You are on page 1of 4

Black blocs, o assassinato do menino Douglas e o inferno anunciado...

- Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Black-blocs-o-assassinato-do-meni...

Quarta-Feira, 30 de Outubro Login Carta Maior

Boletim Carta Maior Livraria Carta Maior

Pesquisar

Poltic a Ec onomia Moviment os Soc i ais Ci da des I nternaci ona l Mei o Ambi ente Mdi a Cultura Direi tos Humanos Educ a o TV Cart a Editoria is Blog do Emir Primeiros Pass os Coluni st as Opinio Fruns Es pec iai s Pri nc i pi os Fundament ais Charges Expediente

Mais Lidas
Vlado somos todos ns

Home > Direitos Humanos > Black blocs, o assassinato do menino Douglas e o inferno anunciado...

Cid Benjamin lana livro de memrias e reflexes polticas Cmara pode votar PL que acaba com 'autos de resistncia' nesta quarta Governadora do Maranho veta lei contra escravido Frum Mundial de Direitos Humanos ser lanado nesta quarta-feira em Braslia Os perigos do Estatuto do Nascituro Qualquer um pode ser apreendido, preso ou morto se estiver no lugar errado Soledad, a mulher do Cabo Anselmo

29/10/2013 - Copyleft

Black blocs, o assassinato do menino Douglas e o inferno anunciado...


a partir de histrias como a do assassinato de Douglas que muitas aes dos black blocs nas ruas do Rio de Janeiro e de So Paulo devem ser entendidas.
Curtir 397 Tweetar 5

A A+

Renato Rovai, da Revista Frum

Racismo institucional central na desigualdade brasileira Trabalho escravo no Brasil de hoje

Editorial

1 de 4

2013-10-31 01:12

Black blocs, o assassinato do menino Douglas e o inferno anunciado... - Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Black-blocs-o-assassinato-do-meni...

Blog do Emir Leia Mais A primeira vida de Hugo Chvez


No dia 3 janeiro noite, bem antes das Jornadas de Junho, uma chacina chocou So Paulo. Larcio de Souza Grimas, o DJ Lah, de 33 anos, do grupo Conexo do Morro, foi assassinado com outras seis pessoas num bar do Campo Limpo, zona Sul de So Paulo. Bar que ficava em frente ao local onde tinha sido assassinado o pedreiro Paulo Batista do Nascimento, numa execuo que, filmada, acabou no Fantstico da Rede Globo. No dia 7 de janeiro, ainda em frias, escrevi um post sobre o assunto. Um dos trechos: Segue um relato-reportagem, a meu pedido, feito pelo reprter Igor Carvalho sobre o caso do massacre de Campo Limpo e seu contexto. Igor esteve ontem no local da chacina e conversou com uma srie de pessoas que pediram anonimato. O clima em Campo Limpo e em outros bairros da periferia terrvel. Misto de revolta e medo. Perfeito para produzir reaes extremadas. Quem acha que a situao atual ruim, vai ter saudades do hoje. So Paulo pode virar um inferno. Eu, acima assinante, responsabilizo Alckmin por isso. Foi ele quem disse que quem no reagiu est vivo. E que de certa forma autorizou a brbarie. Voc pode ler a nota inteira aqui Este texto no foi premonitrio. Era simples anlise jornalstica com base em informaes apuradas pelo reprter Igor Carvalho e por mim. Uns sessenta dias aps escrev-lo, encontrei-me com um personagem importante no contexto da periferia paulistana. No meio da conversa-entrevista ele me pediu para desligar o gravador e disse algo mais ou menos assim:o povo vai reagir, a molecada t se mexendo e vai para cima A coisa vai ficar feia. Lembrei disso no dia 6 de junho, quando por acaso me encontrei no meio da conflito do primeiro ato do Movimento Passe Livre no centro de So Paulo. Fiquei impressionado com o olhar de raiva daqueles garotos e garotas que escondiam seus rostos sob camisetas e pedaos de pano. E registrei aqui no blogue um post do qual extraio o trecho abaixo: Eram garotos pobres, com muita raiva. Garotos e garotas indignados e revoltados. E que pareciam no estar ali s por conta do aumento da passagem, mas porque precisam gritar que existem () A periferia brasileira est em movimento e em disputa. E se a cidade no passar a ser pensada para esses milhes de jovens, em breve algo muito maior do que aconteceu na quinta vai estourar. No domingo, Douglas Rodrigues, de 17 anos, foi baleado de forma covarde por um Policial Militar. E antes de morrer, segundo seu irmo de 12 anos, perguntou: Senhor, por que o senhor atirou em mim? As mais de 700 pginas do livro de Igncio Ramonet so lidas com muito interesse, pela trajetria de Hugo Chavez e pela sua imensa sensibilidade poltica.
Douglas, porque deixamos.

Black blocs, o assassinato do menino Douglas e o inferno anunciado... Vlado somos todos ns

Cid Benjamin lana livro de memrias e reflexes polticas Cmara pode votar PL que acaba com 'autos de resistncia' nesta quarta Punio dos assassinos de Irm Dorothy vitria contra o latifndio, diz CNBB Nos 25 anos da Constituio, jovens ndios protestam em Braslia "Punto Final: Revista em crcere"

Governadora do Maranho veta lei contra escravido Jovens comemoram Estatuto, mas querem mais

2 de 4

2013-10-31 01:12

Black blocs, o assassinato do menino Douglas e o inferno anunciado... - Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Black-blocs-o-assassinato-do-meni...

Ainda no domingo, as ruas da Vila Medeiros foram tomadas por pessoas revoltadas com este fato. Ontem noite, foi a rodovia Ferno Dias que literalmente pegou fogo. Atacaram carros, caminhes, imveis Uma revolta generalizada escrita em sangue pelas ltimas palavras de um garoto de 17 anos: Senhor, por que o senhor atirou em mim? a partir de histrias como essa que as cenas de agresso ao coronel Reynaldo Rossi, que geraram comoo miditica, precisam ser entendidas. Vejam bem, no estou dizendo que precisam ser justificadas. a partir de histrias como a do assassinato de Douglas que muitas aes dos blacks blocs nas ruas do Rio de Janeiro e de So Paulo devem ser entendidas. Vejam bem, no estou dizendo que devem ser justificadas. Os jovens de periferia no querem mais ver irmos, parentes, amigos, colegas ou apenas conhecidos, serem enterrados porque cometeram o crime de terem nascido, em geral negros, e viverem nas periferias. Eles esto dizendo chega. E a nossa democracia, sim, democracia, no tem dado conta de resolver esse problema. E eles perderam o medo de perder a vida se necessrio for para mostrar que no iro bovinamente para covas rasas de cemitrios. Assassinados por polcias que deveriam preservar suas vidas. E vitimados por um Estado que no lhes garante futuro e nem paz. A ao black block no Brasil (e ela diferente de outros pases), se algum ainda tinha dvida, fruto, sim, tambm disso. E principalmente disso. Da violncia policial. Os black blocs nunca lutaram por vinte centavos, por transporte melhor ou por melhores salrios dos professores. Esses meninos tm dio da polcia. Eles pulam de dio da polcia. Eles querem derrotar a polcia. No so s garotos e garotas de periferia. Mas os que no so tambm no aceitam como legtima a ao das foras policiais. E querem derrotar a polcia. Se acho isso bom? Se acho isso ruim? No acho nada. Quero que a democracia que construmos seja capaz de se relacionar com essa questo sem tentar eliminar fisicamente esses meninos e meninas. E sem criminalizar suas aes e reaes. E que a nossa inteligncia seja capaz de ir alm de simplismos como a de cham-los de vndalos e fascistas. At porque a preguia intelectual tambm uma forma de violncia dos que tm o poder de pautar o debate na sociedade. Os black blocs no precisam da minha defesa. At porque no me associo s suas prticas. Mas entendo perfeitamente os garotos e garotas que tm dio da polcia. Se Douglas, fosse seu filho, irmo, primo, amigo, ser que voc no entenderia? - Senhor, por que o senhor atirou em mim PS: Se voc ainda tem dvida do quo essa histria no comeou em junho deste ano, leia esta pequena nota: Massacre do Carandiru, da ditadura ao DJ Lah, do Igor Carvalho.

3 de 4

2013-10-31 01:12

Black blocs, o assassinato do menino Douglas e o inferno anunciado... - Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Black-blocs-o-assassinato-do-meni...

PS: O PM assassino de Douglas alega que sua arma disparou de forma acidental porque a porta do carro da viatura bateu na sua mo. Na delegacia, ele foi preso por acidente culposo, quando no h inteno de matar. E seus amigos da PM h reuniram testemunham que se dispuseram a corroborar essa verso inverosmel e que contestada por quem estava l. Mas no s isso. Enquanto a me de Douglas dava entrevistas, carros de polcia passavam na frente de sua casa numa clara demonstrao de intimidao. E 90 pessoas foram presas porque se revoltaram ontem noite com tudo isso. No, o caso Amarildo no uma exceo. E voc ainda acha que o correto ficar quieto e fazer de conta que tudo isso coisa da vida?
Crditos da foto: Racismo Ambiental Voltar para o ndice

Curtir

397

Tweetar

1 Comentrio
Marcelo Simba - 30/10/2013

Insira o seu Comentrio !

Caraca, at q fim num um babaca a criticar a ao dos Black Blocs. Perfeito deixar claro q no compactua com essas aes e tals... eu tb no. Mas, pela minha experincia de manifestaes, a desproporcional diferena de potencial a nos eletrocutar, a cada bomba lanada contra nossos olhos e gargantas, a cada bala de borracha: Ode ao burgus, Ode ao bom burgus.

PARCERIAS

Blog do Emir | Primeiros Passos | contato | Copyleft - Direitos reservados - Carta Maior - O Portal da Esquerda

4 de 4

2013-10-31 01:12

You might also like