You are on page 1of 14

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica [*]


Milton Joeri Fernandes Duarte Colgio Marista Arquidiocesano de So Paulo Doutor pela Faculdade de Educao da USP mjoeri@terra.com.br RESUMO: O principal objetivo deste artigo demonstrar a importncia da msica para a construo do conhecimento histrico de alunos e professores. A conscincia histrica mediada pela linguagem musical revela uma forte carga afetiva, pois faz parte de uma memria pessoal e atua como modelo de referncia para a apreenso e assimilao das novas audies, similares ou no as anteriores. Assim, revela-se o que podemos chamar de conscincia musical dos sujeitos envolvidos. A importncia da msica em sala de aula encontra-se principalmente relacionada prpria natureza da linguagem musical, pois s pode ser percebida nica e exclusivamente em e mediante o tempo, alimentando-se de uma memria afetiva que se transforma em uma conscincia musical no presente, facilitando as narrativas, reflexes, prticas ou interpretaes histricas dos alunos e da professora. PALAVRAS-CHAVE: Conscincia histrica, Linguagem musical e Memria. ABSTRACT: The main objective of this article was to demonstrate the importance of music to building historical knowledge in students and teachers. The historical awareness mediated by musical language reveals a strong affective load, because it is part of a personal memory andacts as a reference to the apprehension and assimilation of new listening, similar or not to the ones mentioned before. Therefore, it is revealed what we can call musical awareness of the involved subjects. The importance of music in class is mainly related to the nature of the musical language itself, as this can only be noticed in and through time, feeding itself from an affective memory that transforms itself in a musical awareness in the present, facilitating the narratives, thoughts, practices or historical interpretations of the students and the teacher. KEYWORDS: Historical awareness, Musical language and Memory. A pesquisa intitulada A msica e a construodo conhecimento histrico em aula, que tambm foi incentivada por experincias anteriores como professor do Ensino Mdio e coautor de um livro paradidtico1, teve como objetivo estudar o processo de construo do conhecimento histrico dos alunos e do professor atravs da msica, inserida no contexto de uma cultura escolar, para que possamos compreender at que ponto a linguagem musical pode ou no interferir na construo do conhecimento histrico em aula.

251

*Esse

artigo a adaptao de parte das reflexesda tese A msica e a construo doconhecimento histrico em aula, defendida na Faculdade de Educao da USP em 2011 sob a orientao da Profa. Dra. Katia Maria Abud. 1 BRANDO, Antonio Carlos & DUARTE, Milton Fernandes. Movimentos Culturais de Juventude. So Paulo: Moderna, 1990. (Coleo Polmica).

Temporalidades Revista Discente UFMG

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


As representaes histricas construdas por alunos e professora incentivadas pela msica foram estudadas de maneira diagnstica, atravs de uma pesquisa de inspirao etnogrfica de observao e entrevistas. Procurou-se identificar as relaes estabelecidas pelos sujeitos entre a realidade atual e o passado histrico, formando, assim, a chamada conscincia histrica. Mediada pela linguagem musical, essa conscincia histrica possui uma forte carga afetiva elaborada pelos alunos e pela professora, transformando-se em memria pessoal e modelo de referncia para a apreenso e assimilao das novas audies, similares ou no s anteriores, revelando assim o que podemos chamar de conscincia musical dos sujeitos envolvidos. Portanto, questes essenciais devero ser respondidas por esta pesquisa, entre elas, como se forma essa conscincia musical? E qual a importncia dela na formao da conscincia histrica e na construo do conhecimento histrico de alunos e professor? As experincias do passado representam, no relato dos entrevistados, mais que a matriaprima bruta de histrias produzidas para fazer sentido. Trata-se de algo que j possui, em si, a propriedade de estar dotado de sentido, de modo que a constituio consciente de sentido da narrativa histrica se refere diretamente a ela e lhe d continuao, engendrando vrios ingredientes das operaes conscientes do pensamento histrico. O passado passa a ser articulado, como estado de coisas, com as orientaes presentes no agir contemporneos dos alunos e da professora. Assim, as representaes histricas dessas narrativas tm de ser pensadas como algo que emerge de determinados processos da vida prtica desses sujeitos que fazem parte dos processos de constituio de sentido estabelecido pela conscincia histrica. A conscincia histrica , antes de tudo, uma mediao entre os valores morais (orientadores de comportamento) e a ao dos alunos e da professora dentro e fora do ambiente escolar. A maior parte das representaes dos entrevistados, durante esta pesquisa, demonstrou a necessidade da conscincia histrica para tratarem de valores morais e de argumentao moral (razo) e de como essa conscincia pode ser estimulada pela linguagem musical. A linguagem musical e suas dimenses histrico-pedaggicas A msica no apenas uma combinao de notas dentro de uma escala, mas tambm rudos de passos e bocas, sons eletrnicos, ou ainda uma vestimenta e gestos do cotidiano de determinados indivduos que gostam de um tipo de som. tudo isso e mais o produto de longas e Temporalidades Revista Discente UFMG

252

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


incontveis vivncias coletivas e individuais com as experincias de civilizaes diversas ao longo da histria. Dessa forma, a msica como fenmeno cultural e social apresenta vrias facetas concretas e abstratas que estimulam vrias representaes sobre a linguagem musical e que, necessariamente, demandam uma integrao terica e metodolgica de vrias reas do conhecimento.
[...] o antroplogo americano Alan P. Merriam formulou uma teoria daetnomusicologia, na qual reforou a necessidade da integrao dos mtodos de pesquisa musicolgicos e antropolgicos. Msica definida por Merriam como um meio de interao social, produzida por especialistas (produtores) para outras pessoas (receptores); o fazer musical um comportamento aprendido, atravs do qualsons so organizados, possibilitando uma forma simblica de comunicao na interrelao entre indivduo e grupo.2

Essa relao torna-se evidente quando falamos em ouvir e entender msica, ou seja, em percepo musical. Entende-se como percepo o processo pelo qual o ser humano organiza e vivencia informaes, basicamente de origem sensria. Longe de existir um consenso, msica e sua percepo cognitiva so assuntos que j causaram polmica entre representantes de diversas disciplinas. Assim, h psiclogos que acreditam em processos cognitivos como universais de natureza, pois cada ser humano dispe de um sistema nervoso. A viso oposta que essa pesquisa procurar seguir, j enxerga na diversidade cultural a predisposio para uma preferncia e seleo naturais dos padres visuais e auditivos, fazendo de cada processo cognitivo um caso especfico e culturalmente impregnado.3 Todas essas questes sobre a essncia da linguagem musical so respondidas apartir das especificidades culturais de cada povo, grupo social e indivduos. De acordo com essa viso, como arte e conhecimento sociocultural que a msica deve ser entendida. Essa foi a pretenso de desenvolvimento deste trabalho de pesquisa. Qualquer que seja nosso comportamento, diante da msica, de alguma maneira nos apropriamos dela e criamos algum tipo de representao sobre ela. Sabemos da alegria que os jovens encontram em se comunicar com outros jovens e demais pessoas, graas s suas msicas, executadas ou simplesmente ouvidas, pois vivem, acolhem e levam em conta a diversidade cultural, o que lhes parece, com frequncia, ser o valor essencial na escuta e na atividade musicais. Com isso, conseguem dividir e se respeitar, pois cada um pode ter a sua parte de colaborao na msica, como executor ou audincia, fazendo parte de um movimento cultural e criando uma identidade para o grupo.
PINTO, Tiago de Oliveira. Som e msica. Questes de uma antropologia sonora. In: Revista de Antropologia. So Paulo, v. 44, n. 01, p. 224, 2001. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003477012001000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 abr. 2012. 3 PINTO, Tiago de Oliveira. Som e msica. Questes de uma antropologia sonora, p. 236-237.
2

253

Temporalidades Revista Discente UFMG

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


Outro aspecto fundamental na relao entre histria, msica e o processo de aprendizagem a articulao entre texto e contexto para que a anlise histrica no seja reduzida e se limite prpria importncia da msica, deixando em segundo plano a sua contextualizao. O grande desafio do pesquisador mapear os sentidos embutidos numa obra musical, bem como suas formas de insero na sociedade e na histria. O problema da recepo cultural tem sido um dos grandes desafios dos estudos culturais, e se torna ainda mais difcil no caso da histria cultural da msica, na medida em que o objeto se encontra distante no tempo, construdo a partir de uma diacronia que implica na impossibilidade de reconstruir ou mapear a experincia cultural dos agentes que tomaram parte no processo estudado. Como mapear e compreender os usos e apropriaes4 que professores e alunos fazem da msica foi um dos principais desafios desta pesquisa. Professores e alunos, mesmo sem conhecimento tcnico, possuem dispositivos emocionais para dialogar com a msica. Tais dispositivos, verdadeiras competncias de carter espontneo ou cientfico, no so apenas resultado da subjetividade do ouvinte diante da experincia musical, mas tambm sofrem a influncia de ambientes socioculturais, valores e expectativas poltico-ideolgicas, situaes especficas de audio, repertrios culturais socialmente dados. No dilogo - decodificao - a apropriao dos ouvintes no se d s pela letra ou s pela msica, mas pelo encontro, tenso e harmnico a um s tempo, dos dois parmetros bsicos e de todos os outros elementos que influenciam produo e a apropriao da cano (vestimentas, comportamento e dana). Tudo isso gera o que pretendo definir como conscincia musical. A viso clssica que separa msicos e ouvintes em dois blocos estanques e delimitados deve ser revista. Um compositor ou msico profissional, por um lado, , em certa medida, um ouvinte, e sua escuta fundamental para a prpria criao musical. Por outro lado, os ouvintes no constituem um bloco coeso, uma massa de manipulados pela indstria cultural e nem um agrupamento catico de indivduos irredutveis em seu gosto e sensibilidade. O ouvinte opera num espao de relativa liberdade, influenciado por estruturas objetivas (comerciais, culturais e ideolgicas) que lhe organizam um campo de escutas e experincias musicais.5

254

DE CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano1: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 5. ed. Petrpolis: vozes, 2000, p. 40. 5 NAPOLITANO, Marcos. Histria e msica: histria cultural da msica popular. Belo Horizonte: Autntica, 2002, p. 82. (Coleo histria e reflexes).
4

Temporalidades Revista Discente UFMG

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


Na verdade, agentes e instituies formadoras do gosto e das possibilidades de criao e consumo musicais formam um contexto imediato, cujo pesquisador deve articular ao contexto histrico mais amplo do perodo estudado com as msicas apresentadas aos alunos. Trata-se de uma maneira de problematizar a escuta musical do aluno em relao ao processo de construo do conhecimento histrico.
Os sentidos enigmticos e polissmicos dos signos musicais favorecem os mais diversos tipos de escuta ou interpretaes verbalizadas ou no- de um pblico ou de intelectuais envolvidos pelos valores culturais e mentais, altamente matizados e aceitos por uma comunidade ou sociedade. A partir dessas concepes, a execuo de uma mesma pea musical pode provocar mltiplas escuta (conflitantes, ou no) nos decodificadores de sua mensagem, pertencentes s mais diversas sociedades, de acordo com uma perspectiva sincrnica ou diacrnica do tempo histrico.6

Todas essas questes de ordem histrica, sociolgica e antropolgica no negam o nvel da experincia esttica subjetiva da msica. Colocam outra ordem de reflexes ligadas s questes cognitivas do processo de construo do conhecimento histrico em sala de aula. Levando em conta a Histria Cultural, a relao entre conhecimento histrico e a msica se resolve no plano epistemolgico, mediante aproximaes e distanciamentos, entendendo-as como diferentes formas de expressar o mundo, que guardam distintas aproximaes com o real. Ambas so formas de explicar o presente, inventar o passado, imaginar o futuro. Valem-se de estratgias retricas, estetizando em narrativa os fatos dos quais se propem falar. Tambm so formas de representar inquietudes e questes que mobilizam os homens em cada poca de sua histria, e, nessa medida, possuem um pblico destinatrio (leitor e ouvinte), atuando como aproximaes que unem o conhecimento histrico e a msica. Nesse sentido, salutar a utilizao da linguagem musical no ensino de histria com o objetivo de fazer com que os alunos compreendam os motivos pelos quais as pessoas atuaram no passado de uma determinada forma, e o que pensavam sobre a maneira como o fizeram. Uma das principais preocupaes dessa pesquisa foi verificar como o professor e seus alunos utilizam modelos de explicao histrica e, ao mesmo tempo, averiguar se, no emprego de um desses tipos de noes, h possibilidade de extrair quais sentidos e influncias esto por trs dessas explicaes estimuladas pela linguagem musical e as representaes sociais estabelecidas pelas mesmas.

255

CONTIER, Arnaldo Daraya. Msica no Brasil: histria e interdisciplinaridade algumas interpretaes (1926-80). In: HISTRIA EM DEBATE: PROBLEMAS, TEMAS E PERSPECTIVAS. Anais do XVI Simpsio da Associao Nacional dos Professores de Histria. Rio de Janeiro: ANPUH, 22 a 26 de julho de 1991, p. 151.
6

Temporalidades Revista Discente UFMG

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


A importncia do saber do professor e as representaes dos alunos A professora, como sujeito desta pesquisa, tem sua existncia como agente histrico-social firmado no mbito de uma prtica determinada condicionada pela trajetria de vida pessoal e profissional. Isso acaba produzindo um saber que lhe sustenta a representao histrica e a utilizao da linguagem musical como mediao pedaggica em relao aos alunos. Ao longo da observao e tambm atravs das repostas obtidas durante a entrevista, foi possvel notar que a prtica pedaggica com a utilizao da linguagem musical encontra-se ligada a um saber-fazer da professora construdo ao longo da sua trajetria de vida social e profissional. A anlise da prtica e do discurso da professora evidencia, no percurso profissional, as expectativas pessoais e familiares que se cruzam com as oportunidades e os constrangimentos institucionais e sociais ao longo da sua carreira profissional. No ambiente escolar, a ao profissional da professora estruturada por duas sries de condicionantes: os ligados transmisso da matria (condicionantes de tempo, de organizao sequencial dos contedos, das mediaes utilizadas - como no caso da msica -, de alcance de finalidades, de aprendizagem por parte dos alunos como tambm de avaliao) e os condicionantes ligados gesto das interaes com os alunos (manuteno da disciplina, gesto das aes desencadeadas pelos alunos e a motivao da turma). O trabalho docente no ambiente escolar consiste em fazer essas duas sries de condicionantes convergirem, em faz-las colaborar entre si. Nesse sentido, a transmisso da matria e a gesto das interaes no s constituem elementos do trabalho docente, mas o prprio cerne da profisso. por isso que o estudo dos contedos transmitidos, a maneira como o professor os compreende, os organiza, os apresenta, utilizando-os para interagir com os alunos faz parte integrante de qualquer pesquisa sobre a sala de aula.7 Outro ponto importante a ser destacado o modo como os alunos interagem com os saberes disciplinares e curriculares por intermdio da ao do professor, constituindo um objeto essencial para esse tipo de pesquisa de campo, principalmente se levarmos em conta as representaes histricas que os alunos possuem em relao a esses contedos. As representaes histricas de professores e alunos, construdas pela audio de composies musicais, so eficazes auxiliares na construo do conhecimento histrico. Propiciam a identificao de diferentes
7

256

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formao profissional. 6a ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006, p. 219-220.

Temporalidades Revista Discente UFMG

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


significados dos elementos definitivos e provisrios contidos nas representaes histricas, que podem se transformar em uma ponte entre o presente e o passado histrico.
As mudanas, no presente, experimentadas como carentes de interpretao, so interpretadas em articulao com os processos temporais rememorados do passado; a narrativa histrica torna presente o passado, de forma que o presente aparece como sua continuao no futuro. Com isso a expectativa do futuro vincula-se diretamente experincia do passado: a narrativa histrica rememora o passado sempre com respeito experincia do tempo presente e, por essa relao com o presente, articula-se diretamente com as expectativas de futuro que se formulam a partir das intenes e das diretrizes do agir humano dos estudantes e professores entrevistados. Essa ntima interdependncia de passado, presente e futuro conhecida como uma representao histrica e serve orientao da vida humana prtica atual desses sujeitos.8

As transformaes histricas ocorrem em diferentes momentos do social e o processo educativo no seria excludo e nem independente de todas essas mudanas. Elas envolvem um conjunto de relaes existentes entre os significantes (imagens, palavras e sons) e os seus significados (as representaes). Tratando-se das anlises das representaes construdas para atender s exigncias educacionais, esta pesquisa procura refletir basicamente sobre duas situaes: uma delas ligada apreenso e construo do conhecimento em sala de aula, isto , a relao de aprendizagem existente entre os professores e os alunos; e a outra, s mltiplas mercadorias produzidas pela indstria cultural, como as msicas utilizadas como material didtico em sala de aula. Se esta pesquisa tem como principal objetivo entender a importncia da msica para a construo do conhecimento histrico em sala de aula, obrigatoriamente tenho um propsito. Levo em conta que todas as prticas histricas dependem das representaes utilizadas pelos alunos e a professora para darem sentido a sua realidade, contribuindo assim para a construo de uma viso de mundo. O conceito de representao social, na verdade, retoma o conceito de representao coletiva de autores clssicos como Mauss e Durkheim, pois a noo de representao coletiva deles possibilita a articulao das trs modalidades de relao com o mundo social: de incio, o trabalho de classificao e de recorte que produz configuraes intelectuais mltiplas pelas quais a realidade contrariamente construda pelos diferentes grupos que compem uma sociedade; em seguida, as prticas que visam a fazer reconhecer uma identidade social, a exibir uma maneira prpria de ser no mundo, a significar simbolicamente um estatuto e uma posio; enfim, as formas
RSEN, Jrn. Histria viva - teoria da histria: formas e funes do conhecimento histrico. Trad. Estevo de Rezende Martins. Braslia: UNB, 2001, p. 64.
8

257

Temporalidades Revista Discente UFMG

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


institucionalizadas e objetivas em virtude de quais representantes (instncias coletivas ou indivduos singulares) marcam, de modo visvel e perptuo, a existncia do grupo, da comunidade ou da classe.9 Dessa maneira, uma dupla via de anlise se abre. Nesse caso, uma deve pensar a construo das identidades sociais como resultado de relao de fora entre as representaes impostas pelos que detm o poder de classificar, nomear e de definio de aceitao ou resistncia que cada grupo social produz de si mesmo, como os estudantes e professores. Outra perspectiva a que considera o recorte social objetivado como a traduo do crdito conferido representao d de si mesmo. Logo, surge a capacidade de fazer reconhecer a existncia a partir de uma demonstrao de unidade, que, no caso desta pesquisa, representada por estudantes e professores de uma determinada escola. Etapas da pesquisa Inicialmente, a pesquisa se apoiou em leitura, resenhas e levantamento de categorias de anlise em dois grupos de textos: 1) estudos sobre a msica no processo de aprendizagem e sua relao com a Histria; 2) textos sobre as representaes e a construo do conhecimento histrico de professores e alunos em sala de aula. A segunda fase esteve vinculada pesquisa de campo: observaes das aulas de uma turma de 5 srie da escola pblica da rede municipal de So Paulo (setembro a dezembro de 2007). Nesse local, a professora mantinha um projeto que envolvia a linguagem musical nas aulas de Histria. J a terceira fase foi composta por oito entrevistas com os alunos (junho de 2008) e com a professora (maio de 2009) que compem uma amostragem qualitativa dos estudantes observados e da professora construindo a leitura de um objeto que valoriza o discurso e a experincia pessoal do entrevistado durante as aulas que foram observadas. As entrevistas com alunos foram selecionadas de acordo com os seguintes critrios: gnero (masculino ou feminino), faixa etria, processo ensinoaprendizagem (maior e menor rendimento, indiferena e comprometimento em relao ao curso em sala de aula), num trabalho de inspirao etnogrfica. O roteiro das entrevistas com os alunos foi elaborado a partir das observaes das aulas e da utilizao de pequenos textos didticos que serviram de estmulo para que os entrevistados estabelecessem relaes entre as aulas e as msicas trabalhadas em sala de aula com a professora. Com isso, tentei estabelecer uma diversidade qualitativa dos sujeitos que formaram uma amostra qualitativa do universo do estudante e do
CHARTIER, Roger. O mundo como representao. Trad. Andrea Daher e Zenir Campos Reis. In: Revista Estudos Avanados, So Paulo: Instituto de Estudos Avanados da USP, vol. 5, n. 11, p. 183, jan./abr. 1991.
9

258

Temporalidades Revista Discente UFMG

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


professor, facilitando, assim, as associaes e relaes que propiciam uma anlise da representao histrica desse aluno em relao aos contedos desenvolvidos em sala de aula. A partir das descries e observaes feitas ao longo desse exerccio etnogrfico, acredito que trs pontos deveriam merecer anlise e reflexes aprofundadas: como a escola se configura em um campo poltico e legitimador de prticas pedaggicas; como essas prticas pedaggicas, no caso, baseadas na linguagem musical se encontram inseridas na cultura escolar; e finalmente como essa linguagem musical se relaciona a prtica do ensino de histria em sala de aula, procurando entender de que forma a linguagem musical contribui na construo do conhecimento histrico. A terceira fase da pesquisa que foi composta por oito entrevistas com os alunos (junho de 2008) e uma entrevista com a professora Marli (maio de 2009). A amostragem qualitativa dos estudantes observados construiu uma leitura de um objeto que valorizou o discurso e a experincia pessoal do entrevistado durante as aulas que foram observadas durante o segundo semestre de 2007. Para que isso ocorresse efetivamente, foi estabelecido um roteiro baseado em quatro pequenos textos relacionados aos temas histricos desenvolvidos pela professora atravs da linguagem musical. Os oito estudantes entrevistados foram selecionados de acordo com os seguintes critrios: gnero, como foi citado anteriormente, adotando-se algumas prticas da chamada microetnografia ou microanlise com gravaes sonoras digitais como fonte primria. Distinguindo-se da etnografia em geral, o foco principal no mais o que est acontecendo naquele momento, mas como est acontecendo. O texto-base no ser apenas a narrao, mas tambm a anlise das reaes dos entrevistados e a transcrio de partes das entrevistas consideradas essenciais para a pesquisa. A possibilidade de escutar vrias vezes as gravaes, discutir e confrontar diferentes interpretaes tornou a anlise cada vez mais refinada, at atingir uma aproximao mais precisa ao objeto pesquisado com suas representaes. Nesse caso, as representaes sociais determinam tanto o carter do estmulo, como a resposta que ele incita. Conhec-las e explicar o que elas so e o que elas significam so o primeiro passo em toda anlise de uma situao ou de uma relao social que envolve um objeto, constituindo-se assim um meio de predizer a evoluo das interaes grupais, que nesse caso envolve professores e alunos.10

259

MOSCOVICI, Serge. Representaes sociais: investigaes em psicologia social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. 3. ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005, p. 100.
10

Temporalidades Revista Discente UFMG

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


Os resultados dessas entrevistas gravadas digitalmente estabeleceram um perfil qualitativo dos discentes em relao s aulas de histria e utilizao das msicas, levando em considerao os seguintes aspectos: identificao dos temas atravs dos textos; a relao entre os textos e as msicas ouvidas em sala de aula; a relao entre os textos e outras msicas sugeridas pelos alunos; e a relao entre os textos, as msicas e outras linguagens trabalhadas em sala de aula. Tambm faz parte desse perfil qualitativo canes, para que possamos analisar a importncia da utilizao da linguagem musical em uma tabulao das representaes dos alunos entrevistados em relao aos textos e sala de aula na construo do conhecimento histrico. Quanto entrevista da professora (maio de 2009), foi feita praticamente dois anos depois da pesquisa de campo e um ano aps as entrevistas com os alunos. Isso fez com que os resultados obtidos anteriormente em relao aos questionrios, aplicados em novembro de 2007 e s entrevistas com os alunos, ocorridas em junho de 2008, interferissem na elaborao do roteiro final da entrevista da docente. Como no caso dos alunos, adotaram-se as mesmas prticas da microetnografia ou microanlise com gravao sonora digital como fonte primria para a elaborao de um perfil qualitativo da professora, levando em considerao os seguintes pontos em relao trajetria de vida da profissional: a influncia musical na infncia, na adolescncia, na escola, na poca de faculdade e no incio da carreira do magistrio, procurando evidenciar as referncias musicais definitivas e provisrias da docente em relao linguagem musical, que podem fazer parte da conscincia musical e histrica da professora. Esse perfil qualitativo complementado por uma tabulao das falas da professora em relao s canes, para que possamos analisar a importncia da linguagem musical dentro e fora da sala de aula na construo do conhecimento histrico no ponto de vista do docente, levando em considerao os seguintes aspectos: a construo da aula utilizando a linguagem musical; a relao entre msica e contedo; outras msicas que poderiam ser utilizadas na 5 srie; o aprender Histria atravs da linguagem musical; a utilizao espordica da msica na sala de aula pelos professores; a relao entre a msica e as demais linguagens na sala de aula; a msica e a cultura escolar e os resultados profissionais da professora com a sua prtica pedaggica. Gosto musical, representao, memria e conscincia Se as prticas pedaggicas mediadas pela msica interferem na cultura escolar, ela tambm influenciada pelos gostos musicais dos alunos e da professora. O gosto musical, no contexto familiar se d essencialmente de forma afetiva, pois, nessa esfera, o processo de mediao cultural dos jovens Temporalidades Revista Discente UFMG

260

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


encontra e participa de relaes, cuja ligao afetiva (sentimentos e emoes) interligava-se tambm com a dimenso sonoro-musical. O gosto musical se afirma, principalmente, nas esferas do cotidiano familiar e do lazer e da escola, onde ouvir msica, principalmente em relao s duas primeiras esferas, ouvir emotivamente, pois a msica utilizada para que a mesma desperte ou reforce algo j latente em ns mesmos em busca de uma identidade com o outro. Na escola, pelo contrrio, a audio musical apresentada, na maioria das vezes, como uma atividade formal com frequncia, durao, objetivos e contedos pr-determinados. Mas quando o gosto musical, mesmo na escola, transforma-se em uma representao afetiva da mediao elaborada pelo aluno em relao ao mundo que o cerca, e que, devido ao seu carter eminentemente afetivo transforma-se em memria pessoal e modelo de referncia para a apreenso e assimilao das novas audies dos jovens, similares ou no as anteriores, revela o que podemos chamar de conscincia musical. Na pirmide hierrquica estabelecida por Schopenhauer11, a msica encontra-se acima das demais artes. A msica no expe apenas uma ideia ou leva abstrao de algumas imagens, que identifiquei como paisagens sonoras, aplicando o conceito de Schafer.12 A msica muito especial, pois a linguagem em si mesma. A arte dos sons no reproduz uma intuio esttica; ela a mensagem direta e imediata do mago das coisas. Para o autor de O mundo como vontade erepresentao13, as representaes estimuladas pela linguagem musical so construdas atravs de uma memria que se utiliza essencialmente do tempo e revelada, em grande parte, pelo gosto musical de cada um de ns. Portanto, como seria essa memria musical? Basicamente seria composta por dois elementos interdependentes: a identificao e a afetividade. A memria de identificao seria a capacidade que temos, na maioria dos casos, de identificar msicas que ouvimos antes, processo semelhante memria que temos de rostos, fotografias, sabores e cheiros, com certo grau de variao individual, mas todas, ao escutarem uma cano, estabelecem padres de identificao a partir de experincias anteriores que so balizadas pela afetividade que, por sua vez, faz parte da memria do sujeito. A memria musical existe e, como os outros tipos de memria, encontra-se enraizadas em

261

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representao. In: Schopenhauer / Kierkegaard. So Paulo: Abril Cultural, 1974, p. 7-88. (Coleo Os Pensadores, v. 31). 12 SCHAFER, Raymond Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lcia Pascoal. So Paulo: UNESP, 1991. 13 SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representao, p. 7-88.
11

Temporalidades Revista Discente UFMG

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


diferentes contextos. A rememorao pessoal de uma msica estabelece uma sincronia com a existncia social atual de cada pessoa emergindo aquela forma que chamamos de lembrana. Para Halbwachs14, a lembrana a interseco de muitas correntes do pensamento coletivo. Algo que se torna mais fcil se tais fatos estiverem ligados a uma determinada msica que nos faz relembrar o contexto e as emoes do passado. A construo dessas imagens, quando estimuladas pela afetividade da linguagem da msica, forma uma memria que se transforma em conscincia musical. Por meio de imagens, sentimentos e pensamentos resultantes dos diversos ambientes sociais marcantes em nossa vida, significativamente por determinada trilha sonora que compe histria de cada um, essa conscincia musical e individual vai balizar o nosso gosto e a nossa audio at o final de nossas vidas. Assim a conscincia musical tem uma funo prtica que confere realidade
direo temporal, orientao que pode guiar intencionalmente a ao atravs da mediao da linguagem musical, auxiliando na construo da memria histrica e, consequentemente, na formao da conscincia histrica dos alunos e da professora.

Conscincia histrica e conscincia musical Parte das respostas da minha pesquisa passa pela forma como a conscincia histrica mediada pela linguagem musical, j que esta possui uma forte carga afetiva elaborada pelos alunos e o professor. Transforma-se em memria pessoal e modelo de referncia para a apreenso e assimilao das novas audies, similares ou no as anteriores, revelando, assim, o que podemos chamar de conscincia musical dos sujeitos envolvidos. O processo de identificao da conscincia musical se inicia com o reconhecimento dos gostos ligados aos gneros musicais de alunos e da professora que, alm de suscitarem uma busca de identidade por parte dos entrevistados, tambm esto profundamente ligados a algum uso social em algum momento da histria pessoal. Nesse caso, o gosto musical transforma-se em uma representao afetiva da mediao elaborada por alunos e pela professora em relao ao mundo que o cerca. Isso devido ao carter eminentemente afetivo; transforma-se em memria pessoal e modelo de referncia para a apreenso e assimilao das novas audies dos jovens, similares ou no as anteriores, revelando o que podemos chamar de conscincia musical. Para Schopenhauer15, o mundo como representao estaria no gosto musical de cada um de
14HALBWACHS,

262

15SCHOPENHAUER,

Maurice. A memria coletiva. Trad. Beatriz Sidou. 2 ed. .So Paulo: Centauro, 2006. Arthur. O mundo como vontade e representao, p. 7-88.

Temporalidades Revista Discente UFMG

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


ns, sujeito e objeto se misturam e so revelados atravs da memria musical. Em tal processo, o sujeito ativo, uma espcie de arteso que possui a priori trs formas puras de conhecimento, todas inatas, presentes nele desde o nascimento e que possibilitam a apreenso do mundo circundante. Essas formas so o tempo, o espao e a causalidade, espcie de "culos intelectuais" para se conhecer as coisas, v-las tais quais aparecem, ou seja, de um exato jeito, no de outro e que vo compor a memria do sujeito, que se revela de forma mais aguada quando estimulada pela linguagem musical. Composta basicamente por dois elementos interdependentes, a memria musical remete identificao e afetividade. Ao escutarmos uma cano, estabelecemos padres de identificao a partir de experincias anteriores que so balizadas pela afetividade que, por sua vez, faz parte da memria do sujeito. A lembrana fixada pela memria uma imagem construda pelos elementos que esto nossa disposio, no conjunto de representaes que povoam nossa conscincia no presente. Imagens, sentimentos e pensamentos resultantes dos diversos ambientes sociais de que fizemos e fazemos parte em nossa vida so significativos na conscincia individual. Determinada trilha sonora que compe a histria de cada um vai balizar o nosso gosto e a nossa audio at o final de nossas vidas. Assim, a conscincia musical tem uma funo prtica que confere realidade direo temporal, orientao que pode guiar intencionalmente a ao por meio da mediao da linguagem musical, auxiliando na construo da conscincia histrica. Outro aspecto importante que as representaes histricas dos alunos e da professora estimuladas pela linguagem musical devem tambm ser pensadas como algo que emerge de determinados processos da vida humana prtica, que nos faz inicialmente ouvir emotivamente. Nas esferas do cotidiano familiar, do lazer e da escola a forma emotiva preponderante, pois ouvir msica emotivamente ouvir mais a si mesmo do que a prpria msica. se utilizar da msica para que ela desperte ou reforce algo j latente em ns mesmos em busca de uma identidade com o outro. O conhecimento histrico s assimilado pelos alunos quando compreendem os vestgios do passado como evidncia no mais profundo sentido, ou seja, como algo a ser tratado no apenas como mera informao, mas como algo de onde se possam retirar respostas a questes nunca ali formuladas. Esse tipo de investigao aqui empreendido sugere, a partir de algumas representaes histricas do que os estudantes construram ao longo de sua experincia de vida. Motivados pela linguagem musical, conseguiram lembrar e fazer algum tipo de interpretao em relao aos textos Temporalidades Revista Discente UFMG

263

Representao, memria e conscincia histrica atravs da msica


histricos propostos durante as entrevistas. Na maioria dos casos, auxiliou os alunos partirem de questionamentos do presente, refazendo, assim, o caminho das interpretaes desenvolvidas em torno dos textos, acrescentando outro e retomando o repertrio de significados possveis em torno dos temas histricos propostos pela professora aps um ano. No caso da professora, um ponto merecedor de destaque foi a dimenso temporal do saber da professora ao longo de sua histria de vida e do seu desenvolvimento ao longo da sua carreira profissional lhe afetaram a identidade profissional, e quais as caractersticas desse saber experiencial baseado na linguagem musical. Esse saber-fazer da professora mediado pela linguagem musical estruturado por duas sries de condicionantes: os ligados transmisso do contedo e os relacionados gesto das interaes com os alunos, como as questes da manuteno da disciplina e da motivao da turma. Portanto, o trabalho da docente no ambiente escolar consistiu em fazer essas duas sries de condicionantes convergirem, em faz-las colaborar entre si atravs da linguagem musical. A professora revelou, a partir da sua prtica e da sua narrativa, grande variedade de relaes que se estabelecem entre identidade pessoal e identidade profissional. A docente, nesse caso, foi o elemento central, procurando a unificao possvel, sendo instigada por mltiplas contradies e ambiguidades auxiliares na construo da sua conscincia musical e histrica transformadoras, j que se tornaram referencial para a prtica pedaggica da educadora em sala de aula. Em suma, a msica em sala de aula importante no processo de aprendizagem. fundamental para a construo, em sala de aula, do conhecimento histrico revelado, principalmente quando este se encontra relacionado prpria natureza da linguagem musical, que pode ser percebida nica e exclusivamente em e mediante o tempo, alimentando-se de uma memria afetiva que se transforma em uma conscincia musical no presente, facilitando as narrativas, reflexes, prticas ou interpretaes histricas dos alunos e da professora, auxiliando decisivamente na construo da conscincia histrica dos principais sujeitos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem.

264

Recebido: 06/05/2012 Aprovado: 14/07/2012

Temporalidades Revista Discente UFMG

You might also like