You are on page 1of 27

PARTE QUE COMPEM UM TRABALHO ACADMICO

Prof. Leandro Matos Disc. O.T.A.

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO


Segundo a NBR 14724, vlida a partir de janeiro de 2006, existem trs tipos de trabalhos acadmicos:

Trabalhos acadmicos e similares (trabalho de graduao, TCC`S (graduao e especializao): Documento que representa o resultado de um estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente decorrido da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros. Dissertao: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico retrospectivo, de tema nico e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e capacidade de sistematizao do discente. feito sob a coordenao de um orientador (doutor), visando obteno do ttulo de mestre.

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO

Tese: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico de tema original, nico e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original, configurando-se como uma real contribuio para a especialidade em questo. feito sob a coordenao de um orientador (doutor) e visa obteno do ttulo de doutor ou similar.

Os trabalhos cientficos devero ser organizados e apresentados de acordo com a estrutura a seguir:

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
CAPA E FOLHA DE ROSTO

A capa a proteo externa do trabalho, podendo ser padronizada pelos Departamentos, pelos Programas de Ps-Graduao ou pelas Universidades. A folha de rosto a folha que apresenta os elementos essenciais identificao do trabalho.

A capa em trabalho cientficos perfeitamente dispensvel no caso de trabalho de pequeno porte, mas a folha de rosto parte absolutamente indispensvel em qualquer tipo de trabalho. Tanto na capa como na folha de rosto devem conter as informaes essenciais que identificam o trabalho como o ttulo, o autor, bem como a faculdade, o ano de curso etc. Nos trabalhos de graduao, o cabealho da folha de rosto indica a Universidade, a Faculdade, o curso, a disciplina e o professor da disciplina. Essas indicaes devem ser centralizadas.

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO


CAPA E FOLHA DE ROSTO

O ttulo aparece no meio da pgina, centralizado, em maiscula e caso haja subttulo ele vai ser seguido dos dois pontos e apenas com a primeira letra ou os nomes prprios em maiscula. Abaixo e a direita, indica-se o ano do curso e o nome do aluno (ou alunos) autor(es) do trabalho.

Em baixo, centralizado, indica-se o local e a data, da entrega do trabalho.

Segue exemplos:

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO

CAPA TCC
- MODELO 1

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO

CAPA TCC
- MODELO 2

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO

FOLHA DE ROSTO

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
FOLHA DE APROVAO EM CASOS DE TCC`S
Contm o(s) nome(s) do(s) autor(es), ttulo do trabalho, sua natureza e objetivo, nome da instituio e do curso, nomes e assinaturas dos componentes da banca examinadora, com respectiva titulao e instituio a que pertencem. A data de aprovao e assinaturas dos membros da banca so colocadas aps a aprovao do trabalho.

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
DEDICATRIA, AGRADECIMENTOS E EPGRAFE (OPCIONAIS DE TRABALHOS COM MAIOR MAGNITUDE) A dedicatria uma pgina opcional onde o(a) autor(a) presta homenagem ou dedica seu trabalho a algum.

Agradecimentos, nesta pgina so registrados agradecimentos ao orientador, instituies ou pessoas que cooperaram com o autor.
Epgrafe uma pgina que contm uma frase, pensamento ou at mesmo versos de carter reflexivo.

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

EPGRAFE

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

DEDICATRIA

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

AGRADECIMENTOS

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
RESUMO E ABSTRACT

Deve ser um texto bastante sinttico que inclui as ideias principais do trabalho, permitindo que tenha uma viso sucinta do todo, principalmente das questes de maior importncia e das concluses a que se tenha alcanado. feito normalmente na lngua de origem e numa outra de larga difuso. Deve ser redigido em pargrafo nico. Em teses e dissertaes, apresentar o resumo com, no mximo, 500 palavras e em monografias e outros trabalhos acadmicos, com 250 palavras. Dar preferncia ao uso da terceira pessoa do singular. Evitar o uso de citaes bibliogrficas. Finalizar com palavras-chave do texto.

Em ingls - Abstract Em espanhol - Resumen Em Portugus - Resumo Em francs - Resum

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

RESUMO

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

ABSTRACT

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS
SUMRIO

O Sumrio, tambm chamado Tbua de Matrias, constitudo dos ttulos e subttulos do trabalho, isto , as partes, os captulos, os itens e subitens, com a indicao da pgina inicial. Os ttulos e subttulos mais importantes devem ser escritos em maisculas; os itens e subitens tero apenas as letras iniciais em maisculas.

Os trabalhos cuja extenso no atinge o mnimo de dez pginas podem prescindir de Sumrio.
O Sumrio apresentado logo depois da folha de rosto, pois nos trabalhos de graduao as dedicatrias, agradecimentos etc. so dispensveis e at injustificados.

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

SUMRIO

ELEMENTOS DO TEXTO
INTRODUO

A introduo deve fornecer uma viso global da pesquisa realizada, incluindo a delimitao do assunto tratado, a indicao das razes do tema, os procedimentos adotados, a fundamentao terica e os objetivos da pesquisa. Dever transmitir a informao necessria para o entendimento do assunto, sem que se precise recorrer a outras fontes. Para dar forma a este captulo, algumas perguntas devero ser respondidas:

- Do que trata o trabalho? - Por que importante tratar esse assunto? - Como o assunto foi tratado?

ELEMENTOS DO TEXTO

DESENVOLVIMENTO

Normalmente a parte mais importante e mais extensa do texto. A estrutura desta parte, em funo da diversidade de natureza dos estudos, deve basear-se no bom senso do autor e ser dividida em tantos captulos quantos forem necessrios para o detalhamento do estudo realizado. Deve seguir uma ordem lgica e ser apresentada de forma a facilitar o acompanhamento e o entendimento das ideias.

ELEMENTOS DO TEXTO

CONSIDERAES FINAIS

Procura evidenciar, com clareza e objetividade, as dedues tiradas dos resultados da pesquisa ou levantadas ao longo da discusso do assunto. Deve dar um fechamento ao trabalho, reafirmando, de maneira sinttica, a ideia principal e os pormenores mais importantes, respondendo ao problema inicial e aos objetivos do estudo apresentados. Alm disso, deve basear-se em dados comprovados.

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

uma lista, em ordem alfabtica, das fontes (documentos, artigos e livros) empregadas (citadas diretamente ou apenas consultadas) pelo autor na elaborao de seu trabalho. Cada fonte deve ser apresentada de modo a permitir sua identificao pelo leitor.

GLOSSRIO

Elemento opcional que consiste em uma lista em ordem alfabtica de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de sentido obscuro utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definies.

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS
APNDICE (S) Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo: APNDICE A Avaliao numrica de clulas inflamatrias APNDICE B Avaliao de clulas musculares

ANEXO (S) Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo:
ANEXO A Representao grfica de contagem de clulas Grupo de Controle I ANEXO B Representao grfica de contagem de clulas Grupo de Controle II

REGRAS GERAIS DE APRESENTAO ESCRITA


FOLHA, DIGITAO E ESPACEJAMENTO O papel utilizado para impresso de um trabalho cientfico deve ser do formato A4. A letra recomendada a Times New Roman ou Arial A fonte deve ser tamanho 12 O espacejamento entre as linhas deve ser duplo ou 1,5 MARGENS Margem esquerda - 3 cm Margem direita - 2 cm Margem superior - 3 cm Margem inferior - 2 cm

REGRAS GERAIS DE APRESENTAO ESCRITA


TTULO Na identificao das sees do trabalho ou seja, nos captulos, o ttulo deve ser alinhado a esquerda, precedido do indicativo numrico de cada seo. Ex: 1. O HOMEM E O MERCADO 2. GESTO DE PESSOAS PAGINAO Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto devem ser contadas sequencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada a partir da primeira folha da parte textual (introduo), em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior. No caso do trabalho ser constitudo de mais de um volume, deve ser mantida uma nica sequncia de numerao das folhas, do primeiro ao ltimo volume.

REFERNCIAS:

ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo Metodologia do Trabalho Cientfico. 7. ed. So Paulo: ATLAS, 2006. DEMO, Pedro. Introduo Metodologia da Cincia. 2. ed. So Paulo: ATLAS, 2008. MARCONI, M. de A. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 6. ed. So Paulo: ATLAS, 2007. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2007.

You might also like