You are on page 1of 10

Namoro Cristo

Namorar bom demais! Mas antes preciso responder algumas perguntas... Como Posso ter um namoro aprovado por Deus? NAMORO CRISTO: Perodo de amizade, con ecimento m!tuo, ora"#o e estudo da Palavra de Deus. NOIVADO CRISTO: Perodo de plane$amento e prepara"#o para o casamento compra de m%veis, arruma"#o da casa, etc., tudo deve ser &eito com muita ora"#o e dire"#o na Palavra. CASAMENTO CRISTO: 'nvolvimento espiritual, mental e &sico. ( )en or dei*ou claro +ue s% atravs do casamento o omem e a mul er seriam os dois uma s% carne, ou se$a, teriam relacionamento &sico. a. , (s padr-es do namoro crist#o s#o bem di&erentes dos padr-es +ue o sistema do mundo tem. No sistema do mundo, na maioria dos casos, o namoro est. alicer"ado no prazer &sico e egosta. Na maioria das vezes o se*o a base do relacionamento, e, talvez depois, acontece o casamento. b. , ( namoro crist#o precisa ser di&erente, Deus coloca limites para a nossa vida em tudo, por+ue em n%s . um dese$o depravado para pecar, vindo assim a nossa destrui"#o. c. , ( namoro crist#o precisa ser uma amizade +ue cresce em ora"#o e estudo da Palavra de Deus/ o casal tem oportunidades de se con ecer e aplicar o con ecimento da Palavra de Deus ao seu relacionamento. ( ob$etivo do namoro crist#o deve ser o con ecimento m!tuo e o prazer da amizade.

0 1(N20D' D' D'3) 4 0 N())0 )0N2565C078(: 952es. ::;,<=


)anti&icar,se viver dentro dos padr-es da Palavra de Deus, ter temor do )en or no cora"#o e re$eitar tudo a+uilo +ue pecaminoso e pre$udicial para a nossa alma. : 9vs. >= 'm 5Pe. ;:;?, o )en or nos diz: @)ede santos, por+ue eu sou santo@. 'm Ao. ;B:;B diz: @)anti&ica,os na verdade, a 2ua Palavra a verdade@. Cuando &azemos a vontade de Deus, e*perimentamos a verdadeira alegria e o verdadeiro prop%sito da vida. Mas +uando desobedecemos a vontade de Deus, nos tornamos tristes, vazios, angustiados e sem prop%sito na vida e vem o embrutecimento da nossa personalidade. 9Ad. ;D=

2'M() 0 E')P(N)0F5G5D0D' D( N())( PEHPE5( C(EP( D50N2' D' D'3): 95 2es. :::,I=
( nosso corpo o templo do 'sprito )anto, a abita"#o de Deus a+ui na terra, &omos comprados com o sangue de Aesus Cristo o 6il o de Deus. Portanto n#o somos mais de n%s mesmos, ou se$a, n#o podemos &azer com o nosso corpo o +ue &azamos no passado, mas atravs do nosso corpo devemos glori&icar o Nome do )en or. 95Cor. ?:;I,JD=

)(M() E')P(N)K1'5) D50N2' D' D'3), P(E 0C35G( C3' C03)0M() N0) (32E0) P'))(0), 02E014) D() N())() C(EP() ' 02523D'): 952es. ::?=
De&raudar ou (primir signi&ica: Despertar dese$o em algum, n#o podendo ser satis&eito dentro dos padr-es da Palavra e 1ontade de Deus. 9'*. carcias, gestos, palavras, uso de roupas, etc...=.

E'A'520E 2(D0) ')20) C(5)0), 4 E'A'520E 0 D'3) ' N8( 0 L(M'N): 95 2es. ::<=
Muitas vezes somos tentados a &azer algo errado, principalmente +uando ac amos +ue n#o tem ningum por perto nos vendo/ mas nos enganamos, por+ue a Fblia diz +ue Deus est. vendo tudo 9Leb. ::;>=. Por isso, +uando voluntariamente pecamos desobedecendo a Palavra de Deus, o 'sprito )anto se entristece em n%s, alm disso, estaremos dando lugar ao diabo e entrando em decadMncia espiritual. ( se*o &ora do casamento algo reprov.vel e conden.vel por Deus. ( )en or n#o criou o omem para o pecado, mas sim, para a santidade. 95 Cor. ?:N,;;/ 0tos ;I:JN/ Mt. I:>J/ 0pc. JJ:;:,;I= ONunca devemos nos es+uecer: @0 santidade bela@. 9)almo N?:N e JB::= ON0) 2EP) '20P0), 9N0M(E(, N(510D( ' C0)0M'N2(= A')3) CE5)2( PE'C5)0 )'E ( C'N2E( D0) N())0) 02'N7Q'): 96p. ;:J;=. )% conseguiremos ser &elizes +uando Aesus Cristo estiver no centro de nossas vidas e dos nossos relacionamentos. )% depois +ue permitirmos +ue o )en or reine sobre n%s +ue conseguiremos M*ito em tudo +ue &izermos.

P0E0 C3' ( N0M(E( )'A0 D0 1(N20D' D' D'3)...


;, Nunca Namorar com uma pessoa +ue n#o crM em Deus. JCor. ?:;:,;< J, ( Namoro precisa come"ar sempre com (ra"#o. 6p.::? >, Comunicar aos pais de ambos, sobre suas inten"-es. '&. ?:;,> :, Nunca viver no @agarra agarra@, principalmente na rua. Col. ::I I, Nunca namorar dentro da 5gre$a. 0 5gre$a um lugar de adora"#o a Deus. ?, N#o dei*ar o grupo de $ovens por causa do namoro. Leb. ;D:JI

P(E C3' N0M(E0E?


( +ue vocM pensa sobre o namoro? 1ocM $. &ez essa pergunta a si mesmo? 'la pode a$udar muito a de&inir com +ue idade deve,se come"ar a namorar. 2udo depende da maneira como vocM vai encar.,lo. )e &or com seriedade e compromisso, pode,se dizer +ue o seu e+uilbrio emocional est. come"ando. 5niciar um namoro com ;J ou ;> anos, geralmente causa priva"-es de estar com outros amigos ,$ogar o esporte +ue gosta, por+ue o9a= namorado9a= pode &icar com ci!mes. Por

+ue +ueimar etapas da sua vida antes da ora? 0ssumir a seriedade do namoro t#o cedo? 0dolescMncia para se curtir os amigos, viver muitas aventuras. )er. +ue vocM est. preparado 9a= para dedicar,se tanto a uma pessoa? ( namoro n#o apenas um momento de emo"#o a dois. 'le um perodo muito importante e deve ser levado a srio em nossas vidas. 0 sua base deve ser &irmada num amor de verdade e n#o em uma pai*#o desen&reada. ' isso leva tempo para se ad+uirir. ( namoro o tempo das descobertas. Descobrir o m.*imo como o outro: sua personalidade, temperamento, car.ter, a&inidades e .bitos. 0lm de o&erecer tambm uma oportunidade para se desenvolver amizade e compan eirismo. 1ocM entrou num namoro s% por causa das carcias? Cuidado! 'las s#o muito atraentes e envolventes, mas costumam cegar nosso entendimento para outras .reas importantes. Numa dessas, vocM pensa +ue o9a= garoto9a= um prncipe 9ou princesa=,de repente vocM est. com o maior @sapo@ nas m#os.

C(M C3'M 1(3 N0M(E0E?


1ocM $. pensou nas +ualidades +ue espera encontrar na pessoa amada? (bserve as dicas a seguir e decida somente ap%s uma sria avalia"#o. Dicas para um bom namoro R ( +ue ele 9a= pensa sobre Deus? R 'le 9a= d. testemun o de uma vida comprometida com Deus? R 'le 9a= bondoso9a=? 'ducado9a=? R Como ele9a= reage Ss suas &ra+uezas e de&eitos? R Como reage aos problemas +ue a vida traz? R Como ele9a= reage S auto, 4 compan eiro9a=? 4 amigo9a=? R 4 briguento9a=? R 'le9a= sensvel? Demonstra considera"#o? R A. estabeleceu alvos para o &uturo? R Como ele9a= lida com din eiro?

)em d!vida, di&cil encontrar todas essas +ualidades numa s% pessoa. 1e$a se a pessoa corresponde Ss e*pectativas +ue vocM considera essenciais. Colo+ue seus anseios +uanto a ela em ora"#o e espere em Deus. Gembre,se +ue 'le pode responder sim, n#o ou espere. ( cora"#o umano sempre tem di&iculdade em ')P'E0E. Deus por toda a Fblia, nos orienta a esperar por 'le, como em )almo :?.;D, @0+uietai,vos e sabei +ue eu )ou Deus.@

Cuando ao invs de a+uietar, n%s nos in+uietamos e come"amos a agir por conta pr%pria, acumulamos &rustra"-es e problemas. 0o procurarmos o +uerer do )en or para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Em ;J.J,@0 vontade de Deus boa per&eita e agrad.vel@. 'le sempre +uer o mel or para n%s. 1ocM encontrou a pessoa certa? A. sente,se com maturidade su&iciente para encarar o amor e suas responsabilidades? (rou ao )en or, e obteve uma resposta a&irmativa, at de seus pais? 1. em &rente, invista nesse namoro. 1ai valer a pena! Caso contr.rio, v. curtir sua $uventude, seus amigos e cada etapa desta emocionante &ase da vida , pois ainda n#o o seu tempo para namorar. Namorar muito bom! Mas, namorar dentro da vontade de Deus mel or ainda!!!

3M N0M(E( C3' 1'M D' D'3)


Cuando 5sa+ue estava pronto para se casar, seu pai 0bra#o enviou um servo a sua p.tria para escol er uma esposa para 5sa+ue. ( servo encontrou Eebeca e trou*e,a na volta para Cana#, para ser esposa de 5sa+ue. 'le s% se encontrou com Eebeca pouco antes de se casarem e n#o a namorou 9TMnesis J:=. 5sso pode parecer estran o, at mesmo espantoso, para uma pessoa $ovem de o$e em dia, mas os casamentos arran$ados pelos pais eram comuns nos tempos bblicos. ( +ue dizer do romance? ' se o omem e a mul er n#o &ossem &isicamente atrados um pelo outro? 'sses casamentos, com &re+uMncia, duravam precisamente por+ue n#o eram iniciados na base da atra"#o &sica ou do amor romUntico, uma emo"#o +ue &re+uentemente di&cil de sustentar. Lo$e, contudo, mais comum os $ovens selecionarem seus pr%prios compan eiros. 'n+uanto o namoro nem sempre leva ao casamento, o mtodo usual de se encontrar um parceiro para o casamento. ( namoro sempre permite +ue se observe e se con e"a mais sobre a+uela pessoa especial a +uem se est. considerando como um possvel compan eiro. (bviamente, o namoro pode e deve ser agrad.vel, mas tambm srio. 0 sele"#o de um parceiro para o casamento uma das mais signi&icativas decis-es +ue uma pessoa &ar. na vida. 0 Fblia ensina +ue +uando um omem e uma mul er se casam, dever#o permanecer casados pelo resto de suas vidas. ( div%rcio autorizado por Deus somente em casos +uando o adultrio &oi cometido por um dos parceiros 9Mateus ;N:>,N/ I:>;,>J=. 3ma m. escol a do compan eiro uma decis#o +ue pode causar muito so&rimento, mais tarde, na vida. Por outro lado, um bom compan eiro uma bMn"#o maravil osa em nossa vida 9Provrbios ;<:JJ=.

C3' 25P( D' P0EC'5E( D'1'EK 3M L(M'M (3 3M0 M3GL'E ')20E PE(C3E0ND(?
6re+uentemente, os $ovens escol em seus namorados na base da aparMncia &sica. Eapazes +uerem namorar mul eres com corpo bem &eito e &ei"-es atraentes. 0s mo"as +uerem namorar omens com corpo &orte e &ei"-es elegantes. 5n&elizmente, a atra"#o &sica n#o uma garantia de +ue um $ovem ser. um bom esposo ou de +ue uma mo"a ven a a ser uma boa esposa.

N#o errado, certamente, ser,se atrado pela beleza &sica, mas o bom car.ter o +ue d. a &elicidade no casamento 9; Pedro >:;,?=. Cuando as pessoas namoram, +ue tra"os de car.ter deveriam elas estar procurando em seus namorados? (bservando as responsabilidades de esposos e esposas, podemos descobrir alguns dos tra"os +ue s#o necess.rios a um casamento bem sucedido. 0s 'scrituras tambm nos dizem sobre alguns tra"os de car.ter +ue s#o importantes em +ual+uer rela"#o umana.

PE(C3E0ND( 3M F(M ')P()(


0 responsabilidade do esposo amar sua esposa sem egosmo, assim como Cristo amou a igre$a 9'&sios I:JI,JN=. 'le precisa estar pronto a sacri&icar,se por ela, a am.,la nos tempos di&ceis. ( esposo a cabe"a da esposa, mas precisa respeit.,la como a+uela +ue se submeteu a ele voluntariamente, isto , a+uela +ue se tornou o @vaso mais &raco@ por sua pr%pria escol a 9; Pedro >:B=. Como provedor de sua &amlia, ele precisa possuir a vontade de trabal ar com suas m#os e sua mente 9TMnesis >:;B,;N/ ; 2im%teo I:<=. Cuando uma mul er namora, ela dever. estar,se &azendo as seguintes perguntas sobre o omem com +uem ela est. se encontrando. 'le demonstra uma atitude desprendida? 'le mostra respeito pelas mul eres? 'la dever. ser bastante prudente para observar como ele age com sua m#e, a +uem ele mandado onrar pelas 'scrituras 9'&sios ?:J=. 'le tem demonstrado capacidade para terminar tare&as desagrad.veis +ue precisam ser &eitas ou ele perde o interesse rapidamente e desiste?

PE(C3E0ND( 3M0 F(0 ')P()0


0 responsabilidade da esposa amar seu esposo e &il os e cuidar da casa 92ito J::,I/ ; 2im%teo I:;:=. (s cuidados da casa, incluindo o trato e o ensinamento dos &il os, e*igem muito trabal o e paciMncia. 'la precisa +uerer submeter,se S autoridade de seu esposo, $ustamente como a igre$a precisa submeter,se a sua cabe"a, Aesus Cristo, em todas as coisas 9'&sios I:JJ,J:=. 0ssim como a mul er, o omem dever. estar,se &azendo algumas perguntas a respeito da pessoa +ue ele est. encontrando. 'la adorna a pessoa interior do seu cora"#o ade+uadamente, mani&estando um esprito +ue @manso e tran+uilo@ 9; Pedro >:>,:=? 'la mostra respeito pela autoridade de seus pais? )e n#o, ela mais tarde mostrar. respeito pela autoridade de seu esposo? 'la demonstrou capacidade e disposi"#o para trabal ar nas tare&as domsticas at +ue elas este$am terminadas e bem &eitas? 2odo o omem $ovem &aria bem em ler Provrbios >;:;D,>; e considerar as +ualidades da mul er descrita nesse te*to.

2E07() T'E05) D' C0EK2'E


L. outros tra"os de car.ter e atitudes +ue s#o de suma importUncia para o sucesso no casamento. Por e*emplo, a con&ian"a a base do casamento. 0+ueles +ue servem para o casamento dever#o &alar sempre a verdade, n#o s% um com o outro, mas em +ual+uer circunstUncia 9Colossenses >:N=. Laver. ocasi-es em um casamento +uando um parceiro n#o ter. como veri&icar a veracidade do outro. Para +ue esse casamento perdure, cada um precisa ser capaz de ter con&ian"a na onestidade e &idelidade do outro. 0 pessoa +ue estou namorando diz sempre a verdade a mim e aos outros? Duas pessoas +uais+uer, numa rela"#o t#o ntima como o casamento, eventualmente pecar#o uma contra a outra. Para +ue essa rela"#o permane"a sadia, ambos precisam ser

capazes de admitir o erro e pedir perd#o. 5sso e*ige umildade, +ue n#o a ausMncia de con&ian"a em si mesmo, mas antes uma avalia"#o ade+uada de si mesmo em rela"#o com Deus e com os outros. 0 arrogUncia e a ipocrisia +ue ela produz podem destruir um casamento. 0 pessoa +ue estou namorando mani&esta uma umildade genuna? 2alvez uma das &ra+uezas umanas mais comuns a raiva desen&reada. 5mpaciMncia com irritabilidade &azem uma combina"#o terrvel, +ue &re+Ventemente destr%i a comunica"#o num casamento e Ss vezes resulta em violMncia &sica de um parceiro contra o outro. 0 Fblia adverte repetidamente contra o perigo da ira incontida 92iago ;:;N,JD/ '&sios ::J?, JB,>;,>J=. '*plos-es de temperamento durante o perodo de namoro s#o um sinal claro de +ue o casamento com uma pessoa assim trar. di&iculdades. 'spiritualidade e respeito pela palavra de Deus s#o os tra"os +ue &ormam uma base &irme para todos estes outros tra"os de car.ter e atitudes. 0+ueles +ue vivem num nvel puramente &sico, cuidando apenas dos prazeres da carne, d#o maus parceiros de casamento por+ue tendem a ser abertamente egostas e &re+uentemente l es &alta domnio pr%prio. 0 pessoa +ue estou namorando est. interessada em servir a Deus? 'ssa pessoa demonstra interesse por coisas espirituais? 0+ueles omens e mul eres +ue est#o abituados a seguir a palavra de Deus na vida s#o mel ores esposos, simplesmente por+ue a Fblia contm a receita para um casamento bem sucedido.

)3T')2Q') P0E0 ( N0M(E(


( processo de amadurecimento &sico e mental dos $ovens traz tanto potMncia +uanto perigo. 4 claro, nossos corpos &re+uentemente amadurecem mais depressa +ue nosso $uzo. 0lm disso, os dese$os se*uais s#o com &re+uMncia mais &orte na adolescMncia e na $uventude do +ue em +ual+uer outro perodo da vida. Por esta raz#o, importantssimo +ue os $ovens percebam a importUncia de manter a pureza se*ual. 0 Fblia clara sobre o &ato +ue ter rela"-es se*uais antes do casamento pecaminoso 9; Corntios ?:;>,;</ B:;, J=. 3mas poucas orienta"-es simples para o namoro a$udar#o a diminuir o perigo de ser, se apan ado na impureza. 'vite o contato &sico e*cessivo. 0s c amas da pai*#o &re+uentemente s#o avivadas pelo contato &sico ntimo at o ponto em +ue nen uma pessoa +uer parar. Muitos omens e mul eres tMm pensado +ue poderiam se conter em certas circunstUncias, mas perderam sua pureza num momento de &ra+ueza. @2omar. algum &ogo no seio, sem +ue as suas vestes se incendeiem? (u andar. algum sobre brasas, sem +ue se +ueimem os seus ps?@ 9Provrbios ?:JB,J<=. N#o se enc a de dese$os pecaminosos, evitando situa"-es +ue provo+uem a tenta"#o 9Eomanos ;>:;:=. 4 possvel resistir S tenta"#o, mas precisamos +uerer buscar o meio de escapar 9; Corntios ;D:;J,;>=. 'vite os lugares escuros, isolados. Plane$e as atividades do namoro em vez de se dei*ar levar pela pai*#o do momento. Eoupas modestas tambm a$udam a evitar a tenta"#o. 0s mul eres, especialmente, deveriam vestir,se de tal modo +ue re&lita sua castidade e pureza/ vestir,se de roupas escandalosas sugerir ao seu namorado +ue ela pode estar +uerendo se envolver em comportamento lascivo. 'vite namorar com pouca idade. Por causa do principal prop%sito do namoro, isto , encontrar um compan eiro, um erro come"ar a namorar muito cedo. 2al pr.tica meramente coloca meninos e meninas em situa"-es para as +uais n#o est#o preparados.

5n&elizmente os $ovens, &re+uente e erradamente consideram o comportamento lascivo como um sinal de maturidade e dese$am desesperadamente tornarem,se adultos. (s pais dos $ovens n#o deveriam permitir,l es namorar en+uanto n#o amadurecerem su&icientemente para entender os perigos e as responsabilidades do namoro. 2em sido observado +ue geralmente casamos com algum +ue namoramos! Por essa raz#o, os omens e as mul eres precisam agir com cuidado no namoro. (l ar para o car.ter da pessoa +ue namoramos, em vez de ver somente sua aparMncia &sica, pode a$udar a garantir a escol a de um bom parceiro. 0 prudMncia no namoro nos a$udar. a evitar os tr.gicos erros e pecados +ue podem dani&icar seriamente nossas oportunidades de &utura &elicidade nesta vida, e na eternidade.

(s Dez Mandamentos do Namoro


Namoro uma &ase muito bonita. 4 de&inida como o ato de galantear, corte$ar, procurar inspirar amor a algum. ( namoro crist#o, ten a a idade +ue tiver, deve ser uma convivMncia a&etiva preliminar +ue amadurece e prepara o casal para o compromisso mais pro&undo. ( contr.rio disso, longe dos princpios de Deus, pode resultar em uma e*periMncia nociva e traum.tica. (bserve alguns princpios +ue a$udam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus. ;. N#o namore por lazer: namoro n#o passatempo e o crist#o consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e b.sica para um relacionamento duradouro e &eliz. Casamentos s%lidos decorrem de namoros bem a$ustados. J. N#o se prenda em um $ugo desigual 955 Co ?:;:,;<=: iniciar um namoro com algum +ue n#o crM em Deus pode resultar em um casamento e+uivocado. >. 5mpon a limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrdulos, est. de&ormado e nele intimidade se*ual ou pr.ticas +ue levam a uma intimidade cada vez maior s#o normais, mas o namoro do crist#o n#o deve ser assim, o +ue nos leva ao pr%*imo mandamento. :. Deus criou o se*o para ser praticado entre duas pessoas +ue se amam e tMm entre si amor e um compromisso permanente. I. Promova o di.logo e a comunica"#o: conversar essencial, estabele"a uma comunica"#o constante, &ranca e direta e n#o evite conversar sobre +ual+uer assunto. ?. Cultive o romantismo: a convivMncia a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. 5sso n#o ca&ona, nem coisa do passado e traz bril o ao relacionamento. B. Manten a a dignidade e o respeito: o namoro e+uilibrado tem um tratamento recproco de dignidade, respeito e valoriza"#o. ( respeito imprescindvel para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito &alta de amor. <. Prati+ue a &idelidade: in&idelidade no namoro leva S in&idelidade no casamento. 6idelidade elemento imprescindvel em +ual+uer tipo de relacionamento coerente S vontade de Deus, +ue abomina a leviandade.

N. 0ssuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus n#o precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondM,los. ;D. 6orme um triUngulo amoroso: namoro realmente crist#o s% bom a trMs: o casal e Deus. 'le deve ser o centro e o ob$etivo do namoro. Dei*e Deus orientar e consolidar seu namoro. 1iva integralmente as bMn"#os +ue Deus tem para vocM atravs do namoro. ' se$a &eliz.

N0M(E( 15E230G 4 P'C0D(?


0 grande +uest#o sobre sites de namoro virtual est. $ustamente em como usar esse servi"o. ' para o crist#o surge uma d!vida ainda maior: @4 pecado?@ @Nossa sociedade, cada vez mais, uma sociedade das coisas WprontasX. Desapareceu o artes#o. Cueremos a &amlia pronta. ( casamento pronto. 0 amizade pronta. 0 pessoa pronta. Mas todo relacionamento e*ige tempo, paciMncia e dedica"#o. No amor, s% se salva +uem &or artes#o.@ 'ssa a&irmativa do consultor comportamental, 0ntYnio Eoberto )oares. )uas palavras &oram publicadas no artigo intitulado @0 Constru"#o do 0mor@ e publicado no Aornal 'stado de Minas, de ;? de maio, JDDJ. 0ntYnio Eoberto )oares tem I< anos de idade. Come"ou estudando 6iloso&ia, depois cursou Direito, 0dministra"#o de 'mpresas e v.rios cursos de Psicologia (rganizacional e do Comportamento. Lo$e, trabal a como consultor de empresas e atua na .rea . mais de JI anos. 4 casado e tem B &il os. )uas palavras s#o pertinentes, se analisarmos +ue o$e vivemos a c amada era do imediatismo, +ue tem na internet uma grande aliada. )e por um lado a internet vanta$osa no sentido de velocidade, $. +ue as in&orma"-es s#o transmitidas +uase +ue instantaneamente e em tempo real, essa mesma velocidade dei*a suas marcas. 0 paciMncia nesse conte*to $. n#o uma grande virtude. )e considerarmos +ue o$e tudo relativo, inclusive e principalmente os valores, tudo v.lido. Mas ser. mesmo tudo v.lido? No caso da internet, por e*emplo, a rapidez com +ue as coisas acontecem surpreendente. ' as rela"-es interpessoais tambm n#o poderiam ser uma e*ce"#o. 'sse um &ator de preocupa"#o at mesmo para especialistas da .rea. Mil -es de pessoas em todo o mundo passam ora em &rente ao computador na busca da sua Zcara metade virtual[. Para se ter uma ideia o portal 2erra, um dos maiores do Frasil, possui mais de B mil pessoas cadastradas no site @0lmas TMmeas@ \ site de namoro virtual \ e +ue tem como slogan: @Namoros virtuais s#o mais reais do +ue vocM imagina@. ( c amado namoro virtual uma realidade da sociedade moderna. ' essa uma realidade +ue se caracteriza pela &alta de compromisso e o anonimato. 'sses s#o um dos atrativos dessa nova onda, onda essa +ue pode conduzir, cada vez mais, a portos nada seguros. 4 o caso recente do imigrante brasileiro, )aul dos Eeis A!nior, de J: anos, . catorze vivendo nos 'stados 3nidos, +ue matou a americana C ristina Gong, de apenas ;> anos. C ristina &oi morta dentro do carro do brasileiro, no estacionamento de um s opping center, no dia ;B de maio deste ano. (s dois se con eceram pela internet, por meio de um bate,papo virtual. ( +ue poderia ser uma simples @brincadeira@ acabou em tragdia. 0 vida de )aul nunca mais ser. a mesma. )e &or $ulgado por omicdio, poder. ir para o corredor da morte.

)antidade por tr.s do teclado

0 grande +uest#o sobre sites de namoro virtual est. $ustamente em como usar esse servi"o. ' para o crist#o surge uma d!vida ainda maior: @4 pecado?@ Ciro 'ust.+uio, pastor na 5gre$a Fatista da Gagoin a a&irma: @( dia dos namorados se apro*ima e as pessoas estar#o cada vez mais propensas e determinadas a encontrar sua cara, metade para +ue a+uele dia n#o passe em branco. N%s, crist#os, precisamos buscar de Deus o discernimento para +ue possamos buscar sim, mas com modera"#o e dentro do prop%sito de Deus +ue a pureza e a santidade. )endo assim, a pessoa +ue vai navegar pelas p.ginas da internet, +ue vai procurar alguns c ats para um papo legal, visando, +uem sabe, encontrar a+uela pessoa com a +ual vai se casar, precisa navegar pela internet em santidade@, comenta. Como, ent#o, podemos usu&ruir da internet sem @de&raudar@ os princpios da Palavra de Deus?@ 5sso possvel. Ciro 'ust.+uio, o&erece algumas dicas. 'le, $untamente com sua esposa, 5ara Diniz, lidera o Ministrio 'di&icando um Novo Gar, +ue tem como ob$etivo dentre outros o&erecer todo o suporte necess.rio S &orma"#o de uma &amlia.

;. Novas amizades. @Procure &azer amizades visitando sites evanglicos. 0 maioria deles possui salas de bate,papo onde vocM poder. entrar e ter agrad.veis surpresas, pois, ali est#o os nossos irm#os. (s sites n#o evanglicos est#o contaminados por+ue o +ue domina as pessoas +ue l. est#o a mente do mundo, e o mundo $az do maligno.@ J. Discernimento. @2en a sempre em mente +ue os assuntos a serem tratados dever#o acontecer de &orma armoniosa e pura. Cuidado com as pessoas +ue logo sugerem uma certa intimidade. )#o sites evanglicos, mas a porta est. aberta e entra +uem +uiser. 3tilize o discernimento +ue Deus te deu para saber se est. diante de uma ovel a ou um lobo.@ >. )abedoria. 6ale das coisas do )en or. 0 mel or maneira de con ecer algum &alando da+uilo +ue Deus tem &eito em sua vida. 0ssim, poder. testemun ar e ouvir a e*periMncia da outra pessoa. )aber. com certeza se uma nova criatura ou n#o. :. PrudMncia: @N#o dM de imediato as suas in&orma"-es pessoais como tele&one, endere"o e outras re&erMncias. 0&inal de contas, at +ue possa con ecer bem a pessoa +ue est. do outro lado, vai demorar um pou+uin o.@ I. Novos paradigmas: @'stabele"a seus valores. Gembre,se da passagem de Eomanos ;J verso ; +ue nos adverte@: @' n#o vos con&ormeis com este sculo, mas, trans&ormai,vos pela renova"#o da vossa mente para +ue e*perimenteis +ual se$a a boa, agrad.vel e per&eita vontade de Deus.@ ?. Con&ian"a: @6inalmente valorize a si pr%prio9a=. Deus n#o tem o bom, mas sim o mel or para vocM. 2#o somente creia e espere no )en or por+ue certamente bMn"#os sem medida ser#o derramadas sobre a sua vida a partir do momento +ue vocM tiver de con ecer a+uela pessoa +ue vocM vai &azM,la &eliz e vice,versa.@ 0 Fblia transcende ao tempo. 0s orienta"-es de Deus s#o as mesmas desde o tempo do pergamin o at a c egada da comunica"#o virtual. Por isto est. escrito: @Passar. o cu e a terra, mas as min as palavras n#o passar#o.@ 9Mc ;>:>;.= 0 santidade o +uesito indispens.vel para +ue se possa ver a Deus. ( dese$o do )en or +ue cada crist#o se

conserve puro, em santidade. @Por+uanto est. escrito: )ereis santos, por+ue eu sou santo.@ 95 Pe ;:;?.= 0o se comunicar via internet, o crist#o deve sempre observar os cuidados para se conservar santo, n#o dei*ando de ser santu.rio do 0ltssimo por estar atr.s de um teclado. @Para vos con&irmar os cora"-es, de sorte +ue se$am irrepreensveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso )en or Aesus com todos os seus santos.@ 95 2s >:;>.=

You might also like