You are on page 1of 3

BBC Brasil - Notcias - Livro polmico diz que europeus colonizaram Amrica antes de indgenas

Links da BBC

Busca

Acesse a BBC Brasil no celular


Notcias Brasil Internacional Economia Sade Cincia e Tecnologia Vdeos e Fotos Aprenda Ingls

Livro polmico diz que europeus colonizaram Amrica antes de indgenas


Valquiria Rey De Washington para a BBC Brasil Atualizado em 15 de maro, 2012 - 08:14 (Braslia) 11:14 GMT

Um livro escrito por dois arquelogos americanos gerou controvrsia na comunidade cientfica ao defender que os europeus, e no povos provenientes da sia, foram os primeiros colonizadores do continente americano.
O livro, lanado recentemente em Washington, aponta novas descobertas arqueolgicas, Cientistas alegam descobertas arqueolgicas para indicando que a Amrica foi colonizada oferecer nova teoria sobre colonizao inicialmente por europeus da Idade da Pedra, que cruzaram o Atlntico de barco durante a ltima Era Glacial, h cerca de 20 mil anos. Com Across Atlantic Ice: The Origin of Americas Clovis Culture (Pelo gelo do Atlntico: a origem da cultura Clvis da Amrica, em traduo livre), Dennis Stanford, do Museu Nacional Smithsonian de Histria Natural, em Washington, e Bruce Bradley, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, deram incio a uma polmica entre seus colegas arquelogos. que eles defendem uma teoria considerada radical sobre quem foram os primeiros americanos e quando estes chegaram ao Novo Mundo. Across Atlantic Ice traa as origens dos solutrenses, que ocuparam o norte da Espanha e Frana, e de seus supostos descendentes da cultura Clvis - surgida no final da Era do Gelo e assim batizada por conta dos artefatos encontrados perto da cidade de Clvis, no Novo Mxico (EUA). O povo da cultura Clvis era considerado o mais antigo habitante das Amricas, com cerca de 13 mil anos. "O livro bem pesquisado, interdisciplinar e srio. Mas os dados cientficos concretos ainda no esto l para provar ou refutar a teoria", disse BBC Brasil Tom Dillehay, renomado arquelogo da Universidade Vanderbilt, no Tennessee. "Estamos pesquisando teorias para explicar o povoamento das Amricas. Esta hiptese uma das possibilidades, mas os dados genticos e bioarqueolgicos atuais assinalam que a Sibria, e no a Europa, foi o ponto de entrada."

Principais Notcias
Dez brasileiros que foram notcia no mundo em 2013 31 dezembro, 2013 Onda de calor mata pelo menos sete na Argentina 31 dezembro, 2013 Para metade do mundo, 2014 ser 'melhor', diz pesquisa 31 dezembro, 2013

Galeria de Fotos

Confira as celebraes do Ano Novo ao redor do mundo


Acompanhados de muitos fogos, milhares foram s ruas saudar a chegada de 2014.

Destaques e Anlises

Ferramentas
H vrios anos Stanford e Bradley tm afirmado que os seres humanos da Idade da Pedra eram capazes de fazer a viagem atravs do gelo do Atlntico. Mas ainda no contavam com provas suficientes que apoiassem tais indcios. Agora, no entanto, eles dizem ter indcios que sustentam a teoria. Dezenas de ferramentas de pedra em estilo europeu, que remontam a um perodo entre 19 mil e 26 mil anos atrs, foram descobertas em seis

Dez perfis clssicos de corredores


Em dia de So Silvestre, BBC compila os tipos diferentes de pessoas que praticam o esporte e suas motivaes. Simulao Hospital usa 'traje da gordura' para ensinar funcionrios a lidar com pacientes obesos.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120315_livro_america_vr.shtml[31/12/2013 21:56:58]

BBC Brasil - Notcias - Livro polmico diz que europeus colonizaram Amrica antes de indgenas

locais diferentes ao longo da costa leste dos Estados Unidos. Trs deles esto localizados na Pennsula Delmarva, em Maryland. Outros dois foram encontrados na Pensilvnia e em Virgnia. Pescadores acharam o ltimo no fundo do mar, a 96 km da costa de Virgnia. De acordo com a dupla, a completa ausncia de qualquer atividade humana no nordeste da Sibria e no Alasca, num perodo anterior a 15,5 mil anos atrs, outro argumento fundamental para a teoria deles. Tambm defendem que os europeus podem ter sido parcialmente absorvidos ou destrudos pelos ndios asiticos originrios.

Eles se foram em 2013 Chvez, Mandela e Nilton Santos esto entre personalidades que morreram neste ano. Os cinco vdeos mais vistos Resgate de menina que caiu de prdio na China foi o mais acessado em 2013 na BBC Brasil.

O livro bem pesquisado, interdisciplinar e srio. Mas os dados cientficos concretos ainda no esto l para provar ou refutar a teoria"
Tom Dillehay, arquelogo da Universidade

Aprenda ingls
Correio na Finlndia responde cartas a Papai Noel Funcionrios fazem hora extra para evitar acmulo de trabalho. Mau tempo influencia buraco de oznio sobre Antrtida Mudanas em temperaturas e vento 'so fator-chave'.

Vanderbilt, no Tennessee Alm disso, alguns marcadores genticos para a Idade da Pedra dos europeus ocidentais simplesmente no existem no nordeste da sia. Mas j aparecem em pequenas quantidades entre alguns indgenas norte-americanos, o que indicaria uma herana gentica desses primeiros habitantes.

Tambm alguns exames de DNA antigo extrado de esqueletos com 8 mil anos na Flrida revelaram um alto nvel de um marcador gentico europeu. Mas h especialistas que discordam deles. "Os argumentos do livro merecem ser completamente e conscientemente analisados", afirmou Gary Haynes, arquelogo da Universidade de Nevada. "Tenho certeza de que existem muitas pessoas do pblico em geral e arquelogos que aceitaro as teorias, mas no estou convencido." Haynes disse sentir-se eticamente obrigado a ser ctico. De acordo com ele, "as teorias so apenas parcialmente sustentveis com os indcios disponveis. Alguns dos argumentos no so lgicos, no foram analisados, ou se baseiam em pressupostos no comprovados e proposies".

Mais Populares
Texto Vdeo
Estado de sade de Schumacher melhora, dizem mdicos Dez brasileiros que foram notcia no mundo em 2013 Confira as celebraes do Ano-Novo ao redor do mundo Personalidades mundiais que morreram em 2013 Nosso tema, suas fotos: as melhores imagens dos leitores

DNA
Haynes enumera uma srie de fatores que refutam a teoria defendida no livro. Entre eles, destaca que o DNA encontrado em populaes nativas americanas no indica uma origem na Europa Ocidental, mas uma ascendncia asitica. O mesmo, de acordo com ele, pode ser dito com relao ao material gentico encontrado tanto nos antigos quanto nos modernos esqueletos dos nativos americanos.

Alm disso, no h esqueletos humanos nas Amricas mais velhos do que os da cultura Clvis; as idades da cultura Solutrense na Europa e da Clvis nas Amricas so amplamente separadas.

Teoria diz que humanos da Idade da Pedra (origem do esqueleto acima) viajavam pelo gelo do Atlntico

O arquelogo brasileiro Walter Alves Neves, responsvel pelo estudo de Luzia, o esqueleto humano mais antigo do continente americano, no quis emitir opinio sobre o livro. Questionado pela BBC Brasil sobre a nova teoria de Bradley e Stanford, afirmando que os europeus foram os primeiros moradores do Novo Mundo, ele disse desconhecer a hiptese publicada recentemente nos Estados Unidos.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120315_livro_america_vr.shtml[31/12/2013 21:56:58]

BBC Brasil - Notcias - Livro polmico diz que europeus colonizaram Amrica antes de indgenas

Bradley, por sua vez, considera positivas as crticas a sua teoria. Esse o caminho natural, diz ele, com a colaborao dos crticos trazendo provas adicionais ou interpretando os indcios atuais. Segundo Bradley, a arqueologia raramente produz certezas. "Sentimos que as descobertas atuais so muito atraentes, mas para esta teoria ganhar aceitao esmagadora preciso haver provas adicionais", disse. O livro resultado de mais de uma dcada de trabalho. Stanford e Bradley afirmam que esto apenas no incio da jornada e seguem investigando outros locais no Tennessee, em Maryland e no Texas, onde esperam encontrar mais provas que sustentem a teoria. Tambm esto programadas pesquisas no Maine e na costa oeste americana. Mas possvel que a maior quantidade de indcios venha do fundo do oceano - nas reas onde os europeus teriam sado do gelo para a terra seca. Em meados deste ano, Bradley estar em So Paulo e, possivelmente, no Uruguai, para pesquisar indcios de povos primitivos ao longo do lado oriental do continente.

De volta ao topo

Leia mais sobre esse assunto


Notcias relacionadas
Cientistas desvendam profecia maia do 'fim do mundo em 2012' 1 DEZEMBRO, 2011 , HISTRIA Pinturas pr-histricas em caverna so de crianas de '3 a 7 anos' 30 SETEMBRO, 2011 , CINCIA Mecha de cabelo pode desvendar mistrio de migrao humana a partir da Austrlia 23 SETEMBRO, 2011 , CINCIA E TECNOLOGIA Crnio de 33 mil anos seria de co primitivo domesticado, diz estudo 4 AGOSTO, 2011 , CINCIA

Tpicos relacionados
Cincia

Servios

Links
Sites da BBC em outras lnguas BBC Mundo BBC News Parceiros da BBC Brasil Empregos

Celular Advertise With Us BBC 2013 A BBC no se responsabiliza pelo contedo de sites externos.

Condies de uso Poltica de privacidade

Sobre a BBC Ajuda sobre acesso Contate a BBC

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/03/120315_livro_america_vr.shtml[31/12/2013 21:56:58]

You might also like