You are on page 1of 23

0.

O Bobo
Bobo quem confia sempre; bobo quem continua confiando, contrariamente ao que recomendam todas as suas experincias vividas. Voc o engana, e ele confia em voc; voc o engana de novo, e ele continua confiando; voc o engana mais uma vez, e ele ainda confia em voc. Ento voc dir que ele um bobo, que no aprende. A confiana dele enorme; uma confiana to pura que ningum consegue corromp-la Seja um bobo no sentido taosta, no sentido do Zen. No tente criar uma muralha de conhecimentos em torno de voc. Seja qual for a experincia que venha a voc, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-se dela. V limpando sua mente o tempo todo; v morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui-agora, como se tivesse O Bobo acabado de nascer, como se fosse um beb. No comeo isso ser muito difcil. O mundo comear a tirar vantagem de voc... deixe que o faam. So uns pobres companheiros. Ainda que trapaceiem com voc, que o enganem e roubem, deixe acontecer, porque aquilo que realmente seu no pode ser roubado, o que realmente lhe pertence ningum pode tirar de voc. E a cada vez que voc no permitir que as circunstncias o corrompam, a oportunidade se transformar em um efeito de integrao dentro de voc. A sua alma se tornar mais cristalizada. Osho Dang Dang Doko Dang Chapter2 Comentrio: Momento a momento, e a cada passo, o Bobo vai deixando o passado para trs. No leva nada mais do que a sua pureza, sua inocncia e sua confiana, simbolizadas pela rosa branca em sua mo. O estampado do seu colete contm as cores dos quatro elementos do Tar, indicando que ele est em harmonia com tudo o que existe sua volta. A sua intuio est ativada em grau mximo. Neste momento o Bobo tem o apoio de todo o universo para dar o seu salto em direo ao desconhecido. Aventuras esperam por ele no rio da vida. A carta est indicando que, se neste momento voc confiar em sua intuio, na sua sensibilidade para a "adequao" das coisas, voc no poder errar. Os seus atos podero parecer "tolos" para os outros, ou at para voc mesmo, se tentar analis-los com a mente racional. A posio "zero" porm, ocupada pelo Bobo, a do nmero inumervel, na qual a confiana e a inocncia que so os guias, e no o ceticismo e a experincia passada.

1. Existncia
Voc no est a por acaso. A existncia precisa de voc. Sem a sua presena, algo estar faltando na existncia e ningum poder ocupar o lugar. Isto o que lhe confere dignidade: saber que a existncia inteira sentiria a sua falta. As estrelas, o sol e a lua, as rvores, os pssaros, a terra -- tudo no universo sentiria que um pequeno lugar est vago, o qual no pode ser ocupado por ningum mais, a no ser voc. Isto lhe d uma alegria enorme, uma comprovao de que voc tem a ver com tudo o que existe, e de que a existncia preocupa-se com voc. Quando voc est purificado e transparente, voc poder perceber uma imensurvel quantidade de amor derramando-se sobre voc de todas as dimenses. Osho God is Dead: Now Zen is the Only Living Truth Chapter 1 Comentrio: Esta figura nua est sentada sobre a folha do ltus da perfeio, com o olhar perdido na beleza do cu noturno. Ela sabe que "lar" no um lugar fsico no mundo exterior, mas uma qualidade interna de relaxamento e de aceitao. As estrelas, as pedras, as rvores, as flores, os peixes e os pssaros -- so todos nossos irmos e irms nesta dana da vida. Ns, seres humanos, temos certa tendncia a nos esquecer disso, enquanto procuramos cumprir nossos compromissos particulares, e acreditamos que preciso lutar para conseguir aquilo de que precisamos. No fundo, porm, nossa sensao de estar parte apenas uma iluso, criada pelas preocupaes limitadas da mente. Agora chegado o momento de verificar se voc est se permitindo receber a ddiva extraordinria do sentir-se "em casa", onde quer que voc esteja. Se estiver, assegure-se de dedicar tempo para desfrutar essa sensao, de forma que ela possa aprofundar-se e permanecer com voc. Se, por outro lado, voc tem se sentido como se o mundo estivesse espreita para peg-lo, hora de fazer uma pausa. V l fora esta noite, e olhe para as estrelas.

Existncia

2. Voz Interior
Se voc encontrou a sua verdade dentro voc, no h mais nada para descobrir em toda esta existncia. A verdade est atuando atravs de voc. Quando voc abre os olhos, a verdade abrindo os olhos. Quando fecha os seus olhos, a verdade que est fechando os olhos. Esta uma meditao extraordinria. Se voc puder simplesmente entender o mecanismo, no precisar fazer nada - o que quer que estiver fazendo, estar sendo feito pela verdade. Se voc estiver andando, ser a verdade andando; se estiver dormindo, ser a verdade dormindo; se estiver falando, ser a verdade falando; se estiver em silncio, ser a verdade que estar em silncio. Esta uma das tcnicas de meditao mais simples. Pouco a pouco, tudo se acomoda segundo esta frmula simples e, Voz Interior ento, no h mais necessidade da tcnica. Quando voc est curado, joga fora a meditao, joga fora o remdio. Ento, voc vive como verdade -- cheio de vida, radiante, satisfeito, abenoado, uma cano em si mesmo. Toda a sua vida se transforma em uma prece sem palavras ou, melhor dizendo, em um estado de orao, em um estado de graa, de beleza que no pertence a este mundo, em um raio de luz vindo do alm, iluminando a escurido do nosso mundo. Osho The Great Zen Master Ta Hui Chapter 23 Comentrio: A voz Interior no fala por palavras, mas na linguagem inarticulada do corao. como um orculo que s fala a verdade. Se tivesse um rosto, seria como o que aparece no centro desta carta -- desperto, vigilante, e capaz de aceitar tanto a escurido quanto luz, simbolizadas pelas duas mos que seguram o cristal. O cristal, em si, representa a luminosidade que advm de se haver superado todas as dualidades. A voz interior tambm pode ser brincalhona, medida que mergulha profundamente nas emoes e ressurge para lanar-se em direo ao cu, como dois golfinhos danando nas guas da vida. Ela est ligada ao cosmos por intermdio da coroa em forma de lua crescente, e a Terra, do modo como est representada pelas folhas verdes no quimono desta figura. H momentos em nossas vidas, em que muitas vozes parecem nos estar chamando de vrias direes. A prpria confuso que sentimos nessas ocasies, um lembrete para que procuremos silncio e centramento dentro de ns mesmos. S assim seremos capazes de escutar a nossa verdade.

3. Criatividade
Criatividade a qualidade que voc traz para a atividade que est fazendo. Trata-se de uma atitude, de uma disposio interior -- a maneira como voc olha para as coisas... Nem todo mundo pode ser um pintor -- e tambm no h necessidade disso. Se todos fossem pintores, o mundo seria muito feio; e viver seria difcil. E tambm no todo mundo que pode ser danarino, nem h necessidade disso. Todos, porm, podem ser criativos. Seja o que for que faa, se voc o faz com alegria, se o faz com amor, se o seu ato de fazer no meramente econmico, ento ele criativo. Se algo cresce em seu ntimo como conseqncia, se isso lhe traz desenvolvimento, ento espiritual, criativo, divino. Criatividade Voc se torna mais divino medida que fica mais criativo. Todas as religies do mundo disseram que Deus o criador. Eu no sei se ele ou no o criador, mas de uma coisa eu sei: quanto mais criativo voc se torna, mais divino voc fica. Quando sua criatividade chega a um clmax, quando a sua vida inteira se torna criativa, voc est em Deus. Ele deve ser, portanto, o criador, pois as pessoas que foram criativas estiveram mais prximas dele. Ame o que voc faz. Assuma uma postura meditativa enquanto voc estiver fazendo algo -- seja l o que for! Osho A Sudden Clash of Thunder Chapter 4 Comentrio: A partir da alquimia de fogo e gua na parte de baixo, at a luz divina que entra pela parte de cima, a figura desta carta est literalmente "possuda" pela fora criativa. Realmente, a experincia da criatividade um mergulho no misterioso. Tcnica, treinamento e conhecimento so apenas instrumentos; o segredo abandonar-se energia que alimenta o nascimento de todas as coisas. Essa energia no tem forma nem estrutura e, no entanto, todas as formas e estruturas nascem dela. -: Pouco importa a forma de expresso particular que a sua criatividade assuma -pode ser a pintura ou o canto, o plantio de um jardim ou a preparao de uma refeio. O importante estar aberto para aquilo que quer se expressar por seu intermdio. Lembre-se de que no somos donos das nossas criaes -- elas no nos pertencem. A criatividade verdadeira nasce de uma unio com o divino, com o mstico e com o incognoscvel. Da ser ela tanto uma alegria para quem cria, quanto uma bno para os demais.

4. O Rebelde
As pessoas tm muito medo daqueles que conhecem a si mesmos. Estes tm um certo poder, uma certa aura e um certo magnetismo, um carisma capaz de libertar os jovens, ainda cheios de vida, do aprisionamento tradicional... O homem iluminado no pode ser escravizado -- este o problema -- e no pode ser feito prisioneiro... Todo gnio que tenha conhecido um pouco do seu ntimo est fadado a ser um pouco difcil de ser absorvido: ele dever ser uma fora perturbadora. As massas no querem ser perturbadas, ainda que se encontrem na misria; esto na misria, mas esto acostumadas com isso, e qualquer um que no seja um miservel parece um estranho. O homem iluminado o maior forasteiro do mundo; ele O Rebelde parece no pertencer a ningum. Nenhuma organizao consegue confin-lo, nenhuma comunidade, nenhuma sociedade, nenhuma nao. Osho The Zen Manifesto: Freedom from Oneself Chapter 9 Comentrio: A figura de poder e autoridade desta carta , visivelmente, de algum que senhor do seu prprio destino. Em seu ombro, h uma representao do sol, e a tocha que ele segura na mo direita simboliza a luz da sua prpria verdade, arduamente conquistada. Rico ou pobre, o Rebelde de fato um imperador, porque quebrou as correntes do condicionamento repressivo e das opinies da sociedade. Ele deu forma a si mesmo abraando todas as cores do arco-ris, aflorando das razes obscuras e amorfas de seu passado inconsciente, e criando asas para voar para o cu. A sua prpria maneira de ser rebelde -- no porque esteja lutando contra algum ou contra qualquer coisa, mas porque ele descobriu a sua prpria natureza verdadeira e est determinado a viver de acordo com ela. A guia o animal com o qual se afina espiritualmente, um mensageiro entre a terra e o cu. O Rebelde nos desafia a ser suficientemente corajosos para assumir responsabilidade por quem somos, e para viver a nossa verdade.

5. No-Materialidade
Buda escolheu uma das palavras que realmente trazem em si um grande potencial -- shunyata. A palavra inglesa, o equivalente ingls nothingness [nada], no uma palavra to bela. Por esse motivo que eu gostaria de transform-la em no-thingness (no-materialidade) -porque o "nada" de fato no exatamente um vazio: ali se encontra potencialmente o "tudo". Nele, vibram todas as possibilidades. Trata-se de potencial, potencial absoluto. Ainda no est manifesto, mas tudo est contido ali. No princpio natureza, no final natureza. Ento, por que criar tanta confuso no meio do caminho...? Por que ficar to preocupado, to ansioso, com tantas ambies, no meio do caminho -- por que criar tamanho desespero? Toda a jornada da no-materialidade no-

No-Materialidade

materialidade. Osho Take it Easy, Volume 1 Chapter 5 Comentrio: Encontrar-se "no vazio" pode ser desorientador e at assustador. Nada em que se apoiar, nenhum sentido de direo, nem mesmo um indcio a respeito de quais opes e possibilidades poderiam estar frente. Era, porm, exatamente esse estado de potencialidade pura que existia antes que o universo fosse criado. Tudo o que voc pode fazer agora relaxar no seio dessa no-materialidade... mergulhar nesse silncio entre as palavras... observar esse vazio entre a expirao e a inspirao, e guardar o tesouro de cada momento vazio da experincia. Alguma coisa sagrada est para nascer.

6. Os Amantes
preciso ter em mente estas trs coisas: o amor de nvel inferior o sexo -- este fsico -- e o refinamento maior do amor a compaixo. O sexo encontra-se abaixo do amor, a compaixo est acima dele; o amor fica exatamente no meio. Bem pouca gente sabe o que o amor. Noventa e nove por cento das pessoas, infelizmente, pensa que sexualidade amor -- no . A sexualidade por demais animal; certamente, ela contm o potencial para transformar-se em amor, mas ainda no amor, apenas potencial... Se voc se tornar consciente e alerta, meditativo, ento o sexo poder ser transformado em amor. E se a sua atitude meditativa tornar-se total, absoluta, o amor poder ser transformado em compaixo. O sexo a semente, o amor Os Amantes a flor, compaixo a fragrncia. Buda definiu a compaixo como sendo "amor mais meditao". Quando o seu amor no apenas um desejo pelo outro, quando o seu amor no apenas uma necessidade, quando o seu amor um compartilhar, quando seu amor no de um pedinte, mas de um imperador, quando o seu amor no est pedindo nada em troca, mas est pronto para dar apenas -- dar s pela total alegria de dar --, ento, acrescente a meditao a ele, e a pura fragrncia exalada. Isso compaixo; compaixo o fenmeno mais elevado. Osho Zen, Zest, Zip, Zap and Zing Chapter 3 Comentrio: Aquilo que chamamos de amor na verdade todo um espectro de modos de se relacionar, abrangendo desde a terra at o cu. No nvel mais terreno, o amor a atrao sexual. Muitos de ns continuamos presos nesse nvel, porque o condicionamento a que fomos submetidos sobrecarregou nossa sexualidade com toda sorte de expectativas e de represses. Na verdade, o maior "problema" do amor sexual que ele nunca perdura. S quando aceitamos tal fato que podemos celebr-lo pelo que ele realmente -- dar as boasvindas a seu aparecimento, e dizer adeus com gratido quando ele se vai. Ento, medida que vamos amadurecendo, podemos vivenciar o amor que existe alm da sexualidade, e que honra a individualidade singular do outro. Comeamos a compreender que o nosso parceiro funciona freqentemente como um espelho, refletindo aspectos desconhecidos do nosso ser mais profundo, e ajudando-nos a nos tornarmos completos em ns mesmos. Esse amor baseado na liberdade, no em expectativas nem na necessidade. Em suas asas, somos levados cada vez mais alto em direo ao amor universal, que vivencia tudo como uma coisa s.

7. Conscincia
A mente nunca pode ser inteligente -- s a no-mente inteligente. S a no-mente original e radical. S a nomente revolucionria -- revoluo em ao. A mente lhe d uma espcie de estupor. Sobrecarregado pelas lembranas do passado, sobrecarregado pelas projees do futuro, voc vai vivendo -- num nvel mnimo. No vive no mximo. A sua chama permanece muito fraca. Uma vez que voc comea a deixar de lado os pensamentos, a poeira que voc acumulou no passado, a chama se ergue -- lmpida, clara, viva, jovem. A sua vida como um todo se transforma em uma chama, e uma chama sem nenhuma fumaa. Isto o que a conscincia.

Conscincia

Osho A Sudden Clash of Thunder Chapter 1 Comentrio: O vu da iluso ou maya, que tem estado impedindo que voc perceba a realidade como ela , est comeando a queimar-se. Tal fogo no a chama aquecida da paixo, mas a flama fria da conscincia. medida que o vu vai sendo queimado, o rosto de um buda muito delicado e infantil torna-se visvel. A conscincia que est crescendo em voc neste momento no o resultado de algum "fazer" consciente, nem preciso que voc se esforce para fazer alguma coisa acontecer. Qualquer impresso que voc possa ter de que vinha tateando no escuro, est se desfazendo agora, ou logo se dissipar. Deixe-se assentar, e lembre-se de que, bem no fundo, voc apenas uma testemunha, eternamente silenciosa, consciente e imutvel. Um canal est se abrindo agora a partir da esfera de atividades at o centro do testemunhar. Ele o ajudar a atingir o desapego, e uma nova conscincia remover o vu dos seus olhos.

8. Coragem
A semente no pode saber o que lhe vai acontecer, a semente jamais conheceu a flor. E a semente no pode nem mesmo acreditar que traga em si a potencialidade para transformar-se em uma bela flor. Longa a jornada, e sempre ser mais seguro no entrar nessa jornada, porque o percurso desconhecido, e nada garantido. Nada pode ser garantido. Mil e uma so as incertezas da jornada, muitos so os imprevistos -- e a semente sentese em segurana, escondida no interior de um caroo resistente. Ainda assim ela arrisca, esfora-se; desfaz-se da carapaa dura que a sua segurana, e comea a mover-se. A luta comea no mesmo momento: a batalha com o solo, com as pedras, com a rocha. A semente era muito resistente, mas a plantinha ser muito, muito Coragem delicada, e os perigos sero muitos. No havia perigo para a semente, a semente poderia ter sobrevivido por milnios, mas para a plantinha os perigos so muitos. O brotinho lana-se, porm, ao desconhecido, em direo ao sol, em direo fonte de luz, sem saber para onde, sem saber por qu. Enorme a cruz a ser carregada, mas a semente est tomada por um sonho, e segue em frente. Semelhante o caminho para o homem. rduo. Muita coragem ser necessria. Osho Dang Dang Doko Dang Chapter 4 Comentrio: Esta carta mostra uma pequena flor silvestre que enfrentou o desafio das rochas, das pedras em seu caminho, para aflorar luz do dia. Envolta em brilhante aura de luz dourada, ela exibe a majestade do seu pequenino ser. Sem nenhum constrangimento, equipara-se ao sol mais brilhante. Quando nos defrontamos com uma situao muito difcil, h sempre uma escolha: podemos ficar repletos de ressentimentos e tentar encontrar algum ou alguma coisa em que pr a culpa pelas nossas dificuldades, ou podemos enfrentar o desafio e crescer. A flor nos mostra o caminho, na medida em que a sua paixo pela vida a conduz para fora da escurido, para o mundo da luz. No h nenhum sentido em se lutar contra os desafios da vida, ou tentar evit-los ou neg-los. Eles esto a, e se a semente deve transformar-se na flor, precisamos passar por eles. Seja corajoso o bastante para transformar-se na flor que voc foi feito para ser.

9. Solitude
Quando voc est sozinho, voc no est s, est simplesmente solitrio -- e h uma grande diferena entre solido e solitude. Quando voc est em solido, fica pensando no outro, sente a falta do outro. A solido um estado de esprito negativo. Voc fica sentindo que seria melhor se o outro estivesse ali -- seu amigo, sua esposa, sua me, a pessoa amada, seu marido. Seria bom se o outro estivesse ali, mas ele no est. Solido ausncia do outro. Solitude a presena de si mesmo. A solitude muito positiva. uma presena, uma presena transbordante. Voc se sente to pleno de presena que pode preencher o universo inteiro com a sua presena, e no h nenhuma necessidade de ningum.

Solitude

Osho The Discipline of Transcendence, Volume 1 Chapter 2 Comentrio: Quando no existe "algum significativo" em nossa vida, podemos tanto nos sentir solitrios, quanto desfrutar da liberdade que a solido traz. Quando no encontramos apoio entre os outros para as nossas verdades sentidas profundamente, podemos nos sentir isolados e amargurados, ou ento celebrar o fato de que o nosso modo de ver as coisas seguro o bastante, at para sobreviver poderosa necessidade humana de aprovao da famlia, dos amigos, dos colegas. Se voc est enfrentando uma tal situao neste momento, tome conscincia de como est optando por encarar a sua "solitude", e assuma a responsabilidade pela escolha que fez. A figura humilde desta carta brilha com uma luz que emana do seu interior. Uma das contribuies mais significativas do Buda Gautama para a vida espiritual da humanidade foi insistir junto a seus discpulos: "Seja uma luz para voc mesmo". Afinal de contas, cada um de ns deve desenvolver em si a capacidade de abrir o seu prprio caminho atravs da escurido, sem quaisquer companheiros, mapas ou guia.

10. Mudana
A vida segue repetindo-se despreocupadamente -- e a menos que voc se torne muito consciente, ela continuar se repetindo, como uma roda. Por isso que os budistas chamam a isso de roda da vida e da morte -- roda do tempo. Tudo se movimenta como uma roda: ao nascimento se segue a morte, morte o nascimento; ao amor se segue o dio, ao dio o amor; ao sucesso se segue o fracasso, ao fracasso o sucesso. Basta olhar volta... Se lhe for possvel observar apenas por alguns dias, voc perceber um padro se definindo: o esquema da roda. Em um dia, numa bela manh, voc se sente to bem, to feliz e, no outro dia, est chateado, to infeliz, que comea a pensar em cometer suicdio. H apenas alguns Mudana dias voc se sentiu to cheio de vida, to abenoado, que agradecia a Deus, pois voc estava num estado de esprito de profunda gratido, e hoje h um grande sentimento de inconformismo, e voc no v razo que justifique continuar vivendo... E essa alternncia vai se repetindo, mas a gente no chega a perceber o padro. Uma vez que voc perceba o padro, voc pode libertar-se dele. Osho Take it Easy, Volume 1 Chapter 7 Comentrio: O smbolo desta carta uma roda enorme que representa o tempo, o destino, o karma. Galxias orbitam em torno desse crculo que est em constante movimento, e os doze signos do zodaco aparecem sua volta. Na parte de dentro da circunferncia esto os oito trigramas do I Ching, e mais prximo ao centro aparecem as quatro direes, cada qual iluminada pela energia do relmpago. O tringulo giratrio neste momento est apontando para cima, em direo ao divino, e o smbolo chins do yin e yang, macho e fmea, o criativo e o receptivo, fica no centro. Com freqncia tem sido dito que a nica coisa que no muda no mundo, a prpria mudana. A vida est mudando continuamente, evoluindo, morrendo e renascendo. Todos os opostos tm um papel nesse vasto esquema circular. Se voc se agarrar borda da roda, poder ficar tonto! Avance em direo ao centro do ciclone e relaxe, sabendo que esse estado tambm passar.

11. Ruptura
Converter a derrocada em ruptura, eis toda a funo de um mestre. O psicoterapeuta simplesmente pe remendos. Essa a sua funo. Ele no est ali para transform-lo. Voc precisa de uma metapsicologia -- a psicologia dos budas. Sofrer uma derrocada conscientemente a maior aventura da vida. o maior risco, porque no h nenhuma garantia de que a derrocada se transformar em uma ruptura. Ela se transforma, mas essas coisas no podem ser garantidas. O caos em que voc se encontra muito antigo -- por muitas, muitas vidas voc tem estado no caos. Trata-se de um caos espesso e denso. quase um universo em si mesmo. Portanto, quando voc o desafia com sua capacidade limitada, claro que h perigo. Sem Ruptura desafiar, porm, esse perigo, ningum jamais se tornou integrado, ningum jamais se tornou um indivduo, indivisvel. O Zen, ou a meditao, o mtodo que ir ajud-lo a passar atravs do caos, pela noite escura da alma, com equilbrio, disciplinado, alerta. O alvorecer no est muito longe, mas antes que lhe seja possvel alcanar o nascer do dia, a noite escura precisar ser atravessada. medida que a alvorada for se aproximando, a noite se tornar ainda mais escura. Osho Walking in Zen, Sitting in Zen Chapter 1 Comentrio: A predominncia do vermelho nesta carta indica, logo primeira vista, que o seu tema a energia, o poder e a fora. A aura brilhante emana do plexo solar ou centro de poder da figura, e a sua postura de exuberncia e determinao. Todos ns atingimos ocasionalmente um ponto em que "bastante o bastante". Nesses momentos parece que precisamos fazer alguma coisa, qualquer coisa, ainda que mais tarde essa coisa se revele um engano. Precisamos deixar de lado as cargas e restries que nos esto limitando. Se no fazemos isso, elas ameaam sufocar e neutralizar nossa prpria energia vital. Se neste momento voc est sentindo que "bastante o bastante", aceite o risco de romper com os velhos padres e limitaes que tm impedido a sua energia de fluir. Ao faz-lo, voc ficar surpreso com a vitalidade e com a energia que essa Ruptura trar sua vida.

12. Nova Viso


Quando voc se abre para o supremo, imediatamente ele se derrama dentro de voc. Voc j no mais um ser humano comum -- voc transcendeu. Seu insight transformou-se no insight da existncia como um todo. Agora, voc no mais um ser parte -- voc encontrou as suas razes. No sendo assim -- o que o mais comum --, as pessoas vo vivendo sem razes, sem saber de onde o seu corao continua recebendo energia, sem saber quem continua respirando em seu interior, sem conhecer a seiva da vida que est circulando dentro delas. No se trata do corpo, e no se trata da mente -- alguma coisa transcendental a todas as dualidades, que se denomina bhagavat -- o bhagavat nas dez direes... Nova Viso O seu ser interior, quando se abre, vivencia inicialmente duas direes: a altura e a profundidade. Depois, devagarinho, medida que vai se acostumando com essa situao, voc comea a olhar em volta, estendendo-se em todas as outras oito direes. Quando voc alcanar o ponto em que a sua altura e a sua profundidade se encontram, ento, voc poder olhar em volta, para a prpria circunferncia do universo. A partir desse momento, a sua conscincia comear a desdobrar-se em todas as dez direes, mas o caminho ter sido s um. Osho Zen: The Diamond Thunderbolt Chapter 9 Comentrio: A figura desta carta est nascendo de novo, emergindo de suas razes presas a terra e criando asas para voar em direo ao ilimitado. As formas geomtricas em volta do seu corpo mostram as muitas dimenses da vida que esto simultaneamente ao seu alcance. O quadrado representa a parte fsica, o que est manifesto, o conhecido. O crculo representa o no-manifesto, o esprito, o espao puro. E o tringulo simboliza a natureza trina do universo: o manifesto, o no-manifesto, e o ser humano que contm a ambos. Voc est tendo agora uma oportunidade para enxergar a vida em todas as suas dimenses, das suas profundezas s alturas. Elas existem lado a lado, e, quando descobrimos pela experincia que o escuro e o difcil so to necessrios quanto o claro e o fcil, passamos a ter uma perspectiva muito diferente do mundo. Ao deixarmos que todas as cores da vida penetrem em ns, tornamo-nos mais integrados.

13. Transformao
Um mestre de Zen no simplesmente um professor. Em todas as religies, h apenas professores. Eles ensinam a respeito de assuntos que voc no conhece, e lhe pedem para acreditar no que dizem, porque no h jeito de transformar essa experincia em realidade objetiva. O professor tampouco as vivenciou -- ele acreditou nelas, e transmite a sua crena para outras pessoas. O Zen no o mundo do crente. No para fiis; o Zen destinado quelas almas ousadas que so capazes de desfazer-se de toda crena, descrena, dvida, razo, mente, e mergulhar simplesmente na sua existncia pura, sem fronteiras. Ele traz, porm, uma transformao tremenda. Permitam-me, portanto, dizer que, enquanto outros Transformao caminhos esto envolvidos com filosofias, o Zen est envolvido com metamorfose, com uma transformao. Trata-se de uma alquimia autntica: o Zen transforma voc de metal comum em ouro. Mas a sua linguagem precisa ser entendida, no com o seu raciocnio e o seu intelecto, mas com o seu corao amoroso. Ou at mesmo simplesmente escutar, sem se importar se verdade ou no. Um momento chega, repentinamente, em que voc enxerga aquilo que no percebeu a vida inteira. De repente, abre-se aquilo que o Buda Gautama denominou "oitenta e quatro mil portas". Osho Zen: The Solitary Bird, Cuckoo of the Forest Chapter 6 Comentrio: A figura central desta carta est sentada sobre a enorme flor do vazio, e segura os smbolos da transformao -- a espada que corta a iluso, a serpente que se rejuvenesce trocando de pele, a corrente partida das limitaes, e o smbolo yin/yang da transcendncia da dualidade. Uma das mos repousa no seu colo, aberta e receptiva. A outra est embaixo, tocando a boca de um rosto adormecido, simbolizando o silncio que se instaura quando estamos em repouso. Este um momento para uma passividade profunda. Aceite qualquer dor, tristeza ou dificuldade, conforme-se com o "fato consumado". muito semelhante experincia do Buda Gautama quando, aps anos de busca, ele finalmente desistiu, sabendo que no havia nada mais que pudesse fazer. Naquela mesma noite ele se tornou iluminado. A transformao chega, como a morte, no seu devido momento. E tambm como a morte, ela transporta voc de uma dimenso para outra.

14. Integrao
O conflito est no homem. A menos que seja resolvido ali, no poder ser resolvido em nenhum outro lugar. O desafio poltico est dentro de voc; ele acontece entre as duas partes da mente. H uma ponte muito pequena. Se essa ligao for rompida por algum acidente, por algum defeito fisiolgico ou por alguma outra razo, a pessoa fica dividida: ela se tornar duas pessoas -- e o fenmeno da esquizofrenia ou personalidade dividida, se manifestar. Se a ponte for rompida -- e uma ponte muito frgil --, ento voc se transformar em dois, passar a agir como duas pessoas. Pela manh, voc muito amvel, uma pessoa encantadora; tarde, est muito bravo, completamente diferente. Voc no ir lembrar-se de Integrao como foi de manh... e como poderia lembrar-se? Era uma outra mente que estava funcionando -- e a pessoa se transforma em duas pessoas. Se essa ponte for fortalecida o bastante para que as duas mentes deixem de ser duas e se tornem uma s, ento acontecer a integrao, a cristalizao. Aquilo que George Gurdjieff costumava chamar de cristalizao do ser apenas a transformao dessas duas mentes em uma s, o encontro do masculino e do feminino dentro de ns, o encontro do yin e do yang, o encontro do esquerdo com o direito, o encontro da lgica com o ilgico, o encontro de Plato com Aristteles. Osho Ancient Music in the Pines Chapter 1 Comentrio: A imagem da integrao a unio mstica, a fuso dos opostos. Este um momento de comunicao entre dualidades da vida, anteriormente vivenciadas. Ao invs da noite opondo-se ao dia, a escurido suprimindo a luz, as polaridades estaro trabalhando juntas para criar um todo unificado, transformando-se ininterruptamente uma na outra, cada qual contendo a semente do seu oposto no seu mago mais profundo. A guia e o cisne so ambos seres alados e majestosos. A guia a encarnao do poder e da solitude. O cisne a corporificao do espao e da pureza, flutuando e mergulhando com suavidade no elemento das emoes, totalmente satisfeito e realizado em sua perfeio e beleza. Ns somos a unio da guia com o cisne: macho e fmea, fogo e gua, vida e morte. A carta da integrao o smbolo da autocriao, da vida nova e da unio mstica, conhecida tambm como alquimia.

15. Condicionamento
A menos que voc abandone a sua personalidade, voc no ser capaz de encontrar a sua individualidade. A individualidade dada pela existncia; a personalidade imposta pela sociedade. Personalidade convenincia social. A sociedade no pode tolerar a individualidade porque a individualidade no acompanhar o rebanho, como uma ovelha. A individualidade tem a natureza do leo: o leo move-se sozinho. As ovelhas esto sempre em rebanho, na esperana de que estar em grupo ser aconchegante. Em meio multido, o indivduo sente-se mais protegido, seguro. Se algum atacar, na multido h todas as possibilidades de voc se salvar. Mas, e estando s? -- apenas os lees Condicionamento andam ss. Cada um de vocs nasceu leo, mas a sociedade est sempre condicionando, programando a mente de vocs como ovelhas. Ela lhes imprime uma personalidade, uma personalidade agradvel, simptica, muito conveniente, muito obediente. A sociedade quer escravos, no pessoas que sejam absolutamente dedicadas liberdade. A sociedade quer escravos porque os interesses estabelecidos querem obedincia. Osho One Seed Makes the Whole Earth Green Chapter 4 Comentrio: Esta carta lembra uma antiga histria Zen a respeito de um leo que foi criado por ovelhas, e pensava que era uma delas, at que um velho leo o capturou e o levou at um lago, onde lhe mostrou o seu prprio reflexo. Muitos de ns somos como esse leo -- a imagem que temos de ns mesmos no advm da nossa prpria vivncia direta, mas das opinies dos outros. Uma "personalidade" imposta de fora substitui a individualidade que poderia ter se desenvolvido de dentro. Ns nos tornamos apenas mais uma ovelha no rebanho, incapazes de nos movermos livremente, e inconscientes da nossa verdadeira identidade. hora de dar uma olhadela no seu prprio reflexo no lago, e de tomar a iniciativa de libertar-se do que quer que lhe tenha sido imposto como condicionamento pelos outros, com o objetivo de fazer voc acreditar em qualquer coisa a seu respeito. Dance, corra, mexa-se, fale uma lngua inexistente -- tudo o que for necessrio para acordar o leo adormecido dentro de voc.

16. Relmpago
O que a meditao faz lentamente, um forte brado do mestre, inesperado, na situao em que o discpulo est fazendo uma pergunta e o mestre pula e grita, ou lhe d um golpe firme, ou o atira porta afora, ou salta sobre ele... Tais mtodos no eram conhecidos. Foi simplesmente a genialidade muito criativa de Ma Tzu, e ele levou muitas pessoas iluminao. Algumas vezes parece hilariante: ele jogou um homem pela janela de um prdio de dois andares, e o homem s havia ido perguntar-lhe sobre o que meditar. Ma Tzu no apenas o atirou como saltou em seguida, caiu por cima dele, sentou-se no seu peito e perguntou: "Entendeu? O pobre sujeito respondeu "Sim", porque se dissesse Relmpago "No", o mestre seria capaz de bater nele, ou de fazer qualquer outra coisa. Aquilo j era o bastante -- seu corpo estava arrebentado e Ma Tzu, sentado no seu peito, perguntando: "Entendeu?" De fato ele entendeu, e justamente por aquilo ter sido to repentino, inesperado; ele nunca poderia ter imaginado uma coisa daquelas. Osho Isan: No Footprints in the Blue Sky Chapter 4 Comentrio: A carta mostra uma torre sendo queimada, destruda, explodida. Um homem e uma mulher se atiram dela, no por quererem isso, mas porque no h escolha. No fundo, aparece uma figura transparente, meditativa, representando a conscincia que a tudo assiste. Talvez voc esteja se sentindo muito abalado neste exato momento, como se a terra tremesse sob seus ps. O seu sentido de segurana est sendo desafiado, e a tendncia natural tentar segurar-se em tudo que estiver ao seu alcance. Esse terremoto interior, porm, tanto necessrio quanto tremendamente importante -se voc aceitar que ele acontea, voc emergir dos escombros mais forte e mais disponvel a novas experincias. Depois do incndio, a terra repovoada; aps a tempestade o ar apresenta-se limpo. Tente assistir destruio com desprendimento, quase como se isso estivesse acontecendo com uma outra pessoa. Diga "sim" ao processo ao encontrlo a meio caminho.

17. Silncio
A energia do todo se apossou de voc. Voc est possudo, voc nem mesmo existe mais: o que existe o todo. Neste momento, medida que o silncio o penetra, voc vai sendo capaz de compreender a significncia dele, porque o mesmo silncio vivenciado pelo Buda Gautama. o mesmo silncio de Chuang Tzu ou Bodhidharma, de Nansen... O sabor do silncio o mesmo. Os tempos mudam, o mundo continua se transformando, mas a experincia do silncio, a alegria que vem dele, permanece a mesma. Essa a nica coisa em que voc pode confiar, a nica coisa que nunca morre. Esta a nica coisa que voc pode chamar de seu prprio ser.
Silncio

Osho Zen: The Diamond Thunderbolt Chapter 1

Comentrio: A receptividade silenciosa de uma noite estrelada de lua cheia, semelhante de um espelho, reflete-se abaixo no lago coberto de nvoa. O rosto que aparece no cu est em meditao profunda: uma deusa da noite que traz profundidade, paz e compreenso. Este um momento muito precioso. Ser fcil para voc repousar internamente, e sondar as origens do seu prprio silncio interior at o ponto em que ele se confunde com o silncio do universo. No h nada para fazer, lugar nenhum aonde ir, e a marca do seu silncio interior permeia tudo o que voc faz. Isso poderia deixar algumas pessoas sentirem-se desconfortveis, acostumadas que esto com todo o barulho e atividade do mundo. No importa. Procure encontrar as pessoas capazes de entrar em sintonia com o seu silncio, ou ento desfrute a sua solitude. Este o momento de reencontrar-se consigo mesmo. A compreenso e os insights que lhe ocorrem nesses instantes manifestar-se-o mais tarde, em uma fase de maior extroverso da sua vida.

18. Vidas Passadas


A criana poder tornar-se consciente somente se, na sua vida anterior, houver meditado o suficiente, se houver criado suficiente energia meditativa para lutar contra a escurido que a morte traz. O indivduo encontra-se simplesmente perdido em um esquecimento e, ento, de repente, encontra um novo tero e esquece completamente do corpo antigo. H uma descontinuidade. Essa escurido, essa inconscincia gera a descontinuidade. O Oriente tem trabalhado arduamente para penetrar essas barreiras. E o trabalho de dez mil anos no foi em vo. Todos podem adentrar sua vida anterior, e at muitas vidas passadas. Para que isso seja possvel, porm, necessrio que voc se aprofunde na sua meditao, e por duas razes: a menos que voc se aprofunde, voc no Vidas Passadas ser capaz de encontrar a passagem para uma outra vida; em segundo lugar, preciso que voc tenha ido muito fundo na meditao porque, caso voc encontre a passagem para uma outra vida, uma profuso de acontecimentos invadir a sua mente. J bastante difcil carregar apenas uma vida... Osho Hyakujo: The Everest of Zen Chapter 7 Comentrio: As mos da existncia assumem a forma dos rgos genitais femininos, a abertura da me csmica. Em seu interior se revelam muitas imagens, rostos de outros tempos. Conquanto possa ser divertido fantasiar a respeito de vidas passadas famosas, isso no passa de uma distrao. O importante enxergar e entender os padres krmicos das nossas vidas e as suas razes, em um ciclo repetitivo sem fim que nos aprisiona em um comportamento inconsciente. Os dois lagartos com as cores do arco-ris, um de cada lado, representam o saber e o no-saber. So os guardies do inconsciente, certificando-se de que estejamos preparados para uma viso que, de outra forma, poderia ser dilacerante. Um vislumbre da eternidade da nossa existncia constitui uma ddiva, e o entendimento da funo do karma em nossa vida no algo que possa ser conseguido quando se quer. Este um chamado para que voc desperte: os acontecimentos em sua vida esto tentando faz-lo enxergar um padro to antigo quanto jornada da sua prpria alma.

19. Inocncia
O Zen diz que se voc abandonar o conhecimento -- e dentro do conhecimento inclui-se tudo: seu nome, sua identidade, tudo... porque tudo isso lhe foi dado pelos outros --, se voc abandonar tudo o que lhe foi dado pelos outros, voc adquirir uma qualidade totalmente diferente de ser -- a inocncia. Isso ser uma crucificao da persona, da personalidade, e haver uma ressurreio da sua inocncia; voc se tornar outra vez uma criana, renascida. Osho Dang Dang Doko Dang Chapter 7 Comentrio: O velho desta carta irradia no mundo uma satisfao de Inocncia criana. H uma atmosfera de graa sua volta, indicando que ele est bem consigo mesmo, e com o que a vida lhe proporcionou. Parece que ele est conversando alegremente com o louva-a-deus em seu dedo, como se os dois fossem os maiores amigos. As flores cor-de-rosa que cascateiam em torno dele representam um tempo de deixar-acontecer, de relaxamento e doura. Elas so uma resposta sua presena, um reflexo da sua prpria natureza. A inocncia que advm de uma profunda experincia de vida semelhante de uma criana, sem ser infantil. A inocncia das crianas bela, mas ignorante. Ela ser substituda por desconfiana e dvida medida que a criana for crescendo e aprendendo que o mundo pode ser um lugar perigoso e ameaador. A inocncia, porm, de uma vida plenamente vivida, tem um qu da sabedoria e da aceitao do milagre da vida em eterna mudana.

20. Alm da Iluso


Esta a nica distino entre o sonho e o real: a realidade permite-lhe duvidar e o sonho no lhe permite duvidar... Para mim, a capacidade de duvidar uma das maiores bnos da humanidade. As religies comportam-se como inimigas, porque podam as prprias razes da dvida; e existe uma razo para que elas ajam assim: elas querem que as pessoas acreditem em determinadas iluses que elas vivem pregando... Por que motivo pessoas como o Buda Gautama tm insistido tanto em que a existncia inteira -- com exceo do seu eu que a tudo testemunha, com exceo da sua conscincia - efmera, feita do mesmo material de que so feitos os sonhos? Elas no esto afirmando que aquelas rvores no se encontram ali. No esto dizendo Alm da Iluso que aqueles pilares no esto l. No entenda mal por causa da palavra iluso (maya)... A palavra foi traduzida como "iluso", mas iluso no a palavra certa. Iluso algo que no existe. A realidade existe. "Maya" fica exatamente entre as duas -- algo que quase-existe. No que diz respeito a atividades do dia-a-dia, maya pode ser tomado como realidade. Apenas no seu sentido mximo - a partir do pice da sua iluminao -, as coisas se revelam irreais, ilusrias. Osho The Great Zen Master Ta Hui Chapter 12 Comentrio: A borboleta, nesta carta, representa o exterior, aquilo que est constantemente se transformando, aquilo que no real, mas uma iluso. Por detrs da borboleta est a face da conscincia, olhando para dentro, para aquilo que eterno. O espao entre os dois olhos abriu-se, revelando o ltus do desenvolvimento espiritual e o sol da conscincia que se levanta. Atravs da ascenso do sol interior, nasce a meditao. A carta nos lembra de no olhar para fora procura do que real, mas olhar antes para dentro de ns mesmos. Quando nos concentramos no mundo exterior, com freqncia nos assaltam os julgamentos -- isto bom, isto ruim, isto eu quero, aquilo eu no quero. Tais julgamentos nos mantm prisioneiros das nossas iluses, da nossa sonolncia, dos nossos velhos hbitos e padres. Abandone sua mente opiniosa e mova-se para dentro. L voc poder relaxar no seio da sua prpria verdade mais profunda, onde a diferena entre sonhos e realidade j

21. Concluso
Este o jeito Zen: no dizer as coisas at o fim. Isso precisa ser compreendido, pois uma metodologia muito importante. No dizer tudo significa dar uma oportunidade para que o ouvinte complete o que est sendo dito. Todas as respostas vm incompletas. O mestre s lhe ter dado uma direo... No momento em que voc chegar ao limite, voc saber o que ir permanecer. Sendo assim, se algum estiver tentando compreender o Zen intelectualmente, ir fracassar. No se trata de uma resposta para uma pergunta, mas de algo maior do que a resposta. Trata-se da indicao da prpria realidade... A natureza do buda no coisa muito distante: a sua prpria conscincia natureza de buda. E a sua Concluso conscincia capaz de testemunhar as coisas que constituem o mundo. O mundo chegar a um fim, mas o espelho permanecer, espelhando o nada. Osho Joshu: The Lion's Roar Chapter 5 Comentrio: Aqui, a ltima pea de um quebra-cabea est sendo colocada em seu lugar: a posio do terceiro olho, o lugar da percepo interior. Mesmo no fluxo sempre mutvel da vida, h instantes em que chegamos a um ponto de completude. Nesses momentos, somos capazes de apreender o quadro completo, o conjunto de todas as pequenas peas que ocuparam por tanto tempo a nossa ateno. No momento da concluso, podemos tanto nos sentir em desespero -- porque no queremos que aquela situao chegue a um fim --, como podemos nos sentir agradecidos e receptivos ao fato de que a vida cheia de concluses e de novos comeos. O que quer que tenha estado absorvendo o seu tempo e sua energia, agora est chegando ao fim. Ao concluir isso, voc estar criando condies para que alguma coisa nova possa comear. Use essa pausa momentnea para celebrar ambas as coisas: o encerramento do velho e a chegada do novo.

22. O Mestre
Aqui eu gostaria de dizer algo, que tenho guardado como um segredo por toda minha vida. Eu nunca quis ser um Mestre para ningum... Ser um mestre uma tarefa muito estranha. Voc precisa convencer pessoas sobre o corao utilizando argumentos e razes, racionalidades, filosofia, voc tem que usar a mente como uma serva do corao. O trabalho do mestre lhe afastar da mente, para que toda sua energia se mova para o corao. Voc captou o sentido? A palavra mestre cria a idia do discpulo, do seguidor. Como pode haver um mestre sem um discpulo, sem um seguidor? Mas no sentido espiritual da palavra, mestresignifica domnio de si mesmo. No tem nenhuma relao com qualquer seguidor; no depende da multido. O Mestre Um mestre sozinho suficiente. O novo homem de que tenho falado ser um mestre de si mesmo. Osho Comentrio: No Zen, o Mestre no um mestre de outros, mas um mestre de si mesmo - Cada gesto seu, e cada uma de suas palavras, refletem a sua condio de iluminado. Ele no um professor com uma doutrina para partilhar, nem um mensageiro supernatural conectado diretamente a Deus, mas simplesmente aquele que se tornou um exemplo vivo do mais alto potencial que repousa dentro de cada ser humano. Nos olhos do mestre, eles encontram a prpria verdade deles refletida, e no seu silncio eles encontram com maior facilidade o seu prprio silncio interior. Juntos, eles criam um campo de fora que d apoio a cada um isoladamente, para que encontre a sua prpria luz interior. Esta luz, uma vez encontrada, o discpulo chega a entender que o mestre exterior era apenas um catalizador, um recurso para provocar o despertar do interio

You might also like