You are on page 1of 9

Tcnico em agroindstria Tcnico em biocombustveis Tcnico em contabilidade Tcnico em administrao

Portugus instrumental Guia didtico


Claudia Susana Campos Fernanda Pizarro de Magalhes Jian Marcel Zimmermann Marco Antnio Adamoli

Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Visconde da Graa

Pelotas RS 2013

Apresentao da disciplina
Caros alunos, Sejam bem-vindos ao nosso ambiente virtual de aprendizagem e disciplina de Portugus Instrumental. Esperamos que, nas prximas sema nas, possamos estudar alguns aspectos referentes nossa lngua materna conjuntamente. Nossa disciplina ter durao de trs semanas, com trs ativida des a serem realizadas no ambiente, semanalmente, valendo nota, sendo: 1 semana Questes gerais sobre Variao Lingustica e Preconceito Lingustico; 2 semana Questes referentes aos tipos e gneros textuais; e 3 semana Questes referentes ao emprego de alguns aspectos da lngua padro. Nesse guia, ainda, vocs encontraro orientaes referentes ao de senvolvimento das atividades propostas, tais como: objetivos, metodologia, avaliao e programao semanal, que auxiliaro no seu processo de apren dizagem. No se esqueam de que, do outro lado da tela, h uma equipe que trabalha em prol da superao das suas diculdades. Bom trabalho para todos ns! Professores Claudia Susana Campos, Fernanda P. de Magalhes, Jian Zimmermann e Marco Antnio Adamoli

e-Tec Brasil

Tcnico em contabilidade

Objetivo geral
Oferecer condies para que o aluno possa desenvolver a compre enso de que o ensino/aprendizagem de Lngua Portuguesa vai muito alm da Gramtica Normativa, ou seja, de que na interao entre os falantes e na produo de textos dos mais variados tipos e gneros que conseguiremos apreender a complexidade lingustica de nosso idioma.

Objetivos especcos
Objetivos especcos da 1 semana Ao nal da primeira semana, os alunos devero ser capazes de Compreender a ideia de que o portugus aprendido na escola (variante-padro) apenas mais um, entre tantos portugueses existentes na nossa sociedade; Tomar conscincia de que as variantes no-padro da L.P. seguem as mesmas regras da variante-padro da lngua; Conscientizarem-se de que os falantes da variante no-padro da L.P so frem preconceito devido ao seu modo de falar; Reconhecer, em pequenos trechos, a variedade lingustica predominante (como atividade 1). Objetivos especcos da 2 semana Ao nal da segunda semana, os alunos devero ser capazes de Compreender a noo de gnero textual como atividade lingustica que permeia as relaes sociais; Identicar as caractersticas dos gneros textuais da esfera empresarial, em especial as do gnero Carta de Apresentao e Curriculum Vitae;

Portugus instrumental

e-Tec Brasil

Reconhecer, em pequenos trechos, caractersticas dos gneros estudados. Objetivos especcos da 3 semana Ao nal da terceira semana, os alunos devero ser capazes de Reconhecer a variedade padro como o registro que permeia as atividades escolares e prossionais; Empregar aspectos da lngua culta em contextos especcos; Realizar a atividade proposta a qual contempla os contedos lingusticos abordados.

Metodologia
A disciplina ser desenvolvida atravs do Ambiente Virtual de Apren dizagem Moodle, onde sero disponibilizados os textos-subsdios a serem estudados e as apresentaes de slides, os vdeos complementares s atividades, bem como as imagens necessrias compreenso do contedo em questo. No ambiente, encontram-se su gestes de leituras e de lmes sobre os assuntos vistos. Finalmente, ainda sero disponibilizadas as atividades referentes a cada uma das semanas trabalhadas. As atividades disponibilizadas para a construo do conhecimento dos alunos sero as seguintes: Atividade 1: reconhecer, em pequenos trechos, a variedade lingustica predominante (valor 10,0); Atividade 2: reconhecer, em pequenos trechos, caractersticas dos gneros e dos tipos textuais estudados (valor 10,0); Atividade 3: realizar a atividade proposta a qual contempla os contedos lingusticos abordados (valor 10,0); Prova presencial contendo as seguintes temticas trabalhadas: variao lingustica; preconceito lingustico, gneros textuais, aspectos referentes a diculdades da lngua formal (70,0 pontos) - Provvel data: a combinar;

e-Tec Brasil

Tcnico em contabilidade

Prova presencial de recuperao contendo as seguintes temticas tra balhadas: variao lingustica; preconceito lingustico, gneros textuais, aspectos referentes a diculdades da lngua formal (70,0 pontos) - Provvel data: a combinar.

Avaliao
A avaliao da disciplina de Portugus Instrumental consistir na par ticipao e no desempenho do aluno nas atividades propostas atravs do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, somando 30% da composio da nota e da realizao de 1 (uma) avaliao presencial ao nal das duas semanas da disciplina, totalizando os demais 70% da nota. Caso o aluno no alcance a mdia mnima de aprovao (6,0), haver uma prova de recu perao valendo 70 pontos. IMPORTANTE: As atividades do ambiente no sero recu peradas.

Programao
A disciplina de Portugus Instrumental ser desenvolvida no decorrer de trs semanas. O contedo a ser trabalhado ser dividido da seguinte forma:

1 Semana
1. Leitura e estudo do material disponvel no box Material de consulta e estudo da semana 1; 2. Leitura e estudo complementar do material disponvel no box Materiais Complementares ao assunto da semana 1; 3. Realizao da Atividade 1: Variao e Preconceito Lingustico (10,0) pontos..

Portugus instrumental

e-Tec Brasil

2 Semana
1. Leitura e estudo do material disponvel no box Material de consulta e estudo da semana 2; 2. Leitura e estudo complementar do material disponvel no Box Materiais Complementares ao assunto da semana 2; 3. Realizao da Atividade 2: exerccios variados sobre tipos e gneros textuais e sobre os gneros da esfera empresarial: Carta de apresentao e Curriculum Vitae (10,0) pontos.

3 Semana
Leitura e estudo do material disponvel no box Material de consulta e estudo da semana 3; Leitura e estudo complementar do material disponvel no Box Materiais Complementares ao assunto da semana 3; Realizao da Atividade 3: realizao de exerccios variados referentes ao emprego de aspectos lingusticos da norma culta.

Bibliograa
ANTUNES, I. (2004). Aula de portugus: encontros e interao. So Paulo: Parbola. AZEREDO, J. C. Iniciao sintaxe do portugus. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. BAGNO, Marcos. Lngua de Eullia: Novela Sociolinguistica, A. So Paulo, Contexto, 1997. . Dramtica da Lngua Portuguesa. Petrpolis: Edies Loyola, 2000. . Preconceito Lingustico: o que , Como Se Faz. 15 ed. Loyola: So Paulo, 2002.

e-Tec Brasil

Tcnico em contabilidade

. Norma Oculta: Lngua & Poder na Sociedade Brasileira, A. So Paulo: Parbola Editorial, 2003 . Nada na Lngua por Acaso. So Paulo: Parbola Editorial, 2007. . No Errado Falar Assim! So Paulo, Parbola, 2009. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. 3 ed. So Paulo: M. Fontes, 2000. BORGES, Bruno. Pagar o pato. Aventuras na Histria. So Paulo: Abril, n. 22, p. 19, jun. 2005. BRONCKART, J.-P. (1999). Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo scio-discursivo. So Paulo: Editora da PUC/SP. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizao e Lingstica. 10ed., So Paulo: Editora Scipione, 2001. CARDILLO, Adriana. Falar pelos cotovelos. Aventuras na Histria. So Paulo: Abril, n. 28, p. 21, dez. 2005. CASCUDO, Luis da Cmara. Locues tradicionais do Brasil. Reedio. So Paulo: Global, 2004. CRISTIANNI, Maria Carolina. Foi pra Portugal perdeu o lugar. Aventuras na Histria. So Paulo: Abril, n. 19, p. 19, CUNHA,Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 6 edio. Rio de janeiro: Lexikon, 2013. FVERO, L. L. & KOCH, I. V. (1987). Contribuio a uma tipologia textual. In Letras & Letras. Vol. 03, n 01. Uberlndia: Editora da Universidade Federal de Uberlndia. pp. 3-10. KOCH, Ingedore. Coeso e coerncia textual. S. Paulo: tica, srie Princpios. MARCUSCHI, L. A. (2002). Gneros textuais: denio e funcionalidade. In DIONSIO, . et al. Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna.

Portugus instrumental

e-Tec Brasil

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construo do Conhecimento Cientico: do planejamento aos textos, da escola academia. 3 ed., So Paulo: Rspel, 2005. POSSENTI, Srio. Por que (no) ensinar gramtica na escola. Campinas: Mercado das Letras, 1997. SARMENTO, Lelia Lauar, TUFANO, Douglas. Portugus: Literatura, Gramtica, Produo de texto. Volume nico. So Paulo: Moderna, 2004. SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. (2004). Gneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras. TRAVAGLIA, L. C. (1991). Um estudo textual-discursivo do verbo no portugus. Campinas, Tese de Doutorado / IEL / UNICAMP, 1991. 330 + 124 pp. . (2002). Tipelementos e a construo de uma teoria tipolgica geral de textos. Mimeo. WEIRINCH, H. (1968). Estrutura e funcin de los tiempos em el lenguaje. Madrid: Gredos.

SITES (por ordem de acesso)


http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html Acesso em 12/10/2010. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carlos-drumond/aula-de portugues.php Acessado em 21/06/2010 Ataliba T. de Castilho, Texto na ntegra disponvel em: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/colunas_interna.php?id_coluna=16 Imagens utilizadas http://www.sindigrafms.com.br/noticias/?codModelo=19&id=1252 http://www.dzai.com.br/static/user//18/18971/4d8f5e42f3f98dd351f68d5540132672.jpg Acessado em 26/06/2010

e-Tec Brasil

Tcnico em contabilidade

http://www.portugalnoseumelhor.com Acessado em 26/06/2010 http://www.amarildo.com.br Acessado em 26/06/2010 http://www.simontaylor.com.br Acessado em 26/06/2010 http://saladamaejoana.les.wordpress.com/2007/10/zoom_charge0810.jpg Acess. 26/06/2010 http://desmontandotexto.blogspot.com/2009/08/lingua.html Acessado em 26/06/2010 http://linguaefala.blogspot.com/2008/02/variao-lingstica.html Acessado em 26/06/2010 http://letras.terra.com.br/demonios-da-garoa/45445/ http://www.youtube.com/watch?v=25b4sZ3DSQ4 http://marcosbagno.com.br/site/?page_id=379 http://letras.terra.com.br/ana-carolina/252703 http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/594283/ http://www.youtube.com/watch?v=EPhxDKebHFY http://www.adorocinema.com/lmes/auto-da-compadecida http://www.adorocinema.com/lmes/tropa-de-elite

Filmes de produo portuguesa


http://lmesportugueses.com/ http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636%20

Informativo sobre blogs


http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0&feature=related http://pt-br.wordpress.com/ http://ecossistemasbrasileiros.blogspot.com/ http://blog.colunaextra.com.br/2007/02/livro-sobre-blog.html

Sobre gneros e tipos textuais


http://www.proead.unit.br/professor/linguaportuguesa/arquivos/textos/Generos_ textuias_denicoes_funcionalidade.rtf http://ava.ead.ftc.br/conteudo/circuito1/cns/periodo4/05-fundamentos_e_didatica_da_ Lingua_portuguesa2/anexo1.pdf http://www.escrita.uem.br/escrita/pdf/rmenegassi1.pdf Acessados em 01/07/2010. LER DEVIA SER PROIBIDO Disponvel em: http://www.youtube.com/ watch?v=iRDoRN8wJ_w Acesso em 13/10/2010

Portugus instrumental

e-Tec Brasil

You might also like