You are on page 1of 48

A VIDA EM ANEXO

TOMO II - versos primeira parte

Coiote Flores

Coiote Flores responsvel por: criao, capa e arte interna (exceto onde especificado), diagramao, edio, reviso, cpias e distribuio de todo material contido neste livreto. Coiote Flores irresponsvel. A acrescentar, um autor nascido em meados do sculo que precede o vigente (ver data de publicao abaixo), e foi amante de incontveis criaturas, inanimadas ou no. Todos os textos em A VIDA EM ANEXO - TOMO II foram escritos antes da efetivao do Acordo Ortogrfico de 1990 e mantidos em sua forma original.

Porto Alegre, 24 de Outubro de 2012.

se eu acordasse todo dia e visse esse rosto no espelho, seria feliz se me chamassem, assim de longe e eu percebesse que fosse comigo eu sorriria feliz por terem lembrado de mim e se eu tivesse o prazer de dar a alegria que as pessoas sentem ao te ver me sentiria bem quista onde quer que fosse se pudesse ser quem no se pode ter porque ningum pode ter a quem todos tem eu ficaria feliz por tornar ao bem aqueles que me querem bem

II sonhei contigo esta noite despia-se da camisola branca para enfiar-se no vestido preto, frente ao espelho os cabelos lisos penteados para trs e para os lados o salto discreto, pele macia destacada entre este e o vestido mas eu no estava l em um txi chegava ao baile noite no balco esquerda, usque e gin danava entre amigas e casais desconhecidos canes s quais dificilmente dava ateno interrompida pelo beijo de um estranho a quem permitiu tocar-te e eu no estava l sonhei contigo esta noite chegavas em casa cansada despia-se de costas ao espelho para voltar camisola e deitada na cama ignorava lembranas da noite apenas chorava, com o rosto apoiado nas mos cerrado em lgrimas porque eu no estava l.

III

no mereo nem um sopro de vento carregando teu cuspe a mim - sonhar com teu escarro sobre minha face seria ambiocioso demais se sonhar com teu desprezo e ousar lembrar, terei construdo um altar sobre o qual eu posso me arrastar e esse arraste em tua direo mais do que merece meu corpo transitar no devo ousar ter de ti os restos de escrnio, vociferao - o ecoar de teus gritos, ao meu ouvido, outrambio mereo apenas o no merecimento o nem descontentamento pois existir lembrando que mereo teu desprezo existir em exagero

IV

dos vcios inerentes ao homem - dentre tais o jogo e o etil do corao o mais inebriante seja paixo fortuita ou pago vil nele me enredo, me enrosco num salto, de olhos fechados nos teus olhares embriagados deixo-me guiar e me embosco que te pertencer, por ti cair honraria por qual anseio rege-me e guarda em teu esteio sem tua ordem no hei de sair soaram sinos na noite em que me beijaste saltei mundos sem um s movimento mas os de nossas bocas e almas umas contra as outras, uma dentro da outra

Ela joga seu corpo com fora contra o meu Sua perna prende a minha contra si beija vorazmente, vamprica, meu pescoo seria a cocana que a move, a torna? Ela tem nsia em seus olhos fome de carne nos lbios sorridentes sua mo fecha em meu dorso, prende com unhas cravadas pele me permito, dou; deixo pertencer e usar! estou dentro dela e me movo medida que ela gira, contorna domina o ato em risadas e fora h escrnio, contente escrnio em me ter sob si e em si e h gozo que compartilhamos embora eu esteja aqui, e ela ali me deixo, me entrego ela fez-me seu e goza seu poder altiva enquanto caminha pra fora do quarto.

VI

um caso, no um namoro, no um compromisso nada de rbrica, de anel ou promessa sem grinalda nem terno, nem bodas testemunhas, padrinho ou madrinha um caso, no mais, sem enlace sequer acordo, apenas . nenhuma jura conjunta, nem votos repetidos, ensaiados, sacramentados mas um caso que me toma tempo, amor, devoo; beijos abraos, encontros, anseios e se perguntassem que isso e o que h de ser disso ento, orgulhoso: eu caso!

VII

Encontre-me de manh a teu lado e ria pra mim: bom dia, anjo! tens sonhos intranqilos to livres de paz quanto meu corao, se longe de ti. Tenho sonhos intranqilos no corao que teme alucinar fantasias distantes de ti, que agora me acorda fiel, de ns e o que tornmo-nos juntos Querubim, anjo, arcanjo e deus meu! que fiz pra merecer tantas juras inda havendo tantas, vezes justas, a querer de ti to torpe devoo? Como perguntas, se que perguntas?! no h mistrio, segredo, resposta. nem h outra, justa ou impura; h apenas nossa alvorada conjunta.

VIII

no tens tu uma casa de repouso s margens daquele lago que tanto amavas visitar tua infncia cercada da grama verde e aparada, adornada por pedras e rvores donde teus filhos pulariam aos risos nem tens sobre tua pele as vestes caras que tua me exibia nos bailes elegantes, adornada de diamantes, rubis, ouro encravados em anis, pulseiras e colares como os que no tens que tu tem agora, seno meu desejo em ver-te nua jogada grama encosta de uma rvore? tens nada seno meu anseio priaprismado tua frente a fitar, rubro e apaixonado

IX

e ela danava para mim e seus olhares, para mim e cada movimento, para mim trazia usque, para si e eu danava, com ela e cada olhar foi para ela e cada gesto, foi por ela roubava o usque, para mim e ns queramos que fosse assim que cada dana fosse nossa e que a noite, j sem fim fosse dia, pra dormir.

no meu sonho s havia tu a me ensinar sobre tardes de paz de entregar-se areia e dar a alma ao ar no quis acordar seno para ouvir tua voz, a ensinar sobre tardes de paz e dar o corpo viagem e onde chegamos s havia paz a dividirmos pelas tardes ao mar de banhar-se em risos e dar o eu ao ns

XI

cercara-se de muros, armara-se aos dentes; pedras de indiferena, escopetas misginas lanara ao mundo as palavras, que todo o amor agora inimigo aniquilado, uma vez em seu caminho correra torre, observava por frestras tremia ao som da aproximao carruagens que transversavam seu reino lhe imbutiam medo e se encolhia, trmulo escondera-se no aposento mor; entre devaneios paranicos em que o amor lhe chamava insistia e por fim, invadia pereceu, ainda s, ainda trmulo.

XII

Eu toquei a fronte da Beleza quando te descobri Beijei o prprio Amor ao te trazer para mim Tu me deste o corao dentro daquele copo - a cada gole de teu usque minhalma escorria gozo Entendi agora que na mulher que reside meu ki e nas tuas formas que busco minha paz Tu me entregaste o Amor naquele beijo e meu corao tornou-se teu Tu me ensinaste sobre o mago feminino e arrancaste de mim a mentira; no mais preciso fingir desavenas pois aprendi por ti a dar brao a quem amo Agora que me deste essa ddiva me jogo entregue a ti; usa como quiseres, que j tenho o Amor j tenho a ti e mais nada me impede.

XIII

quantas garrafas de conhaque vou esvaziar antes de perder voc? procuramos em bares e lares algum motivo para viver. mas agora no temos mais tempo pra buscar, desistimos de tudo que prometemos, e troca-se o amor por placebo. no h mais danas, nem trocamos cartas acenarei com a cabea se nos virmos na rua hoje seria aniversrio da primeira noite em que amanhecemos juntos, mas vamos celebrar a distncia eu tomo meu vinho e tu dorme em outro lugar da cidade, que desconheo. no sou mais bem-vindo em tua casa e tu no quer mais errar pelas ruas.

XIV

queria explicar-te que te amo e o quanto mas, amor, amor no se define nem se mede, [vocativo pejorativo ento digo-vos (assim, no plural s pra ti, porque s minha divindade e honro-me sendo teu servo, devoto fiel, crente, amigo); TE AMO. te amo e te abrao cada abrao como o primeiro contato com meu bem inatingvel como te beijo imaginando meus lbios cometendo ousadia ao tocar pele to alm de seu merecimento e se seguro tua mo digo at que sou egosta, quero mais que tudo no te deixar cair mas aproveito, um pouquinho, pra que me mantenhas em p.

XV O que foi?

foi a menina que perdeu a virgindade nos braos de seu pai e foi a me que perdeu o filho na ira de um policial o estudante que teve o rosto queimado no que diz-se acidente e sua amiga, violentada e ignorada pelos pedestres ao redor foi o acidente de carro que culminou noutro velrio e o porre que levou mais um a vagar at um revlver a libertinagem descuidada que cortou sua respirao foram os anos que passamos contando corpos porque ser adulto significa no celebrar aniversrios nem chorar cada morte seno com a garrafa na mo envelhecemos contando os poucos que ficaram porque o nmero dos que foram no sabemos precisar

XVI Hoje acordo para ver os contornos de seu rosto contra a pouca luz que entra no quarto; cada curva prende minha ateno e no consigo desviar meus olhos do que vejo da mesma forma que no consigo controlar minhas mos que querem tocar cada parte de seu corpo e todas, passo a passo, ao mesmo tempo. so os seios que desejo sob minhas palmas como os lbios que quero contra os meus; so as mos que quero a massagear-me como o calcanhar que anseio em minhas coxas. ela tem a pele que meu corpo deseja tocar e tornar seu, como tem as costas e o dorso e os ps e todo o corpo que desejo fazer minha paixo. quero beijar cada centmetro seu, quero acordar e ser teu por hoje. quero cada pedao de ti pra mim para diz-los todos meus hoje. beijo teu rosto, pescoos, ps, pernas, ventre, teus lbios acordo para ver teu sorriso e despedir-me por hoje.

arte de Pedro Gutierrez

XVII

tu me olhaste e sem saber o que vias, eu me aproximei tu me falaste e sem saber o que pensavas, te abracei tu me tocaste e sem saber o que sentias, te beijei

XVIII

O sol se ps, meu bem, venha para dentro preparei ch pra ti, pegue um cigarro esto todos mortos l fora, aceite. S entre ns ainda h vida, sente que trago o ch para ti, fiz um jarro est quente ainda acende um incenso. No levante antes que terminemos h tanto para falarmos sem palavras! tocam-se mos, braos, cabelos sem gastar voz, almas entrelaadas dizem que o amor ainda vive, e a cada gole que tomo do teu corpo ofereo-te o meu e tantos outros somos infinitos; o amor persiste.

XIX

Se no for solido, mentira e abrem-se os olhos, frustrados se no h amor, fica s e no sabe a quem dizer que Se estiver entre homens, mente que solido no h, s amor e no sabe a quem falar que mentiu, que dor e se dor, verdade e se acabar, mentira e se sorrir, amor e no verdade.

XX

Ela debruou-se sobre mim e pediu que eu lhe desse um motivo para no mais chorar. Que podia eu fazer? Tantos anos obstinado a no zelar pelos outros tornaram-me um inapto no momento em que mais desejei ser bom para outro ser humano. Mas no estaria ela, assim como eu, acima da mera condio humana? Era uma deusa que se deitava sobre mim e suplicava por palavras que lhe cessassem as lgrimas. E pela primeira vez questionei minha prpria divindade. Merecia a confiana que ela depositava em mim? Merecia sequer estar em sua companhia, isto, por si, uma ddiva maior? Meus pensamentos fizeram-se voz e ela respondeu com um sorriso, chamando-me tolo e amado. -Se me tens aqui e eu a ti, todo o resto desprovido de fins. E assim foram findas nossas dvidas e lgrimas.

XXI h de se ter no tempo de uma existncia no singelo tempo a cada concedido entre a escurido em ventre e a escurido do no mais ser h de se ter nesse tempo de tudo apenas uma mostra, dizem pois que o que dizem nada me diz j tive de tudo em muitas mostras meu anjo cantou pra mim noite mundos rugiram, surgiram, fundiram um universo inteiro desfaria-se sem eu saber pois em tua companhia, em teus braos em tuas pernas sobre as minhas e teus beijos contra os meus tive meu tudo, meu tempo tive nesse singelo tempo mais que sonharia se o tivesse de novo mil vezes tive a cada mostra de teu afeto, tudo e tudo mil vezes

XXII O poema que escrevi pra ela, eternizado e jamais lido. Como poderia confessar que tantas palavras so criao sua em mim? Finjo que no sinto pra que no fuja de mim. Mas como faz-la entender que amo o nosso amor assim, sem jogos, sem enlace, sem cime? Apenas dela, em todo, enquanto com ela; sempre com ela, enquanto quiser. pensando nela, se acordado se sonho com ela, sorrio se pede por mim, a toco. E se pedir que eu v, repouso por perto para ouvi-la me chamar de amor.

XXIII

Nunca me declarei pra ti, (rasuras escondiam o nome), porque temo te afugentar dizendo eu te amo. Por que me arriscar em mdicas palavras se posso te amar constantemente de tantas formas? No, no ousaria diz-las; te amo me entregando pra ti. Te amo como estou agora, prostrado a teus ps, olhando para ti como quem contempla o paraso no firmamento, te toco e te dou meu corpo e me assumo teu servo. Aquelas palavras assustam porque ser amada parece envolver uma responsabilidade que no justa receber sem pedir, como um fardo. No quero que tu tenhas que carregar meu amor. Pelo contrrio, te amando no peo coisa alguma em troca, exceto que aceite ser amada.

XXIV

saudade, amor; ouo teu nome a cada hora, a cada instante vejo teu rosto como lembrana de cada noite de cada instante em que chamaste meu nome com vontade, com amor saudade? , amor; querer tuas mos outra vez entre as minhas teu ventre entre meus braos e teus lbios se abrindo em brios sorrisos e teu rosto contra o meu, e com amor vontade! , amor, de me jogar, entregue e submisso a tuas carcias de te ver jogar-se, entregue a mim e submissa minha volpia tal qual eu tua; de te tomar, de agarrar-me tua fronte nua de me deixar agarrar por tuas mos, lbios tuas pernas contra meu corpo teu amor que vem contra a saudade.

XXV

Toda mulher precisa ser acariciada: no corpo, pelo toque; na alma, com cachaa e todo homem deve provir para a mulher amada; ela o nico amor de sua vida, mesmo que por uma noite apenas. Quem ousaria negar a quem o escolheu e que o aceitou um nico gesto de oferenda? Toda mulher precisa ser adorada: no corpo, com o toque; na alma, pela boca.

XXVI

Lgrimas enquanto te ouvia: de tristeza, de alegria em saber que a sensibilidade ainda h Na tua voz, na tua msica, no teu humanismo. E na cadncia de estrela descobri sentir. Obrigado por reaver a mim minha alma Por tua existncia musical me vi alm da carne: h esprito e ele bom.

XXVII

Teu sorriso carrega um poder que somente uma deusa da mais alta estirpe tem sobre os coraes humanos; torna tuas as minhas vontades, faz de minha mente um pouso de repouso para lembranas fotogrficas de tua fisionomia. E no encontro com tua pele que meu corpo transforma-se em alma e esta em plenitude, que em tu companhia no h outra existncia seno a tua, e eu prprio s me justifico existir por ti. Por que te implorar um ltimo beijo antes de me esvanescer na morte se o merecimento do carinho de teus lbios sobre minha face faz de mim imortal? No ouso pedir que faa-me teu; antes que se faa som j fao-me entregue.

XXVIII Primeira Elegia meu anjo apocalptico de lbios finos tantas vezes beijei no temi, nem desejei traz a ti o inferno e teu sorriso terno a esconder tua sina no quis, no sabia fostes e levastes contigo parte deste corao que nunca foi teu e agora chora tua ausncia como poderia saber teu amor por mim iria com teu corpo - que nunca foi meu e agora perece, distante?

XXIX

beira do lago, em seu lar, repousa; entre livros, espera e drinques enquanto caminho apressado em nsia por seu abrao, seus brindes. Sobre o lago que os ventos sopram; empurram a chuva para mim E entre almofadas ela aguarda; suas lgrimas, prximas do fim. Saudosa, me abraa, sorri e depois do beijo, me cobre. Molhado, me banha, aquece - adorao ao vadio nobre. E sobre sua cama, deitamos Me serve o vinho e o fumo e entre a embriaguez e o sono nos despimos e amamos.

XXX

Meu almoo um fermentado de cevada e a janta, farinha de soja, meras sobras. No tenho os ris para te presentear com colares ou ouro, mas se sobra pra cachaa, sou teu. Que passeio ilustre beira do lago! em meus bolsos um mao rasgado e o isqueiro importado da esquina me devolva o amor que te dei que at este era emprestado Peo folha e caneta na mesa do bar e te escrevo um poema - s me restam as letras e estas, entrego a ti. Fique para mim teu beijo to gratuito quanto minha arte, mas de longe muito mais valioso!

XXXI

Pelas guas que banharam nossos corpos entrada litornea entre ilha e continente onde areia nos cobriu e fez-nos entes queridos um ao outro, amando em risos torpes Pelas noites que uniram nossos gestos fossem creo ou teu lamento entre meus braos em que contemplei sorrisos vastos ou lgrimas de embriagados manifestos Pelos dias em que me acolheste e chamaste teu sem deixar-se possuir, mas ofertando entrega por um longo abrao que no nega; este brinde teu e, teu sorriso, meu.

XXXII Nostlgico

Onde esto nossos poemas, nossos sonhos, promessas, cartas enterradas em gavetas onde esto nossas fotos? Onde esto as mentiras, as belas mentiras sussurradas, exclamadas, recontadas onde fingimos nosso amor? Onde esto os jeans rasgados, os concertos as brigas pela embriaguez de amar onde jamais se fez amor? Onde fica o retorno?

XXXIII

Foram tantas fugas, mentiras, desculpas Tolices que inventei para estar s e agora, s, lamento s por uma To nica, esquiva e turva; sandices contei para ser teu e agora, s tormento por tua fuga; verdadeira, desnuda, me disseste jamais ter s eu e s agora lamento.

XXXIV No sei o que ser da garrafa quebrada que est atirada ao lado da cama j me irrita o odor exalado pelos resqucios de cachaa nela deixados Tambm no sei o que fazer com o papel amassado e o invlucro de bala que me pediste pra guardar no bolso da cala jeans S sei que guardo com amor tudo em que voc tocou No sei o que fazer com o par de meias que me emprestaste na noite em que te visitei com minhas vestes encharcadas pela chuva; to preocupadamente me convenceste a tomar um banho e trocar de roupa Que agora no me desfao nem da cartela da pastilha anti-gripal que me deste e insistiu at eu tomar s por preveno S sei que guardo com amor tudo em que voc tocou No sei pra onde ir sem lembrar de ti; o cartaz do filme que vimos, a rua em que nos beijamos pela primeira vez O bar onde me ofereceste uma cerveja a cerveja que disseste preferir. No sei o que fazer com cada lembrana, mas sei que guardo com amor tudo que voc me deixou.

XXXV Insone

Meu corpo uma nuvem E tu ver o que teus olhos quiserem Meu olhar fotogrfico E eu serei o que teu foco olhar. Teu cu redeno e nem sei onde acaba essa cano.

XXXVI

To seguro de si o tolo que acredita estar infeliz a dois passos de uma atriz a dois drinques de um sorriso Infame alma! que no v gozo na desgraa Larga tua amarra de si; teu desespero que abre caminho liberdade; podes tudo! e tudo teu se nada tens consigo; tomai o ar e o destilai Serve em teu corpo o elixir mais prximo e sente a euforia!

XXXVII Amanhecer distncia

A manh nublada eleva o esprito do homem, como se esse fosse amlgama com os ares que preenchem o visto dos morros da serra. O caf preto de origem inidentificvel cria a iluso de estarmos longe daqui. o vapor a tocar meu rosto, uma cabana aquecida, perdida entre rvores ao norte. O porto seguro de nossa mente, em forma de abrigo do frio, como abrao de deus nos gestos de uma mulher; h paz e conforto em algum lugar. Quando o encontro, j est dentro de mim.

XXXVIII Uma taa de vinho com o mundo O mundo tem rido da tua mentira, meu caro; por trs das mscaras deles observa a desconfiana justificado; tambm ludibriaram a outrem e a si e da mesma forma viram-se trados em diferentes momentos. Que culpa tens? Alguma, nenhuma, a mesma deles, talvez. Quem pode simular a voz alheia? Tal qual no entendes a ti no sou eu detentor da verdade submersa de cada um seja eu, tu ou demais representantes da dignssima raa humana. Mas, ai!, justifico meu descaso pelo mundo assim! No caso de se importar ou no com o prximo homem apenas de admitir a ignorncia quanto ao que ele , pensa ser ou o que o move. Nada se pode presumir e da ser impossvel julgar. Podes tu me entender?

XXXIX Dana encoberta

Tu carrega a msica contigo e o resto do mundo dana e enquanto eles rodam e exibem-se infelizes ns fugimos da chuva em que escorregam. Carrego comigo os discos e o resto da festa canta e se todos gritam, desafinam & se exprimem engolimos a gua que lhes negam. no atirei minhas dores contra ti quela noite porque elas foram embora mais cedo, quando ainda se falava de amor e todos cantavam & tocavam & vociferavam solido.

XL Fora de repulso Aproxima-te e me beija a fronte; me sinto pequena. De longe, mando-te beijo; te sentes despedida. Me dizes os beijos; sinto-me enganada. Te beijo sem dizer, sentes invaso. Sem braos, de costas, sentimos saudade. De frente, sentimos vontade. De qu? Houve amor um dia aqui, no? Sobra um rastejar para longe, eco distante; Amor, ainda me ouve? No. Resta um longnquo sopro pra longe.

XLI

Vou me deixar levar pela loucura, pelas noites febris, delrios de tragos juvenis revolver a terra at que vire lama, areia movedia, calabouo pro inferno e vou te arrastar comigo pelos confins de uma mente obscura para que enxergues comigo a loucura e confunda com amor, com paixo, transformando meu seqestro egosta em ternura.

XLII Adieu, chrie

Teu terno liso, risca de giz, esconde teu corpo, um risco infeliz Meu terno incolor, de humano aprendiz, descobre meu corpo, certeza de atriz Nosso encontro inventado, teu vestido passado me foi desenhado e eu cortei, decepcionado. Declarei morte mtrica, neguei o amor e s me sobrou guarda-roupa empoeirado, poesia pela metade e a felicidade em gritar Me tornaste homem feliz e tudo que te deixei foi de lado.

XLIII Na cruz

Vejo-te minha frente, nua, teus braos estendidos Tens o rosto virado para o lado, mas sorri porque me queres abaixo de ti, ajoelhado a beijar-te os ps, sobrepostos Qual fao at me erguer para acariciar-te as pernas beijar canela, joelho, coxas, sexo at tremeres a barriga ao toque Vejo-te erguida, ao ar em posio crucifical imvel, suspensa, a arfar enquanto alcano teus seios, acaricio teus braos, busco teus lbios no rosto que se vira para encontrar o meu e encontro tua lngua alm de meus lbios e sinto teus braos libertos da cruz sobre minhas costas e nossos medos esvados de nossos corpos

contato: coioteflores@gmail.com http://coioteflores.wordpress.com

You might also like