You are on page 1of 16

ACADEMIA DE POLCIA DR.

CORIOLANO NOGUEIRA COBRA


Secretaria de Concursos Pblicos

313242

Concurso Pblico

001. PROVA pREAMBULAR

EScRIVO DE pOLcIA

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas.  Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta.  Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridas 3 horas do incio da prova.  Devero permanecer em cada uma das salas de prova os 3 ltimos candidatos, at que o ltimo deles entregue sua prova, assinando termo respectivo.  Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUaRDE a ORDEM DO FISCaL PaRa aBRIR ESTE CaDERNO DE QUESTES.

24.02.2013

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 04. Educao de Futuros Milionrios descarta necessidade de curso superior Dustin Moskovitz, cofundador do Facebook, Sean Parker, presidente fundador do Facebook, e Matt Mullenweg, criador do WordPress, so algumas das pessoas que no concluram o ensino superior e se tornaram profissionais bem-sucedidos. Buscando compreender o que considerou ser uma tendncia para o sculo 21, Michael Ellsberg realizou seu estudo, que resultou no livro Educao de Futuros Milionrios, agora publicado no Brasil. Descartar a necessidade de cursar uma faculdade no quer dizer que o estudo se tornou obsoleto ou algo que pode ser negligenciado. Para Ellsberg, ser autodidata e continuar estudando so as chaves para o sucesso profissional.
(http://www1.folha.uol.com.br, 08.11.2012. Adaptado)

04. No que se refere s regras de regncia nominal, assinale a alternativa que substitui corretamente a expresso destacada em Buscando compreender o que considerou ser uma tendncia para o sculo 21, Michael Ellsberg realizou seu estudo [...]. (A) Determinado a (B) Empenhado sob (C) Resolvido de (D) Propenso em (E) Disposto com 05. Assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas, em conformidade com a norma-padro de conjugao verbal. H quem acredite que alcanar o sucesso profissional quando um diploma de mestrado, mas h aqueles que de opinio e procuram investir em cursos profissionalizantes. (A) obtiver divirgem (B) obter divergem (C) obtesse devirgem (D) obter divirgem (E) obtiver divergem Leia o cartum.

01. O termo tendncia, em destaque no segundo pargrafo, refere-se ao fato de (A) o estudo formal ter se tornado uma condio premente para a conquista de altos salrios no universo corporativo. (B) existir a possibilidade de aumentar o nmero de profissionais bem-sucedidos que no cursaram o ensino superior. (C) a seleo de profissionais para o trabalho em grandes multinacionais ignorar a formao escolar do candidato. (D) o enriquecimento precoce entre jovens graduados ter se tornado certo. (E) o sucesso profissional ser mais garantido queles jovens que no chegaram a ingressar na universidade. 02. De acordo com a leitura do texto, para quem deseja alcanar o sucesso profissional, permanecer estudando (A) improfcuo. (B) suprfluo. (C) excessivo. (D) imprescindvel. (E) antiquado.

Voc pode contar comigo para o que der e vier, desde que seja em horrio comercial.

(Mandrade, www1.folha.uol.com.br, 02.10.2012)

03. Observe a passagem do primeiro pargrafo: ... so algumas das pessoas que no concluram o ensino superior e se tornaram profissionais bem-sucedidos. Assinale a alternativa em que o acrscimo de uma conjuno explicita a ideia de oposio entre as oraes dessa passagem. (A) e, assim, se tornaram profissionais bem-sucedidos. (B) e, pois, se tornaram profissionais bem-sucedidos. (C) e, contudo, se tornaram profissionais bem-sucedidos. (D) e, portanto, se tornaram profissionais bem-sucedidos. (E) e, porque, se tornaram profissionais bem-sucedidos.
3
PCSP1204/001-EscrivoPolcia

06. A expresso desde que estabelece, entre as oraes, relao de (A) condio. (B) comparao. (C) conformidade. (D) causa. (E) consequncia.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 07 a 13. Um mundo sem estantes Um amigo entra na minha casa nova, v as estantes ainda vazias e comea o bombardeio: Para que espao para tanto livro? Livro est acabando. Ele no quer saber da vista, de nenhum detalhe da obra, da arquitetura ou da decorao. O incmodo com as estantes maior que tudo isso. Para me safar do cerco, banco o moderno. Claro que eu sei, os livros eletrnicos so o futuro. Mas isso aqui para armazenar o que eu j tenho, entende? Cascata, ttica diversionista. Eu sabia que, se j estava sob tiroteio pesado, tudo iria piorar quando meu amigo visse a outra face do mvel. Ali, eu dava os primeiros passos para guardar meus CDs. Mas o sentimento s dura at o prximo balao: E esse monte de lugar para CDs? CD no vai existir mais. Em busca de trgua, sugiro sairmos para jantar. Encontramos a mulher dele. Como na faixa de Gaza, o cessar-fogo tem curta durao. O lvaro est maluco, botou um monte de estantes na casa nova, parece que no sabe que livros e CDs esto condenados. Isso faz alguns anos. Nem preciso dizer que, tanto para livros quanto para CDs, o espao naquelas estantes, que pareciam obsoletas, est no fim. E o mais irnico: meu amigo, profeta do apocalipse do plstico e do papel, nunca chegou a comprar um leitor eletrnico de livros. Continua encomendando seus volumes de papel. J eu, dono do imvel ultrapassado, adotei o livro digital. Caminho sem volta para um mundo sem estantes? Talvez no. O futuro desse universo cada vez mais digital cheio de riscos. Imagine: colapso na nuvem. Crashes de servidores, fibras pticas rompidas, blecautes em srie nos principais polos hi-tech da Terra. Nos primrdios da web, uma situao assim teria uma consequncia grave: internet fora do ar. Grave, porm nica. Msicas, filmes e demais arquivos baixados pela rede estariam a salvo, guardados nos computadores das casas das pessoas. Mas, hoje, tudo mudou. Um crash gigantesco seria muito mais devastador. Porque cada vez menos gente armazena em casa seus arquivos digitais. Est tudo em servidores poderosos, espalhados pelo mundo. Nessa nuvem, digital e amorfa. No fora de propsito imaginar um cenrio de perda de contato com essa nuvem. Sem livros fsicos, sem CDs, os arquivos digitais ficariam perdidos na nuvem isolada. A desordem digital extrema. E o mundo das ideias salvo pelas estantes.
(lvaro Pereira Jnior, Folha de S.Paulo, 08.12.2012. Adaptado)

08. No segundo pargrafo, ao descrever a maneira como o amigo o abordou a respeito de suas estantes para livros e CDs, o autor remete a um cenrio de (A) sonho, o que se evidencia pelo uso dos termos sentimento e maluco. (B) guerra, o que se evidencia pelo uso dos termos tiroteio e cessar-fogo. (C) festa, o que se evidencia pelo uso dos termos ttica e jantar. (D) comemorao, o que se evidencia pelo uso dos termos trgua e mulher. (E) dana, o que se evidencia pelo uso dos termos mvel e passos. 09. Na expresso do terceiro pargrafo profeta do apocalipse do plstico e do papel , o termo apocalipse tem sentido equivalente a (A) descoberta. (B) xito. (C) fim. (D) justia. (E) resistncia. 10. De acordo com o autor, o futuro digital cheio de riscos porque (A) o armazenamento de dados em servidores potentes muito caro e inacessvel ao usurio comum. (B) os servidores existentes so precrios, com capacidade muito limitada para armazenar informaes. (C) as pessoas continuam guardando os arquivos em papel nas suas casas, onde h pouca segurana. (D) os indivduos perdem a liberdade de expresso ao permitirem que o governo monitore seus dados. (E) os usurios comuns no tm controle sobre o local em que seus dados so armazenados. 11. Na frase do ltimo pargrafo No fora de propsito imaginar um cenrio de perda de contato com essa nuvem. , a expresso em destaque pode ser corretamente substituda, sem alterao da mensagem, por (A) contestvel. (B) pertinente. (C) premeditado. (D) compulsrio. (E) descabido.

Glossrio crash: quebra, colapso hi-tech: de tecnologia avanada web: rede, internet 07. Na opinio do autor, os (A) livros eletrnicos tm qualidade superior dos livros fsicos. (B) CDs e os livros de papel devem ser descartados por ocuparem muito espao. (C) livros eletrnicos no deixaro lugar para os livros de papel. (D) livros fsicos podem continuar existindo ao lado dos eletrnicos. (E) CDs, assim como os livros fsicos, so antiquados e inteis.
PCSP1204/001-EscrivoPolcia

12. So antnimos, no texto, os termos (A) moderno / ultrapassado. (B) computadores / internet. (C) salvo / guardados. (D) primeiros / primrdios. (E) amorfa / isolada. 13. Assinale a alternativa cuja forma verbal em destaque expressa uma hiptese. (A) J eu, dono do imvel ultrapassado, adotei o livro digital. (terceiro pargrafo) (B) Porque cada vez menos gente armazena em casa seus arquivos digitais. (quarto pargrafo) (C) Como na faixa de Gaza, o cessar-fogo tem curta durao. (segundo pargrafo) (D) Sem livros fsicos, sem CDs, os arquivos digitais ficariam perdidos na nuvem isolada. (ltimo pargrafo) (E) Mas, hoje, tudo mudou. (quarto pargrafo) 14. Assinale a alternativa em que a expresso em destaque est empregada de acordo com a norma-padro da lngua. (A) Imagino o futuro desse universo digital, cujo parece ser cheio de riscos e incertezas. (B) Sugeri sairmos do apartamento para deixar de ouvir as crticas, o qual estavam me incomodando. (C) Um colapso na nuvem trar graves consequncias, as quais podem envolver todo o tipo de usurio. (D) Meu amigo criticou as estantes, as quais os espaos vazios seriam ocupados por livros e CDs. (E) Eu separei algumas estantes para guardar os CDs cujo havia trazido da casa de meus pais. 15. Assinale a alternativa em que a concordncia se d em conformidade com a norma-padro. (A) Fazem anos que me mudei para este apartamento com minhas filhas, que havia acabado de voltar do exterior. (B) Os amigos que acreditavam no desaparecimento do livro teve de rever suas convices diante das vendas de livros, que continua aumentando. (C) Apesar de ter criticado as estantes, os amigos do autor concluiu que era muito cmodo dispor de uma grande variedade de livros e CDs. (D) J existe muitos jovens que tem baixado msicas pela internet e j se desfez de seus leitores de CDs tradicionais. (E) Um casal de amigos questionou a utilidade das estantes que haviam sido compradas para o apartamento novo.
5

16. Considerando as regras de regncia verbal, assinale a alternativa correta. (A) Ao ver a quantidade excessiva de prateleiras, o amigo comentou de que o livro estava acabando. (B) Enquanto seu amigo continua encomendando livros de papel, o autor aderiu o livro digital. (C) lvaro convenceu-se de que o melhor a fazer seria sair para jantar. (D) As estantes que o autor aludiu foram projetadas para armazenar livros e CDs. (E) O nico detalhe do apartamento que o amigo se ateve foi o nmero de estantes.

Leia a charge.

O governo prometeu luz mais barata!

S luz t bom. Barata j tem muita!

(Duke, http://www.chargeonline.com.br, 08.12.2012)

17. O efeito cmico da charge liga-se ao fato de serem empregados com duplo sentido os termos (A) governo e bom. (B) mais e barata. (C) luz e bom. (D) governo e prometeu. (E) prometeu e luz.

PCSP1204/001-EscrivoPolcia

Leia o texto para responder s questes de nmeros 18 a 22. A viso monumental Nada superar a beleza, nem todos os ngulos retos da razo. Assim reivindicava pensar o maior arquiteto e mais invocado sonhador do Brasil. Morto em 5 de dezembro de 2012 de insuficincia respiratria, a dez dias de completar, com uma festa, 105 anos de idade, Oscar Niemeyer propusera sua prpria revoluo arquitetnica baseado em uma interpretao do corpo da mulher. nico gnio do Brasil, como o queria o socilogo Darcy Ribeiro, ele foi duro nas convices pessoais, mas brando ao conceber os monumentos de concreto. Nos ltimos tempos, o artista dizia no estilo direto habi tual que, fosse um rapaz hoje, em lugar de fazer arquitetura, percorreria a rua protestando contra este mundo em que vivemos. Acontece que ele jamais deixara de imaginar um mundo diferente, mesmo na juventude que parecia sempre acompanh-lo. (Ele jurava no sentir qualquer diferena, por exemplo, entre seus 60 anos e o recm-completado centenrio.) Niemeyer acreditava incutir o ardor em quem experimentava suas construes. A arquitetura sempre expressar o progresso tcnico e social do pas em que se estabelece. E, se ns desejamos dar ao homem o que lhe falta, devemos participar da luta poltica, disse uma vez. No fim da vida, contudo, parecia descrente da funo social da arquitetura. Mas, quando ela bonita e diferente, proporciona pelo menos aos pobres e ricos um momento de surpresa e admirao. Como se todos pudessem lavar os olhos com sua arte enquanto a revoluo no vem. Passei a vida debruado na prancheta, mas a vida mais importante do que a arquitetura, gostava de dizer. A arquitetura no muda nada, mas a vida pode mudar a arquitetura. Foi bisav e tatarav, casado duas vezes, a ltima h quatro anos. E, at as ltimas internaes, nunca dispensou a conversa com os amigos sobre seus projetos e um copo de vinho na hora do almoo. Niemeyer soube sintetizar a urgncia das coisas: A vida demasiado curta, um minuto. Um minuto que passa depressa.
(Rosane Pavan, http://www.cartacapital.com.br, 07.12.2012. Adaptado)

20. No trecho do primeiro pargrafo ... ele foi duro nas convices pessoais, mas brando ao conceber os monumentos de concreto. , ao empregar o termo brando para descrever os monumentos de concreto, a autora chama a ateno para uma caracterstica das obras de Niemeyer, que a (A) grandiosidade. (B) resistncia. (C) afetao. (D) onerosidade. (E) leveza. 21. Observe a passagem do segundo pargrafo: Nos ltimos tempos, o artista dizia no estilo direto habitual que, fosse um rapaz hoje, em lugar de fazer arquitetura, percorreria a rua protestando contra este mundo em que vivemos. Assinale a alternativa que apresenta uma expresso que introduz a orao destacada, sem alterar o sentido do texto. (A) j que (B) ainda que (C) embora (D) se acaso (E) porque 22. Assinale a alternativa em que a palavra destacada pode ser corretamente substituda pelo termo entre parnteses, sem alterao do sentido da frase. (A) Niemeyer acreditava incutir o ardor em quem experimentava suas construes. (ardorosamente) (B) ... mas sinuoso ao conceber os monumentos de concreto. (concretamente) (C) A vida demasiado curta... (demasiadamente) (D) ... ele foi duro nas convices pessoais... (pessoalmente) (E) ... parecia descrente da funo social da arquitetura. (socialmente) 23. Considerando a norma-padro, assinale a alternativa correta quanto concordncia nominal. (A) Foi formada, graas a Niemeyer, uma gerao de novos arquitetos dedicados a dar continuidade a seus projetos. (B) J foram realizado, em diferentes universidades, vrios estudos sobre a produo do arquiteto brasileiro. (C) Considerado uma das criaes mais inovadoras do sculo XX, a arquitetura de Niemeyer singular. (D) Seria celebrado, no Rio de Janeiro, uma grande festa em comemorao aos 105 anos de Oscar Niemeyer. (E) As visitas a Braslia se tornaram frequente, em especial para se apreciar a arquitetura de Niemeyer.
6

18. A partir da leitura do texto, pode-se concluir que, no fim da vida, Niemeyer acreditava que a arquitetura (A) limita-se a encantar as classes mais abastadas do pas. (B) pode emocionar pobres e ricos quando bonita e diferente. (C) deve ser praticada com o objetivo de mudar a sociedade. (D) capaz de provocar profundas revolues polticas. (E) precisa ser mais funcional do que bela para ser reconhecida. 19. Um ensinamento deixado por Niemeyer, apontado no texto, diz respeito valorizao (A) da vida. (B) dos partidos polticos. (C) da religio. (D) do talento nato. (E) da lgica.
PCSP1204/001-EscrivoPolcia

24. Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase est empregado corretamente. (A) A combinao de vidro e concreto armado comum praticamente toda a obra de Niemeyer. (B) No ano passado, Niemeyer falou vrios estudantes de arquitetura. (C) Em Belo Horizonte, fomos uma igreja projetada por Niemeyer. (D) Niemeyer sempre procurava integrar suas construes paisagem local. (E) Darcy Ribeiro chegou atribuir ao arquiteto o ttulo de nico gnio do Brasil. 25. Assinale a alternativa em que a colocao pronominal se d em conformidade com a norma-padro. (A) Muito tem debatido-se acerca da relao entre arquitetura, arte e praticidade. (B) Ningum questiona-se a respeito do carter original da obra de Niemeyer. (C) No deve-se esquecer que Niemeyer sempre teve a colaborao de excelentes engenheiros. (D) Em Niteri, h um museu que ergue-se como o clice de uma flor. (E) O casal encontrou-se em So Paulo, no Memorial da Amrica Latina. Leia o cartum.

NOES DE DIREITO

CONSTITUIO FEDERAL 27. Assinale a alternativa cuja afirmao est, expressamente, de acordo com a Constituio Federal brasileira. (A) inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telefnicas, salvo, em ambos os casos, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal. (B) A lei penal no retroagir, salvo para punir o ru nos casos de cometimento de crime hediondo ou de racismo. (C) s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao. (D) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia ou noite, por determinao judicial. (E) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, desde que prvia e devidamente autorizado pela autoridade competente e no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local.

28. Analise as seguintes afirmativas e classifique cada uma como falsa (F) ou verdadeira (V). ( ) A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. ( ) Conceder-se- mandado de segurana sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder.
Dando continuidade srie Culinria Saudvel, vamos fazer hoje um leito pururuca, sem utilizar a carne de porco.

( )O preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial. ( ) Ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana. Assinale a alternativa que corresponde classificao cor reta das afirmativas em ordem de apresentao. (A) F, F, V, V. (B) V, F, V, V. (C) V, F, V, F. (D) V, F, F, V. (E) F, V, F, V.

(Zero, http://www.cartuns.com.br, 08.12.2012)

26. Assinale a alternativa em que a frase do cartum est reescrita corretamente, no que se refere pontuao. Dando continuidade srie Culinria Saudvel, (A) vamos fazer um leito pururuca, hoje, sem utilizar a carne de porco. (B) vamos fazer, um leito pururuca hoje, sem utilizar a carne de porco. (C) vamos fazer um leito pururuca, sem utilizar hoje, a carne de porco. (D) vamos fazer, um leito pururuca, sem utilizar a carne de porco hoje. (E) vamos fazer um leito pururuca, sem utilizar, hoje a carne de porco.
7

PCSP1204/001-EscrivoPolcia

29. Assinale a alternativa correta a respeito da Administrao Pblica. (A) As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, sendo vedado o regresso contra o agente responsvel nos casos de dolo ou culpa. (B) Os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico devero ser computados ou acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores, na forma da lei. (C) A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, incluindo as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. (D) As funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de car reira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. (E) O prazo de validade do concurso pblico ser de at trs anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo.

DIREITOS HUMANOS 31. Considerando o que a doutrina majoritria dispe sobre o desenvolvimento e conquista dos direitos humanos, pode-se afirmar que esse desenvolvimento histrico, classificado por geraes de direitos, pode ser, cronologicamente, assim representado: (A) direitos individuais; direitos coletivos e direitos sociais. (B) direitos individuais, direitos coletivos e liberdades negativas. (C) liberdades positivas, liberdades negativas e direitos sociais. (D) direitos sociais; direitos de liberdade e direitos da fraternidade. (E) direitos de liberdade; direitos sociais e direitos difusos.

32. O Brasil foi constitudo como um Estado Democrtico de Direito, que regido por uma Constituio Federal. E, assim sendo, essa formao constitucional no pode ser alterada em determinados aspectos, nem mesmo por emenda constitucional. Nesse sentido, assinale a alternativa que contempla matria relativa ao Estado brasileiro que no pode ser objeto de deliberao por emenda constitucional cuja proposta seja tendente a sua abolio. (A) A separao dos Poderes. (B) rgos da Administrao Pblica. (C) O Presidencialismo. (D) Cargos Pblicos. (E) A Repblica.

30. Considerando o disposto na Carta Magna brasileira, cor reto afirmar sobre a estabilidade do servidor pblico: (A) o servidor pblico estvel somente poder perder o cargo por sentena judicial. (B) extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel no poder ser colocado em disponibilidade. (C) como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. (D) invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ele no poder ser reintegrado se o seu cargo j estiver ocupado. (E) os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico so estveis aps trs anos, contados da sua nomeao.

33. Com relao pena de morte, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos dispe que (A) obriga todos os Estados que ainda a apliquem a tomarem medidas para a sua abolio. (B) no dever ser imposta em casos de crime cometido por menores de 18 anos, nem aplicada a mulheres em estado de gravidez. (C) vedada sua imposio a pessoas maiores de 60 anos e a pessoas portadoras de deficincias fsicas. (D) pode ser adotada livremente, desde que devidamente aprovada pelo respectivo Parlamento. (E) totalmente vedada a sua adoo, ficando os Estados que ainda a adotem obrigados a suspend-la de imediato.

PCSP1204/001-EscrivoPolcia

34. Assinale a alternativa que contempla a afirmativa que est em consonncia com o disposto no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos. (A) Ningum poder ser privado do direito de entrar em seu prprio pas, exceto se estiver sendo formalmente acusado de terrorismo. (B) No haver penas restritivas de direitos. (C) Toda pessoa que for presa e possuir diploma de curso superior ter direito a cela especial e separada dos demais presos. (D) Se, depois de perpetrado o delito, a lei estipular a imposio de pena mais leve, o delinquente no poder dela beneficiar-se. (E) Ningum poder ser obrigado a executar trabalhos forados ou obrigatrios.

CDIGO PENAL 37. A hiptese do art. 121, 5. do CP, doutrinariamente denominada de perdo judicial, aplica-se ao homicdio (A) cometido por relevante valor moral. (B) culposo. (C) privilegiado (caso de diminuio de pena). (D) cometido sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima. (E) cometido por relevante valor social.

38. A leso corporal se enquadra nas hipteses expressas no art. 129, 2. do CP, doutrinariamente denominada de gravssima, se ocorrer (A) acelerao de parto.

35. Assinale a alternativa cuja afirmao est de acordo com o Pacto de San Jos da Costa Rica no que se refere priso civil. (A) vedado todo e qualquer tipo de priso civil por dvidas. (B) permitida para os casos de descumprimento de obrigao em contrato de depsito. (C) permitida por ordem judicial ou administrativa na hiptese de devedor que descumpre acordo de pagamento de penso alimentcia devida aos filhos. (D) Ela permitida por ordem judicial em razo de inadimplemento de obrigao alimentar. (E) permitida nas hipteses de inadimplemento de obrigao alimentar e de depositrio infiel.

(B) incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de trinta dias. (C) debilidade permanente de membro, sentido ou funo. (D) perigo de vida. (E) enfermidade incurvel.

39. A conduta de constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa caracteriza o crime de (A) extorso. (B) abuso de poder. (C) exerccio arbitrrio. (D) coao no curso do processo.

36. Consoante o que estabelece expressamente a Declarao Universal dos Direitos Humanos, correto afirmar que (A) a instruo promover a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, sendo obrigatrio o ensino religioso nas escolas pblicas. (B) o poder pblico deve financiar os estudos dos alunos em escolas privadas quando no houver vagas em escolas pblicas. (C) os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos. (D) toda pessoa tem direito instruo, que ser gratuita em todos os graus. (E) a instruo tcnico-profissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada na condio econmico-financeira da pessoa.

(E) roubo.

40. Analise as informaes apresentadas a seguir e classifique-as como (V) verdadeira ou (F) falsa. O crime de homicdio qualificado, nos expressos termos do 2.o do art. 121 do CP, se cometido ( ) para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime. ( ) por funcionrio pblico no exerccio de suas funes. ( ) durante o repouso noturno. A classificao correta, de cima para baixo, : (A) V, V, F. (B) F, V, V. (C) V, F, V. (D) V, F, F. (E) V, V, V.
9
PCSP1204/001-EscrivoPolcia

41. O crime de induzimento, instigao ou auxlio a suicdio (A) punido com pena de deteno e multa. (B) s se caracteriza se o suicdio se consuma ou se a vtima sofre leso corporal de natureza grave. (C) punido com pena de deteno, apenas. (D) tem a pena aumentada de metade se a vtima menor. (E) tem a pena aumentada de metade se o crime praticado por motivo egostico.

45. Analise as informaes apresentadas a seguir e classifique-as como (V) verdadeira ou (F) falsa. Considerando apenas os termos do art. 295 do CPP, sero recolhidos a quartis ou a priso especial, disposio da autoridade competente, quando sujeitos priso antes de condenao definitiva, entre outros, ( ) os governadores, os prefeitos municipais e os vereadores. ( ) os magistrados, os diplomados por qualquer das faculdades superiores da Repblica e os ministros de confisso religiosa. ( ) os cidados que j tiverem exercido efetivamente a funo de jurado, salvo quando excludos da lista por motivo de incapacidade para o exerccio daquela funo, os menores de 21 (vinte e um) anos e os maiores de 70 (setenta) anos. A classificao correta, de cima para baixo, : (A) V, V, F. (B) F, V, F. (C) V, V, V. (D) V, F, F. (E) F, V, V.

42. Aquele que desvia e faz circular moeda, cuja circulao no estava ainda autorizada, incorre nas penas do crime de (A) falsidade ideolgica. (B) petrechos para falsificao de moeda. (C) moeda falsa. (D) emisso de ttulo ao portador sem permisso legal. (E) falsificao de papis pblicos.

CDIGO DE PROcESSO PENAL 43. Determina o art. 155 do CPP que o juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, (A) ressalvadas as provas cautelares e no repetveis, apenas. (B) sem qualquer exceo. (C) ressalvadas as provas cautelares e antecipadas, apenas. (D) ressalvadas as provas no repetveis e antecipadas, apenas. (E) ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas. LEGISLAO 47. De acordo com o disposto, expressamente, na Lei Federal n.o 12.527/2011 (Lei de Acesso Informao), se depois de solicitar a informao, o interessado souber que houve o extravio da informao solicitada, (A) poder pedir indenizao autoridade administrativa competente. (B) poder requerer autoridade competente a imediata abertura de sindicncia para apurar o desaparecimento da respectiva documentao. (C) dever providenciar dados e documentos que tiver e fornec-los autoridade competente para restituio da respectiva informao. (D) dever requerer judicialmente a restituio da informao. (E) poder requerer a abertura de processo administrativo para punio do responsvel e obteno de respectiva indenizao por danos morais.
10

46. medida cautelar diversa da priso, expressamente prevista no art. 319 do CPP, a (A) imediata reparao dos prejuzos sofridos pela vtima. (B) multa. (C) monitorao eletrnica. (D) prestao de servios comunidade. (E) imediata reparao dos prejuzos sofridos pelo errio.

44. Nos termos do art. 184 do CPP, o juiz ou a autoridade policial negar a percia requerida pelas partes, quando no for necessria ao esclarecimento da verdade, salvo quando se tratar de (A) pedido do acusado. (B) vistoria judicial. (C) pedido do Ministrio Pblico. (D) exame de corpo de delito. (E) percia contbil.

PCSP1204/001-EscrivoPolcia

48. Para os efeitos da Lei n. 9.099/1995, com as alteraes da Lei n. 11.313/2006 (Lei dos Juizados Especiais Criminais), consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena (A) mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa. (B) exclusivamente de multa. (C) mnima de 1 (um) ano e mxima de 3 (trs) anos, cumulada ou no com multa. (D) de deteno ou multa. (E) restritiva de direitos.

NOES DE CRIMINOlOGIA 51. A microcriminologia, tambm conhecida por criminologia (A) do desenvolvimento, dedica-se ao estudo, centrado no comportamento criminoso do indivduo, ao longo de sua vida. (B) geral, dedica-se ao estudo sociolgico do crime. (C) aplicada, dedica-se s pesquisas de cunho acadmico. (D) clnica, estuda a pessoa do criminoso, em busca de sua ressocializao. (E) analtica, estuda as relaes entre as cincias sociais e as polticas de segurana pblica. 52. A Criminologia dos dias atuais (A) uma cincia emprica, interdisciplinar, multidisciplinar e integrada. (B) uma cincia jurdica, autnoma, no controlvel e sistematizada. (C) no considerada uma cincia, mas parte do Direito Penal. (D) no considerada uma cincia, mas parte da Sociologia. (E) no considerada uma cincia, mas parte da Antropologia. 53. So teorias do consenso as teorias (A) da desorganizao social; da identificao diferencial; da criminologia crtica. (B) do etiquetamento; da associao diferencial; do conflito cultural. (C) da criminologia crtica; da subcultura; do estrutural-funcionalismo. (D) da criminologia radical; da associao diferencial; da identificao diferencial. (E) da desorganizao social; da neutralizao; da associao diferencial. 54. A corrente de pensamento criminolgico que aponta, como tcnica utilizada pelo criminoso para sua autojustificao, um procedimento racional em que atribui a culpa pelos seus atos antissociais aos agentes pblicos encarregados de sua punio (policiais, membros do ministrio pblico, magistrados), os quais seriam corruptos, parciais e inescrupulosos, denominada teoria (A) do estrutural-funcionalismo. (B) da criminologia crtica. (C) da neutralizao. (D) do conflito cultural. (E) da criminologia radical.

49. Assinale a alternativa que est de acordo com o disposto na Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006). (A) Em qualquer fase do inqurito policial ou da instruo criminal, caber a priso preventiva do agressor, a ser decretada pela autoridade policial competente, desde que esta entenda urgente e indispensvel a sua aplicao. (B) Nos casos de violncia domstica e familiar contra a mulher, podero ser aplicadas ao ru as penas de deteno, recluso, de pagamento de cesta bsica ou outras de prestao pecuniria, bem como a imposio de multa. (C) Constatada a prtica de violncia domstica e familiar contra a mulher, poder ser aplicada ao agressor, entre outras, a medida protetiva de urgncia de afastamento do lar, domiclio ou local de convivncia com a ofendida, podendo a intimao ser entregue pela ofendida diretamente ao agressor. (D) No atendimento mulher em situao de violncia domstica e familiar, a autoridade policial dever, entre outras providncias, conceder-lhe as medidas protetivas de urgncia cabveis no caso. (E) O juiz assegurar mulher em situao de violncia domstica e familiar, para preservar sua integridade fsica e psicolgica, a manuteno do vnculo trabalhista, quando necessrio o afastamento do local de trabalho, por at seis meses. 50. Rufus, maior de idade e plenamente capaz, em conduta eventual e sem objetivo de lucro, oferece maconha a Pomona, amiga sua, tambm maior e capaz, e juntos a consomem. Uma vez dependente, Pomona comea a cultivar a droga em seu quintal, em pequena quantidade, para o seu uso pessoal. Considerando as condutas acima descritas e tendo em vista o que dispe a Lei de Drogas (Lei n. 11.343/06), assinale a alternativa que indica corretamente as penas legais a que Rufus e Pomona, respectivamente, esto sujeitos, entre outras. (A) Deteno para ambos. (B) Deteno e prestao de servios comunidade. (C) Multa e deteno. (D) Recluso e deteno. (E) Prestao de servios comunidade e recluso.
11

PCSP1204/001-EscrivoPolcia

55. Veculos de comunicao em massa de todo o pas noticiaram, em 12 de junho de 2012, que a regio dorsal da esttua do Cristo Redentor de Belo Horizonte foi pichado naquela madrugada por dois homens, com a inscrio ...... RONADINHO 49 (sic), em homenagem ao novo craque do Clube Atltico Mineiro. O comportamento desses indivduos relacionado teoria sociolgica (A) da cifra dourada. (B) do conflito cultural. (C) das reas criminais. (D) da subcultura delinquente. (E) do labelling approach.

58. So conhecidas por os crimes que no so registrados em rgos oficiais encarregados de sua represso, em decorrncia de omisso das vtimas, por temor de represlia. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. (A) estatsticas azuis (B) estatsticas brancas (C) cifras douradas (D) cifras negras (E) cifras cinza

59. As polticas pblicas de preveno criminal terciria tm por pblico-alvo (A) a vtima de violncia domstica. (B) o adolescente. (C) o preso. (D) o idoso. (E) o usurio de drogas ilcitas.

56. Assinale a alternativa correta, a respeito da Vitimologia. (A) O comportamento da vtima em nada contribui para a ocorrncia do crime contra si praticado. (B) A Vitimologia estuda o papel da vtima no episdio danoso, o modo pelo qual participa, bem como sua contribuio na ocorrncia do delito. (C) A Vitimologia nasceu como ramo das cincias jurdicas, por conta das observaes feitas pelos estudiosos a respeito do comportamento da vtima perante o ordenamento jurdico em vigor. (D) A Vitimologia surgiu, como ramo da Criminologia, em 1876, por meio da obra O Homem Delinquente, de Cesare Lombroso. (E) O comportamento da vtima sempre contribui para a ocorrncia do crime contra si praticado.

60. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das caractersticas da funo retributiva da pena, segundo a Teoria Absoluta. (A) Analogia: pena independente da gravidade do delito. (B) Durao indeterminada: a durao da pena depender, dentre outros fatores, do comportamento do apenado. (C) Infligibilidade: a pena consistir em aflio corporal. (D) Derrogabilidade: o delito ter, por consequncia, uma punio, ainda que injusta. (E) Responsabilidade penal individual: a pena no passar da pessoa do condenado.

57. Entende-se por sobrevitimizao (A) a vitimizao secundria, a qual consiste em sofrimento causado vtima pelas instncias formais da justia criminal. (B) a vitimizao secundria, a qual consiste em efeitos decorrentes do crime, como, por exemplo, o dano patrimonial, fsico e moral sofridos pela vtima, como consequncia do crime. (C) a vitimizao primria, a qual consiste em discriminao oriunda do crculo de relacionamentos familiares e sociais da vtima, em razo do delito. (D) a vitimizao primria, a qual consiste em efeitos decorrentes do crime, como, por exemplo, o dano patrimonial, fsico e moral sofridos pela vtima, como consequncia do crime. (E) a vitimizao terciria, a qual consiste em discriminao oriunda do crculo de relacionamentos familiares e sociais da vtima, em razo do delito.

NOES DE LGIcA 61. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a concluso do seguinte argumento: Se Pedro engenheiro, ento Pedro fez faculdade. Pedro engenheiro. Logo, Pedro fez faculdade. (A) Pedro no fez faculdade. (B) Pedro engenheiro. (C) Pedro no engenheiro. (D) O argumento no tem concluso. (E) Pedro fez faculdade.

PCSP1204/001-EscrivoPolcia

12

62. Em um silogismo, o termo mdio o termo que aparece em ambas as premissas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente qual o termo mdio do seguinte silogismo: Todo homem mortal. Nenhum mortal pedra. Logo, nenhum homem pedra. (A) Mortal. (B) Pedra. (C) Todo. (D) Nenhum. (E) Homem. 63. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a concluso silogstica que se pode inferir das seguintes premissas: Todo brasileiro cidado e Joo brasileiro. (A) Algum cidado brasileiro. (B) Joo cidado. (C) Joo no cidado. (D) Todo cidado brasileiro. (E) Nenhum brasileiro cidado.

66. Em uma implicao do tipo Se A, ento B, dizemos que A o antecedente e B o consequente. Considere a seguinte implicao: Se Jos promotor, ento Jos o acusador dos rus. Assim, pode-se afirmar corretamente que (A) o antecedente Jos o acusador dos rus. (B) o antecedente e o consequente so Jos o acusador dos rus. (C) o antecedente e o consequente so Jos promotor. (D) o antecedente Jos promotor. (E) o consequente Jos promotor.

67. Um enunciado uma tautologia quando no puder ser falso. Assinale a alternativa que contm um enunciado que uma tautologia. (A) Est chovendo e no est chovendo. (B) Est chovendo. (C) Se est chovendo, ento no est chovendo. (D) Est chovendo ou no est chovendo. (E) No est chovendo.

64. Considerando que Freud o pai da psicanlise, assinale a alternativa que apresenta o que correto afirmar acerca do seguinte argumento: Freud o pai da psicanlise ou Freud jogador de futebol. Freud no o pai da psicanlise. Logo, Freud jogador de futebol. (A) O argumento vlido com premissas e concluso todas verdadeiras. (B) O argumento invlido com concluso falsa e premissas verdadeiras. (C) O argumento invlido e premissas e concluso so todas falsas. (D) O argumento vlido com uma premissa e concluso falsas. (E) O argumento vlido com premissas falsas e concluso verdadeira. 65. Um total de onze indivduos moram distribudos em no mximo cinco casas. Considere que pode haver casas sem indivduos morando e que cada indivduo mora apenas em uma nica casa. Pode-se afirmar necessariamente sobre essa situao que (A) todos moram em uma nica casa. (B) h uma casa em que ningum mora. (C) h uma casa com pelo menos trs indivduos morando. (D) h uma casa com exatamente cinco indivduos morando. (E) h indivduos morando em todas as casas.
13

68. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a assero que indica a concluso do seguinte argumento: Considerando que o estudo muito importante na vida das pessoas, segue-se que alunos no deveriam passar de ano sem estudar, visto que a passagem de ano um desafio e desafios no devem ser evitados. (A) A passagem de ano um desafio. (B) Alunos no deveriam passar de ano sem estudar. (C) O estudo muito importante na vida das pessoas. (D) Estudar bom para todos. (E) Desafios no devem ser evitados.

69. Em uma ilha, as pessoas so divididas em dois cls. O cl dos cavaleiros que s falam a verdade e o cl dos cafajestes que s falam mentiras (enunciados falsos). Nessas condies, assinale a alternativa que apresenta corretamente o enunciado que nenhum habitante da ilha pode proferir. (A) A lua feita de queijo suo. (B) Est nevando e no est nevando. (C) Eu sou cafajeste. (D) Dois mais dois igual a quatro. (E) Os cavaleiros s falam falsidades.

PCSP1204/001-EscrivoPolcia

70. Enunciados contraditrios so enunciados que no podem nem ser ambos verdadeiros e nem ambos falsos. Nessas condies, assinale a alternativa que apresenta corretamente o enunciado que o contraditrio de Todo homem loiro. (A) Nenhum homem loiro. (B) Algum homem no loiro. (C) Nenhum loiro homem. (D) Algum loiro homem. (E) Algum homem loiro.

73. O MS-Windows 7, em sua verso original, possui vrios programas teis para o usurio, dentre eles as Notas Autoadesivas. Esse recurso encontrado na seguinte opo a partir do boto Iniciar: (A) Windows Explorer. (B) Painel de Controle. (C) Acessrios. (D) Computador. (E) Documentos. 74. A tabela a seguir ser convertida em texto pelo MS-Word 2010, na sua configurao padro:

NOES DE INFORMTIcA 71. Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configurao padro.

ALUNO Kate Perry Britney Spears Rihanna

MaTRIa Qumica Fsica Biologia

NOTa 6,5 8,0 5,5

Na converso mencionada, ser utilizada a opo de separar texto com tabulao. Assim, assinale a alternativa com a quantidade de linhas de texto resultante. Assinale a alternativa que contm somente aqueles aplicativos fixados na barra de tarefa e que no esto em uso no momento. (A) Internet Explorer e Google Chrome. (B) Windows Explorer e Windows Media Player. (C) Windows Explorer e MS-Word. (D) MS-Word e Google Chrome. (E) MS-Outlook e MS-Word. 72. Considere a janela do Windows Explorer do MS-Windows 7, em sua configurao original, apresentada na figura a seguir.
Vunesp _Provas Minhas Concursos Organizar Compartilhar com Gravar Nova pasta Pesquisar...

(A) 4. (B) 10. (C) 12. (D) 1. (E) 3. 75. Um usurio do MS-Word 2010, em sua configurao padro, digitou o seguinte texto em uma pgina em branco:

Assinale a alternativa que contm somente palavras com aplicao de efeitos na fonte. (A) Estado e Paulo. (B) Civil, Estado, So e Paulo. (C) Polcia, Estado e Paulo. (D) Polcia, do e de. (E) Civil e So.

Computador System_OS(C:) Unidade de CD (E:)U3 System Disco removvel (F:) Diversos Imposto de Renda
Planilhas Apresenta es Aulas Doctos

Polcia Civil Vunesp _Provas Minhas Concursos FESC Municpio Prefeitura


Jornalista

Diversos

Polcia

Matria

Notas

76. A figura a seguir exibe a janela Classificar, do MS-Excel 2010, na sua configurao padro.
Classificar

Planejto

Reprter

smplayer
Adicionar Nvel Excluir Nvel Copiar Nvel Classificar em Opes... Ordem Meus dados contm cabealhos

Assinale a alternativa correta. (A) As subpastas Apresentaes, Aulas, Doctos e Planilhas encontram-se no disco rgido. (B) As subpastas Aulas e Planilhas no possuem arquivos. (C) possvel observar que existem vrios atalhos na pasta Concursos. (D) Os arquivos Matria e Notas so documentos do MS-Word. (E) Concursos uma subpasta que tambm possui subpastas.
PCSP1204/001-EscrivoPolcia

Coluna Classificar por

Em

Opes...

, possvel

(A) escolher classificar por cones de clula. (B) alterar a orientao de cima para baixo ou da esquerda para a direita. (C) inverter a ordem de classificao de A a Z para Z a A. (D) definir uma lista personalizada de classificao. (E) escolher classificar por cor da clula ou da fonte.
14

77. Observe o fragmento de planilha do MS-Excel 2010, em sua configurao original, apresentado a seguir.
D E 10 Folha de Pagamento Salrio 11 Func 12 Scarlet R$ 4.000 13 R$ 8.000 Jolie 14 Phoebe R$ 15.000 15 Monica R$ 12.000 16 F

79. Observe as opes disponveis no grupo Desenho, do menu Pgina Inicial, do MS-PowerPoint 2010, na sua configurao padro.

Formas

Organizar

Estilos Rpidos

Desenho

Ao inserirmos na clula F11 a frmula =MDIA(E12+E13*2;E12/4;E15) somada ao salrio da Scarlet, encontraremos o mesmo valor de salrio do(s) funcionrio(s) (A) Monica. (B) Scarlet + Jolie. (C) Phoebe. (D) Jolie. (E) Phoebe + Monica.

Os botes de ao so encontrados em (A)


Estilos Rpidos

Organizar

(B)
Organizar

(C)
Estilos Rpidos

78. No MS-PowerPoint 2010, em sua configurao original, o usurio incluiu um slide no tema Contedo com Legenda, conforme exibido na figura a seguir.
Apresentao1 - Microsoft Power Point Arquivo Pgina Inserir Design Transi Anima Apresent Reviso Exibio

(D)
Formas

(E)
Colar rea de Transfern... Slides Fonte Pargrafo Desenho Edio

Organizar

Formas

Clique para adicionar texto


Clique para adicionar um ttulo
Clique para adicionar texto

80. Observe a tela de um webmail (correio eletrnico da Internet), apresentada parcialmente na figura a seguir.
MAIS TERRA

NOTCIAS ECO

Caixa de Entrada

Nova Mensagem Contatos Pastas

Entrada (10) Lixeira

Mover

Lixeira

eBay <ebay@ebay.c... Godiva Chocolatier &... P.S. from Aroposta... Odontoprev <disqu... Programa Smiles &l... Promoes Visa <p...

Enviadas

O cone

denominado

Rascunho Spam

(A) Elemento Grfico SmartArt. (B) Grfico. (C) Imagem do Arquivo. (D) Clipe de Mdia. (E) Clip-Art.

Odontoprev S/A <d...

correto afirmar que na caixa de entrada existem (A) 10 mensagens no lidas. (B) 10 mensagens no total. (C) 7 mensagens no total. (D) 3 mensagens no lidas. (E) 4 mensagens lidas.
15
PCSP1204/001-EscrivoPolcia

You might also like