You are on page 1of 5

FRUM DAS ESTATAIS PELA EDUCAO

Dilogo para a Cidadania e Incluso

1.

OBJETIVO DO FRUM O Frum das Estatais pela Educao tem a coordenao geral do Ministro Chefe da Casa Civil, com a coordenao executiva do Ministro de Estado da Educao e a participao efetiva e estratgica das Empresas Estatais brasileiras. O Frum ir desenvolver aes que busquem potencializar as polticas pblicas na educao promovidas pelo Governo Federal e pelo Ministrio da Educao, das empresas estatais brasileiras, atravs da interao entre a sociedade civil brasileira, empresrios, trabalhadores e organismos internacionais, em um processo de debates em busca da soluo dos problemas da educao no Pas, do estabelecimento de metas e aes, configurando uma poltica de educao inclusiva e cidad, visando a construo de um novo modelo de desenvolvimento para o Pas. O Frum das Estatais pela Educao se constitui num espao de dilogo e articulao para, em primeiro lugar, promover a discusso e busca de consenso em relao aos desafios, gargalos, oportunidades e articulao de aes conjuntas na rea da educao. Aps a consensualizao em torno de um Plano de Ao, os debates sero dirigidos para a definio de um conjunto de aes desafiadoras para a soluo dos problemas e aproveitamento das oportunidades, tendo em vista os objetivos do programa.

2.

O PAPEL DO ESTADO NO DESENVOLVIMENTO A partir do papel estrutural do Estado na induo do desenvolvimento, compreende-se como tarefa de todos os agentes institucionais uma articulao orgnica em torno de polticas de incluso e justia social. Nos principais ciclos de desenvolvimento do pas, as empresas estatais foram determinantes. Neste contexto, as estatais so percebidas como parceiras fundamentais para a constituio de um ambiente de pleno potencial articulador e executor na gesto pblica. As estatais constituem-se em alicerces da conexo do Estado com a estrutura produtiva da nao. Alm disso, as milhares de realizaes de responsabilidade social destas empresas constituem-se, em muitas comunidades, uma das poucas aes garantidoras da dignidade e da cidadania mnima que o Estado lhes oferece.

3.

A EDUCAO COMO PAPEL ESTRATGICO

Garantir o ensino para todos e em todos os nveis, com qualidade e democracia. Mais do que uma prioridade do Governo Federal, a educao um desafio permanente para a construo de um projeto nacional. por isso que o Ministrio da Educao est trabalhando para a continuidade e o desenvolvimento de diversos programas, que vo da alfabetizao de jovens e adultos at os de excelncia de ps-graduao, alm daqueles que repassam recursos a todas as escolas pblicas brasileiras para garantir aos estudantes, por exemplo, o livro didtico, a merenda e o transporte escolar. Inserido na agenda de reformas estruturais e de afirmao republicana do Governo Federal, o MEC estabeleceu quatro grandes eixos de sua ao: Incentivo qualidade da educao bsica com a implantao do FUNDEB e mobilizao nacional de estados e municpios para o enfretamento das dificuldades de aprendizado e valorizao dos professores. Reforma da educao superior, que amplie e fortalea a universidade pblica e gratuita e norteie, pelo interesse pblico, as instituies particulares, com padres de qualidade. Alfabetizao como porta de ingresso para a incluso e a cidadania de milhes de brasileiros. Fortalecimento da educao profissional no Brasil com a incluso social de jovens e adultos no mundo do trabalho e a formao de tcnicos para contribuir com a poltica industrial e o novo modelo de desenvolvimento econmico brasileiro, baseado na produo.

Perseguimos, enfim, uma educao para todos com qualidade , imprescindvel para a construo de um novo modelo de desenvolvimento para o nosso Pas. O futuro do Pas passa, necessariamente, pela educao. No haver um novo Brasil, justo e soberano, se no tivermos uma escola democrtica e de qualidade, inserida no processo de mudana da nossa histria.

4. ARTICULAO INOVADORA DO FRUM

A definio de uma estratgia de educao pelo Governo Federal proposta pelo Ministrio de Educao inovadora na medida em que o Frum das Estatais pela Educao aumenta a capacidade de dilogo e de interao entre o Governo, as Empresas Estatais e a sociedade, criando, efetivamente, um mecanismo de coordenao em prol da educao e da cidadania. Os objetivos do Frum das Estatais pela Educao so: primeiro : criar um espao de reflexo e ao sobre os desafios da educao e na definio de polticas pblicas para o seu equacionamento; e segundo: ser um espao de sinergia entre os projetos das empresas Estatais (j existentes e futuros), do Ministrio da Educao e Casa Civil, representando o Governo Federal.

O Frum das Estatais pela Educao trabalha consensualizao das aes focadas em quatro Eixos Estratgicos, j abordados: Universidade, pesquisa e inovao. Educao profissional. Alfabetizao e incluso. Qualidade na educao bsica.

Alm disso, trabalhar: de forma participativa e consensual, de metas e aes desafiadoras e exeqveis, vinculadas aos objetivos do Frum; d visibilidade ao conjunto das aes e programas governamentais relativos a educao, com impactos no curto, mdio e longo prazos; estabelece hierarquia e a priorizao das aes, aumentando a eficincia e eficcia da ao poltica; construo de um Programa conjunto visando o desenvolvimento de aes estratgicas; d perspectiva temporal ao atendimento das demandas da educao no Pas; sustentao e articulao para as aes que j vem sendo desenvolvidas pelas estatais.

As metas e aes vinculadas aos objetivos tm que ser entendidas como exeqveis em relao a cada um dos eixos que est vinculada. Com o Frum, ser viabilizada a articulao sistemtica e transparente entre Governo, empresas estatais e sociedade civil brasileira, o que permitir uma melhor organizao da demanda das aes da educao e sua priorizao de atendimento pelo Governo, ressaltando-se que, aquilo que

no puder ser feito de imediato, dentro da estratgia de implementao do plano de ao e de metas, ser colocado em uma perspectiva temporal, de modo a garantir previsibilidade deciso de investimentos dos agentes privados.

5.

ESTRUTURAO

O Frum das Estatais pela Educao ser formalmente composto por uma Coordenao Geral, uma Coordenao Executiva, , uma Secretaria Executiva, uma Secretaria Geral, um Conselho de Ministros das Estatais vinculadas e um Pleno dos Presidentes das Estatais. A Coordenao Geral dos trabalhos ser do Ministro Chefe da Casa Civil. A Coordenao Executiva do Ministro de Estado da Educao. A Secretaria Geral contar com a participao do Senhor Reitor da Universidade do Par. A Secretaria Executiva, responsvel pela operacionalizao do Frum, ser conduzida, em conjunto, pelos Secretrios Executivos da Casa Civil, Secretaria de Comunicao da Presidncia da Repblica, Ministrio do Planejamento e Ministrio da Educao. Conselho de Ministros das Estatais vinculadas : Ministro Chefe da Casa Civil, Ministro da Agricultura, Ministro da Cincia e Tecnologia, Ministro das Comunicaes, Ministro da Defesa, Ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, Ministro da Fazenda, Ministro de Minas e Energia, Ministro do Planejamento. Pleno dos Presidentes das Estatais: Diretor-Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EMBRAPA, Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos FINEP, Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos ECT, Presidente da Infraero, Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES, Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO, Presidente do Banco do Brasil S/A - BB, Presidente da Caixa Econmica Federal - CEF, Presidente do Banco da Amaznia - BASA, Presidente do Banco do Nordeste - BNB, DiretorGeral Brasileiro da Usina Hidreltrica de Itaip - ITAIPU, Presidente da Petrobras, Diretor-Presidente de Furnas Centrais Eltricas S/A - FURNAS, Presidente das Centrais Eltricas Brasileiras ELETROBRS, DiretorPresidente da Companhia Hidroeltrica do So Francisco - CHESF, Presidente da Empresa Transmissora de Energia Eltrica do Sul do Brasil S.A ELETROSUL, Presidente das Centrais Eltricas do Norte do Brasil S.A. ELETRONORTE, Diretor Presidente do Servio Federal de Processamento de Dados - SERPRO, Presidente da Cobra Tecnologia S.A - COBRA.

6.

CMARAS TEMTICAS E MACRO-PROJETOS

A partir dos eixos estratgicos foram estabelecidas quatro Cmaras Temticas, a fim de promover o dilogo entre projetos afins. Cada cmara estabelecer relao com um macro-projeto do Ministrio da Educao, no sentido da convergncia de esforos: a) b) c) d) alfabetizao e incluso social (Brasil Alfabetizado); aprimoramento da qualidade da educao bsica (Escola Aberta); ampliao do ensino tcnico e profissional (Escola na Fbrica); fortalecimento e expanso da educao superior pblica (Projeto de apoio a pesquisa e extenso entre IFES e Estatais).

7.

FUNCIONAMENTO

O Frum ter o seguinte funcionamento: 7.1 Reunies do Pleno do Frum As reunies do Pleno do Frum sero semestrais e com a participao dos Ministros das Estatais vinculadas e dos Presidentes das Estatais. A primeira reunio ser realizada concomitante com a instalao do Frum e a segunda reunio ser realizada em maro de 2005.

7.2 Reunies das Cmaras Temticas a) b) c) d) Alfabetizao e Incluso 26 de outubro de 2004 ; Educao Bsica 23 de novembro de 2004; Educao Profissional 14 de dezembro de 2004; Educao Superior 22 de fevereiro. Braslia, setembro de 2004. Palcio do Planalto.

You might also like