You are on page 1of 12

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS

CONCEITOS EM PSICOMETRIA

Manaus, 28 de Maro de 2011

NARA DA SILVA CARDONA

CONCEITOS EM PSICOMETRIA

Trabalho na

realizado para obteno de nota, de Psicometria, sob a

disciplina

orientao do professor Diego Rafael Cavalgante

Manaus, 28 de Maro de 2011

PSICOMETRIA

Psicometria (do grego psyk, alma e metron, medida, medio) uma rea da Psicologia que faz a ponte entre as cincias exatas, principalmente a matemtica aplicada - a Estatstica e a Psicologia. Sua definio consiste no conjunto de tcnicas utilizadas para mensurar, de forma adequada e comprovada experimentalmente, um conjunto ou uma gama de comportamentos que se deseja conhecer melhor.
O Psiclogo psicometrista possui, em seu espectro atuacional, caractersticas para levar a cabo a definio desta rea, bem como para manusear os testes psicolgicos de acordo Com alguns critrios bsicos. Estes so: Validade, Fidedignidade e Padronizao. Qualquer teste que se preste validao e, posteriormente ao uso, deve ser fruto de pesquisas nessa rea. ( Wikipdia)

PADRONIZAO Padronizao da Administrao do Teste (Normas): Num sentido geral, a padronizao se refere necessria uniformidade em todos os procedimentos no uso de um teste vlido e preciso. Desde as precaues a serem tomadas na aplicao at os parmetros ou critrios para interpretar os resultados obtidos (PASQUALI, 2001). O teste psicolgico foi descrito, na definio inicial, como uma medida padronizada. A padronizao implica em uniformidade do processo de avaliao do teste. Se vamos comparar os resultados obtidos por diferentes indivduos, as condies de aplicao devem ser, evidentemente, iguais para todos. Padronizao = uniformidade na aplicao dos testes, e Normatizao = uniformidade na interpretao dos escores dos testes. Padronizao (tambm conhecido como standardizao ou estandardizao) o processo de desenvolvimento e combinar normas tcnicas. Uma norma (padro) um documento que estabelece engenharia uniforme ou especificaes tcnicas, critrios, mtodos, processos, ou prticas. Algumas normas so obrigatrias, enquanto outras so voluntrias. Padronizao implica uniformidade de procedimento na aplicao e na pontuao do teste. Para que os escores obtidos por pessoas diferentes sejam comparveis, as condies de testagem deve ser a mesma para todos. Em situao de teste, a nica varivel independente deveria ser o individuo. padronizao se estende por: Materiais empregados; Limites de tempo; Instrues orais; Demonstraes preliminares; Maneiras de manejar as perguntas dos testandos; E todos os outros detalhes da situao de testagem

APLICAO Para que haja padronizao de um teste, ele aplicado a uma amostra grande e representativa do tipo de pessoa para o qual foi planejado.

FIDEDIGNIDADE Pasquali (2001) considera que o conceito de preciso ou fidedignidade se refere ao quanto o escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito num trao qualquer. O termo preciso, quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistncia. Preciso do teste a consistncia dos resultados obtidos pelo mesmo indivduo, quando retestado com o mesmo teste, ou com uma forma equivalente. Antes de um teste psicolgico ser apresentado para o uso geral, preciso realizar uma verificao completa e objetiva de sua preciso. O termo fidedignidade significa basicamente consistncia. A fidedignidade de um teste a consistncia dos escores obtidos pelas mesmas pessoas quando retestadas com o mesmo teste ou com uma forma equivalente do teste.

VALIDADE Validade e Preciso: A avaliao objetiva dos testes psicolgicos inclui, em geral, a determinao da sua validade e da sua preciso em situaes especficas. Segundo Pasquali (2001), costuma-se definir a validade de um teste dizendo que ele vlido se de fato mede o que supostamente deve medir (p.112). A validade a questo mais importante a ser proposta com relao a qualquer teste psicolgico, uma vez que, apresenta uma verificao direta do teste satisfazer sua funo.

O termo validade (tambm chamada verdade lgica, verdade analtica, ou verdade necessria), em lgica, refere-se geralmente a uma propriedade de enunciados particulares e de argumentos dedutivos.
Validade significa o grau em que o teste realmente mede aquilo que ele se prope a medir. A validade proporciona uma verificao direta de quo bem o teste cumpre a sua funo. Ex. Teste de aptido vocacional para pilotos

APLICAO Quando um argumento relatado para provar que a sua concluso verdadeira (em oposio a provavelmente verdadeira), ento o argumento destinado a ser dedutvel. Um argumento declarado para mostrar que sua concluso provavelmente verdadeira pode ser considerado como indutivo. Para dizer que um argumento vlido basta dizer que a concluso realmente segue das premissas, isto , um argumento vlido precisamente quando ele no pode seguir de premissas verdadeiras para uma concluso falsa. A seguinte definio mais utilizada:

Um argumento vlido dedutivamente se, quando todas as premissas so verdadeiras, a concluso tambm necessariamente verdadeira.

Um exemplo de argumento vlido dado pelo bem conhecido silogismo: (a) Todos os homens so mortais. (b) Scrates um homem. (c) Logo, Scrates mortal. O que torna (c) um argumento vlido no o mero facto deste possuir concluso e premissas verdadeiras, mas o fato da necessidade lgica da concluso, dadas as duas premissas (a) e (b). No importa como o universo poderia ser construdo, nunca poderia ser o caso que este argumento deveria ter premissas verdadeiras e concluso falsa. O argumento abaixo contraria: (d) Todos os homens so mortais. (e) Scrates mortal. (f) Logo, Scrates um homem. Neste caso, a concluso (f) inescapavelmente no segue da premissa: um universo facilmente imaginado no qual 'Scrates' no um homem mas uma mulher, de fato que as premissas (d) e (e) devem ser verdadeiras mas a concluso falsa. Esta possibilidade torna o argumento invlido. Uma viso padro que se um argumento vlido, ento ele um papel da frmula lgica dos argumentos. Algumas tcnicas so empregadas por lgicos para representar uma frmula lgica de argumento. Um simples exemplo, aplicado s duas ilustrues acima, o seguinte: Sejam as letras 'P','Q' e 's' simbolos, respectivamente, para o conjunto de homens, o conjunto de mortais, e Scrates. Usando estes smbolos, o primeiro argumento pode ser abreviado para: Todos os P so Q. s um P. Logo, s um Q. Similarmente, o segundo argumento se torna: Todos os P so Q. s um Q.

Logo, s um P.

CONSIDERAES FINAIS
Embora se associe o psiclogo ao uso de teste psicolgico, no entanto apenas a minoria desses profissionais que aceitam testes psicolgicos na sua prxis. Muitos desprezam esses instrumentos, mais por no saber ou no querer utiliz-los do que a partir do seu conhecimento. Como diz Nascimento (2005), os testes continuam sendo alvos de crticas por muitos colegas e, em certos meios chegam a ser considerados uma rea desprestigiada da psicologia. Ainda segundo a autora, as crticas mais contundentes partem das correntes humanstica e psicanaltica, que vem no psicodiagnstico uma forma de classificar personalidades, considerado por elas como discriminatria, estigmatizante e reducionista, em vez de considerar a pessoa na sua singularidade e em sua dinmica. Em uma pesquisa com psiclogos sobre o uso de testes psicolgicos, Venturi e Silva (1996), concluram que os entrevistados consideram importante o uso dos testes em sua prtica, ao mesmo tempo em que acreditam existir um desinteresse pelo uso desse instrumental devido ao preconceito e ceticismo generalizados. Ademais, acreditam ser necessrio rever o ensino das tcnicas de avaliao psicolgica (apud PACHECO, 2005). As sugestes apresentadas para melhoria no ensino dos testes, de acordo com os citados pesquisadores, foram: O ensino dos testes deve ser aliado prtica; Os alunos devem submeter-se aos testes ou aplic-los em outras pessoas; Os alunos devem realizar estgios em que possam aplicar os testes; O aluno deve receber uma slida base terica sobre os testes utilizados. Porm, estes itens apontados como favorveis para aprendizagem dos testes, mesmo quando seguidos na ntegra, ainda assim se encontra resistncia em boa parte dos alunos. Outro dado interessante que os psiclogos, pelos menos nunca vi, no fazem crtica utilizao de testes na rea infantil, ento com criana pode, no tem do que criticar? A seu favor, pode se argumentar que pelo fato da criana no ter um repertrio oral pronto de auto-expresso. verdade, mas, por conseguinte ela tende a ser mais autntica!

Apesar da validade e legitimidade do CFP (Conselho Federal de Psicologia) em relao aos testes atuais, me parece inadivel repensar no somente a epistemologia dos testes, mas, tambm as categorias das doenas psicolgicas e a psicologia como um todo. Afinal, alguns autores, na sua maioria da filosofia (o que mais intrigante), j vem formatando, havia tempo, perfis atuais e coerentes do homem ps-moderno, a exemplo do Mnimo eu de Lasch (1987), do Homem lquido de Bauman (2004). Finalmente, ou desdobramos a psicologia para entendermos esse novo homem em construo da Sociedade depressiva (ROUDINESCO, 2000), na Era do vazio (LIPOVETSKY, 2005), que produz o Homem sem alma (KRISTEVA, 2002), ou continuaremos a atend-lo e avali-lo nos parmetros enviesados do sculo passado. A, certamente nos reduziremos ao que diz Guattari (2005, p. 16), em profissionais psi, sempre assombrados por um ideal caduco de cientificidade.

BIBLIOGRAFIA KRISTEVA, J. As novas doenas da alma. Trad. J. A. A. Melo. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.. LIPOVETSKY, G. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporneo. Trad. T. M. Deutsch. Barueri-SP: Manole, 2005. NASCIMENTO, R. S. G. F. A informtica e a avaliao psicolgica. In: Psicologia e informtica: desenvolvimentos e progressos. So Paulo: CRP-SP / Casa do Psiclogo, 2005. (Coleo qualificao profissional). ROUDINESCO, E. Por que a psicanlise? Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. SANTIAGO, M. D. Ewerton. Psicodiagnstico: uma prtica em crise ou uma prtica na crise? In: LOPEZ, M. Ancona. (Org.). Psicodiagnstico: Processo de interveno. So Paulo: Cortez, 1995. VORCARO, A. M. Resende. Compreender ou estranhar: incidncias no psicodignstico. In: LOPEZ, M. Ancona (Org.). Psicodiagnstico: Processo de interveno. So Paulo: Cortez, 1995. YALOM. Irvin D. Os desafios da terapia: reflexes para pacientes e terapeutas. Trad. Vera de Paula Assis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. Wikipdia- pagina na web Slides do professor Diego Rafael Cavalcante

You might also like