You are on page 1of 10

Boletim Tcnico

Clculo PIS COFINS Importao - IN SRF n 572 de 22/11/2005


Produto Pas(es) Chamado : : Microsiga Protheus Livros Fiscais Verso 11 Brasil Data da publicao Banco(s) de Dados : 10/05/13 : Todos

: TFM671

Esta melhoria depende de execuo do update de base UPDFIS, conforme Procedimentos para Implementao.

Disponvel nas rotinas Documento de Entrada (MATA103) e Nota Fiscal Manual de Entrada (MATA910), um tratamento para efetuar o clculo do PIS COFINS Importao conforme Instruo Normativa SRF N572 de 22 de Novembro de 2005.

Procedimento para Implementao

Antes de executar o compatibilizador UPDFIS imprescindvel: a) Realizar o backup da base de dados do produto que ser executado o compatibilizador (diretrio PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionrios de dados SXs (diretrio PROTHEUS11_DATA\SYSTEM). b) Os diretrios acima mencionados correspondem instalao padro do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa. c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usurio deve estar utilizando o sistema. d) Se os dicionrios de dados possurem ndices personalizados (criados pelo usurio), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que esto identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar ndices, ir adicion-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poder sobrescrever ndices personalizados, caso no estejam identificados pelo nickname. e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativao indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utiliz-la, observe atentamente os procedimentos a
1 SIGAFIS Clculo PIS COFINS Importao

Boletim Tcnico

seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opo Integridade/Verificao (APCFG60A). ii. Se no h Integridade Referencial ativa, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estar selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, no necessrio qualquer outro procedimento de ativao ou desativao de integridade, basta finalizar a verificao e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instrues. iii. Se h Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, exibida uma mensagem na janela Verificao de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificao seja concluda, ou; iv. Se h Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que no na sua totalidade, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade est(aro) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotao para posterior consulta na reativao (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informaes quanto a um arquivo que contm essa informao). v. Nestes casos descritos nos itens iii ou iv, E SOMENTE NESTES CASOS, necessrio desativar tal integridade, selecionando a opo Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instrues. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, atravs da opo Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mos as informaes da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possua(m) ativao da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativao. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DVIDAS!

1. Em Microsiga Protheus Smart Client, digite U_UPDSIGAFIS no campo Programa Inicial. 2. Clique em OK para continuar. 3. Aps a confirmao exibida uma tela para a seleo da empresa em que o dicionrio de dados ser modificado. Selecione o programa U_UPDSIGAFIS. 4. Ao confirmar exibida uma mensagem de advertncia sobre o backup e a necessidade de sua execuo em modo exclusivo. 5. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execuo a preparao dos arquivos. apresentada uma mensagem explicativa na tela.

SIGAFIS Clculo PIS COFINS Importao

Boletim Tcnico

6. Em seguida, exibida a janela Atualizao concluda com o histrico (log) de todas as atualizaes processadas. Nesse log de atualizao so apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda no existem no dicionrio de dados. 7. Clique em Gravar para salvar o histrico (log) apresentado. 8. Clique em OK para encerrar o processamento.

Atualizaes do compatibilizador
1. Criao de Campos no arquivo SX3 Campos: Tabela SF4 Cadastro de TES F4_INTBSIC Caracter 1 0 @! OS/CF Import PIS/COF Importao 0=No Calcula; 1=PIS Import; 2=Cofins Import; 3=Ambos Informe se deve ser feito o clculo do PIS/COFINS Importao conforme frmula da IN SRF 572 de 2005. F4_MALQCOF Numrico 6 2 @! Alq. COF M. Alquota COFINS Majorada Informe o percentual de aumento da Alquota da COFINS Importao. Estes valores acrescidos no geram crditos a serem recuperados.

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Opes Help

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio

Help

SIGAFIS Clculo PIS COFINS Importao

Boletim Tcnico

Tabela SD1 Itens das Notas Fiscais de Entrada D1_ALIQII Numrico 5 2 @E 99.99 MaFisRef("IT_ALIQII","MT100",M->D1_ALIQII) Aliq Import Aliq Imp Importao Valor da alquota do Imp. de Importao. D1_II Numrico 14 2 @E 999,999,999.99 MaFisRef("IT_VALII","MT100",M->D1_II) Vlr I.I Vlr. Imp Importao Valor do imposto de importao D1_VALCMAJ Numrico 14 2 @E 999,999,999.99 Val. COF M. Valor COFINS Majorada Valor Calculado da COFINS Majorada de Importao.

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Valid Ttulo Descrio Help Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Valid Ttulo Descrio Help Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Help

SIGAFIS Clculo PIS COFINS Importao

Boletim Tcnico

Tabela SFT Itens dos Livros Fiscais FT_MALQCOF Numrico 6 2 @! Alq. COF M. Alquota COFINS Majorada Informe o percentual de aumento da Alquota da COFINS Importao. Estes valores acrescidos no geram crditos a serem recuperados. FT_MVALCOF Numrico 14 2 @E 999,999,999.99 Val. COF M. Valor COFINS Majorada Valor Calculado da COFINS Majorada de Importao.

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio

Help

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Help

Procedimentos para Utilizao


Configurao TES para o Clculo Exceto Importao de Servios. 1. No Livros Fiscais (SIGAFIS) acesse Atualizaes/Cadastros/Tipos de Ent/Sada (MATA080) para que seja possvel calcular o PIS COFINS Importao, os campos a seguir devem estar preenchidos da seguinte maneira: Campo Calcula ICMS (F4_ICM) Calcula IPI (F4_IPI) Cod.Fiscal (F4_CF) Preenchimento Sim Sim Algum Iniciado por 3 Ex: 3101

SIGAFIS Clculo PIS COFINS Importao

Boletim Tcnico

L. Fisc. ICMS (F4_LFICM) L.Fisc. IPI (F4_LFIPI) IPI na base (F4_INCIDE) Agrega Valor (F4_AGREG) PIS/COFINS (F4_PISCOF) Cred. PIS/COF (F4_PISCRED) Agr. Cofins (F4_AGRCOF) Agr. PIS (F4_AGRPIS) PS/CF Import (F4_INTBSIC) Calc.Ipi.Frete (F4_IPIFRET) Alq. COF M. (F4_MALQCOF) Desp. Ac. ICMS (F4_DESPICM) Desp. Ac. ICM (F4_DSPRDIC)

Tributado Tributado Sim I ICMS+Merc 3- Ambos 1 Credita C COF+Merc P PIS+ Merc 3 - Ambos N No % da Alquota. Ex.: 1.5 1=SIM (Para agregar o valor das Despesas Acessorias ao ICMS.) Vazio. (Para agregar o valor das Despesas Acessorias ao ICMS.)

O imposto PIS/CONFINS Importao calculado somente para Notas de Entrada e Fornecedores Estrangeiros, ou seja, Estado=EX e Tipo=X-Outros, se o CFOP for iniciado por 3 e a TES possuir o campo PS/CF Import (F4_ INTBSIC) configurado para o clculo conforme exemplo de configurao anterior.

FRMULA DE CLCULO DO PIS COFINS

Esta frmula foi disponibilizada pela legislao referente e analisada por nossa consultoria tributria. As frmulas a seguir foram desenvolvidas para que seja possvel chegar aos valores do PIS Importao, COFINS Importao e ICMS Importao, com base na IN 572/2005 e no artigo 13, inciso V da LC 87/96, respectivamente.

PIS COFINS Importao a) Quando a alquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no for especfica (em percentual %):

SIGAFIS Clculo PIS COFINS Importao

Boletim Tcnico

VA - Valor Aduaneiro a - alquota do Imposto de Importao (II) b - alquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) c - alquota da Contribuio para o PIS/PASEP Importao d - alquota da COFINS Importao

e - alquota do imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao (ICMS)

b) Na hiptese de a alquota do IPI ser especfica (valor de pauta):

Q - Quantidade do produto importada na unidade de medida compatvel com a alquota especfica do IPI. VA - Valor Aduaneiro a - alquota do II b - alquota especfica do IPI c - alquota da Contribuio para o PIS/PASEP Importao d - alquota da COFINS Importao e - alquota do ICMS

SIGAFIS Clculo PIS COFINS Importao

Boletim Tcnico

c) Clculo do ICMS da importao, aps a apurao dos valores do PIS COFINS, conforme frmulas anteriores: ICMS: (VA + I.I. + I.P.I. + COFINS + PIS) / (1 - % I.C.M.S.) * % I.C.M.S Aps apurar os valores dos tributos acima, encontrada a base de clculo de cada um, j que o ICMS considerado para a frmula do PIS COFINS Importao fictcio. Quanto ao ICMS, aproveitamos parte da frmula para calcul-lo: Base de clculo do I.C.M.S: (VA + I.I. + I.P.I. + COFINS + PIS) / (1 - % I.C.M.S.) J para a base de clculo do PIS e COFINS Importao, valemo-nos da Norma de Execuo da Coordenao-Geral de Administrao Aduaneira Coana, n 2 de 2005, que adotou uma planilha eletrnica para auxlio no clculo destas contribuies incidentes sobre a importao de bens, sendo que, aps preencher as informaes necessrias, so demonstrados os valores do PIS, da COFINS (de acordo com o resultado obtido com a frmula da IN 572) e do mencionado ICMS fictcio. Aps clicar em DEMONSTRATIVO na planilha, so demonstradas a base de clculo utilizadas para o clculo do PIS e da COFINS e tambm para o ICMS fictcio, que so: Base de Clculo do ICMS fictcio: Valor aduaneiro + Imposto de Importao + ICMS fictcio Base de Clculo do PIS COFINS - Importao: Valor aduaneiro + ICMS fictcio + PIS + COFINS Estes so os valores a serem considerados para se obter a base de clculo do PIS COFINS Importao, calculados segundo a frmula prevista na IN RFB 572 de 2005. Com isto j temos o valor da base de clculo, do PIS e da COFINS para a importao e podemos passar para o clculo do ICMS incluindo estas contribuies, conforme exposto anteriormente no item C: Base de Clculo do I.C.M.S: (VA + I.I. + I.P.I. + COFINS + PIS) / (1 - % I.C.M.S.) ICMS: (VA + I.I. + I.P.I. + COFINS + PIS) / (1 - % I.C.M.S.) * % I.C.M.S

Caso haja problemas com arredondamento nos clculos, os parmetros MV_RNDCF2 e MV_RNDPS2 podem ser utilizados. A taxa referente ao SISCOMEX deve ser informada no campo de Frete (F1_FRETE). d) Clculo da COFINS Importao conforme Lei 12.546/2011 (Majorao de Alquota): Para utilizao do Valor Majorado da COFINS, informar o percentual de acrscimo a ser utilizado na alquota da COFINS no campos Aliq. COF M. (F4_MALQCOF), assim o sistema leva a alquota alterada para todas as movimentaes de entrada de importao no estabelecimento.

SIGAFIS Clculo PIS COFINS Importao

Boletim Tcnico

Os valores majorados na COFINS, no do direito a crdito e sua utilizao, assim ao ser enviados ao SPED Contribuies (PIS e COFINS) estes valores so excluidos da alquota e do Valor da COFINS.

Configurao TES para o Clculo de PIS/Cofins de Importao de Servios. Campo Calcula ICMS (F4_ICM) L. Fisc. ICMS (F4_LFICM) Calcula IPI (F4_IPI) L.Fisc. IPI (F4_LFIPI) Cod.Fiscal (F4_CF) Calcula ISS (F4_ISS) PIS/COF Importao (F4_INTBSIC) Preenchimento No No No No Algum Iniciado por 3 Ex: 3101 Sim 1=PIS Import Ou 2=Cofins Import Ou 3=Ambos

FRMULA DE CLCULO DO PIS COFINS - SERVIO

onde,

V = o valor pago, creditado, entregue, empregado ou remetido para o exterior, antes da reteno do imposto de renda C = alquota da Contribuio para o PIS/Pasep-Importao D = alquota da Cofins-Importao F= alquota do Imposto sobre Servios de qualquer Natureza Z= (1+Aliq. ISS) / (1-Aliq. Pis Aliq. Cofins) Base de Clculo PIS: (Valor do ISS * Z) Base de Clculo do COFINS: (Valor do ISS * Z) Valor do PIS: (Base do PIS * Aliq. PIS) Valor do COFINS: (Base do COFINS * Aliq. COFINS)
9 SIGAFIS Clculo PIS COFINS Importao

Boletim Tcnico

Informaes Tcnicas

Tabelas Utilizadas

SA2 Cadastro de Fornecedores SD1 Itens das Notas Fiscais de Entrada SF1 Cabealho das Notas Fiscais de Entrada SF3 Livros Fiscais SF4 Cadastro de TES MATA103 Documento de Entrada MATA910 Nota Fiscal Manual de Entrada Windows/Linux

Funes Envolvidas Sistemas Operacionais

SIGAFIS Clculo PIS COFINS Importao

10

You might also like