You are on page 1of 46

AULA 5 TEORIA GERAL DA GESTALT E

PLANEJAMENTO GRFICO
Prof. Dr. Gilson Prto Jr. gilsonportouft@gmail.com

MAX WERHEIMER (1880-1943)


Estudos de sensao e percepo: iluso do movimento. Gestalt vista como uma abordagem holstica: o todo maior do que a soma das partes. Aplicao: Linguagem, inteligncia, memria, percepo visual, conduta exploratria, dinmica dos grupos.

WERTHEIMER

Existem conjuntos, o comportamento dos quais no so determinados por seus elementos individuais, mas onde o processo da parte so determinadas pela natureza intrnseca do todo. o objetivo da Gestalt determinar a natureza de tais conjuntos.
Wertheimer, M. (1934). Na verdade. Pesquisa Social, 1, 135-146.

NA TEORIA GERAL DA GESTALT...


Afirma que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relaes. Dessa forma, nossa mente completa os espaos, pela percepo que temos do todo.

PRINCPIOS DA GESTALT
Unificao Similaridade Continuidade Fechamento Proximidade Pregnncia da forma (Figura e Fundo)

UNIFICAO

A unificao ocorre quando uma imagem abstrata pode ser entendida/compreendida pela mente humana pois preenchemos os espaos vazios instintivamente.

SIMILARIDADE

Similaridade ocorre quando um objeto parece similar a outro. As pessoas tendem a perceb-los como um grupo ou padro.
Com isso, os agrupamento so percebidos em suas relaes.

QUANDO UM OBJETO FOGE AO PADRO...


Ele considerado uma anomalia (p. ex.: criar novo visual).

CONTINUIDADE

A continuidade ocorre quando o olho compelido a se mover atravs de um objeto e continuar at outro objeto, dando uma sensao de ordem, harmonia e equilbrio.
Tendncia de acompanhar o outro objeto (pontos, linhas, planos, volumes, etc)

FECHAMENTO

O fechamento ocorre quando um objeto est incompleto ou o

espao no est completamente fechado (sensao de totalidade).

PROXIMIDADE

A proximidade ocorre quando os elementos so dispostos perto um do outro. Eles tendem a ser percebidos como um grupo, constituindo uma nica forma.

PREGNNCIA DA FORMA (FIGURA E FUNDO)


O olho diferencia a forma da rea em seu entorno. A forma ou silhueta tende a ser percebida como figura(objeto), enquanto a rea em volta percebida como fundo. Quanto melhor a organizao da visual mais rpida ser sua compreenso e leitura.

REFERNCIAS
CHERRY, Kendra. Max Wertheimer Biography. In: About.com Guide. Texto original disponvel no endereo:http://psychology.about.com/od/profiles mz/p/max-wertheimer.htm The Gestalt Principles. Traduo de Arthur Carvalho. Texto original disponvel no endereo:http://graphicdesign.spokanefalls.e du/tutorials/process/gestaltprinciples/gestal tprinc.htm

You might also like