You are on page 1of 10

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE LUMINRIA LED EFICIENTE E FLEXVEL M. M. Amoroso, D. M. Guedes2, R. Marcelino3, A. L. , Bettiol4, A. Carniato5, J. A. L. E. Jnior 6, S. T. Anselmo7, M. M. Silva8
1

SATC - Associao Beneficente da Indstria Carbonfera de Santa Catarina 2 BAESA Energtica Barra Grande S/A 3 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina 4 A Vero Domino 5 A Vero Domino 6 SATC - Associao Beneficente da Indstria Carbonfera de Santa Catarina 7 SATC - Associao Beneficente da Indstria Carbonfera de Santa Catarina 8 SATC - Associao Beneficente da Indstria Carbonfera de Santa Catarina

Resumo: O presente artigo baseia-se no estudo e desenvolvimento de uma luminria LED eficiente para uso em iluminao pblica. Esta luminria foi projetada para ser eficiente e flexvel construda de modo modular para adequar-se a diversas aplicaes. Este artigo apresentar as fundamentaes tericas, estudos de componentes, o projeto do driver de alimentao da luminria e tambm o clculo do dissipador. Sendo que a escolha dos componentes foi baseada em cima de estudos tericos a respeito dos mesmos. Em seguida sero apresentados testes prticos, assim obtendo dados importantes em relao ao funcionamento da luminria LED. O artigo apresenta tambm o projeto e desenvolvimento da estrutura mecnica da luminria com todas as suas caractersticas tcnicas. nfase foi dada a fonte de alimentao na qual possui um timo rendimento e tambm no LED escolhido como fonte luminosa da lmpada que foi testado e ser apresentado neste artigo, realizando comparaes com outros LEDs como embasamento para uma melhor escolha. Palavras-Chave: Luminria LED, iluminao pblica, fonte de alimentao e LEDs.

1 INTRODUO

A eficincia dos LEDs de alta potncia vem melhorando ano aps ano, viabilizando a utilizao do mesmo, em iluminaes no geral. De acordo com as estimativas levantadas pela Optoelectronics Industry Development Association (OIDA), a utilizao de LED para iluminao, somente nos Estados Unidos, poder representar uma economia de 760GW de energia eltrica at 2020. Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma luminria como parte de um projeto vinculado ao programa P&D ANEEL. Os estudos de componentes, testes prticos fazem parte desse desenvolvimento. Inicialmente uma etapa terica sobre as principais caractersticas que se deve levar em conta para um projeto de uma luminria LED, onde se definiu a aplicao da luminria, e uma breve explicao das etapas. Por final realizar-se- um teste prtico para validao da teoria e obteno de dados importantes a respeito da luminria. Comparando-a tambm com a lmpada de vapor de sdio de 250W, que so as mais utilizadas em iluminao pblica atualmente.

373 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

2 FUNDAMENTAO TERICA

Apresenta-se neste captulo a fundamentao terica sobre a luminria.

2.1

Iluminao

A grandeza utilizada para dimensionar a luminria, em iluminao pblica, a iluminncia que representa o fluxo luminoso incidente em uma rea e sua unidade o lux. De acordo NBR 5413 a luminria deve possuir uma iluminncia com valores na faixa de 20, 30 e 50 lux em toda faixa da pista, no podendo haver espaos sem iluminao entre os postes e na calada. O LED de potncia oferece uma alta eficincia em iluminao e uma longa vida til comparado entre outras vantagens quando comparados s outras fontes de luz utilizadas atualmente. Este LED ser de potncia e aquece consideravelmente, por isto utilizar-se- dissipadores trmicos na luminria. 2.2 Fonte de alimentao Tambm conhecido como diodo emissor de luz, o LED possui caractersticas de um diodo retificador, ou seja, opera como um semicondutor. Sendo assim ele possui um nodo e um catodo, uma queda de tenso e emite luz assim que polarizado diretamente, estas so as principais caractersticas do LED. Para conseguir-se uma vida til e uma potncia mxima, a melhor configurao da fonte deve ser de corrente constante. Desta forma limita-se a operao do LED dentro de valores nominais e sem variaes na gerao de luz. A fonte de corrente constante para a luminria necessita de uma configurao com limitaes de espao fsico, alta eficincia, possibilidade de trabalhar de maneira modular e determinadas protees.

2.3

Luminria

O prottipo da luminria ser composto pelos seguintes componentes: LED, dissipador, driver controlador de corrente e estrutura mecnica. Foi ento, pr-definido algumas caractersticas para a escolha dos componentes a serem utilizados.
374 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

Decidiu-se optar pela utilizao de um sistema 12 V, para uma melhor adaptao aos meios de gerao de energia renovvel, lembrando que esta luminria faz parte de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento ANEEL, que ter etapas posteriores, oferecendo ainda uma melhor possibilidade de operar com baterias. O prottipo da luminria receber o nome de acordo com algumas caractersticas prprias. Seu nome ser composto pelos caracteres LL54F60, onde: LL Luminria LED; 54 Quantidade de LEDs; F Cor branca Fria; 60 Potncia aproximada.

3 ESTUDOS DOS COMPONENTES Neste tpico apresenta-se o estudo a respeito dos componentes relacionados luminria.

3.1

Driver Controlador de Corrente

Com o projeto de uma luminria modular, o driver deve atender s caractersticas citadas. A fonte deve operar com uma tenso de entrada de 12 Volts e oferecer um controle da corrente na sada. Como melhor configurao, garantindo o funcionamento dos LEDs, definiu-se o controlador de corrente, escolhendo ento o CI MBI6661, por que o mesmo opera dentro das limitaes impostas pela luminria. As caractersticas definidas para a luminria atravs da escolha do LED pode ser vista na Tabela 1.
Tabela 1: Caractersticas eltricas da luminria.

Tenso Corrente Potncia


Fonte: Arquivo Pessoal.

12 Volts 5,5 Ampres 66 Watts

O CI MBI6661 um conversor DC/DC buck 60V e 1A de alta eficincia, para utilizaes em diversas aplicaes como iluminao externa com lmpadas LED e iluminao de tneis. A tenso de entrada tem um grande intervalo variando de 9V a 60V e uma alta eficincia de aproximadamente 97%. A mxima corrente de sada 1A com um erro de 5%. Atravs de associaes deste controlador de corrente, pode-se garantir corrente necessria para a luminria. Como se trata de um componente SMD, que opera com poucos componentes externos, que tambm so em SMD, o tamanho fsico foi

375 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

resolvido. MBI6661 foi projetado incluindo proteo contra corrente de pico, baixa tenso de entrada, trmica, sobre corrente, LED aberto e curto-circuito no LED.

3.2

LED

A luminria LL54F60 utiliza como fonte de luz LEDs de potncia, pois apresentam uma elevada eficcia luminosa e possuem uma vida til bastante longa. Esses e outros fatores mostram a aplicabilidade do LED de potncia em diversos tipos de sistemas de iluminao. Outra caracterstica a sua alta corrente de operao, 300 a 700 mA. O fluxo luminoso depende da corrente aplicada, portanto essa corrente deve ser adequadamente regulada em se tratando de aplicaes em sistemas de iluminao, o que enfatiza um driver de corrente eficiente. Para a escolha do LED, fundamental analisar caractersticas como a ndice de reproduo de cor, a potncia, a luminncia, temperatura de juno e o custo. A temperatura de juno influncia na luz emitida pelo LED, como tambm na vida til. Ao trabalhar a temperaturas extremas, este fator pode interferir diretamente no correto funcionamento do LED.

3.2.1 Fabricantes

Atravs de pesquisas, chegou-se a trs nomes de fabricantes. Todos se adquam ao projeto, porm procurou-se um LED com caractersticas diferenciadas. Os fabricantes so Apollo, Cromateck e Seoul. A partir da Tabela 2, tm-se as comparaes entre os fabricantes nos LEDs de 1 Watt.
Tabela 2 Comparaes envolvendo LEDs de 1 Watt.

Caracterstica Potncia Dissipada Temperatura de Juno Fluxo Luminoso Resistncia Trmica

Cor Branco Quente Branco Neutro Branco Frio Branco Quente Branco Neutro Branco Frio Branco Quente Branco Neutro Branco Frio Branco Quente Branco Neutro Branco Frio

Apollo 1,25W 1,25W 110C 110C 60lm 75lm 9C/W 9C/W

Cromateck Seoul 4W 4W 4W 125C 145C 125C 145C 125C 145C 60lm 85lm 70lm 100lm 90lm 120lm 13C/W 6,2C/W 13C/W 6,2C/W 13C/W 6,2C/W

Fonte: Cromax Eletrnica, Seoul e SunLED 376 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

3.2.2 LED Apollo

Assim que observado as caractersticas dos LEDs, o Apollo foi escolhido, pois se espera que tenha um melhor funcionamento, comparado com os outros, para a luminria LL54F60. Atravs de dados tcnicos, constatou-se que o LED trabalhar numa temperatura menor, pois a resistncia trmica a menor, se comparada com a potncia do LED, isto faz com que sua vida til se prolongue e tenha um melhor fluxo luminoso, essa caracterstica foi decisiva.

3.3

Layouts Eletrnicos Desenvolvidos

Os layouts foram desenvolvidos com o auxlio de um software. Desenvolveu-se um layout para a ptala e outro para o driver, sendo que ambos receberam componentes SMD, sendo que em cada caso aplica-se um material placa diferente de acordo com a utilizao. Vide a Tabela 3 com o principal fator que definiu a escolha.
Tabela 3 Conduo trmica dos materiais utilizados em placas.

Materiais FR4 Alumina Alumnio 5052

Conduo Trmica ~ 0.3 33 150


Fonte: Winco K.C. Yung (2007).

Para auxiliar na troca de calor, entre o LED e o dissipador, a placa eletrnica da ptala foi fabricada em alumnio (metal core). Esta placa ser fixada ao dissipador atravs de oito parafusos. O layout projetado e a placa em alumnio podem ser visto na Figura 1.
Figura 1 Projeto e placa fabricada da ptala.

O layout do driver controlador de corrente foi projetado baseado no circuito eletrnico sugerido pelo datasheet do MBI6661. Esta placa eletrnica foi fabricada utilizando fibra de vidro, um material utilizado mais comumente, a fim de obter-se uma maior resistncia mecnica nas placas. O layout pode ser observado na Figura 2.
377 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

Figura 2 Projeto da placa do driver vista superior e vista inferior.

3.4

Dissipador

A dissipao de calor ser por conveco. Dissipadores de calor so mais eficientes quando a temperatura ambiente baixa. Conforme a temperatura ambiente comea a subir, o dissipador perde eficincia. Outro conceito importante resistncia trmica (C/W). Esta grandeza fsica quantifica o quanto o material se ope a troca de calor. O mdulo de 18 Watts (18 LEDs) ter uma resistncia trmica de 2,83C/W, conforme calculado com a Eq. 1.
= (( )/ )( + ) (1)

Onde: representa resistncia trmica entre o dissipador e o ar. representa temperatura na juno. representa temperatura ambiente. representa potncia dissipada. representa resistncia trmica entre a juno e o componente. representa resistncia trmica entre o componente e o dissipador. Torna-se imprescindvel que o dissipador tenha 2,83C/W ou menor resistncia trmica. Com esse valor em mos, analisaram-se alguns catlogos de fornecedores e optou-se por um perfil de dissipador, como mostra a Figura 3.
Figura 3 Perfil de dissipador de calor.

Fonte: Hs Beneficiamento de Alumnio Ltda (2008/2009).

Este perfil possui resistncia trmica de 2,47C/W para 4 (quatro polegadas) de comprimento. Considerando o fator de correo do comprimento, pois o mdulo ter 150mm de comprimento, faz-se o seguinte clculo:
378 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

(2)

Sabendo que esse valor menor que 2,83C/W (calculado) o dissipador considerado adequado.

4 ESTRUTURA MODULAR

O prottipo da estrutura foi projetado de forma conceitual, sem considerar fatores estticos, visando funcionalidade. A estrutura modular oferece ajustes luminria, aumentando a gama de aplicao. Um ajuste angular dos mdulos de iluminao foi planejado para poder cobrir reas de tamanhos diferenciados. Ao inclinar para cima o mdulo de LED, tambm referenciado como ptala da luminria, a luminria passa a iluminar uma maior rea. Se a inclinao for para baixo, os feixes de luz estaro direcionados para uma regio mais concentrada e menor. A Figura 4 esquerda, ilustra o ajuste de inclinao. A luminria ainda poder utilizar apenas um mdulo de LED, trs mdulos e em alguns casos aumentar o nmero de mdulos de LED para cinco como mostra a Figura 4.
Figura 4 Expanso de mdulos de LED

Fonte: Arquivo pessoal.

A estrutura contm duas abraadeiras, com regulagem, em seu corpo para fixar no brao padro do poste. Oferecer luminria sustentao mecnica, resistncia s foras da natureza e isolao parcial de gua em alguns componentes. Ainda possvel observar na Figura 4 o espao reservado aos driver de corrente, simbolizados pelos cinco quadrados tracejados em azul.

379 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

RESULTADOS Para a validao da teoria viu-se necessrio testes prticos envolvendo a luminria LL54F60. Com uma ptala pronta deu-se inicio aos testes utilizando uma fonte de tenso ajustvel para aliment-la. De inicio verificou-se a temperatura nos dissipadores com o auxlio de um pirmetro, sendo que este valor no poderia ultrapassar mxima de operao dos LEDs. Este teste foi executado apenas com uma ptala. A partir dos valores medidos, a Tabela 5 foi construda.
Tabela 5 Valores de temperatura no dissipador. Placa com 18 LEDs de 1W. Temperatura Ambiente: 30C Temperatura Ambiente Temperatura no Perodo de operao (C): Dissipador (C): (min): 33,0 33,0 0 33,2 67,0 30 33,2 66,7 60 33,5 66,7 90 33,3 66,0 120 33,0 65,0 150 33,1 65,0 180

Os testes envolvendo a etapa de iluminao utilizou-se a luminria completa, com a configurao de trs ptalas. Os testes foram realizados durante o perodo noturno visando a menor influncia de outras fontes luminosas. Com o auxlio de um luxmetro foram mensurados os valores de iluminncia para diferentes alturas. Os resultados esto dispostos na Tabela 6.
Tabela 6 Valores de iluminncia de acordo com a altura. Distncia do Plano Horizontal (m) Iluminncia (lux) 1 1220 2 352 3 170 4 95 5 52 6 40

Com o trmino dos testes pode-se conseguir todos os dados significativos referentes luminria. Na Tabela 7 encontram-se as informaes coletadas referentes ao prottipo da luminria.
Tabela 7 Caractersticas da luminria Potncia 66 W Tenso Nominal 12 V Corrente Nominal 5,5 A Temperatura de Operao -40 C 85 C Nmero de LEDs 54 Temperatura de Cor 6500 K (Branco Frio)
380 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

Luminosidade IRC Rendimento Peso:

4050 lm 0,8 90% 5,5 Kg

Na Figura 5 observa-se a foto do prottipo da luminria completa com todos os componentes citados e tambm ao lado uma foto da mesma em operao iluminando um campo aberto.
Figura 5 Fotos da luminria pronta e em operao num campo aberto.

Em comparao com a fonte mais utilizada atualmente, que a lmpada de vapor de sdio de alta presso de 250W, a lmpada LED atua com maior eficincia e melhora o ambiente aplicado. Na Tabela 8 podem-se visualizar os principais parmetros a se considerar de ambas.
Tabela 8 Comparao luminria LED e luminria com a lmpada de vapor de sdio de 250W. Caractersticas Luminria LED Luminria Vapor de Sdio Potncia 62W 252W Iluminncia mensurada 6m 40,4lux 41lux Vida til 40000h 16000h IRC 0,8 0,2
Fonte: Arquivo pessoal e Osram (2012)

5 CONCLUSO O sistema de iluminao pblica um servio essencial para a qualidade de vida nos centros urbanos, por se tratar do mbito da segurana e para o desenvolvimento socioeconmico dos municpios. Nesse contexto, buscando uma significativa melhoria na eficincia energtica desses sistemas que o projeto desta luminria foi desenvolvido, utilizando a energia de forma a combater o desperdcio. A luminria apresentou excelentes resultados trmicos, ficando ligada por horas sem apresentar variao de temperatura nos dissipadores. esperada uma longa vida til da luminria por utilizar LEDs e principalmente porque est trabalhando em condies nominais sem variaes. Luminria de LED uma tendncia mundial. Como toda nova tecnologia emergente necessrio um tempo e incentivos para que possa se estabilizar e ser
381 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

1 Simpsio de Integrao Cientfica e Tecnolgica do Sul Catarinense SICT-Sul

ISSN 2175-5302

competitiva com outras tecnologias presentes. O que se percebe um elevado custo nos componentes necessrios para a montagem. O custo aproximado do prottipo foi estimado com base nos valores pago pelos componentes e demais materiais no decorrer do processo de projeto e execuo da luminria. O valor em reais somam a quantia de 1181,70 e em dlares a quantia de 549,63 com base na cotao de 15 de Junho de 2012, onde se encontrava a R$ 2,15.

AGRADECIMENTOS Este projeto faz parte do programa P&D Aneel, financiado pelas empresas BAESA e ENERCAN, s quais fica o agradecimento. Agradecemos tambm s empresas executoras A VERO DOMINO, SATC e UFSC. REFERNCIAS CIPELLI, Antonio Marco V.; MARKUS, Otvio; SANDRINI, Waldir. Teoria e Desenvolvimento de Projetos de Circuitos Eletrnicos. 23 Ed. So Paulo: Editora rica, 2008. 445 p. COSTA, Gilberto Jose Cerra da. Iluminao Econmica: Clculo e Avaliao. Porto Alegre: Edipucrs, 2006. MALVINO, Albert Paul. Eletrnica. 4. ed. So Paulo: Pearson, 2010. Winco K.C. Yung. Using Metal Core Printed Circuit Board (MCPCB) as a Solution for Thermal Management. Hong Kong, 2007. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 5413.Brasil, 1992. CROMAX ELETRNICA LTDA. POWER LED BRANCO 1W SEM DISSIPADOR. Guarulhos - SP, 2010. CROMAX ELETRNICA LTDA. POWER LED BRANCO 3W SEM DISSIPADOR. Guarulhos - SP, 2010. EXCELPOINT. LED Lighting: Products & Solutions. Tailndia, 2011. HS BENIFICIAMENTO DE ALUMNIO LTDA. Catlogo HS Dissipadores. So Paulo, 2008/2009. MACROBLOCK (Taiwan). Preliminari Datasheet - MBI6661. Hsinchu, 2010. SUNLED. APOLLO - XZCW10X106W. Walnut, Canada, 2007.

382 Rev. Tcnico Cientfica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012).

You might also like