You are on page 1of 11

Matria Mdica dos Sais de Schussler

Traduo: Dr Joo Novaes (ND, Phd) Setembro de 2002

Introduo - Doses e formas de administrao


Nos casos agudos 1 ou 2 comprimidos cada 5 minutos, nos casos crnicos 1 a 2 comprimidos 3 a 6 vezes ao dia. Recomenda-se ingerir os comprimidos dez a trinta minutos antes das refeies ou uma hora depois. Deixam-se dissolver lentamente na boca, sem nenhum lquido adicional, para que a substncia activa possa ser assimilada pela mucosa da cavidade bucal e chegue o mais directamente possvel ao sangue, evitando o trnsito pelo tracto gastrointestinal. Durante o tratamento com agentes bioqumicos recomenda-se evitar a ingesto de estimulantes fortes como nicotina, lcool, alimentos muito condimentados ou picantes, etc. A nica excepo deste modo de posologia corresponde a Magnesium phosphoricum que normalmente se dissolve em gua morna e toma-se aos golos. Em clicas fortes, ataques de dor agudos e espasmos dolorosos, pode-se aumentar a dose recomendada. Dissolvem-se 10 comprimidos num copo de gua morna (no usar colher metlica) e ingerir esta soluo em pequenos goles cada 2 a 5 minutos. Habitualmente no se recomenda administrar simultaneamente vrios agentes bioqumicos. Se for preciso fazer um tratamento com outro agente adicional, recomenda-se faz-lo em dias alternados. Em determinados casos podem alternar-se dois agentes bioqumicos distintos em intervalos de hora a hora. Raramente indicado o tratamento simultneo com mais de dois agentes.

Os Sais
Calcarea fluorica (Calcium fluoratum) D6 Encontra-se no esmalte dos dentes, nos ossos e nas clulas da epiderme, sobretudo onde exista tecido elstico. O agente descarga o aparelho circulatrio e fortalece os pequenos vasos sanguneos. Alm disso, estimula a reabsoro dos endurecimentos vasculares. Indicaes Teraputicas: Perda de elasticidade dos vasos sanguneos (hemorridas, varizes, arteriosclerose). Doenas sseas e dentrias (propenso a cries, etc.), leses discais, molstias articulares, raquitismo infantil, endurecimento dos tecidos e glndulas, debilidade postural, envelhecimento prematuro da pele. Tambm se discute a convenincia de administrar Calcium fluoratum como agente de apoio em todas as doenas tumorais. Actua lentamente e deve-se tomar durante longos perodos de tempo.

Calcarea phosphorica (Calcium phosphoricum) D6 o sal mais abundante no organismo humano. o agente bioqumico responsvel pela construo e o fortalecimento de todas as estruturas do organismo; fundamentalmente configura a massa ssea dura, ainda que est presente em todas as clulas. Calcium phosphoricum actua sobre as membranas celulares limitantes e intervm na sntese proteica. Indicaes Teraputicas: Como o Calcium fluoratum, recomenda-se administrar de preferncia com o Calcium phosphoricum, est indicado em todas as doenas sseas e dentrias, fracturas complicadas que demoram a soldar, anemia, processos pulmonares, alteraes de tipo nervoso, astenia, transtornos do sono (especialmente em lactentes, durante a infncia e em pocas de desenvolvimento e crescimento). Tambm se administra nos transtornos menstruais, durante a gravidez e na convalescena. Calcium phosphoricum um agente bioqumico de efeito lento que se recomenda tomar durante longos perodos de tempo. O agente ideal para pessoas anmicas, plidas, de aspecto adoentado; os seus sintomas acentuam-se pela noite e podem piorar em condies de repouso.

Calcarea sulphurica (Calcium sulfuricum) D6 Encontra-se no fgado e vescula biliar. Assim como a Silicea, tem uma grande utilidade em todos os processos purulentos. Aumenta a coagulao sangunea e estimula o metabolismo. Indicaes Teraputicas: Abcessos, furnculos, antrax, inflamaes do tecido conjuntivo, amigdalites purulentas, catarro brnquico purulento, cistite e nefrite, resfriado crnico que afecta os seios nasais com secrees purulentas, sanguinolentas e ftidas; fstulas anais, reumatismo crnico e, finalmente, tambm em pacientes com insnia, perda de memria e vertigo. Ferrum phosphoricum D12 A importncia do ferro (Ferrum) no organismo essencial e no h dvida do papel vital que desempenha no nosso organismo. O ferro no s um componente imprescindvel da hemoglobina como se encontra em todas as clulas, intervm em mltiplos processos enzimticos e exerce funes importantes nos mecanismos de defesa frente s infeces. Na infncia necessrio para um crescimento normal. Pela mesma razo imprescindvel tambm durante a menstruao, na gestao e no perodo de latncia. A proporo de ferro no organismo de 4 a 5 gramas, de que trs quartas partes correspondem hemoglobina. Indicaes Teraputicas: o agente bioqumico para todas as doenas sbitas e para todos os processos inflamatrios e febris em estado inicial. Est indicado em doenas infantis, estados anmicos, dores, feridas, hemorragias, contuses, distores articulares, sobrecargas fsicas, alteraes da perfuso sangunea com sintomas reumatides, gastrite catarral aguda com dor e vmitos e diarreias estivais acompanhadas de febre.

Kalium muriaticum (Kalium chloratum) D6 O potssio faz parte de todas as clulas, sobretudo leuccitos e eritrcitos. Como o sdio, possui efeitos fisiolgicos especficos sobre a excitabilidade nervosa e muscular. Alm disso intervm na sntese proteica e na utilizao dos hidratos de carbono (efeito activador do metabolismo). Em conjunto pode-se afirmar que o potssio um componente imprescindvel do organismo. O deficit de potssio causa alteraes patolgicas em diversos tecidos (msculo cardaco e msculos esquelticos, entre outros). Indicaes Teraputicas: Kalium chloratum est considerado em bioqumica como o agente principal no tratamento anticatarral de diversos rgos e mucosas e nos catarros acompanhados de secrees fibrinosas-espesas (segundo estdio de inflamao) que formam uma massa branca, branca fina ou branca viscosa, tanto se se trata de placas brancas finas na pele ou membranas slidas de cor branca localizadas nas mucosas. Prescreve-se principalmente Kalium chloratum para o tratamento de afeces otorrino-laringolgicas (ORL) e oculares caracterizadas por inflamao fibrinosa, tambm em processos pulmonares e pleurite fibrinosa, bronquite, reumatismo, tendo-vaginite, verrugas, reaces de vacinas, queimaduras, etc.

Kalium phosphoricum D6 o sal orgnico mais significativo para a clula e particularmente importante para o soro, os leuccitos, os distintos tecidos do organismo e as clulas cerebrais, nervosas e musculares. O deficit de potssio produz esgotamento destes rgos, em ocasies acompanhado de transtornos psquicos, nimo depressivo, ansiedade, abatimento e perda de memria. Indicaes Teraputicas: Kalium phosphoricum o agente funcional bioqumico de mais utilidade no tratamento das doenas agudas e crnicas e estados de esgotamento. Est indicado em estados nervosos, depresses, esgotamento. Melancolia, histeria, insnia de origem nervosa, apatia intelectual, perda da memria, debilidade muscular, lombalgias, alteraes cardacas de tipo nervoso, sensao de ansiedade com palpitaes (sndrome do pnico), etc. assim como medida de apoio no tratamento das cardiopatias orgnicas, em hemorragias, paresias, perda de fora em processos infecciosos, estados infecciosos e inflamatrios com secrees ftidas (anti-sptico interno).

Kalium sulphuricum D6 Encontra-se nas clulas da epiderme e clulas epiteliais da pele e mucosas, normalmente junto ao ferro, que o apoia na sua funo de transporte de oxignio na clula e de que se serve para activar o metabolismo celular. Kalium sulphuricum para o terceiro estdio de inflamatrio com secrees viscosas amareladas, j que o Ferrum phosphoricum para o primeiro estdio de inflamao (inflamao seca sem secreo) e Natrum muriaticum (Kalium chloratum) para o segundo estdio de inflamao (secrees viscosas). Indicaes Teraputicas: Em inflamaes crnicas de todo o tipo, afeces cutneas descamativas, catarros de mucosa purulentos crnicos (nariz, ouvidos, faringe, brnquios, conjuntiva, etc.); tambm em catarros gastrointestinais, hepatite, nefrite, dor articular reumtica e, em geral, para a estimulao de todos os processos de eliminao e desintoxicao. O paciente apresenta um estado anmico dominado pela melancolia e pela ansiedade; os sintomas acentuam at ao entardecer e habitaes muito tempo fechadas; alivia e melhora em espaos abertos com ar puro e fresco.

Magnesia phosphorica D6 o analgsico e anti-espasmdico bioqumico por excelncia. O magnsio ocupa o segundo lugar em importncia depois do potssio entre os sais minerais do organismo humano. Aproximadamente a metade encontra-se no esqueleto, um tero no sistema muscular e o resto reparte-se entre nervos, crebro, medula espinal, eritrcitos, fgado e glndulas tirides. O magnsio intervm em mltiplos processos enzimticos. Possui propriedades anti-trombticas e anti-alrgicas e influi sobre a excitabilidade neuromuscular e a funo cardaca (preveno do enfarto do miocrdio, entre outros). O magnsio diminui o metabolismo basal e reduz os nveis de colesterolemia. Indicaes Teraputicas:

Quadros espasmdicos de todo o tipo, clicas e algias, neuralgias em todo o corpo, sensao de opresso na regio cardaca e tendncia a enxaqueca. O seu efeito destacvel no tratamento de quadros clnicos do tipo clica, flatulncia, meteorismo, problemas da dentio e tosse convulsa em crianas e diarreias aquosas acompanhadas de dor abdominal.

Natrum muriaticum (Natrum chloratum) D6 Dos sais sdicos do organismo, o Natrum chloratum o que tem a maior importncia biolgica. absolutamente vital (essencial). Enquanto que o potssio est localizado na sua maior parte nas clulas, aproximadamente a metade do sdio se encontra no lquido extracelular e outro tero nos ossos e tecidos cartilaginosos. No estmago e no rim tambm existem concentraes intracelulares de sdio relativamente altas. Indicaes Teraputicas: Anemia, clorose, anorexia, perda de peso, catarro das mucosas com secreo serosa, catarro gastrointestinal acompanhado de diarreia aquosa, hipoacidez, hipogalactose no puerprio, obstipao por atonia intestinal, hemorridas, sensao de formigamento e entumescimento das extremidades, erupes cutneas e exsudativas, dor reumtica, cefaleias, enxaquecas, lacrimao, ptialismo, neurastenia, histeria e falta de iniciativa. Piora os sintomas pela manh, por esforo psquico e clima hmido-frio. Muita sede, apetncia por comidas salgadas; melhora com ar quente e seco ou tambm com ar puro mais fresco.

Natrum phosphoricum D6 Est muito estendido por todo o organismo: em clulas nervosas, nos msculos, nos eritrcitos e no tecido conjuntivo. Mantm o cido rico em soluo para a eliminao atravs do rim. Natrum phosphoricum importante para a eliminao dos produtos metablicos. Tambm desempenha uma funo essencial na troca de cido carbnico (efeito tampo) e no metabolismo do cido lctico que o organismo produz a partir do glucgeno com o trabalho muscular. Indicaes Teraputicas: Natrum phosphoricum um agente neutralizador de eficcia provada nas hiperacidoses de todo o tipo. Tem aplicao no tratamento de doenas agudas e crnicas (sobretudo em crianas) por transtornos metablicos, excesso de cido clordrico, pirose, vmitos cidos, diarreias de fermentao, no reumatismo, citica e gota. Tambm est indicado em adenites, inflamaes oculares, amigdalites, faringites com eructos azedos, cistites, clculos renais e biliares e erupes cutneas com secrees amarelas de consistncia cremosa.

Natrum sulfuricum D6 No se encontra nas clulas como nos lquidos tecidulares. Tem por misso descongestionar o organismo, eliminar toxinas do metabolismo, desintoxicar o organismo e activar o fluxo biliar. Indicaes Teraputicas:

Em todas as doenas dos rgos de excreo (fgado, vescula biliar, rim, bexiga); tambm em erupes cutneas, feridas antigas, lceras esxudativas das pernas, edemas, infeces gripais e molstias reumticas. Natrum sulphuricum est indicado em pacientes com sensao permanente de frio que no aquecem mesmo tapados. So irritveis, indiferentes e depressivos. Os sintomas, que em muitos casos apresentam-se periodicamente, so mais acentuados pela manh, em dias hmidos e em ambientes hmidos (em casa). As secrees so aquosas e de cor verde-amarela.

Silicea D12 imprescindvel ao organismo (essencial) como componente do tecido conjuntivo. Silicea importante para a constituio da pele e mucosas e para o crescimento de unhas, cabelo e ossos. Aumenta a capacidade de resistncia e a resistncia mecnica dos tecidos (cosmtico bioqumico). Os pulmes, os gnglios linfticos e as glndulas supra-renais contm quantidades importantes de Silicea. O silcio, como componente principal da Silicea, depois do oxignio o segundo elemento mais frequente na superfcie terrestre. Silicea est relacionado de forma especial com o metabolismo do clcio. O cido silcico intervm junto a outras substncias na assimilao do clcio contido nos alimentos. Activa a formao do colagno e estimula a actividade dos fagcitos (clulas devoradoras), to importantes para a defesa do organismo frente s infeces. Indicaes Teraputicas: Silicea, juntamente com Calcium sulphuricum, o meio principal contra as inflamaes agudas e crnicas supurativas de todo o tipo. Tambm est indicada nos casos de paredes vasculares distendidas (varizes, hemorridas, etc), doenas das unhas e cabelo, adenite e endurecimentos ganglionares, processos de cicatrizao, fstulas sseas, cries, raquitismo, treolhos e suores nocturnos. Activa a reabsoro de hematomas e derrames e reduz nveis sanguneos de cido rico (ver tambm Natrum phosphoricum).

Os 12 sais astrolgicos
Os antigos diziam que sangue vida e, sem um sangue perfeito impossvel gozar de boa sade. O influxo dos astros est impresso em nosso sangue; como um jugo, o homem leva o Destino atado a seu colo, diz a tradio islmica referindo-se veia jugular. Este artigo para o site GnosisOnline aborda a astrologia sob um ponto de vista simblico e esotrico que relaciona os 12 signos com os 12 sais bioqumicos chamados de Sais de Schssler. A enfermidade no uma entidade em si mesma, seno una deficincia de algum dos componentes bioqumicos que so a base da qumica da vida. Com uma simplicidade assombrosa podemos saber, em base ao Mapa Astral, quais so essas deficincias. O melhor mtodo de cura consistir, pois, em proporcionar ao sangue aquilo que lhe falta. ZODACO: Do grego Zodiakos. Circulo da vida, faixa da esfera celeste que tem a eclptica em seu meio, onde os planetas, o Sol e Lua parecem transitar. Esses astros, pelo movimento, aparentam ter vida, caminhando em um fundo de Estrelas Fixas, paradas ou mortas. Na mitologia, deuses e heris depois de mortos so transladados ao cu, em forma de constelaes, onde permanecem imveis. Isso nos leva a crer que a origem do nome Zodaco possivelmente seja anterior ao nome das constelaes contidas

nessa faixa da esfera celeste. Essas constelaes, com amplitudes angulares diferentes umas das outras, tem os mesmos nomes que os signos do zodaco, mas so elementos distintos.

Os signos, distribudos sobre a eclptica, cada um abrangendo um ngulo de 30 graus, so em nmero de 12, perfazendo o circulo, em determinada ordem. Se o comeo do primeiro signo coincidir com o ponto gama, como acontece em questes astronmicas e nos estudos astrolgicos ocidentais, o Zodaco chamado de trpico. Se a origem estiver em ponto no perfeitamente definido da eclptica, deslocado em termos de hoje de quase 30 graus, no sentido contrrio ao da ordem natural dos signos, o zodaco chamado de sideral. Esses dois zodacos diferentes, o trpico e o sideral, coincidiram h cerca de 2 mil anos. Depois disso, pela precesso dos equincios, se deslocaram. Atualmente o signo de ries do zodaco trpico praticamente coincide com o signo de Peixes do zodaco sideral. No zodaco sideral h coincidncias, no apenas com os nomes de constelaes zodiacais, mas tambm de partes dessas constelaes com partes dos signos homnimos. Essas constelaes seccionam a faixa do Zodaco, cada uma delas de forma diferente. Ou seja, cada uma abrange maior ou menor poro dessa faixa. O nmero dessas constelaes no importa, pode ser maior, menor ou igual a 12. Esse nmero de constelaes zodiacais, que alguns acreditam ser diferente de 12, nada tem a ver com o nmero dos signos do zodaco trpico ou sideral.

O Nmero 12
O ciclo anual do Sol, dividido em quatro partes, pelos equincios e solstcios, se correlaciona com as antigas quadruplicidades, constitutivas de tudo o que foi ou criado: Fogo, gua, Ar e Terra. Por sua vez, cada uma dessas partes, como diferentes unidades, atende ao principio das triplicidades (como as Trindades Divinas ou religiosas, os 3 Poderes do Estado, as 3 partes dos organismos vivos, as 3 dimenses do espao). Ou seja, cada uma dessas 4 partes tem em si outras 3. No total formam o 12. O 3 e o 4, quando multiplicados originam o 12, quando somados, surge o cabalstico 7, nmero das cores do arco-ris, das notas musicais, dos dias da semana (associado aos antigos planetas ou aos dias da criao). Alem das divises do 12 por 3 e por 4, a diviso por 2, relativa s dualidades ou complementaridades, permite observar elementos relativos ao 6, como a diviso da circunferncia pelo raio e a forma hexagonal celular, a mais econmica nas estruturas compositivas, presente com freqncia na natureza.

Cristo, ao escolher seus apstolos, usou o nmero 12. A dzia, composta de 12 unidades, continua a ser utilizada, porque admite como divisores o 2, o 3, o 4 e o 6. Admite 4 divisores, alm da unidade e de seu prprio nmero. Isso no ocorre com nenhum outro nmero inteiro menor que seu dobro. O carbono, elemento capaz de formar extensas cadeias de tomos, constituindo dezenas de milhares de compostos orgnicos, tem nmero atmico 6 e peso atmico prximo de 12. Sua forma mineral monomtrica, pura, o diamante, a mais dura e brilhante das

pedras preciosas. No fim do sculo 19, o dr. W. H. Schssler, ao calcinar diferentes tecidos orgnicos, observou que predominantemente restavam sempre 12 sais minerais especficos. Isso o levou a propor um tipo de terapia que leva seu nome. Ainda com relao ao 6 e ao 12: as partculas subnucleares so atualmente classificadas em 6 lptons e 6 quarks pelas simetrias locais. Elas so elementares, no sentido de que no tm estrutura, ou seja, so puntiformes. Suas interaes so os chamados bsons vetoriais intermedirios, dos quais existem 12, incluindo o fton das interaes eletromagnticas. Parece que o 12 est presente no apenas nos signos do Zodaco, mas em outros importantes elementos constitutivos, desde a formao das partculas subnucleares da matria, dos compostos orgnicos, em princpios religiosos e no nmero dos meses dos anos e das horas dos dias e das noites que vivemos.

Sais de Schssler

Kali Phosphoricum Natrum Sulphuricum Kali Muriaticum Calcrea Fluorica Magnesia Phosphorica Kali Sulphuricum Natrum Phosphoricum Calcrea Sulphurica Silicea Terra Calcrea Phosphorica Natrum Muriaticum Ferrum Phosphoricum

Os Sais e sua relao com a Astrologia


O que so os Sais de Schssler O dr. Samuel Hahnemann, pai de la Homeopatia, descobriu experimentalmente junto com outros homeopatas, a utilidade dos sais inorgnicos para a recuperao da sade. Sem embargo, no chegaram a precisar este conhecimento completamente. Posteriormente, o dr. Wilhelm Heinrich Schssler (1821-1898), de nacionalidade alem, formalizou a investigao sobre 12 desses sais, que hoje levam seu nome. O dr. Schssler sempre teve um grande interesse na Lei do Mnimo, a qual estabelece que a perda da sade devida falta de certos minerais nas clulas. Essas insuficincias somente podiam ser observadas nas cinzas dos corpos, pelo que analisou as cinzas de um grande nmero de pessoas que haviam sido cremadas e descobriu que em todos os seres humanos sempre h ausncia ou deficincia de dois sais bioqumicos, pelo menos. Ao investigar tal acontecimento, Schssler integrava expedientes clnicos de cada uma das pessoas cujas cinzas analisava. Neles anotava o nome e data de nascimento, assim como as enfermidades que havia padecido no transcurso de sua vida. A experimentao demonstrou que nos pacientes h pelo menos a carncia de um sal fundamental, ou base, e de outro secundrio ou complementar, o que propicia suas enfermidades. Como resultado de suas investigaes, chegou concluso de que se os tecidos no recebem do sangue a quantidade adequada de cada um dos 12 sais bioqumicos estudados, altera-se o movimento molecular dos sais nos tecidos e, conseqentemente, se desequilibra o funcionamento das clulas e seu metabolismo, o que produz os fenmenos conhecidos como enfermidades. importante destacar que este tipo de padecimentos muito numerosos e freqentes. As enfermidades desta natureza desaparecem, at que os tecidos recebem novamente os sais que requerem. Dizia o dr. Schssler que se no curso de uma enfermidade se atrasa a cura espontnea, ento se administram os sais minerais adequados, em forma molecular (potencializadas ou dinamizadas). Essas molculas passam ao sangue atravs da mucosa bucal e desencadeiam no foco da enfermidade um vivo movimento molecular. De novo se pe em marcha o intercmbio de substncias entre as clulas saudveis e as enfermas, o que faz com que se produza a cura. O sistema teraputico que este brilhante investigador desenvolveu, consiste em preparar 12 remdios, cada um dos quais contm um sal inorgnico, reduzido em alguns casos potncia homeoptica sexta decimal (6d) e em outros terceira decimal (3d), tamanhos quase infinitesimais que facilitam a circulao e assimilao dos sais nas clulas e tecidos do organismo.

Como se usam os Sais de Schssler?


O dr. Schssler observou que subministrando os sais em forma muito diluda a seus pacientes, estes se protegiam preventivamente ou se aliviavam com muita facilidade de suas alteraes biolgicas ou enfermidades, o qual lgico, posto que cada um dos Sais

Bioqumicos produz reaes que lhe permitem ao corpo realizar uma srie de funes vitais, pelo que quando h deficincia de alguma delas, se propiciam os padecimentos. Baseando-se nas leis naturais da Patologia Celular, formalizou um guia teraputico notvel por sua simplicidade, que consiste no emprego dos 12 sais inorgnicos que so fundamentai para o funcionamento adequado das clulas que constituem o corpo humano. Mais de um sculo de experincia intensiva, demonstra que esses remdios produzem os resultados desejados e esperados rapidamente, que so inofensivos e muito freqentemente originam curas que se consideram espontneas. Esses sais no se classificam como medicamentos. So considerados como alimentos, posto que so integrantes do corpo humano. H contraindicaes? As concentraes s quais se subministram os sais so extremamente baixas. No esto contra-indicadas uma com outra, pois somente resolvem as deficincias que o corpo pudesse ter de algum sal. Por exemplo, uma pessoa com deficincia de Kali Muriaticum pode tomar os 12 sais, porm s absorver Kali Muriaticum e os outros as desprezar. Tampouco tm efeitos colaterais. Pode-se tomar os sais de forma preventiva, e s se aproveitaro os sais que o corpo carecer.

Como preparar os sais para seu consumo


Os sais so tomados diludos em gua ou em glbulo inerte de uso homeoptico. Se forem tomados em gua, deve-se agregar 5 gotas de cada sal que se deseja consumir em 1 centmetro de gua, de preferncia morna. Se tomar em colheradas, se enche um frasco de 30 cc, e se agregam 60 gotas em total de todos os sais a consumir. Ou seja, se tomamos 1 sal, poremos 60 gotas desse sal. Si tomamos 2 sales, poremos 30 gotas de cada sal, dando un total de 60 gotas. Si tomamos 3 sais, poremos 20 gotas de cada sal, dando um total de 60 gotas. E etc. Se os sais so usados de forma preventiva, recomendvel toma-los em forma de colheradas. Os sais devem ser tomados em tempo diferente dos alimentos, ao menos com 5 minutos de separao. recomendvel toma-los 5 minutos antes da comida. Tampoco debe-se de tom-los imediatamente depois de haver-se escovado os dentes. Freqncia de uso: Em qualquer dos casos (chochitos ou gua), normalmente se tomam 3 ou 4 vezes ao dia. Nos casos agudos, ou quando a doena principia, pode-se tomar muito mais freqentemente, incluso cada 15 minutos. Deve-se tomar continuamente at recuperar a sade.

As Espcies Salinas

(Por Samael Aun Weor, Alquimia Sexual)


Existem duas classes de sais, uma masculina e outra feminina. O Sal Macho danifica o organismo humano quando se usa em excesso. O Sal Fmea benfico e saudvel. O sal macho o sal marinho. O sal fmea o sal de pedra, o sal das salinas das minas. O Alquimista deve preferir o sal fmea. Existem 12 sais fundamentais, gobernados pelos 12 signos zodiacais. Quando esses 12 sais zodiacais no esto bem equilibrados dentro de nosso organismo humano, ento surgem as enfermidades. Os 12 sais zodiacais, em sntese, vm a dar forma de perfeio aos 12 corpos que os habitantes da NVOA DE FOGO usam. Os 12 sais zodiacais convertem o homem em um zodaco esplendoroso. Tudo o que tenha forma densa ou sutilssima se deve ao sal. Sem o sal, as formas no poderiam existir. Porm, devemos apreciar o sal em suas quintessncias subliminares imperceptveis para o microscpio, porm, perfeitamente visveis para o clarividente.

Um estudo profundo sobre os 12 sais zodiacais nos levaria muito longe no campo da teraputica. Esses 12 sais so: 1. Fosfato de ferro 2. Magnsio fosfrico 3. Calcrio fosfrico 4. Natro fosfrico 5. Potssio fosfrico 6. Cloreto de sdio 7. Cloreto de potssio 8. Sulfato de sosa 9. Sulfato de potssio 10. Calcrea sulfrica 11. Calcrea flurica 12. Slica

You might also like