You are on page 1of 6

Formao de utilizadores:

conhecer a Biblioteca Escolar e aprender a utiliz-la (Tarefa 3)

Trabalhar

para

desenvolver

competncias

da

informao, tecnolgicas, biblioteconmicas e digitais dos jovens que frequentam as instituies educativas nesta sociedade da informao torna-se, portanto, um imperativo para todos os profissionais que desempenham funes nas escolas do sculo XXI 1.

Cristina Pacheco Lus Arezes (EBS de Ponte da Barca)

RAMOS, Raquel, Texto de apoio s sesses 3 e 4, p. 3 .

Neste trabalho, propomo-nos apresentar um guio de formao de utilizadores, concebido para ser desenvolvido na aula de Portugus, durante um bloco de 90 minutos, com alunos do 10. ano de escolaridade,. So objetivos da sesso: Recordar a organizao da Biblioteca Escolar; Conhecer melhor os recursos informativos disponveis; Praticar a localizao e a seleo de recursos fsicos; Localizar e selecionar recursos digitais; Exercitar a tcnica de referenciao bibliogrfica; Conhecer as partes de um livro e aprofundar conhecimentos de biblioteconomia. Numa primeira fase, o professor bibliotecrio proporciona uma visita guiada aos alunos, convidando-os a observarem a sinaltica e a avivarem a memria quanto CDU e forma como as vrias reas do saber esto distribudas pelas 10 classes. Um cartaz afixado numa vitrine da BE d uma ajuda preciosa, em termos de viso de conjunto (anexo1). Centrando, depois, a sua ateno numa obra/autor de literatura, apresenta as diversas partes de um livro, a forma como ele catalogado, a cota, assim como os princpios que presidem arrumao de qualquer monografia. Aproveita-se ainda a oportunidade para recordar a importncia dos ndices remissivos (temticos, onomsticos, de topnimos...), a forma de pesquisar numa enciclopdia informao sobre determinada personalidade (por apelido) e tambm a necessidade de evitar o plgio, respeitando os direitos autorais, atravs da citao e das referncias.

Parte-se, ento, para a vertente prtica, com os alunos divididos em grupos a responderem a uma ficha que, considerando o facto de o poeta barquense Diogo Bernardes ser o patrono da EBS de Ponte da Barca, procurar orientar os utilizadores no sentido de localizarem recursos sobre o autor, recolherendo a respetiva informao. Para evitar acumulaes junto do mesmo recurso, a ordem das questes ser diferente de grupo para grupo. No final, os alunos vo ao seu e-mail e, atravs do google docs, preenchem um questionrio de avaliao da sesso de formao.

Formao de utilizadores: conhecer a Biblioteca Escolar e aprender a utiliz-la


1. Recorrendo, se sentires necessidade, a um dicionrio (0. Generalidades), estabelece a correspondncia correta entre os nmeros e as letras e, deste modo, fica a conhecer melhor os constituintes/ partes de um livro. 1 2 3 4 Lombada Prefcio Portada ou pgina de rosto Sinopse a B C D Face posterior externa de um livro. Coleo de livros ou local onde se encontram armazenados. Pequeno livro. Referncia tipogrfica registada na ltima pgina de um livro. Livro que rene uma coleo alfabetada dos vocbulos de uma lngua, com o respetivo significado ou traduo para outro idioma. Primeira pgina impressa de um livro. Face anterior externa de um livro. Livro escolar. Parte lateral de um livro, que une a capa e a contracapa. Texto final de um livro, com alguns esclarecimentos. Cada uma das partes da capa e da contracapa de um livro que dobram para dentro. Conjunto de livros amontoados. Pessoa que tem muita estima por livros. Texto em que o autor oferece a sua obra a algum, geralmente numa pgina isolada do livro. Sumrio do contedo de um livro. Acrescentamento, suplemento, no fim de um livro. Verso de portada. Texto introdutrio no incio do livro, para apresent-lo ou explic-lo. Lista, alfabeticamente ordenada, dos termos tcnicos utilizados num livro e respetivos significados. Listagem de obras consultadas ou citadas sobre um determinada assunto. Livro em que se expem de forma breve e simples determinadas matrias e assuntos. Relao dos captulos, temas, palavras ou autores contidos num livro, com indicao da(s) pgina(s) em que surgem. Frase ou citao colocada no incio de um livro ou de um captulo.

5 6 7 8 9

Biblifilo ndice Opsculo Capa Pronturio

E F G H I J L M N O P Q R S T U V

10 Adenda ou apndice 11 Bibliografia 12 Manual 13 Contraportada 14 Posfcio 15 Contracapa 16 Glossrio 17 Pilha 18 Biblioteca 19 Orelhas, abas ou badanas

20 Clofon ou colofo 21 Epgrafe

22 Dedicatria

23 Dicionrio

2. Descodifica a sigla CDU e indica os limites numricos que engloba. 3. Pesquisa, na Enciclopdia Verbo Luso-Brasileira de Cultura, o verbete ou entrada sobre Diogo Bernardes. a) Refere onde nasceu e por volta de que ano. __________________________________ b) Onde que, em 1578, ficou prisioneiro? ______________________________________ c) Onde e quando faleceu? __________________________________________________ d) Quem foi o grande mestre de Diogo Bernardes? _______________________________ e) Transcreve a frase que apresenta a opinio da crtica sobre a obra de Diogo Bernardes. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ f) Em www.avepb.net, Projetos, Biblioteca/ Centro de Recursos, encontras nos Materais de Apoio dois tutoriais intitulados Como fazer Citaes e Como organizar uma Bibliografia. Com a ajuda destes documentos, escreve a referncia bibliogrfica do artigo. ______________________________________________________________ 4. Procura o(s) livro(s) da autoria de Diogo Bernardes. a. Transcreve o ttulo das trs obras do poeta. ___________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ b. Regista a cota da obra de O Lima? __________________________________________ c. Escreve a referncia bibliogrfica desta obra. __________________________________ ______________________________________________________________________ 5. Localiza a obra Literatura Portuguesa no Mundo Dicionrio Ilustrado. a) No verbete ou entrada sobre Diogo Bernardes, surge um fotografia a ilustrar o texto que, na sua legenda, apresenta duas incorrees. Identifica-as. __________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ b) Escreve a referncia bibliogrfica do artigo. __________________________________ ______________________________________________________________________ 6. Localiza a obra Histria da Literatura Portuguesa, de Antnio Jos Saraiva e scar Lopes. a) Transcrece as pginas em que, segundo o respetivo ndice onomstico remissivo, se fala de Diogo Bernardes. ___________________________________________________ _______________________________________________________________________

7. Consulta o blogue da Biblioteca Escolar: http://www.bibliobarca.blogspot.com a) Como se chama o powerpoint sobre Diogo Bernardes disponvel na barra lateral, na miniaplicao AUTORES LOCAIS? Quem o seu autor? ______________________ ______________________________________________________________________ b) O que que Diogo Bernardes fez de importante, em 1576? ______________________ ______________________________________________________________________ c) A partir de que ano que Diogo Bernardes passou a dar nome a uma rua em Ponte da Barca? _______________________________________________________________ d) Escreve a referncia bibliogrfica deste trabalho. ______________________________ ______________________________________________________________________ Ateno: Nos 5 minutos finais da aula, acede ao teu e-mail e preenche o inqurito que te propomos. Depois, envia-o.

Solues da questo 1: 1-I 11-U 21-Z 2-S 12-H 22-O 3-F 13-R 23-E 4-P 14-J 5-N 15-A 6-X 16-T 7-C 17-M 8-G 18-B 9-V 19-L 10-Q 20-D

Escola Bsica e Secundriaa de Ponte da Barca, 29 de novembro de 2013. Os formandos, Cristina Pacheco e Lus Arezes

Anexo 1

0. Generalidades.
01 02 03 Catlogos. Bibliografia. Biblioteconomia. Enciclopdia. Dicionrios.

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca Biblioteca Escolar

Tabela CDU

1. Filosofia. Psicologia.

2. Religio. Teologia.

3. Cincias Sociais.

13 159.9

Filosofia. Psicologia.

30 33 34 37 39

Sociologia. Economia. Direito. Legislao. Educao. Pedagogia. Etnografia. Tradies.

4. Classe vazia.

5. Matemtica. Cincias Naturais.

6. Cincias Aplicadas. Medicina. Tecnologia.

51 53 54 55 57 574 58 59

Matemtica. Fsica. Qumica. Geologia. Cincias Biolgicas. Ecologia. Ambiente. Botnica. Zoologia.

61

Segurana. Sade.

7. Artes. Desportos.

8. Lngua. Lingustica. Literatura.

9. Geografia. Biografia. Histria.

7.091 74 75 76 77 79

Histria da Arte. Desenho. Pintura. Artes de Gravura. Fotografia. Vdeo. Cinema. Desporto. Jogos.

821.1/8

Literatura Estrangeira em Portugus. 82.0 Teoria e estudos literrios 821.134 Literatura Portuguesa.

91 92 93 946.9

Geografia. Viagens. Biografias. Histria Geral. Histria de Portugal.

You might also like