You are on page 1of 13

Gerador de Eletricidade alimentado por Concentrador Solar Parablico.

1. INTRODUO

Os relatrios da Organizao das Naes Unidas sobre mudana de clima mostram que as emisses dos gases do efeito estufa tendem a continuar subindo nos prximos anos, fato que alarma toda comunidade ambiental do planeta. Toda populao clama por desenvolvimento de tecnologias para gerao de energia limpa. As tcnicas para gerao de energia limpa so conhecidas de longa data, entretanto, ainda hoje se fazem caras de serem implantadas efetivamente, como a elica, proveniente da fora dos ventos e fotovoltaica da luz solar. Neste projeto pretende-se viabilizar a construo de um prottipo de gerador eltrico baseado no mtodo CSP (Energia Solar Concentrada), mtodo menos conhecido, porem em alta em pases da Europa, especialmente na Espanha, e nos Estados Unidos. A tecnologia que se pretende aplicar para tornar possvel a construo do prottipo j dominada h anos, o que faz de seu custo baixo em relao suas concorrentes. Portanto, este projeto consiste em adaptao de tcnicas conhecidas pelo Homem em busca do funcionamento adequado e por fim seu aperfeioamento tcnico.

1.1 PPROBLEMA

Utilizam-se os combustveis fosseis como fonte primaria de energia, gs natural, petrleo e carvo mineral correspondem a cerca de 80% da demanda total exigida pelo mundo todo, segundo pesquisa da IEA (Agencia Internacional de Energia). Estes recursos so limitados e altamente poluentes. Nos ltimos 15 anos o preo do barril de petrleo triplicou conforme pesquisa da CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) e as previses para os preos futuros so desanimadoras. O crescimento nas emisses de gases responsveis pelo aquecimento global e efeito estufa, apontados por especialistas como causadores de fenmenos climticos severos como secas, furaces e enchentes, que geram prejuzos econmicos e afetam a sade de milhes de pessoas em todo o mundo. O grande vilo a emisso de gases poluentes, a partir da queima de combustveis fsseis, como o dixido de carbono. Por isso, necessrio que os pases industrializados diminuam as fontes poluentes como o carvo e o petrleo de suas matrizes energticas afim de evitar efeitos devastadores para o ambiente terrestre. O Brasil se coloca bem no cenrio mundial devido utilizao de energia renovvel proveniente da cana-de-acar, e da energia hidrulica, apesar destas no serem consideradas totalmente livres de efeitos prejudiciais ao meio ambiente. O Brasil visto como detentor da matriz energtica mais limpa do mundo industrializado e por isso cortejado pelas maiores economias mundiais como parceiro estratgico. Entretanto, nossa matriz no to limpa assim, a energia hidroeltrica, por exemplo, detentora de 18% da matriz energtica total do pas, um grande alvo das atuais questes ambientais, apesar de no emitir poluentes, a energia hidreltrica no est isenta de impactos ambientais e sociais. A inundao de reas para a construo de barragens gera problemas. O represamento da gua para a formao de imensos lagos artificiais so implica em destruio de extensas reas de vegetao natural, assoreamento do leito dos rios, prejuzos fauna e flora locais, alteraes no regime hidrulico dos rios, possibilidades da transmisso de doenas, como esquistossomose e malria, extino de algumas espcies de peixes, fatos que ainda podem trazer conseqncias incalculveis em longo prazo, alm de afetar diretamente a

populao local e agricultores, como explica Wagner de Cerqueira e Francisco em matria publicada no canal Brasil Escola do portal R7. A cana-de-acar traz problemas ambientais e econmicos graves, como a monocultura que degrada o solo, emisso de gases precursores da chuva acida devido queima do etanol e a condio social e trabalhista da mo-de-obra empregada, pelo primitivo processo de colheita.

1.2 HIPOTESES

Como resposta imediata a estes problemas tem-se em mos a eficincia energtica aliada aos modernos sistemas de controle e fonte de energia limpa e renovvel. Energia renovvel aquela originria de fontes naturais que possuem a capacidade de regenerao, ou seja, no se esgotam. O uso de fontes limpas e renovveis de energia importante no combate ao aquecimento do planeta. O Brasil, se mantendo na corrida pela ampliao da matriz energtica limpa, fechou recentemente acordos com Uruguai e Espanha para construo de parques elicos, tecnologia a qual alvo de discusses sobre sua eficincia no Brasil e efeitos indesejados de natureza ambiental e tecnolgica, interferindo na migrao de aves e em transmisses de dados sem fio. Todos os dias o planeta recebe uma imensa quantidade de energia proveniente da luz solar. Algumas estimativas afirmam que se utilizasse todo o potencial de energia solar em escala mundial seria possvel gerar um percentual de energia duas mil vezes a produo total de todas as usinas nucleares, termoeltricas e hidreltricas. Considerando somente as reas

emersas do planeta, tais como continentes e ilhas, uma vez que ainda teria a possibilidade de usar tambm a superfcie dos oceanos.

Distribuio diria mdia entre 1991-1993 da energia solar recebida pela Terra. Os crculos pretos representam a rea necessria para suprir toda a demanda de energia do planeta Terra.

Diante disso fica evidente o potencial colossal de tal fonte energtica, entretanto no so muitos os governos que investem seriamente em tecnologias para seu aproveitamento, como a Alemanha, mesmo tendo nvel de insolao anual baixo investe pesadamente na rea. Em fase de experincia, oferece subsdio s famlias que instalam equipamentos que transformam energia solar em eletricidade, o excedente repassado para outras reas da cidade e o governo paga por isso. O maior problema do aproveitamento da energia solar o custo para implantao de suas tecnologias, como exemplo a fabricao de placas fotovoltaicas, que so semicondutores de elevado custo e tecnologia restrita a alguns pases, o que prejudica a disperso do uso em

escala global, porm uma boa perspectiva para um futuro prximo o que pases a exemplo da Alemanha, Estados Unidos e Espanha tem feito. A Espanha, apesar de suas poucas reas de seu territrio com insolao anual, amplia seus investimentos em tecnologias de aproveitamento solar, no somente na clssica e cara tecnologia fotovoltaica, mas tambm em pesquisas novas que visam o aproveitamento direto da radiao infravermelha, ou seja, gerao de energia eltrica a partir da energia trmica do sol.

1.3 OBJETIVO

1.3.1 OBJETIVO GERAL

A gerao de energia eltrica proveniente da concentrao da energia trmica solar se mostra potencialmente vantajosa, uma vez que alvo de macio investimento de grandes economias da Europa e dos Estados Unidos e por tanto, nosso objetivo dominar esta tcnica.

1.3.2 OBJETIVOS ESPESIFICOS

Projetar e construir um Concentrador Solar Parablico para servir a fora trmica a um motor de ciclo Stirling que permitir a maior eficincia de converso trmica para mecnica. Pretende-se alcanar a mxima eficincia de aquecimento atravs da construo de um rastreador solar. Projetar e construir uma mquina Stirling capaz de trabalhar inclinada, verticalmente e horizontalmente devido aos movimentos que o concentrador rastreador executar. Desenvolvimento de um gerador que converter a energia mecnica em eltrica. Montar um concentrador solar capaz de se posicionar diretamente em direo d recepo mxima de radiao solar a fim de aquecer uma maquina trmica que por sua vez, converter este calor em energia mecnica que por fim, com uso de um gerador, se convertera em energia eltrica.

1.4 JUSTIFICATIVA

O Brasil mesmo como gigantesco pas com enormes reas de insolao intensa por todos os dias do ano e vasto territrio ocenico que poderia se tornar uma potncia em energia solar em pouco tempo, no aproveita o potencial solar, com este projeto visa-se o desenvolvimento e aprimoramento de tcnicas de aproveitamento de energia trmica proveniente da radiao solar na gerao de energia eltrica. O aproveitamento da energia solar trmica se faz mais vivel, pois toda engenharia de gerao j conhecida, uma vez aquecido o fluido que realizar trabalho, a gerao se resume ao clssico mtodo trmico utilizado h dcadas pelas usinas termoeltricas a combustvel

fssil, no se fazendo necessrio grandes investimentos em pesquisa. As mquinas e demais aparelhos que devem ser empregadas na execuo, por j serem utilizadas h muito tempo em varias aplicaes, podem ser construdas ou compradas e at aperfeioadas sem muita dificuldade. O mesmo acontece com a manuteno do equipamento, que deve ser fundamentalmente semelhante s tcnicas em execuo atualmente. Existem vrios mtodos de concentrao de radiao solar, a maioria necessita de grande numero de prottipos, rea e planta, ou seja, vrios concentradores devidamente alocados em uma vasta rea territorial e interligados por um grande sistema, estes sistemas precisam ser grandes para tornarem-se eficientes. Assim, atentaremos ao Concentrador Parablico, devido sua funcionalidade satisfatria em baixa escala. O calor gerado pelo concentrador parablico mover uma mquina de ciclo Stirling, considerada a mquina trmica mais eficiente j construda, com cerca de 45% de eficincia trmica para mecnica. Estudos comprovam a maior eficincia de sistemas solares rastreadores que se posicionam automaticamente durante o dia procurando a direo de mxima recepo de radiao solar. Ser possvel construir um nico prottipo capaz de, por si prprio, apresentar eficincia satisfatria para o estudo de sua viabilizao como sistema gerador de energia eltrica limpa e inesgotvel e de simples manuteno.

2. REFERENCIAL TERICO

2.1 Motor Stirling

Teoricamente, o motor Stirling a mquina trmicate mais eficiente possvel. Alguns prottipos construdos pela empresa Phillips nos anos 1950 chegaram a ndices de 45%, superando facilmente os motores a etanol, gasolina, diesel e as mquinas a vapor que possuem eficincia entre 20% e 30%.

Motor de ciclo Stirling fabricado pela Phillips em 1950

Este tipo de motor funciona com um ciclo termodinmico composto de 4 fases e executado em 2 tempos do pisto: compresso isotrmica (temperatura constante), aquecimento isocrico (volume constante), expanso isotrmica e arrefecimento isocrico. Este o ciclo idealizado, que diverge do ciclo real. No obstante, encontra-se muito prximo do chamado Ciclo de Carnot, que estabelece o limite terico mximo de rendimento das mquinas trmicas. O motor Stirling surpreendentemente simples, pois consiste de duas cmaras em diferentes temperaturas que aquecem e arrefecem o ar de forma alternada, provocando expanses e

contraces cclicas, o que faz movimentar dois mbolos ligados a um eixo comum fornecendo assim fora mecnica. Com utilizao de gases, como hidrognio ou hlio, com com menor viscosidade e maior condutividade termica, ou seja, que transportem energia trmica mais rapidamente e tenham menor resistncia ao escoamento, consegue-se maior potncia. O fluido de trabalho nunca deixa o interior da mquina, caracterizando assim uma maquina de ciclo fechado. O calor fornecido externamente, sem combusto, sem exploso, por tanto, sem grande vibrao e rudos, alm disso a queima externa feita de forma continua e no intermitente permitindo uma queima completa do combustvel, que pode ser qualquer, fazendo da mquina uma verdadeira multi-combustivl, utilizando qualquer fonte.

Como visto, um motor Stirling tradicional utiliza o diferencial de temperatura presente em um sistema fechado para gerar grandes quantidades de energia. O diferencial de temperatura ser criado pela incidncia solar refletida e concentrada na cmara quente, a cmara fria contar com um sistema de resfriamento utilizando um radiador, similar queles encontrados em automveis. O Radiador um dispositivo utilizado para troca de calor entre o ar atmosfrico e outra substncia contida em um sistema fechado. constitudo por uma srie de canais em forma de tubos ou de colmia que permitem aumentar a rea de contato por onde o ar passa retirando o calor do da substncia confinada, portanto quanto maior a rea de contato com o ar mais rpida a troca e mais eficiente o radiador. Fora mecnica tambm pode ser empregada, forando maior circulao do ar.

Sistema resfrigerador de moteres em automveis com radiador.

2.2 RASTREADOR SOLAR

2.3 CONCENTRADOR PARABLICO E RASTREADOR SOLAR

A unidade mvel e ajusta o seu ngulo em relao ao sol para maximizar a converso de energia durante todo o dia. A empresa estima que em horas de pico a converso solar alcana uma eficincia de 25%. 3. PROCEDIMENTO

A execuo se dar em trs estagios: 1 Mquina Stirling 2 Rastreamento Solar 3 Controle dos movimentos que o concentrador dever executar 4 Construo do Gerador Eltrico 5 Montagem final Cada etapa constituir, em ordem, de embasamento terico intenso, idealizao de modelos de teste, construo de prottipos, experimentao e testes de eficincia, busca terica por melhorias e correo de possveis problemas no previstos, ajuste tcnico, idelaizao de modelo final.

4. RECURSOS

A utilizao dos recursos oferecidos pela bolsa est estimado, a baixo em porcentagem. Material de Consumo A verba destinada a dispesa com material de consumo e aquisio de material teorico ser fixada em um mximo de 10% Recursos Humanos A fabricao e montagem final do motor e concentrador a fatia mais onerosa, pois tem-se a inteno de contratar especialistas da rea de tornearia para fabrifao das peas, visando um melhor desempenho do prottipo alm de reduzir gastos com ferramentas. Possivel consultoria na area de engenharia mecnica tambm cogitada, porem no primrio. Estes gastos no devem ultrapassar 50% do oramento.

Equipamentos Na fase preliminar de testes com prottipos de menor escala utilizaremos materiais de de custo baixo, como madeira e plastico. O aproveitamento e reciclagem de outros materiais ser feito sempre que possivel. Os gastos com a matria prima do motor final e concentrador final so os mais relevantes e estima-se que no ultrapasse o teto de 35% do valor disponvel. Os gastos com transporte e alimentao no sero cobridos com recursos da bolsa. Assim, trabalharemos com uma margem de 5% para realocao de eventual necessidades financeiras.

5. CRONOGRAMA

Dendroenergia: Fundamentos e Aplicaes, 2 Edio. Luiz Augusto Horta Nogueira, Electo Eduardo Silva Lora. Editora Intercincia, 2003. ISBN 8571930775 Reverend Robert Stirling D.D: A Biography of the Inventor of the Heat Economiser and Stirling Cycle Engine. Robert Sier. Editora L.A Mair, 1995. ISBN 0-9526417-0-4 Stirling Engine Design Manual. William R. Martini. Editora University Press of the Pacific, 2004. ISBN 1410216047

You might also like