You are on page 1of 19

Antonin Artaud

(Frana, 1896-1948)

A rvore
Esta rvore e o seu frmito sombria floresta de apelos, de gritos, devora o obscuro corao da noite. Vinagre e leite, o cu, o mar, a massa espessa do firmamento, tudo conspira no estremecimento que habita o denso corao da sombra. Um corao aberto, um astro duro que em dois se divide e no cu se difunde, o lmpido cu fendido no instante do sol nascente

- fazem todos o mesmo rudo que a noite e a rvore no centro do vento.

traduo: Herberto Helder In Doze ns numa corda, Assrio & Alvim, 1997

A mmia suspensa
Tenta o tronco com o olho morto e revirado para este cadver, este despelado cadver que se lava no hrrido silncio do teu corpo. O ouro que cresce, o veemente silncio em cima do teu corpo e a rvore que carregas ainda e este morto que adiante vai. - Olha como rolam os fusos nas fibras do corao escarlate este grande corao onde o cu deslumbra enquanto o ouro te submerge os ossos. a dura paisagem do fundo que enquanto caminhas se desvela e a eternidade sobrepassa-te porque no podes atravessar a ponte.

(Traduo de Antnio Ramos Rosa)

Carta Aberta
Abandonai as cavernas do ser. Vinde o esprito se revigora fora do esprito. J hora de deixar vossas moradas. Cedei ao Omni-Pensamento. O Maravilhoso est na raiz do esprito. Ns estamos dentro do esprito, no interior da cabea. Idias, lgica, ordem, Verdade (com V maiscula), Razo: tudo isso oferecemos ao nada da morte. Cuidado com vossas lgicas, senhores, cuidado com vossas lgicas; no imaginais, at onde pode nos levar nosso dio lgica. A vida, em sua fisionomia chamada real, s se pode determinar mediante um afastamento da vida, mediante uma suspenso imposta ao esprito; porm a realidade no est a. No venham pois, enfastiar em esprito a ns que apontamos para certa realidade supra-real, a ns que h muito tempo no nos consideramos do presente e somos para ns como nossas sombras reais. Aquele que nos julga ainda no nasceu para o esprito, para este esprito a que nos referimos e que est, para ns, fora do que vs chamais esprito. No chamem demasiado nossa ateno para as cadeias que nos unem imbecilidade petrificante do esprito. Ns apanhamos uma nova besta.

Os cus respondem a nossa atitude de absurdo insensato. O hbito que tendes todos vs de dar s costas s perguntas no impedir que os cus se abram no dia estabelecido, e que uma nova linguagem se instale no meio de vossas imbecis transaes. Queremos dizer: das transaes imbecis de vossos pensamentos. Existem signos no Pensamento. Nossa atitude de absurdo e de morte da maior receptividade. Atravs das fendas de uma realidade em frente no vivel, fala um mundo voluntariamente sibilino.

ARTAUD, Antonin. Cartas aos Poderes. Porto Alegre: Editorial Villa Martha, 1979. (Coleo Surrealistas - Vol. 1)

Carta aos Reitores das Universidades Europeias


Senhor Reitor Na estreita cisterna que chamais Pensamento os raios do espirito apodrecem como montes de palhas. Basta de jogos de palavras, de artifcios de sintaxe, de malabarismos formais; precisamos encontrar - agora - a grande Lei do corao, a Lei que no seja uma Lei, uma priso, seno um guia para o espirito perdido em seu prprio labirinto. Alem daquilo que a cincia jamais poder alcanar, ali onde os raios da razo se quebram contra as nuvens, esse labirinto existe, ncleo para o qual convergem todas as forcas do ser, as ultimas nervuras do Espirito. Nesse ddalo de muralhas movedias e sempre transladadas, fora de todas as forcas conhecidas de pensamento, nosso Espirito se agita, espreitando seus mais secretos e espontneos movimentos, esses que tem um carter de revelao, esse ar de vindo de outras partes, de cado do cu. Porem a raa dos profetas esta extinta. A Europa se cristaliza, se mumifica lentamente dentro das ataduras de suas fronteiras, de suas fabricas, de seus tribunais, de suas Universidades. O Espirito gelado range entre as laminas minerais que o oprimem. E a culpa de vossos sistemas embolorados, de vossa lgica de dois- e - dois - so - quatro; a culpa vossa, Reitores, apanhados na rede de silogismos. Fabricais engenheiros, magistrados, mdicos a quem escapam os verdadeiros mistrios do corpo, as leis csmicas do ser falsos sbios, cegos para o alem, filsofos que pretendem reconstruir o Espirito. O menor ato de criao espontnea constitui um mundo mais complexo e mais revelador que qualquer sistema metafsico. Deixa-nos, pois, Senhores< sois to somente usurpadores. Com que direito pretendeis canalizar a inteligncia e dar diplomas de Espirito? Nada sabeis do Espirito, ignorai suas mais ocultas e essncias ramificaes, essas pegadas fosseis, to prximas de nossas prprias origens, esses rastros que s vezes logramos localizar nos jazigos mais escuros de nosso crebro. Em nome de vossa prpria lgica, vos dizemos: a vida empesta, senhores. Contemplai por um instante vossos rostos, e considerai vossos produtos. Atravs das peneiras de vossos diplomas, passa uma juventude cansada, perdida. Sois a praga de um mundo, Senhores, e boa sorte para esse mundo, mas que pelo menos no se acredite testa da humanidade.

ARTAUD, Antonin. Cartas aos Poderes. Porto Alegre: Editorial Villa Martha, 1979. (Coleo Surrealistas - Vol. 1)

Carta s Escolas de Buda


Vs que no estais na carne, que sabeis em que ponto de sua trajectria carnal, de seu vai e vem insensato, a alma encontra o verbo absoluto, a palavra nova, a terra interior. Vs que sabeis como algum d voltas no pensamento e como o espirito pode salvar-se de si mesmo. Vs que sois interiores de vs mesmos, que j no tendes um espirito ao nvel da carne: aqui h mos que no se limitam a tomar, crebros que vem alem de um bosque de tetos, de um florescer de fachadas, de um povo de rodas, de uma actividade de fogo e de mrmores. Ainda que avance esse povo do ferro, ainda que avancem as palavras escritas com a velocidade da luz, ainda que avancem os sexos um at o outro com a violncia de um canhonao, o que haver mudado nas rotas da alma, o que os espasmos do corao, na insatisfao do espirito? Por isso, lana s guas todos esse brancos que chegam com suas cabeas pequenas e seus espritos j manejados. necessrio agora que esses cachorros nos ouam. No falamos do velho mal humano. Nosso espirito sofre de outras necessidades que as inerentes vida. Sofremos de uma podrido, a podrido da Razo. A lgica Europa esmaga sem cessar o espirito entre os martelos de dois fins opostos, abre o espirito e volta a fech-lo. Porem agora, o estrangulamento chegou ao cumulo, j faz demasiado tempo que padecemos sob seu jugo. O espirito maior que o espirito, as metamorfoses da vida da vida so mltiplas. Como vs, rechaamos o progresso: vinde, deitemos abaixo nossas moradas. Que continuem ainda nossos escribas escrevendo, nossos jornalistas cacarejando, nossos crticos resmungando, nossos agiotas roubando com seus moldes de rapina, nossos polticos arengando e nossos assassinos legais incubando seus crimes em paz. Ns sabemos - sabemos muito bem - o que a nossa vida. Nossos escritores, nossos pensadores, nossos doutores, nossos charlates coincidem nisto: em frustar a vida. Que todos estes escribas cuspam sobre ns, que nos cuspam por costume ou por mania, que nos cuspam porque so castrados de espirito, porque no podem perceber os matizes, os barros cristalinos, as terras giratrias onde o espirito elevado dos homens se transforma sem cessar. Ns captamos o pensamento melhor. Vinde. Salvai-nos destas larvas. Inventai para ns novas moradas.

NOTA Em 1920, com idade de 24 anos, Antonin Artaud chega Paris com a inteno de consagrar-se ao teatro. Liga-se ento, com Charles Dullin, que acaba de fundar o "Thtre de I'Atelier", participando como actor, decorador e realizador. Faz j tempo que Artaud se interessa pelas actividades do grupo surrealista. Em 1923, no atelier de Andr Masson, entra em contato com Robert Desnos, Michel Leiris e Mir, quem pouco tempo mais tarde lhe apresentam a Andr Breton e ao grupo surrealista, que acaba de organizar-se ao redor do Primeiro Manifesto. a poca do aparecimento da revista "A Revoluo Surrealista", rgo do movimento. Artaud adere e se torna um dos principais porta-vozes da ideologia. "Apesar do pouco tempo transcorrido desde que Artaud havia se unido a ns, ningum, como ele, soube entregar-se

to espontaneamente ao servio da causa surrealista... Ele possua uma espcie de furor que no perdoava, por assim dizer, nenhuma das instituies humanas, mas que podia, ocasionalmente, terminar em gargalhada. Por ele passava todo o desafio da juventude. No surpreende que este furor, pelo enorme poder de contgio que possua, influenciou profundamente a trajectria surrealista (Andr Breton, "Entretiens", Gallimard, 1952). No comeo do ano de 1925, o grupo funda uma "Central de Investigaes Surrealista", cujo objectivo inicial : "recolher todos os dados possveis no que diz respeito s formas que pode assumir a atividade inconsciente do espirito". Artaud, ao assumir pouco depois a direco, se esfora por converter o objectivo inicial num, centro de "reordenamento" da vida. "O surrealismo, mais que crenas, registra uma certa ordem de repulses. antes de tudo um estado de espirito. No determina receitas". O grupo lhe confia ento direo do n 3 da revista "A Revoluo Surrealista", que at este momento estava a cargo de Pret e Naville. Artaud toma a iniciativa de redigir a maior parte dos textos que se publicam neste nmero, dando um giro inesperado ao tom da publicao. "Aqui a linguagem se desprende de tudo o que podia dar-lhe um carcter ornamental, se entrega "onda de sonhos" de que falou Aragn, e surge cheia e resplandecente maneira de uma arma... (Breton, op.cit.)". Seus textos impregnados de um ardor insurreacional, esto redigidos em forma de cartas abertas e dirigidos contra aquelas instituies ou seus representantes frente aos quais o surrealismo comea a organizar o seu clamor de protesto. Para a presente edio agrupamos as cartas sob o ttulo geral de "Cartas aos Poderes". Desde o primeiro texto (Carta Aberta), que figura como editorial da revista, uma voz proftica e exaltada por uma violncia que inquietava seus prprios companheiros, lana uma ataque frontal contra o "espirito" lgico e seus "poderes" de opresso, que de sculo em sculo tem instrumentado a liquidao do homem. Nas cartas seguintes fixa os termos de sua denncia contra este "espirito" fabricado nas universidades, reivindicado nos hospcios e "transfigurado" em Roma. Fica o chamado um oriente dialctico, atravs das cartas ao Dalai-Lama e as Escolas de Buda, onde entrevemos luz do romantismo surrealista - um eco do "Viagem ao Oriente" nerveliano. Porm no pode apressar-se em reconhecer aqui um oriente histrico, seno melhor um "oriente interior", negao para onde se transfere tudo o que o ocidente no . Vinte anos mais tarde, a voz de Artaud, convertida em grito, depois de sua passagem pelo hospcio de Rodez, descarregar com a violncia do antema, todas as suas baterias contra este oriente e seu "esprito", que como todo o "esprito" se aplicou em torturar vida. Estas cartas junto com "L'Ombilic des Limbes" e "Le pse-nerfs", representam o comeo de uma desgarradora experincia de um mergulho em sua interioridade que "est aberta pelo ventre, por debaixo acumula uma intraduzvel e sombria cincia, cheia de mares subterrneos, de edifcios cncavos e de uma agitao congelada". ARTAUD, Antonin. Cartas aos Poderes. Porto Alegre: Editorial Villa Martha, 1979. (Coleo Surrealistas - Vol. 1)

Grito
O pequeno poeta celeste Abre ao peito as gelosias.

Entrechocam-se os cus. O olvido Desenraza a sinfonia. Palafreneiro a casa louca Que te pe a guardar lobos No suspeita das cleras Geradas na grande alcova Da abbada sobre ns absorta. Por consequncia noite e silncio Reprimi qualquer impureza O cu a grandes passadas Cruza os rudos. A estrela devora. O cu oblquo Rompe o voo para o alto A noite varre os resduos Do deleitoso repasto. Na terra caminha uma lesma Mil brancas mos a aplaudem Uma lesma sobe ao stio De onde se evolou a terra. Anjos, que nenhuma obscenidade Inspira, em paz regressavam Quando se ergueu a voz da verdade Do esprito que os chamava. O sol mais baixo que o dia Evaporava o mar todo Nasceu na terra confusa Um estranho mas ntido sonho. O pequeno poeta perdido Deixa o lugar alm-mundo Com uma ideia celeste Contra o corao cabeludo. *** Duas tradies em vigncia. Mas o pensamento fechado No dispe de qualquer espao. Recomear a experincia.

In Doze Ns Numa Corda - poemas mudados para portugus por Herberto Helder, Assrio & Alvim, Dezembro de 1997

Heliogabalo
(Excerto) Heliogabalo chegar a Roma na Primavera do ano de 218, depois de uma estranha marcha de sexo, de um desencadear fulgurante de jbilos, atravs de todos os Balks. Ora corre disparada no seu carro coberto de doceis, e atrs dele o Falos de dez toneladas metido numa caixa que parece abrigar um mamute; ora tardando, mostrando os seus tesouros, a sua fbrica de sumptuosidade, e organizando desfiles bizarros para multides imbecis e temerosas. O Falos, sobre a carreta descomunal, quase ao nvel do cho, rodas largas como coxas de elefantes, puxado a trezentos touros enlouquecidos por matilhas de hienas ululantes mas acorrentadas, atravessa a Turquia europeia, a Macednia, a Grcia, os Balks, a ustria, numa corrida de Zebra. (...)

(in Heliogabalo ou o Anarquista Coroado, Traduo de Mrio Cesariny)

Invocao mmia
Estas ravinas de osso e de pele por onde comeam as trevas do absoluto, e a pintura desta boca que fechas como uma cortina E o ouro que te desliza em sonho a vida que te despoja de ossos, e as flores deste olhar falso por onde reencontras a luz Mmia, e estas mos de fusos para remexer nas tuas entranhas, estas mos onde a sombra espantosa toma o aspecto de um pssaro Tudo isso de que a morte se orna como de um rito aleatrio, esta conversa de sombras, e o ouro onde biam as negras entranhas Por a que eu te alcano, ardida senda das veias, e o ouro como a minha dor o testemunho certo e pior

traduo: Herberto Helder In Doze ns numa corda, Assrio & Alvim, 1997

(No topo das essncias)


No topo das essncias fixadas, correspondente s inumeravis modalidades da matria, existe aquilo que, na subtileza das essncias, na violncia do fogo gneo corresponde aos princpios geradores das coisas, aquilo que o esprito que pensa pode denominar princpios, os quais porm correspondem, em relao totalidade fervente das coisas, a graus conscientes da Vontade na Energia. No existem princpios da matria subtil ou do enxofre ou do sal, mas, para alm do sal, do mercrio ou do enxofre, matrias ainda mais subtis que, no ltimo extremo da vibrao orgnica, do conta da diversidade do esprito atravs das coisas; e a quem pede lhe sejam apresentadas as coisas, s os nmeros respondem dando conta das suas existncias separadas. (...)

in Heliogabalo ou o Anarquista Coroado, Traduo de Mrio Cesariny de Vasconcelos

[O homem-rvore]
(Carta a Pierre Loeb) Ivry, 23 de Abril de 1947 O tempo em que o homem era uma rvore sem rgos nem funo, mas de vontade e rvore de vontade que anda, voltar. Existiu, e voltar. Porque a grande mentira foi fazer do homem um organismo, ingesto, assimilao, incubao, excreo, o que existia criou toda uma ordem de funes latentes e que escapam ao domnio da vontade decisora, a vontade que em cada instante decide de si; porque assim era a rvore humana que anda, uma vontade que decide a cada instante de si, sem funes ocultas, subjacentes, que o inconsciente rege. Do que somos e queremos na verdade pouco resta, um p nfimo sobrenada, e o resto, Pierre Loeb, o que ? Um organismo de engolir, pesado na sua carne, e que defeca, e em cujo campo, como um irisado distante, um arco-ris de reconciliao com deus, sobrenadam, nadam os tomos perdidos, as ideias, acidentes e acasos no total de um corpo inteiro. Quem foi Baudelaire? Quem foram Edgar Poe, Nietzsche, Grard de Nerval? Corpos que comeram, digeriram, dormiram, ressonaram uma vez por noite, cagaram entre 25 e 30 000 vezes, e em face de 30 ou 40 000 refeies, 40 mil sonos, 40 mil roncos, 40 mil bocas acres e azedas ao despertar, tem cada qual de apresentar 50 poemas, o que realmente no de mais, e o equilbrio entre a produo mgica e a produo automtica est muito longe de ser mantido, est todo ele desfeito, mas a realidade humana, Pierre Loeb, no isto.

Ns somos 50 poemas, o resto no somos ns mas o nada que nos veste, se ri para comear de ns, vive de ns a seguir. Ora este nada nada , no qualquer coisa mas alguns. Quero dizer alguns homens. Animais sem vontade nem pensamento prprio, ou seja sem dor prpria, que em si no aceitam vontade de uma dor prpria e para forma de viver mais no encontram que falsificar a humanidade. E da rvore-corpo, mas vontade pura que ramos, fizeram este alambique de merda, esta barrica de destilao fecal, causa de peste e de todas as doenas e deste lado de hbrida fraqueza, de tara congnita, que caracteriza o homem nato. Um dia o homem era virulento, s era nervos elctricos, chamas de um fsforo perpetuamente aceso, mas isto passou fbula porque os animais l nasceram, os animais, essas deficincias de um magnetismo inato, essa cova de oco entre dois foles de fora que no eram, eram nada e passaram a ser qualquer coisa, e a vida mgica do homem caiu, o homem caiu do seu rochedo com man e a inspirao que era o fundo passou a ser o acaso, o acidente, a raridade, a excelncia, talvez excelncia mas frente de um tal acervo de horrores, que mais valia nunca ter nascido. No era o estado de paraso, era o estado-manobra, - operrio, o trabalho sem rebarbas, sem perdas, numa indescritvel raridade. Mas esse estado por que no continuou? Pelas razes que levam o organismo de animal, que foi feito para e por animais e desde h sculos lhe aconteceu, a explodir. Exactamente pelas mesmas razes. Mais fatais umas do que outras. Mais fatal a exploso do organismo dos animais que a do trabalho nico no esforo dessa vontade nica e muito impossvel de encontrar. Porque realmente o homem-rvore, o homem sem funo nem rgos que lhe justifiquem a humanidade, esse homem prosseguiu sob a capa do ilusrio do outro, a capa ilusria do outro, prosseguiu na sua vontade mas oculta, sem compromissos nem contacto com o outro. E quem caiu foi quem quis cerc-lo e imit-lo mas logo depois com muita fora, estilo bomba, ir revelar a sua inanidade. Porque devia criar-se um crivo entre o primeiro dos homens-rvores e os outros, mas aos outros foi preciso o tempo, sculos de tempo para os homens que tinham comeado ganharem o seu corpo como aquele que no comeou e no parou de ganhar o seu corpo mas no vazio, e no havia l ningum, e l no havia comeo. E ento? Ento. Ento as deficincias nasceram entre o homem e o labor rido que era bloquear tambm o nada. Em breve esse trabalho ser concludo. E a carapaa ter de ceder. A carapaa do mundo presente. Levantada sobre as mutilaes digestivas de um corpo esquartelado em dez mil guerras e pela dor, e a doena, e a misria, e a penria de gneros, objectos e substncias de primeira necessidade. Os que sustentam a ordem do lucro das instituies sociais e burguesas, que nunca trabalharam mas gro a gro amealharam o bem roubado desde h bilies de anos e conservado em certas cavernas de foras defendidas pela humanidade inteira, com algumas tantas excepes vo ver-se obrigados a gastar as energias nessa

coisa que combater, vo l poder deixar de combater, pois no fim da guerra e esta agora apocalptica, que h-de vir, est a sua cremao eterna. Por isto mesmo eu julgo que o conflito entre a Amrica e a Rssia, reforado ele seja a bombas atmicas, pouco vai ser ao lado e em face do outro conflito que vai repentinamente estalar entre quem preserva uma digestiva humanidade, por um lado, e por outro o homem de vontade pura e os seus muito raros aderentes e sequazes mas com a sempiterna fora por si.

Traduo de Anbal Fernandes

O pesa nervos
O difcil encontrar de fato o seu lugar e restabelecer a comunicao consigo mesmo. O todo est em certa floculao das coisas, no agrupamento de toda essa pedraria mental em torno de um ponto que falta justamente encontrar. E eu, eis o que penso do pensamento: A INSPIRAO CERTAMENTE EXISTE. E h um ponto fosforescente onde toda a realidade se reencontra, porm mudada, metamorfoseada - e pelo qu? - um ponto de mgica utilizao das coisas. E eu creio nos aerlitos mentais, em cosmogonias individuais. Toda a escritura uma porcaria. As pessoas que saem do vago para tentar precisar seja o que for do que se passa em seu pensamento so porcos. Todo o mundo literrio porco, e especialmente o desse tempo. Todos aqueles que tm pontos de referncia no esprito, quero dizer, de um certo lado da cabea, em bem localizados embasamentos de seus crebros, todos aqueles que so mestres em sua lngua, todos aqueles para quem as palavras tem um sentido, todos aqueles para quem existem altitudes na alma, e correntes de pensamento, aqueles que so o esprito da poca, e que nomearam essas correntes de pensamento, eu penso em suas tarefas precisas, e nesse rangido de autmato que espalha aos quatro ventos seu esprito, - so porcos. Aqueles para quem certas palavras tm sentido, e certas maneiras de ser, aqueles que mantm to bem os modos afectados, aqueles para quem os sentimentos tm classes e que discutem sobre um grau qualquer de suas hilariantes classificaes, aqueles que crem ainda em "termos", aqueles que remoem ideologias que ganham espao na poca, aqueles cujas mulheres falam to bem e tambm e que falam das correntes da poca, aqueles que crem ainda numa orientao do esprito, aqueles que seguem caminhos, que agitam nomes, que fazem bradar as pginas dos livros - so os piores porcos. Voc bem gratuito, moo! No, eu penso em crticos barbudos. Eu j lhes disse: nada de obras, nada de lngua, nada de palavra, nada de esprito, nada. Nada, excepto um belo Pesa-nervos. Uma espcie de estao incompreensvel e bem no meio de tudo no esprito. E no esperem que eu lhes nomeie esse tudo, que eu lhes diga em quantas partes ele se divide, que eu lhes diga seu peso, que eu ande, que eu me ponha a discutir sobre esse tudo, e que, discutindo, eu me perca e me ponha assim, sem perceber, a PENSAR - e que ele se ilumine, que ele viva, que ele se enfeite de uma multido de palavras, todas bem cobertas de sentido, todas diversas, e capazes de expor muito bem todas as atitudes, todas as nuanas de um pensamento muito sensvel e penetrante. Ah, esses estados que nunca so nomeados, essas situaes eminentes da alma, ah, esses intervalos de esprito, ah, esses minsculos malogros que so o po de cada dia de minhas horas, ah, esse povo formigante de dados - so sempre as mesmas

palavras que me servem e na verdade eu no pareo mexer muito em meu pensamento, mas eu mexo nele muito mais do que vocs na realidade, barbas de asnos, porcos pertinentes, mestres do falso verbo, arranjadores de retratos, folhetinistas, rasteiros, ervateiros, entomologistas, praga de minha lngua. Eu lhes disse que no tenho mais minha lngua, mas isto no razo para que vocs persistam, para que vocs se obstinem na lngua. Vamos, eu serei compreendido dentro de dez anos pelas pessoas que faro o que vocs fazem hoje. Ento meus giseres sero conhecidos, meus gelos sero vistos, o modo de desnaturar meus venenos estar aprendido, meus jogos d'alma estaro descobertos. Ento meus cabelos estaro sepultos na cal, todas minhas veias mentais, ento se perceber meu bestirio e minha mstica ter se tornado um chapu. Ento ver-se- fumegar as junturas das pedras, e arborescentes buqus de olhos mentais se cristalizaro em glossrios, ento verse-o cair aerlitos de pedra, ento ver-se-o cordas, ento se compreender a geometria sem espaos, e se aprender o que a configurao do esprito, e se compreender como eu perdi o esprito. Ento se compreender por que meu esprito no est a, ento ver-se-o todas as lnguas estancar, todos os espritos secar, todas as lnguas encorrear, as figuras humanas se achataro, se desinflaro, como que aspiradas por ventosas secantes, e essa lubrificante membrana continuar a flutuar no ar, esta membrana lubrificante e custica, esta membrana de duas espessuras, de mltiplos graus, de um infinito de lagartos, esta melanclica e vtrea membrana, mas to sensvel, to pertinente tambm, to capaz de se multiplicar, de se desdobrar, de se voltar com seu espelhamento de lagartos, de sentidos, de estupefacientes, de irrigaes penetrantes e virosas, ento tudo isto ser considerado certo, eu no terei mais necessidade de falar.

O suicdio uma soluo?


No, o suicdio ainda uma hiptese. Quero ter o direito de duvidar do suicdio assim como de todo o restante da realidade. preciso, por enquanto e at segunda ordem, duvidar atrozmente, no propriamente da existncia, que est ao alcance de qualquer um, mas da agitao interior e da profunda sensibilidade das coisas, dos actos, da realidade. No acredito em coisa alguma qual eu no esteja ligado pela sensibilidade de um cordo pensante, como que meterico e ainda assim sinto falta de mais meteoros em aco. A existncia construda e sensvel de qualquer homem me aflige e decididamente abomino toda realidade. O suicdio nada mais que a conquista fabulosa e remota dos homens bem-pensantes, mas o estado propriamente dito do suicdio me incompreensvel. O suicdio de um neurastnico no tem qualquer valor de representao, mas sim o estado de esprito de um homem que tiver determinado seu suicdio, suas circunstncias materiais e o momento do seu desfecho maravilhoso. Desconheo o que sejam as coisas, ignoro todo o estado humano, nada no mundo se volta para mim, d voltas em mim. Tolero terrivelmente mal a vida. No existe estado que eu possa atingir. E certamente j morri faz tempo, j me suicidei. Me suicidaram, quero dizer. Mas que achariam de um suicdio anterior, de um suicdio que nos fizesse dar a volta, porm para o outro lado da existncia, no para o lado da morte? S este teria valor para mim. No sinto apetite da morte, sinto apetite de no ser, de jamais ter cado neste torvelinho de imbecilidades, de abdicaes, de renncias e de encontros obtusos que o eu de Antonin Artaud, bem mais frgil que ele. O eu deste enfermo errante que de vez em quando vem oferecer sua sombra sobre a qual ele j cuspiu faz muito tempo, este eu capenga, apoiado em muletas, que se arrasta; este eu virtual, impossvel e que todavia se encontra na realidade. Ningum

como ele sentiu a fraqueza que a fraqueza principal, essencial da humanidade. A de ser destruda, de no existir.

Os sentimentos atrasam
Os sentimentos atrasam, as paixes atrasam, as instituies atrasam, est tudo a mais, nesse demais sempre a pesar sobre a existncia, ela prpria uma ideia a mais, filsofos, sbios, mdicos, padres, pouco a pouco, de mansinho e brutalmente, tmnos feito esta vida falsa porque no h profundidade nas coisas, no h alm, nem mais voragem do que a que formos capazes de l pr j, sem ideia nem entidade, sem imanncia nem instncia, nada me espera para me pedir contas, mas eu tenho contas a pedir a alguns ignbeis velhos labregos da doutrina, contas a pedir por retardarem a vida com os seus sentimentos, paixes, instituies. (...)

traduo: Ernesto Sampaio In Os Sentimentos Atrasam, Hiena, 1993

Para acabar com o julgamento de Deus


Rito de Sol Negro E l embaixo, no p da encosta amarga, cruelmente desesperada do corao, abre-se o crculo das seis cruzes bem l embaixo como se incrustada na terra amarga, desincrustada do imundo abrao da me que baba. A terra do carvo negro o nico lugar hmido nessa fenda de rocha. Rito o novo sol passar atravs de sete pontos antes de explodir no orifcio da terra. H seis homens um para cada sol e um stimo homem que o sol cru vestido de negro e carne viva.

Mas este stimo homem um cavalo, um cavalo com um homem conduzindo-O. Mas o cavalo que o sol e no o homem. No dilaceramento de um tambor e uma trombeta longa estranha, os seis homens que estavam deitados tombados no rs-do-cho, brotaram um a um como girassis, no sis porm solos que giram, ltus dgua, e a cada um que brota corresponde, cada vez mais sombria e refreada a batida do tambor at que de repente chega a galope, a toda velocidade ltimo sol, o primeiro homem, o cavalo negro com um homem nu, absolutamente nu e virgem em cima. Depois de saltar, eles avanam em crculos crescentes e o cavalo em carne viva empina-se e corcoveia sem parar na crista da rocha at os seis homens terem cercado completamente as seis cruzes. Ora, o tom maior do Rito precisamente

A ABOLIO DA CRUZ Quando terminam de girar arrancam as cruzes do cho e o homem nu a cavalo ergue uma enorme ferradura banhada no sangue de uma punhalada.

A QUESTO QUE SE COLOCA... O que grave

sabermos que atrs da ordem deste mundo existe uma outra Que outra? No o sabemos. O nmero e a ordem de suposies possveis neste campo precisamente o infinito! E o que o infinito? No o sabemos com certeza. uma palavra que usamos para designar abertura da nossa conscincia diante da possibilidade desmedida, inesgotvel e desmedida. E o que a conscincia? No o sabemos com certeza. o nada. Um nada que usamos para designar quando no sabemos alguma coisa e de que forma no o sabemos e ento dizemos conscincia, do lado da conscincia quando h cem mil outros lados. E ento? Parece que a conscincia est ligada em ns ao desejo sexual e fome. Mas poderia igualmente no estar ligada a eles. Dizem, possvel dizer, h quem diga que a conscincia um apetite, o apetite de viver: e imediatamente junto com o apetite de viver o apetite da comida

imediatamente nos vem mente; como se no houvesse gente que come sem o mnimo apetite; e que tem fome. Pois isso tambm existe: os que tem fome sem apetite; e ento? Ento o espao do possvel foi-me apresentado um dia como um grande peido que eu tivesse soltado; mas nem o espao nem a possibilidade eu sabia exatamente o que fossem, nem sentia necessidade de pensar nisso, eram palavras inventadas para definir coisas que existiam ou no existiam diante da premente urgncia de uma necessidade: suprimir a ideia, a ideia e seu mito e no seu lugar instaurar a manifestao tonante dessa necessidade explosiva: dilatar o corpo da minha noite interior, do nada interior do meu eu que noite, nada, irreflexo, mas que explosiva afirmao de que h alguma coisa para dar lugar: meu corpo. Mas como, reduzir meu corpo a um gs ftido? Dizer que tenho um corpo porque tenho um gs ftido que se forma em mim? No sei mas sei que

o espao, o tempo, a dimenso, o devir, o futuro, o destino, o ser, o no-ser, o eu, o no-eu nada so para mim; mas h uma coisa que algo, uma s coisa que algo e que sinto por ela querer SAIR: a presena da minha dor do corpo, a presena ameaadora infatigvel do meu corpo; e ainda que me pressionem com perguntas e por mais que eu me esquive a elas h um ponto em que me vejo forado a dizer no, NO negao; e chego a esse ponto quando me pressionam, e me apertam e me manipulam at sair de mim o alimento, meu alimento e seu leite, e ento o que fica? Fico eu sufocado; e no sei que aco essa mas ao me pressionarem com perguntas at a ausncia e a anulao da pergunta eles me pressionam at sufocarem em mim a ideia de um corpo e de ser um corpo,

e foi ento que senti o obsceno e que soltei um peido de saturao e de excesso e de revolta pela minha sufocao. que me pressionavam ao meu corpo e contra meu corpo e foi ento que eu fiz tudo explodir porque no meu corpo no se toca nunca

Poema inacabado sobre Rodez


Passei 9 anos num asilo de alienados. Fizeram-me ali uma medicina que nunca deixou de me revoltar. Essa medicina chama-se electrochoque, consiste em meter o paciente num banho de electricidade, fulmin-lo e p-lo bem esfolado a nu e expor-lhe o corpo to externo como interno passagem de uma corrente que vem do lugar onde se no est nem deveria estar para l estar. O electrochoque uma corrente que eles arranjam sei l como, que deixa o corpo, o corpo sonmbulo interno, estacionrio para ficar sob a alada da lei arbitrria do ser, em estado de morte por paragem do corao.

Post- Scriptum
Quem sou? De onde venho? Eu sou o Antonin Artaud e basta diz-lo como sei diz-lo, imediatamente vereis o meu corpo actual voar em estilhaos e em dois mil aspectos notrios refazer um novo corpo onde nunca mais

podereis esquecer-me. Eu, Antonin Artaud, sou meu filho, meu pai, minha me, e eu mesmo. Eu represento Antonin Artaud! Estou sempre morto. Mas um vivo morto, Um morto vivo. Sou um morto Sempre vivo. A tragdia em cena j no me basta. Quero transport-la para minha vida. Eu represento totalmente a minha vida. Onde as pessoas procuram criar obras de arte, eu pretendo mostrar o meu esprito. No concebo uma obra de arte dissociada da vida. Eu, o senhor Antonin Artaud, nascido em Marseille no dia 4 de setembro de 1896, eu sou Sat e eu sou Deus, e pouco me importa a Virgem Maria.

1 estrofe: traduo de Anbal Fernades publicada em Eu, Antonin Artaud, Hiena, 1988

"Quem sou eu?


De onde venho? Sou Antonin Artaud e basta que eu o diga Como s eu o sei dizer e imediatamente ho de ver meu corpo actual, voar em pedaos e se juntar sob dez mil aspectos diversos. Um novo corpo no qual nunca mais podero esquecer.

Eu, Antonin Artaud, sou meu filho, meu pai, minha me, e eu mesmo. Eu represento Antonin Artaud! Estou sempre morto. Mas um vivo morto, Um morto vivo. Sou um morto Sempre vivo. A tragdia em cena j no me basta. Quero transport-la para minha vida. Eu represento totalmente a minha vida. Onde as pessoas procuram criar obras de arte, eu pretendo mostrar o meu esprito. No concebo uma obra de arte dissociada da vida. Eu, o senhor Antonin Artaud, nascido em Marseille no dia 4 de setembro de 1896, eu sou Sat e eu sou Deus, e pouco me importa a Virgem Maria.

You might also like