You are on page 1of 76

Nokia Lumia 520

Bem-vindo ao Nokia Lumia 520


9260489 Edio 1.2 PT-BR

Psiu...
Este manual no tudo... H um Manual do Usurio em seu telefone que est sempre com voc, disponvel quando for necessrio. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Nokia Care. Para ver o Manual do Usurio online, obter ainda mais informaes, adquirir um Manual do Usurio em outro idioma e obter soluo de problemas e ajuda, visite o site www.nokia.com/support. Confira os vdeos em www.youtube.com/ NokiaSupportVideos (em ingls). Para obter informaes sobre os Termos de Servio e a Poltica de Privacidade da Nokia, v para www.nokia.com/ privacy (em ingls). Primeira inicializao Seu novo telefone fornecido com timos recursos que so instalados quando voc inicia seu telefone pela primeira vez. Deixe passar alguns minutos para que seu telefone fique pronto.

Incio rpido
Nokia Lumia 520

Contedo
Segurana Teclas e componentes Introduo Usar as funes bsicas Experimentar a tela touch Levar seus amigos com voc Adicionar um toque pessoal Tirar fotos e compartilhar Informaes de segurana e do produto 4 6 9 12 14 17 18 19 28

Segurana
Leia estas diretrizes bsicas. A falta de ateno a essas regras pode oferecer perigo ou ser ilegal. Leia o Manual do Usurio, na ntegra, para obter mais informaes. DESLIGUE O DISPOSITIVO EM REAS RESTRITAS Desligue o dispositivo quando o uso de telefones celulares for proibido ou quando houver a possibilidade de oferecer perigo ou causar interferncia. Por exemplo, quando estiver a bordo de uma aeronave, em hospitais ou prximo a equipamentos mdicos, combustveis, produtos qumicos ou reas de detonao. Respeite todas as instrues em reas restritas. SEGURANA AO VOLANTE EM PRIMEIRO LUGAR Respeite todas as leis locais aplicveis. Sempre mantenha as mos desocupadas para operar o veculo enquanto estiver dirigindo. Ao dirigir, a segurana ao volante deve ser sempre a sua primeira preocupao. INTERFERNCIA Dispositivos sem fio podem estar sujeitos a interferncias que podem afetar a sua operao. SERVIO AUTORIZADO Somente tcnicos autorizados podem instalar ou consertar este produto. BATERIAS, CARREGADORES E OUTROS ACESSRIOS Utilize apenas baterias, carregadores e outros acessrios aprovados pela Nokia para uso com este dispositivo. Carregadores de terceiros que cumpram com a diretiva IEC/EN 62684 e que possam se conectar com o conector micro-USB do dispositivo podem ser compatveis. No conecte produtos incompatveis.

MANTENHA O DISPOSITIVO SECO Este dispositivo no prova dgua. Mantenha-o seco. PARTES DE VIDRO A tela do dispositivo feita de vidro. Esse vidro pode quebrar se o dispositivo cair em uma superfcie dura ou sofrer um impacto significativo. Se o vidro quebrar, no toque nas partes de vidro do dispositivo nem tente remover o vidro quebrado do dispositivo. Pare de usar o dispositivo at que o vidro seja substitudo pela equipe de manuteno qualificada. PROTEJA SUA AUDIO Para evitar danos audio, no se exponha a nveis de volume muito altos por perodos prolongados. Tenha cuidado ao segurar o dispositivo prximo ao ouvido quando o alto-falante estiver em uso.

Teclas e componentes
1 Conector para fones de ouvido e alto-falantes (3,5 mm) 2 Fone 3 Teclas de volume 4 Boto Liga/Desliga e bloqueio 5 Tecla Cmera 6 Tecla Voltar 7 Tecla Iniciar 8 Tecla de pesquisa 9 Conector micro-USB 10 Microfone 11 Lente da cmera 12 Alto-falante

Alguns acessrios mencionados neste Manual do Usurio podem ser vendidos separadamente.

Introduo
Antes de comear a usar seu telefone, remova a tampa traseira para inserir o carto micro-SIM. Remover a tampa traseira Certifique-se de que o telefone esteja desligado. 1. Na parte superior do telefone, coloque a unha na fenda entre o quadro da tela e a tampa traseira. Pressione a parte central da tampa traseira e curve a tampa para soltar as presilhas superiores. 2. Pressione e curve a parte inferior da tampa traseira para soltar as presilhas laterais e remova a tampa.

Inserir o micro-SIM e o carto de memria 1. Se a bateria estiver inserida, levante-a. 2. Empurre o SIM no compartimento do carto SIM at que ele seja inserido completamente. Certifique-se de que a rea de contato esteja voltada para baixo. 3. Se voc tiver um carto microSD, empurre o carto no compartimento do carto de memria at que ele seja encaixado.

10

Recolocar a bateria e a tampa traseira 1. Alinhe os contatos da bateria e insira a bateria. 2. Pressione a borda inferior da tampa traseira contra a borda inferior do telefone. 3. Pressione a parte traseira da tampa at que ela seja encaixada no lugar. Carregar a bateria Conecte o carregador com a tomada e com o telefone. Se a bateria estiver completamente descarregada, talvez demore alguns minutos para que o indicador de carga seja exibido ou para que qualquer chamada possa ser feita.

11

Usar as funes bsicas


Fazer uma chamada Toque em > , digite 0 (DDD) ou 00 (DDI), a operadora, o cdigo do pas ou da cidade e o nmero de telefone. Para digitar o caractere +, usado para chamadas internacionais, toque e segure 0. O caractere + funciona somente do exterior. Talvez o caractere + no funcione em todas as regies. Nesse caso, digite o cdigo de acesso internacional diretamente. Bloquear as teclas e a tela Pressione o boto Liga/Desliga rapidamente.

12

Para desbloquear, pressione o boto Liga/Desliga e arraste a tela de bloqueio para cima.

13

Experimentar a tela touch


Para usar o telefone, basta tocar ou tocar e segurar a tela touch. Deslizar Coloque o dedo na tela e deslize-o na direo desejada. Ampliar ou reduzir Coloque dois dedos sobre um item, como uma foto, e deslize-os para perto ou para longe um do outro. Tocar e segurar para abrir um menu Posicione o dedo sobre um item at que o menu seja aberto.

14

Conhecer seu telefone


Seu telefone tem duas visualizaes principais, tornando mais fcil para voc acompanhar o que est acontecendo e onde. Tela inicial (1): Os blocos dinmicos mostram as chamadas perdidas e as mensagens recebidas, as ltimas notcias, a previso do tempo e muito mais. Menu de aplicativos (2): Todos os seus aplicativos esto listados aqui, organizados impecavelmente. Nota: Para alternar entre as visualizaes, deslize para a esquerda ou para a direita.

15

Alternar entre aplicativos


Quando voc tem vrias coisas diferentes para fazer, fcil alternar entre as tarefas a seu alcance. 1. Pressione e segure . 2. Deslize para a esquerda ou para a direita e toque no aplicativo desejado. Dica: Para abrir um novo aplicativo, pressione e toque no aplicativo.

16

Levar seus amigos com voc


Entre em contato com seus amigos, sua famlia, seus colegas ou com quem voc quiser. O hub Pessoas o lugar para gerenciar todas as informaes de seus contatos. 1. Para transferir contatos de seu telefone antigo, na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Transferir meus dados. 2. Siga as instrues mostradas e toque em continuar. 3. Ative o recurso Bluetooth, selecione o telefone antigo na lista e siga as instrues mostradas nos dois telefones. Talvez nem todos os telefones sejam compatveis. Se seu telefone antigo for um dispositivo Windows Phone, sincronize seus contatos com sua conta da Microsoft e importe-os para o novo telefone diretamente desse servio. Adicionar um novo contato Toque em Pessoas, deslize para todos e toque em . Importar contatos de um carto SIM Toque em Pessoas, deslize para todos e toque > configuraes > importar contatos do em SIM.

17

Adicionar um toque pessoal


Sua tela inicial contm blocos dinmicos que mostram o que est acontecendo. Fixe seus aplicativos favoritos, seus marcadores do navegador e muito mais na tela inicial. Para fixar, por exemplo, um aplicativo, deslize para a esquerda at o menu de aplicativos, toque e segure um aplicativo e toque em fixar na tela inicial. Para redimensionar um bloco, toque e segure o bloco e toque na seta , ou . Para reorganizar blocos, toque e segure um bloco, arraste-o para um novo lugar e toque na tela. Dica: Para alterar a aparncia de seu telefone, toque em Configuraes > tema.

18

Tirar fotos e compartilhar


Tire fotos com a cmera do telefone e compartilhe-as instantaneamente. 1. Para abrir a cmera, pressione a tecla Cmera. 2. Pressione a tecla Cmera at a metade para fixar o foco. Para tirar a foto, pressione a tecla Cmera at o final. 3. Voc pode compartilhar sua foto logo depois de tir-la. Basta deslizar para a direita e tocar em > compartilhar.... Para tornar sua cmera ainda melhor, toque em > buscar mais aplicativos de fotos e baixe os novos aplicativos divertidos do Nokia lentes da cmera da Loja.

19

Criar uma conta da Microsoft


Com a ajuda do telefone, voc ir criar uma conta da Microsoft para obter aplicativos da Loja ou acessar mais servios da Microsoft, como o SkyDrive ou o Hotmail. Tambm possvel entrar com a conta da Microsoft, que voc usa, por exemplo, com o Hotmail. O telefone precisa conectar-se com a Internet. Se voc no tiver um plano de dados, os custos da transmisso de dados podero aumentar rapidamente. Para obter informaes sobre os possveis custos de dados, entre em contato com a sua operadora.

20

Economizar energia
No ser necessrio carregar a bateria com muita frequncia quando voc ativar o modo de economia de bateria. Na tela inicial, deslize para a esquerda e toque em Configuraes > economia de bateria. Voc tambm pode fazer o seguinte: Feche as conexes de dados, como Bluetooth ou redes sem fio, quando no for us-las. Configure o telefone para que ele verifique se h novos e-mails com menos frequncia. Diminua o brilho da tela e defina a tela para que ela seja desativada depois de um perodo curto. Silencie sons desnecessrios, como os sons das teclas.

21

Nokia Care
O Nokia Care oferece suporte para produtos, incluindo recursos do telefone, configuraes de servios como e-mail e orientao para acessar o suporte para reparos. Nossos representantes esto prontos para responder suas dvidas e orientar voc no uso de produtos e servios Nokia. O Nokia Care tambm pode ajudar voc com os seguintes itens: Telefones, produtos e acessrios Nokia originais Software e aplicativos do telefone

Nokia Care - Brasil Capitais e regies metropolitanas: 4003-2525 (custo de uma chamada local) Outros locais: 0800-88-NOKIA (0800-88-66542)

22

Centros de reparo autorizados da Nokia


Encontre as respostas para dvidas tcnicas relacionadas a seu telefone, bem como os endereos dos centros de reparo autorizados mais prximos em www.nokia.com/support. Para obter dicas e instrues sobre como cuidar de seu telefone, consulte o Manual do Usurio do telefone.

23

Encontrar o nmero do modelo e o nmero de srie (IMEI)


Se precisar entrar em contato com o Nokia Care ou a operadora, talvez voc precise de informaes como o nmero do modelo e o nmero de srie (IMEI). Para ver as informaes, toque em Configuraes > sobre. Voc tambm pode encontrar as informaes na etiqueta do telefone, localizada embaixo da bateria.

24

Instrues especficas para o recurso


O uso dos servios ou o download de contedo pode causar a transferncia de grandes volumes de dados, o que pode resultar em custos de dados. A disponibilidade de formas de pagamento depende do pas de residncia e da operadora. Importante: Este dispositivo projetado para uso somente com um carto mini-UICC SIM, tambm conhecido como carto micro-SIM. O carto micro-SIM menor do que um carto SIM padro. O uso de cartes SIM incompatveis pode danificar o carto ou o dispositivo e corromper os dados armazenados no carto. Nota: Antes de remover as tampas, desligue o dispositivo e desconecte o carregador e qualquer outro dispositivo que esteja conectado a ele. Evite tocar nos componentes eletrnicos quando estiver substituindo as tampas. Sempre guarde e utilize o dispositivo com as tampas colocadas.

Utilize apenas cartes de memria compatveis aprovados para uso com este dispositivo. Cartes incompatveis podem danificar o carto de memria e o dispositivo, bem como corromper os dados armazenados no carto. Importante: Evite riscar a tela touch. Voc poder usar o carregamento por USB quando no houver uma tomada disponvel. possvel transferir dados durante o carregamento do dispositivo. A eficincia do carregamento USB varia consideravelmente, podendo exigir mais tempo para que o carregamento se inicie e o dispositivo comece a funcionar.

25

No conecte produtos que geram um sinal de sada, pois isso pode danificar o dispositivo. No conecte qualquer fonte de energia com o conector de udio. Se voc conectar um dispositivo externo ou fone de ouvido, exceto aqueles aprovados pela Nokia para uso com este dispositivo, ao conector de udio, preste ateno especial aos nveis de volume. Voc pode enviar mensagens de texto com um nmero de caracteres alm do limite permitido por mensagem. As mensagens mais longas so enviadas como uma srie de duas ou mais mensagens. A sua operadora poder cobrar levando em conta o nmero total de mensagens. Os caracteres acentuados, outros smbolos ou algumas opes de idioma ocupam mais espao, o que diminui o limite de caracteres que podem ser enviados em uma nica mensagem. Os servios de rede social so fornecidos por outras empresas, e no pela Nokia. Verifique as configuraes de privacidade do servio de rede social que voc est usando, pois talvez suas informaes estejam sendo compartilhadas com um grande grupo de pessoas. Os termos de uso do servio de rede social se aplicam ao compartilhamento de informaes naquele servio. Familiarize-se com os termos de uso e as prticas de privacidade daquele servio. Importante: Use criptografia para aumentar a segurana da sua conexo Wi-Fi. A utilizao da criptografia reduz o risco de acesso de terceiros aos seus dados. O modo avio encerra conexes com a rede celular e desativa os recursos sem fio do telefone. Respeite as instrues e os requisitos de segurana estipulados, por exemplo, por uma companhia area, bem como todas as leis e os regulamentos aplicveis. Onde for permitido, voc poder conectar-se com uma rede Wi-Fi para, por exemplo, navegar na internet ou ativar o recurso Bluetooth no modo voo.

26

A disponibilidade, preciso e integridade das informaes de localizao dependem, por exemplo, de sua localizao, do ambiente e de fontes de terceiros, e podero ser limitadas. Talvez as informaes de localizao no estejam disponveis, por exemplo, nas reas internas de instalaes ou em reas subterrneas. Para obter informaes de privacidade relacionadas aos mtodos de posicionamento, consulte a Poltica de Privacidade da Nokia. As funcionalidades, aplicativos e servios descritos nesse produto podem depender de ativao e/ou registro, conectividade rede e internet e um plano de servios apropriado. Importante: o servio Nokia Msica pode no estar disponvel para esta verso de SW. Mais informaes confira a disponibilidade de outros servios e possveis custos que podem ser aplicados com a sua operadora. O software deste aparelho inclui software licenciado pela Nokia da Microsoft Corporation e suas afiliadas. Para acessar os termos de licena do software Windows Phone, selecione Configuraes > sobre. Leia os termos. O uso do software implica na aceitao dos termos. Se voc no aceita os termos, no utilize o aparelho nem o software. Em vez disso, entre em contato com a Nokia ou a parte de quem voc comprou o aparelho para determinar a poltica de devoluo.

27

Informaes de segurana e do produto


Servios de rede e custos
Voc s pode usar seu dispositivo em redes WCDMA 850, 1900, 2100 e GSM/EDGE 850, 900, 1800, 1900 MHz. Voc precisa assinar os servios de uma operadora. Talvez voc tambm precise assinar alguns recursos.

Fazer uma chamada de emergncia


Talvez tambm seja necessrio:

1. Certifique-se de que o telefone esteja ligado. 2. Verifique se a intensidade do sinal adequada.

Inserir um carto SIM no telefone, caso seja suportado por ele. Desativar as restries de chamada no telefone, como bloqueios de chamada, discagem fixa ou grupo de usurios fechado. Certificar-se de que o modo avio no esteja ligado. Desbloquear a tela e as teclas do telefone, caso estejam bloqueadas.

3. Pressione . 4. Selecione . 5. Selecione . 6. Digite o nmero de emergncia oficial do local em que se encontra. Os nmeros para chamadas de emergncia variam conforme o local. 7. Selecione ligar. 8. Fornea as informaes necessrias com a mxima preciso possvel. No encerre a chamada at receber permisso para faz-lo. Ao ligar o telefone pela primeira vez, voc ser solicitado a criar a conta da Microsoft e a configurar seu telefone. Para fazer uma chamada de emergncia durante a configurao da conta e do telefone, toque em emergncia.

28

Importante: Ative as chamadas celulares e tambm de Internet, se o telefone aceitar chamadas de Internet. O telefone pode tentar fazer chamadas de emergncia por meio de redes celulares e do provedor de servio de chamadas de Internet. As conexes no podem ser garantidas em todas as condies. Nunca dependa exclusivamente de um telefone sem fio para comunicaes essenciais, como emergncias mdicas.

Cuidar de seu dispositivo

Consulte o Manual do Usurio do dispositivo para obter instrues importantes sobre como cuidar de seu dispositivo. Reciclagem

Quando este dispositivo chegar ao final de sua vida til, seus componentes podero ser recuperados na forma de materiais e energia. Para obter informaes sobre como reciclar produtos Nokia antigos e onde encontrar pontos de coleta, v para www.nokia.com.br/reciclagem ou entre em contato com a Central de contato Nokia. Recicle a embalagem e os manuais do usurio pelo sistema de reciclagem local. Quando coopera e entrega esses materiais em um dos pontos de coleta disponveis, voc contribui para ajudar o meio-ambiente e para garantir a sade das futuras geraes. Todos os componentes eltricos e eletrnicos e as baterias podem conter metais reciclveis e outras substncias potencialmente perigosas, e devem ser levados aos seus respectivos pontos de coleta ao final de sua vida til. A bateria e outros materiais relacionados no devem ser quebrados sob nenhuma circunstncia. No descarte esses produtos como lixo domstico, pois isso pode causar a contaminao do ambiente ou riscos sade humana. Todos os produtos Nokia esto em

29

conformidade com os padres aplicveis de produo internacionais da indstria e com todos os requisitos definidos pelos rgos governamentais competentes. Para obter mais informaes sobre as caractersticas ambientais do seu dispositivo, consulte www.nokia.com/ ecoprofile (em ingls).

Sobre o gerenciamento de direitos digitais

Ao usar este dispositivo, obedea a todas as leis e respeite os costumes locais, bem como a privacidade e os direitos de terceiros, incluindo os direitos autorais. A proteo de direitos autorais pode impedir que voc copie, modifique ou transfira fotos, msicas e outros tipos de contedo.

Informaes sobre baterias e carregadores

Use seu dispositivo apenas com uma bateria recarregvel BL-5J original. A Nokia pode disponibilizar outros modelos de bateria para este dispositivo. Recarregue seu dispositivo com o carregador AC-20B. O tipo de plugue do carregador pode variar. Carregadores de terceiros que cumpram com a diretiva IEC/EN 62684 e que possam se conectar com o conector micro-USB do dispositivo tambm podem ser compatveis. A bateria pode ser carregada e descarregada centenas de vezes, mas, com o tempo, ela se tornar inutilizvel. Quando se tornar evidente que o tempo de conversao e de espera inferior ao normal, adquira uma nova bateria. Segurana da bateria Sempre desligue o dispositivo e desconecte o carregador antes de remover a bateria. Para desconectar o carregador ou um acessrio, segure e puxe o plugue, no o cabo. Quando o carregador no estiver em uso, desconecte-o. Se uma bateria completamente carregada no for utilizada, perder a carga ao longo do tempo.

30

Mantenha sempre a bateria entre 15 C e 25 C. Temperaturas extremas reduzem a capacidade e a vida til da bateria. Um dispositivo com uma bateria muito quente ou muito fria pode no funcionar temporariamente. Um curto-circuito acidental poder ocorrer se um objeto metlico tocar nos contatos de metal da bateria. Isso pode danificar a bateria ou o outro objeto. No descarte baterias no fogo, pois elas podem explodir. Obedea os regulamentos locais. Recicle sempre que possvel. No descarte baterias com o lixo domstico. No desmonte, corte, destrua, dobre, perfure ou danifique a bateria de outro modo. Em caso de vazamento da bateria, no deixe o lquido entrar em contato com a pele ou com os olhos. Se isso acontecer, lave imediatamente as reas afetadas com gua ou procure ajuda mdica. No modifique nem tente inserir objetos estranhos na bateria. Alm disso, no submerja ou exponha a bateria gua ou a outros lquidos. As baterias podem explodir se danificadas. Use a bateria e o carregador apenas para suas funes especficas. O uso imprprio ou o uso de baterias ou carregadores no aprovados ou incompatveis pode oferecer riscos de incndio, exploso ou outros perigos; pode ainda invalidar aprovaes ou garantias. Se voc acredita que a bateria ou o carregador foram danificados, leve-os assistncia tcnica antes de continuar com o uso. Nunca utilize uma bateria ou um carregador com defeito. Use o carregador apenas em ambientes internos.

Informaes adicionais de segurana


Crianas Este dispositivo e seus acessrios no so brinquedos. Eles podem conter peas pequenas. Mantenha-os fora do alcance de crianas.

31

Dispositivos mdicos A operao de equipamentos radiotransmissores, incluindo aparelhos celulares, poder interferir na funo de dispositivos mdicos protegidos de forma inadequada. Consulte um mdico ou o fabricante do dispositivo mdico para determinar se ele est devidamente protegido contra energia de rdio externa. Dispositivos mdicos implantados Para evitar interferncia potencial, fabricantes de dispositivos mdicos implantados recomendam que seja mantida uma distncia mnima de 15,3 cm entre um dispositivo sem fio e um dispositivo mdico. As pessoas que possuem esses dispositivos devem: Sempre manter o dispositivo sem fio a uma distncia superior a 15,3 cm do dispositivo mdico. No transportar o dispositivo sem fio em um bolso junto ao trax. Manter o dispositivo sem fio no lado oposto ao do dispositivo mdico. Desligar o dispositivo sem fio se houver qualquer suspeita de interferncia. Seguir as instrues do fabricante do dispositivo mdico implantado.

Se voc tiver dvidas sobre a utilizao do seu dispositivo sem fio com um dispositivo mdico implantado, consulte um mdico. Audio Aviso: Quando voc usa um fone de ouvido, sua capacidade de ouvir sons externos pode ser afetada. No use o fone de ouvido quando isso puder colocar a sua segurana em risco. Alguns dispositivos sem fio podem interferir em alguns aparelhos auditivos.

32

Nquel Nota: A superfcie deste dispositivo no contm nquel no revestimento. A superfcie deste dispositivo contm ao inoxidvel. Proteger seu dispositivo contra contedo prejudicial Seu dispositivo est sujeito a vrus e a outros tipos prejudiciais de contedo. Tome as seguintes precaues: Tenha cuidado ao abrir mensagens. Elas podem conter vrus ou ser, de alguma forma, prejudiciais ao dispositivo ou ao seu computador. Tenha cuidado ao aceitar solicitaes de conectividade, navegar na Internet ou fazer download de contedo. No aceite conexes Bluetooth de fontes no confiveis. Somente instale e utilize servios e softwares de fontes de confiana que ofeream segurana e proteo adequadas. Instale antivrus e outros softwares de segurana no seu dispositivo e em qualquer computador conectado. Use apenas um aplicativo de antivrus por vez. O uso de mais de um aplicativo desse tipo pode afetar o desempenho e a operao do dispositivo e/ou do computador. Se voc acessar favoritos e links pr-instalados para acesso a sites de terceiros, tome as devidas precaues. A Nokia no endossa nem assume qualquer responsabilidade por esses sites.

Ambiente de operao Este dispositivo est em conformidade com as diretrizes de exposio radiofrequncia quando utilizado na posio normal de uso no ouvido ou quando posicionado a pelo menos 1,5 centmetro de distncia do corpo. Qualquer estojo, clipe para o cinto ou suporte para transportar ou operar o dispositivo junto ao corpo no deve conter metal e deve ser posicionado de acordo com a distncia anteriormente mencionada. O envio de arquivos de dados ou mensagens requer uma conexo de rede de qualidade, e poder ser adiado at

33

haver uma conexo de qualidade disponvel. Siga as instrues de distncia de separao at o final do envio. Determinados componentes deste dispositivo so magnticos. O dispositivo pode atrair materiais metlicos. No coloque cartes de crdito nem qualquer outro meio de armazenamento magntico prximo ao dispositivo, pois as informaes neles contidas podero ser apagadas. Veculos Os sinais de rdio podem afetar sistemas eletrnicos incorretamente instalados ou isolados em veculos. Para obter mais informaes, consulte o fabricante do veculo ou de seu equipamento. Somente a assistncia tcnica autorizada dever instalar o dispositivo em um veculo. Uma instalao incorreta pode ser perigosa e invalidar a garantia. Verifique regularmente se todo o equipamento celular em seu carro est montado e funcionando corretamente. No guarde nem transporte materiais inflamveis ou explosivos no mesmo compartimento onde guarda o dispositivo, suas peas ou acessrios. No coloque o dispositivo nem os acessrios na rea de acionamento dos airbags. Ambientes com risco de exploso Desligue o dispositivo em ambientes com risco de exploso, como ao lado de bombas de combustvel. Fascas podem provocar exploso ou incndio, resultando em ferimentos ou em morte. Observe as restries em reas com combustvel, indstrias qumicas ou locais onde se realizam operaes que envolvem detonao de explosivos. reas com risco de exploso podem no ter sido identificadas com clareza. Essas reas geralmente so locais onde existem avisos para desligar o motor, pores de navios, instalaes de transferncia ou armazenamento de produtos qumicos e reas em que se verifica a presena de produtos qumicos ou partculas. Verifique com os fabricantes de veculos movidos a gs liquefeito de petrleo (tais como o gs propano ou

34

butano) se este dispositivo pode ser utilizado com segurana nesses tipos de veculos. Dados sobre a certificao (SAR) Este modelo est em conformidade com as diretrizes de exposio a ondas de rdio. Este dispositivo um transmissor e receptor de rdio. Foi projetado para no exceder os limites de exposio a ondas de rdio recomendados por diretrizes internacionais. As referidas diretrizes foram desenvolvidas pelo ICNIRP, instituio cientfica independente, e incluem margens de segurana estabelecidas para garantir a proteo de todos, independentemente de idade e estado de sade. As diretrizes de exposio para dispositivos mveis utilizam uma unidade de medida denominada Taxa de Absoro Especfica (SAR). O limite SAR estabelecido pelas diretrizes do ICNIRP de 2,0 Watts/quilograma (W/kg), calculados com base em dez gramas de tecido humano. Os testes de SAR so realizados utilizando-se posies padronizadas de funcionamento, sendo que o dispositivo transmite seu mais elevado nvel de potncia certificado em todas as faixas de frequncia testadas. O nvel real de SAR de um dispositivo ligado pode ser bem inferior ao valor mximo, pois o dispositivo foi projetado para operar utilizando somente a potncia necessria para acessar a rede. Esse nvel pode variar de acordo com inmeros fatores, por exemplo, a proximidade da estao rdio-base. O valor SAR mais elevado, segundo as diretrizes do ICNIRP, para o uso do dispositivo no ouvido de 1,09 W/kg. O uso de acessrios pode ocasionar diferenas nos valores de SAR. Os valores de SAR podem variar em funo das exigncias nacionais de teste e registro, bem como da banda da rede. Para obter mais informaes sobre SAR, consulte as informaes sobre o produto na pgina www.nokia.com (em ingls).

35

Mensagens de suporte da Nokia

Para que possa aproveitar ao mximo o telefone e os servios, voc poder receber mensagens da Nokia. Elas podem conter dicas, sugestes e suporte. Para prestar o servio acima descrito, seu nmero de telefone celular, o nmero de srie de seu telefone e os identificadores de assinatura do celular podero ser enviados Nokia quando voc usar o telefone pela primeira vez. Essas informaes podero ser usadas conforme especificado na Poltica de privacidade, disponvel em www.nokia.com.br.

Direitos autorais e outros avisos


DECLARAO DE CONFORMIDADE

A NOKIA CORPORATION declara, neste instrumento, que o produto RM-915 est em conformidade com as exigncias bsicas e com outros dispositivos relevantes da Diretiva 1999/5/EC. Para obter uma cpia da Declarao de Conformidade, acesse o site www.nokia.com/global/declaration/declaration-of-conformity (em ingls). A disponibilidade de produtos, recursos, aplicativos e servios pode variar conforme a regio. Para obter mais informaes, entre em contato com o revendedor Nokia ou com a sua operadora. Este dispositivo pode conter produtos, tecnologia ou software sujeitos a leis e regulamentos de exportao dos Estados Unidos e de outros pases. vedado qualquer uso contrrio s referidas leis. O contedo deste documento fornecido "no estado em que se encontra" e deve ser interpretado de maneira literal. Salvo nos casos em que a legislao em vigor o exija, nenhuma garantia de qualquer espcie, seja expressa ou implcita, incluindo, entre outras, as garantias implcitas de comercializao e adequao para uma finalidade especfica, ser oferecida em relao preciso, confiabilidade ou ao contedo deste documento. A Nokia reserva-se o direito de revisar este

36

documento ou de exclu-lo a qualquer momento, sem aviso prvio. No limite permitido pela legislao em vigor, nem a Nokia nem qualquer de seus licenciantes podero ser, em hiptese alguma, responsabilizados por quaisquer perdas de dados, lucros ou lucros cessantes, nem por danos extraordinrios, incidentais, consequentes ou indiretos, seja qual for a causa. proibida a reproduo, transferncia ou distribuio, no todo ou em parte, do contedo deste documento, de qualquer forma, sem a prvia autorizao por escrito da Nokia. A Nokia adota uma poltica de desenvolvimento contnuo. A Nokia reserva-se o direito de fazer alteraes e melhorias em qualquer um dos produtos descritos neste documento sem aviso prvio. Todos direitos propriedade intelectual e outros direitos em ou sobre as msicas pertencem e so expressamente reservados a terceiros licenciantes, como o artista, o autor, o compositor ou o editor ou o selo da gravadora relevantes. Voc s estar qualificado a usar a msica baixada do Nokia Msica de acordo com as restries sobre uso aplicveis a uma pea especfica de msica, conforme definido no tpico "Direitos" nas pginas de produto do Nokia Msica. A msica comprada de outras fontes deve ser usada de acordo com os termos de tais compras. Voc responsvel pelo cumprimento das normas relativas a propriedade intelectual e outros direitos aplicveis na msica usada. O download de mapas, jogos, msicas e vdeos e o upload de imagens e vdeos podem envolver a transferncia de grandes volumes de dados. Algumas operadoras podem cobrar pela transmisso dos dados. A disponibilidade de produtos, servios e recursos especficos pode variar conforme a regio. Consulte sua operadora ou o revendedor Nokia local para obter mais detalhes e informaes sobre a disponibilidade de opes de idioma.

37

AVISO DA FCC/INDUSTRY CANADA Este dispositivo est em conformidade com a parte 15 das regras da FCC e com o(s) padro(es) da RSS isentos de licena da Industry Canada. A operao est sujeita a estas duas condies: (1) este dispositivo no pode provocar interferncia prejudicial e (2) este dispositivo deve aceitar qualquer interferncia recebida, incluindo interferncia que possa causar um funcionamento indesejvel. Quaisquer alteraes ou modificaes sem aprovao expressa da Nokia podem anular o direito do usurio de operar o equipamento. Nota: Este equipamento foi testado e est em conformidade com os limites estipulados para um dispositivo digital da Classe B, de acordo com a parte 15 das Regras da FCC. Esses limites foram criados para fornecer proteo razovel contra interferncias prejudiciais em uma instalao residencial. Este equipamento gera, usa e pode emitir energia de radiofrequncia e, se no for instalado e usado conforme as instrues, poder causar interferncia prejudicial nas comunicaes de rdio. No entanto, no possvel garantir que essa interferncia no ocorrer em uma determinada instalao. Se o equipamento causar interferncia prejudicial na recepo de sinais de rdio ou televiso, o que pode ser determinado ao desligar e ligar o equipamento, o usurio deve tentar corrigir a interferncia tomando uma ou mais das seguintes providncias: Reoriente ou reposicione a antena receptora. Aumente a distncia entre o equipamento e o receptor. Conecte o equipamento em uma tomada em um circuito diferente do circuito ao qual o receptor est conectado. Consulte o revendedor ou um tcnico de rdio/TV experiente para obter ajuda.

2013 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Care, Nokia Connecting People, Lumia, HERE e Nokia Msica so marcas comerciais ou marcas registradas da

38

Nokia Corporation. Nokia tune uma marca sonora da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa, mencionados neste manual, podem ser marcas comerciais ou nomes comerciais de seus respectivos proprietrios. 2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows e o logotipo Windows so marcas registradas do grupo de empresas Microsoft. A marca da palavra e os logotipos Bluetooth so de propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e o uso de tais marcas pela Nokia est sob licena. Este produto licenciado sob a Licena da Carteira de Patentes Visuais MPEG-4 (i) para uso pessoal e no comercial relacionado a informaes codificadas de acordo com o Padro Visual MPEG-4, por um consumidor que desempenhe atividades pessoais e no comerciais e (ii) para uso relacionado a vdeos MPEG-4 fornecidos por um provedor de vdeo licenciado. Nenhuma licena concedida ou dever ser inferida com relao a qualquer outro uso. Informaes adicionais, incluindo as relacionadas a usos promocionais, comerciais e internos, podero ser obtidas da MPEG LA, LLC. Consulte o site www.mpegla.com (em ingls). ANATEL Modelo 520.2 (RM-915).

0043-13-1547 (01)07894396872784

Este produto est homologado pela Anatel, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resoluo no. 242/2000 e atende aos requisitos tcnicos aplicados, incluindo os limites de exposio da Taxa de Absoro

39

Especfica referente a campos eltricos, magnticos e eletromagnticos de radiofrequncia, de acordo com as Resolues no. 303/2002 e no. 533/2009.

www.anatel.gov.br

40

GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA PRODUTOS NOKIA COM WINDOWS PHONE Nota: Esta Garantia Limitada do Fabricante ("Garantia") aplica-se somente a produtos Nokia autnticos fornecidos com o Windows Phone vendidos atravs de distribuidor ou revendedor autorizado da Nokia do Brasil Tecnologia LTDA. Quando necessrio, consulte o Manual do Usurio que acompanha o produto. Preste ateno ao modo de uso e s instrues de manuseio necessrias
41

para preservar o produto. Problemas relacionados a defeitos ou imperfeies, resultantes do uso incorreto, do manuseio desatento e de outras circunstncias definidas nesta Garantia Limitada no esto sujeitos a esta Garantia. As obrigaes que, devido legislao obrigatria, excedem de alguma forma estes Termos de Garantia, sero aplicveis somente durante o perodo da garantia legal obrigatria. Nota: Esta Garantia no limita os possveis direitos a voc conferidos sob
42

qualquer lei de proteo de consumidor de aplicao obrigatria em seu pas. 1. GERAL A Nokia do Brasil Tecnologia Ltda. ("Nokia") fornece esta Garantia ao primeiro cliente que adquiriu o(s) produto(s) Nokia includo(s) na embalagem de venda original ("Produto"), de acordo com os termos estabelecidos a seguir. O Produto um dispositivo eletrnico sofisticado. A Nokia recomenda que voc leia e siga as instrues contidas no Manual do Usurio. Observe tambm que o Produto pode conter
43

componentes que podero ser danificados se no forem manuseados com cuidado. A Nokia garante que, durante o perodo da garantia legal (90 dias), bem como durante o perodo de garantia estabelecido neste documento, a Nokia ou um centro de servios autorizado pela Nokia corrigir os defeitos de material e mo-de-obra gratuitamente e em um perodo de tempo comercialmente razovel, reparando ou substituindo seu Produto, a seu critrio, sempre de acordo com a Garantia Limitada
44

especificada neste termo (exceto se exigido pela legislao). Esta Garantia Limitada s vlida e exequvel no pas onde o Produto foi adquirido. 2. PERODO E ESCOPO DA GARANTIA LIMITADA O perodo de garantia inicia-se quando o Produto vendido a um usurio final pela primeira vez. Isso pode ser evidenciado pelo (i) recibo de compra emitido pelo primeiro distribuidor ou pela (ii) data em que a Nokia registrou o Produto pela primeira vez. O Produto pode ser composto por vrias peas, e estas podem
45

estar cobertas por um perodo de garantia diferente (doravante chamado Perodo de Garantia Limitada). A referncia aos componentes e acessrios listados a seguir no significa necessariamente que eles acompanham o Produto. A Nokia fornece a garantia aos itens da seguinte maneira: 1 Nove (9) meses para o dispositivo principal, alm dos 90 (noventa) dias da garantia legal 2 Nove (9) meses para os acessrios, alm dos 90
46

(noventa) dias da garantia legal 3 Nove (9) meses para a bateria e o carregador, alm dos 90 (noventa) dias da garantia legal 4 Trs (3) meses para o CD-ROM, alm dos 90 (noventa) dias da garantia legal Desde que permitido pela legislao local em vigor, a Garantia Limitada no ser estendida, renovada nem afetada por revenda subsequente, autorizao de reparo ou substituio do Produto pela Nokia. Nenhum reparo ou substituio
47

renovar ou estender os perodos de garantia. No entanto, os componentes originais ou de reposio, ou os Produtos de reposio, fornecidos sob esta Garantia Limitada sero cobertos por esta Garantia Limitada at o final do prazo de garantia original ou por noventa (90) dias a partir da data de reparo ou substituio, o que for mais longo. 3. COMO OBTER O SERVIO DE GARANTIA Se voc suspeitar que o Produto talvez precise de algum servio sob esta Garantia, primeiro visite o site www.nokia.com.br e
48

siga as instrues sobre como solucionar o problema suspeito e como proceder. Voc tambm pode ligar para um call center da Nokia a fim de obter assistncia (taxas especficas podem ser aplicadas). Voc pode encontrar informaes sobre call centers da Nokia e centros de servios autorizados pela Nokia na embalagem de venda ou nas pginas da web locais da Nokia, quando disponveis. Se voc ligar para um call center da Nokia ou usar outro suporte disponvel, tenha as seguintes informaes em mos:
49

Seu nome, endereo completo (incluindo CEP), CPF, nmero de telefone, detalhes da conta de usurio Nokia e outras informaes de contato; Tipo, nome, nmero de modelo, cdigo e nmero de srie do Produto; essas informaes esto disponveis na embalagem de venda do Produto; Recibo de compra (nota fiscal), data e local da compra, bem como o nome do distribuidor com quem o Produto foi adquirido pela primeira vez; e
50

Uma breve descrio do problema que est afetando o Produto. Se, no entanto, for necessrio um reparo, voc ser solicitado a fornecer, aps a entrega do telefone: a) o Produto ou o componente com defeito (se no for o Produto completo), b) a fatura original da compra, que indica claramente o nome e endereo do revendedor, a data da compra, o modelo do produto e o IMEI (Identificao Internacional de Equipamento Mvel) ou outro nmero de srie (imprima a fatura caso ela
51

seja eletrnica) e c) o certificado de garantia devidamente preenchido. A pesquisa do endereo mais prximo de um revendedor ou centro de servio autorizado pela Nokia pode ser feita pela internet www.nokia.com.br ou atravs do Servio ao Cliente Nokia Care (consulte os nmeros e as tarifas para acesso na sua regio). O Servio ao Cliente Nokia Care indicar o procedimento mais apropriado para o problema a ser aplicado sua garantia. Informaes sobre centros de servios autorizados pela Nokia,
52

sistema de coleta, Servio ao Cliente e Nokia Care podem ser obtidas no final deste documento, nas instrues que acompanham a embalagem ou no site local da Nokia. Voc deve informar Nokia ou a um centro de servio autorizado pela Nokia o problema que est afetando o Produto em um tempo razovel aps ter observado o defeito e sempre antes da expirao do perodo de garantia aplicvel (consulte a seo 2 acima). A Nokia recomenda que voc registre o Produto junto Nokia ou ative uma conta de
53

usurio Nokia, que pode, em algumas circunstncias, permitir que a Nokia fornea uma servio de garantia mais personalizado. Lembre-se: antes de devolver o produto para reparo, faa uma cpia de backup, sempre de acordo com a legislao, de todas as informaes, dados e programas de software, que no fazem parte do Produto original, incluindo informaes de contato e agenda telefnica, toques musicais, msica, imagem, papis de parede, jogos, aplicativos, mensagens, e-mails, dados, multimdia,
54

informaes, documentos eletrnicos, entre outros, j que esses itens no so cobertos pela garantia e essas informaes ou dados podem ser perdidos ou danificados devido natureza do servio de reparo. A Nokia no responsvel por dados, imagens e/ou informaes de nenhum tipo armazenada no Produto. Se o usurio especificar que os dados, imagens ou informaes so pessoais ou confidenciais, eles devero ser removidos do Produto antes que este seja enviado ao centro de servio autorizado pela Nokia ou armazenados em
55

outro dispositivo eletrnico, sempre que for legalmente ou tecnicamente possvel. 4. O QUE ESTA GARANTIA NO COBRE A Nokia no oferece garantia para o seguinte: 1 Manuais do Usurio. 2 Qualquer software, configuraes, contedo, dados ou links de terceiros instalados ou obtidos por download no produto a qualquer momento. A Nokia no garante que o software da Nokia atender s necessidades do cliente, funcionar em conjunto com qualquer
56

hardware ou software fornecido por terceiros, que a operao de qualquer software no ser interrompida nem estar livre de erros ou que qualquer defeito no software poder ou ser corrigido. 3 Nokia e servios de terceiros ou clientes habilitados (leia os termos e as condies que podem acompanhar os servios para rever os direitos e as obrigaes aplicveis). 4 Desgaste normal (incluindo, sem limitao, o desgaste das lentes da cmera, baterias ou telas).
57

5 Capacidade de carregamento reduzida da bateria, que resultado do fim natural do ciclo de vida til das baterias. 6 Defeitos ou danos ocasionados por: (a) uso incorreto, problemas ocasionados por manuseio negligente (incluindo, sem limitao, danos ocasionados por itens pontiagudos, vergadura, prensagem ou queda, etc.), (b) o no uso do Produto de acordo com o Manual do Usurio, por exemplo, quedas e preservao insatisfatria, (c) o uso do
58

Produto em conjunto com qualquer produto, acessrio, software ou dispositivo no fabricado ou no fornecido pela Nokia ou o uso para fins contrrios ao qual foi destinado, (d) qualquer produto combinado com o Produto por um terceiro ou (e) outros atos alm do controle razovel da Nokia. 7 Danos ocasionados por invases, violaes, vrus ou outro malware, ou por acesso no autorizado a servios, contas, sistemas de computador ou redes.
59

8 Os defeitos de pixel na tela do Produto que esto dentro do escopo dos padres do setor. Para obter mais informaes sobre defeitos de pixel e padres do setor, visite o site www.nokia.com.br. 9 Problemas ocasionados por curto-circuito da bateria, por rompimento dos selos ou das clulas da bateria, por indcios de falsificao ou porque a bateria foi usada em um equipamento diferente daquele para o qual foi especificada. Esta Garantia no ser vlida se:
60

1 O Produto for (a) aberto, modificado ou reparado sem autorizao da Nokia ou (b) reparado com peas sobressalentes no autorizadas. 2 O nmero de srie do Produto, o cdigo de data do acessrio para celular ou o nmero IMEI for removido, apagado, rasurado, modificado ou se esses itens estiverem ilegveis de alguma forma, o que ser verificado e determinado tecnicamente pela Nokia. 3 O software executado pelo produto tiver sido modificado.
61

4 Se o Produto tiver sido exposto a umidade, lquidos, condies trmicas ou ambientais extremas, rpidas alteraes de condies, corroso, oxidao, derramamento de alimentos ou lquidos, ou exposio a produtos qumicos. Para os fins desta Garantia, qualquer software que a Nokia tenha pr-instalado no produto e que seja necessrio sua operao normal considerado software Nokia. A Nokia no garante que o software Nokia (incluindo
62

atualizaes e upgrades) fornecido com ou para o Produto atender s suas necessidades, funcionar em conjunto com qualquer hardware ou software no fornecido pela Nokia, que a operao do software Nokia ser interrompida ou estar livre de erros, ou que quaisquer defeitos no software podero ou sero corrigidos. No caso de defeitos relacionados ao software Nokia, a Nokia ou um centro de servio autorizado pela Nokia disponibilizar a verso mais recente do software Nokia para reinstalao no Produto. Alguns softwares
63

Nokia podem estar sujeitos a termos de licena separados. Consulte o site www.nokia.com.br ou os termos da licena, que se aplicam ao software Nokia, para obter as informaes sobre suporte que podem estar disponveis para ele. 5. OUTROS AVISOS IMPORTANTES Uma operadora independente fornece o carto SIM e a rede celular ou outra rede ou outro sistema no qual o Produto operado. Portanto, a Nokia no assume nenhuma responsabilidade pela operao, disponibilidade,
64

cobertura, servios ou abrangncia da rede celular, de outras redes ou de outros sistemas. Antes que a Nokia ou um centro de servio autorizado pela Nokia possa reparar ou substituir o Produto, talvez seja necessrio que a operadora desbloqueie o bloqueio SIM ou outro tipo de bloqueio que possa ter bloqueado o Produto em uma rede ou operadora especfica. Nesses casos, primeiro entre em contato com a operadora e solicite o desbloqueio do Produto. Todos os componentes do Produto que a Nokia
65

substituiu se tornam propriedade da Nokia. Ao reparar ou substituir seu Produto, a Nokia pode usarcomponentes ou produtos novos ou, mediante sua autorizao, componentes ou produtos equivalentes recondicionados (ao usar componentes recondicionados, a Nokia primeiro informar o cliente, que dever manifestar sua aceitao de acordo com o Cdigo Brasileiro do Consumidor). Se esta Garantia no cobrir seu Produto ou o problema que requer o servio, a Nokia
66

e seus centros de servios autorizados se reservaro o direito de cobrar pelo reparo ou pela substituio do Produto, bem como uma taxa de manuseio. Seu Produto pode conter elementos especficos de seu pas, incluindo o software. Os servios de garantia disponveis em um pas podem se limitar aos Produtos e elementos especficos de pas disponveis nesse pas. Alm disso, se o Produto tiver sido reexportado de seu pas de destino original para outro pas, o Produto poder conter elementos
67

especficos do pas que no so considerados como defeitos sob esta Garantia, mesmo que eles no estejam operacionais. 6. LIMITAO DA RESPONSABILIDADE DA NOKIA Esta Garantia seu nico recurso em relao Nokia e responsabilidade nica da Nokia no tocante aos defeitos e danos do Produto. Desde que permitido pela legislao em vigor, a Nokia no se responsabilizar, em nenhuma circunstncia, expressa ou implicitamente, por danos ou perdas de qualquer tipo resultantes da
68

perda, dano ou corrupo do contedo ou dos dados, ou pela recriao ou transferncia dos mesmos, ainda que tal perda, dano ou corrupo tenha resultado de defeito em seu Produto, lucros cessantes ou perda de funcionalidade. CONFORME PERMITIDO PELA LEGISLAO EM VIGOR, A NOKIA NO SE RESPONSABILIZAR, EM NENHUMA CIRCUNSTNCIA, POR PERDAS DE LUCROS, PRODUTOS OU FUNCIONALIDADE, NEGCIOS, CONTRATOS, RECEITAS OU ECONOMIAS PREVISTAS, AUMENTO DE CUSTOS OU DESPESAS, OU
69

POR QUALQUER PERDA OU DANO INDIRETO, OCASIONADO POR CONSEQUNCIA OU ESPECIAL. Conforme permitido pela legislao em vigor, a responsabilidade da Nokia relacionada a esta garantia deve ser limitada ao valor da compra do Produto. As limitaes especificadas nesta clusula 6 no se aplicaro em caso de negligncia ou dolo, ou em caso de morte ou leso pessoal resultante de negligncia comprovada da Nokia.
70

NOKIA DO BRASIL TECNOLOGIA LTDA. Avenida Torquato Tapajs, 7200, Km 12 CEP: 69093-415 Manaus / AM Brasil.

71

72

73

74

www.nokia.com.br
Copyright 2013 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia e Nokia Connecting People so marcas (registradas ou no) da Nokia Corporation. Nomes de outros produtos e empresas mencionados neste documento podero ser marcas (registradas ou no) dos respectivos proprietrios ou titulares. Imagens meramente ilustrativas. As especificaes podem ser alteradas sem prvio aviso.

9260489 V1.2

You might also like