You are on page 1of 16

Internet, Navegao, Navegadores e Pesquisa

A Internet uma rede de comunicao de milhes de computadores conectados, que oferece inmeros servios. So bilhes de pginas publicadas sobre os mais variados temas, organizadas em websites - conjunto de pginas ou ambiente na internet que ocupado com informaes (textos, fotos, animaes grficas, sons e at vdeos) de uma empresa, governo, pessoa, etc. o mesmo que site.

Ao longo dos anos 70 e meados dos anos 80 muitas universidades conectaram-se a essa rede, o que moveu a determinao militarista do uso da rede para um fundamento mais cultural e acadmico. Nos meados dos anos 80 a NSF National Science Foundation dos EUA (algo como o CNPq do Brasil) constitui uma rede de fibra tica de alta velocidade conectando centros de supercomputao localizados em pontos chave no EUA. Essa rede da NSF, chamada de "backbone (espinha dorsal) da NSF", teve um papel fundamental no desenvolvimento da Internet nos ltimos 10 anos por reduzir, substancialmente, o custo da comunicao de dados para as redes de computadores existentes, que foram amplamente estimuladas a se conectar ao "backbone" da NSF. O controle da "backbone" mantido pela NSF encerrou-se em abril de 1995, sendo passado, em sua grande totalidade, para o controle privado. Ao longo dos ltimos 5 anos e, especialmente, nos ltimos dois anos, o interesse comercial pelo uso da Internet cresceu substancialmente. Muito possivelmente o interesse comercial, ao lado do cultural e acadmico, constituir a principal motivao para utilizao da Internet nos prximos anos.

Que tipo de informao podemos encontrar na Internet? De onde surgiu a Internet? A tecnologia e conceitos fundamentais utilizados pela Internet surgiram de projetos conduzidos ao longo dos anos 60 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Esses projetos visavam o desenvolvimento de uma rede de computadores para comunicao entre os principais centros militares de comando e controle que pudesse sobreviver a um possvel ataque nuclear. Navegar na Internet o ato de passear pela web, movendo-se de um website para outro, seguindo links - uma ligao. Tambm conhecido em portugus pelo correspondente termo ingls, hyperlink. uma referncia que consta em um documento em hipertexto que leva e/ou liga a outro documento ou a outro recurso. possvel realizar pesquisas na Internet - rede em escala mundial de milhes de computadores conectados, tambm conhecida como web - utilizando programas de navegao para

localizar informaes e ferramentas de busca, que possibilitam refinar os resultados encontrados sobre um determinado assunto. Vamos navegar? Navegar na Internet como andar por uma cidade. Os nomes das ruas e os nmeros das residncias das cidades so organizados para facilitar a localizao dos endereos. Cada pgina (site) tambm tem o seu endereo. Veja um exemplo: http://www.mec.gov.br http:// (HyperText Transfer Protocol) Protocolo de transferncia de Hipertexto, o protocolo utilizado para transferncias de pginas Web. o protocolo de identificao e transferncia de documentos na Internet; www significa que o endereo est na World Wide Web; mec o domnio (nome registrado do site; gov o cdigo para sites de instituies governamentais; br o cdigo para sites registrados no Brasil. OBS: Os Estados Unidos organizaram a internet. Por isso o nico pas que no usa sigla identificadora em seus sites e endereos eletrnicos. www: Significa que esta uma pgina Web ou seja, aqui possvel visualizar imagens, textos formatados, ouvir sons, msicas, participar de aplicaes desenvolvidas em Java ou outro script. Resumindo, a parte grfica da Internet

Dicas Uma habilidade fundamental para trabalhar com o computador a de ler a tela com ateno prestar ateno nas mensagens que nela aparecem quando se clica em alguma coisa; estar atento aos menus e submenus; verificar o endereo digitado antes de pressionar o boto IR ou ATUALIZAR ou a tecla ENTER, pois um erro de digitao pode lev-lo a um site diferente do desejado. Cada endereo na internet tem um nico URL Abreviao de Uniform Resource Locator. Trata-se de uma forma padronizada de especificar o endereo de qualquer recurso, site ou arquivo existente em um servidor da WWW. Os URLs correspondem a um nmero que identifica determinado computador em toda a internet. URLs comeam com letras que identificam o tipo de endereo, como http, ftp, etc. Essas letras so seguidas por dois pontos (:) e duas barras (//). Em seguida, o nome do computador listado, seguido de um diretrio e do nome do arquivo. Agora observe os endereos a seguir. O que tem em comum com o endereo do MEC? O que eles diferem do endereo do MEC? www.cade.com.br Cad, site comercial (.com) localizado no Brasil (.br). www.google.com Google, site comercial (.com) localizado nos Estados Unidos. www.linux.org site dedicado ao sistema operacional Linux, de uma organizao no-governamental (.org). www.ufcg.edu.br Portal da Universidade Federal de Campina Grande. O (.edu) designa que uma instituio educacional.

Ou seja: .org : Indica que o Website uma organizao. .edu: Indica que o Website uma organizao educacional .gov: Indica que o Website uma organizao governamental. .com: Indica que o Website uma organizao comercial. .br: Indica que o Website uma organizao localizada no Brasil, assim como na Frana ".fr" e EUA ".us" Para podermos navegar pela internet, ou acessar os contedos pertinentes a ela, temos que usar aplicativos (programas) chamados navegadores. Um navegador (tambm conhecido como web browser ou simplesmente browser) um programa que habilita seus usurios a interagirem com documentos *HTML (linguagem de internet) hospedados em um *servidor Web. A maior coleo interligada de documentos *hipertexto, dos quais os documentos HTML so uma substancial frao, conhecida com a World Wide Web.

Histria dos Navegadores Tim Berners-Lee, que foi um dos pioneiros no uso do hipertexto como forma de compatilhar informaes, criou o primeiro navegador, chamado WorldWideWeb, em 1990, e o introduziu como ferramenta entre os seus colegas do *CERN em Maro de 1991. Desde ento, o desenvolvimento dos navegadores tem sido intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da prpria Web. A Web, entretanto, s explodiu realmente em popularidade com a introduo do NCSA Mosaic, que era um navegador grfico (em oposio a navegadores de modo texto) rodando originalmente no Unix. Marc Andreesen, o lder do projeto Mosaic na NCSA, demitiu-se para formar a companhia que seria conhecida mais tarde como Netscape Communications Corporation. A Netscape lanou o seu produto lder Navigator em Outubro de 1994, e este tornou-se o mais popular navegador no ano seguinte. A Microsoft, que at ento havia ignorado a Internet, entrou na briga com o seu Internet Explorer, comprado s pressas da Splyglass Inc. Isso marcou o comeo da Guerra dos browsers, que foi a luta pelo mercado dessas aplicaes entre a gigante Microsoft e a companhia menor largamente responsvel pela popularizao da Web, a Netscape.

*HTML (acrnimo para a expresso inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcao de Hipertexto) uma linguagem de marcao utilizada para produzir pginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. *Servidor Web um programa de computador responsvel por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente so pginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos (imagens, etc.) *Hipertexto o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agregam-se outros conjuntos de informao na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se d atravs de referncias especficas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, cones grficos ou imagens e tm a funo de interconectar os diversos conjuntos de informao, oferecendo acesso sob demanda a informaes que estendem ou complementam o texto principal.

Tim Berners-Lee *CERN: A Organizao Europeia para Investigao Nuclear, mais conhecida pelo acrnimo CERN, do francs "Conseil Europen pour la Recherche Nuclaire" (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear), o maior centro de estudos sobre fsica de partculas do mundo. Localiza-se em Meyrin, perto de Genebra, na Sua. *UNIX primeiro Sistema operacional multitarefa criado na dcada de 60.

A Netscape liberou o seu produto como cdigo aberto, criando o Mozilla. A companhia acabou sendo comprada pela AOL no fim de 1998. O Mozilla, desde ento, evoluiu para uma poderosa sute de produtos Web com uma pequena mas firme parcela do mercado. Conhea alguns Navegadores Windows Internet Explorer, tambm conhecido pelas abreviaes IE, MSIE ou WinIE, um navegador de internet de licena proprietria produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995. o navegador mais usado nos dias de hoje.

Netscape Navigator (conhecido anteriormente por Netscape *Browser, Netscape Communicator ou simplesmente Netscape) foi um browser para internet feito pela Netscape. O Netscape Navigator possui todas as caractersticas de um browser moderno.

*Browser - Navegador, tambm conhecido como Web browser ou simplesmente browser, termos em ingls, um programa que habilita seus usurios a interagirem com documentos virtuais.

Opera um navegador Web desenvolvido pela empresa Opera Software. O Opera trabalha com tarefas comuns relacionados a Internet, como a exibio de web sites, enviar e receber mensagens de correio eletrnico, a gesto de contactos, bate-papo on-line, download de arquivos, *BitTorrent, etc. O Opera oferecido gratuitamente, para os computadores pessoais e telefones celulares.

Mozilla Firefox um navegador livre e *multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em portugus: Fundao Mozilla) com ajuda de centenas de colaboradores. A inteno da fundao desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensvel.

*BitTorrent um protocolo de processamento rpido que permite ao utilizador fazer download (descarga) de arquivos indexados em websites.

*Diz-se multiplataforma um programa ou sistema que roda em mais de uma plataforma (Ex: Windows, Linux, etc.), como o Mozilla Firefox, ou que roda programas ou sistemas de mais de uma plataforma.

Iceweasel um browser para a Internet de cdigo aberto exclusivamente destinado s distribuies Linux baseadas no *Debian. idntico ao Mozilla Firefox, que no pode ser distribuido juntamente com o Debian por ter a marca e o cone patenteados pela Fundao Mozilla, uma vez que o contedo distribudo com o Debian deve ser totalmente livre. O nome foi proposto por oposio ao significado da palavra Firefox (literalmente, "raposa de fogo). "Iceweasel" significa literalmente "doninha de gelo".

navegador com uma interface grfica um pouco diferente, porm com todas as funes originais desse navegador. Veja a imagem:

O SEU NAVEGADOR Os principais botes de navegao PRD. Abaixo, as funes de cada boto de seu navegador no

*Debian simultaneamente o nome de uma distribuio no comercial livre (gratuita e de cdigo fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntrios que o mantm volta do mundo.

Na barra de endereos que voc ir digitar o endereo das pginas que deseja visitar. Para que a pgina carregue, voc deve apertar a tecla Enter do teclado aps terminar de digitar o endereo desejado, ou apenas clicar no boto ir localizado

No Paran Digital, temos uma verso Iceweasel de

direita da barra de endereos.

do Portal Dia a dia Educao. (www.diaadiaeducacao.pr.gov.br)

O boto histrico que podemos encontrar todas as pginas visitadas recentemente. O boto voltar possibilita voltar pgina em que voc acabou de sair, ou seja, se voc estava na pgina do Ministrio Pblico e agora foi para a do Supremo Tribunal Federal, este boto possibilita-lhe voltar para a do Ministrio Pblico, sem ter que digitar o endereo (URL) novamente na barra de endereos.

MQUINAS DE BUSCA Na medida em que a internet fortalece seu papel como fonte de informaes e de transaes comerciais, cresce a necessidade de se aumentar a presena das Mquinas de Busca. Mquina de busca, mecanismo de busca ou buscador um website especializado em buscar e listar pginas da internet a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador. um mecanismo projetado para encontrar informaes armazenadas em um sistema computacional. Os mecanismos de busca ajudam a reduzir o tempo necessrio para encontrar informaes e a quantidade de informaes que precisa ser consultada.

O boto avanar tem a funo invertida ao boto voltar citado acima.

O boto parar tem como funo obvia parar o download da pgina em execuo, ou seja, se voc est baixando uma pgina que est demorando muito utilize o boto parar para finalizar o download.

O boto recarregar (ou atualizar) tem como funo rebaixar (ou baixar novamente) a pgina em execuo, ou seja, ver o que h de novo na mesma. Geralmente utilizado para rever a pgina que no foi completamente baixada, falta figuras ou textos.

O boto incio (ou pgina inicial) tem como funo ir para a pgina que o seu navegador est configurado para abrir assim que acionado pelo usurio. No PRD a pgina inicial a

Veja no grfico as mquinas de busca mais utilizadas:

Vamos conhecer algumas Mquinas de Busca GOOGLE

Veja que o Google a Mquina de busca mais utilizada no mundo com quase metade dos acessos a esse tipo de ferramenta, em segundo lugar temos o Yahoo e em terceiro o MSN, seguido de AOL (Dmoz) e Ask.

O servio foi criado a partir de um projeto de doutorado dos ento estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Surgiu devido frustrao dos seus criadores com os sites de busca da poca e teve por objetivo construir um site de busca mais avanado, rpido e com maior qualidade de links. O endereo : www.google.com.br

YAHOO

DMOZ

O Yahoo! a segunda pgina mais visitada da Internet depois do Google. Foi fundado por David Filo e Jerry Yang, formandos da Universidade de Stanford em janeiro de 1994 e incorporado no dia 2 de maro de 1995. O endereo : http://br.yahoo.com/

Projeto de Diretrio Aberto, conhecido tambm por ODP ou Dmoz (Directory Mozilla) um projeto que conta com a colaborao de vrios voluntrios que editam e categorizam vrias pginas da internet. O endereo : http://www.dmoz.org

ASK

MSN

MSN ou Microsoft Service Network uma rede de servios oferecidos pela Microsoft em suas estratgias envolvendo tecnologias de Internet. O endereo : http://br.msn.com/

o quinto buscador mais popular da web. Perde, na ordem, para Google, MSN e Yahoo!. Pode parecer pouco, mas isso o pe entre os sites mais visitados da internet, frente do New York Times no s o mais importante jornal dos EUA como um dos melhores sites informativos. O endereo : www.ask.com

Utilizando as Mquinas de Busca O Google a mquina de busca mais estudada e conhecida por todas. Por isso vamos conhecer algumas dicas de pesquisa que vo nos ajudar a realizar uma pesquisa mais eficiente nessa mquina de busca. Para abrirmos o navegador nas mquinas do laboratrio do PRD, devemos clicar no menu Aplicativos / Internet / Buscador.

Como fazer pesquisa de imagens? Veja que na parte superior esquerda da pgina do Google, temos um menu (azul) onde temos vrias opes de ferramentas dentro desse buscador. Devemos clicar na opo Imagens.

Dessa forma abrimos a pgina do Google (ou com o navegador j aberto, atravs do endereo www.google.com.br)

Depois disso, digitamos o nome da pesquisa desejada e clicamos em Pesquisar Imagens.

Aparecer uma nova tela com vrias opes de imagens com o mesmo tema, agora s clicar na miniatura desejada.

Clicamos mais uma vez na miniatura e a imagem aparece sozinha na tela. Levamos o mouse sobre a imagem e clicamos com o boto direito sobre ela. Ento clicamos com o boto esquerdo na opo Salvar imagem como.

Depois disso a tela se dividir em duas. Na parte superior, mais uma vez a miniatura aparece, e na parte inferior, de onde essa imagem est sendo copiada.

Aparecer uma caixa de dilogo, onde voc dever digitar o nome da imagem e a *extenso de arquivo .jpg, que o formato de imagem que a TV multimdia reconhece. Por ltimo clicamos em Salvar

*A extenso do nome de um arquivo existe para diferenciar os vrios arquivos externamente ao seu contedo. Consiste em apenas alguns caracteres (letras) (3 ou 4,atualmente) no final do nome, precedidos por um ponto. Determina o programa responsvel pela leitura do arquivo.

Localizao de arquivos pela extenso (filetype) A expresso filetype (tipo de arquivo) usada quando precisamos encontrar um arquivo com sua extenso definida. Queremos, por exemplo, encontrar um documento de texto que fale sobre educao. Ento digitamos na barra de pesquisa do navegador a seguinte expresso: Educao filetype:doc Ou seja: Tema da pesquisa + espao + filetype: + extenso do arquivo (Ex: .doc)

Antes de prosseguirmos, conhea algumas extenses de arquivo:


.avi - Vdeo. Formato dos arquivos DivX. Visualizado por vrios programas. .bmp - Imagem, pode ser aberto em qualquer visualizador ou editor de imagens .doc - Texto do Microsoft Word. .exe - Executvel (programa). .gif - Graphical Interchange Format - Arquivo compactado de imagem. .html (ou .htm) - Hiper Text Markup Language. uma pgina para a Internet. .jpg - Imagem. Bastante compactado. .mid - udio. Com pequeno tamanho, muito usado na Internet. .mp3 - udio. Padro MPEG Audio Layer 3 (AC3), que aceita compresso em vrios nveis. .mpg - Vdeo compactado. Vsvel em muitos players. usado para gravar filmes em formato VCD. .mpeg - Vdeo. .odp - OpenDocument - Apresentao. Pode ser aberto pelo BrOffice.org Impress .ods - OpenDocument - Planilha. Pode ser aberto pelo BrOffice.org Calc .odt - OpenDocument - Texto. Pode ser aberto pelo BrOffice.org Writer .pdf - Portable Document Format - Permite visualizar o documento, independentemente do sistema operacional ou do programa utilizado na sua criao. .png - Imagem. Voltado para a Web. aberto em por quase todos os programas de imagens. .pps - Apresentao do Microsoft PowerPoint, na tela toda. .ppt - Apresentao do Microsoft PowerPoint, slide a slide. .rar - Arquivo compactado. Formato de compresso bastante popular .sys - Arquivo de sistema. .txt - Texto. Admite pouca formatao. .vob - Vdeo de alta qualidade, usado para armazenar filmes em DVD. .xls - Planilha. Do Microsoft Excel. .wav - udio. Sem compactao. .zip - Arquivo compactado muito popular.

Veja que o Google mostra opes de pesquisa apenas com esse tipo de extenso.

Por exemplo, pesquisamos o tema Pesquisa na web.

Clicamos no link Pginas semelhantes abaixo RO resumo da pgina desejada.

Localizao de pginas semelhantes. Esse recurso serve para localizarmos mais facilmente pginas que tenham o mesmo assunto da pgina pela qual nos interessamos.

O buscador mostra uma nova pgina com links de pginas semelhantes quela pela qual nos interessamos inicialmente.

Digite o tema da pesquisa desejada entre aspas na barra de pesquisa do navegador. Ex: Educao Infantil Indgena

Perceba que o tema aparece sempre com as palavras juntas nas opes de pesquisa.

Procura por expresses. Quando queremos ter uma pesquisa mais precisa e queremos encontrar expresses exatamente iguais como quando as digitamos devemos digitar essa expresso entre aspas. dessa forma que descobrimos, por exemplo, se um aluno copiou um trabalho com um texto na ntegra da internet colou em seu documento e entregou para o professor.

Definio de termos. Quando queremos saber o que significa algum termo ou palavra que no conhecemos, usamos a expresso define. Ex: Queremos ter uma definio da palavra Educao. Ento digitamos: define: educao Ou seja, digitamos a expresso: define: + palavra desejada (Ex: Educao).

POR QUE A INTERNET IMPORTANTE?

Encontramos com isso vrias definies para a expresso desejada Educao e os links (em verde) de onde esto sendo tiradas essas definies.

A Internet considerada por muitos como um dos mais importantes e revolucionrios desenvolvimentos da histria da humanidade. Pela primeira vez no mundo, um cidado comum ou uma pequena empresa pode (facilmente e a um baixo custo), no s ter acesso a informaes localizadas nos mais distantes pontos do globo, como tambm - e isso que torna a coisa revolucionria - criar, gerenciar e distribuir informaes em larga escala, no mbito mundial, algo que somente uma grande organizao poderia fazer, usando os meios de comunicao convencionais. Isso, com certeza, afetar substancialmente toda a estrutura de disseminao de informaes existente no mundo, a qual controlada, primariamente, por grandes empresas. Com a Internet, uma pessoa qualquer (um jornalista, por exemplo) pode, de sua prpria casa, oferecer um servio de informao baseado na Internet, a partir de um microcomputador, sem precisar da estrutura que, no passado, s uma empresa de grande porte poderia manter. Essa perspectiva abre um enorme mercado para profissionais e empresas, interessados em oferecer servios de informao especficos. ATIVIDADE 3 3.1 Pesquisar uma imagem referente a sua disciplina utilizando a mquina de busca Google e sua opo de busca de imagem, captur-la e envi-la para o email de seu tutor em anexo e escrever no email por que essa imagem importante em sua disciplina e/ou para suas aulas. 3.2 Pesquise um documento de texto .doc utilizando a expresso filetype: referente a sua disciplina e envie em anexo para seu tutor.
Disponvel em: http://www.mediasavoie.com/images/internet_02.jpg http://www.brasilescola.com/informatica/navegador.htm http://pt.wikipedia.org http://www2.ufpa.br/dicas/progra/arq-exte.htm Acessado em: 17/09/2008

You might also like