You are on page 1of 12

Edio Impressa

Ano XIX - n 235 So Paulo - Outubro/2013

0800 570 0800

facebook.com/sebraesp youtube.com/sebraesaopaulo

www.sebraesp.com.br twitter.com/sebraesp

ADMINISTRAO

Construo: bom atendimento faz pequeno varejo mais competitivo


O aquecimento do setor imobilirio e a chegada de mais consumidores ao mercado nos ltimos anos impulsionaram as vendas de material para construir e reformar. Para as lojas de bairro concorrerem com grandes redes, a sada aproximar-se do cliente.
Flvia Menezes investe na ateno aos clientes

Pgs. 4 e 5
ESTRATGIA

CaPaCitao

Saiba como importar legalmente do Paraguai, China e Estados Unidos


Pgs. 10 e 11

Minimercado e o jeito certo para conquistar o consumidor


Pgs. 6 e 7

Sebrae-SP lana primeira escola gratuita de empreendedorismo


Pg. 3

Feira do Empreendedor tambm traz grandes empresas


Pg. 12

Cloud Tags >


Palavras-chaves desta edio

Empreendedorismo Administrao Educao

Legislao Competitividade Estratgia

Dicas de leitura
O Segredo de Lusa
Considerada referncia quando o assunto empreendedorismo, a obra de Fernando Dolabela conta a histria de uma jovem mineira entusiasmada com a ideia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, mostrando como cada um pode desenvolver seus prprios talentos para obter sucesso como empresrio.

Quando menos mais


Diante dos novos desafios do mercado, como se diferenciar, ofertar produtos e servios inovadores que correspondam aos sonhos dos consumidores e conquistar e fidelizar mais clientes? Adaptar-se e recriar-se continuamente o caminho, dizem os especialistas. Aqui no Sebrae-SP, por meio de consultoria, cursos, eventos, nossos consultores orientam e capacitam os empreendedores a serem os mais aptos e a transformar novas informaes em realizao dos desejos dos consumidores. Mas se quisermos ser diferenciados, necessrio avanar celeremente na eliminao dos gargalos gerados pelos excessos da burocracia e da tributao. J alcanamos alguns bons resultados, mas ao nos depararmos com dados como os divulgados pela CNI e Sebrae, que mostram o impacto dos tributos sobre as pequenas empresas no Simples, reiteramos nossa convico que ainda h muito a fazer. A alquota sobre as MPEs paulistas de 7,3%, o que coloca So Paulo praticamente na lanterna do ranking (21 lugar de um total de 27). Estamos trabalhando para solucionar estas questes. Recentemente estivemos reunidos com o ministro da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e diversas lideranas pblicas e privadas para discutir aprimoramentos do Estatuto da Micro e Pequena Empresa que devem advir com a votao do PLC 237/2012. Esto na pauta a ampliao das faixas de faturamento, o escalonamento no regime da substituio tributria e incluso de novas categorias econmicas ao regime tributrio diferenciado.

Alencar Burti,
empresrio e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP
Desburocratizar processos e ampliar o alcance do tratamento diferenciado s MPEs nossa luta diria. Com a entrada em vigor destas mudanas, estaremos dando um salto significativo em direo cidadania empresarial plena e melhoria da competitividade e do livre empreender.

Turbine o seu Negcio - Propaganda para a Pequena Empresa


O autor Celso Figueiredo apresenta os conceitos bsicos de marketing de comunicao, do consumidor e de mdia para ensinar o leitor a gerenciar a comunicao da pequena e microempresa e, assim, obter o melhor resultado com o mnimo investimento.

Dvida do empreendedor

Tenho dois funcionrios que ainda no registrei. Quanto tempo posso manter esta situao?
O registro de funcionrios obrigao de qualquer empresrio e deve ser feito em, no mximo, 48 horas aps o incio das atividades do empregado. Manter trabalhadores de forma irregular pode gerar problemas junto Justia do Trabalho e h uma srie de caractersticas que comprovam vnculo empregatcio. Entre as situaes que comprovam vnculo se destacam pessoalidade o trabalho prestado em carter pessoal; habitualidade aquele executado de forma habitual e contnua (uma ou duas vezes por semana, durante meses ou anos, por exemplo); e a subordinao quando o trabalhador est sob as ordens e controle do empregador. Tambm geram vnculos onerosidade, salrio e remunerao. Se uma ou mais dessas caractersticas estiverem relacionadas atividade-fim da empresa, est formado o vnculo empregatcio. Outro risco para a empresa a possibilidade de o funcionrio sofrer acidente de trabalho, seja na empresa ou no trajeto, causando afastamentos, invalidez ou at a morte. Em casos de afastamento, invalidez ou morte a empresa torna-se totalmente responsvel pelo funcionrio, responder judicialmente e arcar com todos os custos, j que a falta de registro exclui o empregado do seguro do INSS. Assim, para registr-lo, necessrio Carteira de Trabalho, certido de casamento, certificado de reservista, certido de nascimento dos filhos e carteira de vacinao, carteira de motorista (quando for o caso), comprovante de residncia e apresentao de CPF e RG. Mais informaes podem ser adquiridas junto aos profissionais contabilistas ou em qualquer posto de atendimento do Sebrae-SP. Por Sandra Fiorentini, consultora do Sebrae-SP.

ouvidoria SEBRAE-SP
ELOGIE. SUGIRA. CRITIQUE. RECLAME.
Voc, cliente do SEBRAE-SP, a razo da nossa existncia. E para que possamos continuar prestando um servio de qualidade, saber o que voc pensa sobre ns muito importante. Queremos ouvi-lo: 0800 570 0800 | ouvidoria@sebraesp.com.br www.sebraesp.com.br > clique em OUVIDORIA.

Sandra Fiorentini

Empreendedorismo

Sebrae-SP lana primeira escola gratuita de empreendedorismo do Brasil


Processo seletivo
Para o primeiro semestre de 2014, a Escola de Negcios oferecer 315 vagas para cursos de Etec e Fatec. Para a Etec, sero 245 vagas distribudas entre os cursos de Administrao; Administrao integrado ao Ensino Mdio; Logstica; Logstica - integrada ao Ensino Mdio; e Marketing integrado ao Ensino Mdio. As inscries para o processo seletivo da ETEC ocorrem de 1 a 24 de outubro e o requisito ter concludo o Ensino Fundamental nas modalidades regular, na Educao de Jovens e Adultos (EJA) ou ter feito o Exame Nacional para Certificao de Competncias de Jovens e Adultos (Encceja). Quem pretende fazer o Ensino Tcnico precisa ter concludo o Ensino Mdio ou estar, pelo menos, cursando o 2 ano. J a Fatec oferecer 70 vagas para o curso indito de Gesto de Negcios e Inovao. Para ingressar na Fatec, preciso ter concludo o Ensino Mdio (3 ano). As inscries para o vestibular podem ser feitas de 8 de outubro a 7 de novembro. As provas para Etec e Fatec ocorrem 1 e 8 de dezembro, respectivamente.

Semana do Empreendedor contabiliza mais de 5 mil atendimentos no Estado


O Sebrae-SP realizou 5,3 mil atendimentos em todo o Estado em uma ao indita em comemorao Semana do Empreendedor, ocorrida de 30 de setembro a 5 de outubro. A mobilizao envolveu mais de 500 consultores tirando dvidas sobre finanas, marketing, gesto de pessoas, questes jurdicas e de administrao geral, que normalmente geram muita dvida na cabea do empreendedor, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano. Primeira das aes implementadas, a Caravana do Empreendedorismo alcanou seis cidades Ribeiro Preto, Bauru, Campinas, So Jos dos Campos, Santos e capital , com 15 unidades do Sebrae Mvel circulando pelos principais pontos, atendendo gratuitamente empresrios e interessados em abrir a prpria empresa. No sbado, 5, Dia do Empreendedor, todos os 33 escritrios regionais e mais 11 pontos de atendimento da capital abriram as portas pela primeira vez em um fim de semana, promovendo palestras especiais. O canal 0800 570 0800 tambm esteve ativo durante todo o tempo.

Pretendemos criar um ambiente propcio formao de uma rede, com pessoas capazes de acompanhar o ritmo da evoluo do nosso mundo to veloz, com criatividade para inovar sempre e para realizar, empreender, gerar empregos, renda e desenvolvimento, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, no lanamento, no fim de setembro, da primeira escola gratuita de empreendedorismo do Brasil, batizada de Escola de Negcios. Formatada em parceria com o Centro Paula Souza, instituio vinculada Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econmico, Cincia e Tecnologia, a iniciativa, indita, vai formar e capacitar potenciais empreendedores por meio do ensino tcnico e tecnolgico nas reas de Administrao, Gesto, Logstica e Marketing. Para isso, vai

integrar prticas de trabalho, educao e pesquisa em um nico ambiente, permitindo ao aluno vivenciar situaes reais que podero ser enfrentadas no comando da prpria empresa. A Escola de Negcios ser um marco para a construo de uma sociedade do conhecimento, disse Alencar Burti.

Acompanhe o andamento da Escola de Negcios com nossos vdeos no Youtube http://sebr.ae/sp/jnmais235

Servio: Escola de Negcios Sebrae-SP Endereo: Alameda Nothmann, 598 Campos Elseos Mais informaes: http://sebr.ae/sp/en

Expediente
Publicao mensal do Sebrae-SP CONSELHO DELIBERATIVO Presidente: Alencar Burti ACSP, ANPEI, Banco do Brasil, Faesp, Fecomercio, Fiesp, Fundao Parqtec, IPT, Nossa Caixa Desenvolvimento, SEBRAE, Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Sindibancos-SP, Superintendncia Estadual da Caixa. DIRETORIA EXECUTIVA Bruno Caetano (Diretor-superintendente) Ivan Hussni (Diretor Tcnico) Pedro Jeh (Diretor de Administrao e Finanas) JORNAL DE NEGCIOS Unidade Inteligncia de Mercado Gerente: Eduardo Pugnali Editora responsvel: Marcelle Carvalho - MTB 00885 Editor assistente: Roberto Capisano Filho Reprteres: Ana Carla Lopes, Daniel Lopes, Ivan Martins, Margarete Micheletti e Olivia Borges Fotos: A2 Fotografia Ilustraes: thinkstockphotos.com Apoio Comercial: Valria Capitani Projeto Grfico e diagramao: Marcelo Costa Barros e Carlos Kazunari Impresso: Cia Lithographica Ypiranga SEBRAE-SP Rua Vergueiro, 1117, Paraso, CEP: 01504-001 Escritrios Regionais do Sebrae-SP Alto Tiet: 11 4722-8244 Araatuba: 18 3622-4426 Araraquara: 16 3332-3590 Baixada Santista: 13 3289-5818 Barretos: 17 3323-2899 Bauru: 14 3234-1499 Botucatu: 14 3815-9020 Campinas: 19 3243-0277 Capital Centro : 3177-4635 Capital Leste I: 11 2225-2177 Capital Leste II: 11 2074-6601 Capital Norte: 11 2976-2988 Capital Oeste: 11 3832-5210 Capital Sul: 11 5522-0500 Franca: 16 3723-4188 Grande ABC: 11 4990-1911 Guaratinguet: 12 3132-6777 Guarulhos: 11 2440-1009 Jundia: 11 4587-3540 Marlia: 14 3422-5111 Osasco: 11 3682-7100 Ourinhos: 14 3326-4413 Piracicaba: 19 3434-0600 Presidente Prudente: 18 3222-6891 Ribeiro Preto: 16 3621-4050 So Carlos: 16 3372-9503 So Joo da Boa Vista: 19 3622-3166 So Jos do Rio Preto: 17 3222-2777 So Jos dos Campos: 12 3922-2977 Sorocaba: 15 3224-4342 Sudoeste Paulista Itapeva: 15 3522-4444 Vale do Ribeira: 13 3821-7111 Votuporanga: 17 3421-8366

Trabalho
Pequenos negcios geram 100% dos novos empregos no pas em agosto. O estudo do Sebrae foi elaborado com base em dados do Caged, do Ministrio do Trabalho e Emprego. Os 127,4 mil empregos criados representam um aumento de 31% em relao a agosto de 2012.

Administrao

Varejo de construo deve investir

Flvia Andrade Menezes, proprietria h quatro anos de um depsito de material de construo na cidade de So Paulo: 99% dos seus clientes so antigos e fiis

O pequeno varejo de construo que quiser fazer frente concorrncia das grandes redes deve investir no bom atendimento. Essa a estratgia para manter a clientela que, nos ltimos anos, foi ampliada em boa parte pela ascenso da classe C ao mercado consumidor. O incentivo do governo federal para a compra da casa prpria, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, tambm aqueceu as vendas de material de construo, acirrando a competio no setor. Segundo dados da Associao Brasileira da Indstria da Construo

(Abramat), s no primeiro semestre de 2013 as vendas de materiais cresceram 3,7% em relao ao mesmo perodo do ano passado. At o final do ano, esse nmero deve chegar a 4,5%. Incluindo varejo, arquitetura, engenharia e servios especializados, dados do Sebrae-SP indicam que h mais de 150 mil micro e pequenas empresas (MPEs) ligadas construo civil no Estado. Gerente do Sebrae-SP, Ana Carolina de Oliveira afirma que a demanda gerada por reformas em residncias e em pequenas empresas atendida geralmente pelas lojas de material de

construo localizadas nos bairros. Na maioria das vezes, a deciso de compra tomada por proximidade. Por isso, elas precisam ter qualidade de atendimento para atrair e fidelizar novos clientes.

Muitos empresrios acreditam, equivocadamente, que o relacionamento com o consumidor termina quando a venda concluda e no se dedicam ao ps-venda, uma ferramenta simples e barata de fidelizao. Todo cliente gosta de sentir que a empresa Na maioria das vezes, se preocupou com ele. Esse contato a deciso de compra pode ser feito por meio de e-mail tomada por proximidade. marketing, mensagem de texto pelo Por isso, elas precisam ter celular ou telefonema para saber se o qualidade de atendimento produto ou servio prestado atendeu para atrair e fidelizar as expectativas, avisar sobre uma novos clientes. promoo ou apenas para desejar um feliz aniversrio, explica a consulAna Carolina de Oliveira, tora do projeto de construo civil do Gerente do Sebrae-SP Sebrae-SP, Rosana Prado.

Financiamento
Crdito imobilirio da Caixa atinge R$ 100 bilhes em setembro. O valor 35,4% superior ao do mesmo perodo de 2012. Do total contratado, R$ 59,6 bilhes foram destinados aos financiamentos para compra ou construo de imveis por pessoas fsicas e R$ 40,4 bilhes foram negociados em financiamentos para a produo de empreendimentos.

no atendimento
Nos critrios de fidelizao, os pequenos varejos tm vantagem diante das grandes redes porque os vendedores conhecem os clientes pelo nome. E como geralmente o dono est ali, as decises sobre descontos ou prazos de entrega, por exemplo, podem ser tomadas imediatamente, diz Rosana. Nas grandes empresas acontece justamente o contrrio: em virtude da grande rotatividade de pessoal, muitas vezes a equipe de vendas no consegue criar vnculos com os clientes. Aproximadamente 99% dos nossos clientes so antigos e fiis. Eles chegam at ns por meio de indicaes. E para fidelizar aqueles que vm pela primeira vez, ns usamos consultorias, descontos e brindes Flvia Menezes, da Ferragens Mar Paulista Proprietria do depsito de materiais de construo Ferragens Mar Paulista h quatro anos, localizado no bairro Pedreira, zona sul de So Paulo, Flvia Andrade Menezes sabe como tirar vantagem dessa proximidade. Pelo conhecimento e ateno dedicada aos clientes, a empresria tem atuado at como consultora: alguns deles fotografam suas casas e levam as imagens para que ela opine, por exemplo, qual cor ficaria melhor no imvel. Aproximadamente 99% dos nossos clientes so antigos e fiis. Eles chegam at ns por meio de indicaes. E para fidelizar aqueles que vm pela primeira vez, ns usamos consultorias, descontos e brindes, explica. No Dia do Cliente, comemorado 15 de setembro, Flvia ofereceu caf da manh especial na loja. A repercusso foi positiva. Enquanto comiam uma fruta ou tomavam um suco, os clientes olhavam os produtos. Isso nos rendeu bons resultados em vendas, tanto no dia quanto depois, porque muitos voltaram para comprar as peas que haviam gostado, conta. Flvia inclusive considera repetir a ao no prximo ano.

Bruno Caetano,
Diretor-superintendente do Sebrae-SP

@bcaetano bcaetano@sebraesp.com.br www.facebook.com/bcaetano1

Chega de andar de lado


Queixa comum entre empresrios que seus negcios andam de lado. As explicaes para a estagnao variam em cada caso, obviamente. No entanto, bem provvel que em muitos falte um elemento primordial: a definio de metas. Ter metas almejar conquistas; o empresrio decide aonde quer chegar e com base nisso toma suas decises. Mas preciso saber como fazer e ter disciplina, seno surgem frustraes ou simplesmente as aspiraes se dissipam com as dificuldades que aparecem no caminho. A meta deve ser especfica. Objetivos genricos no funcionam. Se a ideia aumentar as vendas, devem ser estabelecidos porcentual de crescimento e tempo para alcanar o desejado. Querer vender mais sem determinar quanto nem em que prazo no adianta. necessrio tambm medir o desempenho com nmeros ou ningum saber se o alvo foi atingido. Ao mesmo tempo, a meta tem de ser possvel. No caso acima, o empreendedor pode querer dobrar as vendas em um ano. Mas ser um objetivo vivel ou utpico? Para responder, preciso estudar o mercado, suas possibilidades e ser realista. Por outro lado, mirar algo muito fcil tambm no interessante. A meta deve ser estimulante e ter um significado para quem vai se empenhar em atingi-la. Outro fator a se considerar a disponibilidade de recursos para a tarefa. O dono do negcio tem de saber se tem condies de chegar ao objetivo com o que possui, prever quanto mais pode necessitar e se ter capacidade de providenciar esse extra. Caso contrrio, o trabalho ser inexequvel. Definir metas traz ainda outro benefcio: exige que o empreendedor faa o planejamento de suas aes, mandamento da boa gesto, mas frequentemente esquecido pelos empresrios. Comece a pensar na conduo do seu negcio de outra maneira. Que tal trocar o andar de lado pela trade meta, planejamento e crescimento?

Unio no setor
O Escritrio Regional do Sebrae-SP localizado no bairro de Santo Amaro, zona sul da capital, organiza desde outubro de 2012 encontros entre grupos de empresrios da construo civil da regio. Nessas reunies, eles compartilham experincias, dificuldades e tentam encontrar solues para melhorar cada empresa individualmente e tambm o setor como um todo. J foram realizados seis encontros, com participao de 15 a 20 empresas em cada edio. O prximo ocorre em novembro, com o tema Fidelizao de clientes e mdias sociais no varejo. Mais informaes podem ser obtidas pelo telefone do Sebrae-SP em Santo Amaro: (11) 5522-0500.

Consumo
Inteno de compra no varejo no 4 tri tem pior resultado em 7 anos. Levantamento do Programa de Administrao do Varejo da Fundao Instituto de Administrao (Provar/FIA) indica que a expectativa de compra para o perodo, que inclui o Dia das Crianas e o Natal, ficou 3,6% menor do ante o trimestre anterior de 2013 (50,4%) e 9,2% abaixo do quarto trimestre do ano passado (56%).

Estratgia

Minimercado: estratgias
informaes de outros produtos que podem no estar em sua lista de compras. Quando o cliente caminha mais pela loja, as chances de que ele pegue um item no planejado aumentam, afirma Carrer. Produtos-destino, de acordo com o consultor, devem estar posicionados no fundo da loja. Isso faz os consumidores caminharem pelos corredores e se depararem com outros itens. J a entrada, uma das mais nobres reas do estabelecimento, continua sendo ideal para expor produtos que precisam ter a venda acelerada seja por estoque alto, margem de lucro maior, prazo de validade encurtado ou mesmo produtos que remetam a um tema ou sazonalidade, como chocolates na poca da Pscoa e protetores solares durante o vero. Outro ponto de destaque a boca do caixa: ali devem ser expostos itens leves e pequenos como guloseimas, pilhas e revistas. As pontas e os meios das gndolas nos minimercados devem ser pontos de destaque como nas grandes redes. As pontas de gndola porque podem ser vistas de dois corredores; e os meios porque so os que esto no campo de viso do consumidor, explica Carrer. A faixa com maior potencial de venda a que, olhando a gndola de frente, se descarta 50 centmetros de cada lado e cerca de 20 centmetros acima e abaixo, formando uma faixa na altura entre 1,40 metro e 1,80 metro. J a organizao dos itens, de acordo com Carrer, vai depender do espao que o minimercado tiver. A ideia expor o mesmo produto de forma vertical

Maior oferta de produtos tem contribuido para a impulsividade na hora das compras

O supermercado o local onde as pessoas mais compram por impulso, segundo pesquisa feita em junho pelo Servio de Proteo ao Crdito (SPC) em parceria com Confederao Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Esse comportamento pode representar uma oportunidade a mais de vendas no s para os grandes estabelecimentos mas tambm para os minimercados, que devem manter uma organizao em seu espao interno capaz de conquistar a ateno do consumidor. No estudo, 34% dos 604 entrevistados disseram gastar mais do que o

planejado quando esto em supermercados. Esse porcentual supera o de compras por impulso em shopping centers (25%) e comrcio online (19%). O levantamento revelou que a transformao dos supermercados em ambientes com maior variedade de produtos tem contribudo para a impulsividade dos clientes na hora das compras. As estratgias para atrair consumidores com este perfil so variadas e muitas podem ser utilizadas tambm por mercados menores, de bairro. Para o consultor de marketing do

Sebrae-SP, Gustavo Carrer, independente do porte que o estabelecimento tenha, importante expor os produtos de forma organizada, separados por categoria, iluminados, com preo visvel e cartazes de identificao para serem atrativos aos olhos dos clientes. A maneira como o layout da loja est organizado e a atribuio das categorias nas prateleiras vai favorecer que a pessoa, ao caminhar em busca dos produtos-destino que geralmente so os de compra repetida como frios, frutas, carnes e pes receba o impacto visual e

Lei
Segundo estudo anual do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio (IBPT), a cada dia til so editadas no Brasil 46 normas tributrias nos trs nveis de administrao, sendo os municpios responsveis por quase 60% desse volume. Por ano, portanto, pessoas e empresas passam a conviver com 12 mil novas leis sobre impostos.

para conquistar o consumidor


e mudar as categorias e marcas da esquerda para a direita. Dessa forma, abrange todos de forma lgica, independente da altura ou que tenham alguma dificuldade de acesso aos produtos. As embalagens mais pesadas devem ficar num patamar mais baixo, para evitar qualquer tipo de acidente com o cliente. Outra estratgia que pode aumentar a compra por impulso agrupar produtos que tenham relao, mesmo que no sejam da mesma categoria. o que chamamos de cross merchandising, a exposio de produtos relacionados por tipo ou pblico, como por exemplo o queijo ralado junto com a massa ou o molho de tomate. Organizao de itens desse tipo no contamina a categoria e geralmente aparece de forma perpendicular ao sentido do corredor, ensina Carrer. Climatizao e iluminao correta tambm merecem ateno parte na avaliao do consultor do Sebrae-SP. Uma loja muito quente ou muito fria faz com que o consumidor acelere seu tempo de compra e permanncia no ambiente por se sentir incomodado. Por sua vez, produtos com pouca iluminao so menos vistos, define. Saiba como o cliente decide a compra com a srie de vdeos Gesto na Prtica http://sebr.ae/sp/jnmais235

Dicas para organizao do minimercado


Separe os produtos por categoria Exponha em categorias de forma vertical e da esquerda para a direita D ateno especial iluminao e climatizao do estabelecimento Faa cartazes atrativos e mantenha o preo visvel Produtos-destino como frios, frutas, pes e carnes devem estar dispostos no fundo da loja A entrada a rea mais nobre do estabelecimento. Aproveite o espao para expor produtos remetendo a temas ou sazonalidade (como Natal e Pscoa) e com prazos de validade encurtados Use as pontas e o meio da gndola para expor produtos que necessitem maior destaque Na boca do caixa, disponha itens leves e pequenos como guloseimas, pilhas e revistas

ALIMENTCIO

COMUNICAO / GRFICA
MELHORIA: de resultado, recuperao empresa, planejamento financeiro, custo, formao preo, fluxo caixa, consultoria .Tel.: (11) 3192-3979 diretoria@audint.com.br

CONSULTORIA

CONFECO
MANU: modas venha conhecer a nova moda do momento, masculina, feminina, infantil e acessrios, Rua Incio Solano, 29. Tel.: (11) 5931-2851 - MANOEL
identidade visual design grfico logomarcas logotipos folders

BIA BABY: empresa de confeco de produtos para beb precisa de representantes. Tel.: (11) 2507-5024/996197439 - MANUEL- www.biababy.com.br

Para o pequeno e mdio empresrio que pensa grande.


e-mail: contato@biancheria.com.br site: www.biancheria.com.br
tel.: +55.11.3876-4613|99973-4613

DIVERSOS

anuncio sebrae.indd 1

04/09/13 10:27

INFORMTICA

ANNCIOS: aparea, divulgue seus produtos ou servios, anuncie nos principais jornais e revistas, timas promoes. Tel.:(11) 2157-8484 - www.ythajaci.com.br BRINDES: personalizados: agendas,caneta s,calendrios,cadernos,blocos,escalmetr os,pen drive mats tradicionais/ecolgicos. Tel.:(11) 2157-8484 - www.ythajaci.com.br EMBALAGENS: personalizadas: sacolas plstico, papel, caixas e acessrios, material tradicional e ecolgico, timas promoes. Tel.: (11) 2157-8484-www.ythajaci.com.br EUROASIA: empresa pinturas de fachadas prediais reformas em geral e terceirizao de mo de obra Tel.: (11) 3064-1125/998290966 - enivaldocardoso@terra.com.br EVENTOS: reportagens fotografia, filmagem, telo, edio e dj, para todas as ocasies. Tel.: (11) 2651-4209- MARCOS sextosentidofotoefilmagem@gmail.com

SISTEMAS
Nota Fiscal Eletrnica NFe 2.0 Conhecimento de Transporte Eletrnico CTe 1.1 Controle de Estoque, Pedidos e Vendas Contas a Pagar, a Receber e Financeiro Transportadoras, Servios e Representantes
Desenvolvimento conforme a necessidade, Sem custo de manuteno

(11) 5842-8335 nishikawa510@terra.com.br

O Sebrae-SP no se responsabiliza pelas informaes disponibilizadas neste espao publicitrio. O anunciante assume responsabilidade total por sua publicidade.

Classificados

inventos

organiZacional
ABERTURA: alterao e encerramento de empresas, asses. fiscal, trabalhista, contbil, MEI. Tel.: (11) 2989-4731 MRCIA - mdr.ass@uol.com.br

PARTICIPE!
Seja expositor no maior evento de empreendedorismo de So Paulo
22 A 25 DE FEVEREIRO
DE 2014

Escritrio Santana de Contabilidade Ltda


Rua Daniel Rossi, 203 Santana - Cep: 02019-010 Telefone: (11) 3562-7277
Escritas Fiscais - Reparties Pblicas Contratos - Distratos - Assuntos Fiscais, Contbeis e Trabalhistas - Aberturas Encerramentos - Consultoria Processamento de Dados Implantao de meios avanados de informtica aplicveis na gesto das empresas em geral.

logstica

site: www.escritoriosantana.com.br

ATENO
ENTRADA PROIBIDA PARA MENORES DE 14 ANOS

ENTRADA FRANCA EXPO CENTER NORTE


dias 22 e 23, das 10 s 21h | dias 24 e 25, das 13 s 21h
PAVILHO VERDE

ESTANDES 12 m2
Empresas de Micro e Pequeno Porte Empresas de Mdio e Grande Porte

A Feira do Empreendedor um dos eventos de maior sucesso dentre os promovidos pelo SEBRAE-SP. multissetorial e tem como objetivo fomentar a competitividade e a sustentabilidade de negcios existentes, alm de promover a abertura de novos negcios. Seu principal cliente o visitante que deseja empreender, abrir um negcio ou incrementar o que j possui. Com rea total de 21 mil m2, a Feira do Empreendedor tem capacidade para atender 350 expositores e um pblico estimado de 60.000 visitantes. Para a rea destinada aos expositores, o SEBRAE-SP oferta estandes padronizados de 12 m cada.

R$ 2.785,32 R$ 7.920,00

marcas e patentes

Os valores incluem: montagem bsica (paredes divisrias em painis TS e piso); 1 kva por estande, que compe a iluminao bsica e 2 tomadas simples de 110 v; 1 balco de recepo, com tamanho de 1 m x 1 m x 0,50 m; testeira padronizada com o nome da empresa; 1 mesa redonda com tampo de vidro, 3 cadeiras, 1 armrio baixo (tipo escritrio) e 1 lixeira; servios de segurana, limpeza e acesso rede wireless (sem fio). Valores parcelados at o incio da feira.

Vagas limitadas! NO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

Mais informaes em
expositorfe2014@sebraesp.com.br
CONTABILIDADE
l ABERTURA, Alterao e Encerramento de Empresas;

LIBRAS
Lngua Brasileira de Sinais

SOCIEDADE
INVESTIDOR: empresa no segmento de roupas femininas, h mais de 3 anos no mercado do municpio de So Carlos-SP - Tel.: (16) 99787-6369 - SILVIA

CONSULTE-NOS

l Primeiras orientaes para Administrar sua empresa (controles, contas a pagar e receber etc.) l Atendemos em todas as regies l Advogados l Asses. Geral, Fiscal, Trabalhista etc. Mais de 20 anos de profisso
Fone/Fax: 3832-1079 Sr. David

Para tornar a comunicao mais acessvel ao cliente com deficincia auditiva, o SEBRAE-SP disponibiliza o servio de intrprete de Libras em seus eventos presenciais. A solicitao do servio dever ser comunicada no ato da inscrio e com antecedncia de 5 (cinco) dias teis data de realizao do evento. O cliente, ou seu representante, poder se inscrever pessoalmente nos Escritrios Regionais, pelo portal do SEBRAE-SP ou pelo 0800 570 0800.

10

Expectativa
Pesquisa realizada em agosto pelo SPC Brasil com 731 companhias em 27 capitais, a maioria pequenas e microempresas, mostra que 37% delas planejam contratar. Ao todo sero admitidos 233 mil trabalhadores temporrios, dos quais 14% podem se tornar funcionrios efetivos. Entre as funes mais demandadas, a pesquisa aponta a de vendedor, caixa, estoquista e motorista.

Legislao

Saiba como importar do Paraguai,


Importar produtos de pases como Paraguai, China e Estados Unidos pode parecer uma operao complexa para micro e pequenas empresas (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEIs), mas no . Existem caminhos legais e seguros que conduzem os donos de pequenos negcios neste processo que, ao final, pode render bons frutos, como a modernizao da atividade e o aumento da margem de lucro e da competitividade do empreendimento no mercado interno. Existe um mito em torno da importao, mas se o empresrio procurar orientao, fizer tudo de acordo e sem pressa, vai constatar que no complicado atuar neste mercado, afirma o consultor de comrcio exterior do Sebrae-SP, Marcos Stahl. Mas ele alerta que

Existe um mito em torno da importao, mas se o empresrio procurar orientao, fizer tudo de acordo e sem pressa, vai constatar que no complicado atuar neste mercado

necessidade de levantar custos e simular o preo de revenda do produto, prever o capital necessrio para realizar a operao, pesquisar e solicitar referncias dos fornecedores, alm de avaliar as formas mais seguras de pagamento e monitorar todo o processo, entre outros procedimentos. Ao tomar estes cuidados, o importador evita vrios riscos no negcio, como o de fazer o pagamento antecipado de um produto e depois perder o dinheiro investido porque o fornecedor no entregou a mercadoria ou por no conseguir liberar uma mercadoria que nem poderia ser importada sem licenciamento prvio, explica o consultor. As importaes podem ser feitas de forma direta, sem intermedirios, com a prpria microempresa dominando todo o processo da

operao, e na forma indireta, por intermdio dos servios de uma comercial importadora (trading). A porta de entrada para as empresas registrarem suas operaes de comrcio exterior o cadastramento no RADAR, sistema da Receita Federal que possibilita o acesso ao Sistema Integrado de Comrcio Exterior (Siscomex). O Sebrae-SP oferece diversas ferramentas e servios para auxiliar o empresrio que deseja entrar neste mercado ou facilitar o dia a dia dos que j operam com o comrcio exterior. Entre os produtos esto palestras e cursos que orientam o passo a passo para a empresa se adequar e operar no sistema, o aplicativo Simulador de Importao, que auxilia os empreendedores na hora de calcular a estimativa de lucro e o custo da compra e impostos em importaes, alm de consultorias presenciais e a distncia, que podem ser agendadas gratuitamente pelo 0800 570 0800 ou pelo portal www.sebraesp.com.br. Lei dos Sacoleiros Microempresas e empresrios individuais interessados em realizar compras no Paraguai podem usufruir dos benefcios do Regime de Tributao Unificada (RTU). A chamada Lei dos Sacoleiros permite a importao de determinadas mercadorias do pas vizinho exclusivamente via Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguau (PR) a Ciudad del Leste, mediante o pagamento unificado de impostos e com despacho aduaneiro simplificado.

Marcos Stahl, consultor do Sebrae-SP

necessrio cumprir uma srie de procedimentos e cuidados para no ter prejuzos nas operaes. As palavras-chave so conhecimento e planejamento. preciso se informar sobre as modalidades de importao e a habilitao da empresa, definir os produtos e conhecer suas exigncias legais para importao. H ainda a

Confiana
O ndice de Confiana do Comrcio (Icom) no terceiro trimestre, encerrado em setembro, caiu 3,6% em relao ao mesmo perodo do ano passado. a oitava queda consecutiva e, segundo a Fundao Getulio Vargas (FGV), o pior resultado desde maio de 2012, quando tambm havia cado 3,6%.

11

China e EUA dentro da lei


Por este sistema, respeitando o limite mximo anual de R$ 110 mil em compras, dividido em cotas trimestrais, o importador recolhe uma alquota nica de 25% em tributos federais, mais a alquota de ICMS, que de 7% no Estado de So Paulo. Desta forma, uma mercadoria adquirida no Paraguai por R$ 1.050,00, por exemplo, ter o custo final de importao de R$ 1.411,30 pelo sistema RTU. O consultor do Sebrae-SP, Marcos Stahl, lembra que para formar o preo de revenda ao consumidor o empresrio deve ainda acrescentar as despesas de viagem e sua margem de lucro. Aps o recolhimento dos tributos e desembarao da alfndega, a mercadoria est liberada para transporte. O prprio documento do RTU possibilita a retirada e transporte da mercadoria, sem necessidade de emisso de nota fiscal de entrada, explica. O estabelecimento vendedor tem de ser credenciado no RTU, bem como o veculo que vai transportar o produto em Ciudad del Leste. Pode ser um txi paraguaio ou o prprio veculo do empresrio importador credenciado, diz o consultor.

Passo a passo do RTU

Entrada via Correios


Outro meio que pode ser utilizado para compra de produtos diversos no exterior o Importa Fcil dos Correios. Uma das vantagens desse sistema que a microempresa est dispensada de habilitao prvia no RADAR, que registra as operaes de comrcio exterior no Brasil. Basta verificar se o fornecedor atendido pelos Correios e se cadastrar no servio Importa Fcil, diz o consultor Marcos Stahl. O valor aduaneiro limite da operao de US$ 3 mil, correspondente soma do valor da mercadoria, acrescida do custo de transporte internacional (tarifa postal), bem como do seguro internacional relativo ao transporte (seguro postal). Mas, para evitar problemas, o importador deve verificar antes a lista de objetos proibidos ou aceitos sob condio para a importao pelos Correios. No permitido, por exemplo, o transporte por via postal de bens perecveis e os que demandam temperatura controlada. H ainda produtos que exigem licenciamento prvio por algum rgo regulador brasileiro, como por exemplo, cosmticos e brinquedos. Por isso, importante conhecer os produtos e suas respectivas exigncias legais para importao, alerta o consultor.

O representante credenciado da microempresa importadora, habilitada pela Receita Federal a operar no RTU, faz as compras das mercadorias permitidas (produtos de informtica, eletroeletrnicos e de telecomunicaes) em lojas de Ciudad del Leste, tambm cadastradas no regime O estabelecimento paraguaio emite as faturas comerciais, de forma eletrnica, em sistema informatizado de controle da Receita Federal do Brasil. A mercadoria recebe uma etiqueta gerada pelo sistema RTU O representante credenciado efetua a solicitao de transporte da mercadoria no sistema RTU O condutor do veculo cadastrado a operar no regime dever dar cincia do transporte internacional, na Aduana paraguaia Depois de atravessar a fronteira, o representante credenciado registra a declarao de importao na aduana brasileira, apenas confirmando os dados das faturas emitidas no sistema A declarao registrada pode ser selecionada para conferncia da aduana brasileira, segundo critrios estabelecidos pela Receita Federal O representante credenciado efetua a impresso dos Documentos de Arrecadao de Receitas Federais (DARF) correspondentes e o pagamento dos tributos federais, recolhendo tambm o ICMS A mercadoria desembaraada (liberada) e passa a ter livre circulao em territrio nacional, acompanhada de nota fiscal especfica do regime, que permite a venda exclusivamente a consumidor final

2 3 4 5 6 7 8

12

Faa o download gratuito da agenda de cursos, palestras e oficinas do Sebrae-SP em todo o Estado. Confira: http://sebr.ae/sp/agenda

Oportunidade
Grandes empresas participam da Feira do Empreendedor
Trabalhar para empresas lderes em suas reas de atuao o sonho de muitos empreendimentos de pequeno porte. Na Feira do Empreendedor, grandes empresas mostraro oportunidades de negcios para atuais e futuros empresrios. O evento, que ocorre 22 a 25 de fevereiro em So Paulo, vai reunir cerca de 300 expositores dos segmentos de franquias; tecnologia da informao; mquina e equipamentos; e representao de porta a porta. Para o gestor da Feira do Empreendedor e consultor do Sebrae-SP, Ary Scapin, uma das principais vantagens para grande empresa ao participar do evento o contato com um pblico qualificado que quer investir e est apto a receber mais informaes.
21/10 Recolhimento em valores fixos mensais. ltimo dia para o pagar DAS referente Setembro/13. SIMPLES NACIONAL (ME / EPP) 15/10 Diferena de Carga Tributria. Diferencial de alquota de ICMS devido pelas empresas optantes pelo Simples referente s aquisies de produtos de outros Estados realizadas no ms de Setembro de 2013. 18/10 INSS (Simples Nacional ANEXO IV). Contribuio Previdenciria calculada sobre o total da folha de pagamento, bem como dos valores retidos. Recolhimento referente a Setembro/13. 21/10 Recolhimento do DAS. Tributos devidos e apurados na forma do Simples Nacional a ser pago no dia 20 do ms subsequente em que houver sido auferida a receita bruta. 31/10 IR Ganho de capital das empresas optantes pelo Simples Nacional. Imposto de Renda incidente sobre os ganhos de capital (lucros) obtidos na alienao de ativos de Setembro/13. (DARF comum - 2 vias - cdigo 0507). Lucro presumido. ltimo dia do ms seguinte apurao do trimestre. IRPJ Imposto de Renda da Pessoa Jurdica. ltimo dia do ms seguinte apurao do trimestre. Recolhimento trimestral. Meses: Abril, Julho, Outubro e Janeiro. CSLL Contribuio Social sobre o Lucro Lquido. Recolhimento trimestral. Meses: Abril, Julho, Outubro e Janeiro. 18/10 INSS. Calculado sobre o total da folha de pagamento, bem como dos valores retidos. Referente a Setembro/13. 25/10 PIS/Pasep Faturamento. Contribuio com base no faturamento de Setembro. Cdigo Darf: 8109 - Alquota:0,65%. Cofins faturamento. Base: faturamento de Setembro/13. Pagamento at o 25 dia do ms subsequente. Cdigo DARF das empresas em geral: 2172 - Alquota: 3%. Obrigao diversas 05/10 SALRIOS. ltimo dia para pagamento do salrio do ms de Setembro. 07/10 FGTS. Recolhimento relativo a Setembro. CAGED. Envio ao Min. do Trabalho da relao de admisses, transferncias e demisses de empregados ocorridas no ms de Setembro. 10/10 GPS Guia de Recolhimento da Previdncia Social. Entrega, contrarrecibo, da cpia da GPS, referente ao recolhimento de Setembro/13, ao sindicato representativo da categoria profissional. 15/10 INSS. Contribuintes Individuais, facultativos e empregadores domsticos. 18/10 INSS. Produtor Rural (pessoa fsica e jurdica) e Reteno de 11% na Fonte (Cesso de mo-de-obra). 18/10 IRF - Imposto Retido na Fonte. Descontado dos pagamentos do trabalho assalariado, sem vnculo empregatcio e a outras pessoas jurdicas. Quinzenalmente Contribuies PIS/COFINS/CSLL Retidas na Fonte.

Agenda de Tributos
Microempreendedor Individual (MEI)

Feira rene pblico qualificado que quer investir e busca informaes

A Feira do Empreendedor tem por misso apresentar um leque de oportunidades de negcios e melhoria de processos para empresrios e potenciais empreendedores. Compartilhar esta misso com as grandes empresas, alm de ampliar as ofertas de oportunidades, cria um ambiente

favorvel para a consolidao dos pequenos negcios no universo que compe as cadeias de valores das grandes empresas, afirma Scapin. As empresas interessadas em expor na Feira do Empreendedor j podem realizar seu cadastro com o Sebrae-SP.

Inscries antecipadas podem ser feitas em:

http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br
Datas: 22 a 25 de fevereiro de 2014 Local: Expo Center Norte Pavilho verde (Rua Jos Bernardo Pinto, n 333, Vila Guilherme) Horrio: 22 e 23, das 10h s 21h, 24 e 25, das 13 s 21h. Entrada gratuita. Evento proibido para menores de 14 anos.

Sebrae-SP abre inscries para misso NRF Retails BIG SHOW 2014
O Sebrae-SP, em parceria com a Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo (FACESP), Associao Comercial de So Paulo (ACSP) e Fundao Getlio Vargas (FGV), est organizando a misso de negcios para levar os empreendedores paulistas NRF Retails Big Show, o maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, que ocorre de 11 a 15 de janeiro em Nova York, EUA. A programao da viagem vai de 9 a 19 de janeiro e inclui tambm um seminrio, com traduo simultnea para o portugus, na Babson College, em Boston faculdade reconhecida mundialmente pelo ensino de excelncia na rea de empreendedorismo. Todos os detalhes sobre a misso esto disponveis em www.facesp.com.br/nrf. Micro e pequenas empresas que atenderem ao critrio de seleo do Sebrae-SP tero seus pacotes subsidiados, o que garante um desconto de mais de 60%.

You might also like