You are on page 1of 18

Aula

BIOMAS E ECOSSISTEMAS

METAS
Apresentar os conceitos de bioma e ecossistema; apresentar os principais biomas no mundo e no Brasil; e demonstrar o funcionamento do ecossistema.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: apresentar a histria do conceito de bioma; diferenciar ecossistema de bioma; e conhecer os principais biomas no mundo e no Brasil e o funcionamento dos ecossistemas.

Biomas brasileiros (Fonte: http://deputadoantoniobulhoes.com.br).

Biogeografia I

INTRODUO
A definio de bioma tem sido discutida por diferentes autores, atribuem a criao deste conceito a Clements, que definiria como a comunidade de plantas e animais numa formao. Hoje em dia podemos definir bioma como uma rea do espao geogrfico, com dimenses at superiores a um milho de quilmetros quadrados, representada por um tipo uniforme de ambiente, identificado e classificado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (formao), o solo e a altitude. A diferena do ecossistema que pode ser bem menor. Basta uma interao entre coisas vivas como, por exemplo: rvores e animais com as coisas no-vivas como substncias nutrientes e gua, para encontrar o ecossistema. O Brasil um dos pases considerados megadiversos, albergam diferentes ecossistemas com caractersticas peculiares, fauna e flora caracterstica, de acordo com uma das Organizaes No Governamentais mais famosas conhecidas o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) no Brasil encontram-se os seguintes biomas: Amaznia, Caatinga, Campos Sulinos, Cerrado, Mata Atlntica, Pantanal, Zona Costeira, e s transies entre AmazniaCaatinga, Amaznia- Cerrado e Cerrado- Caatinga. Dentre os quais a Mata Atlntica e o Cerrado so considerados Hot spot (pontos quentes) so, portanto, reas prioritrias para conservao, isto , de alta biodiversidade e ameaada no mais alto grau.

90

Biomas e Ecossistemas

Aula

O QUE BIOMA
Ao longo da evoluo das plantas vasculares, foram selecionadas diversas formas de crescimento (rvores, arbustos, lianas, ervas, epfitas, suculentas e etc.), tambm consideradas pelos autores modernos como formas de vida discutidas na aula 3. Os tipos de vegetao apresentaram diferentes estruturas e fitofisionomias (f lorestas densas, ar voredos ou woodlands, savanas, campos, estepes, desertos e etc.), refletindo, assim, os principais fatores fsicos determinantes, como clima, solo, fogo e etc. Para Colinvaux (1993), formao a vegetao de uma grande regio climtica, reconhecida por uma forma de vida caracterstica. No Glossrio de Ecologia de Watanabe (1997), uma formao vegetal, em seu sentido amplo, um tipo de vegetao que ocupa extensa rea geogrfica, com composio definida de espcies dominantes, clima particular e reconhecida pela fisionomia. Ex. tundra, floresta boreal, cerrado, caatinga do nordeste, floresta amaznica e outras . Surgiu assim a origem do conceito de bioma. O termo bioma (do grego Bio = vida + Oma = grupo ou massa), segundo Colinvaux (1993), foi proposto por Shelford. Segundo Font Quer (1953), este termo teria sido criado por Clements. Em ambos os casos, a diferena fundamental entre formao e bioma foi a incluso da fauna neste novo termo. Enquanto formao se referia apenas vegetao, bioma referia-se ao conjunto de vegetao e fauna associada. No glossrio do livro de Clements (1949) encontra-se a seguinte definio para bioma: Uma comunidade de plantas e animais, geralmente com a classificao de uma formao: uma comunidade bitica. Ele se caracterizaria pela uniformidade fisionmica do clmax vegetal e pelos animais de maior relevncia, possuindo uma constituio bitica caracterstica. A partir dessas consideraes histricas do conceito, podemos definir bioma como uma rea do espao geogrfico, com dimenses at superiores a um milho de quilmetros quadrados, representada por um tipo uniforme de ambiente, identificado e classificado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (formao), o solo e a altitude, os principais elementos que caracterizam os diversos ambientes continentais.

91

Biogeografia I

CONSTRUINDO UM SISTEMA ECOLGICO


Definio de sistema Um sistema um grupo de partes que esto conectadas e trabalham juntas como exemplifica a figura 1.

Figura 1. Esquematizao do fluxo de energia num sistema aberto.

Observa-se que a figura 1 acima mostra um exemplo de um sistema de fluxo de energia onde as partes do sistema esto conectadas, tente idealizar o que os smbolos propostos representam. Imagine o sistema como uma usina hidroeltrica, uma fbrica ou uma floresta. Quaisquer destes sistemas necessitam algum tipo de energia potencial, esta energia transformada em outro tipo de produto ou energia. O importante observar que quem produz, consome ou transforma a energia faz parte de um todo o sistema.

Figura 2 - Fluxo de energia num sistema com retroalimentao de matria

Na figura 2, trata-se de um sistema mais complexo onde h fluxo de energia e retroalimentao de matria. Este sistema mantido por uma fonte energia e tem a capacidade de manter-se como, por exemplo: a floresta pode ser a fonte, o produtor (as rvores) e os consumidores, (consumidores primrios e secundrios) retroalimentao ou o que est sendo devolvido ao produtor (ciclos biogeoqumicos). Como no exemplo anterior a soma da energia das partes igual ao do produtor, pois o que as partes consomem no pode retornar ao produtor o que podemos chamar de flu-

92

Biomas e Ecossistemas

Aula

xo unidirecional da energia, isto porque obedece a leis especficas da termodinmica. Estes exemplos ajudam a entender como funciona um sistema ecolgico. A terra est coberta de elementos vivos (biticos) e novivos (abiticos) que interatuam formando sistemas, tambm chamados ecossistemas (sistemas ecolgicos). Um tpico ecossistema contm coisas vivas como, por exemplo: rvores e animais interagindo com as coisas no-vivas como substncias, nutrientes e gua. A superfcie da terra, onde existem os seres vivos, chamada biosfera e contm ecossistemas muitos pequenos como, por exemplo, bosques, campinas, lagos e estepes. A todos os indivduos de uma espcie de organismos, se denomina populao. Cada ecossistema contm diversas populaes. Um ecossistema pode conter uma populao de rvores, uma populao de esquilos e uma populao de gafanhotos. As partes vivas de um ecossistema so chamadas comunidades. A comunidade est conformada pelas populaes de muitas espcies que interatuam umas com as outras.

OS PRINCIPAIS BIOMAS NO MUNDO E NO BRASIL


A distribuio espacial das formaes e associaes vegetais, tambm chamados de biomas, depende de diferentes elementos e fatores, entre os quais se destacam o clima e o solo, Em regies climaticamente semelhantes encontramos geobiocenoses e paisagens semelhantes. De forma esquemtica a distribuio dos biomas do mundo pode ser representada na figura 3

Figura 3. Distribuio dos biomas do mundo. Imagem retirada de http:// jmarcano.topcities.com/beginner/ecosist_big.html

93

Biogeografia I

Representados de cor laranja a tundra, a floresta densa de conferas ou taiga de cor roxa, o bosque temperado de cor preta, os desertos de amarelo, as florestas tropicais de azul, o chaparral de marrom, e os oceanos de branco. Nas regies equatoriais encontramos floresta equatorial que, em todos os continentes, estreita-se em direo a oeste. A leste, porm, nas reas onde sopram os ventos alsios midos e onde existem correntes martimas quentes, esta floresta se expande sob forma de mata pluvial, para maiores latitudes, como o caso da Mata Atlntica na Amrica do Sul. No hemisfrio norte encontrasse o cinturo das florestas de conferas, e, nas altas latitudes, especialmente no hemisfrio boreal, a tundra. Cada bioma apresenta aspectos especficos. Os seres vivos, para seu desenvolvimento, exigem calor e gua. O ciclo vegetativo e a fenologia da biosfera regulada nas regies intertropicais pelo regime de precipitao e, nas regies extratropicais, pelo regime trmico.

OS PRINCIPAIS BIOMAS NO BRASIL


O Brasil dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de gua doce e um tero das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui est uma em cada 10 espcies de plantas ou animais existentes. A figura 4 mostra os biomas que podemos encontrar no Brasil.

AMAZNIA
Na Amaznia vivem e se reproduzem mais de um tero das espcies existentes no planeta. Ela um gigante tropical de 4,1 milhes de km2. Porm, apesar dessa riqueza, o

Figura 4. Biomas do Brasil, imagem retirada de www.wwf.org.br

94

Biomas e Ecossistemas

Aula

ecossistema local frgil. A floresta vive do seu prprio material orgnico, em meio a um ambiente mido, com chuvas abundantes. A menor imprudncia pode causar danos irreversveis ao seu equilbrio delicado. A floresta abriga 2.500 espcies de rvores (um tero da madeira tropical do planeta) e 30 mil das 100 mil espcies de plantas que existem em toda a Amrica Latina. Desta forma, o uso dos recursos florestais pode ser estratgico para o desenvolvimento da regio. As estimativas de estoque indicam um valor no inferior a 60 bilhes de metros cbicos de madeira em tora de valor comercial, o que coloca a regio como detentora da maior reserva de madeira tropical do mundo. Mais do que uma floresta, a Amaznia tambm o mundo das guas onde os cursos de gua se comunicam e sazonalmente sofrem a ao das mars. A bacia amaznica - a maior bacia hidrogrfica do mundo com 1.100 afluentes - cobre uma extenso aproximada de 6 milhes de km2. Seu principal rio, o Amazonas, corta a regio para desaguar no Oceano Atlntico, lanando no mar, a cada segundo, cerca de 175 milhes de litros de gua. A Amaznia , de fato, uma regio vasta e rica em recursos naturais: tem grandes estoques de madeira, borracha, castanha, peixe, minrios e outros, com baixa densidade demogrfica (2 habitantes por km 2) e crescente urbanizao.

CAATINGA
Ocupando quase 10% do territrio nacional, com 736.833 km, a caatinga abrange os estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piau e norte de Minas Gerais. Regio de clima semi-rido e solo raso e pedregoso, embora relativamente frtil, o bioma rico em recursos genticos dada a sua alta biodiversidade. O aspecto agressivo da vegetao contrasta com o colorido diversificado das flores emergentes no perodo das chuvas, cujo ndice pluviomtrico varia entre 300 e 800 milmetros anualmente. A caatinga apresenta trs estratos: arbreo (8 a 12 metros), arbustivo (2 a 5 metros) e o herbceo (abaixo de 2 metros). A vegetao adaptou-se ao clima seco para se proteger. As folhas, por exemplo, so finas ou inexistentes. Algumas plantas armazenam gua, como os cactos, outras se caracterizam por terem razes praticamente na superfcie do solo para absorver o mximo da chuva.

95

Biogeografia I

Quando chove, no incio do ano, a paisagem muda muito rapidamente. As rvores cobrem-se de folhas e o solo fica forrado de pequenas plantas. O solo pedregoso no consegue armazenar a gua que cai e a temperatura elevada (mdias entre 25C e 29C) provoca intensa evaporao. Na longa estiagem os sertes so, muitas vezes, semi-desertos que, apesar do tempo nublado, no costumam receber chuva.

CAMPOS DO SUL
No sul do pas, a vegetao composta por campos limpos, chamada estepes midas. De um modo geral, o campo limpo destitudo de rvores, com uma composio bastante uniforme e com arbustos espalhados e dispersos. O solo revestido de gramneas, subarbustos e ervas. Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os campos formados por gramneas e leguminosas nativas se estendem como um tapete verde por uma regio de mais de 200 mil km 2. Nas encostas, esses campos tornam-se mais densos e ricos. Nessa regio, com muita mata entremeada, as chuvas distribuem-se regularmente pelo ano todo e as baixas temperaturas reduzem os nveis de evaporao. Tais condies climticas favorecem o crescimento de rvores. Os campos do sul ocorrem no chamado Pampa, uma regio plana, de vegetao aberta e de pequeno porte que se estende do Rio Grande do Sul para alm das fronteiras com a Argentina e o Uruguai. So reas planas, revestidas de gramneas e outras plantas encontradas de forma escassa, como tufos de capim que atingem at um metro de altura.

CERRADO
A extensa regio central do Brasil compe-se de um mosaico de tipos de vegetao, solo, clima e topografia bastante heterogneos. O cerrado a segunda maior formao vegetal brasileira, superado apenas pela floresta amaznica. So 2 milhes de km 2 espalhados por 10 estados, ou 23,1% do territrio brasileiro. O cerrado uma savana tropical na qual a vegetao herbcea coexiste com mais de 420 espcies de rvores e arbustos esparsos. O solo, antigo e profundo, cido e de baixa fertilidade, tem altos nveis de ferro e alumnio.
96

Biomas e Ecossistemas

Aula

Este bioma tambm se caracteriza por suas diferentes paisagens, que vo desde o cerrado (com rvores altas, densidade maior e composio distinta), passando pelo cerrado mais comum no Brasil central (com rvores baixas e esparsas), at o campo cerrado, campo sujo e campo limpo (com progressiva reduo da densidade arbrea). Ao longo dos rios h fisionomias florestais, conhecidas como florestas de galeria ou matas ciliares. Essa heterogeneidade abrange muitas comunidades de mamferos e de invertebrados, alm de uma importante diversidade de microorganismos, tais como fungos associados s plantas da regio. O cerrado tem um clima tropical com uma estao seca pronunciada. A topografia da regio varia entre plana e suavemente ondulada, favorecendo a agricultura mecanizada e a irrigao. Estudos recentes indicam que apenas cerca de 20% do cerrado ainda possui a vegetao nativa em estado relativamente intacto.

MATA ATLNTICA
A natureza exuberante que se estendia pelos cerca de 1,3 milhes de quilmetros quadrados de Mata Atlntica na poca do descobrimento marcou profundamente a imaginao dos europeus. Mais do que isso, contribuiu para criar uma imagem paradisaca que ainda hoje faz parte da cultura brasileira, embora a realidade seja outra. A explorao predatria a que fomos submetidos destr uiu mais de 93% deste paraso. Uma extraordinria biodiversidade, em boa parte peculiar somente a essa regio, seriamente ameaada. A Mata Atlntica abrange as bacias dos rios Paran, Uruguai, Paraba do Sul, Doce, Jequitinhonha e So Francisco. Originalmente estendia-se por toda a costa nordeste, sudeste e sul do pas, com faixa de largura varivel, que atravessava as regies onde hoje esto as fronteiras com Argentina e Paraguai. Na diversidade da Mata Atlntica so encontradas matas de altitude, como a Serra do Mar (1.100 metros) e Itatiaia (1.600 metros), onde a neblina constante. Paralelamente riqueza vegetal, a fauna o que mais impressiona na regio. A maior parte das espcies de animais brasileiros ameaados de extino so originrios da Mata Atlntica, como os micos-lees, a lontra, a ona-pintada, o tatu-canastra e a arara-azulpequena. Alm desta lista, tambm vivem na regio gambs, tamandus, preguias, antas, veados, cotias, quatis etc.
97

Biogeografia I

PANTANAL
O Pantanal um dos mais valiosos patrimnios naturais do Brasil. Maior rea mida continental do planeta com aproximadamente 210 mil km 2, sendo que 140 mil km 2 em territrio brasileiro, em parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul o Pantanal destaca-se pela riqueza da fauna, onde dividem espao 263 espcies de peixes, 122 espcies de mamferos, 93 espcies de rpteis, 1.132 espcies de borboletas e 656 espcies de aves. As chuvas fortes so comuns nesse bioma. Os terrenos, quase sempre planos, so alagados periodicamente por inmeros corixos e vazantes entremeados de lagoas e leques aluviais. Na poca das cheias estes corpos comunicam-se e mesclam-se com as guas do Rio Paraguai, renovando e fertilizando a regio. O equilbrio desse ecossistema depende, basicamente, do fluxo de entrada e sada de enchentes que, por sua vez, est diretamente ligado pluviosidade regional. De forma geral, as chuvas ocorrem com maior freqncia nas cabeceiras dos rios que desguam na plancie. Com o incio do trimestre chuvoso nas regies altas (a partir de novembro), sobe o nvel de gua dos rios, provocando as enchentes. O mesmo ocorre paralelamente com o Rio Paraguai, no havendo como escoar toda a gua acumulada. As guas se espalham e cobrem, continuamente, vastas extenses em busca de uma sada natural, que s encontrada centenas de quilmetros adiante, no encontro com o Rio Paran, que desgua no Rio da Prata e este, no Oceano Atlntico, fora do territrio brasileiro. As cheias chegam a cobrir at 2/3 da rea pantaneira. A partir de maio inicia-se a vazante e as guas comeam a baixar lentamente. Quando o terreno volta a secar permanece, sobre a superfcie, uma fina mistura de areia, restos de animais e vegetais, sementes e hmus, propiciando grande fertilidade ao solo. A natureza repete, anualmente, o espetculo das cheias, proporcionando ao Pantanal a renovao da fauna e flora local. Esse enorme volume de gua, que praticamente cobre a regio pantaneira, forma um verdadeiro mar de gua doce onde milhares de peixes proliferam. Peixes pequenos servem de alimento a espcies maiores ou a aves e animais. Quando o perodo da vazante comea, uma grande quantidade de peixes fica retida em lagoas ou baas, no conseguindo retornar aos rios. Durante meses, aves e animais carnvoros (jacars, ariranhas e outros) tm, portanto, um farto banquete sua disposio.

98

Biomas e Ecossistemas

Aula

As guas continuam baixando mais e mais e nas lagoas, agora bem rasas, peixes como o dourado, pacu e trara podem ser apanhados com as mos pelos homens. Aves grandes e pequenas so vistas planando sobre as guas, formando um espetculo de grande beleza.

ZONA COSTEIRA
A zona costeira brasileira extensa e variada. O Brasil possui uma linha contnua de costa com mais de oito mil quilmetros de extenso, uma das maiores do mundo. Ao longo dessa faixa litornea possvel identificar uma grande diversidade de paisagens como dunas, ilhas, recifes, baas, esturios, brejos e falsias. Dependendo da regio, o aspecto totalmente diferente do encontrado a poucos quilmetros de distncia. Mesmo os ecossistemas que se repetem ao longo do litoral - como praias, restingas, lagunas e manguezais apresentam diferentes espcies animais e vegetais. Isso se deve, basicamente, s diferenas climticas e geolgicas. O litoral amaznico, que vai da foz do Rio Oiapoque ao Rio Parnaba, lamacento e tem em alguns trechos mais de 100 km de largura. Apresenta grande extenso de manguezais, assim como matas de vrzeas de mars. Jacars, guars e muitas espcies de aves e crustceos so alguns dos animais que vivem nesse trecho. O litoral nordestino comea na foz do Rio Parnaba e vai at o Recncavo Baiano. marcado por recifes calcreos e arenitos, alm de dunas que, quando perdem a cobertura vegetal que as fixa, movem-se com a ao do vento. H ainda nessa rea manguezais, restingas e matas. Nas guas do litoral nordestino vivem tartarugas e o peixe-boi marinho, ambos ameaados de extino. O litoral sudeste segue do Recncavo Baiano at So Paulo: a rea mais densamente povoada e industrializada do pas. Suas reas caractersticas so as falsias, recifes, arenitos e praias de areias monazticas (mineral de cor marrom escura). dominado pela Serra do Mar e tem a costa muito recortada, com vrias baas e pequenas enseadas. O ecossistema mais importante dessa rea o das matas de restingas. H muito ainda para se conhecer sobre a dinmica ecolgica do litoral brasileiro. Complexos sistemas costeiros distribuem-se ao longo, fornecendo reas para a criao, crescimento e reproduo de inmeras espcies de flora e fauna.

99

Biogeografia I

ZONAS DE TRANSIO
Algumas zonas com caractersticas especficas, existentes entre os principais biomas brasileiros, foram identificadas e separadas para facilitar as tarefas e esforos de conservao. Uma delas a transio entre o cerrado e a Amaznia, com rea de 414.007 km 2, envolvendo as florestas secas de Mato Grosso. As florestas de babau do Maranho tambm foram separadas, na zona de transio Amaznia-caatinga, com rea de 144.583 km 2. Finalmente, tambm foi classificada separadamente a zona encontrada entre a caatinga e o cerrado, com 115.108 km2 de rea. Entre a Amaznia e o cerrado est localizada a mata seca, ou floresta mesfila semidecdua. Representa uma forma florestal de manchas inclusas com caractersticas comuns do cerrado, sendo por vezes contornadas ou ladeadas por manchas desse bioma. Quase sempre seus macios ocorrem em locais afastados dos cursos de gua ou da umidade permanente, em terrenos ondulados ou planos. No entanto, os macios tornam-se menos freqentes nos declives e dorsos das elevaes acentuadas. J na transio entre o cerrado e a caatinga pode observar-se uma vegetao mais rica que a da caatinga, com florestas de rvores de folhas secas. Naturalmente, o clima mais seco que o do cerrado, com solo mais ressecado e perodos mais intensos sem chuva. A maior parte desta rea est na fronteira do cerrado com o serto, no interior de estados nordestinos.

PROCESSOS DENTRO DE UM ECOSSISTEMA


Alguns organismos so capazes de elaborar seu prprio alimento a partir de produtos qumicos, utilizando a energia solar; este processo se denomina fotossntese. As plantas, que fazem os produtos alimentcios, so chamadas produtores. O alimento produzido utilizado por clulas vivas para fazer mais clulas e formar a matria orgnica, como a l e a gordura. Os produtos orgnicos de organismos vivos so algumas vezes denominados biomassa. Certos organismos consomem produtos elaborados pelos produtores; a estes organismos se denomina consumidores. Os consumidores podem comer plantas (chamados de herbvoros), carne ( carnvoros ), ou assimilar matria orgnica morta (decompositores, como fungos e bactrias). Logo que o consumidor digeriu e utilizou este alimento, restam poucos produtos qumicos de descarte. Estes produtos de descarte,
100

Biomas e Ecossistemas

Aula

que so utilizados como fertilizante para plantas, so denominados nutrientes. Quando os consumidores liberam nutrientes que voltam a ser utilizados pelas plantas, ns dizemos que foram reciclados. A floresta um exemplo de um tpico ecossistema. As rvores do dossel e outras plantas arbustivas e herbceas abaixo do dossel so produtoras, pois utilizam a energia solar e os nutrientes qumicos para elaborar matria orgnica (folha, flores, frutos, galhos, tronco, razes, aucares, metablitos secundrios etc.). Esta comida pelos consumidores (microorganismos e animais) que devolvem os nutrientes quando morrem ou descartam (fezes, urina, restos) s razes das plantas. O esquema abaixo (Figura 5) mostra essa parte do sistema florestal e as flechas mostram o fluxo que segue a energia, alimento e nutrientes.

Figura 5 Unidades de um sistema ecolgico

Veja que as conexes entre as unidades e os caminhos da energia podem ser representadas por smbolos (muito utilizado na engenharia eltrica, proposto por Odum). Assim substituindo as partes por smbolos: o sol representado pelo smbolo de fonte de energia, as plantas verdes so representadas pelo smbolo de produtores e os animais pelo smbolo dos consumidores. As flechas representam a direo e o fluxo da energia de uma unidade outra. Muitos caminhos carregam materiais e energia. O que estamos propondo um modelo (Figura 6) diagramtico que mostra importantes relaes em forma simplificada.

Figura 6. Diagrama do fluxo de energia e nutrientes simplificado

101

Biogeografia I

Corixos So pequenos cursos fluviais perenes, de leito prprio, que ligam baas contguas. Os corixos tm a importante funo de regular os perodos de cheia e de seca da plancie pantaneira. Hotspot O conceito Hotspot foi criado em 1988 pelo eclogo ingls Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as reas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra?. , portanto, toda rea prioritria para conservao, isto , de alta biodiversidade e ameaada no mais alto grau. considerada Hotspot uma rea com pelo menos 1.500 espcies endmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetao original. Ventos alsios So ventos que ocorrem durante todo o ano nas regies tropicais, sendo muito comuns na Amrica Central. So o resultado da ascenso de massas de ar que convergem de zonas de alta presso (anticiclnicas), nos trpicos, para zonas de baixa presso (ciclnicas) no [Equador], formando um ciclo. So ventos midos, provocando chuvas nos locais onde convergem. Por essa razo, a zona equatorial a regio das calmarias equatoriais chuvosas.

Note que as setas representam o fluxo de energia e o arco retroalimentao da matria. A energia convertida e utilizada para converter e produzir mais matria orgnica. Um dos processos de interao mais importante da interao de energia e materiais a fotossntese. Neste caso representado nos diagramas de sistemas energticos por um smbolo de interao. Outro smbolo importante representado pelo depsito ou acmulo de matria e energia que ser utilizado para diversos fins: manuteno, consumo ou construo, assim a energia e matria estocada em depsitos de nutrientes. Este smbolo tem a forma de alguns tipos de tanques de gua.

Figura 7- Unidades internas de um produtor e um consumidor.

Na figura 7 mostra como internamente o processo de fotossntese faz que o produtor acumule energia nos depsitos, como h interao combinando a necessidade de consumir nutrientes e energia nos depsitos para fazer mais fotossntese. A produo tambm necessita de certa quantidade de plantas (depsito de biomassa de planta) para efetuar o trabalho de fotossntese. Um consumidor tambm tem um processo de interao com o depsito de energia e nutrientes. No exemplo do consumidor primrio ou animal herbvoro o processo de interao o de comer as plantas. O depsito a biomassa do tecido do animal. As partes e caminhos internos a um consumidor so similares aos de um produtor. Observe que existem linhas que fluem dos depsitos novamente aos processos de interao. Isto indica que o depsito de biomassa est envolto na produo de mais biomassa. Uma linha que retorna desde a esquerda do diagrama se chama retorno, ou retroalimentao. A energia est disponvel para realizar trabalho

102

Biomas e Ecossistemas

Aula

somente quando est relativamente concentrada. Quando a energia se dissipa, perdendo sua concentrao e sua capacidade de realizar trabalho til, dizemos que est dispersa. Algo de energia est sempre sendo disperso de um depsito de energia concentrada, ou quando usada em um processo de interao. A disperso de energia que acompanha todos os depsitos e processos se mostra com o smbolo de sumidouro de calor, isto , a energia dispersa no pode ser usada novamente. Muita da energia solar usada no processo de produo dispersa durante seu uso. necessrio dispersar a maioria da energia solar incidente para poder produzir um pequeno depsito de energia como biomassa. Quando um animal consumidor come uma planta, a maioria da energia do alimento dispersa para manter o animal com vida e operar os processos de crescimento.

UM SISTEMA ECOLGICO: UMA MATA


As partes de uma mata, ou floresta expostas nas figuras anteriores podem ser integradas para mostrar um sistema florestal completo de forma simples, como se mostra no diagrama abaixo. A caixa desenhada ao redor dos smbolos marca os limites do sistema, as bordas da mata. Somente os smbolos da fonte de energia e o sumidouro de calor so desenhados fora dos limites, isto devido que a primeira abastecida por uma fonte externa ao sistema, e no sumidouro de calor a energia dispersa do sistema e no pode ser reutilizada (Figura 8).

Figura 8. Ecossistema florestal simplificado por smbolos, todos dissipam energia para o sumidouro.

103

Biogeografia I

Devido que a parte da energia solar fluir pela floresta sem ser utilizada, a linha do sol desenhada com um brao que sai novamente do sistema. Os nutrientes liberados pelos consumidores se mostram reciclados desde a esquerda voltando novamente ao processo de produo da planta. Em resumo, os smbolos de energia mostram como esto conectados as partes produtoras e consumidoras de um ecossistema, o uso da energia, a reciclagem de materiais e o uso do depsito para ajudar nos processos de produo.

CONCLUSO
Diversos autores tm discutido o conceito de bioma, Clements foi o criador deste conceito. Atualmente definimos bioma como uma rea do espao geogrfico, com dimenses at superiores a um milho de quilmetros quadrados, representada por um tipo uniforme de ambiente, identificado e classificado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (formao), o solo e a altitude. A diferena entre bioma e ecossistema radica na escala, assim entendemos ecossistema como a rea onde acontece uma interao entre coisas vivas como, por exemplo: rvores e animais com as coisas no-vivas como substncias nutrientes e gua. Em nosso pas encontramos uma grande variedade de fauna e flora, porem considerado megadiverso, albergam diferentes ecossistemas com caractersticas particulares, com sua respectiva fauna e flora representativa. No Brasil encontram-se os seguintes biomas: Amaznia, Caatinga, Campos Sulinos, Cerrado, Mata Atlntica, Pantanal, Zona Costeira, e s transies entre Amaznia-Caatinga, Amaznia- Cerrado e Cerrado- Caatinga.

RESUMO
O bioma definido como uma rea do espao geogrfico, com dimenses at superiores a um milho de quilmetros quadrados, representada por um tipo uniforme de ambiente, identificado e classificado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (formao), o solo e a altitude. A diferena dum tpico ecossistema que contm coisas vivas como, por exemplo: flora e fauna interagindo com as coisas no-vivas como substncias nutrientes e gua. Dentro dum ecossistema encontramos os produtores (organismos so capazes de elaborar seu prprio alimento como as plantas), consumidores
104

Biomas e Ecossistemas

Aula

(organismos consomem produtos elaborados pelos produtores como herbvoros) e decompositores (organismos que se alimentam de matria orgnica morta como fungos e bactrias), eles interagem para transformar a energia nas diferentes formas. No Brasil de acordo com a classificao internacional encontram-se os seguintes biomas: Amaznia, Caatinga, Campos Sulinos, Cerrado, Mata Atlntica, Pantanal, Zona Costeira, e s transies entre Amaznia-Caatinga, Amaznia- Cerrado e Cerrado- Caatinga. Cada um deles apresenta fauna e flora representativa e muitas vezes endmica, como no bioma da Mata Atlntica e do Cerrado, onde encontramos muitas espcies endmicas, e que atualmente pelos desmatamentos, queimadas, avano da fronteira agrcola, restam poucos remanescentes da rea original, e urgem estabelecer estratgias de conservao nessas reas.

ATIVIDADES
Mencione duas fontes de energia no ecossistema florestal. 1. Mencione dois consumidores no ecossistema florestal. 2. Mencione dentro de qual bioma se encontra a regio onde voc mora. 3. Construir seu glossrio dos seguintes termos ecolgicos podendo utilizar os livros didticos e consulta na internet. 1) Produtor 2) Consumidor 3) Decompositor 4) Fotossntese 5) Populao 6) Nutrientes 7) Disperso de energia 8) Processo de interao 9) Depsito (armazenamento) 10) Produo 11) Fonte 12) Biosfera 13) Retroalimentao 14) Biomassa 15) Fixador de nitrognio 16) Nutrientes 17) Transpirao Microorganismos

105

Biogeografia I

AUTO-AVALIAO
Discuta com seus colegas a diferena entre bioma e ecossistema. Discuta com seus colegas quais biomas brasileiros so mais importantes para a proteo e por qu?

PRXIMA AULA
Na prxima aula conheceremos a dinmica e caracterizao de Geossistemas, caracterizaremos os sistemas urbanos e descreveremos os aspectos gerais dos agroecossistemas.

REFERNCIAS
ODUM, E. P. & BARRET G.W. Fundamentos de Ecologia, 5ed. Thompson Learning. So Paulo 2007. RICKLEFS, R.E. A economia da Natureza, 5a Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro 2003. TOWSEND, C.R.; Begon, M.; J.L. Harper . Fundamentos da Ecologia. 2a ed. Artmed. Porto Alegre, 2005. BEGON, M.; Townsend C.R.; Harper 2007. Ecologia de indivduos a ecossistemas. 4a ed. Artmed. Porto Alegre, 2005 TROPPMAIR, H. Biogeografia e Meio Ambiente . Rio Claro 197p. 2002. Pesquise na net biomas brasileiros: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/biomas/ http://www.ibge.gov.br/home

106

You might also like