You are on page 1of 23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

Cardiologia

Dermatologia

Doenas da Tireoide

Sade da Mulher

Doenas dos Rins

Lista de sintomas

Perder peso

INCIO

CARDIOLOGIA

COLESTEROL

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL |

TRIGLICERDEOS

Artigo atualizado em 07/09/2013.

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS


417 COMENTRIOS

Muito se fala sobre o colesterol bom e colesterol ruim, mas pouco se explica sobre o seu real significado. Existem vrios tipos de colesterol: colesterol HDL, colesterol LDL, colesterol VLDL, colesterol IDL, triglicerdeos, um excesso de siglas que costuma confundir muito os pacientes. Neste textos vamos abordar as seguintes questes sobre o colesterol: O que o colesterol? O que aterosclerose? O que dislipidemia? Quais so os tipos de colesterol que existem?
www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 1/23
P ublic idade

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

Qual o colesterol bom? Qual o colesterol ruim? Quais so as consequncias de um colesterol alto? Quais so os sintomas do colesterol alto? Qual o melhor tratamento para o colesterol alto? Depois da leitura deste texto, no deixe de ler tambm nosso texto sobre colesterol e dieta: DIETA PARA BAIXAR O COLESTEROL.

Caminhada Emagrece
caminhada.dietaesaude.com.br Faa Aqui a sua Avaliao de Peso e Descubra Como Chegar no Peso Ideal!

O que o colesterol
Muito se ouve falar sobre o colesterol bom e ruim, mas pouco se explica sobre o seu real significado. O colesterol uma substncia gordurosa encontrada em todas as clulas no nosso corpo. Ele essencial para a formao das membranas das nossas clulas, para a sntese de hormnios, como a testosterona, estrognio, cortisol e outros (leia sobre a suprarenal para mais informaes), para a produo da bile, para digesto de alimentos gordurosos, para formao da mielina (uma bainha que cobre os nervos), para metabolizao de algumas vitaminas (A, D, E e K), etc. O colesterol do nosso organismo tem duas origens: a) endgena o colesterol produzido pelo nosso prprio corpo, principalmente pelo fgado. b) exgena o colesterol tambm pode ser adquirido atravs dos alimentos.

Tipos de colesterol
Como se trata de uma substncia gordurosa, o colesterol no se dissolve no sangue; igual a gotas de leo na gua. Portanto, para viajar atravs da corrente sangunea e alcanar os tecidos perifricos, o colesterol precisa de um transportador. Essa funo cabe s lipoprotenas que so produzidas no fgado. As principais so: - VLDL (Very low-density lipoprotein) - LDL (Low-density lipoprotein)
www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 2/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

- HDL ( High-density lipoprotein) O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerdeos do sangue para os tecidos. O VLDL transporta triglicerdeos e um pouco de colesterol. O HDL um transportador diferente, ele faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fgado que vai excret-lo nos intestinos. Enquanto o LDL e o VLDL levam colesterol para as clulas e facilitam a deposio de gordura nos vasos, o HDL faz o inverso, promove a retirada do excesso de colesterol, inclusive das placas arteriais. Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom e o VLDL e o LDL como colesterol ruim . A produo das lipoprotenas regulada pelos nveis de colesterol. Colesterol derivado de gorduras saturadas e gordura trans favorecem a produo de LDL, enquanto que o consumo de gorduras insaturadas, encontrada no azeite, peixes e amndoas, por exemplo, promovem a produo do HDL. Portanto, ao dosarmos os valores das lipoprotenas transportadoras LDL, VLDL e HDL temos uma avaliao indireta da quantidade e da qualidade do colesterol que circula em nosso sangue. Por isso, o lipidograma, exame usado para dosar as lipoprotenas, usado para avaliarmos os nveis de colesterol sanguneos.

O que o Colesterol IDL?


O IDL (Intermediatelow-density lipoprotein) um tipo de colesterol semelhante ao LDL. Como tem efeitos semelhantes, ele no normalmente dosado individualmente, mas sim junto com o LDL. Portanto, quando recebemos o valor do LDL, habitualmente estamos falando do valor de LDL + IDL.

O que aterosclerose?
Elevadas concentraes de VLDL e o LDL esto associados deposio de gordura na parede dos vasos sanguneos, levando formao de placas de colesterol. Quando nosso corpo tem mais colesterol do que precisa, as molculas de LDL ficam circulando no sangue procura de algum tecido que esteja precisando de colesterol para o seu funcionamento. Se este colesterol no for entregue a nenhum tecido, a molcula de LDL acaba se depositando nos vasos, acumulando gordura no mesmos. Este processo chamado de aterosclerose Veja na ilustrao ao lado como essas placas de gordura ocupam espao e diminuem o
www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 3/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

dimetro da luz dos vasos (chamamos de luz a parte oca de dentro dos vasos por onde passa o sangue). A aterosclerose tambm causa leso direta na parede, diminuindo a elasticidade das artrias, tornando-as mais duras. O depsito de gordura e a leso da parede dos vasos favorecem a obstruo do fluxo de sangue e a reduo do aporte de oxignio e nutrientes aos tecidos. Quando os vasos acometidos pelas placas de colesterol so as artrias coronrias (artrias do corao), o resultado final pode ser o infarto cardaco(leia: INFARTO DO MIOCRDIO | Causas e preveno); quando so acometidos vasos cerebrais, o paciente pode evoluir com um AVC (leia: ENTENDA O AVC ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL).

Dislipidemia
O aumento dos nveis de colesterol chamado de dislipidemia. Durante muito tempo os mdicos avaliaram o grau de dislipidemia atravs dos valores do colesterol total, que nada mais do que a soma dos nveis sanguneos de HDL + LDL + VLDL. Porm, como acabamos de explicar, h o colesterol ruim e o colesterol bom, o que torna pouca eficiente a avaliao conjunta deles. Atualmente o colesterol total menos valorizado do que os nveis individuais de HDL e LDL. Veja esses exemplos: Paciente 1 LDL 150, HDL 20 e VLDL 20 = colesterol total de 190 Paciente 2 LDL 100, HDL 65 e VLDL 25 = colesterol total de 190 Pelo que foi explicado at agora, no h dvidas que o paciente 1 apresenta mais riscos de aterosclerose que o paciente 2, apesar de terem o mesmo nvel de colesterol total. O exemplo acima explica o porqu do colesterol total no ser o melhor parmetro para avaliar a dislipidemia.

Valores de colesterol HDL e colesterol LDL


Como a dislipidemia um dos principais fatores de risco para doenas cardiovasculares, a medicina tem tentado estabelecer, atravs de estudos, quais so os nveis ideais de colesterol HDL e LDL. Atualmente classificamos o colesterol da seguinte maneira: LDL Menor que 100 mg/dL timo
www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 4/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

Entre 101 e 130 mg/dL Normal Entre 131 e 160 mg/dL Normal/alto Entre 161 e 190 mg/dL Alto Maior que 190 mg/dL Muito alto HDL Menor que 40 mg/dL Baixo (ruim) Entre 41 e 60 mg/dL Normal Maior que 60 mg/dL Alto (timo)

O que fazer quando o colesterol est alto?


Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas est indicada para todas as pessoas, independente do valor do seu colesterol. Porm se voc tem dislipidemia, seguir esta dieta ainda mais importante. Entretanto, nem sempre a sozinha resolve o problema do colesterol alto, isto porque o aumento do colesterol LDL est relacionado a fatores genticos e alimentares. 75% do nosso colesterol de origem endgena (produzido pelo fgado) e apenas 25% vem da alimentao. Logo, se os valores do LDL forem muito elevados, somente a dieta no ser suficiente para normalizar os valores do colesterol ruim. Falamos um pouco mais sobre a dieta para quem tem colesterol alto neste link: DIETA PARA BAIXAR O COLESTEROL. Exerccios fsicos ajudam a elevar o HDL e a diminuir o LDL, sendo outra opo para o controle da dislipidemia. Porm, assim como na dieta, a reduo tambm no grande. A dieta e os exerccios fsicos so suficientes para aqueles pacientes com LDL at 160 mg/dl. Este o grupo que pode conseguir bons resultados sem ter que recorrer a medicamentos. A deciso de quando comear os remdios depende no s dos valores de LDL e HDL , mas tambm da presena de outros fatores de risco para doena cardiovascular, nomeadamente: - Tabagismo (leia: COMO E PORQUE PARAR DE FUMAR CIGARRO). - Hipertenso (leia: HIPERTENSO ARTERIAL (PRESSO ALTA)). - Diabetes (leia: SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS). - Insuficincia renal crnica (leia: INSUFICINCIA RENAL CRNICA ).
www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 5/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

- Obesidade e Sndrome metablica (leia: OBESIDADE E SNDROME METABLICA). - Idade maior que 45 anos. Quanto mais fatores de risco voc tiver, mais baixo deve ser seu colesterol. Grosso modo, podemos resumir da seguinte maneira os alvos: Paciente com apenas um fator de risco Colesterol LDL deve ser menor que 160 mg/dL Paciente com dois ou mais fatores de risco Colesterol LDL deve ser menor que 130 mg/dL Pacientes com alto risco cardiovascular, principalmente se tiver tido um infarto ou AVC Colesterol LDL deve ser menor que 100 mg/dL Trabalhos mais recentes comeam a sugerir que um LDL menor que 80 o ideal para pacientes de alto risco. O HDL muito baixo tambm considerado fator de risco, mesmo com LDL no muito elevado. J se pode indicar tratamento apenas baseado no seu valor.

ruim ter HDL muito alto?


No, pelo contrrio. Algumas pessoas, normalmente mulheres, tm HDL muito elevados, s vezes acima de 100 mg/dL. Isso no indica qualquer doena. Na verdade, so pessoas afortunadas pois apresentam baixo risco de doena cardaca, principalmente se o LDL for baixo.

O que colesterol no-HDL?


Colesterol no-HDL a soma de todos os tipos de colesterol considerados ruins: IDL+LDL+VLDL. Supe-se que o colesterol no-HDL seja um marcador mais sensvel de risco de aterosclerose do que o LDL isoladamente. Curtir Valores do colesterol no-HDL: Inform aes Sobre Om eprazol,
Pantoprazol, Lansoprazol... - MD.Sade Menor que 130 mg/dL timo 318 pessoas curtiram isso. Talvez voc tam bm curta

Entre 131 e 160 mg/dL Normal Entre 191 e 220 mg/dL Alto

823 pessoas curtiram isso. Entre 161 e 190 mg/dL Normal/alto

DOR NO RIM - MD.Sade

Maior que 220 mg/dL Muito alto

Quais so os sintomas do colesterol alto?


www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 6/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

Nenhum! Colesterol alto no provoca sintomas. Ateno: colesterol alto no d cansao, dor de cabea, falta de ar, prostrao ou qualquer outro sintoma. A dislipidemia uma doena silenciosa. A nica maneira de saber os nveis de colesterol atravs do lipidograma.

Triglicerdeos
A hipertrigliceridemia, nome que se d ao aumento dos triglicerdeos no sangue, tambm fator de risco para aterosclerose, principalmente se associados a nveis baixos de HDL. Os triglicerdeos esto intimamente ligados ao VLDL e seu valor costuma ser 5x maior. Por exemplo, um indivduo com VLDL de 30 mg/dL, ter nveis de triglicerdeos ao redor de 150 mg/dL. Os valores normais de triglicerdeos so: At 150 mg/dL = normal Entre 150 e 199 mg/dL = limtrofe Entre 200 e 500 mg/dL = elevado Maior que 500 mg/dL= muito elevado A elevao do colesterol e, principalmente, dos triglicerdeos, esto associados a uma maior incidncia de acmulo de gordura no fgado, chamado de esteatose heptica (leia: O QUE ESTEATOSE HEPTICA?). Para saber mais detalhes sobre os triglicerdeos, leia: O QUE SO OS TRIGLICERDEOS?

Medicamentos usados para o tratamento do colesterol alto (dislipidemia)


Todo paciente com colesterol e/ou triglicerdeo elevado deve se submeter dieta, praticar exerccios fsicos regulares e, se estiver acima do peso, emagrecer. Os medicamentos de escolha para reduo do LDL e aumento do HDL so as estatinas, tambm chamadas de inibidores da enzima HMG-coA reductase (enzima do fgado responsvel pela produo de colesterol). As estatinas tambm agem na reduo dos triglicerdeos.
www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 7/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

As estatinas mais prescritas so: - Sinvastatina - Atorvastatina - Fluvastatina - Pravastatina - Rosuvastatina - Lovastatina A rosuvastatina e a atorvastatina so as mais fortes e conseguem redues do colesterol com menores doses. Porm, estas duas so caras e muitas vezes o paciente consegue controle do seu colesterol com as estatinas mais baratas, no sendo preciso usar as drogas mais potentes. Os principais efeitos colaterais destes medicamentos so a dor muscular e as cimbras (leia: TUDO SOBRE CIMBRAS). Em alguns casos a leso muscular pode ser sria e indicar a interrupo do tratamento. Hepatite medicamentosa tambm pode ocorrer (leia: AS DIFERENAS ENTRE AS HEPATITES). Para saber mais sobre as estatinas, leia: ESTATINAS | Remdios para colesterol alto Apesar das estatinas agirem nos nveis de triglicerdeos, os fibratos so uma classe com ao mais intensa para esse fim. Os fibratos reduzem os triglicerdeos, mas praticamente no interferem no colesterol LDL. Os fibratos mais usados so: - Fenofibrato - Benzafibrato - Genfibrozil - Clofibrato - Ciprofibrato A associao entre fibratos e estatinas deve ser feita com cautela, uma vez que h aumento do risco de leso muscular com o uso concomitante dessas drogas. Vrsion en espaol: CO LESTERO L ALTO

P ublic idade

www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

8/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

Sintomas Colesterol Elevado


www.super-smart.eu Produtos de Qualidade Garantida. Descubra as Ofertas. Compre Hoje!

NO DEIXE DE LER TAMBM OS SEGUINTES ARTIGOS RELACIONADOS:

DIETA PARA BAIXAR O COLESTEROL

ESTATINAS | Remdios para O QUE SO OS colesterol alto TRIGLICERDEOS?

SINTOMAS DA HIPERTENSO ARTERIAL

HEMOGRAMA | Entenda os seus resultados

DIABETES TIPO 2 | Causas e INFARTO DO MIOCRDIO | fatores de risco Causas e preveno

EDEMA PULMONAR AGUDO | Sintomas e tratamento

www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

9/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

Arquivado em:CARDIOLOGIA , COLESTEROL Marcados com:CARDIOLOGIA , COLESTEROL , COLESTEROL ALTO , COLESTEROL BOM , COLESTEROL BOM E RUIM , COLESTEROL HDL , COLESTEROL LDL , COLESTEROL NO-HDL , COLESTEROL RUIM , DISLIPIDEMIA , EXAME DE SANGUE , HDL , IDL , LDL , LIPIDOGRAMA , SADE , TRIGLICERDEOS

Divulgue estas informaes com seus amigos:

Anncios Google

Anncios Google

Anncios Google

Colesterol total Colesterol ldl Hdl ldl Colesterol alto sintomas Como baixar o colesterol Colesterol alto o que

Colesterol alimentos Dietas colesterol Colesterol colesterol

ATENO! Antes de enviar uma pergunta, leia atentamente as regras para entender nossos critrios de seleo. S sero aprovadas as perguntas dentro das REGRAS PARA COMENTRIOS.

417 comentrios Join the discussion


Mais novos Comunidade
17 dias atrs

21

Compartilhar

Entrar

Carina S c anoni

Pratico atividades fsicas, tenho 1,64m e peso 56kg. Me alimento normalmente, como doces mas gosto de alimentos integrais. Meu trigicerdeo 128, colesterol total 240, LDL de 152.4, VLDL 25.6 e HDL de 62. Pelo que entendi no seu texto, ainda no precisaria entrar na sinvastatina. Mas creio que tenho "tendncia" gentica. O que o Sr. acha? Obrigada e mais uma vez, parabns pelo texto bastante didtico. :)
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

Carina Scanoni 10 dias atrs

Se voc acha que tem uma dieta mais ou menos controlada e j faz exerccios, h pouca margem de manobra. Os remdios so a nica opo para baixar o colesterol.
Responder Compartilhar

Carina S c anoni

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Sade 10 dias atrs

Ol Dr. Pedro! Imaginei que iria precisar tomar remdio, no fao regime, mas conforme mencionei, no me enquadro no perfil daqueles que comem (com frequncia) frituras, carnes vermelhas etc....muito pelo contrrio, acredito que tenho uma dieta saudvel e s vezes, exagero um pouco em doces. Mas como pratico atividades fsicas quase todos os dias (1h e meia) e estou com peso bom para minha estatura e idade (33), de fato no me resta muita escolha. Obrigada e confesso que no esperava uma resposta to rpida. Que Deus lhe conceda tudo www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 10/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

confesso que no esperava uma resposta to rpida. Que Deus lhe conceda tudo de melhor e que o ano de 2014 seja repleto de alegrias, sade e claro, sucesso profissional. :)
Responder Compartilhar

Carina S c anoni

17 dias atrs

Excelente texto.Muito didtico. Parabns!


Responder Compartilhar

Celia A lmada

um ms atrs

Por favor, meu colesterol total est 191, HDLc 62 e LDLc 105... Est normal? Tomo remedio para controlar... E gostaria de saber se posso deixar o remdio, pois no gosto de "empanturrar" meu organismo com medicamentos :-D Obrigada
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

Celia Almada um ms atrs

Os valores esto bons, mas se voc parar com o medicamento, o mais provvel que o colesterol suba de novo.
Responder Compartilhar

Celia A lmada

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Sade 25 dias atrs

Obrigada pela sua rpida resposta... Seguirei seu conselho... E virei sua f. ;)... Sucesso...
Responder Compartilhar

jaqueline frank lin

um ms atrs

Ol Dr. Pedro Li sua matria sobre Colesterol Ainda assim estou com dvidas. Poderia me ajudar? O que significa : Colesterol Total : 141,0 mg/dl HDL - Colesterol : 61 mg/dl LDL - Colesterol : 62,6 mg/dl VLDL - Colesterol 174,0 mg/dl Triglicrideos 87 mg/dl Qual seria meu colesterol ? a algum problema de colesterol?Muito obrigada e Parabns pelas matrias
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

jaqueline franklin um ms atrs

Seu HDL est alto, o que bom. J os seu LDL e triglicridos esto baixos, o que timo. Seu perfil de colesterol excelente. Fique descansada.
Responder Compartilhar

Tat iana Carvalho

um ms atrs

Parabns, gostei muito do artigo! Bem explicado e com links para aprofundar o assunto.
Responder Compartilhar

Regina Magalhes

2 meses atrs

Parabns Dr., seu blog interessantssimo. Aprendi tudo sobre colesterol aqui. Obrigada.
Responder Compartilhar
www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 11/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

A NA P A ULA

4 meses atrs

Boa noite Doutor!!Gostaria de uma explicao fiz um exame e constatou que estou com HDL 35mg/dl,o que significa bom ou ruim.Obrigada se me atender desde j, porque estou preocupada com minha sade.
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade 3 A nt onia

M o d e ra d o r

ANA PAULA 3 meses atrs

35 um valor baixo. Quanto maior o HDL, melhor.


Responder Compartilhar

4 meses atrs

Ol, Boa noite. Estou com LDL 158 e HDL 55. a medica j me indicou medicamento. cuido da alimentao, no fumo, no bebo e fao hidro trs vezes por semana. Estou sendo inconsequente em no tomar o remedio? Obrigada
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

Antonia 4 meses atrs

um valor alto. Se voc no consegue melhorar o seu colesterol atravs de dieta e exerccios, o remdio a nica soluo.
1
Responder Compartilhar

jos eneide fernandes da s ilva a

5 meses atrs

Gostaria de saber o que transaminase oxalactica e transaminase pirvica isto muito ruim?e bilirrubina direta o que ? o que acarreta no organismo ter isso alto?
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade


5 meses atrs

M o d e ra d o r

joseneide fernandes da silva a

Este texto explica: http://www.mdsaude.com/2009/12...


Responder Compartilhar

aux iliadora

5 meses atrs

Dr Pedro gosto muito de tirar duvidas com suas explicaes ,muito legal adorei
Responder Compartilhar

Doris A fons o

5 meses atrs

Ol Dr. Pedro Li sua matria sobre Colesterol bem como vrios comentrios. Ainda assim estou com dvidas. Poderia me ajudar? O que significa : Colesterol Total : 211 mg/dl HDL - Colesterol : 55 mg/dl LDL - Colesterol (calculado) : 146 mg/dl LDL - Colesterol (dosado) : 119 mg/dl VLDL - Colesterol 10 mg/dl Triglicrideos 52 mg/dl Qual seria meu colesterol ? O hdl calculado, o colesterol total ou ldl dosado ?
www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 12/23

24/12/13

Qual seria meu colesterol ? O hdl calculado, o colesterol total ou ldl dosado ? Muito obrigada e Parabns pelas matrias
Responder Compartilhar

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

Doris Afonso 5 meses atrs

Existe um outro tipo de colesterol ruim chamado IDL que habitualmente no medido pelos laboratrios. O valor dele a diferena entre o LDL calculado e medido. No seu caso, o melhor avaliar o colesterol no HDL, ou seja, colesterol total (211) - colesterol HDL (55). No texto eu falo sobre os valores normais de colesterol no HDL.
1 V it or
Responder Compartilhar

5 meses atrs

Muito bom, porm est desatualizado. No existe depsito na parede do vaso, mas sim uma resposta leso gerando processos inflamatrios. O colesterol acumulado sob a camada ntima do vaso propicia a inflamao pela oxidao pelos macrfagos (clulas espumosas). Mas parabns,
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

Vitor 5 meses atrs

Vitor, o texto para leigos. Se eu escrevo o que voc escreveu, 99% no vai entender. Leigo no sabe o que um macrfago, o que oxidao ou quais so as camadas dos vasos sanguneos. O objetivo no ensinar medicina, mas sim que as pessoas sem conhecimento tcnico em sade possam entender suas doenas.
6
Responder Compartilhar

Leonardo

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Sade 3 meses atrs

Pedro, Voce fera!! Parabens pela materia e pela postura profissional.


1 Jos e
5 meses atrs

Responder Compartilhar

Muito bom esse tutorial parabens, agora to mais esclarecido pois meu medico no me explicou nada disso, hdl.44 ldl.130 vldl.29 trig.143 misericordia.
1 Joaquim
Responder Compartilhar

6 meses atrs

Muito boa materia!


Responder Compartilhar

Glauc ia

8 meses atrs

Dizem: "antes tarde q nunca". Agora sim minhas dvidas ficaram esclarecidas. Obrigada dr.
Responder Compartilhar

Claudet e Mart ins

8 meses atrs

Gostei de toda publicao , em uma linguagem de fcil entendimento para quem , no tm conhecimento mdico . Consegui esclarecer algumas dvidas , a respeito de Diabetes 2 e Colesterol . Obrigada Dr. Pedro Pinheiro. Abraos! Claudete!
Responder Compartilhar
www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 13/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade Responder Compartilhar

Marc ia Corvello P inheiro

9 meses atrs

ola doutor Pedro Pinheiro adorei suas explicaes e dicas sobre o colesterol consegui tirar minhas duvidas! Obrigado!
Responder Compartilhar

mandaji

11 meses atrs

Bom dia! Dr:Pedro, no exame do meu filho de 10 anos de dosagem de colesterol total deu como resultado 213,3 mg/dl o que mostra que esta elevado para idade dele, no sei se um colesterol bom ou ruim, e estou preocupada o que eu fao, ele tem 54 kg de Peso e altura 154 cm. Agradeo desde j
10
Responder Compartilhar

S imony B ardella

11 meses atrs

Agradeo a Dr. e autor do texto Pedro Pinheiro, eu tenho triglecerideos muito elevado 686, e colesterol 259 o bom colesterol baixo, gostei muito do seu texto, muito bem explicado , eu no tinha noo da gravidade , estou tomando medicao bezafibrato 400mg e sinvastatina 20mg uma vez ao dia, mais vou fazer atividades fisicas e dieta alimentar , obrigada Dr. abraos.
Responder Compartilhar

A lvarenga CB MMG

um ano atrs

boa tarde queria saber se eu fizer uso de bebida alcoolica, uma dose por dia o meu colesterol LDL e o VLDL tende a abaixar ou no.
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

Alvarenga CBMMG 11 meses atrs

No.
Responder Compartilhar

ronaldo

um ano atrs

peguei meu exame hoje colesterol total 307 trigliceredes:130 HDL: 58 LDL : 223 VLDL : 26 GLICEMIA 70 Tenho 45 anos, fao caminhada e corrida 5 vezes por semana, bebo socialmente cerveja, alimentao no gordurosa e pouco aucar... Ser consigo melhorar o LDL sem ter que tomar remdio ???? ah peso 97 Kg altura de 1,75 ..
54
Responder Compartilhar

c ry s t alparis 2011

um ano atrs

DR ... meu colesterol total esta 223 e meu LDL 161 e so consegui medico dia 27... sera que so coom dieta consigo baixar ou sera necessario medicaao... obrigada LUCIANA
12
Responder Compartilhar

Mauro Cez ar

um ano atrs

www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

Peguei hoje meu exame e deu:

14/23

24/12/13

Peguei hoje meu exame e deu: Colesterol total:151 triglicerideos: 190 HDL:46 VLDL:38 LDL:67 Tenho 46 anos e fao caminhada 5 vezes na semana, no bebo nem fumo. Alimentao no gordurosa e pouco aucar. Gostaria de uma observao sobre o triglicerideo. Obrigado
12
Responder Compartilhar

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

MariaFofa2012

um ano atrs

Ol, ns da sociedade, que no pertencemos a classe mdica, agradecemos pela disposio da disseminao de to importantes informaes e de maneira to clara. Parabns por este trabalho social. Abrao.
Responder Compartilhar

leandro Nas c iment o

um ano atrs

Parabns pelo excelente blog!! Uma pessoa sem nehum fator de risco que possua, conforme o texto, o nao-HDL com valores OTIMOS e o colesterol total com valos OTIMOS, porem triglicerideos com valores elevados e HDL com valores inferiores aos desejaveis. Haveria a possibilidade de chegar HDL e triglicerideos a valores desejaveis s com alimentacao e exercicios? Grato.
3
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

leandro Nascimento um ano atrs

Depende do quo alterados eles estejam. Se estiverem muito alterados pouco provvel, a no ser que a dieta deste paciente seja um desastre e ele seja um sedentrio profissional. Deste modo, haveria muito espao para implementar melhoras.
4
Responder Compartilhar

leandro Nas c iment o

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Sade um ano atrs

Muito obrigado pela ateno!! Alguns dados: trigliceres 350 HDL 29 nao sedentario, esporte pelo menos 2 vezes por semana.
5 Lus maio
um ano atrs

Responder Compartilhar

J que muito se fala de colesterol, gostava de saber se existem provas concretas de que o excesso de colesterol LDL faz mal ao organismo? Se a causa de doenas cardiovasculares? Se o colesterol HDL em excesso, saudvel?
1
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

Lus maio um ano atrs

Sim, j est provado.


www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 15/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

Responder Compartilhar

c laudio 5

um ano atrs

meu hdl e 35 meu ldl 89,40 meu vldl 14,60 colesterol tota 139 triglicerrdes 73 como estou
Responder Compartilhar

Mis nac avalc ant e

um ano atrs

Dr. Pedro meu triglicerdeos deu um resultado de 74,9, no me exame consta que o valor desejvel e inferior a 150,nesse caso eu estou com algum problema ?
12
Responder Compartilhar

Mis na c avalc ant e

um ano atrs

ol boa tarde, estou com o colesterol HDL 35,6 mg/dl. colesterol LDL 110,3. colesterol VLDL 14,9.. Estou nos parmetros normais ou devo me cuidar ? percebi que emagreci muito de uns meses pra c, devido a esses resultados ? desde j agradeo. MISNA
6 Tania 1
Responder Compartilhar

um ano atrs

HDL maior que LDL normal?


Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

Tania um ano atrs

No comum, mas um bom sinal.


Responder Compartilhar

Tnia

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Sade um ano atrs

Obrigada Dr Pedro. Por entender minha pergunta. exatamente isso que eu queria perguntar, se COMUM, que no normal, isso eu sei. Essa pergunta eu fiz porque o meu caso, nesse caso vale o fator gentico? Minha alimentao no tem restrio de calricas, mas eu no consumo bebidas alcolicas e refrigerante e no fumo. LDL bem baixo, no s LDL como triglicrides tambm, HDL normal. S curiosidade. Agradeo.
Responder Compartilhar

Dr. P edro P inheiro - MD. S ade

M o d e ra d o r

Tnia um ano atrs

O fator gentico s vezes mais importante que a dieta. Tem gente que faz uma dieta muito rigorosa e mesmo assim tem colesterol LDL alto.
Responder Compartilhar

S oraia

um ano atrs

Quantas unidades de ovo podem ser consumidas por dia/ ou semana?


Responder Compartilhar

Juliana A lc nt ara

Soraia um ano atrs

Soraia, De acordo com a FAO/USDA (Dietary Guidelines for Americans, 2010), um ovo grande 16/23 www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

De acordo com a FAO/USDA (Dietary Guidelines for Americans, 2010), um ovo grande contm 186 g de colesterol e, recomendam a ingesto diria de colesterol de at 300 mg para homens e 240 mg para mulheres saudveis, sendo que indivduos em risco elevado de doena cardiovascular pode-se consumir at 240 mg, ou seja pode-se consumir um por dia sem causar risco a sade. Alcntara, Juliana Dra., Cincia Animal
Responder Compartilhar

Carregar mais comentrios

As s i n a r fe e d

Ad d D i s q u s to yo u r s i te

Procure um assunto no MD.Sade


PROCURE
Custom Search

AUTOR DO SITE
Mdico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002. Diploma reconhecido pela Universidade do Porto, Portugal. Ttulo de especialista em Medicina Interna pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2005. Ttulo de Nefrologista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em 2007. Ttulo de Nefrologista pelo Colgio Portugus de Nefrologia. Principal editor do site MD.Sade desde 2008. Outros sites do autor: MD.Consultas Salud y Sntomas

MD.SADE NO FACEBOOK
www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html 17/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

MD.Sade
Curtir

64.044 pessoas curtiram MD.Sade.

Plug-in social do Facebook

TOP 7 MAIS LIDOS DA SEMANA

20 PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ

EXAME DE URINA | Leuccitos, nitritos, hemoglobina

Principais Causas de Dor na Barriga | Dor Abdominal

HEMOGRAMA | Entenda os seus resultados

www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

18/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

10 SINTOMAS DOS RINS

AFTA NA BOCA | CAUSAS E REMDIOS

O QUE SIGNIFICAM TGO, TGP, GAMA GT e BILIRRUBINA?

ASSUNTOS POR ESPECIALIDADE

Alergoimunologia Angiologia Cardiologia


Colesterol Hipertenso arterial

Cirurgia e anestesia Cuidados intensivos Dermatologia

Esttica

Doenas autoimunes Doenas infectocontagiosas

Doenas causadas por fungos


19/23

www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade


Doenas parasitrias DST HIV e AIDS

Drogas e remdios

lcool Antibiticos | Antifngicos | Antivirais

Endocrinologia

Diabetes mellitus Doenas da Tireoide Obesidade

Exames laboratoriais

Exames de Sangue Exames de Urina

Gastroenterologia

Doenas do estmago e esfago Doenas dos intestinos Hepatologia (doenas do fgado)

Ginecologia e Obstetrcia

Doenas da mama Gravidez Mtodos anticoncepcionais

Hematologia

Anemia

Medicina Nefrologia

Glomerulonefrite Infeco urinria Insuficincia renal

Neurologia

www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

20/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

AVC

Nutrio Oftalmologia Oncologia Ortopedia Otorrinolaringologia


Doenas da cavidade nasal Doenas da garganta Doenas do ouvido

Pediatria Pneumologia Proctologia Psiquiatria Reumatologia Urologia

Prstata

Direitos autorais
Autorizo a reproduo de todos os textos e fotos publicados neste blog. A nica exigncia que fao que seja dado crdito ao blog MD.Sade, colocando um link para a pgina onde o texto original se encontra. Ateno: ao se reproduzir um texto, os links contidos no mesmo no podem ser retirados.

www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

21/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

Informaes sobre o site

Media kit Poltica de privacidade Poltica de publicidade Regras para comentrios Sobre o MD.Sade

Contatos
blogmdsaude@gmail.com pedro@mdsaude.com Ateno: os e-mails so exclusivos para assuntos comerciais ou editoriais. O site tem uma seo de comentrios que serve para os leitores tirarem as suas dvidas. O CFM probe os mdicos de emitirem opinio sobre questes mdicas pessoais por e-mail. Portanto, n o ire m os re spon de r sobre casos cln icos, e xam e s ou doe n as e m hipte se algum a! Pedidos particulares de ajuda enviados por e-mail sero ignorados.

Health On the Net Foundation (HON)


Ns aderimos aos princpios da carta HONcode. Verifique aqui.

MD.Sade no Google+

www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

22/23

24/12/13

COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERDEOS - MD.Sade

COPYRIGHT 2013 FOCUS PRO THEME EM GENESIS FRAMEWORK WORDPRESS LOGIN TODOS OS DIREITOS RESERVADOS MDSAUDE.COM 2008-2013.

www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html

23/23

You might also like