You are on page 1of 10

Teoria da Acupuntura

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA


A Medicina Tradicional Chinesa tem obtido um desenvolvimento atravs do tempo, pelo menos a 3000 anos. A Acupuntura promove diversas funes, ela controla o fluxo de Qi atravs dos Canais de Energia e dos rgos, removendo bloqueios, fortalecendo o Wei Qi (Qi Defensivo). Para se trabalhar com Acupuntura, necessrio que se conhea e compreenda o significado do Qi, dos Canais de Energia, dos rgos e Vsceras, bem como entender como os bloqueios agem no corpo e como a Medicina Tradicional Chinesa conceitua a doena.

HISTRIA DA MEDICINA CHINESA


Os achados arqueolgicos da ltima Dinastia Shang (1.000 a.C) incluem agulhas de Acupuntura e ossos, nos quais estavam gravadas discusses sobre patologia mdica. Na Dinastia Han (206 a.C. a 220 a.C.), as bases tericas e prticas da Medicina Chinesa estavam estabelecidas, salientando-se os conceitos de Yin e Yang, dos Cinco Movimentos teoria dos Canais de Energia, vrios mtodos de insero de agulha, farmacopia e abordagem relativamente sofisticada de terapia. O mais importante destes o Tratado de Medicina do Imperador Amarelo que escrito em forma de dilogo entre o lendrio soberano, o Imperador Amarelo, e seu Ministro, Qi Bha sobre assuntos de Medicina. As duas partes que compem o livro so diferentes no seu contedo. A primeira, Su Wen (Questes Simples) discute sobre os aspectos tericos gerais, enquanto a segunda, Ling Shu (Fig. 2) versa mais sobre a Acupuntura. Estes so os livros mais antigos existentes sobre a Medicina Chinesa e so freqentemente citados. Nesse perodo, foram escritos muitos livros sobre a Medicina, sendo, a Discusso das Doenas pelo Frio, o texto clnico mais importante desta poca e sua principal abordagem so as receitas de ervas medicinais ainda que fortemente influenciado pela Teoria dos Canais de Energia.

13

Professor Mrio Freire

ORIGENS
Teoria dos Canais de Energia originou-se com a observao dos efeitos teraputicos obtidos com a estimulao de certos pontos no corpo. Supsse que alguns pontos foram descobertos acidentalmente, quando, por exemplo, uma pessoa foi inadvertidamente golpeada ou queimada e em conseqncia disto a dor ou doena localizada em outra parte no corpo aliviava-se espontaneamente. De modo semelhante, durante as investigaes sobre os aspectos externos do corpo relacionados aos sintomas de doena, foi relatado que determinados locais da pele reagiam pela presena da doena, que se tornavam sensveis ao toque ou manifestavam alteraes na colorao, presena de umidade, aumento de consistncia ou outras alteraes da pele. A massagem destes pontos de reao tambm pode atenuar a doena ou mesmo elimin-la. O desenvolvimento das agulhas mais finas e tcnicas de cauterizao, contribui para a descoberta dos novos pontos em tecidos mais profundos e a localizao ainda no especificados na pele. Os locais e as caractersticas teraputicas dos Pontos de Acupuntura, tornaram-se mais especficos passando ento a receber nomes especficos. Com o tempo, juntando as c aractersticas de numerosos pontos, verificaram que muitas propriedades teraputicas dos Pontos de Acupuntura no eram domnio exclusivo de qualquer ponto especifico, mas eram comuns para muitos outros Pontos de Acupuntura. Observou-se tambm que muitos outros pontos especficos eram freqentemente capazes de afetar uma variedade sintomas, alguns localizados nas proximidades, outros longe da localizao do ponto, incluindo-se neste grupo, as patologias dos rgos internos. A idia de separar ou de isolar os Pontos de Acupuntura originou gradualmente os conceitos de linhas ou de Canais de Energia, fato este, confirmado pelo fenmeno de transmisso de sensao da Acupuntura. Os pontos de Acupuntura foram especificados baseando-se nas propriedades teraputicas comuns, constituindo o que se chama atualmente de Canais de Energia Principais. Estas observaes eram baseadas em um amplo conhecimento relativo a anatomia e fisiologia humana. O nome, a localizao, profundidade e sintomas relacionados da maioria dos pontos antigos e recentes foram anotados no Livro Jin, Clssico sobre sistematizao da Acupuntura e Moxa, que sistematizou informaes contidas no Ling Shu, no Tratado de Medicina do Imperador Amarelo: Categorizao do Saguo Brilhante e outros livros, tornando-se uma fonte importante de informaes.
14

Teoria da Acupuntura

A Seleo de pontos de Acupuntura de acordo com o local da dor, foi mencionada pela primeira vez no Clssico da Dinastia Tang (fundada em 618 d.C.) no livro Receita dos Mil Ducados. Nesse sistema, qualquer ponto doloroso situado no corpo um local para a Terapia pala Acupuntura, assim sendo, o numero dos Pontos de Acupuntura teoricamente ilimitado. Na Dinastia Tang tambm estava includa nas discusses da Teoria dos Canais de Energia a aplicao clnica dos Canais de Energia de Conexo, Canais de Energia Tendino - Musculares e regies Cutneas. Neste perodo, pela primeira vez forma imprimidas terapias de Acupuntura em cinco cores. Na Dinastia Song (fundada no ano 960 d.C.) foram modeladas figuras do corpo humano em bronze para ensinar artifcios, mostrar os locais dos Pontos de Acupuntura situados no Canal de Energia Principal (Fig 1). Novos pontos de Acupuntura foram acrescentados em dois trabalhos daquela poca, Clssico Ilustrado de Pontos de Acupuntura no Modelo de Bronze e o Clssico da Nutrio da Vida com Acupuntura e Moxa e o Huangdi Neiging (Fig 3). Na Dinastia Song tambm foram agregados os Canais de Energia Vaso-Governador e Vaso Concepo aos 12 Canais de Energia Principais tradicionais que passam a ser conhecidos como 14 Canais de Energia. No Livro da Dinastia Yuan (Fundada em 1279 d.C.) Bolsa de Prolas Preciosas, as ervas medicinais forma catalogadas de acordo com seu efeitos teraputicos sobre a patologia de um ou de outro Canal de Energia Principal, para o qual cada erva tinha a especificidade. Este livro serviu de guia para receitas herbais para geraes posteriores. Uma descrio completa sobre os oito Canais de Energia Curiosos foi feita na Dinastia Ming (fundada no ano de 1368 d.C.) no livro intitulado Estudos dos Oito Canais Mistos. Outros livros da Dinastia Ming, principalmente o Clssico de Categorias e seu apndice forneceram mais dados para a elaborao da Teoria dos canais de Energia. Novas interpretaes sobre circulao do Qi atravs dos canais de Energia forma descritas no Perfil da Medicina. Embora todos os livros mencionados sejam de considervel valor de referncia, talvez o texto de informaes sobre a Acupuntura de maior importncia seja o Grande Compndio de Acupuntura e Moxa, que permaneceu como um livro popular at o tempo presente e contm um profuso de
15

Professor Mrio Freire

material no que diz respeito histria e aplicao clnica da Acupuntura. O Zhengiu Dacheng (Compndio de Acupuntura e Moxabusto) foi compilado em 1601 (Fig 4).

Fig. 1 - Pontos de acupuntura, num boneco usado para a prtica dos antigos mdicos chineses.

Fig. 2 - Lingshu, tambm o Canon de Acupuntura, parte do Huangdi Neiching.

16

Teoria da Acupuntura

Fig. 3 - Huangdi Neiging (Canon da Medicina) compilado em 500-300 a.C., o mais antigo livro de Medicina na China, que descreve a Acupuntura.

Fig. 4 - Zhengiu Dacheng (Compndio de Acupuntura e Moxabusto) compilado em 1601, nove tipos de agulhas e registro de como aplic-las.

17

Professor Mrio Freire

DESENVOLVIMENTO E CLASSIFICAO DOS PONTOS DE ACUPUNTURA


A palavras Ponto de Acupuntura so derivadas dos caracteres chineses com o significado de buraco ou orifcio e posio , isto a posio do buraco. Tradicionalmente, a palavra buraco foi combinada com outros termos tais como cavidade, via, transporte e Qi. Isto sugere que os buracos na superfcie do corpo eram vistos como vias de acesso s cavidades internas do corpo.

PONTOS EXTRAS OU FORA DOS CANAIS DE ENERGIA


Os pontos de Acupuntura dos Canais de Energia so assim denominados porque esto localizados ao longo das vias dos 12 Canais de Energia Principais e dos Canais de Energia Vaso Concepo e Vaso Governador (os assim chamados 14 canais de Energia).

PONTOS DE DOR
Pontos de dor um nome genrico dado aos locais na superfcie da pele do corpo que se tornam espontaneamente sensveis, quando ocorre doena ou leso, mas que no esto situados nos Pontos de Acupuntura do Canal de Energia e nem so pontos Extras e as localizaes no so fixas.

LOCALIZAO DOS PONTOS DE ACUPUNTURA


Para localizar Ponto de Acupuntura necessrio sensibilidade, de modo que de acordo com as referncias citadas no Receitas dos Mil Ducados, os Pontos de Acupuntura esto situados nas depresses sseas nos msculos ou nas articulaes. So freqentemente sensveis a presso digital, principalmente se houver uma doena ou um sintoma com o qual o Ponto de Acupuntura esta associado. Os msculos e as estruturas sseas proporcionam marcos divisrios teis para a mensurao a grosso modo, porem, quando no existem estas
18

Teoria da Acupuntura

estruturas, a localizao torna-se difcil, por isso os antigos arquitetaram um sistema chamado medida ssea por meio da qual a extenso de determinadas referncias sseas condicionavam um padro de medida relativo as propores do corpo do paciente. Este padro de medida assim obtido e definido em termos de unidade ou tsun. Quando um dedo usado com referncia para medir estas distancias chamado uma unidade ou tsun de dedo.

MENSURAO DIGITAL
A utilizao das estruturas anatmicas e as suas propores de extenso de tsun, de modo geral correspondiam largura dos dedos e passou-se a usar isto, para fazerem medies precisas. Pelo fato da extenso de uma unidade ser relativa ao tamanho dos dedos de uma pessoa, isto deve ser compensado, pois existem diferenas entre o tamanho dos dedos do examinador e do paciente. Os tsun dos dedos podem ser relacionados com o comprimento ou com a largura dos dedos (ver figura 5 a,b,c,d).

Fig. 5 a.

19

Professor Mrio Freire

Fig. 5 b, c.

YIN E YANG E OS CINCO MOVIMENTOS


As teorias de Yin-Yang e dos Cinco Movimentos so dois aspectos do materialismo simples e da dialtica que datam da China Antiga. A Medicina Tradicional Chinesa emprega estas teorias para explicar as funes fisiolgicas do organismo, as mudanas patolgicas e as relaes internas dos rgos e, tambm para explicar as leis gerais do diagnostico e do tratamento. Neste Captulo sero analisados os conceitos fundamentais de Yin-Yang e dos Cinco Movimentos, seu contedo e sua aplicao na Medicina Tradicional Chinesa.

1 - YIN-YANG O conceito Yin-Yang sintetiza as duas partes contraditrias e complementares dos fenmenos de natureza e que se relacionam mutuamente. Pode representar tanto os dois fatores opostos, assim como duas partes que compem a essncia de um aspecto.
20

Teoria da Acupuntura

As propriedades bsicas de Yin e Yang so: todas as coisas com tendncia a fluir para cima, para fora, o aspecto da claridade, mobilidade, excitao, vitalidade, calor, insubstancialidade, atividades funcionais, rpidas e claras pertencem a Yang, ao contrrio, todas as coisas com a tendncia para fluir para baixo, para dentro, obscuridade, tranqilidade, inibio, astenia, esfriamento, coisa substancial e pesada pertencem a Yin. A natureza de Yin ou de Yang no absoluta, mas relativa, j que a existncia determinada pelas condies interiores. Cada aspecto compreende duas partes contraditrias, Yin e Yang, ambos transformam-se mutuamente sob determinadas circunstncias, mas dentro da parte Yin e da parte Yang esta includa a sua parte oposta, ou seja, dentro da natureza Yang, esta o Yin.

CONTEDO FUNDAMENTAL DA TEORIA YIN-YANG


A contradio entre Yin e Yang significa que todo fenmeno ou fato da natureza tem ao mesmo tempo dois aspectos opostos, isto , existem ao mesmo tempo duas partes contrarias: Yin e Yang. Por exemplo, o cu Yang, a terra Yin, o dia Yang e a noite Yin, a parte superior yang e a parte inferior Yin; o exterior Yang e o interior Yin, o movimento Yang e a quietude Yin; subir Yang, descer Yin, fogo Yang e a gua Yin, o calor Yang e o frio Yin. No corpo humano as Vsceras so Yang e os rgos so Yin; Qi (Energia) Yang, Xue (sangue) Yin. Isso significa que em todas as coisas existem no Universo, de maneira oposta e que podem ser classificadas, segundo as suas propriedades em dois tipos: Yin e Yang.

INTERDEPENDNCIA ENTRE YIN E YANG


A relao de dependncia entre Yin e Yang significa que cada uma das duas partes opostas exista na dependncia da outra e que esta a condio para a existncia do outro aspecto e nenhuma das duas partes poder existir isoladamente. Sem Yin, no h Yang e vice versa, sem superioridade no existe inferioridade.
21

Professor Mrio Freire

YIN - YANG E OS CINCO MOVIMENTOS

Yin Prejudicial

Yang Prejudicial

YIN - YANG E OS CINCO MOVIMENTOS

A preponderncia de Yang consome o Yin (Sndrome do Calor do Tipo Shi)

A preponderncia do Yin consome o Yang(Sndrome do Frio do Tipo Shi)

A deficincia de Yin conduz preponderncia de Yang. (Sndrome de Calor tipo Xu)

A deficincia de Yang conduz preponderncia de Yin. (Sndrome de Frio tipo Xu)

YIN

Excesso e Deficincia de Yin e Yang


YANG

22

You might also like