You are on page 1of 7

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

O canto das taieiras: proposta de atividades com a msica da Taieira de Laranjeiras - Sergipe
Mateus Tayslan Andrade de Carvalho 1 mateusufsmusica@gmail.com Kadja Emanuelle Araujo Santos 2 kadjaemanuelle@hotmail.com Rejane Harder 3 rejane.harder@gmail.com

Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa, em fase inicial, sobre a elaborao de atividades educativas-musicais com a msica da Taieira da cidade de Laranjeiras-SE. A Taieira de Laranjeiras um grupo folclrico com o intuito de louvar a So Benedito e a Nossa Senhora do Rosrio e fazer a coroao das Rainhas das taieiras. O objetivo deste trabalho apresentar o desenvolvimento desta pesquisa, abrangendo questes conceituais sobre o tema e a educao musical. A pesquisa est estruturada em quatro etapas: pesquisa bibliogrfica, pesquisa de campo e elaborao de um plano de atividades. Os primeiros resultados apontam desconhecimento por parte dos professores e diretores sobre as Leis 11.769/08 e 10.639/03, respectivamente, leis que tornam obrigatrio o ensino de msica, e da histria e cultura afrobrasileira e africana na educao bsica, e com relao aos estudantes foi constatado, desinformao sobre as Taieiras. Palavras-chave: Taieiras; educao musical; grupos folclricos

A cidade de Laranjeiras
A cidade de Laranjeiras, considerada uma das mais importantes cidades sergipanas no que se refere a cultura e economia, est localizada na regio denominada Vale do Cotinguiba, 20 km de Aracaju, capital de Sergipe. Possui 26.902 habitantes 4, em uma rea de aproximadamente 163 km e limita-se com os municpios de Areia Branca, Riachuelo, Maruim, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora do Socorro e Santa Rosa. (cf. MENDONA, 2009)
Graduando do Curso de Licenciatura em Msica da Universidade Federal de Sergipe (NMU-UFS). Bolsista do Programa de Iniciao Docncia (Pibid/Msica 2012) da Universidade Federal de Sergipe. 2 Ps-graduanda em Pedagogia Musical pela Faculdade Pio Dcimo. 3 Professora do Curso de Licenciatura em Msica da Universidade Federal de Sergipe (NMU-UFS). Coordenadora do Programa de Iniciao Docncia (Pibid/Msica) da Universidade Federal de Sergipe. 4 Conforme Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE de 2013. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=280360> Acesso em: 28 ago. 2013.
1

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

No passado foi uma das cidades de maior poder econmico derivado das atividades de cultivo da cana-de-acar, do algodo, do coco, do gado e do comrcio. Em Laranjeiras foi criada a primeira alfndega de Sergipe. A cidade foi ponto de escoamento da produo agrcola e possuiu vrios engenhos, usinas e at imprensa. Nos dias atuais grandes empresas esto localizadas no municpio: a Fbrica de Fertilizantes Nitrogenados - FAFEN, o Grupo Votorantim, a Usina So Jos dos Pinheiros, entre outras. Conforme Mendona:
Historicamente, o povo de Laranjeiras, pautou sua economia na cana-deacar e no comrcio de escravos, cujas presenas deixaram traos marcantes na cultura, os quais se acham preservados no Museu Afro, nas prticas culturais e religiosas. A cidade guarda em seus monumentos vestgios dos colonizadores, que contriburam de forma efetiva para a evoluo urbana. A paisagem do municpio, e especialmente a da sede municipal, expressa a fora da religio catlica dos seus habitantes no passado que se pode constatar com a existncia de majestosas igrejas, como as de Comandaroba, Nossa Senhora da Conceio e do Bonfim, edificadas com a participao e sob a influncia dos padres jesutas. (MENDONA, 2009, p.283)

No panorama histrico-cultural destacam-se as prticas culturais e religiosas, alm da contribuio de personalidades como do poeta Joo Ribeiro, Joo Sapateiro, Dona Caula, Professor Eraldo Silva, Professora Zizinha Guimares, Horcio Hora, entre outros. Destaca-se tambm a presena de grupos folclricos, os festejos religiosos e as solenidades civis. De grande destaque na rea musical so o trabalho da Banda Filarmnica Sagrado Corao de Jesus, da Escola de Msica Santa Brbara e do projeto Meninos da Comandaroba. Um dos eventos mais importantes da cidade o Encontro Cultural de Laranjeiras que acontece no ms de Janeiro e contempla diversas atividades culturais. Outro evento nacionalmente conhecido a guerra dos Caboclinhos e Lambe-Sujo que acontece no ms de outubro. Mendona (2009), diz que: A cidade considerada um museu a cu aberto. Os monumentos religiosos, runas, prdios antigos e as ruas guardam vestgios da histria e das tradies de sua gente (MENDONA, 2009, p. 284). Alguns prdios so tombados pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN e fazem parte do patrimnio arquitetnico da cidade. Laranjeiras possui diversas igrejas, museus e abriga um dos Campus da Universidade Federal de Sergipe. A cidade de Laranjeiras detm o maior nmero de manifestaes folclricas no Estado de Sergipe, sendo que algumas (cf. CINFORM MUNICPIOS, 2002).

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

Os grupos folclricos de Laranjeiras so: Cacumbi, Chegana, Guerreiro, Caboclinhos e Lambe-sujo, Reisado, Samba de Pareia, So Gonalo e Taieira.

A Taieira de Laranjeiras
A Taieira um grupo folclrico com fortes traos de religiosidade, objetivando louvar a So Benedito e a Nossa Senhora do Rosrio (considerados santos padroeiros dos negros no Brasil) e fazer a coroao da Rainha das taieiras. No dia 06 de janeiro, em meio a danas e msicas, retirada a coroa da imagem de Nossa Senhora do Rosrio e coroada uma das participantes do grupo: a Rainha das Taieiras. 5 O grupo formando em sua maioria pelo sexo feminino e, em geral, dividido nos seguintes cargos: rei, rainha, taieira e instrumentista. Porm, observa-se a variao de personagens na Taieira de Laranjeiras que segundo Beatriz Dantas, possui outros personagens:
taieiras So as danarinas, cujo nmero varia de ano a ano; guias So as danarinas que puxam os cordes, ou seja, as duas fileiras em que se dispem as Taieiras. Delas se exige certa agilidade, pois comandam as danas. lacraias So mulheres que seguram sombrinhas debaixo das quais seguem as rainhas (Corrupta de lacraia). capacetes So meninos que fazem guarda aos reis. ministro So meninos que acompanham o rei. patro Rapazola tocador de tambor. rei Menino coroado rainhas So mulheres que na Igreja sero coroadas com a coroa de N.S. do Rosrio (DANTAS, 1972, p. 31).

Atualmente no Estado de Sergipe existem cinco grupos atuantes nas seguintes cidades: Japaratuba, So Cristvo e Laranjeiras, e duas em Lagarto. A Taieira de Laranjeiras o grupo mais antigo e o nico a manter suas atividades ininterruptas desde a sua constituio. Alm da louvao aos santos e a coroao, as Taieiras sergipanas tem participado nos ltimos anos de festivais e encontros culturais. Nesses espaos e eventos as apresentaes so cnicas e perdem um pouco da sua funo religiosa. Conforme, Hugo Ribeiro, no seu livro, As Taieiras:

Aps a publicao de Beatriz Gis Dantas convencionou-se o uso de algumas nomenclaturas. Utiliza-se Taieira (com T maisculo) para se referir ao grupo folclrico, e taieira ( com t minsculo) para se referir as danarinas. Assim como Taieiras (plural) como todos os grupos folclricos, e Taieira para um s grupo folclrico. (beatriz)

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

As Taieiras de Laranjeiras so, atualmente, um dos grupos populares mais respeitados no Estado de Sergipe. Onde quer que se fale no nome das Taieiras, lembra-se de imediato do grupo oriundo dessa cidade. Esse respeito est em uma srie de fatores simblicos, entre os quais podemos destacar o mitolgico (RIBEIRO, 2008, p. 56).

Atualmente a Taieira de Laranjeiras conduzida por uma pessoa jovem, que tambm chefe do terreiro de Nag da cidade, o terreiro de Santa Brbara Virgem. Sempre houve essa vinculao, onde a Yalororix do terreiro a chefe do grupo. Um aspecto muito interessante referente a participao do grupo que todas a meninas participantes do grupo tm que ser virgens para fazer parte do grupo. Essa obrigatoriedade, vem da integrao do grupo com o terreiro onde a prpria chefe do terreiro tambm precisa ser virgem, como mostra Ribeiro:
Outro ponto de encontro ente o terreiro e a Taieira est na caracterstica do participante. Para danar nas Taieiras, tem quer ser moa virgem. [...] condio bsica essa que parecer ter sido transplantada para o grupo de Taieiras, o que explicaria o fato de ser formado praticamente por crianas (cerca de quinze meninas e quatro meninos). (RIBEIRO, 2008, p. 59-60).

No que se refere msica das Taieiras, Hugo Ribeiro (2003) enfatiza que a msica um elemento constitutivo, onde a presena necessria para a realizao das apresentaes. Segundo o autor, os instrumentos caractersticos das Taieiras so o tambor e o querequechs 6. (RIBEIRO, 2003)

As Cantigas
A Taieira de Laranjeira possui um repertrio de quinze cantigas. As guias cantam o solo e em seguida o grupo canta em coro, sempre acompanhado por um tambor simples. No que se refere aos instrumentos, as Taieiras utilizam querequexs e ganzs. Hugo Ribeiro (2003) fez uma classificao dos cantos, que podem ser divididos em duas categorias, que so msica de louvor e msica profana. Cada categoria subdividida desta forma: Tabela 1: Msicas das Taieiras 7 Msica de louvor
6 7

Msicas profanas

Um tipo de chocoalho metlico, muito utilizado em rituais afro. Tabela baseada nas informaes da dissertao Etnomusicologia das Taieiras de Sergipe: uma tradio revista. do Hugo Leonardo (2003).

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

Cantos de Igrejas (executado s dentro da igreja) Canto do Porto (cantado quando o grupo vai ao porto)

Cantos de Rua (executado quando esto se apresentando nas ruas) Cantos de Visitao (quando esto visitando as casas onde so convidadas)

No tocante a educao musical, ainda no existe o registro de material pedaggico com o contedo de msica das Taieiras. Com o intuito de diminuir a lacuna existente, o presente trabalho prope uma pesquisa sobre a Taieira de Laranjeiras e a elaborao de atividades musicais para o ensino de msica na rede pblica de ensino.

A pesquisa
O objetivo da pesquisa de propor atividades de msica envolvendo a cultura popular e folclrica, em especfico as msicas da Taieira de Laranjeiras, para a rede pblica de educao bsica e valorizar a cultura popular. Para isso foi necessrio realizar um plano de trabalho em trs etapas. Inicialmente um levantamento de informaes sobre os grupos das Taieiras em Sergipe. O segundo momento consistiu em uma pesquisa e dilogo sobre o trabalho pedaggico de professores da rede pblica estadual de ensino da cidade de Laranjeiras. Por fim, ser elaborado um plano de atividades musicais sobre as Taieiras direcionado primeiramente s escolas de rede pblica estadual de ensino de Laranjeiras. Este plano far parte do Livro e Vdeo Didticos, material que est sendo elaborado pelo Programa de Iniciao Docncia (Pibid/Msica) visando o ensino de msica do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental a partir das Manifestaes Musicais de Sergipe. A primeira fase da pesquisa envolveu uma pesquisa bibliogrfica e uma pesquisa de campo, atravs da observao e registro em imagem e vdeo das apresentaes do grupo e de entrevistas com os participantes do grupo. Dentre as Taieiras de Sergipe foi escolhida a Taieira de Laranjeiras para realizar a observao de suas atividades por ser o grupo mais antigo e de atividades ininterruptas. Acompanhamos vrias apresentaes do grupo e nos aproximamos da mestre das Taieiras da Irmandade de Santa Brbara Virgem, a jovem Brbara Cristina, para obteno de maior entendimento sobre a histria e atividade da Taieira de Laranjeiras.

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

A segunda fase consiste em levantar informaes sobre as instituies de ensino da rede pblica estadual dos municpios de Laranjeiras. Os principais dados so: quantidade de escolas, localidade, nmero de alunos e professores de artes e/ou msica. A terceira fase, em andamento, a aplicao de questionrio e a realizao de entrevistas com os diretores e professores de artes e/ou msica do municpio de Laranjeiras. Como ltima fase, sero elaboradas propostas de aulas com a temtica de ensino de msica utilizando os cantos das taieiras.

Consideraes
A pesquisa, ainda em fase inicial, j nos mostra alguns aspectos relevantes para a educao musical. Um primeiro aspecto a importncia de divulgar e cumprir a Lei 11.769/08, sobre a insero da msica como contedo obrigatrio, mas no exclusivo dos currculos escolares da rede bsica de ensino. Percebemos que poucas escolas sergipanas tm a disciplina msica e abordam o contedo fazendo a relao com outras disciplinas, principalmente relacionando a arte e a cultura. Apesar da lei 10.639/03,que torna obrigatrio o ensino da histria e cultura afrobrasileira nas escolas, poucas iniciativas foram encontradas, embora sabido de todos que a msica um elemento cultural de fundamental importncia para a formao sociocultural de uma criana e/ou de um adolescente, e da identidade cultural e musical das pessoas. No que diz respeito aos grupos folclricos e danas populares, percebemos que os jovens da cidade no sabem cantar os cantos do grupo como seus pais e avs. Tal fato nos instigou a descobrir razo desse resultado e como contribuio cientfica apresentar propostas para que possa ser abordada a cultura popular em sala de aula. Esperamos que, ao final da pesquisa, bem como da elaborao das propostas de ensino, estejamos auxiliando os estudante do Curso de Licenciatura em Msica da Universidade Federal de Sergipe, bem como os professores de Msica de Sergipe a

aproximar mais suas aulas da msica da cultura local, no s com as Taieiras, mas com outros tipos de manifestaes culturais.

V Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 03 a 06 de setembro de 2013

Referncias
CINFORM MUNICPIOS. Laranjeiras. In Histrias dos Municpios. Edio Histrica. Aracaju: Ed. Globo Cochrane, 2002. DANTAS, Beatriz. G. Taieira De Sergipe. Petrpolis: Vozes Ltda, 1972 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE de 2013. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=280360> Acesso em: 28 ago. 2013. MENDONA, Jouberto Ucha de. E SILVA, Maria Lcia M. C. e. (Org). Sergipe Panormico. 2. ed. Aracaju: Universidade Tiradentes, 2009. RIBEIRO, Hugo L. Etnomusicologia das Taieiras de Sergipe: uma tradio revista. Dissertao (Mestrado em Msica) Universidade Federal da Bahia Programa de PsGraduao em Msica. Salvador, 2003.

You might also like