You are on page 1of 28

Exerccios sobre Linux Provas recentes

(TCNICO CIENTFICO BANCO DA AMAZNIA CESPE 2009) No Linux, o aplicativo KDE Controle Center tem funcionalidades equivalentes ao Painel de controle do Windows, ambos permitindo o gerenciamento de pastas e arquivos e a configurao para a permisso de acesso aos usurios do computador.

(Errado) Comentrio: KDE a interface grfica, o shell do Linux. KDE (K Desktop Environment) a tela grfica na qual o usurio trabalha.

(ESCRITURRIO BB CESPE 2008) Atualmente, para que um usurio possa rodar na grande nuvem computacional da Internet servios de Agenda, e-mail e aplicativos bsicos de escritrio, como referido no texto IV, necessrio que ele disponha, em seu computador, da tecnologia do sistema operacional Linux.

(Errado) Comentrio: Para que um usurio possa rodar na grande nuvem computacional da Internet servios de agenda, e-mail e aplicativos bsicos de escritrio, no necessrio possuir nenhum sistema operacional em especial, basta possuir algum sistema e estar conectado internet.

(ESCRITURRIO BB CESPE 2008) Sabendo que um usurio acessa a Internet para desfrutar os recursos aludidos nos textos III e IV a partir de um computador que tem instalado, como sistema operacional, o Red Hat, correto concluir que esse computador utiliza uma verso Linux de sistema operacional.

(Correto) ! Comentrio: O Red Hat uma distribuio Linux, uma das mais conhecidas desse sistema operacional.

(ASSESSOR TCNICO JURDICO - TCE/RN CESPE 2009) Diferentemente do que ocorre no sistema Windows XP, no Linux, para se obter maior velocidade de acesso, os dados so armazenados diretamente em pastas, e no em subpastas.

(Errado) ! Comentrio: Um absurdo de questo. Pastas ou diretrios so criados num sistema operacional na tentativa de organizar aonde sero guardados os arquivos para no ficar difcil a sua localizao por parte do usurio. No tem nada a ver com a velocidade de acesso mas com organizao.

(ASSESSOR TCNICO JURDICO - TCE/RN CESPE 2009) Diferentemente do que ocorre no sistema Windows XP, no Linux, para se obter maior velocidade de acesso, os dados so armazenados diretamente em pastas, e no em subpastas.

(Errado) ! Comentrio: Um absurdo de questo. Pastas ou diretrios so criados num sistema operacional na tentativa de organizar aonde sero guardados os arquivos para no ficar difcil a sua localizao por parte do usurio. No tem nada a ver com a velocidade de acesso mas com organizao.

(ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO MIN CESPE 2009)

O BrOffice pode ser instalado em computadores que utilizam o sistema operacional Linux ou o Windows.

(Correto) ! Comentrio: Correto. O pacote BROffice surgiu por derivao do pacote OpenOffice que operava em mquinas dotadas de sistemas operacionais Unix ou Linux. Sua adequao para o sistema operacional Windows foi feita no Brasil e pode ser baixada gratuitamente no site www.broffice.org

(ASSESSOR TCNICO JURDICO - TCE/RN CESPE 2009) A nica diferena entre o sistema operacional Windows XP e o Linux est no fato de o ltimo ser totalmente gratuito.

(Errado) ! Comentrio: Os dois no possui nenhuma semelhana interna. O Windows, baseado em instrues x86, foi construdo para operar nos processadores afim de processar instrues atravs de processos, ciclos, semforos e outras tcnicas. O Linux, herdeiro do kernel do Unix, possui uma topologia totalmente diferente, permitindo multiplicidade de tarefas e usurios como o seu antecessor. Inclusive, com relao ao Shell dos dois programas, os cones e programas so totalmente diferentes.

(ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO MIN CESPE 2009) O Linux foi projetado para fazer uso inteligente dos recursos de qualquer mquina, funcionando tanto em mquinas com vrios gigabytes de memria como em aparelhos celulares com poucos kilobytes de capacidade.

(Correto) ! Comentrio: Linux, cuja elaborao do seu ncleo como sistema operacional veio do Unix, consegue rodar tanto em computadores atuais como os mais antigos. Isso se deve ao fato de que o Unix um sistema operacional antigo, mas de grande confiabilidade e foi de sua gnese que partiu a criao do Linux por Linus Torvalds em 1999.

(APOIO ADM - SEPLAG/DF - CESPE 2009)

No sistema operacional Linux, o comando whoami usado quando se deseja listar o nome da conta associado ao login atual. .

(Correto) ! Comentrio: Correto pois o comando uma pergunta em ingls Who am I? (quem sou eu?) que visa visa listar o nome da conta de quem est utilizando a sesso no Linux. Sua utilidade perfaz no sentido de que, supondo que uma pessoa estava usando o computador com uma sesso aberta e sai por algum motivo, um outro usurio pode descobrir quem estava acessando pelo comando acima.

(APOIO ADM - SEPLAG/DF - CESPE 2009)

No Linux, o shell o componente responsvel por realizar o gerenciamento de todos os processos, o que torna possvel a implementao de servios necessrios ao sistema.

(Errado) ! Comentrio: SHELL a parte grfica, a tela do Windows, uma casca grfica, ou seja, a interface para o usurio comum.

(APOIO ADM - SEPLAG/DF - CESPE 2009)

O comando pwd, no Linux, usado para mostrar a verso utilizada do sistema operacional.

(Errado) ! Comentrio: Errado pois o comando pwd (Print Work Directory) mostra qual o diretrio em que se encontra o usurio quando foi disparado esse comando.

(APOIO ADM - SEPLAG/DF - CESPE 2009)

O sistema operacional Linux usa o comando chmod para configurar as permisses de uso dos seus arquivos e diretrios. Como exemplo, em um arquivo de nome concurso.txt, inicialmente com as permisses rwxrwxrwx, aps ser usado o comando chmod 557 concurso.txt, as permisses de uso desse arquivo passam para r-xr-xrwx.

(Correto) ! Comentrio: Questo correta porque o chmod (CHange MODe) pode mudar permisses de um determinado arquivo. Quando listado por um comando como ls, as permisses aparecem na forma de trs trincas (rwx, rwx, rwx). Para mudar rwx para: ! rw- : digitaria 6 ! r-x: digitaria 5 ! r--: digitaria 4 ! -wx: digitaria 3 ! -w-: digitaria 2 ! --x : digitaria 1

Acerca do Internet Explorer e do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. a) Para conectar Internet um microcomputador que tenha instalado o sistema operacional Linux, necessria a utilizao de uma placa de rede especfica. b) A conexo, Internet, de um microcomputador que possui o sistema operacional Linux instalado mais lenta quando comparada com um que tenha instalado o Windows XP. c) Se um e-mail for criado a partir de algum aplicativo do sistema operacional Linux, ele no poder ser lido por destinatrio que usa o Windows XP. d) Com o Linux possvel acessar a Internet usando uma rede sem fio (wireless).

Comentrios: a)! O Linux no necessita de placas especiais ou de mquinas de ltima gerao para se instalar, tampouco exige placa especfica para conectarse internet. b)! a mesma velocidade, podendo at ser superior em alguns casos. c)! Se um e-mail foi criado por um programa Linux, o referido e-mail no tem nada a ver com alguma configurao especial. O e-mail passa a ser regido pelos protocolos padres de e-mail (SMTP, POP, IMAP) para acesso e envio e que so exatamente os mesmos do ambiente Windows. d)! Correto.

(TRE/GO ANALISTA JUDICIRIO/ REA JUDICIRIA CESPE 2009) Assinale a opo correspondente a caractersticas do sistema operacional Linux. a) multitarefa, multiusurio, open source b) monotarefa, multiusurio, open source c) multitarefa, monousurio, gratuito d) monotarefa, monousurio, gratuito

You might also like