You are on page 1of 5

Configurando o sistema em rede Local

Configuraes validas para Windows XP / Vista / Windows 7 / 98

O SHOficina, SHPet e o SHSap podem ser utilizados como monousurio ou em rede de at 20 estaes. Ao ser instalado o sistema se auto ajusta para monousurio; para configurar o mesmo em rede, siga os passos abaixo: 1. Instale o sistema no micro que ser o servidor; e tambm em todos os micros que sero estaes (clientes); 2. Abra o Windows Explorer e clique com o boto direito do mouse sobre a pasta do SHOficina (Geralmente dentro de C:\SHARMAQ\ ou C:\Arquivos de Programas\SHARMAQ\) como mostrado na figura abaixo:

3. Aps clicar com o boto direito, surge um menu, escolha a opo Compartilhamento ou Compartilhamento e segurana de acordo com a verso do seu Windows; Windows XP e Windows 98:
Clique com o boto direito em cima da pasta SHARMAQ>Compartilhamento e Segurana:

Caso seu computador sofreu uma formatao recente e estar fazendo o seu 1 compartilhamento aparecer a seguinte mensagem:

Copyright SHARMAQ Sistemas Todos os direitos reservados, 1998-2010

4. Na tela que surgir configure como Acesso completo ou Controle total, dependendo do seu Windows. Abaixo est uma tela do Windows XP e outra do Windows 98 mostrando as configuraes que devem ser feitas:

As configuraes abaixo so para sistema operacionais Windows vista e Windows 7:


Nas verses Windows Vista e 7, alem de compartilhar necessrio liberar as permisses de seguranas, veja nas imagem a baixo como fazer: Abra o cone Computador, abra o disco local C:, cliquem com o boto direto em cima da pasta SHARMAQ (A pasta pode estar em Programs Pr Files ou outro Diretrio)

Lembre-se se de usar sempre a opo de Compartilhamento avanado, avanado aps compartilhar d as permisses para Todos

Copyright SHARMAQ Sistemas Todos os direitos reservados, 1998-2010

Em seguida cliquem em Aplicar Faa o mesmo processo para liberar as permisses de segurana da pasta

Observaes do Windows 7 e Vista:


Caso o seu servidor seja Windows vista ou Windows 7 necessrio que crie uma senha para ligar o computador, nas estaes ao tentar acessar o servidor atravs da rede ser solicitado o usurio e senha, digite o usurio e senha do servidor Windows 7/Vista e clique em Lembrar senha, dessa forma aps reiniciar o servidor a senha ser mantida nas estaes. Nas verses Windows vista recomendado que desabilite o recurso UAC, para que o sistema operacional no force a execuo do sistema em usurios diferentes, necessrio ter conhecimentos bsicos no sistema operacional para fazer esse processo. Para profissionais com conhecimentos avanados nesse sistema operacional, em caso de perdas de banco de dados devido ao UAC, os bancos de dados so remanejados para a pasta C:\Users\Nome do usurio\AppData\Local\Virtual Store\Progam Files\....

Observaes gerais de rede:


Para que fique mais fcil o acesso entre o seu servidor e suas estaes, recomendamos alterar o nome do computador servidor do sistema sempre para SERVIDOR OU SERVER, ou at mesmo SISTEMAS, dessa forma caso no consiga enxergar o computador em meus locais de rede voc pode ir no menu iniciar>executar e digitar \\SERVIDOR OU \\SERVER, recomendamos tambm que todos os computadores da rede tenha seu IP FIXO , e caso necessrio o firewall do Windows esteja desativado. A Imagem abaixo mostra como alterar o nome do seu computador (Meu Computador>Propriedades)

Copyright SHARMAQ Sistemas Todos os direitos reservados, 1998-2010

5. Aps compartilhar a pasta do sistema no servidor, abra o sistema em cada uma das estaes e clique no menu Arquivo>Banco de Dados (rede), surge a tela do caminho da base de dados, clique no boto Localizar.
Se o seu sistema j est expirado, veja como proceder nas observaes no final deste tutorial.

A imagem acima mostra o caminho local que criado aps a instalao do sistema, para que todas as maquinas se comuniquem, ambas devem apontar o mesmo banco de dados e nunca deve apontar o caminho local como estar na imagem acima, aps clicar em localizar voc ir em Meus Locais de rede e localizar o Arquivos Dados (Dados.mdb) conforme imagens abaixo

Aps selecionar o arquivo Dados, aparecer a tela, com o caminho alterado, clique em OK e depois em SIM

7. Aps este passo clique no boto Ok para gravar a alterao, depois saia e entre no sistema para que a alterao tenha efeito. Faa ento os testes de funcionamento em rede, cadastrando, por exemplo, um cliente no servidor e verificando nas estaes se este apareceu. (Lembre-se de atualizar a tela de cadastro de cliente nas estaes fechando-a e abrindo-a novamente) Observao: Caso o sistema j tenha expirado em uma das estaes, voc no ter acesso ao menu informado no passo 5. Neste caso, clique no boto Clique aqui se voc j recebeu a senha da SHARMAQ que fica no rodap da tela com as formas de pagamento; surgir a tela de registro, aonde voc deve clicar no boto Uso rede conforme indicado na figura:

Copyright SHARMAQ Sistemas Todos os direitos reservados, 1998-2010

Em caso de Trocas de Servidor


Em caso de troca de servidor ou formataes do mesmo, o sistema no ir abrir nas estaes, nesse caso necessrio que o tcnico v na pasta onde o sistema estar instalado e abra o arquivo config.cfg em Bloco de Notas (Notepad) e altere o caminho do banco de dados, antes de direcionar veja se consegue enxergar a pasta SHARMAQ compartilhada na rede;

Observaes Gerais:
Tais procedimentos que foram citados nesse manual servem somente para Rede Local, para que seja possvel o uso do sistema externamente (entre casa e loja, ou pontos entre lojas) necessria a contratao de um profissional ou empresas que disponibilizem os servios de VPN (Rede Virtual Privada) ou Tcnicos que criem Conexes diretas Terminal Service em RDP em servidores dedicados (Para indicao de profissionais que dominam este tipo de tecnologia, consulte a SHARMAQ)

O sistema no apresenta o mesmo desempenho em rede Wireless com velocidades de trafego de 54mbps, recomenda-se placa e roteadores de 108mbps, paria que o sistema apresente a mesma velocidade de uma rede cabeada.

Copyright SHARMAQ Sistemas Todos os direitos reservados, 1998-2010

You might also like