You are on page 1of 22

SUsTENTABILIDADE:

Adequao e Legislao Ambiental no Meio Rural

SUsTENTABILIDADE:
Adequao e Legislao Ambiental no Meio Rural

SO PAULO (SP) 2013

INICIATIVA VERDE
Rua Joo Elias Saada, 106 - Pinheiros So Paulo (SP) CEP 05427-050 Telefone: +55 (11) 3647-9293 contato@iniciativaverde.org.br www.iniciativaverde.org.br Texto Roberto Resende
Foto: HumbertoYamaguti

Edio Isis Nbile Diniz Edio de imagens Isis Nbile Diniz Jaqueline Souza Julianna Colonna Roberto Resende Projeto grco Giselly Motta Diagramao Patricia Gomiero Ilustraes Giselly Motta Margareth Nascimento Patrcia Yamamoto Fotos da capa Isis Nbile Diniz Roberto Resende Tiragem 2.000 1 edio
pATROcNIO
Esta publicao faz parte do projeto Plantando guas, elaborado pela ONG Iniciativa Verde em parceria com cerca de 20 instituies e aprovado em abril de 2013 pelo Programa Petrobras Ambiental. O projeto tem como objetivo adequar propriedades rurais do estado de So Paulo de acordo com o que estabelece o novo Cdigo Florestal para recuperar e conservar os recursos hdricos. O Plantando guas contar com patrocnio da Petrobras por dois anos. Com o projeto, a Iniciativa Verde e seus parceiros pretendem: recuperar 20 hectares de reas de preservao permanente (APPs) de Mata Atlntica; executar 24 hectares de sistemas agroorestais para ns produtivos; implementar mais de 140 mdulos de saneamento; elaborar 110 planos de manejo de propriedades da rea rural; inscrever pelo menos 85 imveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatrio para todas as propriedades rurais. Aproximadamente, 200 famlias sero beneciadas diretamente em municpios do interior do estado. Com esta publicao, a Iniciativa Verde espera contribuir para a discusso em torno da aplicao da legislao orestal, auxiliar os proprietrios rurais no cumprimento dela e, claro, ser um documento para ajudar na execuo do projeto Plantando guas.

sUMRIO
05 INTRODUO 06 O QUE :
07 07 07 10 11 11 11 11 11 Biodiversidade Biomas e Bacias Biomas Bacias Hidrogrficas Paisagem Corredores ecolgicos Efeito de borda Capacidade de uso do solo Espcies exticas invasoras
20 P  RA: Programa de Regularizao Ambiental

21 Instrumentos econmicos
21 P  agamentos por Servios Ambientais 21 Instrumentos econmicos na Lei Florestal

22 Regras de transio da Lei Florestal


22 R  egras de transio para as APPs 25 R  egras de transio para as Reservas Legais

12 LEGIsLAO AMBIENTAL pARA O MEIO RURAL 14 A nova Lei Florestal 14 Regras gerais
14 APPs (reas de Preservao Permanente) 18 Reserva Legal 18 reas de Uso Restrito 19 Outros princpios da Lei Florestal 19 Tamanho e tipo de imveis 19 Agricultura Familiar

26 ADEQUAO AMBIENTAL 27 Recomposio florestal


29 Mudas 30 Espcies florestais

32 Uso sustentvel
32 Produo florestal 33 Manejo florestal sustentvel 33 Sistemas agroflorestais

34 Conservao do solo 35 Licenciamento ambiental

20 Instrumentos da Lei Florestal


20 C  AR: Cadastro Ambiental Rural

36 CONcLUsO 38 Referncias

A reproduo desta obra permitida desde que citada a fonte. Esta publicao no pode ser comercializada.

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

INTRODUO

Foto: Isis Nbile Diniz

os ltimos anos, com o aumento da atividade humana em todo o mundo, os impactos ambientais como a poluio, o uso intensivo dos recursos naturais e a destruio da biodiversidade tm aumentado. As mudanas do clima, que podem afetar a todos, so um exemplo da consequncia desses impactos ambientais. Apesar da gravidade, existem vrias maneiras de evit-los. Uma delas criando leis e polticas ambientais. Para se adequar essas leis e polticas ambientais, os imveis rurais devem fazer a chamada adequao ambiental, nome dado ao processo de adaptao da propriedade. Durante essa adequao, alm de seguir a legislao, importante perceber que a conservao do meio ambiente est diretamente ligada a uma atividade rural sustentvel. E o que seria ser sustentvel? A sustentabilidade tem trs lados: o ambiental, o social e o econmico. Todos esses aspectos so diferentes entre si e interligados. Esto relacionados natureza (como o clima, o solo, a gua, a fauna e a ora) e s atividades humanas ou ao meio socioeconmico (a cultura, o lazer, o modo de vida no campo, a sade e o bem-estar das pessoas, a produo de alimentos e de outros produtos de boa qualidade, a gerao de emprego e de renda). Assim, a sustentabilidade deve reunir a conservao ambiental, a responsabilidade social e o retorno econmico. No meio rural isso signica o conhecimento e o uso de boas tcnicas para a produo agropecuria e orestal e o adequado manejo dos recursos naturais. Atrelado a essa preocupao, seguir a lei garante um mnimo de segurana legal para o trabalho do agricultor, permitindo o acesso a licenas e autorizaes e, depois, ao crdito rural.

Vale ressaltar que a conservao do meio ambiente e o seu uso de forma sustentvel so bons para toda a sociedade. A comear pelo prprio stio que, por exemplo, ca com gua de melhor qualidade e ganha proteo contra pragas. As matas ciliares, nas margens de rios ou outros corpos de gua, melhoram as condies para os peixes e para outros animais e ajudam a regular o uxo de gua para as represas. A paisagem cuidada tambm um benefcio para todos e a proteo da vegetao e da fauna contribui para todo o planeta, prevenindo as mudanas climticas. O atendimento legislao um meio para a sustentabilidade, lembrando que o agricultor deve ter acesso a vrias polticas pblicas, tanto as de nvel geral (como sade, educao e transporte), como as mais especcas para o meio rural, como o crdito e a assistncia tcnica e extenso rural (ATER). Depois de um processo longo e confuso, o Brasil tem uma nova Lei Florestal no lugar do Cdigo Florestal. Essa lei apresenta diversos problemas, mas tambm contm avanos. De qualquer forma, importante que ela seja atendida. A nica maneira de saber as suas vantagens e desvantagens aplicando-a. Dessa maneira, essa lei deve ser empregada na prtica. Sua aplicao deve ser simples de ser seguida, com pouca burocracia. Alm disso, ela deve fornecer apoio e incentivo para os agricultores que cumprirem seu papel, em seu benefcio e em benefcio de toda a sociedade. Para isso, a informao o primeiro passo. Neste manual so apresentados os pontos principais da legislao e as principais tcnicas para o manejo, conservao e recuperao ambiental na rea rural. Aproveite!

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

OQUE

O QUE

Biodiversidade
a diversidade de formas de vida na Terra, a riqueza de espcies. Ela compreende todos os seres vivos que fazem parte de um ecossistema, desde as plantas, os animais, at os microrganismos.

Ambas so usadas para a denio de leis e polticas ambientais.

Biomas
So os tipos de vegetao em escala regional: Amaznia, Caatinga, Pantanal, Pampa, Pantanal, Cerrado, Mata Atlntica e Zona Costeira. Dentro do estado de So Paulo, existem os biomas: Mata Atlntica, Cerrado e Zona Costeira. Alguns Biomas tem legislao prpria sobre seu uso e proteo. A Mata Atlntica, por exemplo, tem uma lei nacional e o Cerrado uma lei do estado de So Paulo.

Biomas e bacias
Alm da diviso poltica (como estados e muncipios) existem outras formas de dividir o territrio brasileiro. Esta maneira de demarcar o pas considera os recursos naturais chamados biomas e bacias hidrogrcas.

Mata Atlntica
A Mata Atlntica engloba as orestas e outras formaes associadas como o campo de altitude. Dentro do estado de So Paulo, as formaes da Mata Atlntica mais comuns so:
Floresta ombrla densa ocorre no Litoral e na Serra do Mar, em condies de maior umidade; Floresta ombrla mista a mata de araucrias; Floresta estacional so as matas do interior, onde h uma estao seca mais longa e denida; Manguezais, vegetaes de restingas restinga e de campos de altitude.
Floresta estacional

Foto: Roberto Resende

Foto: Pedro Barral

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

QUE

OQUE

Floresta ombrla mista

Cerrado
a vegetao formada por gramneas, arbustos e rvores esparsas, denida pelas condies de solo e de clima mais seco. Sua vegetao pode variar de campo cerrado, mais aberto, at o cerrado, com mais rvores. Nas faixas perto dos rios podem aparecer matas ciliares, tambm chamadas de matas galerias.

Cerrado Floresta ombrla densa

Imagem: Margareth Nascimento

Foto: Isis Nbile Diniz

Foto: Roberto Resende

Foto: Roberto Resende

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

QUE

OQUE

Bacias Hidrogrcas
So reas entre os divisores de guas, pontos altos dos terrenos que limitam por onde a gua vai escorrer, drenando para um nico lugar. Podem ser agrupadas em diversos nveis ou tamanhos. Em escala nacional, h 12 bacias formando as Regies Hidrogrcas. Duas delas esto sob o estado de So Paulo: Regio Hidrogrca do Atlntico Sudeste (regies do Litoral,

Vale do Paraba e Vale do Ribeira) e Regio Hidrogrca do Paran (que abrange todo o restante do Estado). Dentro dos estados, as bacias so organizadas em grupos chamados Unidades de Gerenciamento de Recursos Hdricos (UGRH). So Paulo tem 22 unidades e cada uma, um Comit de Bacia. Estes so rgos que renem representantes do governo e da sociedade para o gerenciamento dos recursos hdricos.

Paisagem
Um jeito de unir os vrios componentes da natureza, como a vegetao e as guas, por meio da paisagem. Esta vai alm de um lugar bonito, considera a integrao dos vrios elementos para um adequado manejo dos recursos naturais.
Stio So Joo, So Carlos (SP)

Manejo da paisagem

Alm das regras denidas nas leis ambientais, algumas ideias podem ser consideradas para o manejo da paisagem:

Capacidade de uso do solo


Esta uma classicao das terras considerando diferentes aspectos como, por exemplo: declividade, resistncia eroso, profundidade da camada do solo aproveitvel para as lavouras, excesso ou falta de gua. Os terrenos ganham uma nota de acordo com a avaliao desses aspectos. A nota indica o tipo de uso mais adequado para a regio, variando de lavouras intensivas, pastagens, reorestamento e preservao da mata.

Corredores ecolgicos
So as ligaes, como se fossem pontes, entre os remanescentes de vegetao como matas ciliares ou at rvores isoladas. importante que haja diversidade gentica para as plantas e os animais. Essas ligaes permitem que os animais de diferentes famlias se encontrem, permitindo a continuidade de suas populaes. Para a maioria das plantas, relevante que os animais polinizadores e os que espalham as sementes tambm possam circular.

Fonte: Secretaria de Saneamento e Recursos Hdricos do Estado de So Paulo

As microbacias so as bacias menores, englobando um pequeno rio ou um crrego. Podem estar dentro de um s imvel ou reunir algumas propriedades. A microbacia um espao importante para um bom planejamento do uso do solo. A conservao do solo e da gua e o controle da poluio so mais bem feitos quando se considera toda a microbacia.

Espcies exticas invasoras


So chamadas as espcies de plantas e de animais originrios de outros lugares e que se espalham e se reproduzem, ameaando os ecossistemas e as espcies de determinado lugar. Dependendo da situao de proliferao e de prejuzo causada pelas espcies exticas, podem ser considerados invasores: alguns tipos de capins, algumas espcies de peixes e de ratos, o caramujo-africano, o Pinus, a lebre europeia.

Efeito de borda
Nas bordas das matas existe uma exposio maior a fatores que perturbam a qualidade da mata, como o vento, o sol forte, o fogo e a entrada de animais domsticos. O excesso de cips, trepadeiras e capins (plantas que competem com as nativas) uma indicao de que h efeito de borda. Quanto menor e mais isolado for o fragmento de mata, mais frgil ele ca.

Foto: Flavio Marchesin

10

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

11

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

LEGIsLAO
AMBIENTAL PARA O MEIO RURAL

As leis ambientais existem para tentar combinar os interesses e os direitos de todos, da sociedade e dos proprietrios. A principal delas o Cdigo Florestal, que regula o uso das orestas e de outros tipos de vegetao nativa. O Brasil tem hoje a sua terceira lei desse tipo. O primeiro Cdigo Florestal Brasileiro do ano de 1934, depois foi substitudo por outra lei em 1965 e, respectivamente, pela Lei Florestal de 2012.
Em todas essas leis, as orestas so denidas como bens de interesse comum de todo o pas. Ou seja, o direito de propriedade sofre limitaes mesmo que estejam em locais particulares. Na lei brasileira, o direito de propriedade tem limites. Seja um imvel urbano ou rural ou mesmo um carro, ningum pode usar somente conforme a sua vontade sem respeitar os direitos das outras pessoas. Essa a base das leis ambientais, que justica, ento, a denio de reas protegidas dentro das propriedades particulares, alm das terras pblicas. importante lembrar que existem outras leis ambientais que completam o Cdigo Florestal, abrangendo o uso da vegetao nos imveis. As principais so: A lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC), Lei 9.985/2000, trata de regies protegidas maiores que podem ser de proteo integral (os parques, que devem ser terras pblicas e sem uso econmico, so o principal exemplo) e de uso sustentvel (como as reas de Proteo Ambiental, APAs, que podem ter terras pblicas ou privadas, com moradores e usos econmicos); Lei da Mata Atlntica (11.428/2006). A proteo em funo da situao da vegetao. Quanto mais prxima da mata primria, mais protegida estar a vegetao.

Uma maneira de medir a largura dos troncos das r vores (DAP) verificando o dimetro mdio dos troncos altura do peito de uma pessoa, ou seja, a 1,30 m do cho.

1,30m

estgios sucessionais de acordo com o tempo de regenerao: Pioneiro o comeo do crescimento da mata, chamado pasto sujo, quando h somente arbustos e, no, rvores. Essa vegetao cortada, praticamente, no gera lenha. O corte deste tipo de vegetao dispensa autorizao ocial; Inicial a capoeirinha quando, depois de alguns anos, j existem rvores com uma altura mdia de 1,5 m at oito metros e DAP mdio de at 10 cm. As espcies vegetais mais comuns so as que crescem em lugares com mais sol como aroeira, caquera, embabas, leiteiro, sangra dgua, entre outras. Neste caso, possvel cortar a vegetao (com exceo para rea de Preservao Permanente ou Reserva Legal), depois de um processo de licenciamento; Mdio a capoeira com rvores maiores, com uma altura mdia de 1,5 m at 12,0 m e com DAP mdio de at 20 cm. Neste caso, aparecem mais cips e trepadeiras com rvores que crescem em lugares sombreados. So comuns rvores como farinha-seca,
SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

Foto: Roberto Resende

A Mata Atlntica tem uma legislao prpria sobre seu uso. Nela, a vegetao classicada em dois tipos principais: a mata primria, ou mata virgem, e a secundria, que cresce em locais onde j ouve corte em algum momento. Como a regio de Mata Atlntica a mais ocupada no pas, a maior parte da vegetao secundria. Esta, por sua vez, pode ser dividida em diferentes grupos chamados de

12

Altura do tronco

Dimetro altura do peito da DAP

13

Altura total

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

guapiruvu e jacarand. Este tipo de vegetao mais protegido. Seu corte s pode ser autorizado em poucas situaes, como para implantao de loteamentos ou edicaes com um processo de licenciamento. Outras situaes so as atividades agrcolas para a subsistncia do pequeno produtor rural e de populaes tradicionais (com exceo para rea de Preservao Permanente ou Reserva Legal).

mdio, maior que 20 cm. Nele, ocorrem rvores como jequitib, jatob e imbuia. Assim como a mata primria, esta vegetao bastante protegida. Sue corte s pode ser feito em casos especiais, de utilidade pblica ou de interesse social.

NaSceNTe RaIo 50 m

Nascentes perenes, no raio de 50 metros em todas as direes.

LaRGURa meNoR QUe 10m

10-50m 50-200m

200-600m acIma De 600m

Em So Paulo, existe a Lei Estadual sobre Cerrado (Lei 13.550/2009). No caso dele, o licenciamento para a explorao tambm Avanado o capoeiro, mais parecido com segue o critrio dos estgios sucessionais a mata primria. As rvores so maiores, com com maior proteo para a vegetao em altura mdia maior do que dez metros e o DAP etapas mais avanadas de regenerao.

maTa cILIaR 30m

maTa cILIaR 50 m maTa cILIaR 100 m

A nova Lei Florestal


Esta nova lei, substituta do Cdigo Florestal, dividida em duas partes principais: as regras gerais e as regras de transio.
maTa cILIaR 200 m maTa cILIaR 500 m

Regras gerais
As regras gerais tm a mesma estrutura do antigo cdigo. Apresentam, apenas, algumas mudanas. Houve poucas alteraes sobre as reas protegidas dentro das propriedades, abrangem quase os mesmos tipos que j estavam no Cdigo: as reas de Preservao Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL). Tambm foi criado um novo tipo de rea protegida, as reas de Uso Restrito. reas de Preservao Permanente (APPs) Estas so as chamadas reas protegidas, localizadas em zonas rurais ou urbanas, cobertas ou no por vegetao nativa com

a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade. Elas tambm facilitam o uxo gnico (evita que os parentes cruzem entre si) de fauna e de ora, protegem o solo e asseguram o bem-estar das populaes humanas. Estas reas so denidas pela sua posio como, por exemplo, em locais perto da gua ou dos morros. Neste tipo de reserva so permitidas poucas atividades que devem ser de utilidade pblica, interesse social ou de baixo impacto. As denies e as medidas so, em sua maioria, semelhantes s do antigo Cdigo Florestal. Elas receberam poucas mudanas. Veja como caram alguns exemplos de APP:

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA)/ Paran

Alguns topos de morro tambm so considerados APPs. Esta rea deve ter 100 m de desnvel a partir da base ou da sela (parte mais baixa do relevo entre dois picos que parece uma sela de cavalo). Uma situao muito rara.
Foto: Roberto Resende

Topo do morro

BEIRA DE RIOs E cRREGOs EM UMA fAIXA cONTADA, AGORA, A pARTIR DO LEITO REGULAR DE cURsOs DE GUA. OU sEJA, ONDE ELAs cORREM DURANTE O ANO:
LARGURA DOS CURSOS DGUa (m)
Menor que 10 10 a 50 50 a 200 200 a 600 Maior que 600

FAIXA APP (m)


30 50 100 200 500

Base do morro

14

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

15

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

Declividades maiores que 45% ou 100%.

Restingas, vegetao da regio de praia.

Foto: Roberto Resende

Mangues, vegetao inundada prxima ao mar que recebe gua salgada.

As atividades e obras permitidas em APPs devem ser de (outras situaes podem ser denidas em Decreto Federal):

1. Utilidade pblica Segurana nacional, proteo sanitria ou de defesa civil. Servios pblicos de transporte, sistema virio, saneamento, energia, comunicaes, minerao, exceto, neste ltimo caso, a extrao de areia, argila, saibro e cascalho. Atividades que comprovadamente proporcionem melhorias na proteo das funes ambientais das APPs;
Foto: Roberto Resende

e comunidades tradicionais, infraestrutura pblica para esportes, lazer, educao e cultura. Regularizao fundiria de assentamentos de baixa renda em reas urbanas consolidadas. Pesquisa e extrao legalizadas de areia, argila, saibro e cascalho;

3. Baixo impacto Pequenas vias de


acesso, pontes, acesso de pessoas e animais para a gua. Trilhas para ecoturismo, rampas e pequenos ancoradouros de barcos, moradia de agricultores familiares e populaes tradicionais em reas rurais, construo e manuteno de cercas. Pesquisa cientca de recursos ambientais, plantio e coleta de produtos no madeireiros de espcies nativas (como frutos e sementes).

2. Interesse social Proteo da vegetao nativa, explorao agroflorestal sustentvel feita por agricultores familiares

Fotos: Roberto Resende

16

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

17

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

Reserva Legal
Esta rea de uma propriedade ou posse rural deve assegurar o uso econmico de modo sustentvel dos recursos naturais, auxiliar a conservao e a reabilitao dos processos ecolgicos e promover a conservao da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteo de fauna silvestre e da ora nativa. Ela denida como uma parte do imvel, no caso do estado de So Paulo, deve abranger 20 % da rea. Na Reserva Legal, so permitidos alguns usos econmicos.

Outros princpios da Lei Florestal


proibido o uso de fogo na vegetao, exceto: Em locais ou regies especcas e com aprovao prvia do rgo estadual ambiental; Na agricultura de subsistncia exercida pelas populaes tradicionais.

Tamanho e tipo de imveis


A Lei trata de modo diferente os imveis de acordo com o tamanho deles, com a quantidade de Mdulos Fiscais e se pertencem Agricultura Familiar.

Alguns pontos sobre a Reserva Legal:

Nela pode ser feito o manejo sustentvel de produtos madeireiros e no madeireiros; As APPs podem ser usadas para compor a Reserva Legal, desde que no haja novos desmatamentos; preciso aprovao pelo rgo estadual com planta e memorial descritivo; No mais obrigatria a averbao em Cartrio, mas deve ser feita junto ao rgo ambiental; Um termo de compromisso deve ser feito nas posses; Pode ser feita em condomnio ou de forma coletiva, como nos casos dos assentamentos de reforma agrria.

O que Mdulo Fiscal


uma unidade de medida agrria, expressa em hectares (ha), varivel para cada municpio. O Mdulo Fiscal considera os principais tipos de atividades, a renda obtida e o conceito de propriedade familiar. No estado de So Paulo, o Mdulo Fiscal (MF) varia de cinco hectares (Regio Metropolitana da capital) at 40 hectares em alguns locais do Vale do Paraba. Deve-se consultar o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA) ou a Casa da Agricultura para saber o valor do MF de cada municpio.

reas de Uso Restrito


Existem dois tipos, sendo que ambos podem ocorrer no Estado de So Paulo: Pantanais e plancies pantaneiras. reas periodicamente cobertas por guas e com vegetao adaptada inundao. Nelas possvel a explorao ecologicamente sustentvel, mediante licenciamento prprio; reas de inclinao entre 25 e 45, em qualquer lugar da rampa. Nelas, as atividades agrossilvipastoris, as infraestruturas (como estradas, cercas e currais) e os projetos de manejo orestal sustentvel j existentes so permitidos desde que sejam observadas as boas prticas agronmicas (como a conservao do solo). Novos desmatamentos so proibidos, a no ser nos casos de utilidade pblica, de interesse social ou de baixo impacto.

Importante: a nova Lei Florestal considera todos os imveis com menos de quatro Mdulos Fiscais, mesmo que tenham outros usos, como equivalentes Agricultura Familiar.

45%

Agricultura Familiar
Veja como a Lei 11.326/2006 dene Agricultura Familiar:
Considera-se agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos: I - no detenha, a qualquer ttulo, rea maior do que quatro mdulos scais; II - utilize predominantemente mo de obra da prpria famlia nas atividades econmicas do seu estabelecimento ou empreendimento; III - tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econmicas vinculadas ao prprio estabelecimento ou empreendimento; IV - dirija seu estabelecimento ou empreendimento com sua famlia. (e tambm silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.)

25%

Foto: Roberto Resende

Existe um tratamento especial para quem atende todo o conceito de Agricultura Familiar da Lei 11.326/2006 e no apenas o tamanho de quatro Mdulos Fiscais: Dispensa de autorizao de interveno e de corte de vegetao em APP e RL para

as atividades de baixo impacto ambiental, necessitando apenas de uma declarao simples ao rgo ambiental se estiver inscrito no CAR. Procedimento simplicado para o registro no CAR, apresentando identificao do

18

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

19

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

proprietrio ou possuidor rural, comprovao da propriedade ou posse e croqui (mapa simples) com os limites do imvel, das APPs e dos remanescentes que formam a RL sem georeferenciamento (que deve ser feito pelos rgos pblicos); Os plantios de rvores frutferas, ornamentais ou industriais (espcies exticas) com nativas em sistemas agroorestais podem ser contados para completar a rea de reserva legal; O poder pblico estadual deve prestar apoio tcnico e jurdico para a recomposio e registro da Reserva Legal; Dispensa de autorizao para explorao orestal de madeira sem propsito comercial direto ou indireto de at dois metros cbicos por hectare ou 15 metros cbicos por imvel por ano; Licenciamento simplicado para explorao

orestal com propsito comercial direto ou indireto com autorizao simplicada do rgo ambiental, apresentando dados do proprietrio ou possuidor rural, dados da propriedade ou posse rural, croqui da rea do imvel com a rea a ser manejada, estimativa do volume de produtos e subprodutos orestais a serem obtidos, destinao e cronograma de execuo; Atendimento prioritrio nos programas de apoio tcnico e incentivo nanceiro para iniciativas de preservao voluntria de vegetao nativa alm da RL, proteo de espcies da ora nativa ameaadas, sistemas agroorestais e agrossilvipastoris, recuperao ambiental de APPs e RL, recuperao de reas degradadas, assistncia tcnica para regularizao ambiental e recuperao de reas degradadas, produo de mudas e sementes, pagamento por servios ambientais.

O CAR como uma declarao de imposto de renda. O PRA como o pagamento do imposto ou a restituio.

No Estado de So Paulo, ambos os cadastros devem ser feitos pelo site da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). Para mais informaes sobre o CAR ou o PRA, deve-se procurar a SMA pelo site http://www.ambiente.sp.gov.br/car/ ou telefone 0800-113-560.

Instrumentos econmicos
Veja os principais incentivos para o agricultor conseguir aplicar a Lei.

Pagamentos por servios ambientais


A importncia dos servios ambientais, benefcios gerados pela proteo e pela conservao dos recursos naturais, a cada dia mais reconhecida. Mas, anal, o que so esses servios ambientais? So os solos saudveis, a gua limpa, o ar puro, a biodiversidade, uma bela paisagem, a xao dos gases que provocam o efeito estufa (colaborando para a regulao do clima) e a valorizao cultural e do conhecimento tradicional ecossistmico. Os servios ambientais de uma determinada regio podem atingir o agricultor e sua famlia, os vizinhos, as cidades e o planeta em geral. Devido a esse impacto mundial, tem sido reconhecida a importncia daqueles que preservam

Instrumentos da Lei Florestal


Conhea alguns instrumentos da atual Lei Florestal.

CAR: Cadastro Ambiental Rural


O CAR deve ser institudo pelo rgo estadual de meio ambiente, para permitir o acesso ao Programa de Regularizao Ambiental (PRA). Segundo o Artigo 29 da Lei Florestal, o CAR um registro pblico eletrnico de mbito nacional obrigatrio para todos os imveis rurais com a nalidade de integrar as informaes ambientais das propriedades e posses rurais servindo para o controle, monitoramento, planejamento ambiental e econmico e combate ao desmatamento: Permite acesso s inovaes da Lei como a regularizao do uso consolidado de APPs, compensaes e uso de Reserva Legal, desobriga a averbao no Cartrio de Imveis, etc; obrigatrio para conseguir licenas e autorizaes; Ser exigido, em cinco anos, como condi-

o para conseguir o crdito rural. Vale ressaltar que o agricultor tem dois anos para se inscrever no CAR a partir da edio da Lei.

PRA: Programa de Regularizao Ambiental


O Programa de Regularizao Ambiental (PRA) deve ser institudo pelo rgo estadual do meio ambiente para permitir a adequao das posses e das propriedades rurais de acordo com a legislao. Os agricultores precisam aderir ao PRA em at dois anos. Conhea alguns detalhes do Programa: Inclui assinatura do termo de compromisso; Suspende punies pelo no atendimento do Cdigo Florestal; O prazo para recompor a Reserva Legal de at 20 anos.

a natureza. Essas pessoas podem ter os servios ambientais gerados por sua propriedade compensados por polticas pblicas ou por aes particulares. Uma das formas mais comuns o pagamento em dinheiro ou em servios aos agricultores que protegem ou recuperam os recursos naturais, o chamado Pagamento por Servios Ambientais (PSA). No Brasil, assim como em outros pases, existem algumas experincias de pagamentos pela preservao e pela recuperao de orestas e de nascentes. O PSA uma ideia nova e as leis e os projetos sobre este tipo de compensao ainda esto sendo denidos. Uma novidade importante que, na nova Lei Florestal, os incentivos e pagamentos por servios ambientais so previstos.

Instrumentos econmicos na Lei Florestal


A Lei Florestal (Artigo 41) permite que o governo crie programas de apoio e incentivo conservao do meio ambiente e adoo de tecnologias e de boas prticas que conciliem a produtividade agropecuria e orestal com a reduo dos impactos ambientais.
A compensao nanceira pelas medidas de conservao ambiental feita por meio de vrios recursos: Crdito e seguro agrcolas com melhores condies; Deduo de APPs e RL do clculo do Imposto Territorial Rural (ITR); Destinao de parte dos recursos da cobrana pelo uso da gua para a manuteno ou recomposio de APPs e RL;

20

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

21

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

Linhas de nanciamento para iniciativas de preservao e de recuperao voluntria de vegetao nativa e manejo orestal e agroorestal; Iseno de impostos para os principais insumos e equipamentos, usados para recuperao e manuteno das APPs e RL. H incentivos para as aes de recuperao, conservao e uso sustentvel da vegetao nativa como: Participao preferencial nos programas de apoio comercializao da produo agrcola; Destinao de recursos para a pesquisa cientca e tecnolgica e para a extenso rural, ambas relacionadas melhoria da qualidade ambiental;

Uso de fundos pblicos para a concesso de crditos reembolsveis e no reembolsveis; Possibilidade de diferenciao tributria para empresas que industrializem ou comercializem produtos originrios de propriedades ou posses rurais que cumpram os padres e limites dessa Lei; A manuteno das APPs e RLs elegvel para pagamentos ou incentivos por servios ambientais. Vale lembrar que a legislao do estado de So Paulo sobre mudanas climticas (Lei 13.798/2009 e Decreto 55.947/2010) j dene que os projetos de Pagamento por Servios Ambientais podem incluir aes de conservao e de recuperao de orestas, reorestamentos, sistemas agroorestais e silvopastoris (dependendo do regulamento).

APP Uso Consolidada 10 a 30 m do crrego 15 a 50 m da nascente

APP a restaurar 10 m do crrego 15 m da nascente

Regras de transio da Lei Florestal


Tais regras so para quem no seguiu exatamente o antigo Cdigo Florestal. Elas permitem a adaptao de situaes j existentes. A principal novidade da Lei, ento, o conceito de reas rurais consolidadas:
rea de imvel rural com ocupao antrpica preexistente a 22/07/2008, com edicaes, benfeitorias ou atividades agrossilvipastoris, admitido o regime de pousio. O agricultor pode continuar desenvolvendo atividades como lavouras e pastagens e instalar a infraestrutura necessria (como

estradas, cercas, currais) em parte dessas reas, sempre seguindo critrios tcnicos de conservao do solo e da gua. Essas atividades tambm podem continuar nas APPs residncias, desde que no haja situaes de risco. Porm, novos desmatamentos em APPs so proibidos, a no ser nos casos de utilidade pblica, interesse social e baixo impacto. Todos denidos pela Lei. Importante: Por que o dia escolhido foi 22 de julho de 2008? Esta data do Decreto n 6.514 que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais e que estabeleceu penalidades para o descumprimento do Cdigo Florestal.

Faixa de recuperao obrigatria:


Esta depende do tipo de APP e do tamanho do imvel, conforme a chamada escadinha. Veja:

RIOs E cRREGOs
FaIxa poR MDULoS FIScaIS (mf) LARGURA DOS CURSOS DGUa (m)
At 1 todos todos todos at 10 maior que 10 1a2 2a4 4 a 10 Maior que 10

FaIxa a ReSTaURaR (m)


5,0 8,0 15,0 20,0 metade da largura (de 30 a 100)

Regras de transio para as APPs


Antes, a lei no era to clara sobre a obrigao de recuperar as APPs. Agora, as APPs ciliares (rios, crregos, nascentes e lagos) desmatadas antes de 2008 so divididas em duas: uso consolidado e faixa de recuperao obrigatria.

Foto: Roberto Resende

22

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

23

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

l E G I S la O a M B I E N T al para O M E I O r U ral

Nascentes:
A faixa a recuperar sempre de 15 metros.
LAGOs E LAGOAs NATURAIs
FaIxa poR MDULoS FIScaIS (mf)
Todas at 1 1a2 2a4 Maior que 4

Regras de transio para as Reservas Legais (RL):


A RL deve ter o tamanho da rea com vegetao nativa existente em 2008 em imveis com at quatro MF; Deve ser feita a recomposio ou compensao da diferena em imveis maiores; Podem ser usados sistemas agroorestais (SAFs), com at 50% de espcies exticas intercaladas com nativas, para fazer a recomposio.
Compensao de RLs: As compensaes de reas de Mata Atlntica devem ser feitas na Mata Atlntica, ou seja, as compensaes devem ser feitas no mesmo Bioma e no mais apenas na mesma bacia.
SITUao De ImveIS
Foto: Roberto Resende

ExTeNSo Do LaGo (ha)


At 1,0 Maior que 1,0 Maior que 1,0 Maior que 1,0 Maior que 1,0

FaIxa a ReSTaURaR (m)


nada 5,0 8,0 15,0 30,0

Reservatrios articiais
Em geral, no h previso especca quanto ao uso consolidado do reservatrio. Assim, toda a APP deve ser recomposta, exceto nos casos de: Tanques escavados sem represamento de cursos dgua, estes no tm APP; Reservatrios articiais para a gerao de energia ou de abastecimento registrados antes de 2001. Neste caso, a APP ser a distncia entre o nvel mximo operativo normal e a cota mxima de inundao. Nos demais casos, a faixa de APP ser denida na licena ambiental. O empreendedor obrigado a recompor e indenizar as APPs criadas.

Veja quais so as formas de compensao: Servido Ambiental, um contrato entre duas partes de forma temporria ou denitiva, na qual so transferidos direitos com pagamento ou no (no caso, a proteo da RL excedente de um imvel vai suprir a de outra que no tem); Compra ou aluguel das reas de Reserva Legal excedente de outros imveis, do mesmo dono; Doao ao poder pblico de rea no interior de unidade de conservao de domnio pblico pendente de regularizao fundiria; Cota de Reserva Ambiental (CRA) uma ao ou documento que ser vendido em bolsa de valores, mas falta ser regulamentado.
TamaNho Da ReSeRva
20 % rea com vegetao nativa eXistente em 22/07/2008 20 % 20 %

At quatro MF sem remanescente de vegetao At quatro MF com remanescente de vegetao menor que 20% At quatro MF com remanescente de vegetao menor que 20% Mais de quatro MF

rea a ser recuperada

As propriedades que tm reas com vegetao nativa acima do exigido para constituir sua Reserva Legal podero destinar orestas para que outros imveis compensem as suas. Inclusive, isso poder ser feito mediante pagamento pelos outros proprietrios, conforme o regulamento do PRA.
Paisagem da regio de Pardinho, interior de So Paulo

Em outras APPs como topos de morro, bordas de chapadas, altitudes maiores que 1.800 m e encostas maiores que 45, o uso consolidado permitido apenas para atividades orestais, culturas de espcies lenhosas, perenes ou de ciclo longo, pastoreio extensivo e infraestrutura como casas e estradas. Lavouras anuais so proibidas nessas APPs devido, principalmente, s diculdades na conservao do solo e da gua.

Foto: Mariana Gomes

Demais APPs

24

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

25

aDEQUaO

a M B I E N T al

ADEQUAO
AMBIENTAL

Recomposio orestal
A legislao orestal considera recomposio o processo de recuperar a vegetao degradada ou alterada para que ela possa cumprir suas funes ambientais. Isso, mesmo que ela no que em condio igual do ecossistema original.
Ela deve ser feita, por exemplo, nos casos em que o imvel no tiver toda a vegetao devida nas RLs e as APPs. Como, por exemplo, as faixas perto da gua que no so de uso consolidado, conforme a escadinha. Tambm pode ser necessria como uma exigncia para um processo de licenciamento ou de reparao (caso de multas e de penalidades conforme a Lei de Crimes Ambientais). Sendo voluntria a recuperao, no preciso obter autorizao. Quando for obrigatria, deve ser feita pelo menos uma comunicao ao rgo ambiental. De qualquer maneira, independente da obrigao, importante contar com a assistncia de um tcnico para fazer esse tipo de projeto, de recomposio orestal. Isso porque podem ser usadas diversas tcnicas, inclusive de forma combinada, que so escolhidas de acordo com as condies do local. As principais tcnicas de recomposio orestal so: Plantio de mudas de espcies nativas de ocorrncia na regio; Conduo da regenerao natural de espcies nativas; Enriquecimento, feito o plantio de mudas para completar a diversidade e o fechamento da rea quando j existe alguma regenerao de espcies nativas; Manejo agroorestal, em reas da agricultura familiar conforme denio legal.

rea com regenerao da vegetao natural

Projeto de recuperao com plantio de mudas

Fotos: Roberto Resende

Foto: Isis Nbile Diniz

26

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

27

aDEQUaO

a M B I E N T al

aDEQUaO

a M B I E N T al

Os principais passos para fazer um projeto de recomposio so:


1. Avaliao da situao da rea Vericar qual a vegetao presente, como est o solo, o entorno, se a vegetao nativa tem capacidade de se regenerar, o que pode impedir o desenvolvimento das espcies nativas (os fatores de degradao como fogo, eroso, acesso do gado e espcies competidoras exticas como os capins braquiria e colonio). 2. Montagem do projeto Deciso das tcnicas, escolha dos insumos (principalmente, das mudas adequadas); Definio de oramento, responsveis, prazos; Deve-se prever a conservao de espcies nativas existentes e tambm medidas para conservao e atrao de animais nativos que tragam sementes; O plantio de mudas pode ser feito em linhas se isto facilitar a manuteno, principalmente, as roadas.

3. Controle dos fatores de degradao Como, por exemplo, cercar a rea, fazer aceiros e controlar as formigas, se necessrio. 4. Preparo da rea e implantao Se necessrio, controlar as competidoras (com roada e coroamento); No plantio de mudas, o preparo do solo normalmente feito em sulcos (com sulcador ou com subsolador) ou fazendo apenas a abertura das covas (tambm chamadas de beros) com ferramentas manuais ou mecanizadas; Deve-se fazer o coroamento das mudas e a roada entre elas na conduo da regenerao natural das nativas; Em algumas situaes tambm pode ser feito o plantio com sementes de espcies nativas. Isso possvel com condies mais favorveis, por exemplo, com menos gramneas, que competem com as rvores; No existe uma referncia exata de adubao inicial para espcies nativas. Preferencialmente, deve-se usar adubos com mais fsforo. Podem ser empregados adubos qumicos, organominerais ou orgnicos e calcrio.

5. Manuteno Alguns cuidados, que podem durar meses ou alguns anos, devem ser tomados aps a implantao at a rea se desenvolver sozinha. As principais atividades so: Controlar as plantas competidoras, com roadas e coroamento; Fazer a manuteno das cercas e aceiros; Realizar adubao de cobertura. O ideal fazer pelo menos duas vezes, para acelerar o crescimento das mudas plantadas ou mesmo as regenerantes; Irrigao, se necessria; Controlar as formigas; Replantio de mudas mortas.

Irrigao
A gua importante como em qualquer plantao, mas devido ao custo, ela usada poucas vezes nesses projetos. Hidrogel no plantio uma alternativa para diminuir a necessidade de irrigao.

Mudas
As mudas de rvores podem ser produzidas de diferentes maneiras: em tubetes ou em sacos plsticos.

Tubetes
So embalagens reaproveitveis que podem ter diferentes tamanhos. Os mais comuns so os chamados tubetinho (com volume de 50 cm) e o tubeto (280 cm). Os tubetes so menores, mais baratos e mais fceis de transportar e de plantar. Alm disso, eles evitam o enovelamento das razes. Porm, eles geram um custo maior na implantao do sistema no viveiro, mas a muda de tubete mais barata.
Mudas em tubetes

Sobre o uso de hidrogel


O hidrogel um produto que retm gua para o desenvolvimento da planta. Por isso, indica-se colocar, sempre que possvel, um pouco de hidrogel j com gua, no momento do plantio junto com a muda. Cuidados: as quantidades dependem do tamanho da muda e se ela est em tubete ou no saquinho; ele deve ser aplicado j hidratado (molhado) no momento do plantio; no aplicar junto com o adubo qumico, este pode reagir com ele.

Sacos plsticos
O volume deles pode variar, os mais comuns tm entre 250 e 500 cm. O baixo custo no viveiro e o melhor desenvolvimento das mudas so as vantagens do uso de sacos plsticos. As principais desvantagens, pode haver o enovelamento das razes e maior tamanho e peso das mudas, complicando o transporte e o plantio delas.
Mudas em saquinho

Foto: Humberto Yamaguti

Hidrogel j hidratado no plantio da muda

28

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

29

Foto: Pedro Barral

Foto: Flvio Ferreira

aDEQUaO

a M B I E N T al

aDEQUaO

a M B I E N T al

Espcies orestais
Para a recomposio orestal, devem ser usadas mudas de rvores nativas da regio e adequadas aos locais (por exemplo, analisar se so mais midos ou mais secos). importante ter mudas dos dois tipos misturadas, de preenchimento e de diversidade. Se o plantio for feito em linhas, ambas devem ser plantadas alternadas na mesma linha.

Uso de agrotxicos
O uso do herbicida para controlar as gramneas no preparo e na manuteno de reorestamento no tem proibio especca na legislao. Assim, importante vericar, antes de us-lo, se inexiste alguma objeo dos rgos ambientais competentes ou por parte do proprietrio como certicaes. Inclusive, todo cuidado pouco, pois essas reas esto prximas da gua. Esta corre o risco de ser contaminada pelos herbicidas. Muitas vezes, tambm necessrio fazer o controle de formigas. importante acompanhar a situao para evitar maiores danos e diminuir o uso de formicidas. Se estes forem aplicados, prefervel usar iscas que so levadas pelas formigas para dentro dos formigueiros. O uso de agrotxicos e demais produtos controlados dever obedecer aos procedimentos tcnicos e legais pertinentes, em especial: o Receiturio Agronmico, a escolha das condies ambientais adequadas (dias sem vento e chuva, por exemplo), o uso dos Equipamentos de Proteo Individuais (EPIs) e Equipamentos de Proteo Coletiva (EPCs) necessrios e a destinao correta das embalagens.

As espcies so divididas em dois grupos para montar um projeto de recomposio de oresta nativa: Preenchimento Plantas que possuem rpido crescimento e bastante cobertura de copa para fechamento rpido da rea plantada. Em geral, essas so espcies pioneiras que crescem melhor em lugares abertos, expostas ao sol. Exemplos: guapiruvu, ing, monjoleiro, sangra-dgua, pata-de-vaca, candiva, angico. Diversidade Algumas nem sempre tm crescimento rpido ou vasta cobertura de copa, mas so importantes para a continuidade da oresta. Elas substituem, depois, as plantas de crescimento rpido. A maioria das plantas deste grupo espcie tardia,

que cresce melhor na sombra. Exemplos: jatob, jacarand-da-bahia, cedro-rosa, imbuia, peroba-rosa, cabreva, aroeira-preta, araucria. Cultivo intercalar O plantio em consrcio com espcies agrcolas de cultivos anuais, por at cinco anos entre as rvores nativas, pode ser feito para facilitar a manuteno e diminuir os custos. Neste caso, o plantio no pode prejudicar a recuperao da oresta e deve ser apresentado um projeto ao rgo ambiental. O plantio consorciado de espcies nativas produtoras de frutos, sementes, castanhas e outros produtos vegetais tambm pode ser feito em reas em recomposio para, depois, se realizar a extrao sustentvel no madeireira.

Acesso ao gado
A Lei permite que se deixem corredores dentro das reas ciliares que esto sendo recompostas para o gado chegar at a gua. Porm, importante planejar bem esses corredores, pois eles podem trazer alguns problemas. Alm de aumentar a quantidade de cercas, podem aumentar as eroses e a poluio da gua. Alm disso, para o gado sempre melhor no beber gua muito fria, direto do crrego. Pode-se criar bebedouros aonde a gua chega por gravidade ou por bombas (como as de roda dgua ou do tipo carneiro, que no usam eletricidade).
Agrooresta na Barra do Turvo, interior de So Paulo

Manejo agroorestal sustentvel nas APPs


As APPs podem ser usadas com o manejo agroorestal sustentvel na pequena propriedade ou posse rural familiar ou nas comunidades tradicionais. Esse manejo pode ser feito com o plantio de espcies lenhosas, perenes ou de ciclo longo, combinando o plantio de rvores nativas e de exticas com espcies agrcolas. Esse manejo no deve descaracterizar a cobertura vegetal ou prejudicar a funo ambiental da rea. Por isso, precisa obedecer alguns princpios como: Controlar a eroso; Manter permanentemente a cobertura do solo; Limitar o uso de insumos agroqumicos, priorizando-se o uso de adubao verde; No usar exticas invasoras; No usar a rea para pasto de animais domsticos (apenas manter o acesso gua).

Projeto de recuperao ciliar com cultivo de milho entre as rvores nativas, em Porto Feliz, SP

Foto: Pedro Barral

Foto: Roberto Resende

30

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

31

aDEQUaO

a M B I E N T al

aDEQUaO

a M B I E N T al

Uso sustentvel
Vrios sistemas produtivos podem ser desenvolvidos com o uso de rvores na propriedade: 1. Produo orestal, onde feito o plantio de rvores nativas ou exticas (como pinus, eucalipto e frutferas); 2. Manejo orestal sustentvel; 3. Sistemas agroorestais (SAFs) e Sistemas Silvipastoris (SSP).
Essas atividades, em geral, no precisam de licena ambiental. No caso dos plantios de espcies nativas da Mata Atlntica (como a araucria ou pinheiro-brasileiro), bom fazer algum tipo de registro do plantio para depois legalizar a extrao no futuro. A implantao de SAFs ou SSPs nas reas protegidas dentro do imvel rural, como as APPs e Reservas Legais, tambm exige um projeto ou a comunicao ao rgo ambiental.

Manejo orestal sustentvel


a explorao de recursos da oresta natural feita com critrio para que eles no acabem. Para isso, preciso entender a quantidade das plantas que devem ser cultivadas e como elas crescem para denir como fazer a explorao. A ideia extrair o que cresceu em um determinado tempo sem prejudicar o estoque existente. Uma comparao seria sacar apenas os juros, sem mexer no capital. O manejo pode ser madeireiro (mais difcil de ser feito na Mata Atlntica atualmente) ou o no madeireiro. Neste caso, podem ser extrados frutos, ervas medicinais, plantas ornamentais, bras, leos, essncias e sementes das espcies nativas.

Sistemas agroorestais
As agroorestas ou SAFs so sistemas de uso e ocupao do solo, onde rvores so manejadas junto com plantas herbceas, arbustivas, culturas agrcolas. Podem incluir a criao de animais no caso dos sistemas silvipastoris (SSP). Esses sistemas podem ser simples, com poucos tipos de plantas, ou mais complexos, com grande diversidade de espcies. Devem conter espcies de rvores nativas para garantir a funo ambiental, como o abrigo e alimentao da fauna, se feitos em reas protegidas como as APPs e RLs. Eles podem ser inseridos como um plantio em um local sem rvores ou no manejo de uma capoeira (oresta secundria). Nestes casos, preciso fazer uma comunicao da ao ao rgo ambiental.

Produo orestal
A silvicultura ou cultivo comercial de rvores uma boa opo para o produtor. Ela d pouco trabalho e traz uma renda segura, embora este retorno possa demorar bastante. Pode ser comparada a uma poupana de longo prazo. Os ciclos de corte para a madeira podem ser a partir de cinco anos, no caso de eucalipto para lenha ou para a fabricao de celulose. Porm, podem durar ainda mais no caso de corte para serraria, sejam elas espcies exticas (como o eucalipto, a teca, cedro australiano) ou nativas (como o guanandi, o guapiruvu). As rvores plantadas tambm so uma fonte de energia (lenha) e madeira para a propriedade.

Existem outras possibilidades de usos como a resina do pinus e de leo das folhas de eucalipto. As seringueiras e as palmeiras, para a produo de palmito como a pupunha, tambm so opes de plantaes orestais. As orestas homogneas (com um s tipo de rvore) podem ser importantes para o meio ambiente se forem adequadamente planejadas e manejadas. Elas cobrem o solo e ajudam a combater a eroso e a diminuir a explorao da vegetao nativa. Mas, como toda monocultura, podem virar um problema ambiental e mesmo social quando ocupam reas muito grandes, tirando espao de outros usos da terra.
Plantio de Eucalipto

Palmeira-juara

A palmeira-juara uma das espcies nativas com grande potencial de uso. Alm de fornecer o palmito, os seus frutos podem ser usados para extrair a polpa. A juara pode ser manejada nas florestas nativas e, tambm, ser cultivada em agroorestas.

Foto: Roberto Resende

Foto: Pedro Barral

32

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

33

aDEQUaO

a M B I E N T al

aDEQUaO

a M B I E N T al

Conservao do solo
A eroso um dos principais problemas ambientais e econmicos no meio rural. No Brasil, provocada principalmente pela gua que atinge o solo desprotegido e arrasta parte dele. A gua pode retirar aos poucos a parte frtil do solo e abrir sulcos maiores, provocando deslizamentos e voorocas. Outro prejuzo o assoreamento, material erodido
Eroso e assoreamento em rio sem mata ciliar

parando nos crregos, lagos e rios. Ele diminui a capacidade do solo e polui a gua. A eroso acontece dependendo do tipo do solo, mas causada principalmente pelo modo em que o solo manejado. Para diminuir a eroso, importante fazer duas coisas: Evitar o impacto direto da chuva e da enxurrada no solo; Facilitar a inltrao da gua.

Crrego assoreado

Pastro degradado

Foto: Roberto Resende

A escolha das tcnicas deve ser feita com ajuda de especialistas. Para saber qual aplicar, deve-se procurar a extenso rural da comunidade.
Foto: Roberto Resende

As tcnicas de conservao de solo devem ser usadas em toda propriedade e, especialmente, nas APPs de uso consolidado.

As principais tcnicas para evitar esses problemas so:


Utilizar o solo conforme a sua capacidade de uso como, por exemplo, no plantar lavouras anuais em locais com grande declividade; Cuidar da fertilidade do solo com a aplicao de calcrio e adubao, usando especialmente adubos orgnicos e verdes que melhoram as condies fsicas dele; Fazer o manejo da vegetao nativa em reas de preservao, plantar cordes de vegetao; Fazer cobertura morta com restos de culturas; Plantio direto e uso de outras tcnicas que diminuem o revolvimento do solo; Preparo em nvel, nunca arar morro abaixo; Construir terraos e barraginhas para segurar a gua.
Terrao em pastagem

Licenciamento ambiental
Diversas atividades no meio rural exigem algum tipo de licena ou autorizao. Em geral, estas devem ser obtidas no rgo ambiental do estado. No caso de So Paulo, com a Companhia Ambiental do Estado de So Paulo (Cetesb). Necessitam de licenciamento ambiental: Qualquer atividade que envolva o corte de vegetao nativa ou a interveno em APPs; Agroindstrias, aquiculturas, extrao de areia ou de argila. As atividades de menor impacto so dispensadas de licena ambiental. Algumas dependem de apresentao da Declarao de Conformidade da Atividade Agropecuria (DECA), um documento que deve ser obtido nas Casas de Agri-

Foto: Roberto Resende

cultura. Nestes casos, a atividade deve atender s chamadas boas prticas de produo agropecuria, especialmente, s legislaes sobre conservao de solo e agrotxicos. Para saber mais detalhes sobre essas atividades com dispensa de autorizao, importante consultar a Casa da Agricultura, a Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo (ITESP) ou o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA), estes ltimos no caso dos assentamentos. As atividades que usam gua (como captao e barramentos) precisam ter a outorga ou o cadastro para a utilizao de recursos hdricos no Departamento de guas e Energia Eltrica (DAEE), um rgo do Governo Estadual. Para obter mais informaes sobre o licenciamento, consulte a Secretaria do Meio Ambiente.

34

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

35

Foto: Roberto Resende

CONCLUSO

A questo ambiental cada vez mais importante para o


meio rural. Alm da importncia do adequado uso dos recursos naturais para as atividades agrcolas, as polticas ambientais esto cada vez mais presentes. Alm de ser um desao, a questo ambiental uma oportunidade para os agricultores. A melhoria das condies ambientais, o atendimento da legislao e a oferta de produtos e servios de boa qualidade podem ajudar na ampliao da renda e da qualidade de vida. Estamos em um momento de mudanas nas leis e nas polticas, por isso, importante acompanhar essas questes.

Sobre a nova Lei Florestal, o governo federal ainda deve


regulamentar o CAR e o PRA, dando diretrizes para os rgos estaduais. Em So Paulo, o governo tambm responsvel por vrias aes: Regulamento do CAR (saiba mais no endereo www.ambiente.sp.gov.br/car/); Os rgos pblicos devem ajudar os pequenos proprietrios a fazerem o CAR, especialmente, os agricultores familiares; Definio do PRA como as condies para compensar e utilizar as Reservas Legais. So previstas diversas linhas de apoio e de crdito para a adequao ambiental como, por exemplo, a Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e algumas linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Outra questo so os pagamentos e incentivos por servios ambientais (PSA). importante acompanhar e combinar as diversas polticas - como a do meio ambiente, dos recursos hdricos e de mudanas climticas - junto com outras como de agroecologia e produo orgnica. relevante envolver a assistncia tcnica e a extenso rural necessria para as vrias atividades de conservao, manejo e recuperao ambientais.

Foto: Isis Nbile Diniz

Os projetos desse tipo ainda so poucos e a sua regulamentao est sendo denida. Assim, todos, em especial a agricultura familiar, devem se posicionar para melhor participar das polticas pblicas. Alm de discusso nas associaes, cooperativas e sindicatos, importante tratar dessas questes junto aos rgos pblicos. Entre eles, os Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural, os Comits de Bacia e os Conselhos Gestores de Unidades de Conservao abrem espao para os debates. Participe.

36

SUsTENTABILIDADE: ADEQUaO E LEGISlaO AMBIENTal NO MEIO RUral

37

REFERNCIAs
Legislao Federal: Lei 9.605/1998: Lei de Crimes Ambientais;  Lei 9.985/2000: Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC); Lei 11.326/2006: Agricultura Familiar; Lei 11.428/2006: Lei da Mata Atlntica;  Resoluo Conama n 42/2011: Metodologia de recuperao das APPs;  Lei 12.651/2012: Lei Florestal (substitui o Cdigo Florestal);  Lei 12.854/2013: Incentivo recuperao orestal e sistemas agroorestais;  Poltica Nacional de Agroecologia e Produo Orgnica: Decreto 77.294/2012. Legislao Estadual (de So Paulo): L  ei 13.798/2009: Poltica sobre Mudanas Climticas do Estado de So Paulo;  Lei 13.550/2009: Lei Estadual sobre o Cerrado;  Decreto 55.947/2010: Regulamento da Poltica sobre Mudanas Climticas do Estado de So Paulo;  Resoluo Conjunta SMA/SAA/SJDC n 01/2011: licenciamento ambiental para atividades agropecurias no Estado de So Paulo. Propriedades Rurais na Mata Atlntica: Conservao ambiental e produo orestal, Instituto Reoresta / Ecoar Florestal, So Paulo 2009.

38

Rua Joo Elias Saada, 106 Pinheiros, So Paulo - SP CEP 05427-050 Telefone: (11) 3647-9293 contato@iniciativaverde.org.br

Patrocnio:

40

You might also like