You are on page 1of 3

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUI COORDENAO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMTICA Rua Olavo Bilac, 1148 Centro

o Sul CEP 64280-001 Teresina PI Site: www.ufpi.edu.br Disciplina: Estagio Supervisionado III em Matemtica Segundo semestre de 2013 7 perodo Prof. Luiz Gonzaga Pires

I EMENTA DA DISCIPLINA Projeto de Estgio; Estgio de Regncia no Ensino Fundamental

II

COMPETNCIAS

HABILIDADES

POSSVEIS

DE

SEREM

TRABALHADAS NO ESTGIO SUPERVISIONADO III

Executar o projeto de estgio de acordo com as fases de observao da sala de aula, participao e regncia; Aplicar a auto avaliao no desempenho das atividades do estgio supervisionado III; Utilizar os instrumentos de acompanhamento e avaliao do estgio supervisionado III; Executar o projeto de ao do estgio supervisionado III; Elaborar relatrio, fundamentado teoricamente, das atividades desenvolvidas no estgio supervisionado III.

III CONTEDO DA DISCIPLINA 3.1 Projeto de estgio supervisionado III em matemtica, observao em sala de aula, participao e regncia no ensino fundamental. 3.1.2 Auto avaliao

3.2 Encaminhamentos, acompanhamento, orientao e avaliao do estgio supervisionado III em matemtica e principais instrumentos. 3.3 Projeto para ao no estgio supervisionado III destinado regncia no ensino fundamental.

IV METODOLOGIA E AVALIAO A disciplina ser trabalhada de forma que na sua operacionalizao seja utilizados procedimentos tais como: leituras, exposio dialogada, realizao de oficinas e produo textual, fruns, correio eletrnico, conferncia virtual, aula virtual e outros recursos disponibilizados pela base. Estes procedimentos possibilitaro o desenvolvimento das habilidades como: refletir, argumentar, organizar e elaborar materiais necessrios prtica da avaliao do processo de ensino aprendizagem. A sistemtica de avaliao da disciplina ser em conformidade com o carter formativo da avaliao, observado atravs das funes pedaggica, inovadora e de controle. Na prtica da funo de controle o aluno far trs avaliaes, sendo uma com teste escrito, outra relativa participao nas atividades propostas na base e a terceira o relatrio final. O resultado final ser obtido atravs da mdia aritmtica das trs avaliaes.

VI - BIBLIOGRAFIA

AEBLI, Hans. Prtica de Ensino - formas fundamentais de ensino elementar, mdio e superior. 3 edio. Petrpolis: Vozes, 1973.

BIANCHI, Anna Ceclia de Moraes. Manual de Orientao: estgio Supervisionado. So Paulo: Ed. Pioneira, 1998.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Prtica de Ensino - Os estgios na formao do professor. 2 edio. So Paulo: Pioneira, 1987.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A Prtica de Ensino e o Estgio Supervisionado. 2 edio. So Paulo: Ed. Papirus. 2000. MARCELO, C. (1998). Pesquisa sobre a formao de professores o conhecimento sobre aprender a ensinar. In: ANPEd. Revista brasileira de educao. Set/Out/Nov/Dez, n. 9, p. 51-75.

MARQUES, Mrio O. A formao do profissional de educao. Iju. Ed. Uniju. 1992.

MENEZES, Luiz C. (org.) Professores: formao e profisso. So Paulo. Autores Associados. 1996.

MIZUKAMI, Maria da G. A reflexo sobre a ao pdaggica como estratgia de modificao da Escola Pblica Elementar numa perspectiva de formao continuada no local de trabalho. In. Anais do IX ENDIPE, v.1/1. 1998.

MOURA, M. O. de 1993. Professor de Matemtica: a Formao como Soluo Construda, In: Revista de Educao Matemtica da SBEM-SP, 1(1):01-15

You might also like