You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL

Problemtica do biotrio do Instituto de Patologia Tropical e Sade Pblica da Universidade Federal de Gois: como a arquitetura influencia na biossegurana do biotrio A utilizao de animais para estudos cientficos uma prtica h muito tempo utilizada, e para que seja aceitvel, deve-se adotar uma postura tica durante todo o perodo de desenvolvimento das pesquisas (Paiva et al., 2005). Atualmente, a comunidade cientfica vem se esforando ao mximo para tentar encontrar modelos mais simples que possam substituir os animais de forma eficaz, infelizmente, ainda no foi possvel abandonar o uso deles na avaliao dos mais diferentes produtos e ensaios clnicos (Marona & Lucchesi, 2004). Assim sendo, a preocupao com o bem-estar animal direciona as pesquisas com mtodos e condies laboratoriais e de manejo que garantam uma relao saudvel entre o pesquisador e o espcime utilizado (Marona & Lucchesi, 2004; Chorilli et al., 2007). O biotrio um local apropriado para a permanncia desses animais (roedores, cobras, aves, gatos, entre outros) em boas condies de sade e bem-estar. Biotrios so instalaes laboratoriais que permitem o manejo de animais destinados a servir como agentes biolgicos em ensaios controlados, visando atender as necessidades dos programas de pesquisa e ensino propostos pela instituio que o mantm. Todas as pessoas envolvidas nas etapas funcionais do biotrio so responsveis pelo provimento de condies adequadas para a manuteno de animais (Chorilli et al., 2007). Os biotrios podem ser construdos de duas formas: pavilhonar ou em bloco nico. O sistema pavilhonar possui reas de manuteno independentes da rea de controle de servios. Nas reas dos animais encontram-se os equipamentos mecnicos, depsitos de rao e suprimentos. Nas reas de servio encontram-se a recepo de insumos, escritrios e equipamentos para lavagem e desinfeco. Esta forma limita bastante os espaos no interior do biotrio, aumentando a segurana, alm de facilitar uma eventual expanso quando ncecessrio (Politi, et al. 2008). O sistema construo em bloco nico fica disposto num s piso, situado ao nvel do trreo, para facilitar o controle sanitrio, as rotinas de trabalho, o acesso de

funcionrios e pesquisadores, de suprimentos e insumos e a evacuao de lixo. Nessa implantao os acessos ao biotrio se do atravs de barreiras. O biotrio do IPTSP um biotrio construdo em bloco nico com um sistema de dois corredores independentes, um corredor limpo ou de distribuio, que inicia o fluxo dentro do biotrio, e um corredor de retorno ou sujo que a via de sada de todo material contaminado para esterilizao. A seguir, esto os aspectos ambientais e de rotina de trabalho presentes no biotrio do IPTSP e as sugestes para melhoria do fluxo operacional: Temperatura e umidade: No biotrio do IPTSP no h controle efetivo de temperatura e umidade. Esse tipo de controle est associado ao nvel metablico e do comportamento dos animais. Pode ser controlado atravs de sistema de tubulao de ar com fluxo contnuo e pelo material que compe o microambiente dos roedores. Luminosidade: O IPTSP realiza controle do foto-perodo nos animais. Gradiente de presso: No h gradiente de presso aparente no biotrio do IPTSP. Deve-se evitar ao mximo o fluxo de ar de reas sujas para reas limpas e estreis. Nos depsitos de suprimentos esterilizados deve haver presso triplo positiva; salas de animais devem ter presso duplo positiva; corredor sujo deve apresentar presso positiva simples. Rudos: No h controle efetivo de rudos no biotrio do IPTSP. H fluxo muito grande de alunos e outros visitantes que frequentemente fazem barulho e causam desconforto no biotrio. Deve-se evitar o fluxo de pessoal no-autorizado dentro do biotrio. Quanto aos nveis de conteno fsica: Barreiras Barreira um sistema que combina aspectos arquitetnicos e materiais que garantem a minimizao de contaminao das reas de um biotrio. Barreiras primrias: O IPTSP possui cabine de segurana biolgica, mas no possui caixas ventiladas de manuteno, ou sistemas de conteno animal de ar limpo, ou incineradores. O biotrio do IPTSP possui duas autoclaves funcionais para esterilizao de variados tipos de materiais.

Barreiras secundrias (componentes de edificao): As paredes devem ser lisas, sem reentrncias, impermeveis e resistentes desinfetantes. O biotrio do IPTSP cumpre isso em partes. O piso deve ser anti-derrapante, em resina epxi de alta resistncia com cantos arredondados. O teto semelhante ao piso. Portas devem ser de material retardante ao fogo e grandes. No recomendvel a instalao de janelas em um biotrio, porm o biotrio do IPTSP possui vrias janelas. Fatores comprometedores no biotrio do IPTSP: a porta de acesso ao biotrio deveria ser mantida trancada, tornando o biotrio mais restrito. O pedilvio deveria ser mantido em funcionamento. O fluxo entre as reas limpa e suja no funcionam adequadamente no IPTSP, na verdade h acesso livre em um fluxo retrgrado entre os corredores. A entrada ou sada dos funcionrios e dependentes do biotrio deve ser por sistemas de portas pressurizadas (air lock). No h filtragem ou controle do fluxo de ar dentro do biotrio. No h um sistema que permita o usurio do biotrio tome banho antes de entrar no local, ou mesmo que troque de roupas e use um jaleco adequado, que no saia do biotrio por nenhuma circunstncia. Falta equipamento especfico para lavar as gaiolas, falta ainda, autoclave especfica para desinfeco de material limpo e ou sujo.

Abaixo esto as representaes do biotrio do IPTSP e de um biotrio ideal.

Referncias bibliogrficas

CHORILLI M. et al. Animais de laboratrio: o camundongo. Rev. Cincia Farmacutica Bsica, v.28 n. 1, p.11-23, 2007. MARONA H. R. N, LUCCHESI, M. B. B. Protocol to refine intestinal motility test in mice. Laboratorial Animals, v.38, p.257-60, 2004. PAIVA, F. P. et al. Curso de manipulao de animais de laboratrio. Rio de Janeiro: Fundao Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Centro de Pesquisas Gonalo Moniz; 2005. POLITI, F. A. S. et al. Caracterizao de biotrios, legislao e padres de biossegurana. Rev. Cincia Farmacutica Bsica, v. 29, n.1, p.17-28, 2008.

You might also like