que um dono de jornal deve manter vnculos estreitos tanto com a redao quando com a oficina. Na ltima Hora, tais relaes eram bastante humanas. Ordenei, por exemplo, que se cumprisse a disposio legal que mandava fornecer leite aos grficos, exigncia tradicionalmente ignorada pelos patres. Inflacionei os salrios dos jornalistas, para profunda irritao de Assis Chateaubriand (...) procurei permanentemente quebrar o isolamento entre chefe e subordinados. Em 1954... instalei minha sala dentro da prpria redao (...)64

Por meio de seu relato autobiogrfico, Wainer procurou criar um efeito que convencesse sobre a total sintonia entre as atitudes tomadas enquanto chefe e seu posicionamento poltico. Sendo getulista e dono de um jornal que defendia os ideais deste movimento, tratado na obra como sinnimo de justia social e parceiro das classes humildes e trabalhadoras, o autor comprovaria tanto sua coerncia ideolgica como o enorme fosso que o separaria dos setores reacionrios da sociedade brasileira. Ao tecer consideraes sobre a formao e o significado da UH no contexto jornalstico e poltico brasileiro, o autor reservou especial ateno caracterizao de seu maior desafeto.

64

WAINER, 2005. P. 193-194.

37

A relao de amizade entre Samuel Wainer e Carlos Lacerda, que remontava aos tempos de juventude, foi substituda nos anos 1950 pelo ntido combate. Em Minha Razo de Viver esta transformao radical foi explicada principalmente como resultado da inveja, pois no se aceitava que um autodidata como Wainer, obtivesse um fulgurante sucesso na carreira.65 Carlos Lacerda teria se habituado a defender os pontos de vista dos proprietrios dos grandes jornais ao longo de sua carreira de jornalista e progressivamente passara a cerrar fileiras junto Unio Democrtica Nacional (UDN). Plenamente integrado direita brasileira, aliado de empresrios vinculados aos interesses americanos, prximo aos setores conservadores da Igreja Catlica, Lacerda, sem grandes dificuldades, veria as portas abertas para a fundao de seu prprio jornal em 1949. De acordo com as palavras do autor, a Tribuna da Imprensa nunca chegou a existir de fato. A pequena tiragem, entre quatro e cinco mil exemplares dirios, e a ausncia de qualquer peso diante da opinio pblica foram vistas como reflexo das deficincias profissionais de seu proprietrio:
Lacerda sabia polemizar, tinha uma riqueza verbal avassaladora, mas no era um grande jornalista, na medida em que desconhecia setores vitais da atividade profissional. (...) nunca se interessou... em conhecer por dentro uma oficina. Tampouco sabia cuidar de uma primeira pgina, escolher uma foto, retocar uma diagramao (...).66

Alm de oferecer ao leitor uma espcie de imagem em negativo daquilo que considerava atributos necessrios ao verdadeiro jornalista, a particular caracterizao de Lacerda tambm pretende deixar claro a distncia que os separava.

Jefferson J. Queler ressalta que Wainer no foi o nico a explicar determinados comportamentos de Carlos Lacerda como produtos de desequilbrios emocionais. Segundo o historiador, desde os anos 1950 razes de cunho psicanaltico foram mobilizadas de modo a deslegitimar a atuao do poltico e jornalstica carioca. Cf. QUELER, op. cit., p. 52 e seguintes. 66 WAINER, 2005. P.171.

65

38

Ao pretender liquidar Wainer e UH, Carlos Lacerda misturaria motivaes pessoais e interesses polticos, j que eliminando um importante pilar de apoio a Getlio Vargas a campanha de desestabilizao do governo era facilitada.67 De acordo com Samuel Wainer, ao receber apoio irrestrito de Assis Chateaubriand e Roberto Marinho, a investida iniciada pela Tribuna da Imprensa ganharia uma proporo enorme, um verdadeiro programa de extermnio. A direta vinculao entre Getlio, Wainer e UH reafirmada no texto com a citao de alguns acontecimentos exemplares, caso da publicao de um editorial que fulminava o ento ministro do Trabalho, Danton Coelho, e que resultou no seu pedido de demisso. Prova da influncia do jornal e de seu proprietrio:
Em pouco tempo, eu (Wainer) me tornara mais importante junto a Getlio que qualquer ministro de Estado. Minha sintonia com Vargas era to completa que nem precisvamos ser explcitos para nos entendermos a respeito de certos assuntos.68

Dado o furor dos adversrios e apesar de protegido do homem mais poderoso do pas, Wainer tomou algumas providncias com o intuito de reforar a empresa. Ao descrever o esforo realizado para ampliar a publicidade no seu jornal, a harmonia com os ideais nacionalistas propugnados por seu grande amigo no foi deixada de lado:
(...) tratava de atrair novos anunciantes utilizando barganhas que no me incomodavam por no ferirem os critrios editoriais da ltima Hora. Por exemplo: se duas empresas envolviam-se em determinada disputa, eu escolhia a que fosse brasileira, ou a que melhor atendesse aos interesses de Getlio, e passava a defend-la. Em seguida, reivindicava dessa empresa que ajudasse o jornal em forma de anncios (...) Meu jornal precisava de publicidade, e era natural que eu cobrasse do meu cliente nacionalista meios de assegurar a sobrevivncia da ltima Hora.69

67 68

Ibid., p. 173. Ibid., p.189. 69 Ibid., p. 196.

39

Apesar do cerco perpetrado pelos adversrios, Wainer no se furtou a dar mais um passo na consolidao de seus negcios. A iniciativa de instalar uma publicao em So Paulo serviria a dois propsitos no excludentes: por um lado, garantir a presena num grande mercado consumidor e, por outro, abria-se a oportunidade de fazer com que o pensamento do Presidente chegasse s massas populares num importante ncleo de oposio ao governo. Tambm neste episdio o ocupante do Palcio do Catete deu seu aval. Avisado da situao difcil do Jornal de Notcias e do interesse de Ricardo Jafet em vend-lo, Wainer recorreu a Francisco Matarazzo. O industrial apoiava o governo e cultivava grande dio em relao a Assis Chateaubriand, interessando-se em encontrar um jornal que atacasse diretamente o dono dos Associados. Obtidos os recursos do conde, Wainer teria todas as condies para transformar a UH paulista em enorme sucesso. Com um grupo de exmios colaboradores, a publicao herdaria as mesmas caractersticas de sua congnere carioca: a criatividade e inovaes constantes, alm do perfil editorial nacional-popular:
(...) meu jornal tinha estreitas vinculaes com o povo. Do ponto da elite paulista, eu invadira sua fortaleza para combater a sigla sagrada UDN e defender um homem Getlio Vargas a quem devotavam dio mortal. Mas o povo no pensava assim: centenas de milhares de paulistas veneravam Vargas, e me reservaram com a simpatia reservada aos aliados.70

Ao fazer o balano deste momento, Wainer declarou que pressentira o perigo ao expandir sua ao alm do eixo Rio - So Paulo. Mesmo assim, tornou-se controlador de outros cinco jornais e uma rdio. A intensificao dos ataques dos bares da imprensa no tardou. A desculpa deuse com a criao de Flan, ...primeiro grande semanrio depois de Diretrizes....
70

WAINER, 2005. P.206.

40

Segundo Wainer, fundada no primeiro semestre de 1953 e tendo como colunistas e cronistas figuras da envergadura de Joel Silveira e Otto Lara Rezende, a revista alcanou imediato sucesso de pblico. 71 Ao atingir rapidamente a marca de 180.000 exemplares vendidos por edio, Flan seria motivo para espanto e inveja dos concorrentes. Incomodado, Assis Chateaubriand desencadeou, em conluio com Carlos Lacerda, fulminante campanha de presso. Por meio de jornais e da televiso tratou-se de provar, perante os leitores, que dinheiro pblico havia sido desviado a fim de favorecer um aliado do governo, quadro que se agravaria ainda mais quando Wainer adquiriu a Rdio Clube no Rio de Janeiro. No depoimento, elaborado dcadas depois dos acontecimentos narrados, o autor no faz qualquer esforo para negar as acusaes. Mesmo que a inteno no fosse esta, ao admitir a prtica de inmeras aes ilegais, Samuel Wainer tende a levar o leitor a relev-los em nome da justeza dos posicionamentos assumidos e das lutas travadas ao longo de sua trajetria. Ou seja, os deslizes cometidos como que se dissolvem diante de sua histria de vida. No caso da emissora citada acima, Wainer admitiu mais uma vez a participao de Vargas, o envolvimento direto de uma instituio pblica - o Banco do Brasil alm de ...algumas manobras, determinadas negociatas..., at que o controle acionrio passou para suas mos. Diante da intensidade da presso da dupla Chateaubriand/Lacerda, atentos legislao em vigor, o Presidente Republica acabaria cedendo e caando a concesso. Na viso do autor, este episdio significou, muito mais do que prejuzos de ordem material, um golpe profundo na relao de amizade com Vargas:

71

Ibid., p. 212.

41

Ficou evidente... que eu j no era o delfim do Getlio, j no trafegava com tanto desembarao pelos corredores do poder; j no tinha, enfim, tanto poder. (...) tornou-se claro que a amizade j no era a mesma.72

Apesar da surpresa, o proprietrio da UH compreendera prontamente as razes de tal medida, relacionando-a ao complicado momento pelo qual passava seu amigoPresidente: a estrutura poltica do governo estava comprometida. E continua:
Ali se rompera uma cadeia que explicava minha fora. Eu era amigo do Homem, que era amigo do povo. Logo, eu era amigo do povo, que tinha, portanto, de comprar meus jornais. Da mesma forma, eu era amigo do Homem, que era amigo dos industriais progressistas. Logo eu era amigo dos industriais progressistas, que tinha, portanto, de anunciar em meus jornais. Essa cadeia foi desfeita no momento em que meu amigo, o Homem, cedera a quem intentava destruir-me. 73

De acordo com Wainer, o ano de 1954 iniciou-se em um clima totalmente contrrio. Situao que obrigara o afastamento de ambos com o objetivo de bloquear graves complicaes. A ruptura foi narrada em tom de pesar e tristeza:
(...) a verdade que minha presena entre os ntimos do Catete aguava a intensidade dos ataques Fui procura de meu amigo (...) Recebeu-me sentado numa poltrona em seu quarto ao lado do genro, Ernani do Amaral Peixoto. Tambm estavam presentes do Darcy Vargas e Alzirinha. Pareciam emocionadas, talvez por pressentirem que ouviriam uma conversa decisiva. (...) Eu (Wainer) disse a Getlio que a batalha estava perdida. (...) parecia evidente que a ltima Hora cumprira o seu papel. O jornal rompera o cerco do silncio imposto ao presidente, ajudara a difundir o pensamento de Vargas, defendera-o com bravura e lanara as bases de uma imprensa popular. Eu me considerava um vitorioso. Chegar, porm, a hora de ensarilhar as armas.74

Pressionado, Vargas ordenaria a execuo das dvidas da UH contradas junto ao Banco do Brasil. De acordo com o narrador, tratava-se de um fato nico na Histria do

72 73

WAINER, 2005. P.216. Ibid., p. 217. 74 WAINER, 2005. P.244.

42

pas, j que a maioria absoluta dos grandes veculos de comunicao possua fabulosas dvidas que jamais foram cobradas. Para admirao de todos, Wainer conseguiu levantar o dinheiro necessrio para o pagamento, reforando o dio de seus adversrios e, em especial, o cultivado por Carlos Lacerda. O premeditado golpe de morte no acertara o alvo: no fora desta vez que Wainer e sua razo de viver seriam eliminados. Mesmo ao travar uma batalha solitria, afastado do convvio ntimo com Vargas, o perfil editorial do jornal no se alterou, ou seja, a UH continuaria a exercer sua tarefa de apoio incondicional figura do Presidente. O auge da campanha de extermnio, a mesma que objetivava desestabilizar o governo, deu-se com a instalao de uma Comisso Parlamentar de Inqurito no Congresso Nacional, montada com o fito de averiguar as operaes financeiras da empresa UH. Em Minha Razo de Viver, o autor revelou que ele estimulou a formao da comisso, supondo que a maioria governista fizesse a diferena. Erro poltico de monta que, somado ao descuido em estabelecer uma estratgia de defesa coerente e s denuncias de que no nascera no Brasil, trouxeram-lhe inmeros problemas com a justia, inclusive a priso. Apesar de pressentir que o cerco ao governo fechava-se irremediavelmente, Wainer teria sido pego de surpresa ao saber do atentado contra Carlos Lacerda. O proprietrio da Tribuna da Imprensa saiu levemente ferido da ao, e a nica vtima fatal um oficial da Aeronutica. A repercusso do atentado foi extremamente negativa para o governo, ainda mais quando ficou evidenciada a participao do chefe da guarda pessoal do Presidente na

43

ao. Importantes setores das Foras Armadas passaram para a oposio, fazendo coro aos discursos e demais manifestaes teatrais de Carlos Lacerda:
(...) o drama ampliou-se com enorme velocidade. Montou-se a Repblica do Galeo, formada por oficiais que investigaram o caso margem da polcia e da Justia, interrogando pessoas e promovendo aes policiais. No hospital e depois no Congresso, Lacerda agitava, insultava, conspirava ostensivamente. (...) Durante todo o tempo, fiz (Wainer) o que pude para eximir de qualquer culpa a figura do presidente (...) Tratava-se de um brasileiro honrado, muito acima das torpezas desse gnero. Lastimavelmente, o esforo da ltima Hora em defesa de Vargas resultaria intil. 75

O autor procurou recriar, de maneira detalhada, sua particular percepo dos acontecimentos que precederam o suicdio de Vargas. No dia 22, recebera o aviso de que seu jornal deveria desencadear uma contra-ofensiva a um iminente golpe de Estado. Um dos irmos do Presidente informara-lhe de que era necessrio provocar o confronto direto entre governo e oposio. No dia seguinte, Wainer publicou na primeira pgina de UH a seguinte frase, atribuda a Vargas: S MORTO SAIREI DO CATETE. Informaes desencontradas chegavam redao de seu jornal: reunio ministerial convocada s pressas, ultimato militar que exigia o afastamento do cargo. Pela manh, a notcia do tiro fatal. Em meio a choros e desmaios de funcionrios, Wainer tratou de rodar uma edio extraordinria de UH para informar o ocorrido populao. Elaborou editorial no qual aconselhava o povo a manter a ordem. Pedido em parte atendido, haja vista que a maioria dos jornais seriam impedidos de circular, sendo o nico poupado aquele que sempre defendera o lder morto:
A certa altura, percebi que chegara a minha vez de soltar-me. Subi at a redao, fui para um canto da minha sala e, ento, chorei, chorei bastante. A redao no podia me ver (...) nesse momento, comecei a ouvir um rugido, feito de milhares de vozes, que vinham das bandas da Candelria. Olhei pela janela e vi uma multido de manifestantes
75

WAINER, 2005. P. 255.

44

descalos, subnutridos, feios. Gritavam Getlio!, e reconheci o mesmo urro medonho, assustador, com o qual me familiarizara durante a campanha eleitoral de 1950. A massa estacou diante do prdio e exigiu que eu falasse (...) ainda chorando, pedi multido que mantivesse a tranqilidade. Afirmei que o urro que ali ouvia me recordava a campanha que levara Getlio de volta ao poder, e que aquele mesmo rugido deveria continuar ecoando, agora para sustentar as bandeiras nacionalistas e populares pelas quais Vargas sacrificara a prpria vida. Naquele momento, compreendi que a ltima Hora sobreviveria ao homem que havia inspirado sua criao.76

Em Minha Razo de Viver a necessidade de dar continuidade a UH no foi explicada como mero interesse comercial ou produto da vaidade de seu criador. Na realidade, significaria a defesa do legado e da memria de Getlio. A campanha de extermnio, expresso utilizada inmeras vezes ao se referir s aes de Carlos Lacerda e demais inimigos, continuaria mesmo aps o falecimento do pai dos pobres. Em outubro de 1955, Samuel Wainer foi condenado por crime de falsidade ideolgica, com pena de um ano de priso em regime fechado. Recluso que no o impediria de lutar pela manuteno da integridade de seus jornais, auxiliado por inmeros amigos. Seu caso ...confundia-se com o quadro poltico do pas. A instabilidade institucional permanecia mesmo aps a vitria de Juscelino Kubitschek. Wainer, ainda no crcere, soubera do sucesso do movimento militar encabeado pelo ento General Henrique Teixeira Lott, com o objetivo de manter a ordem constitucional e o respeito vontade das urnas. Apesar de ter apoiado a campanha de JK por meio da UH, Samuel Wainer deixou claro as diferenas entre o novo mandatrio da nao e seu falecido amigo:
() jamais chegamos a ser ntimos, Juscelino tinha outro grupo, outros amigos no era a mesma entourage de Vargas. JK e Getlio encarnavam estilos e iderios diferentes. Juscelino no tinha, por exemplo, afinidade alguma com o PTB. Tratava-se de um burgus do

76

WAINER, 2005. p. 261.

45

PSD, um brasileiro originrio da classe mdia que gostava da vida com certo fausto, que sabia usufruir dos prazeres do mundo.77

Mesmo com certo distanciamento do novo presidente, o autor admitiu em seu relato memorialstico que, no campo dos negcios, a relao foi mais proveitosa do que nos tempos de Getlio. Seu prestgio junto aos crculos empresariais, polticos e militares permaneceu elevado. Em relao aos sindicatos ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro, o poder de Wainer foi ampliado a ponto de atuar como intermedirio entre trabalhadores e JK, sempre utilizando seu jornal como arma poltica. Diferentemente do que seu antecessor, Juscelino neutralizou os donos dos meios de comunicao do pas. Por meio de astutas manobras, afagos e favores, empreendeu um processo que, aos poucos, trouxe o apoio de homens como Assis Chateaubriand, Roberto Marinho e Paulo Bittencourt. Entretanto, na viso do autor, o campo poltico para Carlos Lacerda ficou completamente aberto. Ao eleger-se governador do Estado da Guanabara, ...comeou a tomar forma o golpe final consumado em 1964.78 Ainda sobre o governo JK, Wainer reservou especial ateno para a crescente participao dos empreiteiros no cenrio poltico brasileiro do perodo. Posio obtida pelo nmero considervel de obras realizadas, a maior delas a construo da nova capital. Alm de indicar representantes nos mais variados escales da mquina do Estado, influenciar parlamentares, estes empresrios injetaram grandes recursos na imprensa a fim de obter apoio em seus negcios. O dono da UH confessou ter
77 78

Ibid., p. 276. Ibid., p. 286.

46

participado de esquemas ilcitos, procurando se auto-livrar de reprovaes com o argumento de que todo o montante arrecadado era investido em seus jornais. A curta passagem de Jnio Quadros no Palcio da Alvorada tambm foi tratada na obra. Wainer colocou-se contra sua candidatura e apoiou o Marechal Henrique Lott. De acordo com suas palavras:
Vendo distncia esse perodo da Histria, entendo que a ltima Hora caminhou alguns meses sobre o fio da navalha, espreitada por inimigos poderosos. O presidente da Repblica, se no me hostilizava, tampouco teria motivos para vir em meu socorro se o cerco se fechasse. O governador da Guanabara era meu principal desafeto, a cpula do Exrcito considerava a ltima Hora adversria dos militares.79

Com a renncia de Jnio, Wainer colocou-se, mais uma vez, como figura central dos acontecimentos, um protagonista da Histria. Ao servir como uma espcie de conselheiro informal de Joo Goulart, defendera a necessidade de se montar um governo de base ampla, evitando assim uma reao mais dura dos adversrios. Mesmo tendo conscincia que a modificao constitucional que instituiu o parlamentarismo enfraqueceria sobremaneira o poder do aspirante a Presidente, o proprietrio do principal veculo de apoio ao trabalhismo apoiou a emenda, j que o momento poltico no ofereceria outra possibilidade. A posse do amigo Jango foi retratada da seguinte maneira:
(...) era meu velho amigo (...) Por isso, ao ouvir no rdio do carro a cerimnia... chorei. Ns triunframos, pois a presena de Jango no Palcio do Planalto representava, de alguma forma, a permanncia de Getlio Vargas.80

79 80

WAINER, 2005. P.296-7. Ibid., p. 303.

47

Apesar de expressar a sincera felicidade pela chegada de Joo Goulart ao poder, o autor no se furtou a precisar as profundas diferenas de personalidade entre Getlio Vargas e seu herdeiro poltico:
(...) estava claro que o novo presidente no tinha o brilho do homem que inspirara sua carreira poltica. Joo Goulart era um tpico moo da fronteira, que adorava cabars e bailarinas (...) No tinha prazer em conviver com gr-finos (...) gostava do povo mostrava-se perfeitamente vontade quando se reunia, por exemplo, com estivadores (...) se reunia todas as condies para consolidar-se como lder populista, Jango exibia uma evidente inapetncia para certas exigncias do poder. Getlio Vargas sempre demonstrou enorme prazer pelo fato de ser o nmero um a Repblica. Jango, no.81

A partir de 1962, com o retorno do presidencialismo, Wainer e sua UH seriam contemplados como acesso irrestrito aos recursos de esquemas ilegais que envolviam as empreiteiras e os mais elevados escales do governo e do PTB. interessante notar que na nova edio de Minha Razo de Viver, os trechos referentes a estes acontecimentos foram totalmente modificados. Anteriormente, na descrio de um encontro ocorrido entre Wainer e Joo Goulart, o autor confessaria que o levantamento de dinheiro no contabilizado, objetivava to somente encher os cofres do principal partido que sustentava o governo e garantir aos financiadores lucrativas obras. J em 2005, um motivo mais nobre foi acrescido para justificar a organizao do caixa-dois:
Nessa conversa, o presidente se declarou preocupado com o caixa do partido. Creio que ele j pensava tambm no caixa do governo e no dinheiro que financiaria um possvel contragolpe destinado a antecipar-se a alguma tentativa de golpe. 82

81 82

Ibid., p. 303. Ibid., p. 306.

48

Samuel Wainer relata que uma das marcas do perodo Goulart foi a crescente polarizao poltica do pas. Apesar das benesses materiais advindas de sua relao com o poder estabelecido, no fugiria a constrangimentos de toda ordem. Pressentindo o perigo de uma reao violenta, Wainer posicionou-se contra toda e qualquer radicalizao do governo. Propostas como a de reforma agrria ou nacionalizao de refinarias, por exemplo, foram motivos de conflito com lderes do porte de Leonel Brizola e Miguel Arraes. Mesmo se opondo s reformas de base, no deixou de encampar tais idias em seus jornais. H ntido contraste entre as manifestaes em apoio a Getlio Vargas narradas em outras pginas e as realizadas durante o governo Joo Goulart, que no seriam real expresso da vontade popular, antes serviam apenas como provocaes que atiavam uma reao dos setores golpistas da direita brasileira. A falta de senso realista do Presidente da Repblica surgiria como mais um indcio de que o fim estava prximo. Apesar de afirmar que tinha absoluta certeza da inevitabilidade da deposio de Joo Goulart, Wainer no procurou se precaver das conseqncias advindas com um golpe de estado. J no dia 31 de maro de 1964, a nica alternativa que lhe restou foi refugiar-se na Embaixada chilena. Nos ltimos trs captulos de suas memrias, o autor procurou deixar claro que o naufrgio da experincia democrtica no Brasil significou tambm sua derrocada pessoal. A derradeira batalha para manter a integridade de sua razo de viver se mostrou intil, ...os vencidos haveriam de pagar um preo....83 Os mesmos poderosos que se utilizaram dos mtodos mais reprovveis e imorais para destruir Wainer, provocaram o suicdio do pai dos pobres, arquitetaram as

83

WAINER, 2005. P.338.

49

conspiraes contra JK e, por ltimo, sacramentaram a deposio do governo Joo Goulart. A ascenso e queda do nacionalismo varguista e, principalmente, da entrada das massas miserveis no cenrio poltico confundem-se com a trajetria de Samuel Wainer e de sua empresa, considerada porta-voz dos anseios populares e da justia social. Os momentos derradeiros de sua tragdia pessoal so justamente aqueles de instalao e consolidao da ditadura militar no Brasil. Regime visto como implacvel e que, em todas as esferas e utilizando-se de todos os estratagemas, procurou calar vozes discordantes. Por ser um pilar do trabalhismo/desenvolvimentismo na imprensa, a UH no escapou desta sina trgica. Refugiado na representao diplomtica de pas vizinho, j avisado da encampao de seu jornal pernambucano por oficiais do Exrcito, Wainer no aceitou a proposta de empreiteiros interessados em comprar a UH. Mesmo ao se exilar no Chile e seguindo posteriormente a Frana, em meio a toda ordem de perseguies polticas e dificuldades financeiras, o autor declarou ter travado a ltima batalha: a da manuteno de seus jornais. A agonia de seu dirio paulista findou em agosto de 1965. Aps fechar o compromisso de que todas as dvidas trabalhistas seriam quitadas, o jornal foi vendido ao grupo Folhas, controlado por Octvio Frias Filho. A reproduo do dilogo que sucedeu s negociaes resume, de forma exemplar, o tom dos trechos finais das memrias:
(...) Sobretudo entre 1952 e 1964, fora um grande jornal, muito influente entre os trabalhadores urbanos. Fiz (Wainer) essa observao a Frias ao colocarmos nossas assinaturas no contrato. - Voc ter nas mos um excelente instrumento disse-lhe. Frias concordou, sorrindo, Depois, em tom de blague, fez-me uma confidncia bastante verdadeira: - O que gostaria de fazer, agora, era ir at a Federao das Indstrias do Estado de So Paulo e mostrar, numa bandeja de prata, a cabea de Samuel Wainer. (...)

50

Era isso: Frias que achava que acabara de decepar minha cabea, ao menos a minha cabea paulista.(...)84

Ao retornar definitivamente ao Brasil em 1968, colocado em ntida posio defensiva, o autor declarou ter decidido reservar um final mais digno a UH do Rio de Janeiro. Afinal, segundo suas palavras, ...ali comeara minha grande aventura, ali estava boa parte de minha vida.85 O Ato Institucional n. 5 colocaria por terra todo o esforo criativo de Wainer e de seus colaboradores para manter em pleno funcionamento o peridico que outrora havia feito frente aos mais poderosos concorrentes. Militares tomariam o controle da redao, alm de inclurem seu proprietrio numa lista de pessoas procuradas pelas autoridades. Apesar de importantes figuras das Foras Armadas considerarem-no agente subversivo, o antigo confidente de Getlio Vargas ainda tinha amigos em posies estratgicas no I Exrcito, que lhe asseguravam a manuteno da liberdade. Tal proteo no tardaria a ser cobrada. De acordo com as palavras do autor, ao exigir uma mudana profunda na linha editorial do jornal que fundara e capitaneara anos a fio, concluiu que chegara a hora se desfazer da obra que mais lhe dera orgulho e felicidade. Para tanto, entrou em contato com empresrios da construo civil, os mesmos que haviam adquirido o tradicional dirio carioca Correio da Manh. Novamente mostraria respeito por seus comandados, tratando de afianar a quitao de salrios e demais direitos dos funcionrios. Wainer assim terminou seu mais completo e importante depoimento:
s 12 horas do dia 21 de abril de 1972, quando sa do escritrio de Maurcio Alencar, a ltima Hora j no era minha. A prxima edio seria rodada nas oficinas do Correio da Manh, com outra linha editorial, outra equipe, outra alma. Fui para o prdio da ltima Hora e
84 85

WAINER, 2005, p.347. Ibid., 354.

51

convoquei meu pessoal para comunicar-lhe o desfecho de um captulo importantssimo da histria do jornalismo brasileiro. Depois, sozinho no prdio vazio, dei-me conta de que a minha grande aventura terminar.86

Deve-se notar que em seu olhar retrospectivo, Samuel Wainer no tece qualquer considerao sobre o perodo subseqente venda do jornal. Tal omisso relevante, pois indica possveis razes que levaram o jornalista a elaborar seu mais minucioso e sincero relato. Segundo o prprio jornalista, suas declaraes no deveriam ser encaradas como justificativa amargurada ou lamento resignado:
Quando decidi (Wainer) escrever estas memrias, no pretendia escrever algum discurso de defesa. Queria apenas saber se valeu a pena. Contemplando o que o destino me ofereceu, s posso concluir que valeu. Claro, claro que valeu. 87

Ao longo da dcada de 1970 Wainer manteve-se atuante no mundo da imprensa. Integrou a equipe do UH paulista como funcionrio remunerado, na posio de editorchefe. Em 1975 lanou um novo peridico, o Aqui So Paulo. A partir de 1977 foi responsvel por uma coluna no jornal Folha de S. Paulo, alm de ocupar, no ano seguinte, o cargo de editor-assistente da Carta Editorial e da Editora Trs. 88 Fatores de ordem subjetiva devem ter influenciado Samuel Wainer a deixar registro de sua incrvel histria. Ao beirar a casa dos 70 anos, alijado do poder conferido aos proprietrios dos meios de comunicao, despojado de um projeto pessoal construdo ao longo de dcadas, torna-se compreensvel que Samuel Wainer considerasse a UH como o fato fundamental de sua trajetria pessoal e profissional.

86 87

Ibid., p. 363. Ibid., p. 337. 88 NUNES, Augusto. Eplogo. In: Wainer, 2005, p. 365.

52

1.2 - Captulo de uma vida: a revista Diretrizes Em Minha Razo de Viver: memrias de um reprter operou-se a construo de uma narrativa que pretendeu fixar uma particular auto-imagem de Samuel Wainer. Esta se caracterizaria principalmente pela profunda amizade e a paralela afinidade poltica entre o autor e o lder Getlio Vargas. De acordo com a autobiografia, esta dupla faceta da relao materializou-se na criao de jornais inovadores, criativos no formato e no contedo oferecido aos leitores. A UH revolucionou o mundo das comunicaes no Brasil por seu carter popular, primeira experincia de uma imprensa de massas. Em grande medida, o comprometimento poltico adotado nas publicaes explicou tanto o estrondoso sucesso obtido junto s classes trabalhadoras, vistas como completamente alinhadas ao movimento getulista, bem como as perseguies articuladas pela direita e por grupos econmicos poderosos. Caminho atribulado de uma empresa que se confundia irremediavelmente com a histria pessoal de seu criador. Trajetria de um indivduo movido por um esforo constante em superar as dificuldades impostas por uma estrutura social excludente e que, muitas vezes auxiliado pelo destino, procurou aliar oportunidades excelncia profissional. Deve-se salientar que no cabe aqui discutir o teor da srie de declaraes impressas nas pginas de Minha Razo de Viver. Pretende-se demonstrar como as referncias a Diretrizes se articulam a uma lgica mais ampla, que atravessa o discurso memorialstico em questo.

53

Samuel Wainer deu especial ateno ao perodo em que esteve envolvido na produo de Diretrizes. A participao no peridico marcou sua entrada definitiva no mundo da imprensa, alm de servir como oportunidade para revelar caractersticas pessoais presentes ao longo de toda sua vida. Seu aprendizado jornalstico foi iniciado no final da dcada de 1920, momento em que deixou So Paulo rumo ao Rio de Janeiro. O jovem menino do Bom Retiro comeou a descobrir na ento capital federal sua verdadeira vocao:
(...) eu (Wainer) iria descobrir (grifo nosso), definitivamente, que era um jornalista. Na minha infncia, mesmo no comeo da adolescncia, no cheguei a destacar-me por escrever bem. Mas era imaginoso, tinha idias, gostava de escrever. Sobretudo sabia examinar assuntos e descrever situaes com clareza.89

Instalado na cidade, procurou sobreviver auxiliando um de seus irmos em leiles populares. Apesar das dificuldades, prosseguiu nos estudos secundrios e, posteriormente, ingressou no curso de Farmcia. 90 Ao que tudo indica, a ascendncia judaica foi fundamental para que Samuel Wainer desse os primeiros passos na carreira jornalstica. Em 1933, aps colaborar em um jornal da Associao de Estudantes Israelitas, foi responsvel por uma coluna no jornal Dirio de Notcias ...encarregada de divulgar os pontos de vista da colnia israelita. Afirmou ter colaborado posteriormente com o jornalista Israel Dines na elaborao do Almanaque Israelita. Envolvido na procura de artigos, a mo do destino colocou no seu caminho Antonio de Azevedo Amaral:
Este primeiro encontro desencadearia um processo de aproximao que me colocaria lado a lado com Azevedo Amaral em maro de
89 90

WAINER, 2005. P. 55. O DHBB traz a informao de que Samuel Wainer concluiu o ensino secundrio no respeitado Colgio Pedro II. Todavia, o autor no faz qualquer meno a esta instituio. Cf. ABREU, Alzira Alves et al. Dicionrio Histrico-Biogrfico Brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, v. 5, 2001. P. 6007 et seq.

54

1938, numa revista chamada Diretrizes, destinada a configurar um captulo importante da histria da imprensa brasileira.91

Indicado pelo empresrio Wolf Klabin, ...chefe de uma famlia que sempre teve influncia junto colnia..., Wainer integrou, em seguida, a equipe da Revista Brasileira. Comandada por Antonio Batista Pereira, consistira basicamente em tradues da congnere francesa Le Mois. No cargo de secretrio-chefe da publicao, Wainer teve oportunidade de aprimorar seus conhecimentos profissionais:
(...)absorvia-me a aventura de fazer uma revista (...) Eu fazia praticamente tudo. Traduzia textos... Como os exemplares eram impressos nas oficinas de um jornal chamado A Nao, aprendi da forma mais primitiva a marcar a tipologia, diagramar uma pgina, acertar um texto.92

Alm de reproduo do contedo, havia espao para a publicao de material indito de colaboradores brasileiros. Em suas memrias, Wainer referiu-se em especial aos professores de esquerda da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, destaque dado a Hermes Lima, Castro Rabelo e Lenidas Rezende:
Estvamos em 1935, um ano marcado pela ascenso das esquerdas no Brasil, e eu simpatizava com suas bandeiras. () A revista costumava abrir-se, na rea internacional, s mais distintas correntes do pensamento poltico. No plano nacional, contudo, s publicvamos textos de autores com posies esquerdistas, ou pelo menos nitidamente democrticas (...)93

Por no concordar com a exigncia do filho do proprietrio, que queria incluir um artigo assinado pelo integralista Miguel Reale, fato que provocaria uma mudana radical na linha editorial adotada, Samuel Wainer abandonou a publicao. Em meados de 1935, valendo-se de contatos estabelecidos com o paulista Caio Prado Jnior, colaborador da Revista Brasileira, Wainer lanou a efmera Revista
91 92

WAINER, 2005. P. 55-56. Ibid., p. 57. 93 Id.

55

Contempornea. O intelectual paulista teria se comprometido a comprar e distribuir 2.000 exemplares. Mas, mesmo com tal apoio, a iniciativa no resistiu ao primeiro ano de fundao.94 Note-se que, de acordo com o discurso presente em Minha Razo de Viver,o jovem Samuel Wainer j revelava grande interesse no aprimoramento profissional; mesmo com a pouca idade e experincia no jornalismo, demonstrava iniciativa e desenvoltura na constituio de projetos editoriais; por ltimo, mas no menos importante, j revelava seu compromisso com a defesa dos ideais democrticos. Caractersticas estas que supostamente se tornariam plenamente visveis no momento em que esteve envolvido no projeto de um novo peridico. A oportunidade surgiu em incios de 1937, quando se tornou auxiliar de Antnio do Azevedo Amaral, antigo companheiro de Almanaque Israelita. Sua funo principal era transcrever artigos ditados pelo experimentado jornalista e intelectual, que ento j se encontrava cego. Depois de algum tempo de convvio, Wainer foi convidado por Amaral para participar do lanamento da revista Diretrizes. Valendo-se de recurso comumente utilizado em sua autobiografia, o autor pretendeu restabelecer o dilogo que deu incio a um captulo fundamental de sua histria de vida:
Ao ouvir a proposta, reagi (Wainer) como se a idia e uma revista mensal fosse algo em gestao j h longo tempo (...) A idia essencial era fazer uma revista determinada a registrar a vida poltica nacional daquele momento. Parecia absurda. Afinal, no havia Congresso, nem partidos, a censura afiava suas garras. Mas o mundo estava s vsperas da guerra, o Brasil estivera em franco processo de politizao nos anos anteriores e havia leitores espera de que estivesse disposto a dizer, ou

Ibid., p. 58. Apesar de Samuel Wainer no definir a causa do fechamento da revista ocorrido em 1935, pode-se inferir que a priso de Caio Prado Jr. tenha sido fundamental. O intelectual ocupava a poca o cargo de vice-presidente da Aliana Nacional Libertadora (ANL) em So Paulo, alm de pertencer aos quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) desde 1930. Aps a decretao da ilegalidade da ANL, Caio Prado Jr. foi detido na capital gacha em 27 de novembro de 1935 sob alegao de exercer atividades subversivas. Depois de liberado pelas autoridades policiais, retornou a So Paulo, onde foi novamente encarcerado, passando dois anos internado no presdio Maria Zlia.

94

56

pelo menos tentar dizer, a verdade. (...) Azevedo Amaral achou a idia interessante. 95

Em seguida, a ateno voltou-se para o levantamento dos recursos necessrios materializao do projeto. A soluo coube a Azevedo Amaral que, utilizando-se de seus estreitos vnculos com os mandatrios da empresa canadense do setor de transportes e energia, a Light and Power, conseguiu subveno mensal de dois contos de ris. interessante notar que apesar de reservar a Amaral os crditos pela idia original da revista, bem como os mritos da obteno do capital, Samuel Wainer imputou a si a deciso da linha poltica adotada no peridico. Da mesma maneira, colocou-se como nico responsvel pela estruturao da equipe de redao, formada inicialmente por Rubem Braga e Osrio Borba. Diretrizes foi lanada em abril de 1938, o mesmo ms do primeiro frustrado putsh da Ao Integralista Brasileira. Apesar dos camisas-verdes serem contidos com relativa facilidade pelas autoridades, a fora dos simpatizantes do nazi-fascismo ainda se fazia sentir, inclusive em altos escales da ditadura estadonovista: Diretrizes tinha um poderoso inimigo a combater.96 Mesmo com o deliberado propsito oposicionista, o nmero inaugural da revista pautou-se por um rgido equilbrio editorial, dada a vigilncia governamental. Na edio havia, por exemplo, um texto de Osrio Borba acerca da ditadura peruana e um artigo assinado por Amaral elogiando o Estado Novo. A prudncia adotada diante da constante censura tambm nortearia a montagem do conselho diretor do peridico:
(...) figuravam nomes como Astrojildo Pereira, um dos fundadores do PCB, e Graciliano Ramos, um opositor histrico do Estado Novo. Mas
95 96

WAINER, 2005. P. 60. Ibid., p. 60.

57

ali tambm estava, por exemplo, a poetisa Adalgisa Nery, casada com Lourival Fontes, o todo-poderoso do DIP.97

A boa acolhida de pblico e crtica contribuiu para que se juntassem ao grupo nomes que posteriormente seriam ...transformados em freqentadores obrigatrios de qualquer antologia literria. Alm de Osrio Borba e Rubem Braga, Diretrizes agregou ao seu rol de colaboradores Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Jos Lins do Rego, Anbal Machado. A consolidao de uma verdadeira equipe evoluiria a bom termo mesmo sob grandes limitaes materiais:
(...) Os salrios eram baixos, a subveno da Light era insuficiente para garantir uma folha de pagamentos atraente. O restante viria do dinheiro obtido com a venda de exemplares. A redao de Diretrizes funcionava numa saleta do apartamento de Azevedo Amaral, e utilizvamos uma pequena oficina para a impresso. O ponto de encontro do pessoal de Diretrizes era o Amarelinho, um bar da Cinelndia(...)98

A rpida afluncia de importantes personagens do mundo intelectual e jornalstico tambm foi explicada como resultado de interesses de ordem poltica. A partir de seu segundo nmero, Diretrizes teria despertado a ateno de setores da esquerda, sobretudo do Partido Comunista Brasileiro (PCB), transformando-se em ...plo para onde convergiam os sobreviventes da resistncia ditadura de Getlio Vargas.99 Em sua autobiografia, Samuel Wainer afirmou que tinha conscincia da influncia dos comunistas junto redao, todavia jamais imaginara a existncia uma

WAINER, 2005, p. 62. Apesar de Wainer no definir a data exata, visto se referir aos momentos iniciais da publicao inferimos que a formao do conselho diretor de Diretrizes tenha ocorrido em 1938. necessrio ressaltar que o rgo responsvel pelo controle dos meios de comunicao neste ano era o Departamento Nacional de Propaganda. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) surgiria somente em dezembro de 1939, com atribuies e recursos de maior envergadura. Ambos foram dirigidos por Lourival Fontes que se casaria com a escritora Adalgisa Nery em 1940. 98 Ibid., p. 61. 99 Ibid., p. 61.

97

58

deliberada inteno da alta cpula do partido em controlar a revista. Propsito confirmado dcadas a frente, quando o jornalista pernambucano Octvio Malta, tambm integrado a redao em 1938, confessou ter sido enviado pelo PCB para cumprir esta misso. De acordo com o autor Wainer:
Eu (Wainer) cuidava, sobretudo do aspecto formal da revista. (...) Evidentemente, tambm interferia no contedo das reportagens (...) Mas no compreendia, ou no queria compreender, que a linha editorial... estava atendendo outros interesses. (...)100

E complementa:
Essa miopia poltica, que me ofuscava a viso de coisas bvias como a presena do PCB no cotidiano de Diretrizes, tem causas facilmente identificveis. Eu estava deslumbrado (...) surpreendera-me amigos de intelectuais como Jorge Amado, Z Lins, Graciliano, Raquel de Queiroz (...) Participava de rodas animadas pelas msicas de Dorival Caymmi (...) Sentia-me honradssimo por tantos privilgios.101

Foi neste perodo de formao do grupo de colaboradores que Samuel Wainer travou contato mais ntimo com Carlos Lacerda. O ento jovem comunista colaborava com a revista mesmo na clandestinidade e perseguido pela polcia.102 O autor afirmou que a progressiva formao de uma equipe com ntido perfil de esquerda provocou graves atritos com Azevedo Amaral. Logo em uma das primeiras edies, o experiente jornalista viu-se envolvido em estratagemas que o colocariam em posio delicada diante as autoridades do Estado Novo. Como exemplo, Samuel Wainer descreveu a oportunidade em que convenceu Amaral a escrever um artigo que desmentia a verso oficial sobre a Guerra Civil

Ibid., p. 64. Ibid., p. 64. 102 Ibid., p. 86. J. W. F. Dulles confirma tal informao, acrescentando que Samuel Wainer comparecia ao refgio de Lacerda trazido por Moacir Werneck de Castro, jornalista que posteriormente trabalharia em Diretrizes. Cf. DULLES, John W. F. Carlos Lacerda: A Vida de um Lutador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v. 1, 1992. P. 57.
101

100

59

Espanhola, segundo a qual, desde o incio das hostilidades, no houve qualquer resistncia popular ao avano das tropas do General Franco. Graas s estreitas relaes do experiente jornalista junto ao Departamento de Imprensa e Propaganda, a matria pode ser publicada. Em contrapartida, tendo em vista a repetio de episdios do gnero, todos com m repercusso junto aos crculos governamentais, Azevedo Amaral decidiu abandonar a revista. Informado da deciso, restou a Wainer referir-se ao desligamento:
Ele (Amaral) ficaria com os dois contos da Ligth, eu (Wainer) com o ttulo. (...) acertamos que ele continuaria a assinar a principal reportagem internacional da revista. A busca de um desquite amigvel resultaria intil. Quinzes dias depois... Azevedo Amaral lanou uma revista chamada Nova Diretrizes, abertamente financiada pelo DIP. E em franca oposio nossa.103

Finda a diviso interna, o grupo responsvel pelo peridico estava livre para construir a revista mais adequada ao Brasil daquele momento. A luta contra o nazifascismo e seus aliados, que marcou as pginas de Diretrizes desde o incio, seria intensificada. A forte presena de admiradores de Hitler e Mussolini nas Foras Armadas brasileiras transformou tal posicionamento em claro sinal desacordo poltico. A ttica utilizada para burlar a represso baseava-se em agir como se o Estado Novo no existisse, todos os inimigos a serem atacados concentravam-se no exterior. Segundo o autor, tal recurso funcionou sem maioires complicaoes at finais de 1938, momento em que o governo brasileiro deu indcios de que sua poltica externa pendia para o lado da Alemanha Nazista.104 A fim de comprovar tal assertiva, de modo semelhante ao feito no caso da perseguio dos militares a UH, o autor narrou a ocasio em que fora chamado ao

103 104

WAINER, 2005, p. 65. Ibid., p. 66.

60

Ministrio da Guerra, local que despertava o terror entre os jornalistas de oposio. Wainer seria recebido pelo chefe de gabinete do General Eurico Gaspar Dutra. O major Afonso de Carvalho era ...figura sinistra, ostensivamente fascista... e exigia a alterao da capa de Diretrizes que estampava lado a lado a figura do presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e de Getlio Vargas, alegando que a edio contrariava a orientao diplomtica do pas. Sob a ameaa de suspenso da revista, Wainer foi obrigado a retirar a imagem, sem modificar sequer uma linha do contedo da edio. Outro acontecimento importante para a redefinio do posicionamento poltico do peridico processou-se em julho de 1940. A declarao de Getlio Vargas bordo do navio Minas Gerais foi interpretada como formalizao extra-oficial do alinhamento brasileiro ao bloco de naes capitaneado pelo Terceiro Reich. A partir deste momento, a margem de crticas ao regime foi ainda mais reduzida, pois o poder da ala do governo favorvel ao bloco aliado parecia ter sido suplantado pelo de setores declaradamente simpticos s foras do Eixo Nazi-Fascista, especialmente o militar. Embora a vigilncia da ditadura estadonovista tenha sido considerada um srio empecilho, em Minha razo de Viver o principal obstculo manuteno do compromisso antifascista surgiu dentro da redao. A notcia da assinatura do pacto germano-sovitico em agosto de 1939, surpreenderia a todos em Diretrizes:
(...) aquilo representou um desastre moral. At ento, adotvamos uma linha abertamente antinazista e antifascista. Com a assinatura do pacto, ficamos perplexos. Como sair daquele impasse? Reunimo-nos para debater a questo, mas no havia soluo possvel. Os comunistas, sempre disciplinados, tinham de apoiar o que Stalin decidira. Como eu (Wainer) era controlado pelos comunistas da redao, acabei concordando. Foi a fase mais difcil de Diretrizes.105
105

WAINER, 2005. P. 66.

61

interessante notar que o autor no ofereceu qualquer indicao mais detalhada sobre qual o enfoque dado cobertura jornalstica sobre a Segunda Guerra Mundial entre segundo semestre de 1939 e incios de 1941. Restringiu-se apenas a afirmar que, diante do posicionamento dos comunistas, o grupo responsvel pela revista decidiu explorar o filo jornalstico do nacionalismo. Caberia a Diretrizes ...desencadear a campanha de nacionalizao do sul do Brasil..., supostamente apoiada por Cordeiro de Farias, interventor federal no Rio Grande do Sul, tal atitude visava combater aes de sabotagem e espionagem de imigrantes e descendentes de alemes. Outro trao marcante da publicao seria a produo de grandes reportagens. Por volta de 1939, Diretrizes publicou uma srie de matrias comprovando que o Brasil era detentor de importantes jazidas de petrleo e apoiando setores do governo que defendiam o monoplio estatal do produto. Dada a polmica criada em torno da questo, o DIP estabeleceu medidas que proibiam a continuidade dos debates sobre o assunto.106 Em 1941 o rgo interferiu novamente, desta vez devido s denncias de irregularidades na obteno de capitais para a construo de usina siderrgica em Volta Redonda. Segundo Wainer, pessoas mal intencionadas aproveitaram-se para vender aes de companhias fictcias. O governo foi obrigado a tomar medidas para evitar distrbios. Apesar da censura ... a ditadura do Estado Novo, que fora no mnimo conivente com aquilo tudo, teve sua credibilidade fortemente abalada.107 Outro assunto considerado tabu e que recebeu espao nas pginas da revista dizia respeito morte de Euclides da Cunha. Aps longos anos de silncio, o general
106 107

Ibid., p. 74-75. Ibid., p. 72-73.

62

Dilermando de Assis declarou que a real motivao fora seu envolvimento com a mulher do literato que, aguado pelo cime, resolveu desafiar o militar a um acerto de contas. Segundo Wainer, at aquele momento considerava-se que Euclides havia sido alvo de um atentado poltico. Tal idia era defendida pelo PCB, que transformara o autor de Os Sertes em um de seus mrtires. A revelao causou alvoroo na redao da revista, dominada pelos comunistas. Aps vencer a resistncia de Francisco Assis Barbosa, reprter incumbido de escrever entrevista, Wainer conseguiu veicular a matria. Todavia:
Essa deciso faria desabar sobre meus ombros a fria do Partido Comunista um de seus heris, afinal, fora ultrajado. Diretrizes foi colocada sob suspeita de estar a servio da ditadura, dirigentes do PCB acusaram-me de fascista, traidor.108

Apesar de toda sorte de obstculos, a revista conseguiu chegar ao final de 1940 com uma tiragem de 4.000 a 5.000 exemplares e adquiriu boa ressonncia junto ao pblico leitor. Alm de assuntos polticos, havia sido criadas sees de humor e espaos de discusso literria. Todavia, mesmo com o aumento da publicidade, a falta crnica de recursos permaneceria. Decidiu-se ento procurar a ajuda de algum capitalista. Dentre os vrios nomes aventados, escolheu-se o de Maurcio Goulart. Aceito o convite, o industrial paulista decidiu investir o montante de cem contos de ris, dinheiro utilizado para transformar Diretrizes em uma publicao semanal.109 Com a melhora considervel das condies financeiras da publicao, a tiragem alcanaria rapidamente a casa dos 20.000 exemplares vendidos por edio, mas permaneceria em aberto a soluo do problema gerado pela trgua entre comunistas e

108 109

Ibid., p. 77. Ibid., p. 71.

63

nazi-fascistas. Wainer declarou que, aproximadamente seis meses antes da ruptura do acordo Hitler-Stalin, causada pela invaso da Unio Sovitica por foras do Eixo, deu seu grito de independncia, ordenando a publicao de uma srie de matrias sobre a guerra. Conforme declarou em suas memrias, a percepo da real possibilidade de vitria dos Aliados na guerra contribuiria para que sua deciso fosse aceita. Concomitantemente, as presses sobre a posio do governo brasileiro na contenda mundial intensificar-se-iam. Ao realizar ampla cobertura das constantes visitas de norte-americanos, enviados com o propsito de atrair o Brasil ao bloco das chamadas democracias, e obter o auxlio do servio de propaganda ingls, que disponibilizaria todo tipo de informao, Diretrizes transformou-se em um dos principais plos do esforo antinazista.110 Aps um perodo de extrema discrio, Maurcio Goulart passou a interferir diretamente nas decises do contedo das reportagens, pressionando o restante da equipe a desafiar frontalmente a ditadura estadonovista, atitude que vinculava-se ao seu crescente envolvimento com o ncleo de adversrios do regime. Tal grupo promovia anualmente uma missa em homenagem ao poltico mineiro Pedro Aleixo, um dos principais lderes da oposio e antigo deputado que perdeu o mandato com o advento do Estado Novo. Ao participar do evento em finais de 1942, Goulart exigiu que algo fosse publicado em Diretrizes. Mesmo ao considerar impossvel o consentimento do DIP, Wainer teria levado a edio aos censores:
O veto... veio acompanhado de uma ordem emitida por Lourival Fontes: ou Maurcio Goulart deixava a revista, ou Diretrizes deixava de circular. Fui (Wainer) a Goulart e lhe transmiti o ultimato: era ele ou a revista. Sempre elegante... resolveu afastar-se (...)111
110 111

WAINER, 2005. P. 71. Ibid., p. 79.

64

Aps retomar o controle acionrio do peridico, Wainer aproveitou a possibilidade de ampliar ainda mais seu perfil democrtico. A margem de manobra teria sido ampliada significativamente, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado das foras lideradas pelos Estados Unidos, Unio Sovitica e Inglaterra. Ele afirma que estimulou a produo de uma srie de reportagens com o ttulo Memorialsmo Libertrio, para lembrar ao pas o que j se tinha feito na luta pela liberdade. Matrias sobre Pedro Ernesto, ex-prefeito do Rio de Janeiro e ento acusado de comunismo, a histria da Coluna Prestes, textos com os perfis de personagens como Siqueira Campos e Juarez Tvora seriam publicados. O ambiente era propcio para tal iniciativa, visto ser complicado para o DIP justificar retaliaes a textos produzidos em homenagem a lideres do tenentismo e da Revoluo de 1930. Por outro lado, Diretrizes no estaria mais isolada em sua luta contra os ideais do nazi-fascismo, pois ...praticamente todos os jornais haviam embarcado na causa dos Aliados.112 Conforme o presente em Minha Razo de Viver, esta estratgia funcionaria a bom termo at incios de 1944, momento em que foi decidido entrevistar o famoso dirigente da Internacional Comunista, Fernando Lacerda. Wainer foi avisado por membros da equipe sobre o perigo de tal iniciativa, todavia elaborou uma edio a ser aprovada pelo DIP e, com a ajuda de alguns funcionrios, alterou-a por completo durante a madrugada, incluindo as declaraes de Lacerda. No seu primeiro dia de circulao a edio da revista esgotou. O entrevistado e o responsvel por Diretrizes foram encarcerados por aproximadamente um ms. Graas

112

WAINER, 2005. P. 79.

65

amizade junto ao ento chefe de polcia Alcides Etchegoyen, o episdio no desencadeou um processo no temido Tribunal de Segurana Nacional.113 Ao fazer um balano retrospectivo desta poca, Samuel Wainer afirmou que ao encampar reportagens deste tipo visava fechar o peridico:
Entre abril de 1938 e julho de 1944, Diretrizes sustentou contra o DIP uma luta sem trguas, apoiada pelo entusiasmo ideolgico e pela capacidade intelectual de cada um de seus componentes. Essas virtudes compunham seu capital. Em 1944, a revista estava profissionalizada, mas devia sua sobrevivncia viso romntica que tnhamos do jornalismo. Faltavam anunciantes, faltava capital, a venda em bancas no bastava para assegurar salrios justos para os homens que faziam a revista e a dvida com a grfica aumentava. Ainda assim prosseguamos. Tambm o eterno combate de gato e rato travado com o DIP comeava a nos cansar.(...) No primeiro semestre de 1944, contudo, a luta contra toda a espcie de adversidade se mostrava demasiado exaustiva.114

O golpe de morte veio com outra reportagem bombstica. Desta vez o foco de ateno foi o general Miguel Costa. O militar, que junto a Luis Carlos Prestes liderou a Coluna Invicta, sempre era hostilizado por seus pares. Desta maneira, qualquer meno aos seus feitos era uma ntida provocao as Foras Armadas. Em 4 de julho de 1944 a edio foi enviada ao Departamento de Imprensa e Propaganda. O rgo rapidamente informou que a cota de papel da revista fora cancelada, o que significava a paralisao de suas atividades.115 Aps esboar reao e elaborar uma carta de protesto, tambm entregue ao presidente da Unio Nacional dos Estudantes (UNE), e comunicar seus companheiros sobre a situao, Wainer refugiou-se na Embaixada do Mxico. Aceito seu pedido de asilo pelas autoridades diplomticas e pelo governo brasileiro, seguiu para o Rio Grande do Sul e da para os Estados Unidos.
113 114

Ibid., p. 80-81. Ibid., p. 81. 115 Ibid., p. 82.

66

Como se v, a narrao construda por Samuel Wainer a respeito de sua experincia em Diretrizes se assemelha muito a sua empreitada a frente da UH. Inovaes grficas, compromisso com os ideais democrticos, justia social, nacionalismo e, sobretudo, a constante perseguio promovida pela direita poltica e Foras Armadas. Segundo o autor, a nica diferena substancial existente entre os peridicos se relacionou ao posicionamento assumido em relao a Getlio Vargas, combatido veementemente nos anos 1930-1940 e apoiado irrestritamente nos anos 1950. Alterao substancial justificada no como produto de seu interesse pessoal em enriquecer ou ganhar prestgio, mas como reflexo da profunda modificao poltico-ideolgica do lder gacho que, de ditador simptico ao nazi-fascismo, passou a representar o iderio nacional-popular de esquerda. Como se procurar demonstrar, tanto o surgimento da revista Diretrizes como a proposta poltica defendida inicialmente em suas pginas diferiram do sentido registrado nas declaraes de jornalista Samuel Wainer.

67

2 - Diretrizes para a poltica, economia e cultura: a fase Azevedo Amaral Diferentemente da verso defendida por Samuel Wainer, o lanamento de Diretrizes deve ser relacionado larga experincia acumulada por Antnio do Azevedo Amaral em iniciativas do gnero e, principalmente, particular interpretao que possua acerca do papel a ser exercido pela elite intelectual diante da nova fase histrica instaurada pelo Estado Novo. Sendo assim, procurar-se- tecer consideraes sobre a longa trajetria de Amaral no mundo jornalstico nacional das duas primeiras dcadas do sculo passado para em seguida ressaltar-se alguns dos pontos principais de seu pensamento poltico.

- A trajetria de Azevedo Amaral Filho de um importante poltico e fazendeiro do Segundo Reinado, Antnio Jos de Azevedo Amaral iniciou sua colaborao na grande imprensa por volta de 1901. Envolvido ativamente no movimento estudantil da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, viu publicado um manifesto de sua autoria no jornal carioca Gazeta de Notcias.116 A repercusso obtida pelo texto elaborado em repdio ao novo cdigo de ensino garantiu-lhe o convite para incluir artigos na seo A pedidos do Jornal do Comrcio. Obtido o diploma e aps breve exerccio da atividade clnica, Amaral partiu com destino Inglaterra. Durante o primeiro perodo em que permaneceu no continente europeu (19061916) enviou farto material jornalstico que foi veiculado em peridicos como A Notcia, A Gazeta de Notcias e o prprio Jornal do Comrcio. Todavia, foi a atuao
SODR, Nelson Werneck. Orientaes do Pensamento Brasileiro. Rio de Janeiro: Vecchi, 1942, p. 21-22.
116

68

como correspondente internacional do Correio da Manh que tornou seu nome conhecido do grande pblico.117 Ao voltar para o Brasil, assumiu o cargo de redator-chefe do Correio, alcanando rapidamente o posto de diretor da publicao. De acordo com Nelson W. Sodr, Amaral abandonou o dirio de Edmundo Bitterncourt em 1917, dado o diferente posicionamento em relao entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial.118 Em 1919, em associao a Paulo Barreto e Georgino Avelino, fundou o efmero Rio-Jornal, passando logo em seguida para a chefia de redao de O Pas. Em 1921, em parceria com Virgilio de Melo Franco, lanou o jornal O Dia. Aps novo insucesso, dirigiu-se a So Paulo a fim de organizar a revista Poltica e Finanas.119 Terminada a experincia na capital paulista, integrou equipe de Assis Chateaubriand, que ento empreendia a construo de seu imprio de comunicaes. Responsvel pelo Boletim Internacional de O Jornal, passou mais uma temporada no Velho Continente. Retornou definitivamente ao Rio de Janeiro em 1932, integrando a equipe de A Nao, alm de se envolver na fundao de mais um dirio, a Gazeta do Rio. Por volta de finais dos anos 1920, Azevedo Amaral procurou conciliar esta atividade na imprensa e uma participao mais intensa no debate intelectual acerca dos problemas nacionais, dedicando-se a escrita de obras voltadas ao pensamento poltico. Como ressalta Mnica P. Velloso, este foi o momento em que boa parcela da intelectualidade brasileira construiu um discurso pautado em um forte apelo nacionalista. Considerando-se detentora de uma identidade particular que a distinguia
117 118

Ibid., p. 25. Ibid., p. 32. O autor vincula a sada de Amaral a seu posicionamento favorvel a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial ao lado das foras lideradas pelos Estados Unidos. Bittencourt reprovaria veementemente tal posio, defendendo a causa alem. 119 Idem.

69

do restante da sociedade e convencida de sua posio privilegiada para a elaborao de diagnsticos e solues precisas as mais variadas questes da sociedade, esta elite procurou interferir diretamente no processo de organizao nacional.120 Aps a ruptura da estrutura institucional provocada pela vitria do movimento cvico-militar de 1930 e a grande indefinio quanto ao carter da nova estrutura de poder, nota-se o crescimento da atuao de intelectuais junto a organizaes de cunho religioso e em grupos mais diretamente envolvidos na disputa poltica. Muitos aderiram abertamente ao comunismo e fascismo, ideais ento com grande prestgio nos crculos culturais internacionais, em um contexto de crise econmica generalizada, recrudescimento das agitaes sociais e contnua tenso entre as principais potncias do planeta.121 A crtica cerrada aos tmidos resultados alcanados por um sistema republicano inspirado no modelo liberal unia todas estas tendncias, sendo considerado como mero instrumento do poder das oligarquias, que em nenhum momento colocaram no raio de suas aspiraes o saneamento das mazelas da maioria absoluta da populao. A ausncia de ateno ao temas educao, sade, cultura, alm do desenvolvimento econmico, era vista como comprometedora do progresso do pas, exigindo imediatas e slidas polticas pblicas nas mais diversas reas. Os indicativos de implantao de um Estado centralizador e intervencionista foram encarados com bons olhos, pois acenavam justamente ao caminho que a
120

VELLOSO, Mnica Pimenta. Os intelectuais e a poltica cultural do Estado Novo. IN: FERREIRA, Jorge F.; DELGADO, Luclia de Almeida N. O tempo do nacional-estatismo: do incio da dcada de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. 2 v. P. 147 et seq. 121 OLIVEIRA, Lcia Lippi de. Vargas, os Intelectuais e as Razes da Ordem. In: DARAUJO. Maria Celina (org.). As Instituies Brasileiras da Era Vargas. Rio de Janeiro: EDUERJ/FGV, 1999. P. 89. Quanto ao papel das classes sociais na Revoluo de 1930, bem como do prprio perfil do regime que a sucedeu, consultar: FAUSTO, Boris. A Revoluo de 30. Historia e Historiografia. So Paulo: Cia das Letras, 1975. DECCA, Edgar de. O Silncio dos vencidos. So Paulo: Brasiliense, 1981. GOMES, ngela de Castro. A Inveno do Trabalhismo. Rio de Janeiro: IUPERJ/Vrtice, 1988

70

intelectualidade havia proposto, encerrando uma era de descaso e abandono. Desta maneira, tornar-se-ia compreensvel a adeso em massa da intelligentzia ao chamado de um governo que se arvorava como desvinculado de regionalismos desagregadores, modelo de racionalidade e planejamento.122 Azevedo Amaral definiu firmemente sua posio diante das discusses quanto ao imperativo de uma ampla e significativa readequao da organizao polticoadministrativa do Estado brasileiro e do paralelo redimensionamento das relaes deste com outras esferas da sociedade. Desde Ensaios Brasileiros, sua primeira obra de relevo e que foi publicada as vsperas do Golpe de 1930, o citado intelectual procurou definir como pressuposto bsico para a superao dos entraves ao desenvolvimento espiritual e material do pas uma mudana de perspectiva de sua estrutura institucional, de modo transformar a Repblica em expresso nacionalidade.123 A modernizao da mquina administrativa foi objeto recorrente de suas preocupaes. O papel reservado a um seleto grupo de homens tecnicamente habilitados na conduo dos novos, variados e prementes problemas do pas foi visto como fundamental. Para tanto, o Estado deveria possuir instrumentos eficazes para a promoo de suas aes, o que envolvia evidentemente a modificao do princpio que norteava sua organizao. Segundo Amaral, o novo Estado Brasileiro deveria relegar ao passado todas as regras e formalidades do sistema poltico vigente. Via nas disputas eleitorais apenas querelas de grupelhos interessados em obter vantagens, em detrimento do bem pblico.
SCHWARTZMAN, S.; BOMENY, H. M. B.; COSTA, V. M. R. Tempos de Capanema. So Paulo: Paz e Terra/FGV, 2000. 123 AMARAL, Azevedo. Ensaios Brasileiros. Rio de Janeiro: Omena & Barreto, 1930.
122

concreta das razes

histricas e

sociolgicas da

71

Em substituio, propunha a instalao de um Estado Autoritrio, no qual o exerccio do poder deveria exceder atribuies determinadas pelo sistema democrtico-liberal. Ao Executivo cabia coordenar as aes governamentais com rapidez e eficincia, restabelecendo o princpio democrtico da autoridade, supostamente desvirtuado ao longo de todo o sculo XIX na Europa. A instalao do autoritarismo seria condizente com as tradies e evoluo da nao, o nico capaz de acabar com fatores de desagregao social em curso.124 A revigorada democracia brasileira tambm substituiria o ultrapassado ideal de representao parlamentar. Em seu lugar Amaral defendeu a instalao de uma estrutura corporativa, nica que cumpria objetivamente a condio de se inserir as foras vivas da produo (capital e trabalho) nos crculos decisrios, cabendo ao Estado coordenlas a fim de que formasse um todo orgnico, integrado e harmonioso. Na esfera econmica a organizao nacional deveria se pautar pelo equilbrio entre interveno estatal e livre exerccio da iniciativa privada. Incluiu-se entre os defensores da industrializao, admitindo a entrada de capitais estrangeiros para a promoo rpida do desenvolvimento.125 J presente em sua obra de estria, a afirmao da incompatibilidade entre a estrutura jurdica e a realidade objetiva do pas foi ponto comum tratado em seus textos posteriores. Da mesma maneira, Amaral empreendeu um esforo em adaptar sua proposta evoluo dos principais acontecimentos polticos ocorridos no Brasil e no

A obra de Azevedo Amaral considerada como uma das principais balizas da matriz autoritria do pensamento poltico brasileiro. Ver: LAMONIER, Bolvar. Formao de um pensamento poltico autoritrio na Primeira Repblica. Uma interpretao. In: FAUSTO, Boris (org.). Histria geral da Civilizao Brasileira. So Paulo: Difel, 1977. Tomo III, 2 v. P. 343-374. 125 ABREU, Alzira A. (coord.). Dicionrio Histrico-Biogrfico Brasileiro. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 2001. 1 v. P. 194-195.

124

72

mundo, assim como acompanhar a produo bibliogrfica internacional acerca de temas como corporativismo, por exemplo.126 Entre os anos de 1932 e 1936, sua atuao se pautou na realizao de conferncias, publicao de artigos e ensaios que versavam sobre a estrutura poltica e institucional do pas. So deste perodo: O Brasil e a crise atual (1934), A Aventura poltica do Brasil (1935), Renovao Nacional (1936). O ano de 1938 se revelou como propcio intensificao de suas atividades no cenrio pblico. As vsperas do lanamento da revista Diretrizes, chegava s livrarias seu mais novo livro: O Estado Autoritrio e a Realidade Nacional. Nesta obra se props a definir as linhas fundamentais do corpo doutrinrio do Estado Novo, visto como exemplarmente integrado Constituio de 10 de novembro de 1937. De acordo com o intelectual, o corpo jurdico que se diferenciava de todos os outros estatutos vigentes na histria poltica do Brasil justamente por se pautar nica e exclusivamente na anlise objetiva da realidade histrica e das necessidades do pas. 127 O nacionalismo poltico relegava ao passado o parlamentarismo dos tempos do Imprio, a extrema descentralizao poltico-administrativa da Repblica Velha e, principalmente, a miscelnea de ideologias irreconciliveis do corpo jurdico de 1934. O restabelecimento do princpio de centralizao no Executivo era visto como baliza central das instituies brasileiras, garantia do pleno alcance dos objetivos da coletividade e manuteno da integridade territorial. Dentre os supostos mritos da nova Constituio ganhava destaque a criao de instrumentos eficazes contra o comunismo, tendncia perigosa que havia ameaado

126

MEDEIROS, Jarbas. Ideologia autoritria no Brasil (1930-1945). Rio de Janeiro: FGV, 1978. P. 69-

79. AMARAL, Antnio de Azevedo. Estado Autoritrio e a Realidade Nacional. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1938. P. 132.
127

73

seriamente a sociedade em uma srie de motins em 1935. Em meio aos graves acontecimentos o Parlamento dera provas de inrcia e incapacidade em defender ao Estado, restringindo seriamente a capacidade do Executivo em criar barreiras contra o perigo bolchevista. Ao lado de crticas paralisia do sistema democrtico-liberal surgido aps 1934, Azevedo Amaral teceu duras crticas ao integralismo, visto por muitos como uma alternativa consistente para a superao do ento reinante clima de medo e instabilidade no Brasil.128 Em primeiro lugar, o autor ressaltava que os mtodos de propaganda e organizao do movimento no pertenciam tradio e realidade do pas, servindo apenas como estimulador de um pnico premeditado:
(...)que induzisse as classes capitalistas e a pequena burguesia a apoilos nas suas pretenses de conquista do poder (...) inventaram perigos imaginrios (...) O resultado dessa propaganda foi alarmar as massas trabalhadoras criando nelas uma receptividade s influncias das correntes extremistas (...)129

A tolerncia em relao a sua ideologia, importada do fascismo italiano, explicava-se pelo senso de realidade do Presidente Getlio Vargas que, diante da necessidade imediata de combate ao marxismo, tolerou e estimulou Ao Integralista Brasileira. Todavia, Azevedo Amaral afirmava enfaticamente na dissociao entre a

A Ao Integralista Brasileira foi fundada em 1932. Com um discurso nacionalista do nacionalismo, forte apelo catlico e anticomunista, os chamados camisas-verdes atingiram grande prestgio em determinados meios intelectuais e setores militares. Apesar das expectativas de seus lideres em alcanar o poder com a instalao de um regime forte e centralizador como o Estado Novo, a AIB tambm foi colocada na ilegalidade. A Constituio de 1937 estabelecia a proibio da existncia de partidos polticos. Consultar: TRINDADE. Hlgio. Integralismo: o fascismo brasileiro na dcada de 30. So Paulo: Difel, 1979. 129 Ibid., 123-124.

128

74

essncia ideolgica do Estado Autoritrio e os postulados doutrinrios defendidos pelos discpulos de Plnio Salgado.130 Somente aqueles que desconhecessem completamente a histria poltica das naes explicavam a emergncia do autoritarismo como uma criao particular do fascismo. A associao das idias de governo e autoridade era considerada como inerente a todas as formas de organizao social, sendo abandonada somente no Ocidente sob a influncia da Revoluo Francesa:
A noo de um governo sem autoridade no faz parte da tradio da democracia moderna, que procede da evoluo poltica da Inglaterra (...) a base do sistema representativo jamais associou ao conceito de representao a idia de limitao da autoridade do poder pblico (...)131

Com o Estado Novo, a democracia readquiria sua originalidade e substncia, condio preliminar para o enfrentamento dos graves problemas econmicos e polticos ento atravessados. A peculiaridade do regime fascista e nazista no se relacionava ao aumento das atribuies do Poder Executivo na conduo do Estado Nacional Moderno. O atributo maior da forma totalitria de governo estava na compresso e absoro de toda iniciativa e liberdade individual.132 Mesmo organizando-se de modo hierrquico a estrutura democrtico-autoritria de poder respeitava o papel do indivduo como elemento irredutvel do funcionamento social. Visto como produto perfeito das profundas tradies e aspiraes da sociedade, o Estado Brasileiro reserva a si apenas a tarefa de zelar para que em nenhum momento
130

Seitenfus afirma que boa parte da imprensa internacional interpretou a instaurao do Estado Novo como marco da entrada do Brasil no crculo do fascio. Consultar: SEITENFUS, Ricardo. O Brasil de Getlio Vargas e a formao dos blocos (1930-1942): o processo de envolvimento brasileiro na Segunda Guerra Mundial. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1985. P. 170. 131 AMARAL, op. cit. P. 149-150. 132 Ibid., p. 155.

75

esferas eminentemente privadas entrassem em conflito com o objetivo maior da ao governamental: a promoo do bem pblico. Como se v, o Golpe de 10 de novembro era considerado como inaugurador de uma nova fase da histria brasileira. Dada a ampla significao do evento e mesmo acometido por grave doena degenerativa, o intelectual intensificou suas atividades no cenrio pblico envolvendo-se na preparao de um novo projeto. Diretrizes foi lanada como um empreendimento diretamente vinculado a sua figura. Ao longo do perodo em que ocupou o cargo de diretor - abril e outubro de 1938 a revista apresentou uniformidade quanto ao formato, projeto grfico, estruturao interna do material e tipo de contedo oferecido ao leitor. Somente a partir desde momento o at ento secretrio de redao Samuel Wainer tornou-se o principal responsvel pelo peridico.133 Sob sua liderana foi iniciado um amplo processo de redefinio da linha editorial, pblico-alvo almejado e, sobretudo, uma sensvel alterao dos compromissos polticos assumidos.

2.1 Uma nova revista para um novo Brasil No foram encontradas informaes mais detalhadas sobre os preparativos de lanamento alm das registradas por Samuel Wainer. De acordo com o jornalista, coube Azevedo Amaral o levantamento de recursos para a materializao do projeto editorial, obtidos graas as suas relaes com Ligth and Power. Garantida a viabilidade
WAINER, 2005, p. 60. A parceria estabelecida em 1937 entre Amaral e Wainer tambm incluiu a publicao do livro Israel no presente e no passado. Cf: Dicionrio Bibliogrfico de Autores Brasileiros. Salvador: CDPB; Braslia: Senado Federal, 1999. P. 37.
133

76

financeira, Diretrizes- Poltica, Economia, Cultura chegou ao mercado editorial em abril de 1938.134 Neste nmero de estria, em lugar de um texto programtico que indicasse os objetivos almejados, foi publicado um trecho O Estado Autoritrio e a Realidade Nacional. O excerto reproduzido na revista integrava o captulo intitulado A elite intelectual e o carter evolutivo do Estado Autoritrio. Neste o autor afirmava que a livre expresso de pensamento era irrestrita na nova ordem democrtico-autoritria. Liberdade compreendida como conceito independente ao de Igualdade, j que proporcional a capacidade mental e cultural de cada indivduo. Critrio que deveria nortear a vigilncia e coero do Estado, instncia suprema encarregada de eliminar todas as manifestaes que incutissem na populao princpios e ideais contrrios segurana e tranqilidade da nao, a exemplo dos propugnados pelo comunismo e fascismo. Ainda de acordo com Amaral, a questo da liberdade espiritual estava relacionada funo educativa do Estado Novo, entendida como formadora de uma mentalidade coletiva onde a conscincia cvica da populao estivesse em perfeita correspondncia com a ideologia do regime. Tarefa central a ser orientada por aqueles detentores de grau mais elevado de inteligncia e cultura, incapazes de perturbar a ordem estabelecida e aptos em expressar claramente para o restante da sociedade tudo o que nela surgia como sentimento e aspirao mal definida.135

Apesar de no vincular o surgimento de Diretrizes aos capitais da empresa, Nelson W. Sodr ratifica a informao do ntimo contato entre Azevedo Amaral e os mandatrios da Ligth. O autor chega a afirmar que o a companhia mantinha em sua folha de pagamentos influentes personalidades que pudessem alterar a dinmica de seus negcios no pas. Dentre os nomes que figuravam na lista estaria o de Amaral. Consultar: SODR, Nelson Werneck. Memrias de um escritor. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1970. P. 115-116. 135 Diretrizes, n.1, p. 50, abr.1938.

134

77

Mesmo ao contribuir como rgo associado ao poder pblico, o papel da intelectualidade no estava restrito a reproduzir rgidos esquemas doutrinrios:
Ao lado dessa misso, a elite intelectual tem a exercer outra ainda mais profunda e de muito maior alcance nas suas finalidades. Cumpre-lhe revelar ao prprio Estado as possibilidades de desenvolvimento, incluidas como fras latentes no estilo atual das instituies.136

Para que cumprisse plenamente sua misso, os intelectuais no podiam sofrer restries que comprometessem seu trabalho criativo. Pelo contrrio, necessitavam de apoio e estmulo governamental, sob pena de comprometer irremediavelmente o funcionamento do regime e inviabilizar o alcance de suas realizaes.137 Como inferimos pelo trecho citado, o lanamento deveria ser entendido como iniciativa deste grupo privilegiado, consciente de sua importncia no novo momento histrico, disposto a participar ativamente nas decises sobre os rumos do pas e, principalmente, comprometido com o sucesso do regime capitaneado por Getlio Vargas. O ttulo escolhido para a publicao demonstrava tal propsito, bem como os campos de ao privilegiados para a reflexo dos verdadeiros elementos criativos da nacionalidade: estabelecer os caminhos mais acertados para a poltica, economia e cultura do Brasil.

136 137

Id., p. 51. Velloso considera esta postura em defesa da independncia relativa da intelligentzia nacional uma particularidade importante do pensamento de Azevedo Amaral em relao ao discurso difundido pela ditadura estadonovista nos anos seguintes. Cf. VELLOSO, Mnica Pimenta. Uma configurao do Campo Intelectual. In: OLIVEIRA, L. L.; VELLOSO, M. P.; GOMES, A. C. Estado Novo. Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. P. 73 Para Lcia Lippi de Oliveira, dentro da diviso do trabalho intelectual que envolveu a elaborao do projeto ideolgico do regime, coube a Amaral estabelecer a autoridade como aspecto fundamental de transformao da sociedade. Destaque a sua atuao junto a Cultura Poltica, revista fundada em 1941 e financiada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda. Cf. OLIVEIRA, Lcia Lippi. Autoridade e Poltica: O pensamento de Azevedo Amaral. In: OLIVEIRA, 1982, P. 48-70.

78

Entre abril e outubro de 1938, Diretrizes se aproximava ao modelo de peridicos culturais em circulao poca. A revista manteve o mesmo formato (18,5 X 27,0 cm) e um padro de sessenta e quatro pginas, impressas majoritariamente em papel jornal. A utilizao do couch restringiu-se composio das capas que traziam o ttulo, os principais destaques da edio e uma grande imagem, a exemplo da estampada no nmero de estria, elaborada pelo pintor Santa Rosa.138

Figura 1: Capa de Diretrizes, Abril de 1938

Apesar de ser verificada a presena de elementos grficos como ilustraes, fotografias, charges, as pginas de Diretrizes foram amplamente dominadas por sees,

138

WAINER, 2005, p. 60-61. Informao confirmada em um pequeno quadro publicado na ltima pgina da edio de estria. Toms Santa Rosa nasceu na Paraba em 20 de setembro de 1909, todavia fez carreira na cidade do Rio de Janeiro. Obteve grande reconhecimento na pintura, ilustrao, cenografia, ensino e crtica. Segundo Laurence Hallewell, Santa Rosa foi o maior produtor grfico de livros do Brasil, responsvel pela modificao esttica do livro ao longo dos anos 1930 e 1940. Nesta rea trabalhou na Editoria Schimdt e, a partir de 1937, na Editora Jos Olympio, alm de presena destacada em publicaes do Governo Federal. Cf. HALLEWELL, L. O livro no Brasil: sua histria. So Paulo: T. A. Queiroz/EDUSP, 1985. P: 376 et seq.

79

artigos, reportagens e demais escritos que em conjunto ocuparam cerca de 90% da revista. O pouco espao reservado para a veiculao de propagandas comerciais tambm se constituiu como outro trao marcante. Em mdia cada nmero trouxe trs inseres, geralmente localizadas na parte interna da capa e contra-capa ou em meio sees e demais matrias. lcito supor que a ausncia de maior nmero de anunciantes se deva ao fato do dinheiro obtido junto Light ter possibilitado um tnue equilbrio financeiro.139

Figura 2: Diretrizes, Maio de 1938.

Exceo feita pgina assinada por Azevedo Amaral que abria o nmero, Poltica do Ms, a estruturao interna do material no respeitou a uma seqncia fixa, sendo
139

Foram encontrados os seguintes anunciantes: Editoria Jos Olympio, Cia. Souza Cruz e Chindler & Adler Automveis, Cermica So Caetano, Caixa Econmica Federal de So Paulo, Mveis de Luxo Renascena, Fbrica de Tecidos Bangu (presente em duas edies), Sul-Amrica Seguros, Cassino Atlntico, Tapetes O Centenrio, Mveis e Tapetes Lerner & Cia, Alfaiataria Imprio, Banco Hipotecrio Brasileiro, Cimento Barbar (presente em duas edies), Gillete of Brazil, Rdio Record, Cassino da Urca e Mquinas de escrever Royal Porttil.

80

verificada certa confuso quanto diagramao. Artigos, reportagens, reprodues de rgos de imprensa estrangeiros misturavam-se s sees que sugiram medida que se constituiu uma equipe de redatores. Em seu relato autobiogrfico Samuel Wainer colocou-se como o grande responsvel por sua estruturao. Da mesma maneira, o afluxo de jornalistas e intelectuais foi tributado ao interesse da direo do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em interferir na linha editorial da revista.140 Mesmo sendo impossvel determinar as motivaes, a anlise do material revelou a gradual constituio de tal grupo durante o ano de 1938:

Revista Diretrizes: sees e respectivos responsveis Abril/Outubro 1938


Abril Poltica do Ms Azevedo Amaral Comentrio internacional Azevedo Amaral Homem da Rua Rubem Braga Pela Amrica - redao Notcias literrias redao Poltica do Ms Azevedo Amaral Comentrio internacional Azevedo Amaral Homem da Rua Rubem Braga Pela Amrica - redao Notcias literrias redao Cinema Edmundo Lys Poltica do Ms Azevedo Amaral Comentrio internacional Azevedo Amaral Homem da Rua Rubem Braga Cinema Edmundo Lys Teatro Bandeira Duarte Recordaes de um poltico C Poltica do Ms Azevedo Amaral Comentrio internacional Azevedo Amaral Homem da Rua Rubem Braga Cinema Edmundo Lys Teatro Alvaro Moreyra Recordaes de um poltico Pequenos Segredos do mundo Questes Econmicas - redao Livros redao Poltica do ms Azevedo Amaral

Maio

Junho

Julho

Agosto
140

WAINER, op. cit. P. 61.

81

Setembro

Outubro

Comentrio Internacional Azevedo Amaral O Homem da Rua Rubem Braga Cinema Edmundo Lys Teatro Alvaro Moreyra Recordaes de um poltico Questes econmicas redao A Poltica do Ms Azevedo Amaral Comentrio Internacional Azevedo Amaral O Homem da Rua Rubem Braga Cinema -C Teatro Alvaro Moreyra Recordaes de um poltico Questes Econmicas - redao Livros redao Poltica do ms Azevedo Amaral Comentrio Internacional- Azevedo Amaral O Homem da Rua Rubem Braga Cinema Carlos Lacerda Teatro Alvaro Moreyra Recordaes de um poltico C Questes Econmicas - redao Livros - redao Pequenos Segredos do Mundo S

Tabela 1: Revista Diretrizes: sees e respectivos responsveis Abril/Outubro de 1938

lcito supor que o fato de Diretrizes constituir-se em uma iniciativa desvinculada dos grandes conglomerados de comunicao do pas tenha sido um empecilho importante para que se organizasse um grupo de profissionais compatvel aos princpios e objetivos almejados. O escol de colaboradores tambm cresceu gradativamente no perodo. A participao de autores brasileiros inclua textos sobre poltica, economia, resenhas de obras literrias, comentrios acerca da produo teatral no pas, radiodifuso, at artigos sobre os avanos da medicina. Revista Diretrizes: colaboradores brasileiros Abril/Outubro de 1938 Abril David Adler, Anibal Bomfim Maio Garibaldi Dantas, Pinheiro de Lemos Junho Abem Attar Neto, Murilo Miranda, Pinheiro de Lemos Julho Pires do Rio, Aben Atar-Neto, David Adler, Nelson W. Sodr, Alfredo Funke Agosto Brasil Gerson, Amaral Fontoura, David Adler, Moacir Werneck de Castro, Augusto Freire, C. Rego Freitas, Oswald de Andrade

82

Setembro Outubro

Graciliano Ramos, Joo Pinheiro Filho, Brasil Gerson, Coronel Luis Lobo, Emil Farah Emil Farah, Brasil Gerson, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos

Tabela 2: Revista Diretrizes: colaboradores brasileiros Abril/outubro de 1938

- Diretrizes para o Estado Novo: a legitimao simblica do regime Mesmo com a participao de vrios homens ligados ao mundo das letras e do jornalismo, nota-se que o esclarecimento acerca dos caminhos a serem seguidos em relao poltica e economia nacional sempre se manteve sob a competncia de Azevedo Amaral. Alm de um recorrente discurso de justificao do regime estadonovista, anlise da seo Poltica do Ms e demais textos sob sua responsabilidade revela a existncia de traos de uma modalidade especfica de construo terica que almejava difundir uma particular concepo que reservava ao Estado o legtimo papel de condutor e estimulador das mais variadas esferas da sociedade brasileira. Logo no nmero de estria, o diretor da revista afirmava que, diferentemente de outros tempos, os assuntos polticos no interessavam apenas aos pequenos grupos ou famlias interessadas nas benesses do poder. Com advento do Estado Novo o temrio havia sido integrado aos anseios e interesses coletivos, tornado-se enfim o principal foco de ateno do grande pblico:
(...) a poltica no Brasil agora uma coisa humana e como j algum disse o homem o nico objeto de ser estudado pelo homem. Justifica-se portanto que Diretrizes, escrita e publicada para ser lida

83

por homens que sabem ler, coloque no primeiro plano das suas finalidades o comentrio crtico da poltica brasileira (...)141

Em sua primeira interveno Amaral teceu consideraes quanto ao significado dos acontecimentos ocorridos em 11 de maro de 1938. A tentativa de golpe realizada pela Ao Integralista Brasileira (AIB) era vista como exemplar, j que demonstrava o verdadeiro sentido da organizao fascista e a real fisionomia do regime estadonovista.142 O constante crescimento do movimento liderado por Plnio Salgado era explicado como produto da crena de observadores menos atentos em uma vaga ideologia nacionalista e inconsistente plano de revigoramento de autoridade. O fracasso dos camisas-verdes comprovava a impossibilidade do fascismo se adaptar s tradies e necessidades brasileiras. O tipo espalhafatoso de propaganda e estrutura comprovava a ausncia de um verdadeiro esprito nacional. Por sua vez, o anti-semitismo defendido por Gustavo Barroso e a sincronia com a agitao provocada por agremiaes do gnero ao redor do mundo levantavam a suspeita de que os camisas-verdes respondiam ao comando de potncias estrangeiras:
No obstante a ascendncia do nacionalismo na poltica contempornea de todas as naes observa-se... uma tendncia paradoxalmente internacionalizante por parte dos nacionalismos violentos e intransigentes. Assim como as correntes revolucionrias do marxismo articularam-se em formao internacional (...) os nacionalismos associados s diferentes modalidades do fascismo coordenaram-se no que se chama hoje na Europa e nos Estados Unidos, o Fascistern.143

Azevedo Amaral interpretou o fracasso do segundo putsch organizado pela AIB como resultado das qualidades extraordinrias de Getlio Vargas, modelo de estadista
141 142

Poltica do Ms, Diretrizes, n. 1, p. 3, abr. 1938. Detalhes sobre a organizao e fracasso do primeiro putsch integralista, Cf.: SILVA, Hlio. Terrorismo em Campo Verde. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1971. P. 154 et seq. 143 Poltica do ms. Diretrizes, n. 1, p. 5, abr. 1938.

84

moderno. Tambm nesta oportunidade, reafirmou o vazio ideolgico do integralismo que apesar de ser caracterizado como expresso do reacionarismo direitista possua caracteres idnticos aos de formaes esquerdistas. Ambos eram produtos das mesmas causas e detinham idnticos propsitos: destruir as liberdades econmicas e espirituais dos indivduos. Em contrapartida:
O Estado Autoritrio, institudo no Brasil (...) no fascista nem comunista, por isso que consagra entre os seus postulados fundamentais a liberdade da iniciativa individual na esfera econmica, isto , o regime capitalista, temperado sem dvida pela ao necessria da preponderncia do bem pblico sobre os interesses particulares.144

Em contraposio ao carter antibrasileiro da AIB, emergia o nacionalismo da Constituio de 1937 que procurava justamente responder aos interesses e necessidades do pas sem qualquer inspirao de cunho totalitrio. Da mesma forma, o recm institudo Estado Novo se afastava do viciado sistema liberal, aberrao recheada de formalidades jurdicas e desprovida de aplicaes prticas. Em mais de uma oportunidade o diretor da revista insistiu sobre o profundo sentido democrtico do regime capitaneado por Getlio Vargas. O autoritarismo apenas restaurava o sentido pleno do conceito Democracia. A maior das descaracterizaes ocorridas ao longo do sculo XIX era representada pela iluso de que o voto universal e secreto garantisse a igualdade de representao social na poltica, assertiva que, de acordo com o intelectual, assentava-se na errnea considerao da igualdade entre os homens.145

144 145

Poltica do Ms. Diretrizes, n.3, p. 7, jun. 1938. OLIVEIRA, 1982, p. 60. De acordo com a autora, a questo da representao poltica no pensamento de Azevedo Amaral adquiriu uma dupla dimenso: uma ligada defesa do ideal corporativo de sociedade, em que as foras de produo econmica ganhavam espao nos crculos decisrios; e outra eminentemente simblica, fundamentada na identificao entre Nao e Estado.

85

Amaral defendeu com entusiasmo e otimismo a proposta de formao de um partido nico que completasse a ntima correspondncia entre o novo regime e a conscincia dos brasileiros. Unio Cvica que deveria ser orientada no sentido do Estado Autoritrio e tendo por finalidade a defesa da democracia, entendida como o ... governo em que participam todos os cidados, atuando cada um na medida das suas possibilidades e da sua capacidade de eficincia.... 146 Indicaes favorveis instalao de um regime corporativista no Brasil tambm foram recorrentes nas pginas de Diretrizes, principalmente em artigos sob a rubrica de Amaral. A participao de todos os indivduos no complexo poltico surgia como falcia, somente ...os que verdadeiramente trabalham e as foras condutoras da economia nacional participariam ativamente nos novos rgos de representao a serem criados.147 Todavia, enquanto o trabalho pedaggico do governo no obtivesse seus primeiros resultados, unindo o povo em torno do ideal patritico, era necessrio manter o carter plebiscitrio da organizao poltica por tempo indeterminado. Manifestaes pblicas em apoio ao chefe da nao e a veiculao de seus pronunciamentos por meio da imprensa garantiam a influncia recproca.

146 147

Poltica do Ms. Diretrizes, n. 4, p. 2, jul. 1938. Sobre a importncia do corporativismo no conjunto do pensamento de Azevedo Amaral ver: MEDEIROS, op. cit., p. 69-79.

86

Figura 3: Seo A Poltica do Ms, Diretrizes, setembro de 1938.

Nas edies publicadas entre julho e setembro de 1938, Azevedo Amaral reservou considervel espao da seo Poltica do Ms ao esclarecimento das novas funes do poder pblico nas reas de educao e cultura. Afastado da filosofia materialista do liberalismo, o Estado Autoritrio tinha como princpio central envolver-se nas atividades espirituais da sociedade, devendo definir objetivos e garantir condies materiais para sua difuso.148 Os elementos capazes eram chamados a contribuir ativamente na organizao do Plano Nacional de Educao traado pelo Presidente Getlio Vargas e que se baseava na seguinte diretriz: preparao equilibrada do esprito e do corpo, transformando cada brasileiro em fator consciente e entusiasta do engrandecimento ptrio. O trabalho realizado pelo ministro Gustavo Capanema foi elogiado, pois mesmo sob as imperfeies do conjunto poltico-institucional anterior ao Estado Novo, a base

148

Poltica do Ms. Diretrizes, n.5, p. 3-5, ago. 1938.

87

de um sistema educacional integrado havia sido plantada, sendo lcito esperar os melhores resultados no futuro. 149 Como se v, Azevedo Amaral se propunha explanar os caminhos mais acertados a serem seguidos pelo governo, procurando sempre fundamentar suas observaes como concatenadas a um suposto esprito geral da doutrina do regime. Permeada por uma concepo particular da funo dos intelectuais diante do momento poltico brasileiro, tal estratgia discursiva tambm foi expressa em seus comentrios acerca dos rumos a serem trilhados no terreno econmico. Na edio de abril Diretrizes trouxe uma entrevista exclusiva com Fernando Costa, ministro da Agricultura, precedida de uma pequena nota introdutria que salientava a importncia e os desafios atinentes agricultura brasileira, sobremaneira a necessidade do melhor aproveitamento das terras, das guas e do subsolo brasileiro. Todavia, no se escondia do leitor a precedncia a ser dada a indstria:
Sem dvida, somos dos que acreditam que as finalidades econmicas do Brasil no se limitam ao setor agrrio e explorao das indstrias extrativistas. Estamos convencidos de que o Brasil j , e cada vez ser mais um pas de tipo agroindustrial (...)150

Sendo o parque mecano-fatureiro existente no pas de tamanho considervel e levando se em considerao:


(...)que nos ltimos decnios j representou papel to importante no desenvolvimento nacional e do qual muitssimo mais temos a esperar no futuro, merecer sempre as maiores atenes de DIRETRIZES(...)151

Embora no se especifique a autoria do trecho, nota-se claramente uma perspectiva favorvel ao desenvolvimento de um padro industrial para economia

149 150

Id., p. 5 Perspectivas agrcolas do Brasil atual. Diretrizes, n.1, p. 32-38, abr. 1938. 151 Id., p. 32.

88

nacional, aspecto comumente trabalhado nas obras de Azevedo Amaral ao longo dos anos 1930. Ainda na mesma edio, elogiava-se o livro Histria Econmica do Brasil de Roberto Simonsen, primeiro trabalho histrico substancioso e srio sobre a evoluo econmica da nao. Coube a este esclarecido economista revelar opinio pblica que o pas possua uma tradio industrial vinda do sculo XVIII. Desta maneira, ... a idia de promover um surto de nossas atividades manufatureiras encontrava bases histricas..., o que justificava a viso de que medidas protecionistas adotadas ao longo da Repblica no haviam sido obras de mera fantasia.152 A ateno acerca da necessidade de uma clara poltica pblica quanto matriz energtica a ser adotada no pas, era vista como pressuposto bsico para a solidez de um projeto de estmulo industrializao e o correspondente crescimento do mercado interno. A eletricidade surgia como padro natural a ser adotado, tanto por ser comprovadamente eficiente em outros pases, principalmente nos Estados Unidos, como pelas timas condies geogrficas do Brasil. A montagem de um sistema integrado de hidroeltricas ofereceria energia em abundncia para a produo industrial, ferrovias e uso residencial. Apenas sugerida por Getlio Vargas, tal diretriz contribua para a integrao de regies at ento afastadas do progresso material da civilizao, condio para a elevao cultural e cvica da populao.153 O principal empecilho para a consecuo destes objetivos era o fato do pas no possuir os recursos necessrios e capacidade tcnica realizao desta grandiosa obra. Tal argumento surgiu nas pginas de Diretrizes com a reproduo de um excerto
152 153

Desenvolvimento Industrial do Brasil. Diretrizes, n.1, p.24-25, abr. 1938. Desenvolvimento do hinterland e a eletrificao. Diretrizes, n.1, p. 27-28, abr. 1938.

89

do captulo Capitais estrangeiros e colonizao, tambm presente no livro Estado Autoritrio e a Realidade Nacional e que, mais uma vez, determinou a posio oficial da direo da revista acerca do caminho mais correto a ser seguido pelas autoridades governamentais. Nesta oportunidade Amaral criticava abertamente artigos da Constituio de 1937, principalmente o atinente ao impedimento de participao do capital estrangeiro na explorao das minas e quedas de gua. Segundo o autor, tal dispositivo legal apenas mantinha o j presente na Carta de 1934, produto da ao de tendncias mais radicais de nacionalismo econmico, reticentes ...ao capital, ao empreendimento e ao trabalho estrangeiro.154 Posicionamento interpretado como totalmente alheio realidade objetiva de um pas desprovido de condies financeiras e tcnicas para desenvolver plena e eficazmente o aproveitamento de suas riquezas:
Esquivarmo-nos a reconhecer essas verdades equivale a nos afastarmos da atitude objetivista em face da realidade nacional, que caracteriza a ideologia do Estado Novo e imprime um sentido patritico inconfundvel ao regime que acaba de ser estabelecido.155

A manuteno deste artigo constitucional paralisava completamente a transformao da economia brasileira, comprometendo irremediavelmente a obra reformadora do regime:

154

Capitais estrangeiros e colonizao. Diretrizes, n.2, p. 60-64, mai. 1938. O Cdigo de guas de 1934 redefiniu o direito de propriedade do uso da gua e as relaes do governo e concessionrias de produo e distribuio de energia. Neste setor havia duas grandes empresas, Light e a Amforp, que controlavam os mercados do Rio de Janeiro e So Paulo. Por volta e 1938, o choque entre as autoridades governamentais e as multinacionais quanto ao critrio de reajuste de tarifas e a definio clara de investimentos para a ampliao do sistema havia se aguado. A fora de grupos favorveis a estatizao do setor eltrico era considervel, o que explica a preocupao de Amaral quanto a esta questo que envolvia a Light anda Power, principal financiadora da revista Diretrizes. Sobre todo a problemtica do setor eltrico ver: LIMA, J. L. Estado e Energia no Brasil: o setor eltrico no Brasil das origens criao da Eletrobrs. So Paulo: IPEA, 1984. 155 Capitais Estrangeiros, p. 61.

90

A passagem de uma economia da escassez para uma economia de abundncia a preliminar necessria ao impulso das outras atividades que se realizam, no plano cultural e social, a obra da civilizao e do progresso espiritual. A prpria segurana do Estado e da sociedade acha-se vinculada a essa transformao do tipo econmico.156

O preconceito de certos setores da sociedade brasileira em relao ao capital estrangeiro era visto como tributrio da influncia de poderosas correntes ideolgicas internacionais, defensoras de um modelo de nacionalismo econmico que perturbava a ordem mundial e assim retardava o reajustamento do equilbrio normal da vida civilizada.157 De acordo com o intelectual no havia espao para este tipo de concepo no caso brasileiro, qualquer tentativa de adaptao desembocava em perverso e

desvirtuamento de seu sentido original:


Transplantar para o campo da economia os princpios do nacionalismo envolve gravssimo perigo de exageros que redundam em efeitos contraproducentes na realizao dos prprios objetivos do verdadeiro nacionalismo. 158

Segundo Amaral, o capital internacional estava dividido em duas modalidades, ambas benficas ao sistema econmico. De um lado, identifica-se o meramente especulativo, instvel e restrito s atividades financeiras. De outro, o invertido em atividades produtivas como indstria e agricultura, que passava a integrar a estrutura econmica do pas que o recebeu. Sendo regido pelas mesmas leis, coordenado para o mesmo fim de progresso do pas e transformado riqueza eminentemente nacional.159

- Comentrio Internacional

156 157

Id. Capitais Nacionais e Capitais Estrangeiros. Diretrizes, n. 5, p. 17-18, ago. 1938. 158 Id., p. 17. 159 Id., p. 18.

91

Como foi salientado, a seo Comentrio Internacional tambm ficou diretamente a cargo de Azevedo Amaral. Principalmente entre abril e julho de 1938, o intelectual procurou utilizar o espao para comprovar a direta vinculao entre os mais importantes acontecimentos ocorridos no exterior e suas supostas conseqncias na poltica brasileira. Em um primeiro momento, claramente sob o impacto dos atentados integralistas e seu reflexo nas relaes diplomticas do Estado Novo, o diretor da revista denunciou a existncia de uma ofensiva contra instituies e o povo brasileiro orquestrada pelo governo alemo. A anexao da ustria e a paralela ameaa sofrida pela Tchecoslovquia eram exemplos reais do objetivo nazista em estimular a agitao de minorias germnicas distribudas pelo globo, oferecendo perigo aos estados do Rio Grande do Sul, Paran e Santa Catarina.160

Figura 4: seo Comentrio Internacional, Diretrizes, abril de 1938.

160

Comentrio Internacional. Diretrizes, n. 1, p. 14-20, abr. 1938.

92

A preocupao quanto interferncia do nacional-socialismo em pases como o Brasil se manteve constante ao longo do ano de 1938. Todavia, categricas afirmaes de sua direta relao aos eventos promovidos pela AIB perderam espao. 161 Em mais de uma oportunidade, Azevedo Amaral vinculou o desrespeito das regras consagradas pelo Direito Internacional ao ideal de autarquia econmica defendido por Alemanha, Itlia e Japo. Para os povos desprovidos de recursos naturais restava a alternativa de dependncia e pobreza absolutas. Todavia, se:
(...) o destitudo de matrias-primas dispe dos elementos demogrficos suficientes para permitir-lhe a mobilizao de grandes exrcitos e tem no seu alcance recursos tcnicos e culturais para organizar-se militarmente, a situao muito diferente (...) Restalhe...apoderar-se mo armada das reservas da matria-prima possuda por terceiros.162

A voracidade do imperialismo fascista era exemplar quando se voltava ateno a dois acontecimentos que ento mobilizavam grande parcela da opinio pblica mundial. A Guerra Civil Espanhola e o conflito sino-japons foram avaliados como casos tpicos de um complexo jogo em que a posse de vultosas reservas de recursos naturais, obteno de considervel nmero de consumidores e estabelecimento de importantes posies estratgico-militares se confundiam. Em julho de 1938, Comentrio Internacional tratou nica e exclusivamente do assunto Guerra Civil Espanhola. Para Amaral, o pas ibrico passara por uma profunda diviso entre o bloco de foras criadoras e as foras do passado. As primeiras haviam aberto grandes oportunidades de desenvolvimento ao derrubarem o regime monrquico em 1936.

161

SEITENFUS, op. cit., p. 201. Em final de maio de 1938 o Departamento Nacional de Propaganda emitiu um comunicado oficial aos meios de comunicao que proibiu qualquer acusao de envolvimento de cidados ou instituies alems no atentado integralista. 162 Comentrio InternacionaI. Diretrizes, n. 4, p. 28, jul. 1938

93

Entretanto, o rpido e fcil golpe revolucionrio deixou intacta estrutura agrria e seus vestgios de servido feudal. Sendo assim, a fora de setores tradicionalistas como Exrcito e Igreja continuavam a existir, exercendo a liderana do movimento reacionrio disposto a deter a marcha da evoluo nacional. As lideranas eclesisticas e militares perceberam que a heterogeneidade e ausncia de unidade ideolgica da frente democrtica facilitavam o sucesso de uma ao violenta contra a Repblica. Sem condies materiais para desencadear o golpe foram obrigados a procurar financiamento externo, encontrando na Itlia e Alemanha parceiros ideais. O desfecho do conflito dependia irremediavelmente dos invasores estrangeiros, pois os elementos propriamente espanhis que combatem pelos nacionalistas constituem hoje uma fora que no seria capaz de enfrentar isoladamente as tropas republicanas.163 Sedentas pelo monoplio das riquezas do subsolo espanhol e aproveitando-se de vagas analogias ideolgicas, as duas naes totalitrias iniciaram uma interveno macia e coordenada, cujo sucesso envolvia a prpria sorte do fascismo e do nacionalsocialismo. A derrota poderia desencadear reaes violentas de foras sociais comprimidas, ameaando seriamente o poder de Hitler e Mussolini. As mltiplas implicaes do caso espanhol foram ressaltadas por Amaral. A possvel vitria do General Francisco Franco levaria irremediavelmente hegemonia talo-germnica no Mediterrneo, de modo a comprometer irremediavelmente as comunicaes do Imprio Francs no norte da frica. Para os ingleses o perigo maior era a perda de capitais investidos na regio.

163

Id.

94

De acordo com o diretor da revista, o Extremo Oriente tambm era atingido por guerras de cunho imperialista. Assim como as naes expansionistas europias, o Imprio Nipnico objetivava dominar completamente as matrias-primas do inimigo, fundamentais para a manuteno de seu poderio industrial.164 Da mesma maneira do verificado em Poltica do Ms, a seo Comentrio Internacional tambm revelou a profunda reserva de Amaral em relao particular estrutura de poder totalitria, na qual ...o Estado monopoliza todas as funes da sociedade e onde a opinio pblica apenas o reflexo do pensamento ditatorial....165 Por outro lado, o intelectual procurou demonstrar a existncia de uma tendncia natural e irremedivel que modificava as bases jurdico-institucionais dos sistemas de governo at ento existentes. A crise poltica ocorrida na Frana foi tratada como grande exemplo deste processo. Mesmo substitudo por Edouard Daladier, Leon Blun havia comprovado ser impossvel exercer a autoridade sem a suspenso dos mtodos inerentes maquinaria do parlamentarismo O antigo primeiro-ministro abriu caminho para uma ditadura financeira, nica soluo aos enormes problemas econmicos atravessados pelo pas.166 Da mesma maneira, a ao do presidente Franklin Delano Roosevelt contra a chamada dinastia do dlar foi elogiada. O New Deal tinha como objetivo diminuir a influncia de uma pequena minoria, deixando-se espao aberto para a promoo da justia social. Os Estados Unidos atravessavam uma etapa decisiva de sua vida poltica, pois estava estabelecido o choque entre a autoridade do Estado e o poder dos grandes
164 165

Comentrio Internacional. Diretrizes, n 6, p. 30-36, set. 1938. Comentrio Internacional. Diretrizes, n. 3, p. 31, jun. 1938. 166 Comentrio Internacional. Diretrizes, n. 2, p. 32-33, maio 1938.

95

senhores na determinao dos rumos da sociedade. Os imperativos das realidades econmicas e sociais exigiam o fortalecimento do executivo e a discusso sobre o impedimento extra-constitucional de um terceiro perodo presidencial. Respeitar aos princpios essenciais da democracia no significava a observncia de rgidas limitaes de tempo em que ...esses mandatos so exercidos por uma determinada pessoa.167 O ltimo artigo publicado por Azevedo Amaral em Comentrio Internacional marcou uma significativa mudana de perspectiva. O autor considerava justa a anexao dos Sudetos ao Reich, sendo restabelecido o ...princpio de auto-determinao que foi violado em relao aos povos alemes. Inglaterra e Frana buscavam conciliar interesses das partes envolvidas, esforo dificultado por manobras da Rssia Sovitica, a...mais ambiciosa potncia da Terra..., que visava a desestabilizao da ordem europia de modo a desencadear um grande putsh vermelho. A anlise de Poltica do Ms e Comentrio Internacional revela como Diretrizes foi dimensionado por Azevedo Amaral como um veculo eminentemente comprometido com a legitimao da ditadura estadonovista; apoio irrestrito que no descartava a indicao de certos ajustes necessrios ao pleno sucesso do regime. Concomitantemente, o diretor da publicao pretendeu fixar junto ao pblicoleitor sua particular interpretao acerca da extrema concatenao entre o novo governo e a realidade objetiva do pas. Legtimo nacionalismo poltico que se afastava das experincias nazi-fascistas e que, ao mesmo tempo, mostrava-se condizente a uma tendncia universal de abandono as regras da liberal-democracia.

167

Roosevelt declara guerra aos privilgios de uma minoria. Diretrizes, n.1, p. 21-22, abr. 1938.

96

2.2- As outras diretrizes O crescimento expressivo do nmero de colaboradores e, principalmente, a constituio de uma equipe editorial propriamente dita ao longo do ano de 1938 matizaram o objetivo estabelecido por Azevedo Amaral, ou seja, contribuir para a consolidao e pleno sucesso do regime estadonovista. Apesar da presena de textos voltados aos assuntos literrios e culturais, as pginas de Diretrizes foram dominadas pela discusso de temas eminentemente polticos. Caracterstica que se vincula prpria conjuntura brasileira e internacional. Em um primeiro momento, sobretudo entre os meses de abril e junho, os artigos e demais escritos a cargo da redao ou assinados pelos colaboradores evidenciaram uma ntida postura de combate ao integralismo. Na seo intitulada O Homem da Rua Rubem Braga registrou um comentrio sarcstico sobre a brusca mudana da paisagem do Rio de Janeiro. O carioca era surpreendido pelo desaparecimento de camisas verdes, outrora vestidas por homens que gritavam e gesticulavam pelas ruas da cidade. Apesar se assemelharem aos jogadores de futebol, estes personagens eram conhecidos pela prtica de outro esporte:
Queriam o monoplio do patriotismo. Tambm monopolizavam a honra. Nas horas vagas monopolizavam, tambm, Deus. E, quando no tinham nada que fazer, monopolizavam a famlia. Eram interessantes, e divertiam. Mas depois... queriam matar todo mundo. (...) O dr. Getlio Vargas ficou muito aborrecido. Mas assim mesmo foi deixando. Veio o Carnaval. Na tera-feira, dia dos prstitos, os homens quiseram fazer uma brincadeira No era direito (...) A gente gosta do Carnaval assim, uma vez no ano. Mas botar um clube no governo no dava certo. Depois que acabou o Carnaval o governo achou que no havia razo para continuar o clube.168

168

O Homem da Rua, p. 11, abril de 1938.

97

No nmero de junho, Osrio Borba169 dedicou um artigo de trs pginas ao registro de um breve histrico do fascismo no Brasil. Em Perverso Moral, Samuel Wainer declarava seu espanto sobre o fenmeno ocorrido aps o fracasso do golpe de 11 de maio: notrios simpatizantes negavam veementemente qualquer ligao com a AIB. 170

Figura 5: Histria de Camisas, Diretrizes, junho de1938

A nica colaborao de Murilo Miranda ao longo do perodo se pautou na defesa de condenao exemplar aos seguidores do sigma, sem exceo:

169

Jos Osrio de Morais Borba nasceu em Pernambuco em 1900. Abandonou a Faculdade de Direito do Recife para se dedicar ao jornalismo e militncia poltica. Mudou-se para o Rio de Janeiro por volta de 1925, escrevendo artigos para inmeros jornais. Foi eleito deputado constituinte em 1933 e exerceu o cargo de parlamentar at o fechamento do Congresso Nacional em novembro de 1937. Continuou a contribuir em jornais e revistas ao longo do Estado Novo, ligando-se ao grupo que originou a Unio Democrtica Nacional (UDN). Terminada a ditadura, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ao longo dos anos 1950 disputou vrios pleitos eleitorais, sendo eleito deputado suplente em 1954 pelo Movimento Popular Autonomista (MPA). Faleceu no Rio de Janeiro em 1960. 170 Histria de Camisas. Diretrizes, p. 17-19. Wainer Perverso Moral, p. 26-28, jun. 1938.

98

Andam a falando em ala moderada do integralismo com o fim de eximir alguns de seus chefes das responsabilidades. Ora, isto de todo descabido. (...) O integralismo era um s nos seus propsitos (...) agente do imperialismo fascista absolutamente esfaimado: no se limita conquista de mercados ele liberta, civiliza, estabelece a paz no Extremo Oriente(...)171

Diferentemente das sees Poltica do Ms e Comentrio Internacional, o contedo sob responsabilidade da redao trouxe ininterruptamente explcitas acusaes do direto envolvimento alemo na conspirao integralista. O objetivo de usurpar riquezas alheias vinha de longa data. Era o que se procurava demonstrar com o texto O Pangermanismo na Amrica do Sul (1916), reproduo da mensagem de um oficial do exrcito do Kaiser Guilherme II. O militar declarava o interesse do monarca em estimular a revolta entre a populao germnica residente no continente americano, especialmente no Brasil. Desta forma a influncia de outras potncias na regio seria eliminada, garantindo mercados consumidores, explorao de matrias-primas e um vasto territrio a ser colonizado.172 Alm de responder pela seo Teatro, Alvaro Moreyra173 demonstrou sua preocupao em relao a outro perigo: o Imprio Nipnico tambm indicava sua ambio em conquistar terras no Novo Mundo. O Brasil se mostrava como alvo

171 172

Os Anjos. Diretrizes, n. 3, p. 45, jun. 1938. O Pangermanismo na Amrica do Sul.Diretrizes, n. 4, p. 52-53, jul. 1938. 173 lvaro Moreyra (Porto Alegre, 23 de novembro de 1888 Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1964) foi poeta, cronista. Formou-se em Direito em 1910, no Rio de Janeiro. Entre 1912 e 1914 esteve em Paris e viajou tambm Itlia, Blgica e Inglaterra. De volta ao Brasil, iniciou a carreira jornalstica no Rio de Janeiro. Admirador das artes cnicas, fundou no Rio, em 1927, o "Teatro de Brinquedo". Em 1937, apresentou Comisso de Teatro do Ministrio da Educao e Cultura, um plano de organizao de uma "Companhia Dramtica Brasileira", que foi aceito. Com ela, lvaro Moreyra excursionou aos estados de So Paulo e Rio Grande do Sul. A partir de 1942, teve destacada atuao no rdio brasileiro, onde alm de escrever crnicas, tambm as interpretava. Participou do programa "Conversa em Famlia" e apresentava uma crnica diria de cinco minutos no programa "Bom-dia Amigos".Em 1958, recebeu o prmio do melhor disco de poesia com os Preges do Rio de Janeiro. Era membro da Fundao Graa Aranha, da Sociedade Felipe dOliveira, da Academia Carioca de Letras e do Pen Clube do Brasil. Era casado com Eugnia lvaro Moreyra, lder feminista, e sua residncia em Copacabana era ponto de encontro de escritores e intelectuais. Cf: ABREU, op. cit.

99

potencial devido forte presena de imigrantes japoneses, normalmente fiis ao Mikado.174 A veiculao de matrias que externavam a contrariedade em relao aos princpios expansionistas foi intensificada a partir do ms de junho, momento em que Diretrizes passou utilizar servios da agncia de notcias norte-americana Associeted Press.175 De acordo com a interpretao sugerida em reprodues de peridicos internacionais, a interferncia germnica tambm alcanava pases com alto nvel de desenvolvimento econmico-militar. Auxiliado por distintos membros da aristocracia de nascimento ou de dinheiro, Hitler obteve a permisso do governo ingls para transformar Estados independentes da Europa Central em vassalos da Grande Alemanha. Alm de grande poder nos altos escales da administrao, o grupo favorvel ao nazismo procurava influir diretamente na opinio pblica por meio dos jornais London Observer e London Times. Por outro lado, o Times era impedido de combater abertamente o processo de traio nacional devido frrea censura exercida sobre os veculos de comunicao.176 Ao lado do enfoque sobre a cobia do nacional-socialismo em aambarcar riquezas de outros povos, tambm foram publicados artigos que procuravam ressaltar outras caractersticas de regimes nazi-fascistas. Como o intitulado Mussolini tem sempre razo: a verdade sobre a Itlia, assinado por Cecil Brown. Em uma nota introdutria alertava-se ao leitor:

174 175

Japo, agosto. P. 23. O mundo em marcha. Diretrizes, n. 3, p. 56-57, jun. 1938. 176 A City, a aristocracia e o nazismo. Diretrizes, n. 4, p. 6-8, jul. 1938..

100

proibido pensar. Tambm para que pensar? E o hipnotismo demaggico vai transformando uma nao de muitos milhes pela iluso de dias melhores que nunca vm. 177

Segundo o jornalista norte-americano, quase no havia oposio, terror ou espionagem na ptria do fascismo. A razo para tal fato era sugerida pela descrio das ruas de Florena, dominadas por enormes cartazes incitando crena absoluta em Mussolini e slogans em defesa do esprito guerreiro. A propaganda levada aos limites havia transformado os italianos em um cardume de sardinhas fortemente enlatadas. Operrios, fazendeiros, ex-combatentes, todos reproduziam os discursos do Duce sem qualquer consternao, movidos pela crena da reconstruo do Imprio Romano. Entretanto:
Agora j se pode verificar, ainda isolados e sem grande importncia de inevitabilidade psicolgica, os seguintes sintomas evidentes. A mobilizao permanente da opinio popular, elevada a um clmax absoluto, poder relax-la e esgot-la. por isso que a Itlia deseja a guerra. (...) Indubitavelmente e inadiavelmente. A guerra to essencial manuteno da ditadura, como o so os expurgos peridicos da oposio.178

J em agosto, Diretrizes reproduziu trechos de um estudo publicava de um reconhecido mdico militar, que comentava a informao de que o exrcito italiano acabava de adotar ao tipo de marcha prussiano. De acordo com o especialista, o passo de ganso no se adequava s modernas tticas de guerra e provocava males sade mental e fsica dos soldados.
Do ponto de vista fisiolgico... realmente um suplcio para o soldado e o mais seguro instrumento para suprimir ou amputar a personalidade humana daquilo que ela tem de mais nobre (...) exaure os neurnios pelos esforos repetidos, refletindo-se sobre a mentalidade e produzindo no organismo fatigado um estado hipntico que suprime o pensamento e favorece os movimentos automticos. 179
177 178

Diretrizes, n. 6, p. 9, set. 1938. Id. 179 Passo de Ganso. Diretrizes, n. 5, p. 14-15, ago. de 1938.

101

Somente motivaes de ordem poltica poderiam justificar a escolha de tal procedimento. Propsito confirmado por autoridades do fascio que declaravam ser a marcha fundamental para a manuteno da disciplina e eliminao de idias revolucionrias. importante ressaltar que o posicionamento antifascista registrado nas pginas da revista a cargo da redao no incluiu qualquer elogio a Getlio Vargas, tampouco referncias s benesses advindas aps a instaurao do Estado Novo. Em diversas edies a meno aos acontecimentos internacionais serviu como ensejo para crticas indiretas ao ambiente poltico nacional. Ao longo do ano de 1938 tal estratgia foi utilizada recorrentemente por Osrio Borba. Na edio de julho, o jornalista e ex-parlamentar escreveu um longo artigo que tratava da ...tese engraadinha de que quem no fora fascista comunista. Segundo suas palavras, dentre outras atitudes passveis desta acusao estava a de se colocar a favor do governo republicano espanhol legitimamente constitudo pelo voto popular. Somente no Brasil legtimos democratas e liberais apoiavam aventura do general Francisco Franco:
Cinqenta e oito congressistas - socialistas, democratas e republicanos - dos Estados Unidos apiam em documento pblico o governo da Espanha. Centenas de padres bascos, catales e das demais provncias espanholas defendem o governo. Na Inglaterra, polticos liberais e conservadores, professores burguezssimos, o visconde de Shelwood, a viscondessa de Gladstone, a duquesa de Atholl, o diretor do New Chronicle (...) condenam, com dezenas de outros extremistas dessa natureza, num manifesto difundido no mundo todo, a descarada invaso da Espanha. Sessenta e um bispos protestantes norte-americanos (extremistas!) condenam o bombardeio das populaes civis pelos avies de Franko, como o chamam jornais democratas da Frana.180

180

O Bode Irracional pensa. Diretrizes, n. 4, p. 22, jul. 1938.

102

Na mesma oportunidade, Borba teceu irnicas consideraes sobre o novo fenmeno poltico que provocava celeuma entre os homens de imprensa norteamericanos. A doutrina nasceu no Peru, onde ento presidente constitucional articulou um Golpe de Estado visando sua permanncia no poder. O exemplo rapidamente se espalhou, pases como Honduras, Guatemala e ...outras grandes Repblicas da Amrica... aderiram entusiasticamente ao continusmo.181 O desrespeito s regras da democracia no era encarado como produto tpico do continente. Apesar de Itlia e Alemanha suprimirem quaisquer manifestaes independentes da sociedade, os partidrios e idelogos do totalitarismo arvoravam-se como construtores de um modelo social mais belo e humano. Por meio de intensa propaganda procuravam mascarar a essncia fundamental dos regimes nazi-fascistas:
(...) o exemplo de governo que se esfora para demolir as trs colunas mais slidas da civilizao ocidental. Essas trs colunas so: Primeiro: direito de oposio. Segundo: a liberdade do sufrgio universal. Terceiro: o direito de propriedade. O direito de oposio a grande descoberta e grande glria do sculo XIX (...) graas a esse direito o sculo XIX pode, at 1914, humanizar cada vez mais a vida.

182

Rubem Braga criticava aos discursos proferidos por importantes autoridades fascistas. Jovens que incitavam , ao desprezo vida humana declarado em discursos de altas um discurso de autoridade italiana incitando perante mais de quinze mil jovens.

181 182

Id., p. 64. Debilidade e conflitos ideolgicos. Diretrizes, n. 6, p. 25-27, set. 1938.

103

Figura 6: Panorama do Fascismo, Diretrizes, agosto de 1938

Seguindo a postura antifascista, publicava-se uma declarao emocionada de Manuel Azan. O lder republicano espanhol afirmava que o territrio de seu pas havia sido invadido no por dois, mas trs pases: Alemanha, Itlia e Portugal. O Comit de No-Interveno somente havia evitado o envolvimento da instituio que o organizara, isto , a Liga das Naes. Os estrangeiros que lutavam ao lado dos republicanos eram verdadeiros voluntrios, diferentemente dos que lutavam junto aos revoltosos. Na parte final do texto encontravam-se os dizeres: Viva a Liberdade, Viva a Repblica! Viva a Espanha!183 Na mesma edio de outubro em que a seo Comentrio Internacional expressava apoio ao intento do governo alemo em incorporar territrios da Tchecoslovquia, Diretrizes trouxe a reproduo de um texto assinado por um diplomata da Espanha Republicana.

183

No Interveno. Diretrizes, n. 6, p. 16-17, set. 1938.

104

Angel Gallardo criticava a idia de que na conjuntura mundial de ento aproximava democracias e ditaduras. O argumento se baseava na constatao de que ambos os modelos adotavam medidas econmico-administrativas semelhantes e, principalmente, de que o sufrgio no era parte fundamental da democracia. Para o autor, a diferena continuava irredutvel, pois o governo oriundo de um Golpe de Estado no tinha a mesma legitimidade do constitudo pela vontade social:
(...)no h democracia sem liberdade, nem liberdade sem democracia. E uma das liberdades essenciais da democracia a do voto, afim de que as leis provenham das autoridades legtimas, que no podem ser outros seno aquelas designadas pelo corpo social (...) No h democracia que prescinda do voto popular e dele no dependa. Poder haver tutelas, protetorados, instituies de misericrdia, mas democracia no. 184

lcito supor que a constante veiculao contedos desta natureza tenha infludo decisivamente para a sada de Azevedo Amaral da direo da revista, ocorrida em outubro de 1938. Somado aos desacordos de ordem poltica, estabeleceu-se uma disputa entre o intelectual e Samuel Wainer sobre os direitos legais da publicao. Segundo Nelson W. Sodr:
O mais moo (Wainer) registrara o ttulo em seu nome, unicamente, valendo-se de que s ele, entre os dois, podia tomar providencias de ordem prtica. Amaral, impetuosamente, assumiu posio quixotesca, fundou outra revista... Nova Diretrizes.185

Logo no ms seguinte, o intelectual articulou o lanamento de outro peridico, chamado Nova Diretrizes, denominao que, muito possivelmente, expressava sua discordncia com os rumos tomados pelo mensrio que ajudou a criar.

184 185

Democracias e Ditaduras. Diretrizes, n. 7, p. 16, out. 1938. SODR, op. cit., p. 114-115. Nova Diretrizes foi lanada em novembro de 1938. Seu fechamento ocorreu entre finais de 1941 e incios de 1942, provavelmente motivado pelo agravamento do estado de sade de seu fundador. Azevedo Amaral faleceu no Rio de Janeiro em 7 de novembro de 1942. Cf. OLIVEIRA, 1982, p. 50.

105

3- A fase Samuel Wainer Com a sada de Azevedo Amaral, Samuel Wainer tornou-se o nico proprietrio e principal responsvel pela linha editorial da revista. Anlise do material publicado entre final de 1938 e dezembro de 1942 revelou que, embora ocupasse esta posio central, o jornalista procurou compartilhar a direo de Diretrizes.186 Entre novembro de 1938 e dezembro de 1940, a revista teve Genolino Amado, Octavio Xavier e Moacir Werneck de Castro como diretores, ficando Samuel Wainer como diretor-secretrio. Note-se que entre novembro de 1938 e dezembro de 1940, Diretrizes foi mantida como uma revista mensal. O formato (18,5 X 27,0 cm) e o tipo de papel utilizado em sua confeco tambm no foram alterados. Em contrapartida, o nmero de pginas publicadas no seguiu um padro, podendo variar de cinqenta e quatro at cento e sessenta e quatro por edio. importante ressaltar que modificaes quanto ao formato, padro grfico, espao para propaganda e nmero de pginas publicadas a cada edio, ocorreram somente em dezembro de 1940, momento em que Samuel Wainer estabeleceu parceria com o jornalista e advogado Maurcio Goulart.187 Graas ao dinheiro investido pelo paulista, Diretrizes tornou-se revista semanal, com um formato maior (48,0 X 28,0 cm), semelhante ao tablide, e adquirindo um perfil mais diversificado. Provavelmente visando ampliao do pblico leitor, espaos foram reservados para o noticirio esportivo, dicas de sade, informaes sobre
A edio de novembro trouxe uma pequena nota informativa: Deixou o cargo de diretor da revista o Sr. Azevedo Amaral, que, a partir deste nmero, nada mais tem a ver com DIRETRIZES. 187 Maurcio Goulart nasceu em Petrpolis em 1908. Em 1927, o ento estudante da Faculdade de Direito de So Paulo iniciou carreira jornalstica no jornal O Estado de S. Paulo. Participou ativamente da Revoluo de 1930 e, aps a vitria do movimento, integrou Legio Revolucionria liderada por Miguel Costa. Em 1935, ligou-se Aliana Nacional Libertadora, sendo um dos responsveis por A Platia, peridico da organizao na capital paulista.
186

106

personalidades da cena musical e cinematogrfica brasileira e internacional, comentrios sobre a vida social do eixo Rio-So Paulo. Ao mesmo tempo foi verificado o crescimento expressivo na utilizao de imagens.

Figura 7: Diretrizes, 10/04/41

A alterao da linha editorial no significou o abandono do contedo tradicionalmente estampado nas pginas de Diretrizes, voltado para o leitor interessado em assuntos culturais, econmicos e polticos. Alm do suplemento literrio, artigos de autores nacionais e reprodues da imprensa estrangeira, surgiram sees sobre artes plsticas e msica erudita. A anlise da evoluo da guerra permaneceu como uma das marcas da revista.

- O Antifascismo

107

Entre novembro de 1938 e agosto de 1939, umas das principais caractersticas editoriais do peridico residiu na especial ateno sobre a evoluo da conturbada conjuntura mundial, marcada pelo acirramento das tenses entre as grandes potncias europias. Ao longo deste perodo anterior a ecloso da Segunda Guerra, Diretrizes veiculou amplo material dedicado anlise das conseqncias trazidas pelo Acordo de Munique. Se em sua ltima participao Azevedo Amaral defendeu a anexao de regies da Tchecoslovquia Alemanha, a partir de novembro o acontecimento foi interpretado como preldio de uma grave crise. Munique era produto da falsa expectativa da Frana e Inglaterra, que cederam aos intentos imediatos do Terceiro Reich esperando garantir a reacomodao de foras e encerramento dos conflitos na regio. Na verdade, apenas tinham estimulado ao expansionismo das naes nazi-fascistas.188 A publicao de artigos e notcias sobre o interesse do governo alemo em conquistar territrios no centro e leste Europeu, restabelecer seu antigo imprio colonial na frica, assim como da paralela reivindicao da Itlia em dominar territrios as margens do Mediterrneo, comprovavam o acerto de tal prognstico. De acordo com Genolino Amado a lgica de manuteno e funcionamento dos regimes nazi-fascistas tinha como princpio central a contnua expanso:
O objetivo de ambos uma nova partilha imperialista do mundo (...) o domnio dos mercados, fontes de matrias-primas e zonas de influncias. Porque a misso do nazi-fascismo no europia ou africana- universal.189

188 189

Comentrio Internacional. Diretrizes, .n, 8, p. 16-20, nov. 1938. Comentrio Internacional. Diretrizes, n. 11, p. 33, jan. 1939.

108

medida que as ameaas foram transformadas em atos concretos contra a soberania de povos, o tom antifascista adotado em Diretrizes foi intensificado. Em maro de 1939, a revista trouxe um artigo assinado por Raymond G. Swing que ressaltava a grande possibilidade da substituio dos responsveis pela capitulao de Munique. Os primeiros-ministros da Frana e Inglaterra, adeptos da poltica de rendio, deviam ser substitudos por polticos comprometidos com a preparao para enfrentar aos totalitrios. Segundo o jornalista, a guerra se aproximava como nunca:
Ela ser mais destrutiva, devido aos meios forjados pela cincia moderna; e ser mais brutal, devido ao sadismo da psicose nazista. Mas se a guerra for deflagrada dentro de um ano, a Alemanha poder ser derrotada (...) o poder alemo, mesmo fundido com o da Itlia fascista, no se iguala aos das duas democracias.190

Da mesma maneira, os responsveis pela produo da revista procuraram fixar a imagem de que o virtual conflito a ser travado no era motivado apenas por questes de ordem material, mas o confronto de diferentes concepes de mundo: de um lado, Frana e Inglaterra representavam a defesa dos princpios consagrados pela sociedade ocidental; de outro, Itlia e Alemanha, eram vistos como smbolos da violncia, irracionalidade, barbrie. Ainda em 1938, a seo Notas e Comentrios estampava a transcrio do agradecimento feito por Bruce Bluen a Hitler por meio do jornal norte americano New Republic. O jornalista felicitava ao chefe do gangsterismo racial por ter expulsado mais de cinqenta cientistas, literatos, artistas e tcnicos da Europa. Enquanto isso, os Estados Unidos recebiam com grande alegria figuras da importncia de Albert Einstein, Ernest Toler, Elizabeth Bergner.191

190 191

Jogando com a vida das naes. Diretrizes, n. 12, p. 22-24, mar. 1939. Thank you, mister Hitler. Diretrizes, n.8, p. 34, nov. 1938.

109

Na edio seguinte, Alvaro Moreyra comentava com pessimismo a notcia de que intelectuais foram encarcerados por no terem igualado Mussolini ao Imperador Jlio Csar. Os fascistas desconheciam que o conceito cultura somente existia unido ao de liberdade.192 Por sua vez, a reproduo de um trecho retirado do peridico sul-africano The Forum focava a questo da incompatibilidade entre literatura e nazismo. Desde a subida de Hitler ao poder, escritores de renome como Schller, Mombert, Thomas Mann, Zweig e Wenfel, haviam sido estigmatizados como judeus ou judaizados, liberais, bolchevistas culturais, sendo suas obras banidas pelo governo da cruz gamada.193 Nos nmeros editados nos meses seguintes, boa parte das pginas da revista foi reservada a textos que descreveram em detalhes a ao de tropas hitleristas na regio de Dantzig (Polnia), a efetiva da ocupao dos Sudetos e a invaso da Albnia por foras do fascio. Apesar do ntido impacto das aes dos totalitrios e mesmo sem a queda dos gabinetes Daladier e Chamberlain, manteve-se a confiana na fora militar das Democracias, posio justificada em Comentrio Internacional de maio e junho de 1939. Diante da ofensiva totalitria, os governos da Frana e Inglaterra abandonavam a poltica do apaziguamento, passando a organizar uma frente anti-agressionista com a ativa participao da Rssia, ento preocupada com a interferncia alem nos Blticos, alm de Turquia e Grcia. Em agosto, a mesma seo trouxe um artigo que ressaltava a ausncia de condies para o fechamento de um novo acordo, pois as autoridades do Eixo NaziFascista declaravam que a paz somente era sustentvel se suas aspiraes naturais
192 193

Cultura. Diretrizes, n. 9, p. 25, dez. 1938. Declnio da literatura alem. Diretrizes, n. 11, p. 35, fev. 1939.

110

fossem aceitas. Sobretudo a Alemanha movimentava tropas em um claro sinal de que se preparava para o conflito:
A guerra est no seu prprio sangue, est na prpria estrutura, no prprio dinamismo do regime, alimentado e estimulado por uma tradio messinica de um sculo, a tradio dos junkers prussianos hoje aliados aos magnatas da indstria do ao e dos produtos qumicos do Ruhr (...)194

Figura 8: Seo Comentrio Internacional, Diretrizes, agosto de 1939.

- Pan-Americanismo Ao lado de uma postura incontestavelmente antifascista, a anlise do material publicado em Diretrizes a partir de novembro de 1938 revelou um crescente comprometimento com o ideal de aproximao econmica e cultural com os pases do continente americano.

194

Comentrio Internacional. Diretrizes, p. 52, ago. 1939.

111

Uma longa matria veiculada no referido nmero ressaltava a histrica amizade entre Brasil e Estados Unidos, que compartilhavam a tradio de respeito liberdade e democracia. De acordo com o texto, esta relao se manifestou desde a independncia, inspirada pelo exemplo norte-americano. Da mesma maneira, a primeira constituio da Repblica esteve calcada no modelo da ptria de Thomas Jefferson. Somado ao significado de suas instituies polticas, a Grande Nao do Norte era a principal parceira comercial brasileira desde incios do sculo XX. Ao lado da garantia de um imenso mercado consumidor para nossas exportaes, a relao econmica com os norte-americanos era satisfatria por ser realizada de forma livre e justa:
O dlar uma moeda que permite comprar o que precisarmos onde quisermos. Ele to livre como livre a sua ptria. o oposto da chamada moeda de compensao. Esta nos obriga a comprar somente no pas que nos compra. Damos o nosso precioso caf e ele nos devolve aquilo que mais lhe convm. Ficamos escravizados pela moeda de compensao com circulao forada no seu pas de origem. O dlar um bilhete que d direito a viajar em qualquer vapor para qualquer destino, enquanto a moeda de compensao nos obriga a embarcar em canoa onde nem sempre os nossos interesses tm 195 primazia (...)

De acordo com o texto a necessidade de uma aproximao mais intensa com os Estados Unidos se ajustava ao conturbado ambiente internacional do momento, marcado por um profundo processo de redefinio do mapa geopoltico do planeta desencadeado aps o fracasso de Munique. Note-se que os responsveis por Diretrizes se posicionaram contra a recm renovao do acordo comercial teuto-brasileiro, baseado no sistema de marcos

195

Uma nao ao norte nos abre os braos. Diretrizes, n. 8, nov. 1938.

112

compensados. Unir-se ao regime nazista significava alinhar-se a sua esfera de influncia, arriscando seriamente os destinos da ptria.196 Na edio de fevereiro, tal postura foi reafirmada por meio de um comentrio otimista sobre a viagem do Chanceler Oswaldo Aranha aos EUA. As conversaes entre as autoridades de ambos os pases giravam em torno de questes de defesa militar e de acertos econmicos, assuntos da mais alta relevncia haja vista a investida germnica em terras do Novo Mundo:
Ningum ignora que qualquer iniciativa... de carter econmico, particularmente partindo de um pas de programa expansionista agressivo como a Alemanha, resulta, em ltima anlise, numa ofensiva poltica. No caso, uma ofensiva nazista, o que muito mais grave. (...) da a necessidade de preparar, de forma concreta e ampla, a defesa nacional em concordncia com a defesa de todo o continente, pois no s sobre o Brasil, mas sobre todos os pases latinoamericanos que paira o perigo nazista.197

necessrio ressaltar que a utilizao da expresso Pan-Americanismo como sinnimo de aproximao entre os povos da regio e, em especial, em relao aos Estados Unidos, foi verificada desde a fundao do peridico. Entretanto tornou-se recorrente em suas pginas somente aps a realizao da Conferncia de Lima em dezembro de 1938. No ms seguinte ao evento, o grupo responsvel pelo peridico externou sua particular interpretao acerca do significado estratgico do pan-americanismo para a

196

SEITENFUS, op. cit., p. 225. De acordo com o autor: O objetivo visado pela Alemanha (...) fazer com que as importaes alems sejam perfeitamente equilibradas por suas exportaes. Assim, quando um pas vende um produto Alemanha, esta no lhe paga em divisas conversveis, mas em marcos bloqueados, donde a obrigao, para o pas vendedor, de comprar produtos alemes para poder entrar em suas contas. (...) O mais grave nesse sistema que a compensao (...) no se faz globalmente, mas pas por pas. Evidentemente, esse princpio, em sua forma absoluta, inaplicvel. Assim ,quando um pas detentor de marcos aski, depois de uma operao de exportao, no quer comprar na Alemanha, a nica possibilidade que lhe resta vender seus aski a um outro pas que quer importar produtos alemes. 197 Notas e Comentrios. Diretrizes, n. 11, p. 18-19, fev. 1939. Sobre a importncia da chamada Misso Aranha consultar: CORSI, Francisco Lus. Estado Novo: poltica externa e projeto nacional. So Paulo: Ed. UNESP, 2000.

113

sociedade brasileira. Nesta oportunidade, a seo Notas e Comentrios trouxe um texto em elogio a recomendao proposta pela delegao liderada por Afrnio de Melo Franco durante o encontro continental: eliminar da Amrica todas e quaisquer medidas de exceo ou exclusivismo em questes de raa, religio e pensamento:
(...) o Brasil no podia deixar de colocar-se na vanguarda do livre pensamento. Particularmente, para os intelectuais, para os homens que escrevem, os que vivem da pena, elaborando o livro, a revista ou o jornal a proposta brasileira aprovada... encerra uma significao mais elevada. Se o pensamento livre, livre h de ser tambm a palavra falada ou escrita. (...) Ao lado do progresso material caminha a cultura. Mas a cultura no poder caminhar sem a liberdade de pensamento. (...). Quem escreve um simples comentrio sente quanto paga a cultura quando se tem de escrever com o pensamento sujeito a determinadas restries (...) E por isto q se torna uma reivindicao em torno da qual se encontram, em atitude de combate e de defesa, os homens mais ilustres, os maiores crebros do mundo. 198

Ao longo do primeiro semestre de 1939, apoiar ao sentido pan-americanista da poltica externa brasileira foi encarado como oportunidade para se reconduzir o pas s regras democrticas eliminadas pela ditadura do Estado Novo. Leitura que pautou a edio comemorativa ao primeiro aniversrio de Diretrizes. O encerramento das negociaes entre os representantes do governo brasileiro e norteamericano em Washington foi saudado como um forte sinal de que a Amrica unida se afastava da rbita totalitria. Os acordos abriam a perspectiva de crditos para a promoo do desenvolvimento industrial e defesa nacional e, ao mesmo tempo, registravam o incio de uma lenta recuperao democrtica do regime. De acordo com o texto presente na seo Notas e Comentrios este movimento foi indicado pelo Ministro de Relaes Exteriores do Brasil que diante de autoridades e

198

Notas e Comentrios. Diretrizes, n. 10, p. 18, jan. 1939.

114

jornalistas do pas amigo proferiu um discurso que continha os princpios bsicos de respeito ao direito de cada individuo possuir suas crenas e opinies:
Esta, sim, uma concepo lgica, sria, verdadeira sobre uma sociedade de homens livres, de uma democracia de fato. Adotando-a, expondo-a, defendendo-a, o sr. Aranha conquista uma confiana maior, o apoio mais decidido e uma estima mais profunda de toda a nao brasileira.199

No mesmo nmero, os responsveis pela revista procuraram salientar que ao lado de questes econmico-militares, a consolidao da aproximao entre Brasil, Estados Unidos e demais Repblicas do continente envolvia o estreitamento das relaes culturais. Sem o conhecimento mtuo acerca da histria, costumes e instituies de cada povo no existia possibilidade de uma slida confiana e solidariedade, sendo necessrio um plano coordenado de intercmbio de tcnicos, comerciantes, intelectuais, cientistas, estudantes.200 De modo a contribuir para o bom andamento deste projeto, os responsveis pela revista anunciaram o lanamento do Concurso Cultural Pan-Americano, que tinha como finalidade:
(...) estimular os nossos leitores em particular, e o pblico brasileiro em geral, a estudar o problema que , em face do momento internacional que atravessamos, requer soluo imediata. A aplicao de um pan-americanismo prtico se inclui atualmente entre as maiores preocupaes dos que desejam um Brasil politicamente independente, economicamente forte e culturalmente elevado. Oferecendo aos nossos leitores a possibilidade de intervir diretamente no debate desta questo (...) estamos certos de contribuir para a difuso dos verdadeiros princpios do pan-americanismo. Acreditamos que quanto mais se achar arraigado no esprito pblico a convico de que o caminho certo o da aproximao entre os povos das Amricas, mais fcil e mais produtivo ser a aplicao generalizada daquela poltica.201

199 200

Notas e Comentrios. Diretrizes, n. 12, p. 25, mar. 1939. Nunca o momento foi to propcio. Diretrizes, n. 12, mar. 1939. 201 DIRETRIZES, n. 12, p. 17-18, mar. 1939.

115

Alm da promoo do Concurso, a iniciativa de fazer o brasileiro conhecer seu grande irmo do norte incluiu a veiculao de matrias que enfocavam algumas das caractersticas da sociedade norte-americana. Dentre estes, destaque publicao de dados biogrficos do prefeito legitimamente eleito de Nova York,, Fiorello La Guardia; e o artigo intitulado Sua Majestade, o leitor, que ressaltava a pujana e liberdade da imprensa dos Estados Unidos. medida que os sinais de uma conflagrao europia se tornavam mais claros, os responsveis pela produo do peridico transformaram o Pan-Americanismo em bandeira a ser defendida.

3.1- Unio Nacional Guerra contra o Imperialismo

Em setembro de 1939 foi dedicada uma edio especial da revista ao Panamericanismo, com vrias declaraes de autoridades do Brasil e dos Estados Unidos, alm da publicao dos trabalhos vencedores do concurso. Em uma das ltimas pginas era estampado o anncio de um novo concurso cultural, intitulado Concurso Cultural Republicano. A proximidade do aniversrio da Repblica era a oportunidade ideal para que se lembrasse dos exemplos de Deodoro da Fonseca, Benjamin Constant, Quintino Bocaiva, Silva Jardim e muitos outros que haviam se colocado ao lado do Progresso e da Democracia. Diferentemente do que o saudosismo reacionrio propalava, os eventos de 1889 abriram caminho para a melhoria da vida da populao e garantiram a integridade do territrio nacional.

116

Passados exatamente cinqenta anos, foras poderosas se lanavam contra a soberania e liberdade do Brasil, sendo necessrio:
(...) entre ns, aquela unio sagrada e perfeita a que se referiu... o Presidente Getlio, e a que tantas vezes tem aludido, nas suas famosas oraes, o chanceler Oswaldo Aranha.(...) mais do que nunca, portanto necessrio que esqueamos nossas divergncias infecundas, unindo-nos para a defesa da nossa bandeira, do nosso idioma, das nossas tradies (...)

Na edio seguinte, a seo Notas e Comentrios procurou esclarecer mais detidamente o posicionamento assumido nas pginas da revista. A guerra europia era considerada como reflexo dos antagonismos e contradies do imperialismo, causador dos maiores problemas vividos pela Humanidade. Sendo o esprito do povo brasileiro desprovido de qualquer ambio expansionista, era necessrio que o pas mantivesse sua fidelidade aos princpios da paz universal. Pacifismo pautado na construo de uma slida e moderna estrutura de defesa tendo em vista o virtual envolvimento do continente americano na guerra. O extraordinrio desenvolvimento da tecnologia armamentista, por um lado, e o perigo de que a ordem internacional fosse restabelecida via acordos do tipo Versalhes, que sempre prejudicavam povos militar e economicamente dbeis, por outro, eram fatores que obrigavam ao abandono de antigos dios e divergncias. Em seu lugar, era necessrio criar um ambiente como o sugerido pelo Presidente Getlio Vargas, em que todos os brasileiros estivessem firmemente unidos em torno do ...desejo comum de construir uma Ptria grande, forte, feliz, prspera e respeitada.202

-Unio Nacional contra o fascismo (janeiro de 1941 at dezembro de 42)


202

Sob o signo da Unio Nacional. Diretrizes, n. 18, p. 6-7, out. 1939.

117

Iniciada em dezembro de 1940 a parceria de Maurcio Goulart e Samuel Wainer frente da revista no trouxe qualquer mudana imediata na linha de Unio Nacional. A primeira edio de 1941 era aberta com o discurso de Getlio Vargas sobre os avanos alcanados nos setores siderrgico e petrolfero, fundamentais para o desenvolvimento da economia, garantia de integridade e independncia nacionais. Na pgina seguinte, a seo Nota da Semana trazia uma declarao de otimismo e confiana no somente nas palavras do Presidente, mas em efetivas medidas tomadas por parte dos governantes no sentido de estabelecer uma indstria pesada no pas e assim promover o crescimento expressivo do nvel de vida das massas populares. Diretriz que deveria ser seguida de um completo afastamento do tenebroso cenrio de guerra:
Permaneceremos neutros, pois que somente neutros poderemos ganhar na partida jogada, nesta hora no tabuleiro da economia mundial. Os beligerantes a cada dia se desgastam mais. Os povos neutros se fortalecem. Ao final sero neutros os nicos povos fortes.203

Na edio nmero 37, de seis de maro comemorava-se o terceiro aniversrio da revista. Trazendo uma pequena nota sobre a nova fase da revista, agora semanal.
Podemos dizer, de uma existncia acidentada, cheia de sacrifcios e de dificuldades, mas cheia tambm de vitrias. DIRETRIZES hoje uma revista com personalidade, com o seu carter prprio, exatamente porque se fez na luta. (...) Aqui no h mais lugar para temores ou vacilaes, como no o h, do mesmo passo, para exageros. E a nossa orientao, se tem sido at hoje a do povo brasileiro, cuja cultura e cujos direitos e interesses morais e materiais sempre procuramos defender, continuar a s-lo de um modo vivo, direto e fecundo. (...) Ao completar o seu terceiro aniversrio, DIRETRIZES aparece num formato indito no BRA. Aparece firmando-se como semanrio moderno, maior, mais variado, mais atual, mais artisticamente cuidado, mais popular.204
203 204

Nota da semana. Diretrizes, n., p. 3, jan. 1941. Estmulo inteligncia. Diretrizes,, n. 37, p. 2, mar. 1941.

118

E complementa:
DIRETRIZES tem amigos e inimigos. Os seus melhores amigos so, entretanto, aqueles que dela se afastaram, quando compreenderam que no podiam continuar como seus amigos. A estes, a nossa enternecida gratido. Aos seus amigos desta hora, a seus verdadeiros amigos, DIRETRIZES apenas sada, pois que a nossa vitria de hoje tambm e, sobretudo, a vitria deles. (...) Prometemos dar-lhes uma boa revista, que melhor os informe e que, assim bem os saiba esclarecer e orientar.205

Antifascismo: abril de 1938 a agosto de 1939 Durante o perodo compreendido entre novembro de 1938 e agosto de 1939 o tom antifascista de Diretrizes foi intensificado. Manteve-se o padro de caracterizar os regimes nazi-fascistas como inimigos da liberdade dos povos, notcias sobre a represso aos trabalhadores, Igreja, judeus, e com destaque a restrio liberdade de imprensa. interessante notar que este o momento em que os sinais da conflagrao entre as principais potncias europias vo ficando cada vez mais claros. A Alemanha continua sua expanso pela Europa Central e Inglaterra e Frana se opem as suas pretenses sobre a Polnia. medida que isso acontece, Diretrizes tambm cresce seu apoio a postura do Chanceler Brasileiro Oswaldo Aranha, pinta-o como um digno representante da Democracia e firme defensor do alinhamento com o Pan-americanismo e, sobretudo, com os Estados Unidos. A revista veicula vrias matrias que demonstravam a tradicional parceria de Brasil e Estados Unidos. Essa postura deveria ser mantida, pois garantia mercados aos

205

Id.

119

nossos produtos, no significava imperialismo, mas boa-vizinhana, significava o compromisso na defesa mtua frente aos perigos europeus. No podemos esquecer que isso era complicado visto a indefinio de setores do governo. Ao lado de questes econmico-militares, a revista passou a defender um maior intercmbio tcnico e cultural entre os pases do continente, principalmente com os Estados Unidos. A revista se colocou como um veculo que representava o esforo de aproximao intelectual, revista pan-americanista. Dentro desta postura de maior conhecimento entre as naes do continente, publicava matrias elogiando o legtimo jogo democrtico dos Estados unidos, que levava ao grande desenvolvimento econmico norte-americano. Isso contradizia o que vivamos no Brasil. Nota-se que a unio Nacional defendida pela revista quase sempre foi entendida como articulada a esta aproximao com uma nao que simbolizava a liberdade e democracia e que por meio de seu poderio econmico militar garantia a segurana do continente. No era a unio com o ncleo germanfilo, mas com o ncleo democrtico do governo brasileiro, identificado sempre com Oswaldo Aranha. Note-se que a partir do incio da guerra em setembro de 1939, a revista diminuiu sensivelmente a veiculao de matrias sobre a barbrie nazi-fascista, passa-se a identificar os conflitos europeus no como fruto de ideologias polticas diferentes (Democracia X Totalitarismo), mas como choque entre imperialismo. De acordo com Wainer e Joel Silveira, isso tinha haver com o caos gerado pelo acordo entre HitlerStalin. Comunistas e demais esquerdistas seguiram as ordens do Partido para cerrar fileiras com o que o Guia decidira. Como sintoma disso, a queda da Frana quase no foi analisada.

120

A partir da, foca-se a questo do imperialismo como motor da guerra. A edio de dezembro de 39 exemplar, pois inclui Pan-americanismo, anti-imperialismo e unio nacional. Isso ficaria na revista at dezembro de 1940, seis meses antes da quebra do pacto com a invaso alem. A influncia do pacto chegou a levar a revista a veicular artigos contra a Inglaterra, mas nunca houve elogio direto Alemanha. Com a quebra do pacto, volta ao teor antifascista, mas mantm com o Pan-americanismo e com a unio nacional. Todavia, a neutralidade defendida entre setembro de 39 e dezembro de 40, substituda pelo Pan-americanismo guerreiro. Isso reflete a postura dos Estados Unidos que ento empreendiam sua mobilizao grandiosa e ajudavam a Inglaterra com armas, dando indicao que iria entrar na guerra com as Democracias. O Brasil estava ao lado com sua solidariedade (Aranha). Com o ataque japons a Pearl Harbour em novembro de 1941, a revista fala que o Brasil devia entrar em guerra ao lado dos EUA. Repercutem com intensidade a Conferncia de Chanceleres do Rio. Com a ruptura das relaes diplomticas com o Eixo, a revista cai em cima da guerra Nazi X Democracias e volta a criticar indiretamente o regime.

121

Arquivos Pesquisados

Assis Centro de Documentao e Apoio Pesquisa (CEDAP) UNESP/Assis

So Paulo Arquivo do Estado de So Paulo Biblioteca Municipal Mrio de Andrade Biblioteca Municipal Presidente Kennedy Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) - USP

122

Referncias Bibliogrficas:

ABREU, Alzira Alves (Coord.) et al. Dicionrio Histrico-Biogrfico Brasileiro. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 2001, 5 v. AMARAL, Antonio de Azevedo. Ensaios Brasileiros. Rio de Janeiro: Omena & Barreto, 1930. ______ Estado Autoritrio e a Realidade Nacional. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1938. ARTIRES, Philippe. Arquivar a prpria vida. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 21, p. 5, 1998. BAHIA, Juarez. Jornal, Histria e Tcnica. 4. ed. So Paulo: tica, 1990. CANCELLI, Elizabeth. O Mundo da Violncia: A Polcia da era Vargas. Braslia: EDUNB, 1993. CAPELATO, Maria Helena. Propaganda poltica e os controles dos meios de comunicao. In: PANDOLFI, Dulce Chaves (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. CARDOSO, Tom. O homem que sabia demais. Valor Econmico, So Paulo, jul. 2005. Disponvel em: http://www.opiniaoenoticia.com.br/interna.php?mat=234. Acesso em: 06 jun. 2006. CORSI, Francisco Lus. Estado Novo: poltica externa e projeto nacional. So Paulo: Ed. UNESP, 2000. D' ARAUJO. Maria Celina (Org.). As instituies polticas brasileiras da Era Vargas. Rio de Janeiro: EDUERJ/FGV, 1999. DECCA, Edgar de. O Silncio dos Vencidos. So Paulo: Brasiliense, 1981.

123

DICIONRIO Bibliogrfico de Autores Brasileiros. Salvador: CDPB, Braslia: Senado Federal, 1999. DULLES, John W. F. Carlos Lacerda: a vida de um lutador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v. 1, 1992. FAUSTO, Boris. A Revoluo de 30: Histria e Historiografia. So Paulo: Cia das Letras, 1975. _____ (Org.). Histria Geral da Civilizao Brasileira. So Paulo: Difel, tomo III, v. 2, 1977. FERREIRA, Jorge; DELGADO, Luclia de Almeida N. O Brasil republicano:O tempo do nacional-estatismo: do incio da dcada de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, v. 2, 2003. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janana (Org.). Usos e abusos da Histria Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998. GAMBINI, R. O duplo jogo de Vargas: influncia americana e alem no Estado Novo. So Paulo: Smbolo, 1977. GOMES, ngela de Castro. A inveno do trabalhismo. Rio de Janeiro: IUPERJ/Vrtice, 1988. _____. Capanema: o ministro e seu ministrio. Rio de Janeiro: FGV, 2000. _____. (Org.). Escrita de si, escritas da histria. Rio de Janeiro: FGV, 2004. HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua histria. So Paulo: T. A.Queiroz/ EDUSP, 1985. LAURENZA, Ana Maria de Abreu. Lacerda X Wainer: O Corvo e o Bessarabiano. 2 ed., So Paulo: SENAC, 1998.

124

LIMA, J. L. Estado e Energia no Brasil: o setor eltrico no Brasil das origens criao da Eletrobrs. So Paulo: IPEA, 1984. LINK, Arthur S. Histria Moderna dos Estados Unidos. v. 2. RJ: Zahar, 1965. LOPES, Sonia de Castro. Lourival Fontes: as duas faces do poder. Rio de Janeiro: Litteris, 1999. MARTINS, Ana Luisa. Revistas em Revista: Imprensa e Prticas culturais em tempos de Repblica. So Paulo (1890-1922). So Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial do Estado, 2001. _____; LUCA, Tnia Regina de. Imprensa e Cidade. So Paulo: UNESP, 2006. MAUTONE, Silvana. Histria que se repete. Forbesonline, So Paulo, n. 116, ago. 2005. Disponvel em: www.forbesonline.com.br/Edies/116/artigo 9844-1.asp?0=5. Acesso em: 03 jun. 2006. MEDEIROS, Jarbas. Ideologia Autoritria no Brasil (1930-1945). Rio de Janeiro: FGV, 1978. MORAIS, Fernando. Chat, o rei do Brasil. So Paulo: Cia das Letras, 1994. OLIVEIRA, Lucia Lippi; VELLOSO, Mnica Pimenta; GOMES, Angela de Castro. Estado Novo: Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. QUELER, Jefferson J. Democracia e Desenvolvimento: Os posicionamentos polticos do jornal A ltima Hora no governo Juscelino Kubitschek (1957-1960). Dissertao de Mestrado UNICAMP, Campinas, 2004. REMOND, Ren (Org.). Por uma Histria Poltica. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/FGV, 1996. SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria B. e COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. So Paulo: Paz e Terra/FGV, 2000.

125

SEITENFUS, Ricardo. O Brasil de Getlio Vargas e a formao dos blocos (19301942): o processo de envolvimento brasileiro na Segunda Guerra Mundial. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1985. SILVA, Hlio. 1954: um tiro no corao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. SILVEIRA, Joel. Tempo de contar. 3 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1993. _____. Terrorismo em Campo Verde. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1971. SODR, Nelson Werneck. Memrias de um escritor. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1970. _____. Orientaes do Pensamento Brasileiro. Rio de Janeiro: Vecchi, 1942. _____. Histria da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1966. SOUZA, Jos Incio de Melo. A ao e imaginrio de uma ditadura: Controle, Coero e Propaganda Poltica nos meios de comunicao durante o Estado Novo. So Paulo: Dissertao de Mestrado, ECA/USP, 1990. TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo Sedutor: A americanizao do Brasil na poca da Segunda Guerra. So Paulo: Cia da Letras, 2000. TRINDADE, Hlgio. Integralismo: o fascismo brasileiro na dcada de 30. So Paulo: DIFEL, 1979. UMA razo para ler. poca, Rio de Janeiro, n. 396, dez. 2005. Disponvel em: http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/. Acesso em: 30 mar. 2006. WAINER, Samuel. Minha razo de viver: Memrias de um reprter. 13 ed. Rio de Janeiro: Record, 1989. WAINER, Samuel. Minha razo de viver: Memrias de um reprter. So Paulo: Planeta do Brasil, 2005.

126

127

You might also like