You are on page 1of 17

Avaliao de Riscos

Montagem e Desmontagem de Andaimes

Introduo
A segurana e a sade dos trabalhadores so protegidas na Europa atravs de uma abordagem baseada na avaliao e na gesto dos riscos. Mas para que seja possvel efetuar uma avaliao eficaz dos riscos no local de trabalho, todos os interessados devem conhecer bem o contexto jurdico, os conceitos, o processo de avaliao dos riscos e as funes que competem aos principais agentes que participam no processo.

O que a avaliao de riscos?


A avaliao de riscos o processo de avaliao dos riscos para a segurana e a sade dos trabalhadores decorrentes de perigos no local de trabalho. , pois, uma anlise sistemtica de todos os aspectos do trabalho, que identifica: - aquilo que susceptvel de causar leses ou danos; - a possibilidade de os perigos serem eliminados e, se tal no for o caso; - as medidas de preveno ou proteco que existem, ou deveriam existir, para controlar os riscos. No esquea: - um perigo pode ser qualquer coisa (material ou equipamento de trabalho, mtodos ou prticas de trabalho) com potencial para causar danos; - um risco a probabilidade, alta ou baixa, de algum sofrer leses ou danos devido a esse perigo.

Como avaliar os riscos?


Os princpios orientadores que devem ser tidos em considerao no processo de avaliao de riscos (4) podem ser divididos em cinco etapas.

Etapa 1 Identificao dos perigos e das pessoas em risco Anlise dos aspectos do trabalho que podem causar danos e identificao dos trabalhadores que podem estar expostos ao perigo.
Etapa 2 Avaliao e priorizao dos riscos Apreciao dos riscos existentes (gravidade e probabilidade dos mesmos, etc.) e classificao desses riscos por ordem de importncia. essencial definir a prioridade do trabalho a realizar para eliminar ou evitar os riscos.

Etapa 3 Deciso sobre medidas preventivas Identificao das medidas adequadas de eliminao ou controlo dos riscos.

Etapa 4 Adopo de medidas


Aplicao das medidas preventivas e de proteco, atravs da elaborao de um plano de prioridades (provavelmente no ser possvel resolver imediatamente todos os problemas) e especificando a quem compete fazer o qu e quando, prazos de execuo das tarefas e meios afectados aplicao das medidas. Etapa 5 Acompanhamento e reviso A avaliao deve ser revista a intervalos regulares, para assegurar que se mantenha actualizada. Deve ainda ser revista sempre que se verifiquem na organizao mudanas relevantes, ou na sequncia dos resultados de uma investigao sobre um acidente ou um quase acidente.

Metodologias de avaliao de Riscos


Em termos metodolgicos,no existem regras fixas sobre a forma como a Avaliao de Risco deve ser efetuada. No entanto aquando da realizao de uma avaliao devero ser considerados dois princpios: - Estruturao da operao,de modo a que sejam abordados todos os perigos e riscos relevantes; - Identificao de risco, de modo a equacionar se o mesmo pode ser minimizado.

Qualquer que seja a metodologia que se pretenda implementar, a abordagem dever ser comum e integrar os seguintes aspetos: Caracterizao do meio circundante do local de trabalho; Identificao das tarefas realizadas; Observao das atividades;Observao das atividades; Considerao da opinio das pessoas envolvidas na avaliao; Considerao de situaes de referncia; Considerao de fatores externos que podem afetar as condies de trabalho.

Mtodo Utilizado

A avaliao de riscos,incidiu na montagem e desmontagem de andaimes. Os andaimes devem ser cuidadosamente montados e desmontados por trabalhadores competentes e experientes, e ser constitudos por materiais adequados e de qualidade, por forma a que fiquem resistentes e impeam a queda de pessoas, materiais e ferramentas. Para esta avaliao foi escolhido o mtodo da matriz simples- CRAM. um mtodo que recorre a uma matriz que integra, para cada uma das variveis em estudo, Gravidade (G) e Probabilidade(P), uma escala de 4 nveis. As tabelas seguintes,apresentam as escalas de avaliao utilizadas por este mtodo.

Gravidade (G)
1 2 3 4 Fraco Mdio Grave Muito Grave Acidente / Doena sem paragem do trabalho Acidente / Doena com paragem do trabalho Acidente / Doena com incapacidade permanente parcial Acidente / Doena mortal

Escala de Gravidade (G) (Mtodo matriz simples CRAM).

Probabilidade (P)
1 Rara ou curta frequncia e/ou durao de exposio Muito Improvavl combinada com fraca probabilidade de aparecimento de um acontecimento perigoso Rara ou curta frequncia e/ou durao de exposio Improvavl combinada com elevada probabilidade de aparecimento de um acontecimento perigoso Frequente e/ou longa durao de exposio combinada com Provavl fraca probabilidade de aparecimento de um acontecimento perigoso Frequente e/ou longa durao de exposio combinada com Muito Provavl elevada probabilidade de aparecimento de um acontecimento perigoso

Escala de Probabilidade (P) (Mtodo matriz simples CRAM)

Para a determinao da Magnitude do risco (R) recorre a uma matriz, esquematizada na Figura , que combina a relao existente entre as variveis Gravidade (G) e Probabilidade (P). Para a concretizao da Valorao do risco o mtodo dispe de uma escala de ndice de risco composta por 3 nveis, os quais definem a prioridade de interveno. A relao entre a Magnitude do risco (R) e o ndice de risco est representada na mesma figura. Salienta-se como particularidade deste mtodo o processo de hierarquizao dos riscos, que feito de forma no simtrica

ndice de Risco
Prioridade 1 Prioridade 2 Prioridade 3

Prioridade de Interveno
Risco muito grave Risco mdio/grave Risco ligeiro

Ficha de Avaliao de Riscos

You might also like