You are on page 1of 4

http://www.jornadaead.com.br/cofen/atualizacoes/Atualizacao_Botulismo... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Botulismo: atualizando o conhecimento da Enfermagem


OBJETIVOS Apresentar os aspectos centrais do botulismo, fornecendo parmetros para a diferenciao de seus principais subtipos, a fim de atualizar o saber dos profissionais da Enfermagem.

Ol cursistas e ex-cursistas! A atualizao de hoje vai abordar uma patologia muito importante na Sade Pblica e tambm pouco abordada, o botulismo. Vocs conhecem? J tiveram a oportunidade de notificar, investigar e atender um caso como este? Esta uma tima oportunidade para aprimorar seus conhecimentos! Vamos l!

A bactria

Clostridium botulinum1 a responsvel pela produo da toxina que promove o

botulismo. Nessa doena ocorre uma neuropatia grave e no contagiosa. O botulismo pode ser dividido em botulismo alimentar, por ferimentos e intestinal, a produo da toxina botulnica diferente em cada um, no entanto, as manifestaes neurolgicas e gastrointestinais so caracterizadas em todos (BRASIL, 2010a).

Vamos conhecer cada um deles?

Botulismo alimentar
No contexto do botulismo alimentar, possvel o encontro da toxina botulnica em alimentos contaminados e que foram conservados, ou ainda produzidos, de forma inadequada. H predominncia de envolvimento de alimentos em conservas- em especial os de produo artesanal- produtos crneos, cozidos, defumados (salsicha, presunto, pescados defumados, carne em conserva ou carne de lata), fermentados, queijos, e ainda enlatados industrializados. Nota-se que quanto maior a concentrao de contaminao pela toxina, menor ser seu perodo de incubao (BRASIL, 2010a).

Nesse subtipo h a instalao sbita de sintomatologia, inicialmente so comumente verificados sinais e sintomas gastrointestinais (nuseas, vmitos, diarreia e dor abdominal), neurolgicos inespecficos (cefaleia, vertigem, tontura) e um quadro neurolgico propriamente dito (viso turva, ptose palpebral 2, diplopia3, disfagia4, disartria5 e boca seca) (BRASIL, 2010b).

O quadro neurolgico se caracteriza por paralisia flcida aguda, motora descendente associada a comprometimento autonmico disseminado. Tm incio no territrio dos nervos cranianos e evoluem no sentido descendente (BRASIL, 2010b, p. 97). Com a evoluo da patologia, a fraqueza poder estender-se para o tronco e membros, podendo gerar dispneia6, insuficincia respiratria e tetraplegia

1 de 4

2/5/2013 09:23

http://www.jornadaead.com.br/cofen/atualizacoes/Atualizacao_Botulismo... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
flcida (BRASIL, 2010b).

No botulismo h a preservao da conscincia e preservao da sensibilidade, diferentemente de outros acometimentos neurolgicos. Sua progresso ocorre dentro de uma a duas semanas, com estabilizao de mais duas a trs semanas antes do perodo de recuperao, este com durao varivel. Em formas graves nota-se que o perodo de recuperao pode durar de seis a doze meses (BRASIL, 2010a; BRASIL, 2010b).

Botulismo por ferimentos


No botulismo por ferimentos, h a contaminao de feridas pela bactria C. botulinum com posterior produo de toxina. Os esporos da bactria costumam ter como principais portas de entrada as lceras crnicas com tecidos necrticos, fissuras, esmagamentos de membros, ferimentos profundos em regies de vascularizao limitadas, ou ainda em feridas produzidas por agulhas no contexto dos usurios de drogas ou pela inalao de substncias, bem como demais leses nasais e sinusais. O perodo de incubao nesse caso em mdia de sete dias, podendo variar de quatro a vinte e um dias (BRASIL, 2010a).

O quadro clnico nesse subtipo de botulismo semelhante ao alimentar, porm os sinais gastrointestinais no so previstos, h ocorrncia de febre pela contaminao secundria do ferimento. O botulismo por ferimentos precisa ser considerado nas hipteses diagnsticas quando o foco de contaminao, sob o contexto alimentar, no pode ser verificado. Alm disso, alguns ferimentos nem sempre so visveis, mas precisam ser investigados (BRASIL, 2010b).

Botulismo intestinal
O botulismo intestinal, por sua vez, envolve a ingesto de alimentos contaminados com posterior fixao e multiplicao do agente etiolgico na luz do intestino, h ento a produo e absoro da toxina botulnica. Esse tipo de botulismo mais verificado em crianas na faixa etria de trs a 26 semanas, j nos adultos os fatores predisponentes envolvem cirurgias intestinais, acloridria7, doena de Crohn e

uso prolongado de antibiticos levando a alterao da flora intestinal (BRASIL, 2010a).

Quando ocorre a ingesto de esporos ou a contaminao de ferimentos, o perodo de incubao maior porque a doena s tem incio aps a transformao do C. botulinum da forma esporulada para a forma vegetativa, que se multiplica e libera toxina. Perodos de incubao curtos sugerem maior gravidade e maior risco de letalidade.

BRASIL, 2010a, p. 298.

Em crianas, o quadro clnico varia desde constipao at sndrome de morte sbita. Acompanhando a constipao tambm podem ocorrer acometimentos neurolgicos tais como dificuldades no controle da movimentao da cabea, suco e choro fracos, disfagia, hipoatividade e paralisias bilaterais descendentes, podendo tambm progredir para comprometimentos respiratrios (BRASIL, 2010b).

Em adultos, suspeita-se de botulismo intestinal na ausncia de fontes provveis de toxina botulnica, como alimentos contaminados, ferimentos ou uso de drogas (BRASIL, 2010b, p.98). O botulismo intestinal possui durao mdia de duas a seis semanas, a instalao progressiva dos sintomas se d entre uma e duas semanas, ao passo em que a recuperao ocorre em trs a quatro semanas

2 de 4

2/5/2013 09:23

http://www.jornadaead.com.br/cofen/atualizacoes/Atualizacao_Botulismo... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
(BRASIL, 2010b).

Interessantes as caractersticas dessa doena no mesmo?! Nesse sentido, desempenhar o seu papel como profissional da sade e vigilante muito importante para atentar-se aos principais sinais e sintomas de seu desenvolvimento. Essas so medidas fceis de serem aplicadas durante a sua prtica

profissional!

Em se tratando do modo de transmisso, importante a ateno do ponto de vista epidemiolgico do controle dessa doena. Vale a pena lembrar que o botulismo deve ser notificado compulsoriamente no SINAN (Sistema de Informao de Agravos de Notificao), abrangendo casos confirmados e suspeitos, conforme o disposto na Portaria n. 104 de 25 de janeiro de 2011 (BRASIL, 2010a; BRASIL, 2010b).

Cabe tambm aos profissionais da Enfermagem a sensibilizao quanto a possibilidade de ocorrncia de surtos de intoxicao alimentar culminando no desenvolvimento do botulismo, e ainda sua sensibilizao quanto aos outros tipos de botulismo que podem ter um diagnostico mais dificultado.

A vigilncia tambm deve ser refletida do ponto de vista das medidas de controle dessa patologia, alm da necessidade da notificao compulsria de casos s autoridades sanitrias, destacamos ainda as aes de educao em sade como forte componente no manejo dessa doena.

possvel, portanto, explanar a populao

SAIBA MAIS
Para conhecer mais sobre o botulismo e outras doenas infecciosas e parasitrias acesse o Guia de Bolso do Ministrio da Sade. Para mais detalhes acesse aqui

as questes relacionadas ao preparo, conservao e consumo de alimentos que constituem risco contaminao pela bactria C. botulinum. Nas situaes de confirmao diagnstica da

contaminao dos alimentos ou mesmo de sua suspeio, deve-se preveno consumo como a comercializao dos alimentos (BRASIL, 2010a). da ainda adotar medidas tanto de o

doena

eliminando-se

Ademais, como estratgia de preveno cabe orientao pautada nos modos de transmisso do botulismo, instaurando-se sempre medidas de investigao de casos. Outra medida de controle dessa patologia tambm conta com a imunizao dos indivduos que manipulam seu agente etiolgico, ela realizada com a substncia toxide botulnico polivalente (BRASIL, 2010a).

Finalizamos

aqui

mais

uma

atualizao

de

conhecimento

proporcionada pelo Programa Proficincia! Esperamos que voc tenha aproveitado as informaes demonstradas aqui e que isso lhe incentive a buscar maiores informaes sobre esse tema! At a prxima!

Referncias
BRASIL. Botulismo. Caderno 5. In: ______. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Guia de Vigilncia Epidemiolgica. 7 ed. Srie A. Normas e Manuais Tcnicos. Braslia, 2010a. Disponvel em: < http://portal.saude.gov.br/portal /arquivos/pdf/guia_vigilancia_epidemio_2010_web.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2013.

3 de 4

2/5/2013 09:23

http://www.jornadaead.com.br/cofen/atualizacoes/Atualizacao_Botulismo... Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
______. Botulismo. In:______. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Doenas infecciosas e parasitrias: guia de bolso. 8 ed. Srie B. Textos Bsicos de Sade. Braslia, 2010b. p. 97-102.

4 de 4

2/5/2013 09:23

You might also like