You are on page 1of 18

BIBLIA

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

A BBLIA NA BOCA DO POVO


Considerada por muitos a maior obra de f e histria jamais escrita, a Bblia repleta de mensagens impactantes e lies de vida. Embora as histrias sejam, por vezes, complexas e os cenrios distantes no tempo e espao, sua linguagem foi incorporada, quase inconscientemente, por muitos de ns. Isso se deve ao fato de a Bblia estar presente na maioria das bibliotecas familiares e ser lida repetidas vezes por pessoas de todas as idades, de gerao em gerao. Pensando nisso, Selees do Readers Digest reuniu algumas das expresses oriundas da Bblia mais populares da nossa lngua. A seguir, voc ir descobrir a histria delas, de que passagens bblicas foram retiradas, e ir se surpreender com algumas cujas origem, possivelmente, voc nunca imaginou. Boa leitura!

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

No car pedra sobre pedra

a semana da morte de Jesus, mais precisamente na tera-feira, Ele foi ao templo com seus discpulos pela ltima vez. Embora o perigo rondasse, o Mestre no parava de avis-los que no se deixassem enganar pelas aparncias. Sim, ele seria morto e aparentemente aniquilado, mas aps sua morte ocorreria uma horrvel destruio. Vs estes grandes edifcios? No car pedra sobre pedra que no seja derrubada. (Marcos 13:2) O templo que Herodes construra era magnco. Na verdade, era um dos maiores e mais opulentos complexos religiosos no mundo greco-romano. Jesus, contudo, previu a runa do templo, fato que ocorreu em 70 d.C., quando um exrcito de 80 mil soldados, sob o comando do futuro imperador Tito, sitiou a cidade durante muitos meses e, uma vez conquistada, a incendiou. As previses de Jesus se estendem muito alm da destruio do templo, da futura misso dos discpulos e de sua perseguio, do surgimento de falsos Cristos e profetas, e vo at o advento do Filho de Deus com poder e glria para congregar seus seguidores de todas as partes da terra. Signicado: Aquilo a que se refere ser totalmente destrudo.

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

A Csar o que de Csar

m certa ocasio, os fariseus perguntaram a Jesus se era justo que os judeus pagassem impostos a Csar, dspota pago e opressor do povo de Israel, na tentativa de o pegarem em algum erro e, assim, terem um motivo para mat-lo. Se Jesus tivesse dado uma resposta positiva, demonstraria apoiar a tirania, uma posio indubitavelmente contrria aos sentimentos do povo. Por outro lado, se tivesse condenado o imposto, os romanos poderiam acus-lo de subversivo. Diante da pegadinha, Jesus pediu para ver uma moeda usada para pagar os tributos e, em seguida, perguntou: De quem esta imagem e inscrio? De Csar, responderam. O dinheiro de prata, moeda feita em Lyon, na Glia, que no era comum na Palestina, tinha gravado de um lado o semblante do imperador Tibrio. A concluso de Jesus desconcertou seus opositores, pois era correta tanto do ponto de vista poltico quanto religioso. Ele disse: Dai a Csar o que de Csar, e a Deus o que de Deus. (Mateus 22:21) Signicado: Cada pessoa deve receber aquilo lhe devido ou que merece.

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

Afasta de mim este clice

Bblia relata um dos momentos mais difceis da vida de Jesus: as horas que antecederam sua morte. Na quinta-feira noite, aps a ceia de celebrao da Pscoa, os apstolos acompanharam Jesus at o Monte das Oliveiras, ao lugar conhecido como Getsmani. Ele lhes pediu que o esperassem enquanto se afastava para orar, acompanhado

Voc sabia?

A expresso dita por Jesus um dia antes de sua morte o tema de uma msica popular composta nos anos da ditadura militar. Chico Buarque e Gilberto Gil so os autores de Clice. A cano seria cantada no show Phono em maio de 1973, mas foi proibida antes do show, ao perceberem que a expresso Afasta de mim este clice, num jogo de palavras, na verdade pedia o m da censura o som da palavra clice remetia a Cale-se. Na orao de Jesus, a expresso refere-se ao sofrimento que Ele sabia que teria de enfrentar.

???

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

por Pedro, Tiago e Joo. Profundamente abalado e amargurado pelos sofrimentos que o esperavam, Jesus disse aos trs que parassem para vigiar e se afastou um pouco mais, sozinho. Caindo de joelhos, orou ao Pai: Tudo possvel para ti; afasta de mim este clice! Mas no o que eu quero, e sim o que tu queres. (Mateus 26:39-42) Esgotados ao limite de sua fora fsica, emocional e mental pelos acontecimentos da semana, os discpulos adormeceram profundamente. Vendo isso, Jesus disse a Pedro: Simo, ests dormindo? No conseguiste car acordado nem uma hora? Vigia e pede para no cair em tentao; o esprito est pronto, mas a carne fraca. Depois de ter se isolado ainda por duas vezes e repetir a mesma orao, Jesus lhes disse: Levantaivos, vamos! Eis que aquele que me traiu est prximo. No demorou para que ele fosse preso. Signicado: Expresso usada para pedir a iseno de algum dever ou o livramento de um tormento.

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

Lavo minhas mos

governador romano, Pncio Pilatos, era conhecido pelo desprezo que nutria em relao aos judeus e a suas crenas. Sua nica preocupao era manter a ordem pblica e explorar a provncia. Quando Jesus foi levado diante dele, Pilatos no se preocupou em saber se Ele havia pronunciado ou feito declaraes sacrlegas contra o Deus dos hebreus. A ele interessava esclarecer um nico ponto: Tu s o rei dos judeus? Sem reclamar sua inocncia, Jesus responde apenas: Tu o disseste. (Joo 18:33-34) Esperando brincar com a popularidade de Jesus de modo a fazer a multido aprovar a execuo de outro preso, o governador oferece ao pblico a escolha entre libertar o chamado Rei dos Judeus ou o j conhecido transgressor Barrabs. Diante da resposta da multido, Pilatos questionou: Que farei ento deste que vs chamais de Rei dos Judeus? E a multido gritou: Crucica-o! Mas Pilatos prosseguiu: Que mal ele fez? Eles gritavram mais alto: Crucica-o! Diante da insistncia do povo e com medo de uma rebelio, ele mandou trazer uma bacia com gua e lavou as mos em pblico: No sou responsvel por este sangue; cuidai dele vs! Em seguida, Pilatos d ordem para libertar Barrabs e crucicar Jesus. Signicado: A expresso usada com o objetivo de se eximir da responsabilidade por alguma deciso.

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

Olho por olho, dente por dente

expresso encontrada no Antigo Testamento, quando Deus chama Moiss ao monte Sinai e lhe d os primeiros dos vrios estatutos que vo acabar tornando-se um cdigo de mais de 600 leis meticulosas, preservadas no restante do Pentateuco, os cinco livros tradicionalmente atribudos a Moiss. A lei pune o assassinato e a violncia: Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grvida, e for causa de que aborte, porm no havendo outro dano, certamente ser multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juzes. Mas se houver morte, ento dars vida por vida, olho por olho, dente por dente, mo por mo, p por p, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe. (xodo 21:22-25)

10

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

Jesus cita a mesma expresso no Novo Testamento, porm modicando-a: Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porm, vos digo que no resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe tambm a outra (Mateus 5:38-39). Signicado: Possui o mesmo sentido de outro ditado popular: pagar na mesma moeda.

Mais velho que Matusalm

ais comumente lembrado por sua fertilidade e longevidade extraordinrias, Matusalm era lho de Henoc e av de No. Pai de Lamec aos 187 anos, Matusalm viveu ainda 782 anos e teve outros lhos e lhas. Toda a durao da vida de Matusalm foi de 969 anos (Gnesis 5:27), fazendo dele a pessoa de vida mais longa no Livro Sagrado. No entanto, se seu tempo de vida for considerado no contexto da tradio babilnica, na qual se diz que os ancestrais viveram dezenas de milhares de anos, Matusalm teve uma vida terrena comparativamente curta. Ele quase completou mil anos, que, segundo o Salmo 90:4, representa um dia na vida do Senhor. Matusalm morreu no ano do Dilvio. Signicado: Muito velho.

11

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

Pacincia de J

utro personagem bblico do Antigo Testamento que j deu o que falar J. Conhecido por seu sofrimento, seu nome passou a ser usado para designar pessoas que sabem esperar: Voc tem uma pacincia de J! Mas o que aconteceu com J de fato? Para o profeta Ezequiel, J foi um dos trs mortais mais virtuosos da face da Terra, sendo os outros No e Daniel. Assim como No escapou de se afogar no Dilvio e Daniel saiu ileso da cova dos lees, J sobreviveu destruio imerecida e catastrca de sua famlia, de sua sade e de seu patrimnio, e o tempo todo asseverou sua inocncia apesar do sofrimento indescritvel. A histria comea quando Deus recebe em audincia o adversrio Sat e destaca J como um homem ntegro e reto, que teme a Deus e se afasta do mal (J 1:8). Sat questiona Seria a f de J apenas gratido por tudo de bom que Deus o deixou provar? e

12

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

Pensando bem... perseverana sim, pacincia no

No Novo Testamento, Tiago se refere conhecida fama de J quando aconselha que se espere pacientemente a vinda do Senhor: Ouvistes falar da pacincia de J (Tiago 5:11). No entanto o moderno lugar-comum pacincia de J falha no essencial. Um amigo o repreende por ter aconselhado outros a se manterem calmos em pocas conturbadas quando agora que o mesmo te acontece desanimas? (J 4:5). Ao que J responde: Que destino espero para ter pacincia? (J 6:11). O exemplo de J menos de pacincia do que de uma tenacidade por meio da qual ele persevera em sua integridade (J 2:3), em meio a experincias pessoais catastrcas.

!!!

pede a Ele que lhe permita tocar em seus bens, sua sade e sua famlia. Deus o autoriza, ordenando-lhe, porm, que lhe poupe a vida. Ao ver a perseverana de J, Deus lhe restitui todas as perdas em dobro. Signicado: Muita pacincia.

13

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

Fruto proibido

uem nunca foi tentado? A histria da tentao uma das primeiras contadas na Bblia. Aps criar Ado e Eva, Deus lhes deixou livres no Jardim do den com uma nica restrio: Mas no comas do fruto da rvore da cincia do bem, e do mal (Gnesis 2:17). A astuciosa serpente, porm, insinua mulher que a proibio de Deus a impede de ter condio divina. Ento ela come o fruto proibido e o d ao marido, cometendo o primeiro pecado: a desobedincia.

Voc sabia?

Fruto Proibido foi o nome do lbum da cantora Rita Lee lanado em 1975, quando ela ainda fazia parte da banda Tutti Frutti. Entre as faixas, esto sucessos consagrados como: Agora s falta voc e Esse tal de Roque Enrow e Ovelha negra. Com uma vendagem inicial de 200 mil cpias, Fruto Proibido considerado um clssico e a obra-prima de Rita Lee, contribuindo para que ela conquistasse o ttulo de Rainha do Rock Brasileiro.

???

14

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

Embora o judasmo no tenha responsabilizado Ado pelos pecados da humanidade, o apstolo Paulo, sim: Portanto, assim como por um homem entrou o pecado neste mundo, ele escreveu, assim passou tambm a morte a todos os homens por um homem, no qual todos pecaram (Romanos 5:12). Mas Jesus ofereceu a ressurreio: e assim como em Ado morrem todos, assim tambm todos sero vivicados em Cristo (1 Cor 15:22). Um dos primeiros padres da igreja, Santo Agostinho, usou a histria da tentao e da queda relatada em Gnesis 3 para propor a doutrina do pecado original. A tradio de que o fruto proibido era uma ma data do incio dos tempos cristos, e talvez se origine da semelhana entre as palavras latinas malus (mal) e malum (ma). Signicado: A expresso designa algo tentador, porm ilcito.

Extrado e daptado dos livros: Guia completo da Bblia, Jesus e sua poca e Quem quem na Bblia, de Selees do Readers Digest (www.selecoes.com.br)

15

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

Voc sabia?

No ano em que o Brasil recebe a visita do Papa Francisco pela primeira vez, Selees traz para voc 10 fatos fascinantes sobre o papado: Nmero de papas: 265, incluindo o apstolo Pedro, considerado o primeiro representante da Igreja Catlica, cujo incio data de 33 d.C. A mdia de durao do papado de sete anos e meio. De quem foi a ideia do papado? De Jesus. Segundo a Igreja Catlica, em Mateus 16:18-19, Jesus convidou Pedro a liderar a igreja quando disse: Pois tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edicarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela. O ttulo de papa foi usado pela primeira vez pelo Papa Hercles de Alexandria, que ocupou o cargo entre os anos 232 e 248. A nacionalidade da maioria dos papas? A Itlia lidera o ranking com 217 papas, seguida a distncia pela Frana, com 17. No total, 13 naes originaram papas. Antipapas: lderes religiosos que reivindicaram o papado e tiveram o apoio de reis e outras organizaes religiosas, embora no tenham sido reconhecidos pela Igreja Catlica como papas legtimos.

???

16

O MELHOR DA SABEDORIA POPULAR DA

BBLIA

O papado mais breve foi o do Papa Urbano VII, que ocupou o cargo por 13 dias em 1590, de 15 a 27 de setembro. Embora tenha morrido antes de tomar posse, foi considerado um dos pontces. Na outra ponta, o papado mais longo foi o do Papa Pio IV, o qual manteve o ttulo por 31 anos, sete meses e 23 dias, de 1846 a 1878. O anel papal conhecido como Anel do Pescador, porque possui a imagem do apstolo Pedro pescando e simboliza a conquista de almas pelo clero. Um novo anel feito para cada papa, e o anel do papa anterior destrudo. Antes de o Papa Bento XVI renunciar, apenas cinco papas foram levados a deixar o cargo e outros quatro, acredita-se, deixaram-no voluntariamente. Antes de Bento XVI, a renncia mais recente foi a do Papa Gregrio XII, em 1415. Uma vez eleito e disposto a aceitar o posto, as obrigaes do novo papa comeam de imediato, no na coroao, alguns dias depois. Prontas para qualquer cardeal que seja eleito, durante a eleio do papa, vestes papais de todos os tamanhos so providenciadas.

17

Acesse o site Selees e que por dentro das novidades!

www.selecoes.com.br

Conhea nosso Blog

Curta Nossa fanpage

Compartilhe esse e-book:

You might also like