You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA UERR PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO - PROPES PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ENSINO DE CINCIAS PPGEC CURSO DE MESTRADO

DO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CINCIAS BOTNICA: CONCEITOS, FERRAMENTAS DE ENSINO E ABORDAGENS

TEMA Dia D Botnica: A Botnica uma delcia.

PBLICO ALVO: Alunos do 2 ano do Ensino Mdio

JUSTIFICATIVA Sabemos da dificuldade enfrentada por professores do ensino bsico em trabalhar o contedo de Botnica. Muitos professores fogem das aulas de Botnica, relegando-as ao final da programao do ano letivo, por medo e insegurana em falar do assunto. Entre tantos os argumentos recai sobres as dificuldades em desenvolver atividades prticas e tericas que despertem a curiosidade do aluno e mostrem a utilidade daquele conhecimento no seu cotidiano. Acreditamos que prticas educativas diferenciadas favorecem o ensino de botnica e promovem o interesse dos alunos em busca de conhecimentos relacionados a esta disciplina. Nosso projeto tem o objetivo de criar, fornecer e desenvolver aulas prticas e tericas, relacionados aos conceitos de botnica, especificamente as plantas do grupo das angiospermas, utilizando como estratgica a contextualizao alimentcias, que desenvolvemos em nossos lares com uso desses vegetais. Propomos uma aula intitulada Dia D Botnica: A Botnica uma delcia. Nessa faremos exposio de parte comestveis das angiospermas como razes, caules, folhas, frutos e sementes, assim como oportunizaremos um momento degustao de algumas receitas produzidas a partir dessas estruturas.

OBJETIVO GERAL Oportunizar aos discentes, a contextualizao terico-prtica, tendo em vista a transposio didtica dos conceitos trabalhados em botnica.

OBJETIVOS ESPECFICOS Contextualizar os conceitos referentes s angiospermas, articulando-os com a prtica; Reconhecer as partes morfolgicas que caracterizam as angiospermas, bem como sua importncia na alimentao humana; Fomentar a exposio de alimentos a partir das partes constituintes das angiospermas, identificando os tipos de alimentos expostos pelos alunos.

APORTE TERICO

ANGIOSPERMAS E ALIMENTAO HUMANA

As angiospermas so as plantas com flores, representam a maior partes das plantas existentes atualmente. A exemplo temos as arvores, os arbustos, jardins, plantaes de milho e trigo, flores do campo, frutas e verduras do mercado, entre outras. Esse grupo de acordo Raven et.al (2011), representam os vegetais com sementes com caractersticas especiais: flores, frutos e um ciclo de vida bem caracterstico, essa situao as tornam bem diferentes do demais grupos de plantas. Evidencia-se nesse grupo vegetal, as classes das Monocotiledneas e as Eucotiledneas. As monocotiledneas incluem plantas to comuns quanto as gramas, lrios, ris, orqudeas, taboas e palmeiras. J eudicotiledneas so mais diversificadas, incluindo quase todas as arvores e arbustos, e algumas ervas (Raven et.al, 2011). Destacaremos ao longo da descrio desse trabalho as principais partes anatmicas das angiospermas como, razes, caules, folhas, sementes, flores e frutos. Porm ser dado maior nfase nas especificaes das estruturas utilizadas na alimentao humana (razes, caules, folhas, sementes e fruto). Nessa obra que descreveremos temos como objetivo fazer uma anlise e contextualizao das

angiospermas em relao aos seus benefcios especialmente direcionadas para a nutrio.

As Razes

De forma simplificada as razes esto organizadas em diferentes zonas, tais como a de alongamento celular e de maturao celular. Na extremidade distal das razes, encontramos a coifa, a qual recoberta por um capuz de clulas parenquimticas, que serve de proteo as razes ao se alongar no solo. Tambm localizada na ponta das razes encontra-se a zona de multiplicao, em seguida a zona de alongamento celular (regio de maior crescimento). Na sequncia mais proximal do caule encontra-se a zona de diferenciao celular, nessa zona so encontrados os pelos absorventes. Com base em Raven et.al (2011), a primeira estrutura que emerge da semente em germinao a raiz, isso deve-se ao fato das mesmas possibilitarem a fixao da nova planta ao solo, bem como a necessidade de absoro que desenvolvida por esta estrutura. Ainda conforme o autor, as razes desenvolvem com frequncia outras duas funes, tais como a conduo e armazenamento de nutrientes, esse por sua vez poder ser utilizada pela prpria planta, assim como servir de alimento aos outros seres vivos. A raiz, assim como o caule e as folhas, faz parte das estruturas vegetativas das plantas, ou seja, aquela que no est envolvida na reproduo. Suas principais funes so a absoro de gua e nutrientes e a fixao da planta no solo, assim como podem especializar-se em armazenar substncias de reserva. So essas formas especiais de razes que os humanos em especial, se utilizam para sua alimentao, porque essas razes so atraentes e de timo paladar, alm de fornecer diversos nutrientes importantes para sade e bom desenvolvimento do corpo. As razes que se especializam em acumular reservas nutritivas so denominadas de tuberosas, possuem uma grande quantidade de tecido parenquimtico e armazenam substncias de reserva, como, por exemplo, o amido. Essa reserva pode ser utilizada pela prpria raiz ou por outras partes da planta. Vrias razes tuberosas so utilizadas na alimentao humana: a cenoura, beterraba e a batata-doce (Raven et.al, 2011).

Caules e Folhas

O sistema caulinar, formado pelo caule e suas folhas, a parte da planta que est acima do solo. O sistema caulinar se desenvolve durante o desenvolvimento embrionrio, onde normalmente est representado pela plmula. Esse sistema geralmente mais complexo do que as razes (Raven et.al, 2011). Os caules so responsveis por fazer a integrao entre as razes e as folhas, tanto do ponto de vista estrutural, quanto funcional, ou seja, alm de serem estruturas fsicas onde se inserem razes e folhas, o caule promove o intercmbio de gua e de substancias orgnicas entres esses rgos. As partes principais que compem uma planta segundo (Raven et.al, 2011), so: broto terminal, brotos laterais, n e entren. O broto terminal situa-se na ponta do caule. Tambm chamado gema apical, ele formado por milhares de clulas muito delicadas que podem se multiplicar intensamente, promovendo o crescimento do caule em comprimento. Brotos laterais situados ao longo do caule tambm so formados pelos mesmos tipos de clulas do broto terminal. Quando essas clulas se multiplicam, originam ramos, folhas e flores. N a regio onde surgem os brotos laterais e as folhas e entren, regio entre dois ns. Geralmente os caules so estruturas areas, as quais crescem

perpendicularmente ao solo. No entanto, h caules que se desenvolvem horizontalmente sobre o solo (grama e morangueiro - estolhos), outros por sua vez, so dilatados e subterrneos. A dilatao se deve ao fato dos mesmos reterem substancias nutritivas, por esse motivo, so denominados caules tubrculos. Entre outras possibilidades de arranjos caulinar, os caules que acumulam substancias nutritivas se diferenciam das razes tuberosas pelo fato de possurem gemas laterais. Existem Alguns caules que apresentam adaptaes para exercer funes especiais como por exemplos, os tubrculos, bulbos, gavinhas e os claddios. Os tubrculos so caules de uso alimentar dos humanos. Alguns caules possuem uma grande quantidade de tecido parenquimtico e armazenam substncias de reserva, principalmente amido. Esse tipo de caule inclui espcies utilizadas na alimentao humana, como a batata-inglesa, palmito, cana-de-acar, rabanete etc. Tambm existe outro tipo especial de caule que acumula reservas nutritivas, que o bulbo.

Ao redor dele existem folhas modificadas chamadas de catfilos. Um exemplo de bulbo a cebola. A parte que comemos corresponde aos seus catfilos. As folhas se desenvolvem nos primrdios foliares, que se originam nas gemas apicais do caule. medida que as folhas se desenvolvem, os tecidos se diferenciam e se organizam em uma estrutura laminar, adaptada a captao de luz, assim como possibilitam as trocas gasosas das plantas com o meio, atravs de clulas especializadas denominadas estmatos. As folhas de modo geral so extremamente utilizadas na alimentao humana, pois so ricas em nutrientes essenciais ao corpo, alm de serem alimentos de baixa caloria. A exemplo, destacamos a alface, acelga, rcula, cebolinha, cheiro-verde, couve, espinafre entre outras.

As Sementes

A semente o vulo maduro e j fecundado das plantas gimnospermas ou angiospermas. formada por diferentes partes especiais como, tegumento ou casca, embrio, endosperma. Sua importncia est relacionada s formas mais primitivas de reproduo e disperso e atestada pelo sucesso destes dois grupos na predominncia da paisagem. Assim como as demais partes das angiospermas, as sementes so utilizadas com bastante frequncia na alimentao como castanha, amendoim, linhaa, milho, feijo e etc.

Os Frutos

De acordo com Raven et.al ( 2011), o fruto foi uma importante aquisio evolutiva das angiospermas, contribuindo decisivamente para o sucesso desse grupo. O fruto resultado do desenvolvimento do ovrio, processo desencadeado por hormnios liberados normalmente pelas sementes. Assim, na maioria dos casos, os frutos tm sementes em seu interior. Os frutos so constitudos por duas partes principais, o pericarpo, resultante do desenvolvimento das paredes dos vulos fecundados e as sementes, resultantes do desenvolvimento dos vulos fecundados. O pericarpo se divide em

epicarpo (mais externo), mesocarpo (intermedirio) e endocarpo (mais interno). Geralmente o mesocarpo que acumula partes nutritivas, principalmente acares. A formao e organizao dos frutos so diversos, podendo ser classificados quanto origem carpelar e a natureza do pericarpo: a) Quanto origem carpelar- Frutos simples (tomate, pssego e berinjela); Frutos agregados (Framboesa e morangos); Frutos mltiplos (jaca e abacaxi); b) Quanto natureza do pericarpo- Baga (melancia, pepino, tomate, laranja e goiaba)

METODOLOGIA

Aula expositiva: informaes fundamentais sobre as angiospermas; Exposio das razes, caules, folhas, flores, frutos e sementes (comestveis); Apresentao dos alimentos derivados das estruturas das angiospermas (bolos, salada, suco, geleia, doce); Degustao dos alimentos; Apresentao de Banners.

AVALIAO

Na prtica da avaliao, ser adotada a produo de um portflio por equipe com o registro de todas as atividades realizadas, divididas por fases de trabalho: a terica, a metodolgica e os resultados, para que se proporcione um feedback de tudo o que foi vivenciado pelos alunos.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

SETEMBROOUTUBRO/2013 ATIVIDADES 1 Escolha do tema Aulas expositivas em relao ao contedo de Botnica sobre angiospermas nas aulas de Biologia. Apresentao das partes que podem ser comestveis das angiospermas (razes, caules, folhas, flores, frutos e sementes). Diviso dos alunos em equipe e sorteio dos temas em relao ao projeto Solicitao de produo de portflio das atividades desenvolvidas do projeto Culminncia do Projeto Apresentao dos resultados por meio de Portflios X X X X (Quinzenas) 2 1 2

X X X

REFERNCIAS:

RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 2011. Biologia Vegetal, 7a. ed. Coord. Trad. J.E.Kraus. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

You might also like