You are on page 1of 6

QUESTES DE DIREITO PRIVADO

DIREITO DO TRABALHO FCC - 2012 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Juiz do Trabalho 1. Quanto aos princpios de Direito Coletivo do Trabalho:

I. O princpio da intervenincia sindical na negociao coletiva prope que a validade do processo negocial coletivo submeta-se necessria interveno do ser coletivo institucionalizado obreiro. No caso brasileiro, o sindicato. II. O princpio da criatividade jurdica da negociao coletiva traduz a noo de liberdade das partes para criar clusulas contratuais, que por serem inseridas em um instrumento negocial, no possuem fora normativa. III. O princpio da adequao setorial negociada trata da possibilidade de os sindicatos e empresas estabelecerem entre si, clusulas normativas especficas para a aplicao em determinado setor da empresa, atendendo aos seus interesses particulares. Est correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) I, apenas. e) III, apenas.

FCC - 2012 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Juiz do Trabalho 2. Acerca das relaes de trabalho:

I. A Consolidao das Leis do Trabalho prev o acordo coletivo especial ou com propsito especfico, considerado como o instrumento normativo por meio do qual o sindicato profissional, habilitado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e uma empresa do correspondente setor econmico, estipulam condies especficas de trabalho, aplicveis no mbito da empresa e s suas respectivas relaes de trabalho. II. Segundo entendimento sumulado do TST, o descumprimento de qualquer clusula constante de instrumentos normativos diversos no submete o empregado a ajuizar vrias aes, pleiteando em cada uma o pagamento da multa referente ao des- cumprimento de obrigaes previstas nas clusulas respectivas. III. Segundo entendimento sumulado do TST, aplicvel multa prevista em instrumento normativo (sentena normativa, conveno ou acordo coletivo) em caso de descumprimento de obrigao prevista em lei, mesmo que a norma coletiva seja mera repetio de texto legal. Est correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) I, apenas. e) III, apenas.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


FCC - 2012 - MPE-AP - Analista Ministerial - Administrao 3. Joo foi dispensado, em maro de 2012, sem justa causa da empresa em que trabalhava desde 1998. No caso de Joo, seu aviso prvio dever ser de

a) trinta dias na mesma empresa, uma vez que o seu contrato de trabalho data de 1998. b) trinta dias acrescidos de trs dias por ano de servio prestado na mesma empresa. c) sessenta dias acrescido de trs dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de noventa dias. d) trinta dias acrescido de trs dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de sessenta dias, perfazendo um total de noventa dias. e) sessenta dias acrescido de trs dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de trinta dias.

FCC - 2012 - TRT - 4 REGIO (RS) - Juiz do Trabalho - Prova TIPO 4 4. Quanto ao cargo de confiana, correto afirmar:

a) O empregado que percebe gratificao de funo por mais de 3 anos consecutivos, tem o direito de continuar recebendo a gratificao de funo no retorno ao exerccio de seu cargo efetivo, em razo do princpio da estabilidade financeira. b) O bancrio que exerce cargo de confiana e recebe gratificao inferior a um tero de seu salrio j tem remuneradas as duas horas extraordinrias excedentes de seis. c) O fato de o empregado exercer cargo de confiana no contrato de trabalho exclui o direito ao adicional de transferncia. d) Salvo no caso de prtica de falta grave, assegurada ao empregado garantido pela estabilidade que deixar de exercer cargo de confiana, a reverso ao cargo efetivo que haja anteriormente ocupado. e) O empregador poder reduzir o valor da gratificao de funo paga ao trabalhador quando se tratar de exerccio de funo comissionada.

GABARITOS:

1-D

2-C

3-D

4-D www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


DIREITO PRCESSUAL DO TRABALHO FCC - 2012 - TRT - 18 Regio (GO) - Juiz do Trabalho 5. Em relao representao processual no processo do trabalho, conforme entendimento jurisprudencial dominante,

a) a constituio de procurador com poderes para o foro em geral depende de outorga de procurao escrita. b) a representao em juzo, ativa e passiva, da Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal, suas autarquias e fundaes pblicas, por seus procuradores, deve ser comprovada mediante a juntada de instrumento de mandato e de comprovao do ato de nomeao. c) os Estados e os Municpios tm legitimidade para recorrer em nome das autarquias detentoras de personalidade jurdica prpria. d) invlido o instrumento de mandato firmado em nome de pessoa jurdica que no contenha, pelo menos, o nome da entidade outorgante e do signatrio da procurao, pois estes dados constituem elementos que os individualizam. e) caracteriza a irregularidade de representao a ausncia da data da outorga de poderes, pois, no mandato judicial, tanto quanto no mandato civil, condio de validade do negcio jurdico.

FCC - 2012 - TRT - 18 Regio (GO) - Juiz do Trabalho 6. Em relao execuo das contribuies previdencirias no processo do trabalho, NO representa o entendimento pacificado do TST:

a) Em se tratando de descontos previdencirios, o critrio de apurao encontra-se disciplinado no art. 276, 4o , do Decreto no 3.048/1999 que regulamentou a Lei no 8.212/1991 e determina que a contribuio do empregado, no caso de aes trabalhistas, seja calculada ms a ms, aplicando-se as alquotas previstas no art. 198, observado o limite mximo do salrio de contribuio. b) Os descontos previdencirios e fiscais devem ser efetuados pelo juzo executrio, ainda que a sentena exequenda tenha sido omissa sobre a questo, dado o carter de ordem pblica ostentado pela norma que os disciplina. A ofensa coisa julgada somente poder ser caracterizada na hiptese de o ttulo exequendo, expressamente, afastar a deduo dos valores a ttulo de imposto de renda e de contribuio previdenciria. c) do empregador a responsabilidade pelo recolhimento das contribuies previdencirias e fiscais, resultante de crdito do empregado oriundo de condenao judicial, devendo ser calculadas, em relao incidncia dos descontos fiscais, ms a ms. d) A competncia da Justia do Trabalho, quanto execuo das contribuies previdencirias, limita- se s sentenas condenatrias em pecnia que proferir e aos valores, objeto de acordo homologado, que integrem o salrio de contribuio. e) A responsabilidade pelo recolhimento das contribuies social e fiscal, resultante de condenao judicial referente a verbas remuneratrias, do empregador e incide sobre o total da condenao. A culpa do empregador pelo inadimplemento das verbas remuneratrias exime a responsabilidade do empregado pelos pagamentos do imposto de renda devido e da contribuio previdenciria que recaia sobre sua quota-parte.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


FCC - 2012 - TRT - 18 Regio (GO) - Juiz do Trabalho 7. Em relao ao procedimento sumarssimo, INCORRETO afirmar:

a) Os dissdios individuais cujo valor no exceda a 40 (quarenta) vezes o salrio mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao ficam sujeitos ao procedimento sumarssimo. b) Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, a admissibilidade de recurso de revista est limitada a demonstrao de violao direta a dispositivo da Constituio Federal ou contrariedade Smula do Tribunal Superior do Trabalho, no se admitindo o recurso por contrariedade Orientao Jurisprudencial do TST. c) Esto excludas do procedimento sumarssimo as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, indireta, autrquica e fundacional. d) Interrompida a audincia, o seu prosseguimento e a soluo do processo dar-se-o no prazo mximo de trinta dias, salvo motivo relevante, justificado nos autos pelo juiz da causa. e) A sentena mencionar os elementos da convico do juzo, com resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia, dispensado o relatrio.

GABARITOS:

5-D

6-E

7-C www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO


DIREITO CIVIL FCC - 2012 - MPE-AP - Analista Ministerial - Direito 8. Ana Carolina e Jos Augusto casaram-se no dia 30 de Junho de 2012 na Igreja Nossa Senhora do Perptuo Socorro uma vez que so catlicos e pretendiam trocar seus votos de unio e fidelidade perante Autoridade Religiosa. No dia 04 de Julho de 2012, eles registraram o respectivo casamento religioso no registro prprio objetivando a sua equiparao ao casamento civil. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, neste caso, o respectivo casamento religioso produzir efeitos a partir

a) da data do registro. b) da data de sua celebrao. c) do dia seguinte ao registro do referido casamento. d) do dia seguinte da data de sua celebrao. e) do primeiro dia til posterior a data do registro.

FCC - 2012 - MPE-AP - Analista Ministerial - Direito 9. Marta e Gabriel, casados e pais de Vicente, faleceram em um acidente areo. Gabriel, em testamento, nomeou seu amigo de infncia, o gerente bancrio e proprietrio de diversos imveis, Fabian, como tutor de Vicente mesmo possuindo dois irmos e uma tia, pessoas idneas e em situao financeira favorvel. Neste caso, considerando que Marta era rf e filha nica, em regra, Fabian

a) no poder recusar a tutela, uma vez que a tutela lhe foi conferida em testamento antes do falecimento de Gabriel. b) poder recusar a tutela, mas dever apresentar a escusa nos quinze dias subsequentes designao. c) no poder recusar a tutela, uma vez que possui emprego fixo e situao financeira estvel. d) poder recusar a tutela, mas dever apresentar a escusa nos dez dias subsequentes designao. e) s poder recusar a tutela, se apresentar escusa razovel nos quinze dias subsequentes designao e indicar um familiar do genitor como legtimo tutor.

FCC - 2012 - MPE-AP - Analista Ministerial - Direito 10. Toms prdigo tendo sido regularmente interditado em razo da sua incapacidade relativa de exercer certos atos da vida civil. Toms casado com Ana Clara, sendo filho de Sonia e de Rubens, e pai de Adalberto de 27 anos de idade e gata de 36 anos de idade. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, ser, de direito, curador de Toms a) Rubens, apenas. b) Sonia ou Rubens. c) gata, apenas. d) gata ou Adalberto. e) Ana Clara, apenas.

www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PRIVADO GABARITOS: 8-B 9-D 10 - E

www.concursovirtual.com.br

You might also like