You are on page 1of 25

Liderar pelo ambiente na procura da sustentabilidade Apresentao Sumria do Sistema de Avaliao Voluntrio da Sustentabilidade da Construo Verso para Ambientes

Construdos (V2.00b)

Contedo:
1. Enquadramento ..................................................................................................................... 2 2. Sistema LiderA ...................................................................................................................... 2 3. Critrios de Base ................................................................................................................... 8 4. Aplicar ................................................................................................................................... 20 Referncias ................................................................................................................................ 22

Maio 2009 Verso de trabalho (1) Manuel Duarte Pinheiro


Contributos: Manuel Duarte, Bruno Dias, Bruno Xisto, Joo Soeiro, Madalena Esquivel

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 1

LiderA Apresentao sumria da Verso 2.00

1. Enquadramento A Construo Sustentvel assume-se, ainda hoje, como um conceito novo para a Indstria da Construo, em especial a Nacional, dispondo de mltiplas perspectivas. As formas prticas de avaliar e reconhecer a construo sustentvel so cada vez mais uma realidade nos diferentes pases, destacando-se os que fomentam a construo sustentvel atravs de sistemas de mercado (CIB, 1999; Silva, 2004), nomeadamente para os edifcios. A nvel internacional, existem vrios sistemas (Reino Unido, Estados Unidos da Amrica, Austrlia, Canad, Frana, Japo, entre outros) para reconhecer a construo sustentvel. A nvel nacional, no mbito do projecto de investigao efectuado no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Tcnico, tm-se vindo a desenvolver as bases para um sistema de apoio e avaliao da construo sustentvel (Pinheiro et. al 2002; Pinheiro, 2004, Pinheiro e Correia, 2005, Pinheiro, 2006). Assim, desde 2000, no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Tcnico, com o suporte da IPA Inovao e Projectos em Ambiente, Lda., o autor tem vindo a desenvolver trabalhos para apoio tcnico da construo sustentvel, de entre os quais se destaca o projecto de desenvolvimento de um sistema de apoio e avaliao da construo sustentvel a nvel nacional, com especial destaque para os edifcios e empreendimentos, que se designa por LiderA, acrnimo de Liderar pelo ambiente na procura da sustentabilidade na construo. O LiderA Sistemas de avaliao da sustentabilidade, uma marca registada portuguesa, pelo que, como resultado de uma avaliao, pode ser dado o reconhecimento ou a certificao pelo registo desta marca, para planos e projectos com diferentes finalidades. A primeira verso V1.02 (disponibilizada em 2005) destinava-se sobretudo ao edificado e ao respectivo espao envolvente. Contudo, face s aplicaes efectuadas, foi desenvolvida uma verso 2.0 que alarga a possibilidade de aplicao do sistema, no apenas ao edificado, mas igualmente ao ambiente construdo, incluindo a procura de edifcios, espaos exteriores quarteires, bairros e comunidades sustentveis. As principais linhas sumrias da verso actual (2.0) so seguidamente referenciadas.

2. Sistema LiderA O sistema LiderA assenta no conceito de reposicionar o ambiente na construo, na perspectiva da sustentabilidade, assumindo-se como um sistema para liderar pelo ambiente, estando organizado em vertentes que incluem reas de interveno e que so operacionalizas atravs de critrios que permitem efectuar a orientao e a avaliao do nvel de procura da sustentabilidade.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 2

Vertentes e reas Para o LiderA a procura de sustentabilidade nos ambientes construdos assenta desde logo em seis princpios a serem adoptados, os quais abrangem as seis vertentes consideradas no sistema. Os princpios sugeridos para a procura da sustentabilidade so os seguintes: Princpio 1 Valorizar a dinmica local e promover uma adequada integrao; Princpio 2 Fomentar a eficincia no uso dos recursos; Princpio 3 Reduzir o impacte das cargas (quer em valor, quer em toxicidade); Princpio 4 Assegurar a qualidade do ambiente, focada no conforto ambiental; Princpio 5 Fomentar as vivncias scio-econmicas sustentveis; Princpio 6 Assegurar a melhor utilizao sustentvel dos ambientes construdos, atravs da gesto ambiental e da inovao. As seis vertentes subdividem-se em vinte e duas reas: Integrao local, no que diz respeito ao Solo, aos Ecossistemas naturais e Paisagem e ao Patrimnio; Recursos, abrangendo a Energia, a gua, os Materiais e os recursos Alimentares; Cargas ambientais, envolvendo os Efluentes, as Emisses Atmosfricas, os Resduos, o Rudo Exterior e a Poluio Ilumino-trmica; Conforto Ambiental, nas reas da Qualidade do Ar, do Conforto Trmico e da Iluminao e acstica; Vivncia scio-econmica, que integra o Acesso para todos, os Custos no ciclo de vida, a Diversidade Econmica, as Amenidades e a Interaco Social e Participao e Controlo; Gesto Ambiental e Inovao.

Critrios e nveis de desempenho Como apoio procura da sustentabilidade, sugere-se um conjunto de critrios nas diferentes reas. Os critrios propostos pressupem que as exigncias legais so cumpridas e que so adoptadas como requisitos essenciais mnimos nas diferentes reas consideradas, incluindo a regulamentao aplicada ao edificado, sendo a sua melhoria a procura de sustentabilidade. No sistema, para orientar e avaliar o desempenho, existe um conjunto de critrios que operacionalizam os aspectos a considerar em cada rea. Na verso 2.0 de base esto predefinidos 43 critrios. Os critrios esto numerados de 1 a 43 (isto , um critrio sugerido com Cn).

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 3

Quadro 2-1 - Quadro de Comparao entre a Verso LiderA 2.00b e a Verso 1.02

(a encarnado esto indicadas as alteraes face verso anterior em aplicao)

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 4

Quadro 2-2 - Quadro de Comparao entre a Verso LiderA 2.00b e a Verso 1.02

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 5

Tal como nos sistemas internacionais de avaliao, como o BREEAM, LEED, HQE, CASBEE (Pinheiro, 2006), estas propostas evoluem com a tecnologia, permitindo assim dispor de solues ambientalmente mais eficientes. No entanto, os critrios e as orientaes apresentadas pretendem ajudar a seleccionar, no a melhor soluo existente, mas a soluo que melhore, preferencialmente de forma significativa, o desempenho existente, tambm numa perspectiva econmica. Para cada tipologia de utilizao e para cada critrio so definidos os nveis de desempenho considerados, que permitem indicar se a soluo ou no sustentvel. A parametrizao para cada um deles segue, ou a melhoria das prticas existentes, ou a referncia aos valores de boas prticas, tal como usual nos sistemas internacionais. Estes nveis so derivados a partir de dois referenciais chave. O primeiro assenta no desempenho tecnolgico, pelo que a prtica construtiva existente considerada como nvel usual (Classe E) e o melhor desempenho decorre da melhor prtica construtiva vivel data, o que tem como pressuposto que uma melhoria substantiva no valor actual um passo o caminho da sustentabilidade. Decorrentes desta anlise so estabelecidos para cada utilizao os nveis de desempenho a serem atingidos.

Figura 2-1 Nveis de Desempenho Global

s classificaes nos critrios atribudo um nvel global de desempenho ambiental que se encaixa num dos escales de avaliao, sendo que as avaliaes iguais ou superiores a A so aquelas que mais se evidenciam em termos de desempenho ambiental. Para o sistema LiderA o grau de sustentabilidade mensurvel e passvel de ser certificado em classes de bom desempenho (C, B, A, A+ e A++) que incluem uma melhoria de 25 % (Classe C) face prtica (Classe E), passando por uma melhoria de 50% (Classe A), melhoria de factor 4 (Classe A+) at uma melhoria de factor 10 (Classe A++).

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 6

Ponderao No geral, dentro de cada rea os critrios dispem de igual importncia. Para obter um valor agregado, a classificao final conjugada obtida atravs da ponderao das 22 reas. Para o efeito, atravs de inquirio e consenso, foram obtidas as ponderaes para cada uma das reas, sendo a rea de maior importncia a energia (peso 17%), seguida da gua (8%) e do solo (7%).

Figura 2 - 2 Ponderao (em percentagem) para as 22 reas do Sistema LiderA (V2.01)

A contabilizao por vertentes posiciona como mais relevante os recursos com 32% do peso, seguido da vivncia scio-econmica (19%), conforto ambiental (15 %), integrao local (14%), cargas ambientais (12%) e por fim a gesto ambiental (8%).

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 7

Figura 2-3 - Ponderao por vertentes e alteraes face verso 1.02 (% de alterao face verso 1.02)

Reconhecimento e Certificao O reconhecimento possvel ser efectuado quando se comprova que, para as diferentes reas ou no global, o empreendimento se encontra nas classes C (superior a 25% prtica), B (37,5 %) e A. Na melhor classe de desempenho existe, para alm da classe A, a classe A+, associada a um factor de melhoria de 4 e a classe A++ associada a um factor de melhoria de 10 face situao inicial considerada, sendo esta ltima equivalente a uma situao regenerativa.

3. Critrios de Base Os critrios que precisam a procura da sustentabilidade so seguidamente apresentados.

Vertente: Integrao local A localizao dos empreendimentos um dos aspectos chave e inicial no respectivo desenvolvimento. Efeitos como a ocupao do solo, as alteraes ecolgicas do territrio, a necessidade de valorizar o territrio e a rede ecolgica e de valorizar a paisagem e o patrimnio, esto associados escolha do local e condicionam o desempenho ambiental de qualquer edifcio, empreendimento ou zona.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 8

Quadro 3-1 Local e Integrao: reas e critrios de base considerados

VERTENTES

REA

Wi

PreReq.

CRITRIO Valorizao Territorial

NC C1

INTEGRAO LOCAL

SOLO

7%

S Optimizao ambiental da implantao Valorizao ecolgica C2

ECOSSISTEMAS NATURAIS

5%

S Interligao de habitats

C3

C4 6 Critrios PAISAGEM E PATRIMNIO 14% 2% S Proteco e Valorizao do Patrimnio Integrao Paisagstica Local C5

C6

No que respeita especificamente ao local e integrao, os critrios de base focam os seguintes aspectos: - Valorizao territorial (C1) - preferencialmente, deve construir-se em locais que permitam assegurar a ocorrncia de impactes reduzidos para o solo e seus usos, bem como a gerar a sustentabilidade na zona de instalao e a valorizar as caractersticas ambientais globais, como, por exemplo, as climticas (temperatura, precipitao, ventos, orientao solar e outros aspectos de dinmica ambiental). A possibilidade de valorizar um local, infra-estruturas ou edifcios degradados um aspecto relevante a dar prioridade. - Optimizao ambiental da implantao (C2) - deve por um lado ser minimizada, sem ultrapassar os limites de altura (das estruturas construdas) estabelecidos para a zona, e por outro deve adequar a rea de implantao do edificado e espaos construdos, de forma a assegurar a sua boa implantao, atendendo s sensibilidades ambientais do espao. - Valorizao ecolgica (C3) - o valor ecolgico dos locais pode diminuir (reduzindo as suas funes). Contudo, as intervenes humanas, se vocacionadas para o efeito ou adequadamente efectuadas, podem aumentar o valor existente. Este pode ocorrer atravs do aumento da biodiversidade local e da valorizao das zonas naturalizadas. Devem tambm ser asseguradas as funes ecolgicas do solo, nomeadamente a capacidade de suporte das actividades ecolgicas do ciclo da gua, tais como a drenagem e a infiltrao das guas e a proteco das zonas mais relevantes, nomeadamente as susceptveis eroso. - Interligao de habitats (C4) o ambiente construdo deve integrar e respeitar as zonas naturais existentes, minimizando a afectao das mesmas, nomeadamente atravs da salvaguarda dos habitats naturais relevantes, bem como da implementao de zonas de continuidade entre elas, de forma a salvaguardar essas reas. Com essa medida pretende minimizar-se a destruio da biodiversidade e das zonas naturais, preservar os habitats e evitar a fragmentao ecolgica.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 9

- Integrao paisagstica local (C5) importante que a interveno contribua para valorizar a paisagem construda e se possvel que assegure uma ligao componente de paisagem naturalizada na circundante ao ambiente construdo, permitindo contribuir para a integrao do empreendimento e para a valorizao da componente natural. Esta integrao deve ser efectuada de forma a contribuir para a integrao nas dinmicas naturais e urbansticas existentes. - Proteco e valorizao do patrimnio (C6) abrangem o patrimnio construdo. Este pode ter uma grande influncia na identidade e caractersticas do local e como tal deve ser conservado e valorizado (reabilitado ou restaurado). Importa assegurar a adopo de prticas de conservao e fomentar a preservao e valorizao do ambiente construdo em causa, bem como dos edifcios, zonas e espaos envolventes, nomeadamente atravs da implementao de formas arquitectnicas que se coadunem com os mesmos e com o meio onde se inserem.

Vertente: Recursos O consumo de recursos como a energia, a gua, os materiais e os recursos alimentares uma vertente que, numa perspectiva da sustentabilidade, assume um papel fundamental para o equilbrio do meio ambiente, uma vez que os impactes provocados podem ser muito significativos e podem ocorrer nas diferentes fases do ciclo de vida dos empreendimentos. A possibilidade de produo alimentar pontual, que, apesar de no afectar directamente a operao dos edifcios e das zonas, pode contribuir pontualmente para a disponibilizao de alimentos, para a ocupao de tempo ligada natureza e para a reduo da pegada do transporte um aspecto a considerar.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 10

Quadro 3-2 Eficincia no Consumo de recursos: reas e critrios de base considerados

VERTENTES

REA

Wi

PreReq.

CRITRIO NC Certificao Energtica C7

ENERGIA

17%

Desenho Passivo C8 Intensidade em Carbono (e eficincia energtica) Consumo de gua potvel

RECURSOS

C9

GUA

8%

S Gesto das guas locais

C10

C11 Durabilidade C12 MATERIAIS 5% S Materiais locais C13 9 Critrios Materiais de baixo impacte C14 32% ALIMENTARES 2% S Produo local de alimentos C15

No que respeita especificamente aos recursos, os critrios de base focam os seguintes aspectos: - Certificao energtica (C7) - este critrio encontra-se directamente associado ao consumo energtico e no edificado ao desempenho obtido na certificao energtica (Sistema Nacional de Certificao Energtica e da Qualidade do Ar), nele sendo analisadas as necessidades energticas dos edifcios para as condies normais de conforto, que se traduzem nas medidas de reduo do consumo de energia. Nas zonas, o foco centra-se no consumo energtico global. - Desempenho passivo (C8) as solues passivas podem ser a componente chave de uma abordagem eficiente e de reduo das necessidades de consumo. Assim, no edificado, a adopo de estratgias passivas fundamental para reduzir as necessidades de energia. No caso do espao exterior de realar a importncia de mecanismos passivos. - Intensidade em carbono e eficincia energtica (C9) a intensidade em carbono estabelece o balano de carbono emitido face utilizao de energia, quer esta seja proveniente de fontes renovveis, quer seja proveniente de fontes no renovveis. A situao ideal seria a da optimizao da utilizao de energia proveniente de fontes renovveis e a eficincia dos equipamentos.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 11

- Consumo de gua (potvel) (C10) - a utilizao sustentvel da gua pressupe uma estratgia de reduo dos consumos, que pode ser obtida atravs da adequabilidade da gua sua utilizao, bem como na eficcia dessa mesma utilizao, podendo ser reforada com a implementao de mecanismos de reutilizao das guas ou, caso tal seja possvel, com a utilizao de guas de menor qualidade associadas aos fins a que se destinam. - Gesto das guas locais (C11) - fundamental contribuir para o ciclo natural da gua, atravs da naturalizao da gesto das guas no local, nomeadamente no aumentando as escorrncias superficiais e atenuando os eventuais efeitos de picos/cheias em momentos de pluviosidade. Deve criar-se um sistema naturalizado de gesto das guas pluviais, permitindo a sua infiltrao e drenagem para linhas de gua naturais e a reteno de poluentes em zonas com eventuais contaminantes. - Durabilidade (C12) o consumo dos materiais est directamente ligado durabilidade dos materiais e dos ambientes construdos, da a importncia dos materiais na questo da durabilidade, especialmente com foco no envelope, nos acabamentos e nas redes prediais e outras. Numa estratgia de sustentabilidade, a durabilidade dos ambientes construdos deve ser aumentada, j que desta forma se minimiza o consumo de materiais de construo e os encargos ambientais que esto associados s fases de renovao e demolio dos ambientes construdos existentes e da construo dos novos ambientes construdos. - Materiais locais (C13) - a disponibilidade e a utilizao de materiais locais (at um mximo de 100 km), podem contribuir para a atenuao das necessidades de transporte, incluindo a respectiva energia e emisses, bem como fomentar a integrao da construo e a dinmica da economia local. - Materiais de baixo impacte (C14) pretende fomentar-se o uso de materiais com reduzido impacte ambiental, nomeadamente atravs do recurso a materiais certificados ambientalmente (pelo rtulo ecolgico ou por outros sistemas de certificao reconhecidos), de materiais reciclados ou materiais com melhor desempenho ambiental. - Produo local de alimentos (C15) potenciar as adequadas possibilidades de produo local de alimentos, com destaque para os espaos exteriores e pontualmente no interior do edificado. Essa produo local pode comear a criar um nvel, embora reduzido numa primeira fase, de autonomia local, contribuindo assim para uma maior sustentabilidade.

Vertente: Cargas Ambientais Os impactes das cargas geradas pelos ambientais construdos e actividades associadas decorrem das emisses de efluentes lquidos, das emisses atmosfricas, dos resduos slidos e semi-slidos produzidos, do rudo e complementarmente da poluio ilumino-trmica. Esta vertente foca-se nos edifcios e nas estruturas construdas, bem como na estreita relao que estes estabelecem com o exterior.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 12

Quadro 3-3 Cargas Ambientais: reas e critrios de base considerados

VERTENTES

REA

Wi

PreReq.

CRITRIO NC Tratamento das guas residuais

EFLUENTES

3%

S Caudal de reutilizao de guas usadas

C16

C17

CARGAS AMBIENTAIS

EMISSES ATMOSFRICAS

2%

Caudal de Emisses Atmosfricas - Partculas e/ou Substncias com potencial acidificante (Emisso de outros poluentes: SO2 e NOx) C18 Produo de resduos C19

RESDUOS

3%

Gesto de resduos perigosos C20 Reciclagem de resduos C21

8 Critrios

RUDO EXTERIOR POLUIO ILUMINOTRMICA

3%

Fontes de rudo para o exterior C22 Efeitos trmicos (ilha de calor) e luminosos

12%

1%

C23

No que respeita especificamente s cargas ambientais, os critrios de base focam os seguintes aspectos: - Tratamento das guas residuais (C16) - fomentar sistemas de tratamento local, diminuindo a presso sobre as estaes de tratamento municipais e, sempre que possvel, recorrendo a sistemas biolgicos adequados e de baixa intensidades em energia e materiais (produtos de tratamento). As fito-ETARs so um dos bons exemplos para tratamento das guas residuais e podem contribuir para posterior possibilidade de reutilizao (ver C17). - Caudal de reutilizao de guas usadas (C17) uma das possibilidades de reduzir o consumo de gua assenta na reutilizao das guas residuais (nomeadamente guas cinzentas) para actividades que no requeiram gua potvel (como autoclismos, gua de processo, irrigao e lavagem de pavimentos exteriores, etc.) com especial destaque para a rega e lavagens dos espaos exteriores. - Reduo das emisses atmosfricas (C18), que se aplica em especial ao nvel das partculas e/ou substncias com potencial acidificante (emisso de SO2 e NOx) - as actividades de combusto do origem, entre outras, a emisses de partculas, de SO2 e de NOx, sendo fundamental reduzir essas emisses na fonte. Neste sentido, devem ser respeitadas as especificaes legais estabelecidas, nomeadamente reduzindo as fontes e cargas de emisses atmosfricas.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 13

- Produo de resduos (C19) - a reduo da produo de resduos na sua globalidade e nas vrias fases de construo/vida do empreendimento, deve ser encarada como uma meta a atingir, definindo, desde logo, as tcnicas, solues e materiais que permitam reincorporar os resduos ou que produzam, efectivamente, menores quantidades. Esta s ser eficaz se for acordada com todos os envolvidos no processo e for pensada em todas as fases do ciclo de vida dos ambientes construdos. - Gesto de resduos perigosos (C20) promover a seleco dos materiais e seus resduos, tendo em considerao a possibilidade de produo reduzida de resduos perigosos, considerando as condies para o seu armazenamento e destino final adequado. - Reciclagem de resduos (C21) deve aumentar-se a percentagem de resduos valorizados (sejam eles reciclados e/ou reutilizados), quer na construo, quer na operao, quer ainda na desactivao/demolio. Os resduos reutilizados so aqueles que podem apresentar maiores mais-valias, uma vez que a energia necessria para o seu processo de reaproveitamento pode ser, em princpio, menor do que nos reciclados. - Fontes de rudo para o exterior (C22) - a necessidade de dispor de nveis de rudo ambientalmente aceitveis, quer para a vida humana, quer para os animais, fundamental. Tal objectivo pode ser promovido atravs do controlo das fontes de rudo para o exterior. - Efeitos Trmicos (Ilha de Calor) e luminosa (C23) - o efeito de ilha de calor, provocado pelas alteraes do balano trmico do local, tem consequncias a um nvel global, facto que se comprova pelas condies ambientais desagradveis e descontroladas que vivemos actualmente, quer pelo aumento de temperatura que se cria em alturas de calor, quer em situaes inversas por um rpido arrefecimento, criando desconforto e obrigando o edificado a proteces suplementares. Desta forma, pretende que se reduzam as alteraes trmicas decorrentes do edificado. Em relao iluminao, sobretudo durante o perodo nocturno, apesar de esta parecer inofensiva, constitui mais uma fonte de poluio que, no caso de no ser contida, pode interferir com os ecossistemas e com o desenvolvimento de algumas actividades humanas e deve, deste modo, ser atenuada.

Vertente: Conforto ambiental luz dos modos de vida actuais, torna-se essencial que os edifcios e os ambientes exteriores respondam no s s exigncias de eficincia energtica mas tambm satisfao dos utentes, pelo que a interveno nesta rea assume um papel relevante e necessrio, que deve ser equacionado. No h regras rgidas e rpidas ou solues nicas para criar ambientes que respondam ao conforto e ao bemestar humanos. No entanto, devem existir mtodos de quantificao que demonstrem a eficcia e a eficincia das solues adoptadas. Essas solues devem estar associadas a estratgias especficas que dependam dos ocupantes, das actividades e do programa. Os factores seguintes podem ser teis na considerao de diferentes escalas e questes, desta forma facilitando a capacidade dos ocupantes para modificar e interagir com a qualidade do ar dos espaos interiores e com o ambiente trmico, luminoso e acstico.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 14

Quadro 3-4 Conforto Ambiental: reas e critrios de base considerados

VERTENTES CONFORTO AMBIENTAL

REA QUALIDADE DO AR CONFORTO TRMICO

Wi

PreReq. S

CRITRIO NC Nveis de Qualidade do ar C24

5%

5%

Conforto trmico C25

4 Critrios ILUMINAO E ACSTICA 15% 5%

Nveis de iluminao C26 Isolamento acstico/Nveis sonoros

C27

No que respeita especificamente ao ambiente interior, os critrios de base focam os seguintes aspectos: - Nveis da qualidade do ar (C24) - torna-se necessrio avaliar os vrios elementos susceptveis de influenciar essa qualidade, quer a nvel do interior (tais como os fenmenos de ventilao natural, a emisso de COVs e as micro-contaminaes), quer a nvel do exterior (condies de vento e sobretudo os nveis de qualidade do ar). A existncia de vegetao pode contribuir para melhorar a qualidade do ar exterior. - Conforto trmico (C25) a questo do conforto um elemento fundamental no edificado e neste sentido pretende-se que se atinjam nveis de temperatura, de humidade e de velocidade do vento adequados ocupao e s actividades, durante um certo perodo do ano, para a maioria dos ocupantes. Tambm no exterior, essencial a criao de condies de conforto adequadas face s actividades presentes. - Nveis de iluminao (C26) os nveis de iluminao ideais para os ambientes exteriores e interiores dos edifcios devem, acima de tudo, ter em considerao quer as actividades que se esto a desenvolver em cada rea, quer as caractersticas dos ocupantes. A possibilidade de utilizar a iluminao natural para estes fins importante.

- Isolamento acstico/Nveis sonoros (C27) este critrio pretende fomentar a utilizao de isolamento acstico e a manuteno de nveis sonoros adequados s actividades, com vista a atingir nveis de conforto acstico nos ambientes construdos, desta forma minimizando o incmodo resultante do facto dos valores no se encontrarem dentro dos parmetros adequados.

Vertente: Vivncia scio-econmica A vivncia scio-econmica uma vertente que relaciona directamente a sociedade com o espao em que se esta se situa. Dos vrios aspectos sociais e econmicos que compem esta interaco fazem parte: a acessibilidade e a mobilidade, que abrangem o tipo e a facilidade de movimentos e deslocaes

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 15

realizados pela populao; os custos no ciclo de vida, que estabelecem uma relao mais adequada entre o preo e a qualidade; a qualidade e o tipo de amenidades que compem o espao e que tm influncia na qualidade de vida da populao; o tipo de interaco social que se fomenta entre a populao; a diversidade econmica que, tal como o nome indica, abrange uma maior ou menor variedade de espaos com diferentes tipos de funes e economia; e por fim, o controlo e a segurana, que garante uma maior ou menor segurana da populao e desta com o espao envolvente. Pretende-se que estes aspectos sejam abordados de forma a garantir crescentemente uma estrutura e vivncia scio-econmica mais verstil e eficiente para a qualidade de vida da populao residente e flutuante.

Quadro 3-5 Vivncia Scio-Econmica: reas e critrios de base considerados

VERTENTES

REA

Wi

PreReq.

CRITRIO NC Acesso aos transportes Pblicos C28

ACESSO PARA TODOS

5%

Mobilidade de baixo impacte C29 Solues inclusivas C30

VIVNCIA SCIO-ECONMICA

CUSTOS NO CICLO DE VIDA

2%

Baixos custos no ciclo de vida C31 Flexibilidade - Adaptabilidade aos usos

C32

DIVERSIDADE ECONMICA

4%

Dinmica Econmica C33 Trabalho Local C34

AMENIDADES E INTERACO SOCIAL

Amenidades locais 4% S Interaco com a comunidade C36 Capacidade de Controlo C37 Governncia e Participao C35

PARTICIPAO E CONTROLO 13 Critrios

4%

S Controlo dos riscos naturais (Safety) Controlo das ameaas humanas (Security)

C38

C39

19%

C40

No que respeita especificamente adaptabilidade scio econmica, os critrios de base focam os seguintes aspectos:

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 16

- Acesso aos transportes pblicos (C28) torna-se importante criar condies para a utilizao destes tipos de transporte, preferencialmente os de carcter mais ecolgico, valorizando-se a proximidade a transportes pblicos ou a criao de meios de transporte ecolgico no empreendimento, que assegurem o acesso at esse n de transporte, ou complementem essa necessidade. - Mobilidade de baixo impacte (C29) - reduzir a necessidade de transportes, promover a utilizao de meios de locomoo que tenham baixos impactes, atravs da criao de infra-estruturas (pedonais, ciclovias) que permitam o seu uso e a existncia de parqueamento, so aspectos importantes a desenvolver na mobilidade do edificado. - Acesso para todos Solues inclusivas (C30) - necessrio desde logo eliminar as barreiras que muitas vezes existem nos edifcios e nos espaos exteriores, que impedem ou dificultam o acesso ao seu interior ou a partes deste, contribuindo para a alienao de parte dos membros da sociedade. Tal poder ser eliminado atravs da execuo de um planeamento cuidado das construes e respectivas caractersticas, prevendo a criao de zonas de acessibilidade para todos (comeando pelas pessoas com necessidades especiais) numa procura de solues inclusivas. - Baixos custos no ciclo de vida (C31) constitui um parmetro essencial e importante para o sucesso e a viabilidade de uma construo, visto ser uma forma de maximizar a rentabilidade do edificado e dos ambientes construdos, minimizando simultaneamente a sua manuteno. Devem ter-se em conta as vrias fases dos edifcios (concepo, operao e demolio) mas a mais preponderante a fase de operao, dado o perodo mais longo em que ocorre. - Flexibilidade - adaptabilidade aos usos (C32) - deve assegurar-se a existncia de zonas modulares e ajustveis s necessidades evolutivas. Este aspecto contribui para manter o ambiente construdo e zonas ajustadas s necessidades dos seus ocupantes, evitando que o seu uso se torne obsoleto ao fim de algum tempo. - Dinmica econmica (C33) - torna-se importante a existncia de servios, zonas e edifcios que disponham de actividades econmicas, incluindo uma parte que seja monetariamente acessvel, permitindo assim assegurar a existncia de actividades econmicas e de acesso a diferentes utentes. - Trabalho local (C34) importante a possibilidade de haver postos de trabalho localizados nos ambientes construdos locais, de modo a evitar perdas de tempo nas deslocaes, permitindo assim uma melhor qualidade de vida, reduzindo desta forma a poluio causada pelas deslocaes pendulares dos seus ocupantes, caso o seu emprego no se localize perto do seu local de residncia. Com essas medidas pretende tambm promover-se uma maior situao de conforto para essas mesmas pessoas. - Amenidades locais (C35) - a proximidade dos utentes a estas amenidades deve ser entendida como uma mais-valia para os ambientais locais e se o seu usufruto for racional e atender s capacidades dessas amenidades, cria-se uma relao win-win para as diferentes partes. Sugerese a valorizao das amenidades locais fomentando a sua presena e criao, a sua manuteno e o seu acesso nas proximidades, preservando as suas funes.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 17

- Acessibilidade e interaco com a comunidade (C36) - dever ser possvel globalidade da populao e vizinhana usufruir das infra-estruturas e espaos que sejam criados para o empreendimento ou edifcio, podendo at ser promovidas actividades (por exemplo, desportivas e culturais) que solicitem a participao dos ocupantes, mas que permitam tambm a interaco destes com a comunidade adjacente, fomentando relaes de proximidade e vizinhana. - Capacidade de controlo (C37) - constitui um aspecto fundamental, uma vez que os ocupantes devem ter a possibilidade de controlar os nveis de conforto consoante as suas necessidades (denominado por conforto adaptativo). Podem controlar-se funes no edificado, como a ventilao (mecnica e natural) e os nveis de iluminao (artificial e natural), sendo que o controlo de ambos acaba por implicar o controlo da temperatura e humidade, concentrao de poluentes e nveis de rudo, entre outros. No exterior, visa-se a adaptao s condies existentes, atravs da possibilidade de criar zonas de sombra e proteco ao vento ou intempries. - Condies de participao e governncia (C38) para os utentes, de modo a que estes possam sugerir e participar activamente nos processos de tomada de deciso, os quais podero inclusivamente mudar a sua qualidade/modo de vida e as suas condies de conforto, usufruto e vivncia do ambiente construdo. - Controlo dos riscos naturais (C39) - a rea e a forma do espao condicionam de uma forma geral o seu tipo de uso, compreendendo-se assim que um uso no adaptado a estas caractersticas do espao pode colocar em risco a utilizao deste. Os actos da natureza (catstrofes) naturais (ventos fortes, sismos, cheias, etc.), as formas e os materiais constituintes do espao e de um empreendimento podem tambm interferir com a segurana do utilizador e devem ser assim tomadas as medidas para reduzir os riscos, bem como os respectivos cuidados nos espaos exteriores. - Controlo das ameaas humanas (40) - torna-se importante pensar bem no tipo de espao que se prope num empreendimento e nas suas possveis vivncias e utilizaes, de modo a reduzir as condies em que possam ocorrer riscos decorrentes da presena de actividades e substncias perigosos e de actos de criminalidade e de vandalismo, entre outros.

Vertente: Gesto Ambiental e Inovao A gesto dos aspectos ambientais, quer atravs da disponibilizao de informao aos agentes envolvidos, quer atravs do sistema de gesto, pode assegurar a consistncia e a concretizao dos critrios e solues com reflexos no desempenho ambiental, uma dinmica de controlo e melhoria contnua ambiental dos empreendimentos e a promoo da inovao. Entre os aspectos relevantes destacam-se: o nvel de informao que permita facilitar boas condies de utilizao e a sensibilizao. Constituem factores que contribuem para a disseminao das preocupaes ambientais e garantem que os empreendimentos e zonas sejam adequadamente utilizados e se encontram adaptados, ou tm a capacidade de se adaptar ao longo do tempo s necessidades dos seus ocupantes e utilizadores

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 18

A adopo de modos de gesto ambiental e inovaes de prticas, garantem um bom desempenho do edificado, ao mesmo tempo que atestam a sua capacidade de adaptao ao longo do tempo, desta forma contribuindo para as questes de sustentabilidade.

Quadro 3-6 Gesto Ambiental e Inovao: reas e critrios de base considerados

VERTENTES GESTO AMBIENTAL E INOVAO

REA

Wi

PreReq.

CRITRIO NC

GESTO AMBIENTAL

Condies de utilizao ambiental 6% S Sistema de gesto ambiental

C41

3 Critrios

C42

8%

INOVAO

2%

Inovaes

C43

- Condies de utilizao ambiental (C41) - importante que estas estejam disponveis, nomeadamente as especificaes ambientais que permitam aos agentes envolvidos (operrios de construo, ocupantes, elementos da manuteno, etc.) compreenderem e operarem os sistemas edificados e zonas exteriores da forma mais adequada, assegurando um bom desempenho ambiental. - Sistema de gesto ambiental (C42) deve ser adoptado um sistema de gesto ambiental e mecanismos de gesto ambiental adequados ao empreendimento, tratando-se de sistemas que podem contribuir para a boa gesto e manuteno do desempenho dos edifcios e zonas exteriores, corroborando o seu bom desempenho ambiental. - Inovao de prticas, solues ou integraes (C43) - um dos elementos que se deve reforar e incentivar, aquando da aplicao de solues que promovam a sustentabilidade a adopo de medidas completamente inovadoras, que melhorem o desempenho ambiental nos critrios anteriormente sugeridos.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 19

4. Aplicar O sistema proposto (Pinheiro, 2005) dispe de diferentes possibilidades de aplicao: plano, projecto e gesto do ciclo de vida (construo, operao, reabilitao, renovao, restauro e fim de vida) tendo em vista permitir o acompanhamento nas diferentes fases de desenvolvimento do ciclo de vida do empreendimento. A aplicao do LiderA vocacionada para abranger as diferentes escalas espaciais, desde a escala urbana (zonas, bairros), at aos edifcios e aos materiais. Para o efeito, o empreendimento deve respeitar os pr-requisitos e evidenciar um bom desempenho nos vrios critrios que compem o sistema de avaliao. O sistema LiderA pode ser utilizado para desenvolver os planos, projectos e procura de solues construtivas sustentveis, bem como para efectuar as respectivas avaliaes e obter um resultado final, atravs da ponderao das diferentes reas, resultante de um processo de inqurito aos vrios agentes envolvidos no sector da construo e levantamento de dados no terreno. um sistema que pode ser aplicado nas vrias fases, sendo particularmente relevante a sua aplicao na fase de concepo do mesmo, uma vez que se pode obter um valor de desempenho que poder ser melhorado para a fase de construo. Ao nvel do plano devem ser evidenciados os princpios da abordagem, que devem ser definidos numa lgica de Poltica. Como critrios de comparao neste nvel foram tidas em considerao a Agenda 21 e as orientaes de sustentabilidade presentes no regulamento geral das edificaes, traduzidos nos seguintes princpios: fomentar a adequada localizao e integrao ambiental, a eficincia nos consumos e gesto dos fluxos, um reduzido impacte das cargas ambientais, um adequado conforto, a adaptabilidade scio-econmica, uma consistente gesto ambiental e uma procura proactiva da inovao. Estes princpios, estabelecidos ao nvel da poltica do empreendimento, aplicam-se desde a fase inicial da concepo e compreendem o desempenho como o compromisso para os atingir, o qual deve ser formalizado, passando a poder fazer parte dos empreendimentos como uma estratgia de sustentabilidade, onde se assume um conjunto de princpios de sustentabilidade. Plano - Aplicar no desenvolvimento Desde o seu incio, ou seja desde a sua ideia e planeamento, o empreendimento deve adoptar uma Poltica ambiental (ou evidenciar a sua implementao), a qual deve ser adequada ao empreendimento e suas especificidades ambientais, considerando os princpios de procura da sustentabilidade atrs referenciados. Projecto - Aplicar no desenvolvimento O nvel de projecto assenta na aplicao dos princpios e na procura dos nveis de desempenho viveis para a situao especfica. Esta a fase da definio das solues e respectivos nveis de desempenho, os quais devem ser comparados com os referenciais de sustentabilidade, face ao seu desempenho para os vrios critrios. medida que se dispe de maior pormenor, do estudo prvio ao projecto de

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 20

execuo, as medidas prescritivas devem evoluir para complementar as mesmas com os respectivos nveis de desempenho. Obras - Aplicar no desenvolvimento Nas obras de construo, renovao, reabilitao, restauro, etc., deve ser contemplada a implementao das solues e materiais definidos, no sentido de assegurar o bom desempenho, bem como a criao de mecanismos de gesto ambiental, que permitam reduzir estruturalmente os impactes ambientais das obras. Funcionamento Aplicar no desenvolvimento O nvel operacional assenta na boa utilizao, tendo em vista assegurar os nveis de desempenho viveis para a situao especfica. Nesta fase, as solues e respectivos nveis de desempenho podem ser comparados com os referenciais de sustentabilidade encontrados para ver as possibilidades de melhoria.

Utilizao do LiderA para desenvolvimento Para efectuar o uso para desenvolvimento as entidades que pretendam recorrer ao sistema, devem acordar a forma de aplicao com a equipa de desenvolvimento do LiderA, tendo em vista a disponibilizao dos respectivos elementos. Para esse efeito deve ser contactado o coordenador do projecto atravs do e-mail:

manuel.pinheiro@lidera.info. Informaes mais detalhadas que complementem as presentes podem ser encontradas no stio http://www.lidera.info.

Certificar No caso de dispor de boas solues pode, na fase de concepo, plano ou projecto, evidenciar as mesmas de forma prescritiva ou atravs do desempenho e caso se comprovem nveis de desempenho nas vertentes e reas consideradas ou, globalmente, se atinja a classe C ou superior, pode ser reconhecido pelo LiderA. Para o efeito, deve dispor das evidncias e fazer chegar as mesmas equipa do LiderA para o processo de verificao. No caso da construo, ou com o edifcio em funcionamento, a abordagem centra-se nas evidncias efectivas existentes e se o processo de verificao permitir constatar que os nveis de desempenho nas vertentes, reas ou globalmente atingem a classe C ou superior, pode ser certificado pelo LiderA. Para esse efeito deve ser contactado o coordenador do projecto atravs do e-mail:

manuel.pinheiro@lidera.info. Informaes mais detalhadas que complementem as presentes podem ser encontradas no stio http://www.lidera.info. Manuel Duarte Pinheiro, GdAmbiente / CEHIDRO/ DECivil/IST 27 de Maio de 2009

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 21

Referncias CIB - Conseil International du Btiment. (1999). Agenda 21 on sustainable construction. CIB Publication 237, 121 p. Rotterdam, Holland. Pinheiro, M., Vieira, P., Miranda, A., Coelho, S. (2002). Excelncia Ambiental dos Empreendimentos. Sistemas de Requisitos. Actas do Congresso Nacional de Engenharia de Estruturas - Estruturas 2002, Associao Portuguesa de Engenharia de Estruturas, pp. 115-126, Lisboa, Portugal. Pinheiro, M. D. (2004, Outubro 27 - 29). Linhas gerais de um sistema nacional de avaliao da construo sustentvel. 8 Conferncia Nacional do Ambiente, Centro Cultural de Lisboa, Lisboa, Portugal. Pinheiro, M.D., Correia, F., (2005). LiderA - Portuguese voluntary sustainable assessment building system (main lines). The 2005 Sustainable Building Conference in Tokyo 27-29 September (SB05 Tokyo), Tokyo, Japan. Pinheiro, M.D. (Outubro, 2005). Guia de Enquadramento do LiderA (V1.01). Curso sobre Sistemas de Reconhecimento Ambiental da Construo Sustentvel, FUNDEC / IST, 144 p., Lisboa, Portugal. Pinheiro, M. D., (Reviso Correia, F., Branco, F., Guedes, M.) (2006). Ambiente e Construo Sustentvel, Instituto do Ambiente, 240 p., Amadora, Portugal.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 22

Anexo Linhas de Boas Prticas


Nos dois quadros das pginas seguintes apresentam-se sumariamente indicaes para os critrios do LiderA, quanto a linhas das boas prticas, dos modos de medir e da relevncia dos critrios para as vrias fases do ciclo de vida. No geral, assume-se que as solues tenham perodos de retorno econmico reduzidos, em comparao com o tempo de vida dos edifcios, que pode ir de 50 a 100 anos. Considera-se razovel um perodo de retorno econmico que ronda os 10 anos, devendo as solues com perodos mais alargados ser equacionadas num contexto especfico, o qual pode excepcionalmente justificar a sua adopo, embora tal no deva funcionar como regra. Assim, assume-se claramente que se pretendem adoptar solues que sejam economicamente viveis. O grau de profundidade e detalhe da informao necessria para suportar e evidenciar o desempenho dos critrios deve depender das caractersticas da zona a intervir e das respectivas sensibilidades, bem como da dimenso e complexidade do projecto. Assim, para projectos de dimenses reduzidas, as indicaes de desempenho passveis de serem comprovadas expeditamente podero ser suficientes, enquanto para projectos de maiores dimenses os comprovativos devem ser quantitativos e detalhados. Na lgica de seleco dos critrios existe um conjunto destes que no so necessariamente disjuntos, por exemplo, a reduo do consumo de electricidade e a eficincia dos equipamentos, a energia renovvel e o dixido de carbono (CO2), os materiais reciclados e renovveis e os materiais certificados. Esta lgica sugere a potenciao da sustentabilidade ao conjugar situaes de melhor desempenho ambiental. Est previsto tambm um conjunto de pr requisitos a serem cumpridos nas diferentes reas. Os critrios centram-se na possibilidade de desempenho, pressupondo a capacidade de integrao e valorizao da paisagem e assumindo uma perspectiva de qualidade arquitectnica. Os critrios propostos so uma base (ncleo) passvel de ser ajustada, face ao tipo de utilizao do empreendimento (zonas) e aos aspectos ambientais considerados.

(manuel.pinheiro@ lidera.info)

Apresentao Sumria do LiderA. (V 2.00b1, Doc. Maio 2009) - 23

Possibilidade de Interveno

Quadro 1 -Sistema LiderA, orientaes e aplicao em cada fase do ciclo de vida dos ambientes construdos (1/2)
E- Essencial

M -Muito Importante

I- Importante

R -Reduzida

S- Quase sem Importncia

NIVEL 1

LIDERA 2.00

LIDERA SISTEMA DE AVALIAO DA SUSTENTABILIDADE - CRITRIOS PARA A CONSTRUO SUSTENTVEL

APLICABILIDADE EM FUNO DA FASE

VERTENTES

REA

Wi

PreReq.

CRITRIO

NC

LINHAS DE BOA PRTICA

COMO MEDIR Definir todas as reas consideradas relevantes (sensveis ecolgicas ou degradadas (construdas/contaminadas) ) para a avaliao (em m2) antes da interveno e a efectuar ou realizadas na interveno. Averiguar as restries do PDM. Definir todas as reas consideradas relevantes (brutas e implantao, em m2) para a avaliao, por edifcio, e o seu nmero de andares. Relao da rea dos pisos / rea do solo (reduzir a rea de implantao do edifcio e reas afins). Definir o nmero de espcies existentes e/ou introduzidas no local, incluindo arbustivas, e reas de vegetao natural e autctone antes e aps a realizao da interveno e a rea por elas ocupadas, em percentagem da rea total.

NC

Plano

Projecto

Construo / Renovao

Operao

Valorizao Territorial INTEGRAO LOCAL SOLO 7% S Optimizao ambiental da implantao

C1

Apostar em: 1. Construir: em reas degradadas ou abandonadas (j intervencionadas), com solo contaminado, as quais devero ser descontaminados; 2. Construir em zonas infra-estruturadas de redes de esgotos e gua. 3. Respeitar e salvaguar as condicionantes e as reas sensveis (PDM). Reduzir a rea de implantao do edifcio e zonas afins (por exemplo, para a Vila de Vilamoura, est previsto reduzir at 50% a rea ocupada pelos edifcios e de acordo com o mesmo projecto de sustentabilidade no qual se prev a construo de edifcios com 3 a 4 andares, o que representa uma relao rea piso/rea de solo ocupada de 3,5). O desenvolvimento deve potenciar o valor ecolgico do local: deve-se tentar manter, no local, todas as espcies fauna e flora (em especial as endmicas), procurando ainda aumentar a biodiversidade e/ou rea ecolgica presente. Evitar a existnica de barreiras/obstculos fsicos entre habitats ou no mesmo habitat; colocar estruturas (tocas, ninhos, etc.) que favoream o desenvolvimento de espcies. coberturas, fachadas verdes verdes, arborizao nas ruas ruas, zonas verdes de modo a espcies Promover a continuidade da estrutura verde nas zonas envolventes: coberturas favorecer a interligao de habitats. Algumas medidas possveis de integrao na bacia visual da zona: a utilizao de uma palete de cores dentro das existentes no local, utilizao de materiais de acordo com os tipicamente utilizados na circundante e a insero visual na circundante (numa rea montanhosa a construo tipicamente montanhosa, construo no Alentejo com construo tipicamente alentejana, construo numa zona histrica manter o tipo de fachada da rea, etc.), alturas semelhantes existente no local (altura 2 pisos superior ou inferior mdia do quarteiro). Assegurar, que sempre que tenha interesse patrimonial e o seu estado o permite, condies de conservao. No caso de necessitar de interveno proceder sua efectivao de forma adequada, quer em termos de reabilitao, quer em termos de restauro. Relao formal do edifcio com o patrimnio envolvente (construdo ou natural) e adequao do uso ao tipo de ambiente. Cumpre a lei em vigor da Certificao Energtica, preferencialmente com classes de melhor nvel, nomeadamente nvel A e A+. Diminuio (em mais de 50%) das necessidades nominais de energia, por interveno de prticas de desenho passivo; Parmetros aplicveis: Isolamento trmico adequado na cobertura; Melhoria no isolamento trmico das paredes; 3.Factor de forma adequado ; 4.Sombreamento, sem distino entre interior ou exterior; 5. Fenestrao, rea de envidraado para o exterior; 6. Ventilao; 7. Orientao a sul. Nos espaos exteriores criar condies de ventilao e proteco passiva adequadas.

C1

C2

C2

Valorizao ecolgica ECOSSISTEMAS NATURAIS 5% S Interligao de habitats

C3

C3

C4

Avaliar a percentagem de habitats existentes de modo a promover relaes entre espcies espcies.

C4

6 Critrios PAISAGEM 14% 2% S

Integrao paisagstica local

C5

Elaborar uma caracterizao do local envolvente e proceder a uma listagem dos elementos que contribuem para a insero e adaptao do edifcio, face ao local, nomeadamente: projecto arquitectnico, aspectos naturais, materiais, forma e esttica do edificado. Avaliar e quantificar as medidas que ao nvel do edificado contribuem para conservao e valorizao do patrimnio envolvente. Monitorizar os consumos de energia e verificar os valores da certificao energtica.

C5

Proteco e Valorizao do Patrimnio Certificao Energtica

C6 C7

C6 C7

Desempenho Passivo ENERGIA 17% S Intensidade em carbono (eficincia dos equipamentos)

C8

Estimar condies e gastos energticos kWh/m2.ano provenientes exclusivamente de medidas bioclimticas e de desempenho solar passivo.

C8

C9

Potenciar a reduo das emisses de gases de efeito de estufa. Selecionar o nmero de equipamentos (electrodomsticos, lmpadas...) existentes, com boa Determinao da reduo do nvel de emisses de CO2 a partir de fontes de energia renovveis e classificao de eficincia energtica, bem como aumentar a percentagem de energia renovvel que produzida no edifcio. Medidas a implementar: as quantidade de energia produzida no total. necessidades energticas para as AQS so supridas por colectores solares; as necessidades de electricidade so asseguradas por fontes renovveis: solar, elica entre outras. Em ltima prioridade a possibilidade de utilizao de sumidores. Reduzir o consumo de gua primria proveniente da rede de abastecimento pblico (dever rondar os 80 l/hab.dia e de gua secundria os 95 l/hab.dia, representando o primeiro, uma reduo superior a 50% face prtica actual). Tipo de equipamentos eficientes a utilizar: uso de torneiras com redutor, exemplo torneiras misturadora; uso de torneiras com sensores; autoclismo de dupla descarga ou sistema sanitrio "waterless"; 2. utilizao de guas pluviais para consumo secundrio; 3. sistemas de monitorizao, alm dos contadores de gua e acessveis aos utilizadores; 4.limite de distribuio de gua potvel consoante o uso do edifcio/ tipo de utilizadores utilizadores. Reduzir as necessidades de gua no espao exterior exterior.

C9

RECURS SOS

Consumo de gua potvel

C10

Definir os consumos de gua potvel em litros/hab.dia (ou equivalente) ou por rea de zona exterior.

C10

GUA

8%

S Algumas medidas possveis: elaborao de planos de captao e proteco dos aquferos locais; tipo de rega efectuada; plano de gesto de guas locais, reteno, Definir a percentagem de escorrncias locais antes e aps a interveno, elaborar uma lista das tratamento e descarga de guas de escorrncia no local: tipos de reteno e tratamento local: terrenos pantanosos, lagos de sedimentao, piscinas de reteno, medidas implementadas com vista reduo das escorrncias e gesto das guas locais com a bacias de infiltrao, cursos de drenagem, filtros (biolgicos);Tomar medidas, no local, para reduzir em % a escorrncia de guas pluviais anual, em: parques de sua eficincia. Definir o consumo de guas pluviais em litros/hab.dia (% ou equivalente), no estacionamento, superfcies impermeabilizadas e telhados e coberturas; minimizao da descarga de efluentes; tipo de vegetao utilizada nas reas ajardinadas, edifcio. por forma a reduzir as necessidades de gua e de utilizao de qumicos (evitando a contaminao das guas locais) e a aumentar os nveis de infiltrao. Projectar utilizando materiais durveis, de modo a que o seu tempo de vida seja longo, bem como potenciar a sua conservao e manuteno. Medidas a considerar: 1.Redes prediais 25 anos; 2.Acabamentos para 5 anos; 3.Equipamentos (elevadores, instalao elctrica, sensores interiores e exteriores, painel solar, fovoltovoltaico, tratamento de efluentes, caldeira, etc) entre 5 a 10 anos. Sendo que se considera que o peso da durabilidade da estrutura e dos acabamentos muito mais importante do que os outros. Esta considerao prende-se muito pelo facto de estarem cada vez mais a ocorrer inovaes ao nvel dos equipamentos e ao baixo peso das canalizaes face aos restantes materiais. Estimar ou calcular a quantidade (em kg ou equivalente) de materiais que foram adquiridos, manufacturados ou produzidos a uma distncia inferior ou igual a 100 km do local da interveno, estipulando a sua percentagem face ao total utilizado.

Gesto das guas locais

C11

C11

Durabilidade

C12

Avaliar a percentagem de aumento da durabilidade dos acabamentos e materiais utilizados no edifcio face prtica comum, medindo o seu tempo de vida.

C12

MATERIAIS

5%

Materiais locais

C13

Utilizao de materiais produzidos a menos de 100 km (superior a 50 %).

C13

9 Critrios

Materiais de baixo impacte

C14

Estimar ou calcular a quantidade de materiais (em kg ou equivalente) que possuem certificados Utilizao de mateirais certificados ambientalmente, reciclados e/ou renovveis e de baixo impacte, sendo que se devem evitar (por serem perigosos) materiais que ambientais e que sejam de baixo impacte, materiais reciclados e renovveis no provenientes do contenham os seguintes compostos: chumbo, amianto, arsnico, cdmio, mercrio, sulfato, benzeno, solventes clorados, PCB, PCT, formaldedo, crmio, creosote, edifcio a reconverter,materiais provenientes do prprio edifcio a reconverter, estipulando a sua resinas fenlicas, entre outros. percentagem face ao total utilizado, OU lista de materiais nocivos no includos.

C14

32%

PRODUO ALIMENTAR

2%

Produo local de alimentos

C15

Produzir alimentos vegetais e/ou animais em reas pertencentes a envolvente do edifcio ou no prprio edifcio(cobertura, varandas, entre outros) Definir: produo local de alimentos vegetais (grau e diversidade) e pontualmente a produo local Verificar: 1 1. Percentagem de terreno livre cedido para fins agricolas (terraos (terraos, logradouros logradouros, zonas de enquadramento) 2 2.Utilizao Utilizao de do edifico para fins agricolas: de alimentos animais (grau e diversidade). coberturas, varandas, pisos, exemplo vertical farmer.

C15

Tipo de tratamento das guas residuais EFLUENTES

C16

No que respeita ao tratamento dos efluentes, o edifcio e/ou empreendimento: verificar se est ou no conectado ao sistema municipal de tratamento j que todas as guas so tratadas no local (ou tratamento parcial consoante situao), sendo que o nvel ser sempre o mnimo exigvel consoante a sua reutilizao.

3%

S Caudal de reutilizao de guas usadas C17 Utilizao de gua reutilizada para rega de zonas verdes sem contacto humano e reutilizao das guas cinzentas (50 %).

Determinar o caudal de efluentes produzidos em litros/hab.dia (ou equivalente) e apurar a quantidade que tratada no local (requisitos tcnicos da capacidade do sistema de tratamento) e o nvel de tratamento de cada fraco dos efluentes. Determinar o caudal de reutilizao de guas residuais tratadas (em litros/hab.dia), % do total, ou equivalente. Determinar quais as emisses de partculas, SO2, NOx (e/ou outros poluentes que contribuem para o efeito de estufa) em kg/m2.ano (ou equivalente) atravs de mtodos ou simuladores de clculo ou atravs de medidas implementadas para a reduo destas emisses e sua eficincia OU atravs da realizao de monitorizao. Determinar a produo em kg/hab.ano (ou equivalente) de resduos slidos urbanos.

C16

C17

CARGAS AMBIENTAIS

EMISSES ATMOSFRICAS

2%

Particulas e/ou Sub. acidificante

C18

Possiveis medidas para a reduo de emisses de SO2, NOx e partculas: eliminao ou diminuio dos equipamentos que funcionem com combusto (aquecedores de querosene, lareiras, com bilhas, etc), foges, esquentadores, caldeiras, fumo do tabaco, transportes, entre outras.

C18

Produo de resduos

C19

Redues na produo de resduos slidos urbanos (na ordem dos 50 %), incluindo a compostagem de resduos orgnicos.

C19

RESDUOS

3%

Gesto de resduos perigosos

C20

Possiveis intervenes com vista gesto da produo de resduos e minimizao da utilizao de produtos nocivos durante a manuteno: eliminao de Elaborar uma listagem dos resduos perigosos produzidos e utilizados e dos materiais e produtos pesticidas ou semelhantes, eliminao de cloro para as piscinas, locais para a arrumao segura e adequada das embalagens de limpeza e manuteno, existncia que os originam e as medidas aplicadas com vista sua reduo, eliminao, gesto e deposio de locais: para a deposio de pilhas, para a deposio de lmpadas, para a deposio de leos alimentares, para a deposio de residuos perigosos de escritrio final adequada e segura. Esta listagem pode ser o resultado da execuo de um questionrio aos (tinteiros). Eliminao de materiais perigosos existentes nos produtos usados para a manuteno e operao, bem como a existncia de um plano de gesto e moradores, realizao de amostragens aleatrias nos resduos slidos urbanos. monitorizao de resduos perigosos. Aumento da valorizao dos resduos produzidos durante as vrias fases, com destaque para a operao (superior a 50 %). Implementar solues para reduzir as emisses de rudo para o exterior: equipamentos no interior silenciosos (potncia sonora inferior a 50dB); equipamentos no exterior silenciosos (potncia sonora inferior a 50dB); elementos de reduo de rudo nos equipamentos; localizao adequada de equipamentos que produzam rudo; deflectores que reduzam a propagao do som; colocao de isolamentos adequados nas paredes interiores ou exteriores envolventes aos equipamentos que emitem rudos. Possveis boas prticas a implementar: colocao de sombras sobre as reas impermeveis e/ou escuras; utilizao de cores claras no exterior do edifcio: fachadas,coberturas e/ou telhado, passeios e vias,utilizao de vegetao sobre as coberturas,minimizao das superfcies impermeveis: das vias, passeios e parques de estacionamento exteriores, existncia de estacionamento subterrneo,utilizao de vegetao nas reas exteriores, superfcies com gua, quantificao da intensidade de iluminao de zonas de publicidade e da arquitectura. Determinar a quantidade (kg ou equivalente) de resduos reciclados no edifcio (ou empreendimento). Identificar fontes de rudo provenientes de fontes internas (para Edifcios ou Reabilitao) ou de fontes externas (para Comunidades ou espao pblico) (para a fase de operao).

C20

Reciclagem de resduos

C21

C21

8 Critrios

RUDO EXTERIOR

3%

Fontes de rudo para o exterior

C22

C22

12%

POLUIO ILUMINOTRMICA

1%

Efeito trmicos (ilha de calor) e luminosos

C23

Elaborar uma listagem com as intervenes implementadas para a reduo do efeito de ilha de calor e de iluminao.

C23

Possibilidade de Interveno

Quadro 2- Sistema LiderA, orientaes e aplicao em cada fase do ciclo de vida dos ambientes construdos (2/2)
E- Essencial NIVEL 1 LIDERA 2.00 PreReq. LIDERA SISTEMA DE AVALIAO DA SUSTENTABILIDADE - CRITRIOS PARA A CONSTRUO SUSTENTVEL M -Muito Importante I- Importante R -Reduzida

S- Quase sem Importncia

APLICABILIDADE EM FUNO DA FASE COMO MEDIR NC Plano Projecto Construo / Renovao Operao

VERTENTES CONFORTO AMBIENTAL

REA

Wi

CRITRIO

NC

LINHAS DE BOA PRTICA Taxa de ventilao natural ajustada de forma adequada actividade presente no local; reduzir ou eliminar potenciais emisses de contaminantes do ambiente interior: microrganismos nas cozinhas, rado, legionella, amianto, fungos e bolores, fumo do tabaco, pesticidas, partculas e chumbo. Menos de 15% dos materiais aplicados possuem COVs, existncia de um plano de monitorizao de controlo de COVs. Nos espaos exteriores nas zonas de maior utilizao, assegurar a renovao e criao de condies (vegetao, etc) de melhorar a qualidade do ar.

QUALIDADE DO AR

5%

Nveis de qualidade do ar

C24

Verificar a taxa de ventilao natural adequada, tendo em conta o seu tipo e incidncia por diviso; verificao de medidas implementadas com vista reduo de COVs (se existirem materiais, carpetes, isolantes entre outros, que podero ser fontes de COV) e reduo de contaminaes no ar interior (micro-contaminaes). Nveis de qualidade do ar no espao exterior. Determinar os nveis de temperatura (C), humidade (em %), e velocidade do ar (m/s) que se registam no interior, ao longo do ano. Avaliao qualitativa (Fase de plano/projecto aps avaliao). Niveis de conforto nos espaos de utilizao exterior. Determinar os nveis de iluminao (em lux ou equivalente atravs de um luxmetro) a sua distribuio espacial nas diferentes divises e ou zonas onde a actividade vai ser desenvolvida. Determinao do nvel de rudo em dBA em cada rea principal ocupada. Definir os valores para cada limiar consoante os valores exigidos no Regulamento Geral do Rudo.

C24

CONFORTO TRMICO

5%

Conforto trmico

C25

Atingir os nveis de conforto trmico estabelecidos: humidade (35% e 60%), temperatura (18 a 26, adaptando o nvel mnimo de 18 no inverno e o nvel mximo de 26 no vero, ou seja: devendo a sua variao sazonal corresponder variao sazonal da temperatura do ar exterior), velocidade do ar (inverno 0,2 m/s e no vero 0,5 m/s). Nveis de iluminao de acordo com os definidos pelo CIBSE, para as diferentes reas e segundo a actividade desenvolvida (interior volta dos 350 a 400 lux).

C25

4 Critrios ILUMINAO E ACSTICA 15% 5% S

Nveis de iluminao

C26

C26

Isolamento acstico/Nveis sonoros

C27

Atenuar os niveis de rudo, de modo a que se aproxime e at seja inferior a 35 db no interior dos edifcios, durante as 24 horas do dia. No exterior atenuar os nveis de rudo de forma ajustada s actividades e espcies naturais presentes.

C27

Acesso a transportes pblicos

C28

Medidas a implementar: 1. N de transportes pblicos (interface: metro, comboio e autocarro) a 500 metros; 2. N de transportes pblicos (interface: metro, comboio Verificar o acesso a transportes pblicos ou criao de acesso aos ns junto ao edifcio at e autocarro) at at 1 km; 3. Existncia de dois meios de transporte (incluindo o metro) a 500 metros; 4. Existncia de dois meios de transporte (incluindo o metro) 1000m; em casos especificos criao de mecanismos de transporte pblicos prprios e distncia at 1 km; 5. Existncia de um meio de transporte a 500m; 6. Existncia de um meio de transporte a 1 km. aos mesmos. Possveis prticas a implementar: 1. Percursos pedonais, 2. Ciclovias, 3. Estacionamentos prprios para veculos de baixo impacte: reservado a bicicletas, reservado a poolshare, carros hbridos ou de combustveis ecolgicos (elctricos, biodiesel, hidrognio, etc).

C28

ACESSO PARA TODOS

5%

Mobilidade de baixo impacte

C29

Verificar a existncia de solues de mobilidade implementadas e disponveis.

C29

Acesso para todos Solues inclusivas

C30

Verificar: acessibilidade s diferentes reas do interior da habitao, acessibilidade s diferentes reas interiores do edifcio mas comuns e o acesso para todos no espao exterior.

Identificar todos os potenciais locais com problemas de acessibilidade e movimentao e identificar as solues adoptadas com vista sua resoluo, quer no interior das habitaes quer no exterior.

C30

CUSTOS NO CICLO DE VIDA VIVNCIA SCIO-ECON NMICA

2%

Custos no ciclo de vida

C31

Medidas a implementar:1. Escolha de equipamentos/solues eficientes e de baixo custo que possuem eficincia energtica; 2.Custos e periodicidade da manuteno.

Verificar a relao custo/qualidade dos equipamentos e solues.

C31

Flexibilidade / Adaptabilidade de usos

C32

Possveis prticas a implementar no interior: 1. Existncia de diferentes tipologias habitacionais; 2. Adaptaes de reas (reas exteriores, paredes exteriores e/ou interiores) - paredes de separao de divises interiores facilmente amovveis; 3. Acessibilidade simplificada s tubagens de gua e aos seus mecanismos de controlo; tubagens exteriores ou introduzidas em tectos falsos, concentrao de tubagens, pr instalao para climatizao, pr-instalao para equipamentos electrnicos nas reas principais e telefnicos, pr instalao de elevadores. Nos espaos exteriores assegurar que os mesmos so flexiveis e evolutivos. Medidas a implementar com efeitos para a envolvente: 1. Edifcio de uso misto (comercial e habitacional, servico comercial, habitao servios, etc.); 2. Edifcio com zonas pblicas exteriores e interiores que garantam uma ou mais necessidades concretas da populao envolvente e incentivem o investimento local (exemplo comrcio - lojas, mercados, restaurao, etc). Medidas a implementar com efeitos no edifcio: 3. O edifcio gere-se a si prprio ou seja as suas despesas de manuteno (luz, segurana, etc) so suportadas por rendimentos provenientes do prprio edifcio, por exemplo atravs de lucros pela captao de energia, aluguer de espaos, etc.; 4.Diversidade na forma de compra e aluguer de espaos e fraces no edifcio (exemplo diferentes preos) e tendo em conta diferentes tipos de utilizadores (jovens adultos) de forma a criar um conjunto de procuras e ofertas mais variado. No exterior permitir a criao de zonas onde possivel realizar as actividades econmicas de forma ajustada.

Listar e comprovar as solues, e/ou medidas implementadas, o seu objectivo, eficincia e eficcia com vista a facilitar a adaptabilidade do edifcio a outros usos usos. Verificar a existncia de reas modulares e adaptveis.

C32

DIVERSIDADE ECONMICA

4%

Dinmica econmica local

C33

Identificar todos os potenciais locais com desigualdades sociais, e identificar as solues adaptadas com vista sua resoluo.

C33

Trabalho Local

C34

No existir decrscimo no nmero de empregos permanentes. Fomentar a oferta de emprego nas actividades para o espao pblico: comerciais, culturais, actividades locais, criao de empregos de elevada competncia que contribua para o desenvolvimento da regio onde se insere.

Criar condies para gerar novos empregos no prprio edifcio e/ou existncia de postos de trabalho na envolvente do mesmo (at 1000m), que possam contribuir para a integrao das pessoas que residam nesse edifcio. Quantificar as amenidades naturais e humanas existentes na envolvente do edifcio ou empreendimento (raio de 1000m). Determinar a distncia a cada uma dessas amenidades, segundo um percurso que possa ser facilmente percorrvel a p. Identificar todas as solues, equipamentos, actividades e medidas adoptados com vista a garantir a acessibilidade e interaco do espao edificado com a comunidade.

C34

Amenidades locais AMENIDADES E INTERACO SOCIAL 4% S Acessibilidade e interao com a comunidade

C35

Existncia de amenidades naturais (rio, bosque), humanas como lojas de comida e correios a 500m. Proximidade a cinco das seguintes amenidades a 1000 m: posto dos correios, banco, farmcia, escola, centro de sade, centro de lazer, centro comunitrio, jardim para crianas. Possveis intervenes que permitam a integrao e acessibilidade da comunidade ao empreendimento: tornar possvel que os no residentes do edifcio possam usufruir dos espaos exteriores naturais, de lazer e/ou desporto, destinados a qualquer faixa etria. Privilegia-se tambm em certas situaes o usufruto tambm das zonas interiores do edifcio que possam ser acedidas pela comunidade (ex: zonas interiores de restaurao associadas aos espaos exteriores pblicos). Possveis intervenes: providenciar vrios nveis de controlo sobre os factores: temperatura, humidade, ventilao, iluminao, sombreamento, entre outros, para os ocupantes e utilizadores dos espaos.

C35

C36

C36

Capacidade de controlo

C37

Listar todas as medidas e dispositivos existentes, nvel de controlo, abrangncia e programabilidade, que permitem controlar o ambiente interior, seu objectivo, eficincia e eficcia.

C37

Condies de participao e governncia

C38

Promover na fase incial do plano estratgico uma troca alargada de informao entre os responsveis pelo projecto e os eventuais utilizadores do espao. Promover reunies peridicas em cada fase do projecto, onde os possveis utilizadores estejam representados por uma populao diversificada (idade, nvel de instruo, condio econmica). Definir uma equipa de projecto organizada hierarquicamente com funes bem definidas e estipuladas para cada um dos seus membros. As decises tomadas pela equipa de projecto devem ser sempre divulgadas a populao local antes de se iniciar qualquer interveno no espao pblico.

Verificar e contabilizar a aplicao de medidas que permitam uma boa interaco com a comunidade, e que essa mesma comunidade (nomeadamente a residente) tenha influncia nas tomadas de deciso relativamente gesto do edificado.

C38

PARTICIPAO E CONTROLO 13 Critrios

4%

Controlo dos Riscos Naturais - Segurana (Safety)

C39

Medidas a implementar: implementao de estruturas de proteco/resistentes a sismos, ventos fortes, cheias e outros riscos naturais nos locais com mdio ou elevado grau de perigo para o utente. Por exemplo: implementao de bons revestimentos no exterior do edifcio e que sejam resistentes s condies climatricas Quantificao da utilizao de materiais e solues arquitectnicas que no representem um risco extremas, incorporao de vidros temperados nos edifcios ou no mobilirio urbano que se encontra parcialmente ou totalmente exposto ao clima ou com grande ou que reduzam os efeitos dos riscos naturais (cheias, sismos, ventos fortes) para os utilizadores. afluncia ou passagem de pessoas, utilizao de rvores com razes mdias a profundas junto a reas sujeitas as intempries e guardas corpos adequados nas Estimar quais so as reas e nveis de reduo das ocorrncias de acidentes resultantes de reas com algum grau de perigo (escadas, zonas inclinadas, etc) ou com grande afluncia ou passagem de pessoas, implementao de medidas de reduo de fenmenos naturais, devendo ser dada particular ateno durante a fase de planeamento e velocidade dos automveis nas vias junto s reas de acesso ao edifcio com grande afluncia ou passagem de pessoas. Solues exteriores adaptadas construo do edifcio e zonas exteriores. proteco destes riscos. Efectuar o levantamento de medidas que visem a reduo de fenmenos de criminalidade e vandalismo no edifcio e reas adjacentes. Aplicao de medidas de controlo e inibio da criminalidade e vandalismo em duas vertentes distintas mas complementares: edifcio e espao pblico adjacente, sendo que as medidas ao nvel do espao pblico so as mais preponderantes. Essas medidas podem-se organizar em reas referentes iluminao, vigilncia, permeabilidade do espao e campos de viso nesse mesmo espao. Identificar todos os tipos (em qualidade e quantidade) de informao disponveis e entregues aos ocupantes e responsveis da manuteno, sobre aspectos ambientais, funcionamento de equipamentos, plantas do edifcio, especificaes de manuteno, monitorizaes, manuais de utilizao, instalaes, entre outros. Verificar e listar a existncia de algum tipo de monitorizao ambiental, SGA (ou outros), bem como as certificaes existentes ou a existir e a fase em que se encontram. Listar os aspectos inovadores que foram implementados e proceder a uma caracterizao dos mesmos, inclusive o seu contributo efectivo para a melhoria de desempenho ambiental do edifcio e a rea de incidncia.

C39

19%

Controlo das Ameaas Humanas - Controlo de Criminalidade (Security)

C40

Medidas a implementar: controlo dos riscos asssociados a actividades que utilizem substncias perigosas. Existncia de espaos bem iluminados, vigiados e com campo de viso aberto, edifcios com fachada e acesso principal inserido na frente/rua, estabelecimento de horrio de abertura/encerramento em reas cuja segurana/criminalidade seja difcil de controlar, ptios interiores.

C40

GESTO AMBIENTAL E INOVAO

Condies de utilizao ambiental GESTO AMBIENTAL 6% Sistema de gesto ambiental Inovao de prticas, solues ou integraes

C41

Possiveis intervenes a executar para fomentar a rea de acessibilidade informao ambiental disponibilizar informaes: manual de utilizador, plantas de instalaes elctricas, canalizaes, arquitectnicas, informao sobre utilizao e manuteno de equipamentos, estrutura, materiais, entre outras. Informao sobre monitorizaes e desempenho, entre outras.

C41

3 Critrios

C42

Implementar componentes OU um sistema de gesto ambiental e proceder mesmo sua certificao pelo EMAS ou ISO 14001 ou 14001+ 14001+.

C42

8%

INOVAO

2%

C43

Verificar-se a existncia de um elemento inovador em, pelo menos, 2 das seguintes vertentes (local e integrao, recursos, cargas e ambiente interior).

C43

You might also like