You are on page 1of 15

Educao

em Sade VOL. 15

Manual de Orientaes

Cateterismo Vesical Intermitente

Cateterismo Vesical Intermitente


Manual de Orientaes
Cristiane Tavares Borges
- Enfermeira do Servio de Enfermagem Cirrgica e do Programa de Assistncia ao Paciente Urolgico / Especialista em Gerenciamento dos Servios de Enfermagem.

Mrcia Fbris

- Enfermeira do Servio de Enfermagem em Sade Pblica e do Programa de Enfermagem em Reabilitao do Servio de Fisiatria / Especialista em Enfermagem do Trabalho.

Melnia Maria Jansen

- Enfermeira do Servio de Enfermagem em Sade Pblica e do Programa de Enfermagem em Reabilitao do Servio de Fisiatria / Especialista em Gerenciamento de Servios de Enfermagem.

Sumrio
Apresentao Aparelho urinrio Cateterismo vesical intermitente: tcnica limpa O que ? Para que serve? Qual o material necessrio? Como se realiza? Quantas vezes realizar o cateterismo vesical durante o dia? Dicas de sade Ficha de registros 5 7 8 8 9 9 9

12 13 15

Apresentao
Este manual foi elaborado considerando a necessidade de alguns pacientes realizarem o cateterismo vesical intermitente, tambm conhecido como sondagem vesical. A tcnica limpa de cateterismo vesical, descrita neste manual, segue os critrios de seu criador, Lapides (1972). O objetivo ajudar o paciente a realizar esta tcnica de forma simples e segura, em seu domiclio.

Aparelho urinrio
O aparelho urinrio composto por 2 rins, 2 ureteres, bexiga, uretra e meato urinrio. Este conjunto de rgos responsvel pela elaborao e armazenamento da urina at o momento em que eliminada. Os rins so os rgos responsveis pela fltragem do sangue e elabora o da urina. Os ureteres so tubos que levam a urina dos rins bexiga. A bexiga responsvel pelo armazenamento temporrio da urina. A uretra o tubo que liga a bexiga com o meio exterior. O meato urinrio o orifcio de sada da urina.

Aparelho urinrio masculino

Aparelho urinrio feminino

Algumas situaes podem difcultar ou impedir o esvaziamento re gular da bexiga, ocasionando uma reteno urinria parcial ou total, temporria ou defnitiva. Esta quantidade de urina que fca retida na bexiga chamada de volume residual. Quando isto acontecer, a realizao do cateterismo vesical poder ser indicada pelo mdico.

Cateterismo vesical intermitente: tcnica limpa


O que ?
uma tcnica que retira a urina da bexiga com o auxlio de um cateter (sonda), quando no h eliminao natural da urina em sua totalidade.

Para que serve?


Permite ao paciente o esvaziamento da bexiga a intervalos regulares, de acordo com a necessidade individual. Esse procedimento pode ser realizado pelo prprio paciente ou por um cuidador.

Qual o material necessrio?


gua e sabo neutro cateter uretral plstico (sonda) com calibre de acordo com a idade: crianas: n 6, 8 ou 10 adultos: n 12 ou 14 lidocana gel a 2% recipiente para coletar a urina um pote plstico com tampa para armazenar a sonda um frasco com graduao para medir a urina um espelho (para mulheres)

Como se realiza?
1 passo: Lavar as mos e os genitais com gua e sabo neutro. 2 passo: Reunir o material (o cateter, a lidocana gel e o recipiente para coletar a urina) em um lugar bem iluminado e limpo.
9

3 passo: Escolher uma posio confortvel. Homens: deitado, recostado no leito, sentado ou em p. Mulheres: Recostada no leito: dobrar as pernas e acomodar o espelho para visualizar o meato urinrio.

Sentada ou em p: apoiando um p sobre um degrau (cama, escada, vaso sanitrio...), acomodar o espelho para visualizar o meato urinrio.

10

No caso de o procedimento ser realizado pelo cuidador, a posio mais confortvel a deitada. 4 Passo: Aplicar uma pequena quantidade de lidocana gel sobre o cateter e introduz-lo no meato urinrio at o momento em que a urina comece a drenar.

Homens: devem lubrifcar o cateter com a lidocana gel, segurar o pnis na posio reta e, em seguida, introduz-lo.

11

5 Passo: Quando parar de sair urina, puxar lentamente o cateter e aguardar o trmino da drenagem para, ento, retir-lo totalmente. 6 Passo: Ao fnalizar o procedimento, medir o volume de urina drenado e ano tar na folha de registros (ltima pgina deste manual). Esse controle permitir que voc programe o nmero de cateterismos necessrio durante o dia. 7 Passo: Lavar o cateter, por fora, com gua e sabo e deixar correr gua por dentro durante 10 segundos. Sec-lo com uma toalha limpa e guardlo dentro da geladeira em um pote com tampa, seco e limpo. No deve ser colocado no congelador ou freezer. Ao encerrar, lavar as mos.

Quantas vezes realizar o cateterismo vesical durante o dia?


Para estabelecer o nmero de cateterismos vesicais por dia, voc dever saber qual a quantidade de urina que fca de resduo dentro da sua bexiga (volume residual), aps urinar espontaneamente ou aps a tentativa de urinar. Se o volume residual se mantiver na maioria das vezes: at 100 ml: nenhum cateterismo de 100 a 200 ml: 2 cateterismos ao dia de 200 a 300 ml: 3 cateterismos ao dia de 300 a 400 ml: 4 cateterismos ao dia acima de 400ml: 6 cateterismos ao dia
12

Observaes
No necessrio usar luvas ou material antissptico. No usar vaselina como lubrifcante do cateter, porque pode levar formao de clculos na bexiga. O uso de lidocana gel dispensvel nas mulheres. O mesmo cateter uretral pode ser usado por at 14 dias. No forar a passagem do cateter, quando encontrar resistncia. Nessa situao, retire-o e tente introduz-lo novamente, girando-a em torno de si mesmo. Pacientes com leso medular no devem pressionar a barriga na altura da bexiga para acelerar o esvaziamento. Em caso de sangramentos, calafrios, febre, urina turva ou com cheiro forte, procurar atendimento mdico.

Importante
Procure beber gua diariamente, seguindo a orientao do seu mdico. Restrinja a quantidade de lquidos noite para evitar acmulo de urina durante o sono.

Dicas de sade
Faa alguma atividade fsica pelo menos 3 vezes por semana. Procure manter uma alimentao saudvel base de frutas, verduras, legumes e carnes magras.
13

Evite alimentos gordurosos e frituras. Evite sal e acar em excesso. Procure manter o funcionamento do intestino de forma regular, conforme a orientao da sua equipe de sade. Evite o lcool e o fumo.

14

Ficha de registros

15

Ficha de registros

16

Assessoria de Comunicao Social HCPA - junho/10 - PGS015 - 274362

SERVIO DE ENFERMAGEM

Rua Ramiro Barcelos, 2350 Largo Eduardo Z. Faraco Porto Alegre/RS 90035-903 Fones 51 3359 8000 Fax 51 3359 8001 www.hcpa.ufrgs.br

You might also like